Otimizando títulos para buscas no celular

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No texto da última semana, com as dicas sobre como potencializar os resultados no Google Hummingbird, já falamos da importância de investir numa versão mobile para o site da sua empresa. Afinal, a quantidade de acessos por meio das plataformas móveis não pára de crescer e estar ausente deste universo pode não ser – nem de longe – a melhor alternativa para o seu negócio.

Só para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela GlobalWebIndex, no final de 2013 e com internautas de 32 regiões do mundo, 65% dos usuários acessam a internet através do celular. O percentual representa um aumento de 19% em relação a 2012.

Antes ainda, lá nos idos de 2011, o próprio Google já havia feito o alerta. Em seu estudo intitulado “Mobile Movement”, a empresa apontou que expressivos 77% das pessoas que navegam na web via celular utilizam mecanismos de busca. E mais: os títulos das páginas são o primeiro item que estes internautas avaliam, na hora de selecionar em quais clicar.

Para auxiliar você a maximizar a conversão de cliques também nas plataformas móveis, reunimos as quatro principais dicas propagadas por especialistas ao redor do mundo, na hora de criar os títulos das suas páginas. Elas são (extremamente) simples, fáceis de implementar e têm rendido boas críticas. Vamos lá…

1) Comece com palavras-chave. O início do seu título deve trazer palavras-chave estratégicas e que agreguem diferencial ao seu site. Como exemplo, vamos considerar um grupo de internautas que está buscando informações sobre os “fundamentos do Marketing Digital”. Coincidentemente, você redigiu um excelente e-book sobre o tema, cujo donwload gratuito gostaria de estimular. O título da sua página, então, poderia ser “E-book grátis: Fundamentos do Marketing Digital”. Isto porque o “e-book grátis” é justamente o seu maior diferencial (e, por isso mesmo, merece ficar à frente do título), já que as demais palavras fazem parte de uma busca padrão.

2) Reduza o tamanho. Sabe os 65 caracteres apontados como máximo para os títulos dos sites desktop (que acessamos através do computador comum)? Enxugue-os para 45. Como o tempo de exposição da mensagem é mais curto nos dispositivos móveis, os textos devem seguir esta mesma premissa.

3) Compare o mobile com o desktop. Conhecer as expressões exatas utilizadas pelos internautas na hora de buscar o seu produto/serviço é essencial para otimizar os resultados. E elas podem mudar do desktop para o mobile. Ferramentas como o Google Analytics e o Google Webmaster Tools trazem a relação das palavras-chave utilizadas em cada dispositivo e podem auxiliar na tomada estratégica de decisões.

4) Mantenha as boas práticas de SEO. Como o Search Engine Optimization (SEO) prevê justamente as melhores ações para rankear o seu site nos mecanismos de busca, é importante ficar sempre atento a elas. Escrever textos originais e sem duplicidade, relacionar conteúdos de páginas internas e trabalhar uma boa meta description são algumas das recomendações.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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