Omissão: branco e nulo

Em toda campanha eleitoral um percentual do eleitorado brasileiro arranja um jeito de manifestar sua opinião contra a obrigatoriedade do voto, através do voto nulo ou em branco. As duas opções podem ser usadas como forma de protesto ou até mesmo demonstrar que “não gosta de política” e “tanto faz” com quem será eleito.

 

Por isso, a cada eleição aparecem candidatos que encarnam o espírito gozador do brasileiro e recebem muitos votos. Sergipe teve vários destes candidatos, passando mais recentemente pelo candidato “Rola” e nesta eleição de Aracaju pelos candidatos Robin e Hulk, que devem receber votos, mas não o suficiente para se elegerem vereador.

 

O que o eleitor deve se conscientizar é que a melhor forma de protestar não é votando nulo ou branco. Pelo contrário, desta forma ele está ajudando a manter diversos políticos que ele não gosta no poder. O mais sensato e racional é mostrar sua indignação votando em alguém que ele entende que pode confiar e representá-lo bem no Legislativo ou ser um bom administrador, no caso do Executivo. A eleição é para isso: se não prestar é só trocar.

 

O mais racional seria que o voto não fosse obrigatório, mas para que o Brasil chegue a esta fase do voto facultativo é preciso que todos tenham o acesso a um sistema educacional de verdade e tenham consciência de seu voto para o destino de sua vida. Enquanto o voto for obrigatório o eleitor precisa tem que votar, tentar acertar sempre. O voto em branco ou nulo é uma omissão, e quem se omite não pode reclamar mais tarde.

 

Almeida: entendo de cheiro do povo, não de pesquisas

Ao conceder entrevista ontem, ao telejornal apresentado por Gilvan Fontes, na TV Atalaia, o candidato Almeida Lima quando questionado sobre as pesquisas respondeu: “Não entendo de pesquisas, entendo de cheiro do povo”. Depois soltou outra, quando questionado que as pesquisas apontam que não terá 2º turno: “se não tiver é porque eu vou ganhar no 1º turno”.

 

Edvaldo determinou abertura dos postos aos finais de semana?

No programa onde o candidato Edvaldo Nogueira falou sobre saúde em dado momento a locutora disse que “Edvaldo determinou a abertura dos postos de saúde aos sábados e domingos”, se referindo a dengue. Não é verdade! A determinação foi do MP depois de muita luta. As medidas anunciadas foram as corretas, mas não precisava passar uma inverdade para a população.

 

Promessas de Mendonça Prado

Já o candidato Mendonça Prado prometeu que se eleito, vai comprar produtos da merenda escolar diretamente das cooperativas. E pode? A lei não exige que seja feita licitação e sem fracionamento? Em outra falou de consultorias, chega a arrepiar ao lembrar das consultorias do governo João Alves…

 

Lima pede socorro a Cacho

Os baixos índices em várias pesquisas fez com que o candidato Almeida Lima convidasse para coordenar sua campanha de rua, o advogado Emanuel Cacho que coordenou, em 2006, a campanha de João Alves em Aracaju. Detalhe: Cacho é hoje do PR, de Amorim, será que ele aceitou depois de conversar com o líder?

 

Anderson copiou programa do Recife

Um leitor chamou a atenção e este jornalista conferiu. O programa de governo de Anderson Góis foi

Ontem, 22, o site retirou o nome Recife, mas o blog já tinha recebido a foto.
copiado em boa parte do programa do também comunista Roberto Numeriano, do Recife. Quando passaram o programa de Roberto para o site de Anderson cometeram o deslize de deixar o nome Recife no “Faça mais por Aracaju”, conforme a foto ao lado (o erro já foi corrigido ontem, alguém avisou). O professor Anderson não precisa disso, é um camarada aguerrido, talvez o erro foi cometido por sua assessoria. Mas não fica bem para quem está entrando na vida pública e que tem um longo caminho a percorrer. Quem quiser conferir é só entrar no site de Anderson, aqui em Aracaju e no de Roberto Numeriano, no Recife, para comprovar que as propostas são iguais, apesar da grande diferença entre as duas cidades.

 

Edvaldo consegue vitória contra Lima

O prefeito Edvaldo Nogueira conseguiu impedir na Justiça que o senador Almeida Lima (PMDB) continuasse veiculando o plágio do seu jingle do arrocha, que está sendo um dos maiores sucessos da campanha do candidato do PCdoB.  A acusação é por calúnia e difamação, prevista no artigo 140 do Código Penal. Todas as gravações foram recolhidas e se o adversário resolver desrespeitar a decisão da juíza da 36ª Zona Eleitoral, Patrícia Menezes, terá que pagar uma multa de R$ 15 mil por cada tocada em local público. A decisão se baseou na paródia que Almeida Lima fez do jingle do arrocha de Edvaldo Nogueira. O refrão “ah, ah, ah/deixa o homem trabalhar/ah ah ah/deixa Edvaldo trabalhar ” foi substituído por “eh, eh, eh/ele não sabe o que quer/eh, eh, eh/não trabalha porque não quer”, seguido de expressões como “mentiroso” e “preguiçoso”.  

 

Lima será processado por plágio

Para piorar ainda mais a situação do senador Almeida Lima, o autor do jingle, o jornalista, publicitário e escritor Paulo Lobo, vai entrar hoje, dia 21, na Justiça com uma ação por plágio – já que a música do peemedebista é uma cópia mal feita do arrocha do prefeito Edvaldo Nogueira.

 

Crime eleitoral em General Maynard

A coligação “General quer ser Feliz”, que tem como candidato Evangelista (PSB), em General Maynard, entrou com uma ação de investigação judicial eleitoral  contra a coligação “General de volta ao progresso”, que tem como candidato Miraldo Santos, do PRB, denunciando que após o desfile cívico realizado no último sábado, 20, cerca de 50 pessoas, dentre os quais os membros da banda Marcial do município, estiveram reunidos na sede do Núcleo de Apoio a Criança e ao Adolescente – órgão vinculado a Secretaria de Ação Social municipal – para receber um lanche. Nada demais se não estivessem dentro do prédio público também os candidatos a prefeito Miraldo Santos e a vereador Rodrigues Melo Sobral fazendo campanha eleitoral. Os dois, segundo a denúncia, contaram com o apoio do presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do município, José Antônio, conhecido como Tonhão.

 

Cassação e inelegibilidade

Segundo a denúncia, a reunião no prédio público, ocorreu de portas fechadas, e o presidente do Conselho, Tonhão, pediu a atenção de todos os presentes e apresentou os candidatos como sendo seus candidatos dizendo em alto e bom tom: “Este e Miraldo, o meu candidato a prefeito” e ainda “este é Rodrigo Sobral o meu candidato a vereador”, para, em seguida, solicitar aos presentes o voto para os citados candidatos. Após a apresentação os candidatos usaram da palavra, pediram votos e fizeram diversas promessas oferecendo viagens, fardamentos e etc. No programa de George Magalhães, da segunda-feira, diversos ouvintes denunciaram a ação. A denúncia pede a cassação da candidatura dos dois candidatos e a inelegibilidade por três anos conforme a lei.

 

Dois crimes praticados por candidatos de General

Os dois candidatos praticaram dois crimes que qualquer leigo sabe. Primeiro usaram um imóvel da administração pública para fazer campanha que é proibido. Depois prometeram vantagens diversas, como dinheiro, viagens e outros, que também é crime eleitoral. Com certeza a juíza da 14ª Zona Eleitoral, após ouvir as partes tomará a devida providencia. Com a Justiça Eleitoral vinculado diariamente campanha publicitária contra a compra de voto, tem candidato que não tem jeito.

 

44% votariam em candidato apoiado por Lula, diz Sensus

Deu na FSP, de hoje, 23: “Pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e divulgada ontem mostra o potencial do presidente Lula como cabo eleitoral nas eleições municipais de outubro: 44,1% dos entrevistados admitiram a possibilidade de votar no candidato apoiado ou indicado pelo presidente. Desse percentual, 15,5% declararam que o candidato de Lula é “o único em quem votariam”. Segundo Ricardo Guedes, diretor do Sensus, esse percentual, que representa o potencial de transferência direta de votos, é alto. “Tradicionalmente, os presidentes transferem cerca de 10%, nessa faixa.” O instituto também questionou os entrevistados se, nas próximas eleições, eles votariam nos candidatos do governo para a continuidade dos programas sociais: 75,3% disseram que sim contra 13,6% que responderam negativamente”.

 

Banese errou ao depositar cheque em Estância

O prefeito de Estância, Ivan Leite, enviou ontem para este blog, copia de diversos documentos, inclusive um ofício da gerencia do Banese em Estância assumindo o erro de ter depositado um cheque da Prefeitura daquele município, nominal a uma pessoa na conta do candidato do PT a vereador, Paulo André. No ofício do Banese a gerencia assume o erro, esclarece que o cheque era nominal e que foi feito o devido estorno da conta e que, o candidato do PT, que abriu a conta de campanha naquela agência, foi informado do erro. O prefeito Ivan Leite disse que estranhou a ação do candidato em ir de imediato fazer uma denúncia na Justiça Eleitoral sem antes comprovar perante a instituição bancária que tinha ocorrido um erro. Ivan assegurou que a Prefeitura não errou em momento algum, principalmente porque o cheque era nominal, como é efetuado para todos os pagamentos do município, que não deixa nenhuma duvida da lisura do município neste processo.

 

Condutas de Flávio Conceição

O procurador da República Paulo Guedes lamentou que Flávio Conceição tenha sido aposentado pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). “As condutas de Flávio Conceição são definidas em lei como crimes e são incompatíveis com o recebimento de remuneração ou proventos públicos”, declarou Paulo Guedes. Paulo Guedes vinha investigando as obras da adutora do rio São Francisco desde 2004, antes mesmo que Flávio Conceição fosse preso na Operação Navalha. Posteriormente, os procuradores em Sergipe, que dispunham de diversos documentos sobre as obras, subsidiaram a atuação da Procuradoria Geral da República, em Brasília, para a propositura da denúncia contra Flávio Conceição e outros acusados na Operação Navalha.

 

Ação para cassar aposentadoria

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) estuda a possibilidade de mover, contra o ex-conselheiro do TCE/SE, uma ação de improbidade administrativa na Justiça Federal. A competência da Justiça Federal se justificaria porque as obras de duplicação da Adutora do São Francisco, realizadas pela construtora Gautama, eram custeadas em parte com recursos federais. “Não deixamos de trabalhar no caso, estamos aguardando alguns documentos.”, afirma o procurador Paulo Guedes. Numa ação de improbidade administrativa de iniciativa do MPF/SE, Flávio Conceição pode ter a aposentadoria cassada. Segundo Paulo Guedes, “essa seria a solução mais justa”. (Ascom/MPF).

 

Supermercado denunciado no caso Pirambu

A coluna recebeu uma grave informação que deve ser apurada pelos promotores que estão investigando as diversas irregularidades praticadas na Prefeitura de Pirambu. Por exemplo, como a denúncia só envolveu um sócio, os outros, inclusive a mulher, passou os bens para outros parentes. Interessante é que nesse caso só ficaram disponíveis os bens de um dos sócios, deixando uma avenida para manusear o restante. E ainda continuam fornecendo a prefeitura e até o governo do Estado, mesmo com o pedido de proibição através do MP.

 

Compra de títulos e identidade

Tem candidato pagando pelo título de eleitor e pela carteira de identidade do eleitor. Só devolve depois da eleição. Isso ocorre diariamente nos municípios de Lagarto e Itabaiana. Em Lagarto tem até policial civil envolvido, todo mundo na cidade fala, mas ninguém toma providencia.

 

Gol branco com placa fria em Itabaiana

Em Itabaiana um gol branco com a placa HZE-3486 vem intimidando eleitores da candidata a prefeita Maria Mendonça. E o pior, numa consulta ao Detran a placa é de uma moto da SSP. É mole? Será que tem policial envolvido? O secretário Kércio Pinto tem que atuar firmemente nesses próximos dias porque tem muito policial vestindo, literalmente a camisa de seus candidatos no interior, e abusam da autoridade para intimidar os eleitores adversários.

 

Policiais de TB não estão envolvidos em intimidações

O delegado de Tobias Barreto, João Eduardo Dantas, esclareceu que nenhum dos policiais civis lotados na Delegacia de Tobias Barreto participaram de alguma intimidação ou constrangimento ilegal no município de Itabaiana. O delegado esclareceu que nenhum dos policiais citados como participantes dos supostos atos faz parte dos quadros da policia civil de Tobias Barreto.

 

Monitoramento digital

Entre as ações anunciadas ontem, 22, pelo governador Marcelo Déda está a autorização para processo licitatório visando a implantação de um sistema de monitoramento digital com 16 câmeras no Centro comercial de Aracaju. O sistema oferecerá imagens em tempo real para uma central de monitoramento compartilhada com o novo Centro Integrado de Operações em Segurança (Ciosp) e o novo 190 a ser implantado pela SSP. Na fase inicial deste projeto, serão aplicados R$ 900 mil para diminuir os índices de criminalidade, reduzindo o tempo de resposta policial a possíveis ocorrências. 

 

Anel de Segurança

Na mesma linha de incorporar inovações tecnológicas ao trabalho policial, Marcelo Déda também anunciou a autorização para implantação do projeto “Sergipe + Seguro”, que prevê a formação de um “anel de segurança” garantindo a vigilância eletrônica das oito fronteiras da capital com os municípios da grande Aracaju. A iniciativa conta com ação integrada entre Secretaria de Segurança e a Secretaria de Estado dos Transportes e Integração Metropolitana (Setram). Através de um sistema de câmeras conectadas a um sistema de envio de dados via rádio, todos os veículos que cruzarem as barreiras terão suas placas automaticamente filmadas e avaliadas junto ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), identificando restrições de furto, roubo, débitos de IPVA e licenciamento, além de ocorrências policiais onde tenha sido identificada a placa do veículo.  

 

Locação de helicóptero: quanto custará?

O governador anunciou também a “incorporação de um helicóptero, que teve a sua locação autorizada pelo Governo do Estado”. O governador não informou o valor da locação. É preciso mostrar para a sociedade quanto será o custo da locação desse helicóptero e se não é mais barato comprar um. Só para lembrar: em 2006 a oposição bateu pesado na locação do helicóptero pelo então governo do Estado. Para mudar é preciso mostrar o valor da locação e um comparativo se não é melhor comprar. E a locação será feita por licitação, ou vão escolher a mesma empresa do passado? O blog ficará atento…

 

Valadares entre os atuantes, segundo jornalistas

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB) foi o único senador de Sergipe a receber dos jornalistas dos 53 principais veículos de comunicação do Brasil, a indicação de um dos mais atuantes congressistas. Duzentos e quatro jornalistas que cobrem o Congresso Nacional elegeram os parlamentares que consideraram como aqueles com o melhor trabalho legislativo. A eleição foi promovida pelo jornal on line “Congresso em Foco” e realizada através de voto secreto. De terça a quinta-feira últimas, uma urna itinerante do jornal percorreu as redações dos meios de comunicação em Brasília para colher o voto dos jornalistas, que destacaram 26 deputados e 16 senadores. A partir de amanhã, segunda-feira, e até o dia 20 o www.congressoemfoco.com.br estará colhendo a opinião dos leitores a respeito dos parlamentares que consideram como aqueles que melhor estão exercendo seus mandatos.

 

Sobre ocupação de praça no Mosqueiro

E-mail recebido do assessor da Emurb, Ademar Queiroz: “o tomar conhecimento da nota publicada em sua coluna de sábado e segunda-feira, sobre o possível surgimento de invasão na região do Mosqueiro, o presidente da Emurb, engenheiro Valmor Bezerra, determinou de imediato uma vistoria no local. A equipe de fiscalização da Emurb detectou que, no Loteamento Parque Santa Maria, o proprietário do terreno onde existe uma casa, conforme a foto publicada em sua coluna, avançou a cerca de seu lote para a travessa “A”, ocupando uma pequena faixa da via e não uma praça, como foi noticiado. Nesta terça-feira, a mesma equipe retornará ao local com a planta do loteamento para realizar um levantamento topográfico da área e delimitar, de forma precisa, os limites da via. Todas as providências legais serão tomadas de imediato quando da identificação de irregularidades no local. A população pode colaborar com a Prefeitura de Aracaju quando identificar possíveis invasões ou construções irregulares, mantendo contato com a Assessoria de Comunicação da Emurb pelo telefone 3179-1619 ou pelo e-mail comunica.emurb@aracaju.se.gov.br”. Obs: quando a Emurb fizer a delimitação da área hoje, verá que uma parte foi invadida.

 

Imagem de Mendonça por quase 1 hora na Aperipê

Na manhã de ontem, 22, o radialista Gilmar Carvalho denunciou em seu programa na Ilha FM que a TV Aperipê deixou no ar uma imagem que pode causar problemas para a direção da emissora.Entre o final da tarde do último sábado, 20, e o início da madrugada do domingo, apareceu na televisão do governo do Estado a imagem do deputado federal Mendonça Prado (DEM) com a seguinte legenda: Mendonça Prado no 2º turno.Na tarde de ontem, a direção da TV Aperipê informou que a “ajuda” à candidatura de Mendonça a prefeito de Aracaju ficou no ar por 59 minutos. A nota: A direção da Aperipê TV vem esclarecer fato ocorrido na madrugada do último sábado, 20 de setembro, quando foi veiculada durante 59 minutos a imagem congelada do candidato majoritário do DEM.A direção da Aperipê TV informa que tomou todas as providências para identificação do problema e constatou que o erro aconteceu devido a um erro de operação e a ausência não autorizada do servidor responsável pelo equipamento que controla a programação naquele horário.A Aperipê TV ressalta que já está conduzindo as medidas administrativas de apuração para que fatos como esse não se repitam. A emissora também pede desculpas aos cidadãos sergipanos e reforça seu compromisso com a isenção exigida pela legislação e o respeito à democracia, princípio resguardado pela mesma e do qual não se afastará em nenhum momento.

 

Encontro Estadual dos Bancários 

O Encontro Estadual dos Bancários, que será realizado na manhã do dia 27 (sábado), no auditório do Sindicato, pretende reunir um grande número de bancários para debater estratégias de luta para a Campanha Salarial 2008. O coordenador do Dieese (Departamento de Estudos e Estatística Socioeconômica) em Sergipe, o economista Luis Moura, fará uma palestra sobre Conjuntura. O presidente do Sindicato, José Souza, falará sobre a importância da mobilização da categoria para alcançar os objetivos. “Estamos mobilizados desde o lançamento da campanha, no dia 18 de agosto. Os bancários discutirão sobre o andamento da negociação salarial”, afirma Souza. Os banqueiros continuam tendo alta lucratividade, e na semana passada receberam um belo presente do Governo Lula, com o aumento da taxa de juros Selic, o maior dos últimos tempos. “Os banqueiros não terão justificativa para não atender as reivindicações da categoria”, acrescenta Souza. A inscrição poderá ser feita através do site (www.bancariose.com.br), dos telefones 2107-1868/1865, do fax 2107-1867.

 

Arquitetos selecionam artesanato

Os arquitetos e designers de interiores que vão participar da MOSTRA ARACAJU 2008 ficaram encantados com os trabalhos dos artesãos expostos durante a Feira do Empreendedor,ocorrida no período de 28 a 31 de agosto, no Centro de Convenções de Sergipe. Durante a visita que eles fizeram ao Salão do Artesanato do Sebrae na Feira  encontraram peças que irão compor os espaços da MOSTRA ARACAJU.  A  mostra será realizada nos meses de outubro e novembro, em um imóvel  localizado na avenida Beira Mar, 2.186, no bairro Atalaia.

 

DO LEITOR

 

Dirigente do MST “mete o pau” no PT em Geru

Do presidente do PT em Tomar do Geru, José Aparecido: “Sempre mantivemos uma relação muito boa com todos o seguimentos do Partido e também com MST, movimento este que tem recebido uma atenção especial dos governos Federal e Estadual, que sempre lutou pela implantação de governos democráticos. Em Geru temos uma candidatura de homem simples, Adelmo, PDT e tendo como vice Augustinho do PT, apoiado pelo Governador, contra outra que sempre representou o atraso, ligados a as forças de João Alves e companhia, porém o dirigente regional do MST, Luizinho, candidato a vereador pelo PT de Cristinápolis, pessoa que sempre tivemos uma relação de amizade, tem subido no palanque de  Pedro de Balbino e criticado duramente o PT de Tomar do Geru e seus aliados em nome do MST. Dizem que tem o aval de um  dirigente Estadual, queremos entender o que está acontecendo, o MST é aliado do governo ou é só quando interessa? Será que este dirigente esqueceu sua bandeira de luta, ou esta com saudade da turma de João e sua policia? Esperamos que os dirigentes tomem uma atitude”.

 

Adesão ao Banese Card

De um leitor: “No dia 14/05/2008, eu fiz um comentário sobre a página de adesão do banese card, que naquela data estava há algum tempo  em reformulação. Pois bem, hoje (22/09/2008) tentei  preencher uma proposta e a página continua em reformulação, depois reclamam quando o povo diz que coisa do governo não anda”.

 

Sobre Pacatuba

E-mail recebido: “Escrevo para falar de algo “interessante” e “pitoresco” que vem ocorrendo no município de Pacatuba (litoral norte do Estado). Há cerca de 4 meses um “pasquim” (se é que merece ser assim chamado), apócrifo, repleto de palavras de baixo calão, extremamente agressivo e que, curiosamente, fala mal de todos os grupos políticos e candidatos vem circulando na cidade. O “pasquim”, intitulado de “Coice de Mula”, é deixado na surdina durante as madrugadas, em locais estratégicos da cidade e já está na 4ª edição. Nesta edição, nem o padre local escapou da língua ferina do autor do jornaleco. Ao amanhecer, a população, motivada pela curiosidade, acaba espalhando-o por todo o município. Até a presente data, não se sabe quem é (são) os autores do folhetim. O fato é que além de ir de encontro ao que reza a Constituição (vedação do anonimato), acaba por infringir a legislação criminal e eleitoral. Creio eu que tal conduta também fira princípios do jornalismo. Ao que fui informada (não tenho certeza), o promotor da cidade realizou uma reunião para tentar apurar a autoria. No entanto, até hoje, nada foi apurado. Segue em anexo uma cópia de um dos números que chegou às minhas mãos para que você verifique a “qualidade” da obra. Ilegalidades à parte, a verdade é que a citada publicação retrata fielmente o nível dos políticos locais, uma vez que a população concorda com a maioria das notas ali citadas”.

 

Doce punição

Do leitor Edilson: “A decisão do pleno do Tribunal de Contas de mandar o conselheiro Flávio Conceição para a aposentadoria compulsória é a mais doce punição que alguém poderia receber. Obviamente,  se ouvirá coisas do tipo “cumpriu-se a lei” ou “fez-se justiça. Porém,o que se queria era o afastamento sem mordomias, sem vencimentos, sem que seu sustento e os honorários de seus advogados fossem pagos pelo contribuinte sergipano o que, felizmente, não ocorreu e, ao que parece não acontecerá. Fica a impressão de que há um certo temor em desagradar muito o agora ex-conselheiro Flávio Conceição, que aparentemente tem muito o que falar sobre os bastidores do poder em Sergipe, e isto causa arrepios em muita “gente boa”.

 

Caso Flávio Conceição: Um Raio X

Do leitor Antônio Oliveira: “Que o julgamento de Flávio pelo TCE foi um julgamento político, todo mundo sabe. Mas o que se passou nos bastidores que antecederam a quarta-feira, 17, está cada vez mais descoberto. A idéia de se fazer Justiça era mero pretexto, o jogo era outro. A divisão dentro do TCE mostrou bem isso. Votaram contra Flávio somente quem tinha interesse direto (seja por ingratidão após ganharem doces, vinhos e outros mimos, seja por interesse na vaga), queriam Flávio longe deles o mais rápido possível para evitar serem “contaminados/descobertos” no meio das investigações. O TCE fez questão de não investigar nada, não apurou nada, nenhuma testemunha. A Defesa sabia o que fazia. O TCE não podia apurar a verdade e sem apurar impedia o trabalho da defesa, prato cheio para briga na Justiça. Depois de tanto desgaste alguns do TCE tinham que ganhar alguma coisa, a tese de aposentar Flávio ao invés de aguardar o STJ, mantendo-o afastado, foi um tática, para quem não entende, estudar de quem era a vaga, se traduz: “quem quiser a vaga de Flávio, se apresente e dê lances”.

 

Candidato com Mendonça em Socorro

Do leitor Marcos: “Estou lhe enviando foto comprovando que em Socorro, o candidato do prefeito tem carros de campanha com o candidato do DEM de Aracaju, Mendonça Prado. O ônibus da foto fica estacionado no  Posto Skina no Conjunto João Alves com a foto dos candidatos do PDT de Socorro e do DEM em Aracaju. Será que o governador não têm conhecimento disso?”

 

Caos na saúde I

Da leitora Suyene Moraes: “Gostaria de relatar um fato sobre o descaso com a saúde em Aracaju ocorrido no último sábado dia 20/09. Por volta das 18hs meu pai sofreu um acidente de moto na Av. Desembargador Maynard com a Rua Distrito Federal, a SAMU do município foi acionada e rapidamente chegou ao local, mas, com um corte na cabeça, uma clavícula quebrada entre muitos outros ferimentos, meu pai foi levado para o dito “Hospital de urgência Nestor Piva” ao invés de se encaminhado para o setor de trauma do hospital João Alves Filho. Ao chegarmos ao Nestor Piva enfermeiros deram os pontos na cabeça e no rosto de meu pai que ficou quase uma hora esperando pelo primeiro atendimento de um médico no “hospital”, e acreditem se quiser: o ortopedista que o atendeu foi tão “atencioso” que nem levantou da sua cadeira para examinar o meu pai, somente olhou de longe como se não fosse nada e o encaminhou para o raio-X, solicitando apenas o da cabeça, sendo que ele estava com a clavícula visivelmente quebrada. Após a troca de plantão e muita briga por parte dos familiares foi que a médica solicitou novos exames de raios-X, mas ainda assim ele precisava fazer uma tomografia só que, o “Hospital Nestor Piva” não tem o equipamento para a realização deste exame”.

 

Caos na saúde I

Continua a leitora: “Meu Pai ficou horas reclamando de muita dor na cabeça, no ombro quebrado e vomitando muito inclusive sangue, até o lençol para cobri-lo na maca nós tivemos que providenciar, nem o sangue dele foi limpo e ao questionar a médica que o “atendia” sobre o descaso com o meu pai e solicitar a transferência dele a mesma Dra. Rosy Magaly R. Santos (CRM 3230) se  exaltou dizendo: “_Quem vai decidir sou eu, se eu achar que ele deve ser transferido bem , se não…” E essa mesma médica ainda se recusou a atender outro paciente que estava ensangüentado simplesmente porque ele chegou andando e não estava na maca. Só depois de muita insistência, por volta das 21hs foi que ela autorizou a transferência do meu pai, para o Hospital João Alves. Quando achamos que assim nossos problemas acabariam, tivemos que aguardar por mais de duas horas por uma ambulância para fazer a transferência e novamente só conseguimos depois de muita briga. Ao falar com um atendente do SAMU municipal, um profissional sem nenhum preparo para o atendimento, totalmente desqualificado, fui informada que não havia previsão nem de quantas horas eu teria que esperar por uma viatura, somente com muitas ligações e reclamações que resolveram mandar uma ambulância para fazer a transferência alegando que já não agüentavam mais os familiares do paciente. Agradecendo desde já o espaço, encerro esse relato dos momentos de horror que passei com meus familiares no dito “hospital” e que presenciei tantas outras cenas de terror em uma só noite com pessoas que assim como eu, sofreram com seus parentes a espera de um atendimento descente e foram maltratados e humilhados por pessoas que se dizem profissionais da saúde, claro que com raras exceções”.

 

Agressão em Itabaiana

Do leitor Alex Souza: “Pois é, os policiais não respeitam mesmo o secretario de segurança de Sergipe Kércio Pinto. A maior prova foi que dia 19 Sexta feira, eles estavam em reunião na residência de Luciano Bispo, que recebeu mais de 30 policiais civis para esse bate papo, onde os policiais compareceram com os carros locados pela própria SSP, mais de 10 gols foram visto estacionado em frente a sua residência, com um agravante, os policiais todos armados. No momento fiquei sem entender o porquê dessa tal reunião, mas no dia 21´’Domingo presenciei um fato que fiquei estarrecido: Um eleitor da candidata Maria Mendonça,vinha da caminhada e cruzou com um carro preto, em uma esquina em frente ao modulo por volta das 11:00 hs da noite,quando desceu do veiculo três homens em companhia de Luciano,que  sem perguntar nada,arrancou a bandeira da moto e quando o cidadão perguntou o porquê de tudo isso,foi agredido com um soco no rosto por um dos  supostos policiais que o acompanhava,a esposa do rapaz que estava na carona da moto,foi falar e foi agredida também,dessa vez com uma lata de cerveja lançada pelo próprio Luciano Bispo, que vinha da Caminhada da Paz, que prega a Paz. Que paz é essa? Agora eu pergunto: Policia tem partido político?De onde são esses policiais?Quem estar pagando?Policiais vão defender a população Itabaianense ou amedrontar?O governador estar sabendo disso? O que o secretario fará para coibir esses atos? Com a palavra o senhor, Kércio Pinto”.

 

Frase do Dia

“Tudo o que é grande e habilidoso reside nas minorias. Houve ministros que tiveram tanto  o rei como o povo contra si e realizaram sozinhos seus grandes planos. Não devemos imaginar que a razão possa jamais ser popular. Paixões e sentimentos podem se tornar populares, mas a razão sempre permanece algo restrito a poucos”. Goethe. 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais