Pais do mesmo filho

0

O senador Eduardo Amorim (PSC) e o deputado federal Rogério Carvalho (PT) garantem terem conseguido a implantação do curso de Direito no campus da UFS em Itabaiana. Em outras palavras, os dois se apresentam como pais do mesmo filho e justificam a paternidade com audiências que tiveram, isoladamente, no Ministério da Educação. Amorim diz ter recebido a garantia do secretário de Regulação da Educação Superior do MEC, Jorge Messias, que o vestibular para Direito em Itabaiana já acontecerá em 2014. Rogério distribuiu foto com o ministro interino da Educação, Henrique Paim. Este prometeu que no dia 14 de fevereiro uma equipe do MEC inspecionará o campus para definir a implantação do curso. Aqui pra nós, aos jovens itabaianenses pouco deve importar quem é o pai desta ‘criança’, mas quando ‘ela’ vai chegar  naquele município.

Cidadania

Nascido em Maceió, o secretário estadual de Comunicação, Carlos Cauê, recebe hoje o título de cidadão aracajuano. De autoria do vereador Emmanuel Nascimento (PT), a homenagem será entregue em solenidade marcada para as 11h no plenário da Câmara Municipal.

Inverdade

Finalmente ontem, a Secretaria da Saúde de Aracaju informou quantos médicos são servidores da Prefeitura. Segundo relatório enviando à Câmara Municipal, são exatos 569 médicos entre os que estão atuando nos postos de saúde, e cedidos a outros órgãos. O número desmente o vereador Agamenon Sobral (PP), que denunciou a existência de mais de 700 médicos na folha da Prefeitura e que alguns deles recebem sem trabalhar.

Aterro proibido

A empresa Torre está proibida de construir um aterro sanitário em Socorro. Foi o que decidiu ontem o Tribunal Regional Federal, que revogou decisão favorável a obra da magistrada Telma Maria Santos. Para barrar o empreendimento, a Associação dos Moradores do Povoado Tabocas alegou que o aterro localiza-se em zona urbana, próximo à Floresta Nacional do Ibura e em cima de um lençol freático, além de ficar numa área de segurança aeroportuária.

Crime

O criminoso aterro de parte do leito do Rio Sergipe foi condenado ontem pelo vereador aracajuano Iran Barbosa (PT). Segundo ele, a prefeitura precisa associar o conceito ambiental ao ultrapassado modelo de grandes obras embasadas apenas em decisões de engenharia. O parlamentar entende que o aterro não deveria ter sido iniciado antes da conclusão do estudo de impacto ambiental. Está corretíssimo!

Francês caboclo

Durante palestra para empresários do comércio, o governador Jackson Barreto (PMDB) provocou risos da plateia duas vezes. A primeira foi ao dizer que, na intimidade, chama Vera Lúcia, presidente do Banese, de “mamãe Patinhas”, referência ao controle exagerado que ela exerce sobre o banco. A outra foi quando se referiu à francesa fábrica de embalagens de vidros da Saint-Gobain que se instalará em Estância: “Desculpem a pronúncia, pois meu francês é de Santa Rosa de Lima”, explicou.

Homenagem

O recém-inaugurado Centro Empresarial Integrado (CEI) de Tobias Barreto vai ser batizado com o nome do governador licenciado Marcelo Déda (PT). A homenagem é um reconhecimento à decisão do petista de investir mais de R$ 15 milhões para construir aquele espaço, considerado o mais moderno do país e que já acolhe 31 empresas do ramo de confecções.

Nem pensar

O presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra, descarta qualquer apoio do partido ao governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB). O tucano, que veio ontem a Aracaju empossar os dirigentes do Instituto Teotônio Vilela, jurou de pés juntos que o PSDB está unido em torno da pré-candidatura a presidente do senador Aécio Neves. Não é bem isso que pensa a turma de José Serra.

Grana preta

A bancada federal de Sergipe apresentou ontem suas 15 emendas coletivas ao Orçamento da União para 2014. Avaliadas em R$ 780 milhões, as propostas orçamentárias sergipanas são voltadas para abastecimento, saneamento básico, infraestrutura urbana, regularização fundiária, saúde e reestruturação e expansão de instituições de ensino. O problema é conseguir que o governo federal libere toda essa grana no decorrer do ano que vem.

Fique ligado

Essa interessa a quem está devendo a Secretaria Estadual da Fazenda: hoje é o último dia para aderir ao programa de negociação de dívidas referentes ao ICMS e Imposto sobre Doação (ITD). Batizado de Fique em Dia, o programa visa facilitar a regularização de pendências de ICMS e ITD com o Fisco estadual. Entre as opções oferecidas aos devedores está o pagamento à vista com descontos de 95% das multas e 80% dos juros. Tá nessa?

Do baú político

Nem todo mundo sabe, mas entre os sergipanos que foram para a 2ª Guerra Mundial estavam três bravas mulheres: as enfermeiras Lenalda Alves Campos, Jane Simões e Isabel Novais. O professor Ariosvaldo Figueiredo conta no livro ‘História Política de Sergipe’ que, ao retornarem da Itália, em agosto de 1945, elas e todos os demais expedicionários foram homenageados com eventos realizados em Aracaju e no interior. Criou-se até uma Comissão de Homenagem, Assistência e Recepção à Força Expedicionária Brasileira (FEB). Filha de Capela, a major Lenalda Campos mereceu um grande ato público na terra natal, com direito a discursos das autoridades locais, porém a fala mais aplaudida foi a dela, particularmente pela forma radical como enxergava os inimigos de guerra: “O facismo só vai na bala, e foi isso que nós fizemos lá na Itália”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários