Os últimos tucanos em SE

 

A crise que passa o PSDB em Sergipe tem nome: Albano Franco. Como ex-governador, ex-senador e ex-deputado federal ele nunca se preocupou em fortalecer o partido no Estado. Os tucanos tiveram um período forte quando foram governo por oito anos, mesmo assim, Albano Franco não soube manter ao seu lado aliado importantes, tudo por conta do projeto pessoal.

 

Quem não lembra que em 2006, Albano até a última hora “paquerou” uma candidatura ao Senado ao lado de Marcelo Déda e depois caiu para os braços de João Alves Filho firmando sua eleição para a Câmara dos Deputados? Ali foi a primeira grande revoada do partido em Sergipe quando saíram lideranças expressivas, como Bosco Costa, Ulices Andrade, Jorge Araújo e várias lideranças do interior.

 

Mais recentemente Fabiano Oliveira deixou o partido e agora, depois de mais de dois anos apoiando a administração de Edvaldo Nogueira, a Direção Nacional do partido descobriu que essa aliança não poderia acontecer. E a revoada acontecerá novamente. Pode anotar.  Os membros do PSDB que estão na Prefeitura de Aracaju, continuarão onde estão. Vão preferir largar o ninho tucano. Deles, o blog tem duvida apenas da vereadora Miriam Ribeiro, não pelo desejo dela, mas pela fidelidade ao extremo ao ex-governador Albano Franco. Se depender da decisão apenas dela, Miriam não deixa a bancada do prefeito na Câmara.  

 

Sem falar do prefeito Ivan Leite e do deputado estadual Luiz Mitidieri maiores lideranças do partido com mandatos em Sergipe, que estão se filiando ao PSD.

 

Hoje a Direção Nacional deve dar o aval para que Albano Franco forme uma Comissão Provisória após a melancólica intervenção que desgastou mais ainda a imagem de Albano Franco. O empresário Adierson Monteiro, se for ratificado presidente do PSDB em Sergipe terá muito trabalho para juntar os gravetos e as palhas do ninho tucano.

 

Uma coisa é certa: a Direção Nacional deixou claro que quer ver o PSDB no próximo ano ao lado do DEM em Sergipe, principalmente em Aracaju. O PSDB vai para as eleições 2012 com o ninho esvaziado porque os gravetos e as palhas não foram fortes o suficiente para agüentar o peso da coligação com o PC do B em Aracaju.

 

Perguntas dos leitores

Evaldo Campos ameaçou uma bomba de balançar Sergipe se Fábio Calheiros saísse do HPM. E agora? Traque de bebé? Blefe? A montanha vai parir um rato?

 

Socorro

Em entrevista ao radialista George Magalhães, no programa Liberdade sem Censura, o prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), voltou a afirmar que não será candidato em Aracaju. Fábio, que também é presidente estadual do PDT, disse que no último final de semana depois de uma reunião com seu grupo político decidiu que será candidato à reeleição.

 

Cortesia I

Em caráter de cortesia, o governador em exercício, Jackson Barreto, recebeu 13 vereadores na manhã de ontem, 18, no Palácio dos Despachos. O governador foi  informado da criação de uma menção honrosa em sua homenagem“Jackson Barreto foi vereador e hoje é governador. Esse é um momento histórico e de muita alegria para o Executivo. Por isso estamos fazendo essa visita”, ressaltou o presidente da Câmara de Vereadores, Emmanuel Nascimento.

 

Cortesia II

Participaram da conversa informal, que durou cerca de uma hora, os vereadores Emmanuel Nascimento, Robson Viana, Simone Góis, Rosângela Santana, Karla Trindade, Morito Matos, Waldir Santos, Danilo Segundo, Jailton Santana, Dr. Gonzaga, Bertulino Menezes, Evando Franca e Fábio Mitidieri.

 

Capital do futuro

Pesquisa de instituto americano aponta Aracaju como uma das capitais do futuro. Leia esta matéria do site tendências e mercado http://t.co/2sxbca1

 

Os novos ministros do STJ

Deu ontem na coluna Radar On Line, de Lauro Jardim, no site da Veja: “Dilma Rousseff escolheu hoje os três novos ministros do STJ da cota da OAB. São eles: Antonio Carlos Ferreira, advogado de carreira da Caixa; Ricardo Cueva, ex-conselheiro do Cade; Sebastião Alves Junior, ex-advogado da Eletronorte e consultor jurídico do Ministério da Integração Nacional.Tirando Alves Junior, Ferreira e Cueva foram os mais votados pelos ministros do tribunal na escolha das listas tríplices enviadas pela ordem”. 

 

Justa homenagem a Tertuliano Azevedo

A AL de Sergipe fez ontem, 18, uma justa homenagem a um homem que colaborou muito para o atual processo democrático no país, principalmente em Sergipe: o ex-deputado e ex-conselheiro do TCE, Tertuliano Azevedo. Ele recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, a mais alta honraria da Assembléia Legislativa de Sergipe, que lhe foi concedida na legislatura passada pelo então deputado estadual Antonio Passos. Após, a sessão, Tertuliano lançou o livro “A Luta pela democracia – pensamento político e atuação parlamentar”.

 

Homem raro

 “Tertuliano Azevedo é um homem raro nos nossos dias; é daqueles de cuja palavra não se pode duvidar. Aos 80 anos, é motivo de orgulho para sua família e para os sergipanos. É, ainda, motivo de orgulho para a classe política e para o legislativo brasileiro”. As palavras são do deputado estadual Venâncio Fonseca, ao saudar Tertuliano Azevedo, que é pai da deputada estadual Susana Azevedo, PSC. Na concepção de Venâncio Fonseca, “é difícil definir um homem do porte e da grandeza do amigo Tertuliano. Daí a razão efusiva honra que sinto ao ter oportunidade de, como deputado estadual, saúda-lo neste dia tão especial”.

 

PRTB consulta TSE sobre criação de novo partido I

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e seu presidente nacional, José Levy Fidelix da Cruz, protocolaram consulta no Tribunal Superior Eleitoral sobre fidelidade partidária e criação de partidos políticos.Leia abaixo os tópicos da consulta feita ao TSE, cuja relatora é a ministra Cármen Lúcia:“1)Tendo em vista o instituto da fidelidade partidária, quando um determinado parlamentar ou membro executivo, eleitos por uma legenda, assinam o manifesto de criação de novo partido, desvinculam-se automaticamente do anterior?.

 

PRTB consulta TSE sobre criação de novo partido II

2) quando um partido estiver sendo constituído, sem contudo haver obtido ainda o registro eleitoral junto ao TSE, pode ter funcionamento parlamentar?;3) sendo o mandato pertencente ao partido, pode este aplicar o seu regimento interno aos membros eleitos que caracterizadamente incorrerem em infidelidade, na fase pré-registro eleitoral de determinado partido ainda não registrado no TSE?”. (As informações são da Assessoria de Imprensa do Tribunal Superior Eleitoral)

 

Recomposição salarial de 1,4% para servidores do TJSE

O projeto de lei 49/2011, que prevê a recomposição salarial de 1,4% aos servidores do Poder Judiciário, foi aprovado pela Assembleia Legislativa no último dia 6. Conforme o Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Desembargador José Alves, assim que o governo do Estado sancionar o projeto e publicá-lo no Diário Oficial, será providenciado o pagamento aos servidores, retroativo ao mês de janeiro, pois já existem reservas em caixa.

 

5% em janeiro deste ano

Em janeiro deste ano, já havia sido concedido reajuste de 5%, valor calculado no início do segundo semestre de 2010. Mas como a inflação do ano passado, registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), foi de 6,4%, o TJSE decidiu pagar a recomposição salarial de 1,4%. “Estamos acompanhando esse projeto, como também estamos empenhados no pagamento da URV”, destacou o Presidente do TJSE.

 

Atendimento da SMTT

Em discurso na Câmara ontem, 18, o vereador Dr. Emerson Ferreira (PT) falou sobre a implantação da mão única na rua Edson Ribeiro, no bairro Salgado Filho. “Agradeço a SMTT por atender ao pleito desse vereador e dos moradores da região, do mesmo modo com relação à implantação de quebra-molas na rua Cecília Meireles, no conjunto Inácio Barbosa”, disse.

 

Lei de Organização Básica da PM

A primeira rodada de discussão sobre a organização administrativa da Polícia Militar e dos Bombeiros, foi realizada nesta segunda-feira (18) na sala de reunião da Casa Civil. O encontro foi coordenado pelo subsecretário de Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais, Francisco dos Santos e contou com a participação de lideranças da categoria e do deputado Capitão Samuel. O Major Adriano Reis, presidente da Associação dos Oficiais, disse que a Policia Militar enfrenta novos desafios diante da acentuada demanda na área de segurança pública, acrescentando que o êxito dessa empreitada só será possível se houver uma união de todos e o propósito de estabelecer dias melhores para a sociedade e para a família policial militar.

 

Promoções

Para o Major Adriano Reis o item mais importante trata da aprovação da Lei de Organização Básica e a Lei de Fixação de Efetivo, porque com isso, ocorrerá a regularização das promoções, acrescentando que hoje a corporação enfrenta uma estagnação na carreira dos policiais e explicou: “Enquanto a legislação prevê 8 anos de interstício para o soldado ser promovido a cabo, temos soldados com 17 anos sem promoção.No caso dos oficiais, temos capitães onde a legislação prevê 4 anos de interstício para que a promoção a major, e os mesmos já ultrapassam 8 anos sem a devida promoção”, finalizou o presidente da Associação dos Oficiais.

 

Resolução

O subsecretário Francisco dos Santos informou às lideranças que levará o pleito ao governador do Estado a quem cabe definir concretamente as reivindicações da categoria. “Posso antecipar que todos os pontos podem ser passíveis de uma resolução positiva por parte do governo, que vem dentro das suas possibilidades, envidando uma política de valorização das Polícias para que os policiais prestem um melhor serviço à sociedade”, disse Francisco dos Santos. 

 

Emenda pode aumentar número de vereadores em Propriá

A partir de 2013, a Câmara de Propriá, a 100 quilômetros de Aracaju, poderá passar a ter onze vereadores. Atualmente, o Legislativo conta com nove integrantes, mas uma emenda modificativa, apresentada na última sessão, possibilita o aumento da quantidade de cadeiras.

 

Justificativas

A emenda altera o parágrafo 2º do Art. 15 da Lei Orgânica do Município de Propriá”, que passa a ter a seguinte redação: “O número de Vereadores será proporcional à população do Município de acordo com dados do IBGE, observados os seguintes limites conforme a Emenda Constitucional nº 58, de 23 de setembro de 2009”.Entre as justificativas para a aprovação da emenda estão o aperfeiçoamento do processo legislativo na Câmara, a ampliação da atuação do trabalho dos vereadores e das discussões no parlamento

 

Processo seletivo para Instrutor e Tradutor de LIBRAS

 A secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) abriu seleção para contratação temporária de profissionais da área da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). Ao todo serão oferecidas 80 vagas, sendo 68 para Tradutor e Intérprete de LIBRAS e 12 para Instrutor de LIBRAS para trabalharem na rede pública estadual de ensino. A seleção será feita a partir de análise de títulos e prova prática. Para se inscrever o candidato deve ir à SEPLAG localizada na Rua Duque de Caxias, nº 346, São José, Aracaju/SE, no período de 3 a 5 de maio de 2011, no horário de 08h às 12h. Para ter acesso ao edital acesse: http://www.seplag.se.gov.br/modules/tinyd0/index.php?id=129

 

Assembleia dos servidores da UFS

O SINTUFS convocou os servidores da Universidade Federal de Sergipe para Assembleia Geral Extraordinária nessa terça-feira, 19 de abril, ara fazer uma avaliação da reunião da FASUBRA e o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão ocorrida no dia 14 de abril. A reunião teve por objetivo discutir a MP 520 e o reajuste salarial de 2011.Durante a assembleia os servidores irão discutir e deliberar se deflagrarão greve a partir do dia 25 de abril com o objetivo de pressionar o governo federal a não seguir adiante com essa medida provisória. A assembleia ocorrerá às 09h no mini auditório do CECH da UFS no campus São Cristóvão.

 

Sintrase realizará lavagem da calçada

O Sintrase estará realizando a lavagem da calçada do Sergipe Previdência localizado em frente à praça da bandeira, na quarta feira dia 20 de abril de 2011 às 08h, em protesto contra: 1 – Baixos Salários; 2 – Perseguição a liderança; 3 – Não cumprimento do acordo e desperdício de dinheiro público.

 

Piso do Magistério: Poço Verde fecha acordo

Os professores da rede municipal de ensino em Poço Verde irão receber o que preconiza o Piso Nacional do Magistério, cujo valor reajustado este ano passou para 1.187,14 por uma jornada de trabalho de 40 horas semanais a profissionais com nível médio. A definição do pagamento foi acordada  ontem, 18, durante reunião do prefeito Antônio da Fonseca Dórea, o Toinho de Dorinha, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintese).

 

Todos os esforços

Assim como determinou o Supremo Tribunal Federal (STF), o valor do piso em Poço Verde será considerado como “remuneração inicial”, sendo que todas as gratificações incidirão sob o valor de 1.187,14.  “Estamos fazendo todo o esforço possível para garantir o pagamento do piso porque sabemos que quando o professor se sente motivado, há um ganho na qualidade do ensino. Poço Verde não é um município rico, mas tem uma administração que procura zelar pelo gasto correto dos recursos públicos”, frisou Toinho de Dorinha.

 

Campanha do Varandas do Garcia recebe Prêmio Ademi 2011

Uma noite marcada pelo reconhecimento profissional e a certeza de que trabalho e criatividade é o segredo para o sucesso. Nesse clima festivo, aconteceu na noite de 14 de abril, mais uma edição do Prêmio Ademi, evento que, neste ano, premiou a Teaser Propaganda (agência de publicidade que atende à Construtora Celi) na categoria ‘Campanha Publicitária do Ano – Imóveis de 80m2 a 150m2’, com o empreendimento da Construtora Celi, Varandas do Garcia.

 

Anseios dos clientes

Inovador, o empreendimento proporcionará ao futuro morador a possibilidade de entrar no seu apartamento pela varanda. Ele é destinado para uma família que busca morar com muito conforto e vê na varanda a possibilidade de total integração e funcionalidade. De acordo com Cleon Menezes, diretor de atendimento da Teaser, a campanha do Varandas do Garcia foi elaborada baseada nos anseios dos clientes da Celi, que desejavam um empreendimento amplo, moderno, funcional com as áreas privativas super confortáveis, sendo possível ter a varanda como porta de entrada.

 

Desafios

“O nosso desafio era criar uma forma diferente de vender um produto inovador que tem como principal atributo, a entrada pela varanda. Para isso foram criadas diversas ações alinhadas a esse conceito. Diversificamos o máximo possível nas mídias, mas sem perder o foco principal do produto, vendendo em cada uma delas a materialização dessa sensação única de chegar em casa pela varanda”, explica Cleon.

 

Ferramenta indispensável

Ainda segundo o publicitário, participar de prêmios como este só reforça o quando a propaganda é vista como uma ferramenta indispensável para o mercado. Cleon ainda comemora a confiança que a Construtora Celi tem com a Teaser em 3 anos de parceria. “A Celi é uma empresa que sempre está atenta às novidades do mercado e que nos dá total flexibilidade na definição das estratégias do produto em parceria com o departamento de Marketing, Projeto e Vendas. Essa é uma vitória de todos nós”, enaltece.

 

1ª Vez, já com vitória

A vice-presidente de negócios imobiliários da Celi, Ana Cecília Barreto Oliveira, conta que é a primeira vez que a Celi participa do Prêmio Ademi. Para ela, a vitória da Campanha do Varandas do Garcia é uma conquista especial. “Sem dúvida, foi um excelente reconhecimento de um trabalho que envolve muita determinação, responsabilidade e, claro, a criatividade dos publicitários da Teaser. Estamos muito felizes com essa premiação, principalmente pelo esforço e trabalho em conjunto entre a Celi e a agência. É a prova concreta que esta é uma parceria de sucesso “, comemora Ana Cecília Barreto.

Dia Rotário de Doação de Sangue I

 Nesta terça-feira, 19, a partir das 8 horas, em stand montado em frente ao Centro de Hemoterapia de Sergipe – Hemose, o Rotary Club Aracaju Leste inicia a quarta edição do Dia Rotário de Doação de Sangue, com o objetivo de promover o aumento do estoque do Banco de Sangue através da doação pessoal dos rotarianos e da campanha de sensibilização para aumentar o número de doadores.

 

Dia Rotário de Doação de Sangue II

 A data de realização do evento foi escolhida estrategicamente na véspera do início de fim de sema prolongado. Além dos companheiros do Rotary Aracaju Leste, a população está sendo convidada a participar da doação. Para tanto, basta comparecer ao Hemose durante todo o dia, com documento de identificação e se submeter à entrevista técnica para avaliar a possibilidade da doação. (Por Nilson Socorro, jornalista e membro do Rotary Club Aracaju Leste).

 

Projeto ‘Baú de Leitura’

Hoje, 19, o ‘Baú de Leitura’ chega à Missão Cantinho do Céu e à Casinha de Jesus, no bairro Santa Maria, para proporcionar um ambiente lúdico de estímulo à leitura Um baú de couro guarda um tesouro inestimável para meninos e meninas: a leitura. É com esta ideia que o projeto ‘Baú de Leitura’, desenvolvido pelo Instituto Recriando em Aracaju, proporcionará um ambiente convidativo para que crianças conheçam novos mundos, valorizem e compreendam a própria história, e contem tantas outras.

 

Narrações

Com um acervo de 51 exemplares, os baús de leitura são compostos por narrações que traduzem a riqueza da literatura infanto-juvenil, além de dar margem à realização de atividades artístico-pedagógicas, como a contação de histórias, peças teatrais e paródias. Tanto o acervo dos baús como as atividades desenvolvidas em cada encontro serão traçados a partir de três temáticas: identidade pessoal, cultural e local; relação com o meio ambiente, natureza e tecnologia; e a comunidade, família e sociedade. Para obter mais informações sobre a retomada do projeto Baú de Leitura, entrar em contato com o Instituto Recriando através dos telefones (79) 3246-5211 e 3246-5242 ou com as instituições onde o projeto será desenvolvido. Os telefones para contato com a Casinha de Jesus e com a Missão Cantinho do Céu são (79) 9988-1828 e (79) 8112-2060, respectivamente.

 

Sarau Entre Amigos

O “Sarau Entre Amigos” terá em sua segunda edição dia 30/04 a partir das 13h, mais 02 entrevistados: O Senador Eduardo Amorim (PSC) e o Ex-Deputado Federal José Carlos Machado (DEM) (Obs: Serão duas entrevistas distintas com duração de 30 minutos cada uma). A Direção do programa é de Ludwig Oliveira e Nivaldo Cândido, além de jornalistas outros que participarão e 25 convidadas especiais que irão interagir com os entrevistados. Será em uma chácara no Robalo (com música ao vivo, após as entrevistas e uma boa feijoada acompanhada de cerveja.Acesse o site: www.entreamigosnatv.com.br

 

Esclarecimentos da Procuradoria-Geral do Estado sobre nota do blog

Referente à nota publicada no seu blog no dia 18, especificamente quanto ao “indeferimento do pedido administrativo de auxílio a um Tenente-Coronel da Polícia Militar de Sergipe”, com o objetivo de o mesmo seguir o curso de Doutorado na Argentina, temos o seguinte a esclarecer, em face do princípio constitucional da publicidade dos atos administrativos:

 

1 – A Procuradoria Geral do Estado não tem nenhuma posição contrária à Licença Remunerada de Servidor Público para Estudo, seja miltar ou civil, seja para cursos de especialização, mestrado ou doutorado.

 

2 – O papel constitucional da PGE é verificar o pedido administrativo ou o ato administrativo produzido em conformidade com a Constituição e as Leis. 

 

3 – A PGE realmente analisou, recentemente, o pedido do servidor militar José Pereira de Andrade Filho, no Processo Administrativo nº 022.101.01359/2010-9, com parecer emitido pelo Exmo.Procurador Augusto Carlos C.Melo, ocasião que pretendia o servidor receber o valor de R$ 16.200,00 (dezesseis mil e duzentos reais) e mais os deslocamentos, diárias, hospedagem e alimentação, a fim de realizar o Curso de Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Escola Superior de Justiça, com unidade no Brasil sediada em Belo Horizonte, em parceria com a UMSA da Argentina.

 

4 – Ora, o indeferimento não decorreu em nenhum momento da ausência de precedentes, legislação ou reconhecimento da instituição de ensino, mas tão somente da peculiaridade do curso.

 

5 – Outros servidores militares, inclusive hoje tendo já patente de Coronel, tiveram o pedido indeferido quando se tem presente o custeio público de cursos de Doutorado, tendo em vista que o curso não tem qualquer reconhecimento para o serviço público militar, mas tão somente para a carreira acadêmica.

 

6 – Por previsão em tratados internacionais e ratificados no Brasil por Decretos Legislativos, a exemplo do Decreto nº 800/2003, os cursos de pós-graduação realizados nos países signatários, serão reconhecidos, exclusivamente, para o exercício da docência e pesquisa nas instituições de ensino superior do Brasil.

 

7 – Ora, no Estado de Sergipe, não há ensino superior militar.  Ademais, a qualificação máxima de doutoramento não tem qualquer validade para a carreira militar, portanto, não constituindo em curso obrigatório para promoção na carreira.

 

8 – Também por previsão legal (arts.30/31 da  Lei Estadual nº 5.699/2005), a concessão de Ajuda de Custo, inclusive a título de Bolsa de Estudo, só será possível “quando o militar deslocar-se para realizar curso profissional da carreira e de interesse do serviço”.

 

9 – Não verificando nenhuma inconstitucionalidade na norma estadual, não cabe ao Procurador de Estado inovar no mundo legislativo, invadindo a competência constitucional dos agentes legitimados, e com isso permitir a concessão de Ajuda de Custo para um curso sem vínculo com a carreira militar, mas tão só destinada a habilitar o servidor a lecionar em instituições de ensino superior.

 

10 – O jargão da hierarquia lançado pelo “oculto” reclamante não se justifica juridicamente e não macula o ato administrativo.  O parecer é emitido pelo Procurador de Estado e analisado, em ato composto, pelo Procurador-Chefe.  A possível participação de um estagiário de Direito na assinatura do expediente não descaracteriza o ato, tendo em vista que o ingresso do estagiário – independentemente de ser ou não servidor público – decorre de previsão legal e por intermédio de uma seleção pública.

 

11 – O parecer da PGE não trata de uma simples opinião, mas de um ato de controle de legalidade.  Assim, o ato passa a ser vinculado.  O descumprimento ao bel-prazer pelo gestor, conforme já definido pelo Supremo Tribunal Federal, importa e muito em improbidade administrativa.

 

12 – Por fim, segue o parecer anexo para consulta  do presente esclarecimento.

 

Aracaju, 18 de abril de 2011. Cordialmente, Carlos Antonio Araújo Monteiro, Procurador de Estado, inscrito na OAB-SE nº 2616 – Procurador-Chefe da Procuradoria Especial da Via – Administrativa

 

DO LEITOR

 

SEEB/SE responde ao leitor

De José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe: Gostaríamos de explicar que o ato em defesa dos concursados, do último dia 11, foi realizado pelo Movimento Estadual dos Concursados, em parceria com o Sindicato dos Bancários de Sergipe – SEEB/SE. Além de defender a valorização do Concurso Público, a imediata convocação dos aprovados, respeito à Lei dos 15 Minutos (Lei da Filas), o fim da terceirização nos bancos, a manifestação também defendeu o Projeto de Lei da vereadora Simone Gois, de ampliação do tempo de atendimento à população. Cobrança do fim da terceirização, respeito à lei das filas e ampliação do tempo de atendimento ao público são bandeiras gerais que atingem todos os bancos, indistintamente, e consequentemente reivindicam mais bancários para todos os bancos, inclusive os privados. A campanha salarial de 2009 arrancou compromisso do Banese, firmado diante do Ministério Público do Trabalho de realização do Concuros Público. Mas, infelizmente, o Banco do Estado de Sergipe insiste em burlar e compensar a falta de funcionários com mão de obra terceirizada, via BaneseCard.

 

Atos junto a bancos privados

Continua o presidente do Sindicato dos Bancários: “O SEEB/SE tem realizado diversos atos junto aos bancos privados cobrando mais bancários. Porém, o ingresso nesses bancos se dá por decisão direta da empresa. A ação do movimento sindical é feita a partir da Convenção Coletiva Nacional. E o Sindicato dos Bancários de Sergipe adota esse instrumento na defesa dos bancários dos bancos privados, através de medidas jurídicas e frequentes ações políticas e sindicais. O Sindicato também dialoga com os demitidos dos bancos federais e do Banese, e inclui os aposentados na luta pelos seus direitos. Nosso compromisso com a luta da categoria não para. Os bancários de todos os bancos são testemunhas”.

 

Vitória na TV Sergipe

Do radialista e secretário de Relações Sindicaits da Federação dos Radialistas, Chico Pereira: “Saúdo com o máximo de alegria, o movimento em sí, mas principalmente o fato da mobilização, que culminou na vitória, no entanto é preciso capitalizarmos essa vitória na TV Sergipe para servir de inspiração ao conjunto dos radialistas do estado e do conjunto dos radialistas brasileiros, afinal uma luta com vitória é mais importante do que o próprio dia-a-dia da nossa caminhada sindical. Mas também é fundamental fortalecermos os meios de comunicação alternativos, pois é através deles, que podemos divulgar as lutas de comunicadores, como jornalistas e radialistas, que nunca são notícia na mídia controlada pelo grande capital. Daí a importância de saudarmos os blogs e o conjunto da mídia de rede social. Mas também, um ou outro meio, que mesmo patronal, guarda alguma liberdade de expressão. Viva os radialistas e jornalistas da TV Sergipe.

 

A volta do Caderninho

Do leitor Alberto Argolo: “Aqueles mais antigos lembram das bodegas tanto no interior como na capital, que na falta de alternativa de que melhorar seus caixas usava uma caderneta para anotações de compras de seus clientes, para quitação no final do mês, no entanto na hora do pagamento, o cliente tinha direito de fazer a soma e conferir suas compras. O que está acontecendo no trânsito de Aracaju é simplesmente imoral, pois os agentes multam, e você não tem o direito de ver a foto ou assistir a filmagem da infração, quando da ausência no local do agente de trânsito, sei que o caixa pode está vazio, mas o motorista tem o direito de trafegar nas ruas e avenidas com tranqüilidade de que terão o bom senso por parte da SMTT, no tocante as questões da falta dos radares. O que se ver hoje é uma busca desenfreada por receita. Esse leitor foi multado dia 30/03/2011 ás 07h04min por não dar preferência a pedestre ou veículo não motorizado, um absurdo, ninguém reclamou, nem o fato aconteceu, e o agente há esta hora! só se for Lombardi ressuscitando do além. Fiz a contestação e em breve divulgarei o julgamento”.

 

Sobre a sugestão para a SMTT nos Jardins  

Da leitora Célia: “A solução no trânsito de Aracaju, não passa, nem de longe, pelo fechamento de retornos; isso só transfere o problema para o retorno mais à frente. O que ocorre com os retornos é muito mais grave e ao mesmo tempo simples: um carro que vai retornar num sentido “tapa” a visão do outro carro que está no sentido oposto. A solução seria colocar os retornos numa posição em que um não atrapalhasse o outro e com uma distância entre eles para que a fila de carros formada não atrapalhasse ninguém. Outro problema nesse trecho da Tancredo Neves, citado por você, é que fora a faixa de pedestres existente no semáforo da “contorno veículos”, não há nenhuma outra faixa de pedestres num trecho de um quilômetro e meio! Podemos dizer que depois do viaduto do dia, sentido avenida beira mar só há duas faixas de pedestres. Ademais, o serviço de transporte público para os moradores do Inácio Barbosa e adjacências é bastante deficiente , obrigando quem ali mora a usar o próprio carro nos deslocamentos cotidianos, aumentando o fluxo de veículos no já caótico trânsito aracajuano”.

 

Insegurança Pública, mortes no Trânsito e falta de investimentos na GMA

De Ney Lucio dos Santos Presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju: No balanço da década, as capitais brasileiras evidenciaram uma leve queda. Contudo, podemos observar que várias capitais apresentaram incrementos bem preocupantes. São os casos de Salvador, Maceió, São Luís e Florianópolis – ainda que esta última com baixos quantitativos mais do que triplicou seu número de homicídios. Perto desses valores encontram-se, também, Aracaju e Curitiba.

 

No Ordenamento das Capitais por Taxas de Homicídio (em 100 Mil Habitantes) na População Total. 1998/2008.  Aracaju saltou da 22ª posição em 1998, para a preocupante 15ª posição em 2008, ficando a frente de capitais como, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Tão triste quanto esses números, é ver a Prefeitura de Aracaju comemorar a reabertura do posto da Policia Militar dentro do Mercado Albano Franco. No resto do País, a Guarda Municipal participa ativamente das políticas públicas voltadas à segurança dos munícipes, em Aracaju a Prefeitura prefere investir milhões em contratos com empresas de vigilância terceirizada e comemorar a presença da Policia Militar nos postos de serviço da Guarda Municipal. Concurso público, valorização profissional, e investimentos em equipamentos de infraestrutura são o que a Guarda Municipal precisa para contribuir com a sociedade Aracajuana de forma mais eficaz.

 

Trânsito – Ordenamento das Capitais por Taxas de Óbito e Acidentes de Transporte (em 100 Mil) na População Total e na População Jovem. Brasil, 1998/2008.

 

Aqui a situação é ainda mais preocupante com um alarmante 6º lugar para nossa cidade, É na região Nordeste que se pode observar o maior incremento do período: 21% devido aos largos aumentos em São Luís e, em menor escala, em Aracaju.

 

Considerando a faixa de 15 a 24 anos das Capitais, Aracaju e Salvador evidenciam elevados índices de crescimento. Em compensação, 13 Unidades apresentam decréscimo em termos absolutos, com destaque para Belém, cujos números caem para menos da metade.

 

Nas três últimas tabelas, alguns fatos merecem ainda destaque:Capitais, como Teresina, Florianópolis ou Aracaju, que de uma situação de relativa tranquilidade passam a ostentar elevados índices de violência no trânsito; o E outras ainda que de uma situação de elevada violência passam a ter uma condição mais aceitável, como o caso de Maceió.

 

No caso de Aracaju é interessante ressaltar que nos últimos anos tivemos um aumento considerável de instalação de equipamentos eletrônicos de fiscalização no trânsito, mesmo assim, os números de mortes continuam crescendo, se os números são tão claros onde estão os erros?

 

Medidas como, investimentos significativos em Educação para o trânsito, investimentos em infraestrutura, aumentar o número de Guardas para trabalharem na prevenção de acidentes, e a participação efetiva da população, podem ajudar a reduzir as mortes. Infelizmente até o momento a SMTT não anunciou nenhuma medida para tentar solucionar o problema, em vez disso inaugurou a campanha de multar utilizando suas câmaras de monitoramento.

 

 O Contran através de resolução elenca uma série de requisitos para que um equipamento eletrônico seja utilizado para multar, entre esses requisitos estão, o estudo para determinar a necessidade da instalação, e a aferição do Inmetro, alguém viu estes documentos? Além disso, não sabemos como foi feito a licitação destes equipamentos, será que está previsto no contrato? Estamos precisando urgentemente de políticas sérias voltada a solucionar os problemas do trânsito em Aracaju, sob pena de vermos estes tristes números aumentarem a cada dia.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia

“O exercício do poder é perigoso… Para quem não o exerce” – provérbio da máfia da região da Calábria.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais