Orla Sul,antiga Sarney:obra importante,mas feita de forma atabalhoada

                                                         Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
         “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A obra da Orla Sul em toda a extensão, da antiga rodovia Sarney saindo do antigo Hotel Parque dos Coqueiros até o viral, é importante, principalmente para alavancar o turismo, porém vem sendo feita de forma atabalhoada e gerando reclamações quase que diárias dos moradores da região e dos comerciantes. Alguns dados para que o governo estadual chame o feito à ordem:

O primeiro trecho já inaugurado, com dezenas de postes sem iluminação. Quem passa à noite pode constatar gerando um risco de acidentes e a escuridão prejudica quem gosta de fazer ciclismo, corridas e caminhadas e até usar os equipamentos de ginástica. Desde a inauguração em maio, a mesma já era fraca e agora a maioria dos postes está com as lâmpadas queimadas.

O governo gastou cerca de 4 milhões de reais naquela primeira etapa que só tem serventia no período diurno, já que à noite o local está tenebroso. É necessário que façam um reforço na iluminação e no espaçamento entre as “bolsinhas de estacionamento”. Também que sejam colocados postes mais altos, como os da parte mais antiga da orla da Aruana, pois só assim vai ser possível a população utilizar esse equipamento, pois da forma como está fica muito perigoso para transitar a pé ou de bicicleta.

Parece que quem projetou essa reforma desconhece a realidade social de Sergipe. No primeiro trecho da nova orla da Aruana tem muito mato alto e foi colocada uma iluminação cênica, coisa para se ver em cartão postal. Porém é necessário que a iluminação seja decente, forte e contribua para a segurança pública do cidadão. Construíram esse equipamento informando que vai gerar e atrair o turismo, mas questiona-se: qual o turista que vai fazer uma caminhada num ambiente escuro, numa país onde existem vários assaltos a mão armada?

E após o trecho já inaugurado a rotatória que foi criada é uma verdadeira bagunça. E a desculpa que ainda não foi inaugurada essa parte não vale. O governo tinha que cobrar da empresa responsável uma sinalização correta e não a meia sola que está lá.

Aliás, a obra é uma bagunça geral no que diz respeito à sinalização e com alguns erros que custarão caros. Um deles:

Estão previstas as mudanças dos postes de iluminação pública que no trecho seguinte à rotatória até os bares em frente ao Aruanã Hotel. E só nesse trecho em toda a Sarney, os postes estão localizados à direita de quem vai rumo ao Mosqueiro.

Pois bem, já implantaram passeios no lado direito antes do remanejamento dos postes. Ou seja, quando forem fazer a mudança dos postes vão danificar os passeios.

O pior: tem projeto, tem fiscal e ninguém vê isso. Tudo com o dinheiro suado do povo. Governador, chame o feito à ordem!


A ligeireza da limpeza da empresa Torre nas praias de Aracaju. Ainda bem que o MPE e o TCE fiscalizam Ontem, 20, por volta das 13h45, dois frequentadores de um bar na praia de Aruana, em Aracaju, em frente ao restaurante Solo, se surpreenderam com a “agilidade” de quatro garis da empresa Torre que deveriam passar com seus respectivos gadanhos recolhendo a sujeira (plástico, papel, entre outros) nas areias da praia. O que se via era os quatro arrastando seus gadanhos e logo depois passou outro gari com um saco na mão e nada. Depois passavam garis com carrinhos para recolher o lixo que deveria ser juntado pelos primeiros, mas nada. Ou seja, a PMA não fiscaliza e no fim do mês paga pela limpeza. Bom demais! Ainda bem que o MPE e o TCE fiscalizam. Não é?

A Orla administrada pela Prefeitura de Aracaju O sanitário público da Praça de Eventos há cerca de dois anos está sem água e energia, as fontes não funcionam, dezenas de lâmpadas queimadas, calçada com pedras soltas, coqueiros velhos, estátuas sem placas de identificação e as existentes estão tão sujas que dificulta a leitura.

Concurso Estância: prazo para pagar taxa de inscrição foi prorrogado até o dia 27 O prazo para pagar a taxa de inscrição do concurso da Prefeitura de Estância foi prorrogado para o dia 27 de dezembro (segunda-feira). A data final prevista no edital era 15 de dezembro. Agora, todos os inscritos que ainda não pagaram a taxa de inscrição poderão entrar na pagina de acompanhamento no site da Cebraspe (https://www.cebraspe.org.br/ ) e reimprimir o boleto com a nova data de vencimento (27 de dezembro de 2021). Vale ressaltar que as inscrições foram encerradas em 25 de novembro. A prorrogação foi apenas do prazo para pagamento da taxa de inscrição (27 de dezembro de 2021).

Com 95% Ricardo Roriz atinge aprovação inédita entre prefeitos Uma pesquisa divulgada no domingo, 19, pelo Instituto Padrão aponta uma aprovação recorde do prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz. O gestor atingiu 95% de aprovação popular no município situado no Baixo São Francisco. De acordo com os registros do Instituto Padrão, a marca jamais havia sido alcançada por um político sergipano durante o mandato de prefeito em um dos 75 municípios do estado. O mais próximo de alcançar tal feito havia chegado a 89% de sucesso entre a população.

Entrevistas Cerca de 450 santanenses foram entrevistados pelo instituto durante o mês de dezembro deste ano. Houve localidades, a exemplo do Povoado Brejo e do Conjunto Murilo Honorato em que Ricardo Roriz foi aprovado de forma unânime, chegando à porcentagem de 100% em aprovação.2021 reservou grandes surpresas para os moradores de Santana do São Francisco. Em 12 meses de mandato, Ricardo Roriz inaugurou quase duas dezenas de obras, entre praças, construção das entradas de povoados e da cidade, reformas e pavimentação de diversas vias.

17 obras No total o prefeito tocou e entregou 17 obras e encerrou o último ato de inauguração, com o Ginásio de Esportes Gabriel Barrozo, afirmando que trabalhará ainda mais para reconstruir o município em 2022. “Pegamos um município endividado em mais de R$ 16 milhões e estamos o entregando ao final do primeiro ano de mandato com a maior quantidade de obras da sua história em tão pouco tempo. Mas além das obras, nós cuidamos do nosso povo, geramos emprego e restauramos a auto estima dos santanenses”, disse o prefeito.

Livro “Fragmentos de Memórias” é um convite para o leitor rememorar sua infância Escrito pela jornalista Alexandra Brito, ele será lançado no dia 11 de janeiro do próximo ano Quando você fecha os olhos consegue relembrar das coisas boas que viveu na sua infância? Essa é a proposta do livro “Fragmentos de Memórias” escrito pela jornalista Alexandra Brito. Elaborado durante o ano de 2020, em plena pandemia, ela rememora coisas que viveu quando tinha entre 3 e 4 anos de idade. “Muita gente me pergunta como consigo lembrar dessa época, já que era tão pequena. Por isso são fragmentos, coisas que me recordo e que, durante muitos anos, conversei com minha mãe”, explica.

Ideia De acordo com a jornalista, a ideia do escrever sobre a infância surgiu após a partida da mãe, Dona Márcia, deste plano terreno, logo após a pandemia da Covid-19 assolar o mundo e ser decretado o isolamento social. “Na época que começou, minha mãe estava internada e partiu um mês e três dias após dar entrada no hospital. Sempre fui muito apegada a ela e sei que o corpo dela descansou”.

Memórias O livro acabou sendo uma homenagem à mãe, conforme relata a escritora, que quis retratar os momentos bons vividos ao lado da mãe, no 18 do Forte, um bairro humilde de Aracaju. “Minha mãe sempre preservou muito as amizades e lá ela tinha vários amigos e a garotada sempre se juntava para brincar na rua, que era de piçarra. A Nossa Senhora da Glória começa de um lado da Avenida Visconde de Maracaju e vai até o Alto do Morro da TV. A gente morava bem ao lado do Mercado Municipal do bairro, que continua lá”. A intenção, reforça Alexandra Brito, é que cada leitor faça o resgate de suas memórias afetivas. “É um livro para os adultos rememorarem a infância e os mais novos conhecerem um pouco das brincadeiras antigas. Tive uma infância simples, numa época em que podíamos brincar na rua, correr, sem medo de violência”.

Lançamento O livro “Fragmentos de Memórias”, impresso pela Edise, conta com fotos do repórter fotográfico Gilton Rosas e charge de Álvaro Santos. O lançamento acontecerá dia 11 de janeiro de 2022, às 17h, no Biblioteca Pública Ephiphânio Dória. O lançamento tem o apoio do Colégio Amadeus, da Âncora Comunicação, da Sociedade de Anestesiologia de Sergipe (Saese) e da Cooperativas dos Anestesiologistas do Estado de Sergipe (Coopanest-SE).

Mais nova obra de Tintiliano está no Zahav Investimentos A mais nova obra do artista sergipano Tintiliano está no Zahav Investimentos. É uma tela de 1,5m x 0,70m pintada exclusivamente para o escritório de investimentos do Banco Safra em Sergipe. O quadro traz, através do impressionismo, a representatividade da valorização e arquitetura de Aracaju. Técnica de aquarela, paixão pelas ‘ruas de ará’ e muita sensibilidade consagram o pintor, reconhecidamente, como o artista que traz memórias afetivas para quem admira sua obra. 

Obra exclusiva A tela que ilustra a Ponte do Imperador – um pier às margens do Rio Sergipe, inaugurado em 1860 para a chegada do Imperador Dom Pedro II a Aracaju – já conquistou um espaço importante na

(Foto: Fernando Correia)

parede do escritório inaugurado nesta semana, dia 15, na capital sergipana. Sempre com a intenção de emocionar, Tintiliano discursou durante a cerimônia e compartilhou sua experiência em pintar uma obra exclusiva para o Zahav Investimentos. “A arte é para emocionar, sem exigir explicação. Quando se faz necessário explicar, significa que a arte não atingiu seu objetivo. E tocar o coração do sócio-fundador do Zahav, Rafael Leleu, dos seus sócios, clientes e convidados, foi o meu objetivo”, diz Tintiliano. 

Valorização da cultura e do povo sergipano O Zahav fez questão de contratar empresas e profissionais sergipanos para executar a obra de instalação do escritório. O projeto foi assinado pela sergipana Karla Gois. Toda marcenaria também foi realizada por uma empresa local. A marca Zahav e a identidade visual foram cuidadosamente pensadas por um profissional de Sergipe.

 Valorização “Trazer a obra de arte de Tintiliano carrega grande significado para a empresa. Ter o projeto arquitetônico do Zahav Investimentos assinado pela renomada arquiteta e urbanista Karla Gois, traduz a responsabilidade com a tradição Safra e a valorização do povo sergipano”, conclui o sócio-fundador Rafael Leleu. Para a Karla Gois, todos os projetos são desafiadores. “Este, a convite de Rafael Leleu, em especial, trouxe uma maior dedicação por ser Safra. Estou muito feliz com o resultado. Nosso projeto foi pensado e criado para transparecer credibilidade, sentimento de família e confiabilidade”, explica a arquiteta.

Tintiliano A paixão pela arte é carregada por Cléber Tintiliano desde os seus 5 anos de idade. Sua avó foi a principal influência quando o artista ainda morava em Propriá. Seus primeiros quadros surgiram na infância, ajudando sua avó na produção de artesanatos. Com o falecimento da avó, Tintiliano veio para Aracaju e ficou encantado com o paisagismo e arquitetura da cidade grande. Apesar da falta de apoio e das muitas dificuldades no início da carreira, o artista não abandonou seu talento. Hoje, aos 40 anos, o sergipano já perdeu as contas de quantas obras foram pintadas ao longo da sua trajetória. Ele tem obras expostas na Assembleia Legislativa, as quais retratam alguns pontos turísticos de Sergipe, além de quadros no Museu da Gente Sergipana, Palácio Governador Augusto Franco, entre outros. As principais influências do artista vão do impressionismo do pintor espanhol Joaquín Sorolla aos artistas sergipanos Florival Santos, Eurico Luiz e Jordão de Oliveira. E para quem deseja adquirir uma obra de arte do Tintiliano, que já há mais de 10 anos pinta sob encomenda, pode entrar em contato através do número (79) 9 8852-4281, além do seu perfil no Instagram (@tintiliano).

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

 Em resposta à publicação da edição de ontem deste blog, com relação ao gerenciamento da Orla da Atalaia e fiscalização de feiras livres e mercados, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), responsável pelos espaços públicos da capital, encaminha as seguintes informações:

 Orla

 O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Emsurb, para deixar a Orla da Praia da Atalaia ainda mais bonita e atrativa, vem ocorrendo gradativamente e com responsabilidade.

 Ainda em 2020, foi iniciado o trabalho de revitalização da Orla da Atalaia, assim que foi oficializada a transferência da gestão. De lá para cá, toda a extensão do espaço recebeu reparos e melhorias. Foram priorizados os serviços nos pontos de visitação, a exemplo da Passarela do Caranguejo e entorno do Oceanário. Em seguida, no espaço Maravilhoso Mundo da Criança, com a recuperação dos brinquedos, nova pintura, reparos da rede elétrica e instalação de luminárias de LED.

 Também foram substituídas as lâmpadas dos refletores localizados nas pistas de skate e patinação e na área destinada aos praticantes de futevôlei. Chuveiros foram instalados e das quatro passarelas, três foram revitalizadas e uma está sendo reconstruída em alvenaria  (praia do Havaizinho). Os módulos de banheiros foram totalmente reformados e sua limpeza é executada diariamente por agentes fixos, que prestam seus serviços durante o funcionamento dos mesmos, das 11h40 às 22h. Houve a instalação de 50 novas lixeiras do tipo papeleiras, além da substituição das peças danificadas, totalizando 220 recipientes para o descarte de pequenos resíduos.

 Com relação aos espaços da Orla, a Prefeitura efetuou o ordenamento destinado aos empreendimentos, por meio do recadastramento de estabelecimentos, a exemplo de bares, restaurantes e pequenos empreendimentos. A iniciativa teve como objetivo identificar cada situação, adotar as providências necessárias, além de evitar a ocupação desordenada. No que diz respeito ao funcionamento das fontes, após verificado que o material utilizado, na ocasião, não foi adequado, principalmente por causa da maresia, uma nova avaliação está sendo executada pela equipe técnica para definir o futuro das mesmas.

 Referente aos cerca de 300 bancos, mais de 100 já foram recuperados ou substituídos, inclusive mediante a ação de vândalos. Os serviços continuam sendo executados.

 

Mercados e feiras

 Sobre a denúncia acerca do “descumprimento das medidas sanitárias nas feiras livres da capital e mercados”, a Emsurb ressalta que têm orientado às equipes das respectivas coordenações a permanecer conscientizando permissionários e consumidores sobre a importância do uso do item de prevenção. Informa que os espaços são rotineiramente fiscalizados, prevendo o monitoramento e cumprimento dos critérios, conforme orientações dos órgãos de saúde e determinações estabelecidas nos decretos estadual e municipal.

 A empresa municipal ressalta, ainda, que, nas feiras livres continuam sendo disponibilizadas as estruturas com álcool em gel nos acessos, e lavatórios portáteis com água e sabão. Nos mercados, os dispensers com álcool também estão disponíveis e são abastecidos logo durante a abertura, às 6h. A Emsurb enfatiza que o público desses locais, no caso de perceber a falta do produto, pode colaborar e comunicar às suas respectivas coordenações ou fiscais a necessidade de reposição.

 Além disso, todos os espaços contam com material informativo fixado alertando para o cumprimento das medidas preventivas.

 

Empresa Municipal de Serviços Urbanos – Emsurb.

 


PELO TWITTER

www.twitter.com/DalaiLama Our lives depend on hope. If you have hope, you’ll be able to overcome problems you face. But if you’re without hope, your difficulties will increase. Hope is linked to compassion and loving kindness. In my life, I’ve faced all sorts of difficulties, but I never gave up hope.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/gcamarotti Frase de um influente líder do Centrão ao comentar as pesquisas que apontam rejeição do presidente Jair Bolsonaro na casa dos 60%: “Bolsonaro virou um defunto muito pesado de carregar, especialmente no Nordeste”. A senha de que ele será abandonado foi dada nos últimos dias.

www.twitter.com/AroeiraCartum To business or not to business… https://brasil247.com

 

 

 

 

 

 

 

 


Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

 




Frase do Dia
“Sou um defensor anônimo de todos os heróis anônimos que lutam por suas crenças e sofrem injustiças neste país laico e materialista. Não pertenço a nenhuma organização. Respeito os direitos humanos e não gosto nada da violência”. Orhan Pamuk.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-12/dia-mundial-da-paz-nesta-terca-a-apresentacao-da-mensagem-papa.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais