Papa sem meias palavras. Pedofilia e Mídia

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O Papa Francisco ao completar um ano à frente da Igreja Católica fez dois discursos nos últimos dias que demonstram claramente que ele está disposto, não só em mexer em tabus, mas também efetivar ações que não se desfaçam quando acabar o papado dele.

Ou seja, o Papa Francisco tem a intenção de fortalecer atos que sigam seu rumo natural, independente de qual corrente seja o sucessor dele.

Pedofilia – Ao inserir entre os membros da comissão de Proteção às Crianças,  a irlandesa Marie Collins – que foi vitima de abusos por uma padre – e  o cardeal norte-americano Sean O'Malley o Papa mostrou firmeza não só no combate a pedofilia, mas deu o recado que o papado dele não passará a mão na cabeça de ninguém.   O cardeal Sean O`Malley, arcebispo de Boston,   é um capuchinho humilde, com coragem e popularidade. Sean é um dos mais combatentes cardeais na luta contra a pedofilia  no clero.

A Comissão formada pelo Papa Francisco vai firmar ações para proteção aos menores dentro do clero, mas também não deixará esquecido o passado nefasto. A ideia é que possa ajudar nos procedimentos civis e penais contra os responsáveis por casos de pedofilia dentro da Igreja. É um avanço enorme.

Para a Mídia – Já para a mídia, no último sábado o Papa Francisco disse o que muita gente já sabe. Ele pediu para a imprensa fugir dos pecados da desinformação, da calúnia e difamação. Pediu para a mídia valorizar temas importantes para a vida das pessoas, da família e da sociedade.

“Hoje o clima midiático tem suas formas de envenenamento. As pessoas sabem, percebem, mas infelizmente se acostumam a respirar da rádio e da televisão um ar sujo, que não faz bem. É preciso fazer circular um ar mais limpo. Para mim, os maiores pecados são aqueles que vão na estrada da mentira, e são três: a desinformação, a calúnia e a difamação”, declarou Francisco.

Como se vê o Papa Francisco vem fazendo a parte dele. Sem meias palavras e ações que tocam em pontos cruciais.

A vida é maravilhosa se não se tem medo dela. A frase de Chaplin cai bem para o papado do argentino Jorge Mario Bergoglio.

Albano e o cavalo selado para o Senado
Sei não, mas o quadro para a disputa de apenas uma vaga para o Senado Federal pode ganhar mais um candidato. Pelas conversas de bastidores parece que tem gente esperando o cavalo passar selado e desta vez não vai deixar passar. Ninguém duvide se o ex-governador Albano Franco disputar o Senado Federal. Albano é PSDB.

Marcos Franco cotado para 1ª suplência do Senado na chapa de JB
Anotem: depois do PRB e o PSD, que reivindicam a 1ª suplência do Senado na chapa encabeçada por Jackson, no caso a suplência de Rogério Carvalho surge o PMDB com a determinação da Direção Nacional.

Determinação da Direção Nacional
Segundo informação, na semana passada em Brasília, em reunião com o presidente Michel Temer, o deputado federal Fábio Reis recebeu a incumbência de passar a determinação ao Diretório Estadual de Sergipe. E não é para abrir mão. E o nome mais cotado é o do ex-deputado Marcos Franco.

Perguntar não ofende
A quantas anda o processo envolvendo a Unit e a Emurb em relação a ocupação de uma área pública por parte da referida instituição de ensino que construiu um estacionamento; A quantas anda o processo envolvendo a permuta da Associação Atlética de Sergipe; A quantas anda o processo de intervenção da Associação de Moradores dos Conjuntos Sol Nascente e JK, bairro Jabutiana; A quantas anda o processo envolvendo os assassinatos de Ailton Ligeirinho e o do agiota Motinha.

“Pancadões” estão sendo fiscalizados em Aracaju
Uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a PM, através do pelotão ambiental e o pelotão de choque e a participação da polícia civil, possibilitou que no último final de semana alguns “pancadões” (veículos emissores de som e eventos festivos), não tivessem sucesso principalmente na Zona de Expansão.

Fiscalizações vão continuar
O secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, disse que a parceria com a PM e a PC é de fundamental importância para o sucesso da ação de monitoramento, já que o barulho ensurdecedor, conforme a legislação vigente, é crime ambiental. A medida é salutar e a presença da polícia é importante para investigar também se estão usando drogas ou até armas nestes locais.

Prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Vereador Vinicius Porto (DEM), estará lançando hoje, às 10h30, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju, o Prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda, que consiste na premiação das três melhores poesias de alunos matriculados na rede municipal de ensino. Uma comissão composta por quatro vereadores e três servidores do Poder Legislativo Municipal escolherão as vencedoras.

Promotor requer bloqueio de bens do ex-prefeito Luciano Bispo
O promotor de Justiça, Kelfrenn Teixeira Rodrigues de Meneses, fez o requerimento no último dia 18 de março, do bloqueio de bens do ex-prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo. “…que sejam localizados bens do executado, passíveis de penhora por meio do sistema BacenJud e RenaJud”.

Areia Branca e a Justiça Eleitoral
Os advogados do prefeito de Areia Branca, Agripino, tentam a todo custo derrubar a decisão do pleno do TRE de Sergipe pela cassação do mandato dele por compra de voto. O caso é emblemático e mostrou que o TRE de Sergipe não mede esforços para punir os gestores que usam e abusam do eleitor. O prefeito já perdeu um recurso, mas ingressou com outro artifício. Tudo para protelar a saída da prefeitura.

Enquanto isso povo sofre
Enquanto o prefeito de Areia Branca contratou um escritório renomado de Brasília para fazer a defesa dele  – até estranho, porque Agripino declarou que não tem bens – o povo sofre com a falta de medicamentos, coleta de lixo inadequada e até o posto de combustível, por falta de pagamento, suspendeu o abastecimento da frota da prefeitura.

Inscrições para conselheiros
Foi aberto ontem, 24, na Assembleia Legislativa o processo de inscrição  para quem deseja ocupar a vaga de conselheiro do TCE/SE aberta com a aposentadoria de Reinaldo Moura. As inscrições vão até sexta-feira. Pelo que se sabe, a deputada Angélica Guimarães, atual presidente será candidata única.

Viver Bem
O presidente do PV/SE e Secretario Nacional de Finanças do Partido Verde, Reynaldo Nunes, participou do lançamento da pré-candidatura do médico Eduardo Jorge á Presidência no último sábado em SP. No Encontro realizado  na ALSP, a direção nacional do PV apresentou aos seus ativistas e ao povo em geral, o documento “Viver Bem – Viver Verde”, contendo um draft das dez diretrizes programáticas que servirão para a elaboração de seu futuro

Eleições em SE
Segundo Reynaldo Nunes o PV Sergipe se reunirá no dia 12 de abril para discutir as eleições desse ano, apresentar seus pré-candidatos e se preparar para um Seminário Estadual para discutir o Programa de Governo com a presença de Eduardo Jorge.

ICMS
O governador Jackson Barreto está ajudando o prefeito de Canindé, Heleno Silva, através de ações para evitar um dano ao município por conta do anúncio da Chesf, da redução drástica do ICMS repassado ao Estado, e, por consequência, a redução do valor adicionado de Canindé.

Queda na venda
Segundo o prefeito o Governo de Sergipe e a prefeitura de Canindé já sofrem os reflexos com a redução da tarifa de energia e com a falta de chuvas – que comina com o funcionamento de menos turbinas da Usina Xingó; tudo isso nos preocupa porque em 2015 a queda na venda de energia pela CHESF pode ser ainda mais acentuada, já que em 2012 foi de R$ 980 milhões, e em 2013 vendeu apenas R$ 230 milhões”, frisou.

Reunião
Amanhã, 26, em Brasília, o prefeito Heleno Silva vai participar da reunião nacional dos municípios que produzem energia hidrelétrica e que são afetados com a queda do ICMS.

Programa
Ao destacar o seminário regional realizado pelo PSB no último final de semana em Salvador (BA), o presidente estadual do partido, deputado federal Valadares Filho disse que foi convidado pelo pré-candidato Eduardo Campos para participar da construção do programa de governo dele.

Nordeste é solução
“Esta é uma amostra de como se constrói um projeto democrático, onde todos os aliados participam diretamente”, explica Valadares Filho, destacando a preocupação de Eduardo Campos com a região Nordeste.“O Nordeste não é parte dos problemas do Brasil. É, sim, parte da solução”, e acrescentou: “O Brasil precisa urgentemente definir seu plano nacional de energia para os próximos 10 anos”.

Governo nega informação do NE Noticias sobre reajuste do funcionalismo
Através de nota o governo do Estado informou que em relação a matéria publicada no NE Notícias que afirma que o governo do Estado já definiu que não irá conceder reajuste aos servidores públicos o governo informa que essa informação é improcedente.

Estudando cenários
Ainda na nota o governo diz que está estudando vários cenários possíveis dentro dos limites legais, bem como aguardando o comportamento das finanças do Tesouro Estadual no quadrimestre para que em posse de informações mais seguras possa tomar as decisões relativas ao comportamento perante aquilo que diz respeito aos vencimentos dos funcionários públicos estaduais.Portanto, diferente do que foi veiculado pelo NE Notícias, não há ainda nenhuma decisão definitiva em relação a esta questão.

Radialistas da Aperipê na ALESE
Na tarde de ontem 24 de março, os trabalhadores da Fundação Aperipê de Sergipe buscaram apoio dos deputados estaduais para que o governador Jackson Barreto envie para aquela casa legislativa o Plano de Cargos e Salários , que foi elaborado com a participação da equipe técnica da  FUNDAP , do STERTS, Sindijor e SINTRASE entre 2009 e 2010.

Plano
O citado plano foi protocolado na SEPALG  em outubro de 2010 e até hoje encontra-se nas gavetas da Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo de Sergipe, durante a sessão da Assembleia Legislativa dois deputados foram solidários aos Radialistas presentes o deputado Venâncio Fonseca e Luiz Garibalde.

Comandante da PM esclarece prisão de sargento
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Maurício da Cunha Iunes, esclareceu na manhã de ontem, 24, os detalhes da prisão do sargento Edgard Menezes, vice-presidente da Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese), ocorrida às 10h20 da manhã do último sábado, 22.

Serviço
Segundo o comandante, o sargento, que trabalha na 3ª Companhia do 1º Batalhão, no Conjunto Leite Neto, zona sul de Aracaju, foi encontrado fora do local de serviço pelo oficial de operações na área do 8º Batalhão da Polícia Militar. Inicialmente, o militar foi convidado a comparecer à Corregedoria da Polícia Militar para que o órgão corretivo avaliasse se cabia a prisão em flagrante por abandono de posto.

Prisão
O corregedor-geral, coronel Márcio Daltro, ouviu o sargento e várias testemunhas e partir destes depoimentos deu voz de prisão ao sargento. Às 20h do último sábado Edgard foi encaminhado ao Hospital da Polícia Militar, onde ficou em observação por apresentar um quadro de pressão alta. No domingo, 23, por volta das 13h, o militar foi levado ao Presídio Militar, mas não ficou custodiado por conta de determinação judicial.

Abandono
Iunes afirmou que a prisão ocorreu durante uma reunião da Amese e que naquele mesmo horário o policial estava escalado para tirar serviço em outro local. “No arcabouço jurídico da PMSE consta o crime de abandono de posto, então baseado nisso o sargento foi conduzido até o corregedor geral e ele entendeu que o caso era um flagrante por abandono de posto, crime previsto no Código Penal Militar. Fora feito todos os procedimentos legais e encaminhado para a Justiça”.

Hierarquia
O comandante ressaltou, ainda, que não vai tolerar a tentativa de ingerência na hierarquia e disciplina da PM. “Quem deve cuidar da hierarquia e disciplina na Polícia Militar é comando da corporação e a nossa parte é fazer policiamento ostensivo, e não reunião. Não adianta fazer política com a polícia porque a PM é uma polícia de Estado, que pertence ao povo sergipano”, destacou.

Atividade militar
Questionado se teria havido ingerência do governador do Estado na prisão do policial, Iunes retrucou. “Isso é um absurdo. O governador do Estado não teve participação nenhuma até porque isso é uma atividade meramente militar. Nem sequer conversei com o governador esses dias, acredito que o governador tomou conhecimento desse caso pela imprensa. Tenho certeza que o nome do governador foi ventilado para criar um fato político. Se alguém quiser fazer um comentário que faça com meu nome coronel Maurício da Cunha Iunes, que assumo minha responsabilidade perante a tropa. O governador não tem responsabilidade nenhuma e não poderia tê-lo até porque como é que ele saberia onde está fulano, beltrano. O fato é que estamos diante de um abandono de serviço e tivemos que cumprir a legislação”, destacou.

Hospital
O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Gilson Andrade (PTC), com o apoio da deputada Maria Mendonça (PP), esteve na tarde de ontem (24), no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF) em Recife. O objetivo da viagem foi tentar suspender o leilão do Hospital Regional Amparo de Maria (HRAM), em Estância, que está previsto para o próximo dia 27.

Parecer
A comissão foi recebida pelo presidente do Tribunal, Francisco Wildo, que se mostrou bastante sensibilizado com a real situação do HRAM. Segundo o parlamentar, ele se propôs a conversar com o relator dos processos, desembargador Marcelo Navarro, e disse que em breve dará um parecer.

Otimistas
“Estamos bastante empenhados para que a suspensão do leilão seja acatada em virtude da importância social daquela unidade para a região sul e centro-sul de Sergipe. Estive lá não apenas como presidente da comissão, mas principalmente como servidor do hospital, defendendo os interesses dos trabalhadores e a assistência à toda a população”, justificou Gilson Andrade. Além do parlamentar, estiveram presentes na audiência, o senador Eduardo Amorim (PSC) e os deputados estaduais João Daniel (PT) e Augusto Bezerra (DEM).

49ª Feira do Caminhão de Itabaiana
“Um compromisso que assumi em campanha e que já venho cumprindo desde o ano passado: festa em Itabaiana tem que ser no nível da nossa cidade”. Com essa afirmação, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, apresentou a programação oficial da 49ª Feira do Caminhão, de 7 a 12 de junho, a mais tradicional festa do interior sergipano.

Variedade
“Não se trata de uma mera festa. Se trata da grande festa itabaianense, em que o povo sergipano e brasileiro vem conhecer de perto nossa cidade e nossa gente. Por isso que caprichamos ao máximo na escolha, variedade e qualidade das atrações”, assegurou Valmir de Francisquinho.

Atrações
Além de atrações musicais de renome nacional, como Zezé de Camargo & Luciano, Leonardo, Garota Safada e Aviões do Forró, a festa contempla o público católico, com show do Pe. Joãozinho, e os artistas locais, como Antônio o Clone, Alma Gêmea e Galã da vaquejada, dentre outros (confira programação completa logo abaixo).

Negócios
“Temos tido uma ótima recepção dos empresários do setor de transportes e de demais áreas que virão abrilhantar a nossa festa com a apresentação de seus respectivos produtos em estandes”, observou o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Altamiro Brasil. Vale ressaltar que a 49ª Feira do Caminhão apresentará uma novidade em 2014: a área de negócios será montada no Espaço Jovem, anexo a Praça de Eventos, local aonde acontecerão os shows.

Festa
Além de tudo isso, este ano a festa apresentará outra surpresa ao público. Na escolha da Rainha do Caminhoneiro, Itabaiana também mostrará ao Brasil a beleza das suas crianças, com a escolha da Rainha do Caminhoneiro Mirim. “Essa escolha vem para garantir as meninas uma participação a altura, já que na mini carreata tradicional, maioria dos participantes são os meninos. Buscamos oferecer uma festa que contemple a todos”, avaliou o diretor de Departamento de Eventos, Alex Geoba.

Santo Antônio
Por fim, além das atrações musicais e comerciais, a festa itabaianense se torna um grande congraçamento religioso, já que no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, a população da cidade, bem como dos municípios circunvizinhos, fecha os festejos com a maior procissão do interior sergipano.

Documentário A Mesa Vermelha, dia 1º em Aracaju
Uma Mesa Vermelha e o verbo de 23 ex-presos políticos . No documentário A Mesa Vermelha, senhores jovens subversivos comentam, 50 anos depois do golpe, sobre a experiência nos presídios masculinos pernambucanos durante o período militar (1964-1985). O lançamento do filme acontece no próximo dia 1º de abril, às 19h, no Museu da Gente Sergipana, com exibição gratuita e aberta ao público.

Depoimentos
Dirigido pela cineasta pernambucana Tuca Siqueira, o documentário resgata a memória dos anos de chumbo através dos depoimentos de 23 militantes de organizações de esquerda da época que estiveram detidos, de 1969 a 1979, entre a antiga Casa de Detenção, a atual Casa da Cultura, em Recife, e a Penitenciária Professor Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá.

Sergipe em cena
Entre os 23 entrevistados, um sergipano. Ex-preso político e ex-militante da Ação Popular (AP), Bosco Rolemberg, 66, viveu por cinco anos, dos 26 aos 32 anos, atrás das grades da Penitenciária Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, entre 1974 e 1979. Gravado em Recife, em maio-junho de 2012, o documentário foi, para Bosco, o momento de reencontrar colegas de luta e cela que não via há 35 anos, e de reencontrar sua própria história, seus silêncios, suas dores e suas convicções desses anos sombrios.

Povo
“Eu vim porque é uma experiência que não pertence a mim. Pertence ao povo brasileiro, pertence aos comunistas do Brasil, pertence aos meus filhos, pertence ao meu neto, pertence a minha esposa.  Então eu não tinha o direito de ficar com isso escondido ou guardado”, afirma no filme, no depoimento que abre A Mesa Vermelha. Com 80 minutos de duração, o documentário é fruto do Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça em parceria com o Movimento Tortura Nunca Mais de Pernambuco.

Centro de Juventude e Cidadania Lança Projeto Diálogos
No dia 04 de abril às 19 horas na Faculdade Pio Décimo campus III, o Centro de Juventude e Cidadania estará lançando o Projeto Diálogos, nesta primeira etapa  irá se discutir sobre os 50 anos do Golpe Militar no Brasil e seus Reflexos no estado de Sergipe o debatedor será o Prof. Dr. José Vieira da Cruz – Coordenador do Curso de História da UFAL (Campus do Sertão).

Juventude
O Projeto Diálogos do Centro de Juventude e Cidadania tem como objetivo discutir com a juventude Sergipana temas importantes que estão ocorrendo no Brasil, levantar a reflexão sobre questões relevantes. Ainda nesta primeira fase o CJC irá levar este debate dos 50 anos do golpe Militar no Brasil para mais cinco cidades de Sergipe – que ocorrerá em Lagarto, Estância, Simão Dias, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros. Na segunda etapa iremos debater sobre reforma política e eleições limpas no Brasil, debate este que várias organizações da sociedade civil estão debatendo.

Apoio
Neste debate acadêmico o Centro de Juventude e cidadania conta com o apoio logístico da Faculdade Pio Décimo e da UGT (união Geral dos Trabalhadores), além de contar com o apoio de várias instituições de juventude e entidades estudantis.

ONG
O Centro de Juventude e Cidadania é uma organização não-governamental de ex-militantes do movimento estudantil e do movimento de Juventude de Sergipe e do Brasil que se reuniram com a finalidade de estudar,debater e propor ações voltadas para a construção da cidadania em nossa sociedade.

Sindijor e Petrobras se reúnem para avaliar criação de Prêmio de Jornalismo
A retomada do Prêmio Petrobras de Jornalismo. Esse foi o objetivo da reunião do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor-SE) com a diretoria de Comunicação da Petrobras SE/AL, realizada na semana passada, na sede da estatal.

Retomada
O prêmio, que não é realizado desde 2008, deverá ser retomado ainda este ano, como forma de valorizar os profissionais da imprensa e fortalecer o Jornalismo em Sergipe. O diretor de Comunicação da Petrobras, Luiz Roberto, admitiu o interesse da empresa petrolífera em resgatar o prêmio. Para ele, uma parceria com o Sindijor só engrandece a empresa e fortalece o Jornalismo.

Importância
Para o presidente do Sindijor, Paulo Sousa, reativar o Prêmio Petrobras de Jornalismo é uma questão de orgulho para a atual Diretoria do Sindicato. A reunião contou ainda com as presenças dos diretores Joedson Telles, Kátia Paim e Noel Lino. “Esse é um dos prêmios mais importantes do Jornalismo sergipano e que muito orgulha os jornalistas. Por isso, vamos fazer de tudo para conseguirmos sua aprovação já para este ano”, diz Paulo.

Elevatto Condomínio Clube
Os proprietários do Elevatto Condomínio Clube estão ansiosos com a proximidade da entrega do empreendimento. No próximo dia 26 no ‘Spaço Nobre’ acontecerá a Assembleia de instalação do condomínio, além de um coquetel oferecido pela Celi para celebrar o novo marco que se inicia na vida dos futuros moradores do Elevatto, um empreendimento da marca Stanza.Após a instalação do condomínio deverá ocorrer a vistoria das áreas comuns do Elevatto e posteriormente os proprietários receberão oficialmente as chaves das suas respectivas unidades.

Marca Stanza
A marca Stanza mais uma vez se supera com um projetado que irá suprir as necessidades de toda a família e ainda possui uma excelente localização no bairro Luzia. O Elevatto Condomínio Clube conta com 6 tipos de plantas, 270 apartamentos com 2 ou 3 quartos sendo 1 suíte e varanda, além de uma completa área de lazer que possui 29 itens distribuídos em um espaço com mais de 6.300 m².

Agenda
25 de março, terça-feira. Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Escravos. Dia Internacional de Solidariedade com os membros da ONU Presos ou Desaparecidos.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso altera posição e passa a apoiar a CPI da Petrobras. TCE tem reunião importante marcada para a próxima quinta-feira. Presidente da Assembleia vai assumir cargo de Conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Flávio Conceição confirmou que ele mesmo fará sua defesa. Pesquisa para governador e senador é publicada pelo jornal Cinform. 4 de abril é a data final para a decisão do prefeito João Alves Filho. Chapas as mais diferentes estão na boca do povo. Estudos indicam que acordos com os Estados Unidos e a Europa trariam alta de 18 por cento no comércio. Emprego na construção civil cresce 2,04 por cento em fevereiro.

Curtas
AGÊNCIA DE RISCO STANDARD & POOR’S REBAIXA NOTA DO BRASIL PARA BBB. /// EDUARDO CAMPOS APOIA CPI PARA INVESTIGAR A PETROBRAS. /// G-7 AFASTA A RÚSSIA E MARCA REUNIÃO PARA PROMOVER SANÇÕES. /// GOVERNO DA MALÁSIA AFIRMA QUE AVIÃO CAIU NO ÍNDICO, E NÃO HÁ SOBREVIVENTES. /// TROPA OCUPARÁ A MARÉ PELO TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO, AFIRMA O MINISTRO DA JUSTIÇA, JOSÉ EDUARDO CARDOSO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Pan-Americano Juvenil
Será aberto amanhã, no Ginásio Constâncio Vieira, o Pan-Americano Juvenil de Ginástica Artística, que contará com a participação de 18 países. 300 atletas estarão competindo em Aracaju. A capital sergipana já sediou campeonato, no ano de 2009.

Reta final
Jogos da nona rodada da primeira fase do campeonato sergipano: No sábado – Confiança X Itabaiana. Domingo – Amadense X Canindé, Sergipe X Coritiba e Lagarto X Socorrense.

Doação
Merecedora de aplauso a decisão tomada pela família de Bellini ao doar o cérebro do capitão da seleção brasileira de 1958 para a realização de investigação científica de doença (Alzheimer) que pode afetar outros jogadores.

Cartilha
A FIFA publicou uma cartilha para servir de guia para os estrangeiros que vierem para a Copa do Mundo. Muita coisa citada existe em todo o mundo e não é exclusividade do Brasil, portanto.

Exemplo
Seguindo a Federação do Rio de Janeiro, bem que a FSF poderia promover, no segundo semestre, após a Copa do Mundo, um seminário para debater sobre mudanças a serem introduzidas em nosso futebol. Aliás, todas as federações deveriam agir da mesma forma. Tema central: descobrir caminhos para voltar a levar os torcedores aos estádios, principalmente nos campeonatos estaduais.

Del Nero
Continua sendo candidato único à presidência da CBF.

Diego Costa
O sergipano de Lagarto voltou a brilhar, no Atlético de Madrid, na semana que passou. Cada vez fica mais perto da seleção campeã do mundo, a espanhola.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Edson_Bomfim  De que lado da história você está, da tortura ou da liberdade? Pense bem, antes de marchar para aonde não sabe aonde vai chegar.

www.twitter.com/ByAndreBarros  Os empresários chineses estão tomando conta do comércio de Aracaju. Agora, eles estão negociando com uma das maiores galerias no Jardins…

www.twitter.com/WilliamFonseca  O destino não existe. O que há são apenas coincidências. Escrevemos a nossa própria história.

www.twitter.com/revinhogamaSe a vida é um jogo, bem que podia ser como a Lotomania e premiar também quem nunca acerta nada…

www.twitter.com/felizolafilho  Para manter coerência, a deputada Angélica Guimarães deveria estipular prazo de 9 meses para inscrição de vaga de conselheiro.

www.twitter.com/LGustavoCosta13  Já dizia um sábio político da minha Terra , " quando um adversário lhe der um conselho, faça o contrário" isso serve para os conselhos de ..

ARTIGO

Adeus Aryemanjá, saudemos a “Rainha Nagô de Aracaju” por Andrey Roosewelt Chagas Lemos*

No dia mundial da água, estava eu na capital do país quando acordei com um programa na televisão abordando sobre recursos hídricos e sua relevância para a sobrevivência do mundo, fiquei pensando o quanto a água é necessária, fascinante, e como representa o curso da vida, a continuidade e fertilidade.
Nossa mãe África, bem ensinou ao mundo da diáspora africana a respeitar esse elemento da natureza, que nos criou e nos protege. Fiquei pensando em YEMONJÁ, a rainha das cabeças, dos ORIS, OXUM a senhora das águas doces, NANÃ a moradora dos pântanos, guardiã do segredo da vida e da morte, EWÁ a rainha dos lagos que escondeu IFÁ da morte, todas YABÁS que representam a força e a beleza das águas. Vamos saudar as YABÁS!
Foi também no dia da água, enquanto refletia sobre essa relação da nossa ancestralidade com este elemento, que recebi um telefonema, uma notícia triste, minha amiga ELIANA, filha de OXALÁ com YEMONJÁ, me informou que Dona Mariinha do Nagô, estava muito doente, havia a encontrado no corredor de um hospital público. Dona Marinha, filha de YEMONJÁ, cuidou de muita gente, rezou, benzeu, orientou, criou, educou, profetizou, zelou pela ancestralidade nagô de homens, mulheres, crianças e idosos, e que encantou nossa religiosidade afro-sergipana, a água está acabando, e com a água estamos também perdendo nossas YABÀS.
No dia seguinte, ao acordar recebo a pior notícia, Mãe Mariinha acaba de nos deixar, Arimanjá, como muitas vezes e por muitos anos ficou conhecida, nos deixava. A gamela, o igbá do Nagô de Aracaju. Seu nome de batismo era Maria de Jesus Santos, nasceu em 08 de setembro de 1930, hoje nos deixou com 83 anos dedicados ao sacerdócio. Era uma grande zeladora do santo, cuidava das divindades, Dona Mariinha foi embora.
Cheguei  no Cemitério e encontrei o povo do santo, cantando, chorando, homenageando Dona Mariinha do Nagô. Filha de Maria José das Areias, herdeira de uma tradição milenar que nossa cidade não soube valorizar, Dona Mariinha nos deixou por que a vida aqui na terra dos papagaios, cajus e mangabas, não a perdoou, pelo contrário, a sacrificou.  Dona Mariinha cuidou de tanta gente, mas pouca gente se preocupou em cuidar dela.
Lembrei de quando estive na festa de São Cosme e São Damião naquele terreiro, a casa cheia, a distribuição de doces, a ceia do caruru, a IBEJADA, e a capitã Dona Mariinha comandava a festa, recebia as pessoas, e sua forte presença de rainha do nagô nos encantava.
Veio a certeza que não aprendemos ainda a valorizar suficientemente nossos idosos, nossos zeladores do tempo, da fé, não reconhecemos ainda o quão foram importantes para nossa  resistência cultural e religiosa, Dona Mariinha o povo de santo sempre guardará na lembrança, as cantigas de caboclo que a senhora entoava, sua YEMONJÁ, seu OGUM e todos os seus ensinamentos.
Um rio, chamado Dona Mariinha do Nagô, secou, seu povo? Ficou sem água. O oceano, sua mãe YEMONJÁ? A chamou de volta. E os orixás se reuniram todos, decidiram levá-la ao mundo da ancestralidade, agora quando quisermos falar com ela, vamos olhar para o ORUM, o céu, ou sentar na beira da praia de Atalaia, quem sabe YEMONJÁ nos presenteia com uma cantiga pra OXALÁ?
Tenho certeza de uma coisa, Yemonjá, mãe de ORÌ de Dona Mariinha, juntamente com OGUM, OBALUAIYÊ, NANÃ e OXALÁ, estão cuidando dela, lá no ORUN, o céu está em festa com a chegada de mais uma estrela, uma verdadeira DIVINDADE.

Adeus Dona Mariinha, Adeus Aryemanjá, o triste é que ficamos órfãos da nossa Mãe Mariinha do Nagô de Aracaju, Adeus Aryemanjá!!!

*Especialista em Ensino de história e Novas Abordagens
Ogãn Ojubonãn do Ilê Axé dematá Ni Saára

DO LEITOR

Marcha da família
Por Abrahão Crispim Filho – A tal marcha da família foi um fiasco sem tamanho. Nem a mídia comprometida com o esquema e pronta para fazer um estardalhaço teve como. Em alguns lugares seis ou sete pessoas. O discurso de sempre, cínico e hipócrita da classe média. E lógico, financiada por empresas, latifúndio e bancos. Querem forçar o confronto. Figuras patéticas, ridículas. Chamar Lula de comunista? Dilma de Comunista? Não entendem nada de nada e acham que a massa que chamam de pizza com frango e requeijão é pizza mesmo. Pobres coitados.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase do Dia
“A capacidade humana para sobreviver e buscar a felicidade é indestrutível.”

Jung Chang, escritora chinesa, nasceu em 25 de Março de 1952.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais