Pacatuba/Pirambu: Conciliação e não renúncia fiscal

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Alguém pode renunciar algo que não tem? Não precisa ser advogado para saber que não. Pois bem, depois de 12 anos de várias tentativas entre os gestores que passaram, as prefeituras de Pacatuba e Pirambu estão prestes a realizar uma conciliação judicial que beneficiará todos os moradores.  Até o interventor, em 2007, tentou fazer o acordo, mas não teve êxito.

Em rápidas palavras, uma briga na Justiça Federal que já dura cerca de 12 anos e pode durar mais 10 (recursos, 1ª instância, 2ª e STF), está deixando que os moradores das duas cidades tenham benefícios de diversas obras e serviços. A disputa é pela área limítrofe onde fica o poço do Robalo e os royalties gerados da exploração do local.

O poço foi fechado, ou seja, não gera mais royalties – E um detalhe que muita gente não sabe, inclusive a imprensa. O local que gerou a celeuma, o Robalo, não produz mais. Ou seja, há seis meses não entra mais recursos. Quem ganhar a peleja não vai ter mais do que está depositado judicialmente conforme decisão federal.

Estima-se que estão depositados, com juros, cerca de R$ 100 milhões.  Os dois prefeitos – Alexandre (Pacatuba) e Élio (Pirambu) querem fazer a conciliação e para isso enviaram projetos para os legislativos para dar publicidade ao ato. Porque legalmente não seria necessária pedir autorização para fazer uma conciliação judicial.

Alguns da oposição nos dois municípios – que antes tentaram e não conseguiram a conciliação – agora tentam ludibriar a população com a estória que é renúncia de receita. Como você viram não é.

O dinheiro está depositado e ninguém sabe quem vencerá a peleja daqui há 20 anos.  Quantas crianças perderão oportunidades neste tempo todo? Quantas obras deixarão de existir?

Os dois gestores estão mostrando grandeza de espírito com a conciliação. Melhor do que serem negligentes e omissos com duas comunidades que precisam muito do poder público.

Polêmica divisas de Tocantins, Bahia, Piauí e Goiás durou quase 20 anos
Um bom exemplo de celeuma foi a disputa na divisa dos estados de Tocatins, Bahia, Piauí e Goiás que durou quase 20 anos e precisou de uma decisão final do Superior Tribunal Federal – STF.

O imbróglio do transporte na Grande Aracaju
Pelo que o blog vem acompanhando – com respaldo de alguns leitores – a criação do consórcio do transporte integrado da Grande Aracaju (envolvendo a capital, a Barra, São Cristovão e Socorro) será difícil politicamente a formação da licitação.

Alguns dos motivos citados pelos leitores
– As prefeituras querem criar uma "taxa de administração", ganhariam um percentual sobre a arrecadação de cada passageiro embarcado nos seus municípios, sem fazer nenhum investimento em terminais, por exemplo, o que existe hoje, foi o Estado que fez, muito precário, vão precisar fazer mais.

Alguns dos motivos citados pelos leitores II
– Outro problema grave é a quantidade de táxi-lotação acima da necessidade em alguns dos municípios. O serviço funciona através de um Termo de Ajuste de Conduta no MPE, cujo real interesse foi atender aos prefeitos da época. A Barra dos Coqueiros, por exemplo, tem mais taxi do que veículos emplacados no município, logo após a inauguração da ponte.
– As prefeituras metropolitanas fizeram acordos com taxistas passando por cima da lei.

Alguns dos motivos citados pelos leitores III
– As empresas que desejarem participar da licitação vão querer o fim do táxi-lotação para viabilizar os investimentos, que não serão pequenos.
— Hoje estes taxis-lotação trocam de mãos, o valor do alvará é grande, na grande maioria não são os proprietários que dirigem. Em Socorro e São Cristovão, o ponto é muito caro, em torno de 100 mil. Tem “investidores” que tem 10 pontos alugados em nome de terceiros. Ou seja, para acabar vai ser difícil.

90% dos táxis -lotação são dirigidos por defensores, que pagam mensalmente
E tem mais se o poder público e os prefeitos quiserem acabar com a farra dos táxis-lotação é só fiscalizar. Os donos, na sua grande maioria não trabalham. Alugam o ponto para defensores. É uma mão na roda. Concessão pública não pode ser desta forma, mas por conta da politicagem todos fecham os olhos.

Apelo a prefeita Esmeralda, de Carmópolis: respeite a história de Joãozinho da Mangueira
Quem acompanha o futebol sergipano há muito tempo lembra-se do grande ponta, Joãozinho, que foi ídolo de grandes times, chegando ao Corinthians e a vestir a camisa da seleção brasileira. Não ganhou dinheiro com o futebol e há 20 anos mora em Carmópolis, onde é guarda municipal concursado.  Joãozinho, como experiente no esporte, sempre desenvolveu seu trabalho na área, seja como diretor ou ensinando a garotada.

Fernando França, se vivo, respeitaria o passado de Joãozinho
Agora, de uma hora para outra, por pura perseguição política teve que vestir farda, perdeu parte significativa do salário e presta serviço numa área fora da sede do município à noite. O blog espera que a prefeita tome as devidas providencias e respeite a história de Joãozinho. Aliás, se Fernando França, que era amante do esporte, estivesse vivo isso não aconteceria com Joãozinho. Fernando respeitaria o passado dele e sua posição política. Tomará que a prefeita Esmeralda não seja a mandante de tamanha perseguição.

Jackson anuncia duas vias para melhorar trânsito em Aracaju
O governador Jackson Barreto, PMDB, anunciou duas obras para facilitar o trânsito em Aracaju. As obras irão ligar a avenida Augusto Franco ao loteamento Marivan, e promover a duplicação de vias na região do Porto D’Anta.

18 meses
Para dar andamento ao projeto de construção das vias, os processos licitatórios já foram encaminhados para a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Após a autorização, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) dará início à licitação. O prazo de execução é de 18 meses.

Vinicius quer reforma política com mudanças reais
Ao analisar os itens já votados da reforma política no Congresso Nacional, o presidente da Câmara de Aracaju, Vinicius Porto, DEM, registrou que apenas o fim da reeleição é uma mudança concreta.

Reforma ampla
“O povo esperava uma ampla reforma política. O Congresso perdeu a grande oportunidade de moralizar o processo eleitoral. O que houve, até o momento, foi um remendo para adequar a Legislação Eleitoral às conveniências de momento dos próprios parlamentares”, destacou Vinicius.

Benefício
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) participou, no último fim de semana de solenidade de entrega de patrulha mecanizada no município de Itabaianinha. A pá carregadeira entregue à cidade foi fruto de emenda parlamentar de Fábio no valor de R$ 250 mil.

Benefício II
O prefeito de Itabaianinha, Robson da Laranja, enalteceu a importância do deputado no desenvolvimento do município, principalmente na captação de recursos.Fábio reafirmou seu compromisso com o povo sergipano e garantiu que Itabaianinha receberá, em breve, recursos para a construção de um mercado no Povoado Ilha.

Passarela totalmente aberta e simples. Porque não construir em Aracaju?
A foto ao lado é de uma passarela que está sendo construída em Fortaleza numa das principais avenidas, a Antônio Sales. Fácil,

Uma estrutura de passarela que pode se encaixar perfeitamente em Aracaju.

 com segurança, pode ser construída em avenidas que têm canteiros centrais que servirão para sustentação.   Porque não construir para acesso aos shoppings de Aracaju, por exemplo? Ou na Avenida Adélia Franco, ao lado do Extra?

Falece vereador do PSB de Simão Dias
O vereador do PSB de Simão Dias, João Deda, faleceu no início da tarde de ontem de infarto fulminante. O vereador tinha cinquenta e quatro anos, e era filiado ao partido PSB. João Deda como era conhecido, obteve nas urnas simaodiense, nas ultimas eleições 1, 053 (Um mil e cinquenta e três) votos. O vereador estava cumprindo o seu quinto mandato na câmara de Simão Dias.

Grande perda para Simão Dias
Em missão oficial em Genebra, o deputado Valadares Filho escreveu: “Uma grande perda para o povo de Simão Dias e para o PSB.. Mas deixo aqui meus sentimentos a toda família.”

Canindé: Heleno Silva diz que dará nomes de “chantagistas”
Revista Canindé/Adeval Marques: “Em entrevista ao radialista Roberto Silva, nesta segunda-feira, (08), no programa de rádio da Prefeitura Municipal, o Prefeito Heleno Silva (PRB), afirmou que dará nomes à chantagistas da política em Canindé  Para Heleno Silva é inadmissível que essa cultura – extorsão – se perdure em Canindé de São Francisco e afirmou que tais atores fizeram a mesma prática na gestão anterior – governo de Orlandinho, 2005 a 2012 -. Sem dá maiores detalhes e nem apontar nomes Heleno concluiu a entrevista afirmando que contará uma história e que dará nomes ao que qualificou de chantagistas.”

Regulamentação
A deputada estadual Maria Mendonça, PP, saudou ontem, 08,  os esteticistas presentes na sessão, que pediam a regulamentação da profissão. Para a parlamentar, é fundamental que a profissão seja regulamentada, pois só assim a atividade será lícita e reconhecida.

Bancada
Maria disse ainda que a bancada federal de Sergipe, composta por oito deputados e três senadores, com certeza vai contribuir com todos os ajustes necessários e a Assembleia Legislativa de Sergipe, também vai estar ao lado dos profissionais.“Os nossos votos de boas vindas e desejo de sucesso pleno, que consigam de fato a aprovação desse projeto”, afirmou.

Apoio
Já o  deputado estadual Georgeo Passos, PTC, registrar a participação, na última quarta-feira, 03, em uma manifestação junto aos professores e alunos no município de Ribeirópolis, bem como cobrar por segurança pública na região. “É muito difícil ser professor neste Estado”, afirmou Georgeo, levando em consideração a situação exposta por alunos e professores de Ribeirópolis.

Falta de servidores
O parlamentar destacou que faltam servidores para a execução de serviços básicos nas escolas, como merendeiras e auxiliares de serviços gerais, levando estas responsabilidades para os professores. “Estamos ao lado dos alunos e professores do município de Ribeirópolis e de todo o Estado”, destacou.

Arena multisuo
Promessa feita pelo prefeito João Alves Filho, Aracaju vai ganhar um novo espaço que poderá sediar jogos de várias modalidades esportivas. A obra está prestes a ser iniciada, sendo que a nova Arena ficará localizada na orla de Atalaia. Em verdade, nossa cidade figura entre as raras capitais que não possuem um ginásio de esportes. O que justifica, plenamente, a iniciativa da PMA. Shows, apresentações diversas também poderão acontecer nos novos equipamentos que servirão tanto ao esporte, à cultura e ao turismo.

Fator previdenciário
A luta pela aprovação de sua queda será bastante renhida. A favor estão os partidos de oposição (PSDB, DEM e outros, além do ex-presidente Lula. Posição contrária é adotada pelo governo e a base aliada. É mais um ponto crítico da reforma que está em andamento.

Afinado
O senador Antonio Carlos Valadares está perfeitamente sintonizado com a ala do PSB que deverá apoiar a provável candidatura de Marta Suplicy à prefeitura de São Paulo, em 2016.

G-7 fecha acordo histórico
Com o fito de reduzir para 2 graus em 50 anos a temperatura do planeta. A anfitriã foi a chanceler alemã, Angela Merkel.

Serra entra na parada
Pela indicação do PSDB para concorrer à presidência, em 2018.

Evasõ fiscal
Cresce, de forma acentuada, movimento mundial que visa à contenção de remessa de dinheiro aos paraísos fiscais. A iniciativa conta com o apoio do Brasil.

Fazendo Justiça
Na crônica esportiva sergipana, o narrador de rádio e apresentador na TV, Raimundo Macedo, manteve, e ainda mantém, uma posição crítica face às irregularidades frequentes cometidas pela CBF, principalmente no tocante ao ex-presidente Ricardo Teixeira. Claro que outros também o fizeram. Mas não com a mesma firmeza. O mesmo pode afirmar-se no que concerne à FSF.

Fazendo Justiça II
Raimundo começou muito cedo, na Rádio Liberdade, cuja equipe esportiva era liderada por Carlos Batalha, em 1975. Está, portanto, próximo dos 40 anos dedicados ao rádio sergipano. Firme em suas críticas, Raimundo Macedo, natural de Aquidabã, atua, há vários anos, na Liberdade AM 930 e na TV Atalaia – Canal 8. Hoje um veterano, continua em sua luta que dignifica a categoria a que pertence.

Perda irreparável. Ainda sobre João Batista Santana
O rádio sergipano acaba de perder um grande profissional. Faleceu João Batista Santana, que dedicou toda uma vida à comunicação, em nosso Estado. Passou por todas as emissoras de Aracaju, em todas elas deixando o seu exemplo de correto profissional. Concluiu sua brilhante carreira na cidade de Itabaiana, dando sua contribuição ao rádio local, atuando nas emissoras Princesa da Serra (AM) e Itabaiana FM (frequência modulada). Sem dúvida, deixa uma grande lacuna, mas, acima de tudo, um importante legado. Um exemplo de extrema dedicação ao rádio sergipano.

Fiori Gigliotti
Fez, ontem, 9 anos do falecimento de um dos maiores ícones do rádio esportivo brasileiro. Sua morte ocorreu em 08 de junho de 2006. Com um estilo inconfundível, mestre no manuseio da língua portuguesa, Fiori foi um dos narradores esportivos mais queridos e respeitados de todo o Brasil. Atuou durante anos no rádio paulista, principalmente nas emissoras Pan-Americana, atual Jovem Pan, e Bandeirantes. Mas encerrou a carreira na Rádio Capital. Foram seus contemporâneos no chamado Escrete do Rádio: Mauro Pinheiro, Luiz Augusto Maltone, Roberto Silva, Flávio Araújo e Ênio Rodrigues, dentre outros.

Lina canta Jobim 2
Taí, este é imperdível, pois a primeira edição foi casa superlotada. Lina Sousa componente do grupo "As Moendas" teve como

Dia 12, no Atheneu tem Lina Sousa

destaque maior o período em que recebeu o respaldo de Vinícius de Moraes…  este espetáculo que será no Atheneu dia 12 de junho a partir das 20h tem a direção de Ricardo Vieira, é imperdível!!!

Seminário sobre e-commerce acontece em Aracaju
Micro, pequenos e médios empreendedores que pretendem investir no comércio eletrônico terão oportunidade de participar gratuitamente do Seminário sobre e-commerce. Será no dia 9 de junho, no SENAC da Av. Ivo do Prado, 564, das 08h às 17h30. As inscrições podem ser feitas no site http://www.ciclo-mpe.com.br/2015/06-09_aracaju/conviteletronico_aracaju-se_09-06-2015.html

Áreas
Os seminários estão divididos em três amplas áreas: Infraestrutura (planejamento, montagem, requisitos técnicos etc.), Operação (logística na cadeia de suprimentos, transações seguras nas operações de venda e meios de pagamento seguros disponíveis) e Marketing (publicidade on-line, SEO, marketing digital).  As palestras de cada uma dessas áreas são ministradas por empresas patrocinadoras ou parceiras da camara-e.net nessa iniciativa.

Festa do Padroeiro São João Batista, em Cedro de São João
A  Festa do Padroeiro São João Batista de Cedro de São João será realizada de 15 a 24 de junho. No dia 23/06 (terça-feira) será a

Cartaz da Festa do padroeiro de Cedro dese ano

noite dos Filhos Egressos “Inspirados por São João Batista, sejamos uma Igreja servidora e missionária”.Compareça e colabore com sua doação para o noiteiro e reforma da paróquia. Contato com o Padre Paulo César pelo telefone nº 79 9833-9792.Aquele que abriu mão de sua terra natal, abriu mão de seu Deus (Dostoiévski).

Ampliação
O Hapvida Saúde amplia a estrutura de suas unidades de atendimento para entregar ainda mais conforto e serviços de qualidade para seus clientes. Agora, pacientes da operadora têm a sua disposição um novo tomógrafo para realização de exames e diagnósticos não invasivos. O equipamento, que se encontra no Hospital Gabriel Soares já está em operação para pacientes em tratamento daquela unidade.

PELO TWITTER

www.twitter.com/jrobertotgomes  Em uma coisa concordo plenamente: você tem todo direito em ser um babaca e ninguém pode lhe negar isto…

www.twitter.com/clovis_silveira  O Radio é bom porque dá espaço para desabafar, filosofar, mandar indiretas, reclamar da vida. Mas aja paciência pra aguentar!

www.twitter.com/WilliamFonseca  Pouca coisa boa além de água pura cai do céu. Ao desejar algo bom para si mesmo, ficar parado esperando acontecer não é lá uma boa ideia.

www.twitter.com/Gladson_Cardoso  "Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho." Provérbios 19:2.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Saúde Aracaju – Meningite

A Secretaria de Saúde de Aracaju, através da vigilância em saúde, informa que as notícias veiculadas nas redes sociais sobre casos de meningite bacteriana, em hospitais da capital, não são verdadeiras. a vigilância epidemiológica averiguou junto às comissões de controle de infecção hospitalar (ccih) das unidades hospitalares, citadas no episódio, e verificou tratar-se de uma informação falsa.

A saúde de aracaju enfatiza que todo caso suspeito de meningite deve ser notificado junto à vigilância epidemiológica, para que as medidas de controle sejam adotadas. lembramos ainda a importância do cuidado principal na prevenção contra a doença: manter os ambientes domiciliares e ocupacionais arejados.

ANÁLISE SAÚDE – Hospitais pelo Brasil e infecções. Muitas mortes por todo país

Nas últimas semanas, um elevado número de mortes por infecção pela superbactéria KPC assustou os hospitais do país. Até a última sexta-feira (22 de outubro), foram 18 mortes no Distrito Federal, uma no Paraná e outras 22 pessoas infectadas em mais quatro estados.

No Hospital Israelita Albert Einstein, esse tipo de superbactéria tem sido estudada desde 2006, com o objetivo de conhecer seus mecanismos de resistência aos antibióticos disponíveis para tratamento. Felizmente, até agora o Hospital identificou apenas dois casos de colonização por KPC (pacientes portadores da bactéria sem desenvolvimento de infecção), entre janeiro e setembro de 2010.

As superbactérias são micro-organismos que produzem uma substância (enzimas carbapenemases) que inativam os antibióticos, desenvolvendo assim sua resistência. Elas são, atualmente, as grandes vilãs no combate às infecções hospitalares.

A KPC – Klebsiella pneumoniae carbapenemase – é conhecida como sendo do tipo oportunista, ou seja, ataca pacientes com quadros de saúde complicados, vítimas de doenças graves ou que estão com suas defesas diminuídas – como pessoas que passaram por cirurgias, portadores de sondas e catéteres, transplantados de órgãos e indivíduos em tratamento quimioterápico.

Se desenvolverem infecção, esses pacientes geralmente permanecem no hospital por mais tempo e sofrem piora em seu prognóstico, o que pode aumentar o risco de morte.

A resistência antimicrobiana emergiu como um dos principais problemas de saúde pública na última década. Apesar do desenvolvimento e introdução de novos antibióticos, o fenômeno tem apresentado crescimento constante. Por enquanto, as superbactérias se mostram bastante resistentes à maioria dos antibióticos. Por isso, medidas de prevenção e de controle são extremamente importantes para os hospitais.

Meios de contaminação

As superbactérias podem se disseminar no ambiente hospitalar, em geral, por meio da transmissão cruzada entre pacientes. Isso é, são transportadas de um paciente a outro por meio das mãos dos profissionais de saúde. A contaminação do local, especialmente por meio dos equipamentos e superfícies próximas ao paciente, também pode contribuir para essa transmissão.

Uma característica importante da KPC é que, além de se multiplicar com rapidez, ela tem a capacidade de transmitir para outras bactérias o gene produtor da enzima, que destrói os antibióticos.

Tratamento e prevenção

De acordo com a médica infectologista e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Israelita Albert Einstein, Dra. Luci Correa, o uso abusivo de antibióticos para tratamento de infecções em geral pode deixar as bactérias ainda mais resistentes.

"É importante entender que bactérias causadoras de infecções possuem uma notável habilidade para desenvolver mutações em seus genes ou para adquirir genes provenientes de outros germes. É dessa forma que desenvolvem resistência aos antimicrobianos. As estratégias de prevenção são fundamentais para impedir a disseminação dessas bactérias. As principais são: higiene das mãos dos profissionais de saúde, limpeza adequada do ambiente e uso racional de antibióticos", explica a médica.

Hospital Israelita Albert Einstein

Enquanto os medicamentos capazes de inibir e conter o avanço das superbactérias são pesquisados, o Einstein investe constantemente em programas e métodos de prevenção de infecções.

Para cada tipo de infecção existe um pacote específico de medidas preventivas e diferentes estratégias de vigilância. No caso da KPC, uma importante e eficaz medida utilizada em todos os casos identificados é o isolamento do paciente, ou seja, a permanência individualizada em seu quarto, com utilização de luvas e avental pela equipe que realiza o atendimento, dando maior segurança aos outros pacientes da instituição.

Qualidade e Segurança do Paciente –  Como a transmissão de micro-organismos pelas mãos é a causa mais frequente de contaminação, todos os profissionais passam por treinamento periódico sobre a importância da higienização adequada e constante das mãos.

Os agentes de limpeza do ambiente também são treinados. E visando sempre à prevenção de infecções, os materiais e equipamentos utilizados no processo de higienização permitem uma limpeza ambiental efetiva e rigorosa.

No Einstein, essas e outras inúmeras medidas – como a realização de exames microbiológicos de vigilância e de auditorias de estrutura e processos, e a racionalização do uso de antimicrobianos – são implantadas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar a fim de diminuir fatores de risco, oferecer segurança aos pacientes e clientes do hospital e prevenir o surgimento de micro-organismos resistente.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun     

Frase do Dia
Depois do verbo “amar”, o verbo mais belo do mundo é “ajudar”. Bertha von Suttner, novelista e pacifista austríaca, ganhadora do Prémio Nobel da Paz em 1905, nasceu em 09 de Junho de 1843 e morreu em 1914.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais