Os governantes e a Aracaju Segregada.

O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Governada por forças que se dizem progressistas desde 2001, no primeiro governo Marcelo Déda (com exceção o governo João Alves 2013/2016), Aracaju consta em um estudo pelo site Nexo, a partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como a 18ª capital brasileira onde compara a ocupação da população negra nos espaços urbanos considerados mais nobres.

Pelo estudo, a capital sergipana está à frente no índice de dissimilaridade, das cidades de Maceió, Natal e Teresina, todas localizadas no Nordeste e de todas as capitais da região Norte.

Ao analisar a segregação espacial, o site recorreu à pesquisas acadêmicas e cruzou com os resultados do IBGE, levando em consideração indicadores de raça e cor. O estudo usou o índice demográfico de dissimilaridade, utilizado para comparar a presença de dois grupos distribuídos em pequenas áreas em relação à composição total do município.

Ou seja, quanto maior a mistura entre brancos e negros por setor menor a dissimilaridade. E Aracaju ficou em 18º lugar, conforme o print ao lado.

 

Record Nacional troca Aracaju por Teresina, mesmo com rede Atalaia enviando a matéria A afiliada da Record TV em Sergipe, a TV Atalaia enviou uma matéria excelente do jornalista Cláudio Rocha, sobre a prisão de um dos chefes do PCC em Aracaju, num condomínio nobre do Bairro Garcia. Lamentavelmente o jornalismo nacional exibiu a matéria como se fosse em Teresina (PI), na legenda. Uma falta de respeito e um atestado de burrice do jornalismo nacional. Tem gente que precisa urgentemente aprender geografia.

Deputados da oposição fiscalizam atrasam em obras O G4 (grupo formado pelos deputados estaduais Kitty Lima, Rede, Rodrigo Valadares, PTB, Samuel Carvalho, Cidadania, e Georgeo Passos, Cidadania) está iniciando um importante trabalho de fiscalização do Poder Executivo. E um dos primeiros focos dessa atuação são as obras que estão atrasadas em Sergipe – que não são poucas.

Situação Na semana passada, o G4 visitou a Rodovia Estadual SE-255, que liga as cidades de Itaporanga, no povoado Aningas, e Itabaiana, na altura do povoado Rio das Pedras. E o que encontrou foi muita lama, poeira e nada da estrada concluída após cinco anos de início dos trabalhos no local. Um verdadeiro exemplo de descaso com o dinheiro da população.

A obra O contrato nº 30/2014, autorizando a pavimentação asfáltica, foi assinado pelo então governador Jackson Barreto e a Torre Empreendimentos no dia 18 de junho de 2014. Os trabalhos começaram em setembro, com previsão de término após 12 meses. O valor total previsto, de mais de R$ 58 milhões, foi custeado com recursos do Proinvest – que estão na conta do Estado desde 2013.

Importância do “Sistema S” Em meio aos debates envolvendo o Sistema S, composto por nove entidades voltadas para o ensino e a qualificação profissional, o deputado estadual Luciano Pimentel fez uso da tribuna na sessão de ontem, 8, para enfatizar a importância do sistema, que atua em prol da capacitação dos brasileiros, ampliando a geração de emprego e renda no país.

Trabalho relevante O parlamentar ressaltou que sua fala foi motivada por depoimentos feitos na última sexta-feira, 5, pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. “Diante da abordagem bastante crítica feita pelo ministro, no mesmo dia em que o IBGE divulgou a pesquisa “Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos 2016”, e com base na minha experiência como Conselheiro do Sebrae/SE, função que ocupei por mais de seis anos, eu não poderia deixar de estar aqui hoje e destacar a relevância do trabalho desenvolvido por esse sistema”, considerou Luciano Pimentel.

Papel Segundo o deputado, o estudo citado aponta que, no ano de 2016, o Sistema S tinha 3.431 unidades espalhadas pelo país e empregava 158.631 pessoas. “Desta forma, é inegável o papel significativo que essas instituições desempenham para o crescimento da economia brasileira, uma vez que possibilitam a capacitação da mão-de-obra e o aumento dos postos de trabalho”, afirmou Luciano Pimentel.

Valorização Para o parlamentar, é fundamental valorizar a atuação do Sistema S pela excelência do ensino que ele oferta para população. “Quem está na área empresarial sabe como é difícil buscar um colaborador e reconhece o quanto um profissional com formação em uma das entidades do Sistema S é melhor preparado para o mercado”, concluiu.

Auditoria na folha de pagamento do Estado O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Ulices Andrade, recebeu ontem, 08, o secretário de Administração do Estado, George Trindade, e lhe informou que a Corte já deu início à auditoria na folha de pagamento do funcionalismo público estadual, conforme ficou determinado pelo colegiado na última sessão plenária.

Metodologia No encontro, o conselheiro explicou a metodologia de trabalho aplicada, sobretudo, na busca por servidores com acúmulo de cargos, já que o sistema de auditoria da Corte de Contas possibilita o cruzamento de dados das folhas de pagamento do Estado e dos municípios.

Processo “Viemos tratar do cronograma de execução e saímos daqui hoje já certos de que vai ser iniciado agora esse processo de auditoria; após esse cruzamento, a gente já começará a notificar os casos que possam existir de acumulo de vínculos”, destacou.

Marcha A partir desta segunda-feira, 8, prefeitos e prefeitas de todo o país estarão reunidos na XXII Marcha dos Municípios, que acontece até o dia 11 de abril, em Brasília. O encontro é uma mobilização democrática realizada anualmente desde 1998 pela Confederação Nacional dos Municípios, e tornou-se o maior evento político do Brasil. De Sergipe, mais da metade dos gestores confirmaram presença.

Questões “Ao participar da Marcha, o prefeito tem a oportunidade de discutir questões que influenciam diariamente na sua cidade, além de reforçar as reivindicações do movimento municipalista que tramitam no Congresso Nacional. O momento agora é de união para sairmos da Marcha com conquistas essenciais para as administrações dos municípios”, frisa o presidente da Federação dos Municípios de Sergipe, Cristiano Cavalcante.

Pautas As pautas municipalistas estão divididas entre Senado e Câmara Federal. Entre as mais importantes estão a reinstalação da Comissão do 1% do FPM (PEC 391/2017), que garante o acréscimo de 1% ao FPM no mês de setembro. Lei Kandir PLP 511/2018: compensação financeira da União aos Estados e Municípios em razão da perda decorrente da desoneração de ICMS sobre exportações (incluir na Ordem do Dia) e Nova Previdência PEC 6/2019: melhorar o equilíbrio atuarial dos regimes próprios municipais (instalação e admissibilidade na CCJ).

Jeito peculiar Gilson Andrade (sem partido) tem maneira bem própria de se movimentar na política. Enquanto muitos esperavam por atuação política mais incisiva, o prefeito de Estância optou por focar em ações administrativas para reerguer uma cidade devastada por gestão anterior desastrosa. Mas bastou ele se movimentar politicamente para seus adversários locais se desesperarem. Bem avaliado administrativamente, Gilson só precisa se posicionar politicamente, algo que só depende dele e de seus aliados mais próximos, para ser um dos prefeitos sergipanos a ter sua reeleição como uma das mais garantidas.

PMSE e Escola do Judiciário promovem curso “Ronda Maria da Penha” Ontem, 08, foi realizada a abertura do curso “Ronda Maria da Penha” realizado mediante convênio entre a Polícia Militar e Escola do Judiciário de Sergipe. O curso visa a formação de multiplicadores e agentes para a prevenção, fiscalização e acompanhamento de vítimas ou eventuais vítimas de violência doméstica.

Abertura Participaram da abertura o Subcomandante Geral da Polícia Militar, coronel Paiva, o juiz Antonio Henrique, o coronel Vivaldy, Diretor de Ensino da PMSE, a delegada de Polícia Georlize Teles, a Capitã Fabíola, comandante da Ronda Maria da Penha em Sergipe e a Major Denice, da PMBA, instrutora do curso e fundadora da Ronda no estado da Bahia.

Segurança O coronel Vivaldy, em seu pronunciamento, enfatizou o protagonismo da Polícia Militar em mais uma ação de caráter preventivo, além de provir a segurança de mulheres em situação de risco. “Esperamos que em um futuro próximo possamos expandir este importante serviço a todas unidades de policiamento ostensivo do estado de Sergipe”, enfatizou o oficial.

Maruim: concurso musical está com inscrições abertas Prestes a comemorar 165 anos de emancipação política, o município de Maruim será palco da primeira edição do concurso musical Canta Maruim. A ação promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (12). O concurso tem como objetivo principal gerar oportunidade para os intérpretes calouros residentes em Maruim.

Inscrições As inscrições são gratuitas e disponíveis para intérpretes de qualquer estilo musical, que devem efetuar a inscrição no Gabinete de Leitura, situado na Praça Barão de Maruim, s/nº, Centro, das 08h às 16h, através da entrega de cópia de documentos (RG, comprovante de residência no município de Maruim e cópia da música que fará parte do repertório), do preenchimento da ficha de inscrição e demais anexos, que encontram-se no edital disponível no link http://bit.ly/cantamaruim

Avaliação Todos os inscritos serão ouvidos e avaliados pela comissão técnica de jurados, que selecionará os dez melhores candidatos observando afinação, harmonia e ritmo. Em seguida, os cinco melhores disputarão a grande final, que acontecerá no dia 3 de maio de 2019, às 19h, na Praça Barão de Maruim. Os critérios adotados para escolha do vencedor serão afinação, ritmo, dicção e presença de palco.

Premiação Além de vencer o concurso musical Canta Maruim, o primeiro lugar receberá uma premiação de mil reais. O segundo colocado ganhará quinhentos reais e o terceiro colocado a quantia de trezentos reais.

Dia Mundial de Combate ao Câncer O Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado em 8 de abril, foi criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) para marcar as ações de combate à doença. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam cerca de 600 mil casos novos de câncer no Brasil nos últimos anos, números que demonstram a importância de divulgar hábitos e mudanças de estilo de vida que ajudam na prevenção da doença, tais como adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

Dia Mundial de Combate ao Câncer II A Clínica Onco Hematos reconhece a importância desta data e conscientiza a população sobre o impacto da doença. Dentre as principais mudanças de hábitos está a alimentação. “As frutas, legumes, verduras e cereais integrais, por exemplo, são alimentos que ajudam na prevenção do câncer, quando incluídos em uma dieta variada e equilibrada. Assim como a prática de exercícios físicos, seja fazendo caminhadas ou aulas de dança, trocando o elevador pelas escadas ou mesmo cuidando da casa ou do jardim. Esses dois hábitos também contribuem para evitar um fator de risco importante para o câncer: a obesidade”, destaca a oncologista clínica Erijan Andrade.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Coisas de Itabaiana Por Antônio Samarone: Uma antiga constatação: – “De tudo que existe no mundo, em Itabaiana tem pelo menos dois.” Na zona rural, persiste por séculos uma manifestação teatral: a encenação da Paixão de Cristo. O ato cênico religioso ocorre tradicionalmente em dois povoados de Itabaiana: quinta-feira maior na Mangabeira; e sexta-feira da Paixão na Malhada Velha. O meu amigo Ancelmo Rocha não deixou por menos: “Itabaiana, pela tradição de ter em dobro de tudo que existe no mundo; não precisava crucificar Cristo duas vezes.” Tal é o realismo da representação, que Ancelmo acrescentou: “Lá, o figurante de Cristo deve assinar um termo de responsabilidade sabendo que pode até morrer, mas não é garantida a ressurreição!”

Somese convida secretário de Estado da Saúde O secretário de Estado da Saúde e especialista em Cirurgia Geral e Terapia Intensiva, Dr. Valberto de Oliveira Lima será o convidado do Almoço Somese desta quinta-feira, 11 a partir das 12h na sede da Instituição. Ele abordará sobre o tema: “A atenção oncológica no Estado de Sergipe”. Para ter acesso é necessário pagar uma taxa de R$ 30 e confirmar presença com antecedência através dos telefones (79) 98815-0525 / 3211-0719 ou pelo email: atendimentosomese@gmail.com

PELO E-MAIL E FACEBOOK

PELO TWITTER                                                                                                                                                                       

www.twitter.com/ultrajano Na figura de Jânio de Freitas, o maior jornalista vivo do país , saúdo o nosso dia. Não temos o que comemorar. No jornalismo esportivo a opinião tomou lugar da reportagem; na grande imprensa a canalhice, com algumas excelentes exceções, deita e rola. Salve a imprensa alternativa!

www.twitter.com/MoniqueCheker A liberdade de expressão é um direito fundamental que protege os demais. Por isso é tão importante e colocada em ponto central na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Órgãos ditatoriais não admitem críticas e, com isso, sufocam as mudanças exigidas pelos cidadãos.

www.twitter.com/ISMARVIANA “Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso.” Edward Everett Hale.

www.twitter.com/rogeraju O site nenoticias se transformou em um panfleto diário da campanha de Gilmar Carvalho a Prefeito de Aracaju. Com a palavra a justiça eleitoral.

www.twitter.com/AntonioSamarone A tal carreta do câncer é tapeação, faz de conta, embromação. Sergipe precisa que a rede de Saúde funcione. Sem improvisos!

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Racismo, preconceito e discriminação em geral. É uma burrice coletiva sem explicação. Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união.” Gabriel o Pensador.

 

As fotos foram enviadas por moradores do Bairro Treze de Julho. No último fim de semana foram dois dias de total escuridão no Calçadão da Praia Formosa. Ontem, 08, a escuridão continuou. Pedestres, corredores e ambulantes prejudicados. Insegurança total. Até quando?
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais