Orgulho e soberba impõem cegueiras morais. Ausência de limites éticos

                 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Orgulho e soberba impõem cegueiras morais. Ausência de limites éticos. Fazem com que algumas pessoas se achem, incontestáveis, intangíveis, acima do bem e do mal. Muitos chegam a pensar que não são vulneráveis aos pecados escandalosos, a serem posteriormente descobertos, até que venham a se lamentar pelos seus efeitos mais tarde.

O fato é que as Escrituras advertem: “aquele que pensa estar em pé veja que não caia” (1Coríntios 10.12).

Tá escrito em Provérbios que “a soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Provérbios 16.18). Aquele que não considera suas próprias fraquezas acaba se achando invulnerável ao pecado e não faz quaisquer provisões contra a tentação.

O problema é que isso já é, em si, um trunfo do tentador. Como resultado, a sedução do pecado e a loucura em sacrificar o ministério para satisfazer desejos íntimos se torna demasiadamente forte, pois alimentada a cada dia. Não à toa que luxuria e soberba são pecados capitais.

Alguns pastores deveriam ter pensado e repensado suas ações antes de sacrificar o altar em favor de desejos sexuais incontidos e proibidos. Agora, ao que parece, é tarde demais!



Inquérito sobre os pastores pegadores Este blog foi o primeiro a noticiar o escândalo envolvendo os Pastores Luiz Antônio e Lucas Abreu (pai e filho), isso em 18 de março deste ano. De lá para cá mais de 60 dias, sem que o procedimento investigativo tenha sido concluído. O blog tem plena confiança no trabalho desenvolvido pela equipe da Delegacia de Grupos Vulneráveis, mas, assim como toda a sociedade sergipana, espera respostas para as dezenas de denúncias de assédio sexual que envolvem os citados pastores. Com a palavra a SSP.

14 anos da ASEOPP é destacado nacionalmente pela CBIC A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) se une à Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp) para comemorar os 14 anos de fundação da entidade, celebrado neste mês de maio, em luta pelo setor em Sergipe. Constituída em 2007 por empresários da construção civil sergipana, com o objetivo de lutar por melhores condições para as pequenas e médias empresas do Estado, desde então a Aseopp vem debatendo com órgãos, entidades, profissionais e estudiosos o tema ‘Preço justo, obra concluída, sociedade atendida’. Presidida pelo engenheiro e empresário Luciano Barreto, a entidade prega a contratação pelo melhor preço, a autonomia de gestores para contratar melhor e entregar à sociedade as obras e serviços pretendidos, evitando o atual ‘Apagão das Canetas’, tão prejudicial às empresas e à população em geral. “A luta é árdua, mas continuará”, frisa Barreto.


Ameaças à comunidade extrativista de mangaba do Santa Maria Na sessão da Câmara de Aracaju de ontem, 20, a vereadora Professora Ângela Melo (PT) denunciou uma série de violações de direitos e ameaças que têm acontecido contra Povos e Comunidades Tradicionais de Aracaju e Sergipe. Um dos casos abordados pela vereadora diz respeito à entrada de agentes da Guarda Municipal na comunidade extrativista das mangabeiras, localizada no bairro Santa Maria, que há mais de sessenta anos ajuda a preservar o ecossistema local.

Ação da Guarda Durante a sessão, a parlamentar exibiu um vídeo em que Uilson, representante da Associação de Catadoras e Catadores de Mangaba, relata a presença da Guarda Municipal no território, no início deste mês, sem qualquer diálogo. “A comunidade está apreensiva porque essa não é a primeira vez que há entrada da Guarda dessa forma e, principalmente, porque em agosto do ano passado houve uma ação truculenta da Guarda, que derrubou estruturas de trabalho das catadoras e catadores de mangaba”, disse Professora Ângela Melo.

Empreendimentos A vereadora lembrou que a área do extrativismo da mangaba “é bastante cobiçada por empreendimentos imobiliários e que já houve tentativa de desapropriação das famílias, mas uma decisão judicial garante à comunidade o direito de continuar exercendo as suas atividades”.

Comunidade tradicional Ângela ressaltou ainda que, além de não colocar a Guarda Municipal na área sem que haja um diálogo com a comunidade, “é preciso que a Prefeitura de Aracaju tenha políticas voltadas para o fortalecimento daquela comunidade tradicional”. Um exemplo de possível política pública mencionado pela parlamentar foi a criação de uma reserva extrativista, que possibilite a permanência da comunidade no território, conforme propõe a Associação de Geógrafos Brasileiros em relatório técnico.

São Cristóvão: Após indicativo de greve, vereador Neto Batalha se solidariza com categoria e reforça pedido para vacinação de agentes de limpeza Um dia após o anúncio da greve dos trabalhadores da limpeza pública, o vereador Neto Batalha (PP) se reuniu com o presidente do Sindicato da categoria para prestar solidariedade. O parlamentar vai apresentar na Câmara Municipal de São Cristóvão um requerimento para incluir garis e agentes de limpeza no plano de imunização contra a Covid-19.

Exposição Neto Batalha entende que a categoria trabalha com grande exposição ao vírus e por isso deve ser incluída nos grupos prioritários o mais rápido possível. “É visível que eles estão expostos aos riscos de contaminação durante suas atividades, pois recolhem e transportam lixos das ruas, possuindo contato direto com substâncias eventualmente contaminadas. É um perigo constante”, alertou.

Serviço essencial Embora o pedido seja encaminhado à Câmara de Vereadores de São Cristóvão, a intenção do vereador é que toda categoria seja vacinada em Sergipe. “Eles executam um serviço essencial e bastante arriscado, por isso precisamos lutar pela imunização de todos os profissionais que estão nas ruas da capital e interior do estado”, destacou. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública de Sergipe (Sindilimp/SE) agradeceu o apoio de Neto Batalha e reafirmou que durante a pandemia a categoria nunca gozou do direito de ficar em casa, pois o serviço deles é exclusivamente presencial. “Se não podemos parar, então pedimos que imunizem todos os trabalhadores”, cobrou Anderson Vidal. Os garis planejam entrar em greve no fim deste mês.


EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


ABRAz Sergipe celebra 12 anos de ações voltadas para idosos e pacientes com Alzheimer A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) celebra HOJE, 21, 12 anos de fundação da instituição no Estado de Sergipe. A data marca o início dos trabalhos em favor do público idoso, especialmente os fragilizados pela demência, e dos seus familiares e cuidadores. Neste ano, por conta da pandemia da Covid-19 e a impossibilidade de reunir pessoas presencialmente, a ABRAz fará uma live para comemorar a data. O evento será realizado na plataforma Google Meet, dia 21 de maio, às 19h. A live contará com a participação de diretores da instituição, profissionais voluntários, cuidadores familiares, idosos atendidos, patrocinadores, dentre outras pessoas que contribuem nas ações da ABRAz Sergipe. Também haverá o espaço para que a população tire suas dúvidas sobre a instituição, assim como para aqueles que já conhecem o trabalho realizado pela ABRAz. Para participar, o interessado deve acessar o link https://bit.ly/2Rpp6xc.


Qualidade de vida 12 anos de fundação Fundadora da ABRAz Sergipe e atual presidente da instituição, a neuropsicóloga Maria Suzana Souza destaca que nos últimos anos a ABRAz, que é uma instituição científica, tem desenvolvido diversas ações que visam melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa, seja ela diagnosticada com Alzheimer ou não.

Trabalho Ela informa também que, além dos idosos, a instituição estende seu trabalho aos familiares e cuidadores que, pelo seu envolvimento diário no atendimento aos pacientes, acabam também sem condições de buscar seus direitos. “Nestes 12 anos a ABRAz tem procurado dar o máximo possível de assistência ao paciente com algum quadro de demência, assim como seus familiares. É um trabalho extremamente importante na informação, no apoio, na estimulação da memória do paciente, assim como do familiar que quase sempre se sente muito sobrecarregado nessa atenção”, explica a presidente.

Ações gratuitas Suzana detalha que a ABRAz é uma ONG que oferece inúmeras ações gratuitas, dentre elas, a aplicação do Mini Exame do Estado Mental para pessoas a partir dos 40 anos, que serve para avaliar a função cognitiva da população. Também são desenvolvidas ações como: Grupo de apoio e estímulo cognitivo para o idoso; Grupo de apoio informativo para idosos, familiares e cuidadores; Apoio jurídico; Curso de informática para idosos; Oficinas, debates e palestras; Passeios de integração, dentre outras.

Estímulo “Realizamos trabalhos que buscam estimular as funções de memória, atenção, concentração e até mesmo a linguagem. Algumas dessas ações são presenciais e tiveram que ser paralisadas por conta da pandemia, mas permanecemos com as orientações virtualmente. Estamos de braços abertos, não somente para o idoso com demência, mas para o idoso que quer ter uma sobrevida mais saudável e envelhecer com boa memória”, informa Maria Suzana.

Como se associar? Para participar das atividades da ABRAz Sergipe é necessário que o interessado se associe à instituição. Para se associar, ele deve procurar a ABRAz através dos telefones (79) 3042-2056 /999758256. Por determinação do Ministério Público, no ato da inscrição é necessário o pagamento de uma taxa mínima de R$25. A obrigatoriedade é somente na inscrição. Dúvidas podem ser sanadas por meio dos telefones citados acima ou das páginas da ABRAz Sergipe no Instagram https://www.instagram.com/abrazsergipe/ e no Facebook https://www.facebook.com/abrazsergipe . A ABRAz Sergipe fica localizada no Centro Médico Odontológico, 510, Sala 403, bairro São José, Aracaju.



Amanhã, 22, a partir das 14h, A AGL realizará o V Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano

A Academia Gloriense de Letras (AGL), neste sábado, 22, às 14h, virtualmente, com transmissão pelo canal da Academia no YouTube (https://www.youtube.com/c/academiagloriensedeletras/featured) , estará realizando o V Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano (V EJEASS), cujo tema será “Literatura em Ambientes Virtuais”. O evento tem como objetivo promover um espaço de interação entre os jovens escritores e os mais experientes com o intuito de trocarem saberes, aproximando o universo cultural e literário da sociedade e também das instituições que promovem tais ações. Sua primeira edição foi em 2017. Nesta edição, haverá duas mesas-redondas, conforme seguinte programação:

14h – Acolhida e abertura do evento
Carlos Alexandre (Presidente da AGL)
Lucas Lamonier (Vice-presidente da AGL)

14h30 – Mesa-redonda: “Da leitura à escrita”
Jovens Convidados:
Karen Souza (Finalista do VI Concurso Literário Profª Maria Iracema)
Lucyelma Freitas (Plêiade Cavalo-do-cão)
Marcos Alberto (Membro da ALEJ)
Mediadora: Célia Mônica (Presidente da AJLA)

15h30 – Apresentação Cultural
Augustu’s Band

15h40 – Mesa-redonda: “Literatura na rede: conquistando leitores”
Jovens Convidados:
Izabela Monique (Aquidabã)
Anne Beatriz (Leia Mulheres Glória)
Mediadora: Maria Rita (Presidente da ASCLEA)

Esta edição conta com o apoio da Lei Aldir Blanc através do Edital de Premiação para Cultura Popular, Patrimônio Cultural e Economia Criativa nº 02/2020 – Eixo: Economia Criativa, promovido pela FUNCAP no ano de 2020.
Nesse sentido, a AGL convida a todos (as) jovens e demais escritores (as) a participarem deste evento que só vem engrandecer o cenário literário do sertão e demais regiões do nosso estado.

Carlos Alexandre Nascimento Aragão
Presidente da AGL



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK


A Volta da Fome! Por Antônio Samarone, médico sanitarista.


Com o final da ditadura, parte da esquerda acreditou que a saída para o Brasil seria uma aliança com a burguesia desenvolvimentista. Onde encontrar esses burgueses, comprometidos com um projeto nacional?

A Aliança Democrática resultou em Zé Sarney na Presidência da República. Foi essa a aliança possível com a burguesia. O “Tudo pelo Social” do Sarney terminou no Caçador de Marajás e a economia entregue a Zélia Cardoso. Surgiu a Nova República.

Essa crença em uma burguesia nacional com interesses diversos do Imperialismo, voltada para o Brasil, acabou de vez com a chegada do neoliberalismo, durante o Governo de FHC.

O capitalismo tomou novos rumos. O mercado foi globalizado e passou a significar o mercado financeiro.

Lula foi eleito com o compromisso de assegurar tranquilidade a esse mercado. E cumpriu o pacto, com uma ressalva: distribuiu uma parte da renda com o andar de baixo. Não atacou as bases da desigualdade, mas criou uma esperançosa “classe C”.

Lula tentou dar um “rosto humano” ao neoliberalismo, como se fosse possível. Foi quem melhor administrou o capitalismo periférico, no Brasil.

Naquele momento, foi possível distribuir renda e melhorar a vida de muita gente, sem mexer nos interesses da tal burguesia nacional. Pelo contrário, eles nunca ganharam tanto.

Lula acomodou os conflitos decorrentes da profunda desigualdade brasileira, sem mexer com a estrutura. Os movimentos sociais foram desmobilizados e parte das lideranças cooptadas. A conjuntura permitiu.

Para os que acham que isso foi pouco, e foi, fica um alerta: talvez nem isso seja mais possível.

De lá para cá, o capitalismo mudou muito. O pacto com o Centrão acabou e Dilma foi golpeada aos pontapés. Sem resistências.

O neoliberalismo avançou ferozmente, suprimiu direitos sociais e trabalhistas, precarizou as políticas sociais e elegeu um fascista despreparado.

O “mercado”, como diz a imprensa, continua agitado, sedento por sacrifícios humanos. Ele exige a sua parte, sem concessões. Apertemos os cintos…

Os pobres não cabem no orçamento!

Como se não bastasse, veio a Pandemia.

A sociedade brasileira encontra-se profundamente dividida e com um futuro incerto. A desigualdade social avançou e o desemprego ameaça a sobrevivência dos trabalhadores.

A fome retornou faminta, voltou a ser o nosso principal problema, o mais urgente.

E agora?

Mais textos Samarone: http://blogdesamarone.blogspot.com/


DO BLOG ESPAÇO MILITAR


A equipe de mergulho do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) realizou dois resgates de corpos esta semana.

O primeiro foi na última segunda-feira, dia 17, por volta das 17 horas, no município de Tobias Barreto, na barragem da Carolaine, onde José Cleiton Batista de Jesus, 25 anos, foi vítima de afogamento.

O segundo foi no dia de hoje (20), no município de Areia Branca, no povoado Porções, na região da Serra Ribeira, onde o jovem identificado apenas por Jonas, 18 anos, também vítima de afogamento.

Mais uma vez o blog Espaço Militar parabeniza o excelente trabalho realizado pela equipe de mergulho do CBMSE, apesar do baixíssimo efetivo da equipe.

PELO TWITTER

www.twitter.com/frednavarro O presidente não é louco nem burro. É perverso, calculista, covarde e metido a valente. A loucura e a ignorância são humanas; a perversidade é desumana.

www.twitter.com/GleiceQueirozz Abriram a tampa do “jeitinho brasileiro”: vacinação por comormidades. Eu perdi a esperança de tomar vacina este ano. Hipertenso sem nunca ter tomado remédio e obeso com IMC de 29,3. Comece por aí. Exausta.

Siga Blog Cláudio Nunes:     

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“…Domina, se vive;
Se morre, descansa
Dos seus na lembrança,
Na voz do porvir.
Não cures da vida!
Sê bravo, sê forte!
Não fujas da morte,
Que a morte há de vir!“ Gonçalves Dias, Canção do Tamoio.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais