Operação abafa comprova realidade

Lamentável a operação “Abafa” montada nos últimos dias para inocentar os envolvidos na Operação Satiagraha da Polícia Federal, que prendeu gente “importante” como o banqueiro Daniel Dantas. O pior de tudo, o que resulta de tanta impunidade e regalias concedidas a quem dinheiros, especialmente banqueiros e a alta pilantragem que acumula lucros com o assalto ao dinheiro publico, é que, na prática, o que se diz em voz corrente: algumas, prisões e condenações somente são prioritárias para pobres, especialmente para os negros.

 

É o que resultou desse entrevero entre um presidente do STF e um juiz e policiais federais bem intencionados em “pegar” colarinhos brancos de alto coturno. É uma pena. Não existem reuniões de cúpula ou não e explicações que dê jeito. Não existe remendo que dê jeito. De todos os artigos publicados na mídia nacional nos últimos dias, um deles, da Folha de São Paulo, da jornalista Eliane Cantanhêde reflete a indignação de grande parte dos brasileiros, com certeza. O artigo:

 

Felizes para sempre -O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um homem de sorte e de enorme senso de oportunidade. Quando pega fogo no PT, ele vira as costas. Quando as labaredas chegam ao Planalto, não viu, não sabia. Quando há uma crise em outra esfera, vira de frente, vê, sabe e ainda consegue dar um jeito de tirar uma casquinha. Foi assim que, depois de trocarem desaforos em público, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o ministro da Justiça, Tarso Genro, foram trocar de bem em privado: no gabinete presidencial e na presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim, que já presidiu o STF antes de Gilmar e é gaúcho como Genro.

 

Enquanto eles se reuniam para lavar roupa suja, veio a notícia: quem pagou o pato foi o tal delegado Protógenes Queiroz, imbuído do espírito do bem contra o mal e responsável pelo inquérito que jogou o banqueiro Daniel Dantas no meio do fogo, incendiando o país. Daniel Dantas está muito bem, obrigado. O delegado foi mandado “estudar”, abandonando o processo e a confusão.  E, assim, chegamos ao chamado “final feliz”: ninguém mais fala em Daniel Dantas, em desvios, em tráfico de influência, em formação de quadrilha; o delegado enfim se recolheu (ou melhor, foi recolhido) ao seu devido lugar; e Gilmar e Genro fazem juras de amor eterno.

 

Passada a reunião no Planalto, outra coincidência. Na Record News, Gilmar e Genro anunciavam ao vivo a intenção de acabar com a “espetacularização” e os “abusos dos agentes públicos”, reforçando as defensorias públicas para tornar a justiça mais justa (igualando assim, via defensorias (?!), o tratamento de ricos e pobres….) Simultaneamente, na TV Globo, uns bandidos pés-de-chinelo de Alagoas desfilavam pelo vídeo devidamente algemados e empurrados pela polícia. É sempre um deus-nos-acuda quando um grandão qualquer aparece algemado na TV. Mas ninguém reclamou, ninguém falou em “espetacularização”, nem em “abuso do poder”, nem em “Estado Democrático de Direito” quando os algemados eram uns quaisquer alagoanos.

 

Prender, algemar e deixar filmar Daniel Dantas, Naji Nahas e Celso Pitta foi um verdadeiro escândalo, que revirou os Poderes da República. Prender, algemar e deixar filmar os suspeitos de adulteração de gasolina, ou algo assim, lá no Nordeste foi apenas parte da rotina policial e da vida nacional. Na outra encarnação, não queira ser alagoano, nem delegado, nem um qualquer à espera de melhorias nas defensorias públicas. Acerte logo com o Todo-Poderoso para vir de banqueiro e ter 90% do caminho andado para se acertar com as autoridades de carne e osso.

 

Mudança na superintendência da CEF em Sergipe

A Caixa Econômica Federal deve anunciar nos próximos dias uma mudança na superintendência da CEF em Sergipe. Assumirá a superintendência, no lugar de Gilberto Occhi, Luciano Pimentel, que hoje está à disposição da Prefeitura de Aracaju como secretário de Planejamento. Segundo as informações da Associação Nacional dos Gerentes da CEF, Gilberto Occhi assumirá a superintendência da CEF no Rio Grande do Norte.

 

Decisão do TSE favorável a vereador de Porto da Folha

Dos 10 vereadores de Sergipe que foram cassados pelo TRE com base na resolução sobre a infidelidade partidária, apenas um, conseguiu uma liminar no TSE para votar ao mandato. Foi  o vereador Gilson Pinto Vilela, de Porto da Folha. Gilson se filiou ao PRB, depois da fusão do seu partido de origem o PL, com o PRONA, formando o PR.  A defesa do vereador foi feita pelos advogados especialistas em direito eleitoral, Manoel Luis de Andrade e Fausto Leite. Na decisão, da última terça-feira, 15, o ministro Arnaldo Versiani acatou a ação cautelar, com liminar alegando justa causa para a mudança de partido já que o PL e o PRONA se fundiram criando o PR. Ele não aceitou a tese que foi maioria no TRE de Sergipe de que a “permanência por demasiado tempo na nova agremiação denota aceitação de seus estatutos e normas pelo requerido e afasta a incidência do § 1º do artigo 1º da Resolução TSE nº 22.610/07” e para que “a fusão possa caracterizar justa causa para a desfiliação partidária faz-se necessário que esta ocorra de imediato, ficando, desde logo, demonstrada a objeção, à legenda recém criada”.

 

Pedro Barreto é candidato

O advogado Pedro Barreto é candidato a vereador pelo PSDB. Ele não desistiu como foi informado neste espaço ontem e tem como principal cabo eleitoral, Ricardo Franco, o filho do deputado federal Albano Franco. Pedro Barreto disse que no momento certo irá colocar sua campanha na rua. “E todos aqueles que se propuseram em me lançar candidato, estão firme e fortes ao meu lado”, disse, acrescentando que não está preocupado com a opção feita por Albano Franco este ano. “Em 2010 terei compromisso com quem está me apoiando hoje”, avisou.

 

Procissão de Nossa Senhora do Carmo

O governador Marcelo Déda participou ontem da procissão de Nossa Senhora do Carmo padroeira do município de Carmopólis. Lá ele apóia a candidata do PT, Esmeralda França. “As procissões são momentos muito bonitos da cultura sergipana e da tradição católica do nosso Estado. Aqui em Carmopólis, o envolvimento da população com as comemorações é famoso em função do santuário do Monte Carmelo. A própria cidade tem sua origem vinculada à essa tradição católica e a esse culto cristão”, destacou o governador. 

 

MP e Juiz Eleitoral de olho em Volney Leite

Vereadores farão uma representação na Justiça Eleitoral contra o prefeito de Carmopólis, Volney Leite. A denúncia é que ele está obrigando os cargos em comissão a colocar faixas em frente de suas residências em apoio a sobrinha dele que é candidata a prefeita. Dois deles, que não aceitaram foram exonerados. É proibida qualquer exoneração neste período pré-eleitoral. É fácil constatar comparando as folhas de pagamento.

 

Se o comando da PM pode

A PM de Sergipe passa por uma crise de hierarquia e falta de comando por diversas razões. O comando continua dando péssimos exemplos. Um deles é o desvio de finalidade dos veículos. Ontem, 16, precisamente às 7h43 o veículo da PM – 036, com o nome Gab. Comando transitava na Avenida Ivo do Prado com uma criança no banco traseiro. Se o comando pode, por qual motivo o subordinado vai aceitar tudo calado…Faz também…

 

NA DRE-09, professores não têm diários

Os professores da Rede Estadual, especificamente da DRE-09, até a presente data não tem diário para registrar as aulas do ano letivo de 2008 e não sabem o que fazer para resolver esta situação, pois a Secretaria havia determinado um diário unificado, mas a categoria, no movimento da greve, não aceitou e depois disso as Escolas permanecem sem o instrumento principal para o registro da vida escolar do aluno. Será que o secretário José Fernandes de Lima, está sabendo disso?

 

Osmário e o tesão de Fontes

Deu na coluna do Osmário, ontem, 16, com o título Gafe: “O ex-deputado João Fontes cometeu mais uma gafe. Aconteceu na última segunda – desta feita em um programa de rádio. Na tentativa de justificar a sua desistência da disputa à Câmara Municipal de Aracaju, disse estar sem tesão. Arrepare! Chegou a citar o presidente do PPS, Roberto Freire, e sua obra “Sem tesão não há solução”. Detalhe: a obra não é do presidente do PPS, mas de um outro Roberto Freire, que é médico psiquiatra e escritor, conhecido por ser o criador de uma nova e heterodoxa técnica terapêutica denominada Soma (somaterapia).]

 

Os bons ventos a favor dos banqueiros corruptos

Hoje, 17, o banqueiro Salvatore Cacciola, ativo colarinho branco em crimes financeiros diversos, chega extraditado de Mônaco, onde encontrava-se preso, para o Brasil. Já ao descer a escadinha do avião que o traz, em Brasília, sentirá os bons ventos que sopram no Brasil a favor desses favorecidos. É que a Justiça determinou que ele desça a escada do avião sem algemas!Haja preocupação com essa gente corrupta! Um policial afirmou brincando que seria melhor fabricar algemas de ouro para os ricos criminosos e ladrões, para que a proteção não fique tão evidente!

 

Palmiro é candidato em Itaporanga

Com um passado limpo e uma história de luta, Palmiro Fontes é candidato a vereador em Itaporanga D`Ajuda pelo PCdoB. Ele está parando alguns projetos, como o curso de Filosofia na UFS para se dedicar em tempo integral a campanha. Palmiro é filiado ao PCdoB há muito tempo, daqueles que apesar das mudanças e de estar “fora de moda”, ainda defende a linha leninista-marxista.

 

Sétima Sinfonia de Beethoven

A Orquestra Sinfônica de Sergipe volta ao palco do Teatro Tobias Barreto, nesta quinta-feira, 17, às 20h30min, para apresentar um programa com musicas clássicas de Beethoven e Edvard Grieg. O destaque é para a apresentação da pianista Adele Ananias, que tocará com a orquestra o Concerto n° 1 para piano de Beethoven. Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do TTB a preços populares: R$ 5 inteira e R$ 2 a meia entrada. Segundo o maestro Guilherme Mannis, os músicos vão executar um programa com peças como a pastoril Suíte Peer Gynt nº1, do compositor norueguês Edvard Grieg e o Concerto nº 1 para piano e a 7ª Sinfonia, de Ludwig van Beethoven.

 

Ações para modernizar a administração estadual I

Modernizar e integrar as ações administrativas do Governo de Sergipe é a proposta do “1º Seminário para Capacitação em Gestão Pública”, que acontecerá de 21 a 25 de julho, das 8h30min às 13h, no auditório do Banese da Av. Augusto Maynard, em Aracaju. O evento deve reunir cerca de 200 gestores e técnicos de todas as entidades e órgãos estaduais. Durante os cinco dias de seminário serão aprofundados temas que contribuirão para a melhoria das práticas administrativas da gestão estadual. Além disso, permitirá a integração dos técnicos e gestores que conduzem as ações do governo estadual. Entre os assuntos em discussão estão Planejamento e orçamento público; Equilíbrio fiscal; Compras e contratações centralizadas; Contratos centralizados de Publicidade e de Eventos.

 

Ações para modernizar a administração estadual II

Para o controlador-geral do Estado de Sergipe, Adinelson Alves, esse tipo de evento conduz a uma unidade nas ações governamentais. “O seminário tem como objetivo proporcionar maior integração dos técnicos que cuidam da administração estadual, bem como permitir a modernização das práticas administrativas do Governo de Sergipe”, argumenta. Além da Controladoria-Geral do Estado de Sergipe (CGE), o “1º Seminário para Capacitação em Gestão Pública” é organizado pela PGE (Procuradoria-Geral do Estado), Sead (Secretaria de Estado da Administração), Secom (Secretaria de Estado da Comunicação Social), Seplan (Secretaria de Estado do Planejamento) e Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda), com apoio do Banese (Banco do Estado de Sergipe). Realização: Governo do Estado de Sergipe.

 

Alteração para base de calculo do Pasep

O deputado federal Jackson Barreto (PMDB), apresentou  Projeto de Lei nº 3745/08, que dispõe sobre a base de calculo da contribuição dos municípios para o Programa de Formação do Servidor Público (Pasep).  A proposta apresentada pelo deputado, pretende corrigir em parte dívida social e moral que há anos se acumula contra os municípios.Segundo o deputado, a alteração da base de cálculo da contribuição para o Pasep das localidades com até 50 mil habitantes, que deixará de incidir sobre o total das receitas próprias para atingir apenas o valor da folha de pagamentos, trará alívio financeiro para essas entidades, ao tempo que não repercutirá seriamente sobre as receitas da União.

 

Ceac esclarece novo horário de atendimento ao cidadão

Desde o ultimo dia 14 de julho, os Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceac) do Shopping Riomar e Rodoviária José Rollemberg Leite tiveram seus horários de atendimento ao público alterados. A Secretaria de Estado da Administração (Sead) esclarece a todos os usuários do Ceac que a mudança deveu-se a necessidade de adequação ao Estatuto do Servidor Público Estadual. Desde a sua inauguração, os serviços oferecidos pelo Ceac eram prestados por terceirizados. Por determinação judicial e com a convocação dos concursados, o expediente dos funcionários públicos civis passou a ficar subordinado ao Estatuto do Servidor que estabelece, no artigo 243, um expediente de seis horas diárias ou 30 horas semanais, não podendo iniciar antes das 7h e nem ultrapassar às 18h, exceto nos casos previstos em lei específica. Portanto, fica definido que o horário de atendimento passa a ser: de segunda a sexta-feira, iniciando às 7h15min e encerrando às 17h45min, e aos sábados, iniciando às 7h15 e encerrando às 11h45min, nos dois Ceac”s.O secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, já determinou estudos a respeito da possibilidade de alteração da lei para que o funcionamento dos Ceac”s possa ser ampliado para além da 18h.

 

Frase do Dia

Tô cum eles e não abro – Parabenizo o Gilmar / Pela campanha que enceta / A que vêm se juntar / O Lula e o Genro. Sua meta, / Louvável, é ordenar / Seja a Federal discreta / Quando for investigar / Gente da elite, seleta / Proibido algemar banqueiros, / Investidores, doleiros – são figurar impolutas./ E não se deve esquecer: Algema é para prender / Ladrões pobres, pretos, putas. Tonho Pereba.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais