Para onde caminha o PT em Sergipe?

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Reflexão de Dimas Roque, filiado ao PT desde 1983:

Há uma corrente muito forte dentro do Partido dos Trabalhadores que há muito tempo vem pedindo uma mudança nos destinos do mesmo. Essa “mudança” seria voltada ao passado. No inicio da legenda, quando, nas palavras do ex-presidente Lula, “A gente vendia utopia para as pessoas que iam aos palanques assistir o nosso partido”. E foi vendendo sonhos que o PT se tornou o referencial junto à classe trabalhadora e humilde do Brasil.

O tempo passou, perderam algumas eleições, aprenderam “comendo poeira”, como disse o ex-governador Jaques Wagner da Bahia. Mas o que teria levado seus dirigentes máximos, aqueles que se tornaram referência para a militância, cometeram tantos erros. E não falo aqui, das acusações a que alguns estão sendo imputadas. Que teremos que esperar até o resultado final de cada processo. Quero falar da coisa mais interna. Da forma como o Partido se tornou cartorial, onde os eleitos começaram a ter um poder antes nunca visto. Bastava conseguir uma cadeira, nas Câmaras, Assembleias e Governos, para virar o dono de diretórios nas cidades.

E foi assim que vimos à militância, a que vai as ruas em cada campanha eleitoral, começar a questionar esse método, antes usado por partidos de direita. E o que teria levado a isto? O medo do novo? O medo de perder eleitoralmente para o que se apresenta como a alternativa viável? Foi tudo isso e a certeza de que cartorialmente eles têm a certeza da complacência dos diretórios estaduais e federal. E ainda usaram dos mesmos artifícios dos outros partidos para crescer. Para ter novos eleitos, foram filiadas pessoas com o único intuito, o eleitoral, de arrebanhar votos. E hoje temos parlamentares que veem o partido sendo trucidado no parlamento e se calam diante de tamanha agressão.

Vejamos o caso da eleição de prefeito na cidade de Aracaju no ano quem vem. A Eliane de Aquino, esposa do saudoso Marcelo Dedá, é potencialmente uma candidata para ganhar o pleito. Filiada ao Partido dos Trabalhadores, não consegue que as lideranças, os Caciques, trabalhem o seu nome. Ela, que teve todas as condições de se eleger senadora na eleição de 2014, foi atropelada pelo atual presidente da sigla, Rogério Carvalho. Que foi derrotado nas urnas. Essa é uma pratica corriqueira na agremiação. Os “Donos” não abrem espaço para possíveis eleitos, como falei antes, preferem artistas, jogadores e afins, que arrebanhem votos para ajudá-los eleitoralmente.

Eliane poderá ser “derrotada” novamente dentro do PT. E quem pagará, mais uma vez, essa conta?

Ocorre com ela o que antes já acontecerá com Ismael Silva, grande liderança dos movimentos populares de Aracaju, tinha nos anos 80 todas as condições de se eleger prefeito da capital ou disputar, com chances o governo do estado. Foi, também, preterido e deixado a margem das grandes decisões e relegado ao lugar, que agora, querem impor a Eliane, a sarjeta da política estadual. O que será mais um erro cometido esquema cartorial que se torno o Partido dos Trabalhadores ao longo dos tempos.

A mudança não pode ser só em palavras. Ela tem que prescindir de atos, e nós estamos carentes dos que possam indicar que o PT retornou aos trilhos da utopia de ser um partido diferenciado dos outros, onde a participação popular é o seu mais forte legado.

Suspensão limpeza: depois de Aracaju, outros municípios
Como todo mundo sabe nos últimos meses, várias vezes foram suspensas a coleta de lixo em Aracaju por conta da falta de pagamento. Pelo jeito alguns municípios começam a ter o mesmo problema. O blog foi informado que em Pirambu, são quatro meses de atraso. Outros dois municípios o blog espera confirmação ainda hoje.

Prefeituras bem administradas
E pelo que o blog vem tomando conhecimento algumas prefeituras, mesmo com a redução do FPM, mas por conta de medidas administrativas duras vêm honrando seus compromissos. Entre elas, Areia Branca, Carmópolis, Itabaiana, Riachuelo e Laranjeiras. Outras, como Socorro, está atrasando o pagamento de serviços por vários meses.

Pagamento de antecipações de Precatórios
O TJSE, na gestão do desembargador Luiz Mendonça, através do Departamento de Precatórios, vem realizando um trabalho dedicado e célere na gestão dos pagamentos de precatórios. O Juiz gestor, Marcos de Oliveira Pinto, já realizou pagamentos das preferências constitucionais para credores dos municípios de Poço Redondo e Aracaju; do Estado de Sergipe de 2001 a 2007 e no último dia 04, foi a vez do credores do DER/SE. O objetivo é continuar com a liquidação das antecipações e iniciar o pagamento dos precatórios pela ordem cronológica.

Publicado Plano Estadual de Educação
Após derrubar liminar na Justiça Federal, o governo do Estado sancionou a lei do Plano Estadual de Educação e publicou ontem, 08, no Diário Oficial do Estado de Sergipe.

Proinveste:Secretário presta esclarecimentos sobre obras
Infonet: O secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, prestou conta na manhã desta terça-feira, 8, aos deputados estaduais, quanto ao andamento das obras que estão sendo executadas ou já foram concluídas pelo Governo do Estado, principalmente as que utilizam recursos do Proinveste. A explanação do secretário atende a um requerimento da deputada Maria Mendonça (PP), que quer saber aonde os recursos estão sendo investidos.

Obras a passos de tartaruga, diz Maria Mendonça
“O Proinveste foi aprovado nessa Casa no primeiro semestre de 2013 e nós não temos ainda obras significativas concluídas. Temos obras sem iniciar e outras caminhando a passos de tartaruga. Já estamos pagando a conta através dos juros e as obras não acontecem”, disse Maria Mendonça.

Obras estruturantes
A deputada explicou que pediu para o secretário ir à ALESE para esclarecer a sociedade o que está ocorrendo e se o Estado terá que colocar recursos do Tesouro.“Espero que a população seja contemplada com obras estruturantes, a exemplo do Ceasa de Itabaiana, a rodovia que liga Itabaiana a Itaporanga D’Ajuda e o Hospital do Câncer. Os recursos estão ai, porque que a coisa não anda?”, indaga a deputada Maria Mendonça.

Novos projetos
O secretário Valmor Barbosa fez um apanhado do que o Estado está investindo, quais são os novos projetos, como anda o Proinveste e outras obras. De acordo com ele, são mais de 42 milhões de reais em obras concluídas com recursos do Proinveste, 201 milhões em execução, 18 milhões e 600 mil em licitações e 107 milhões de obras a licitar.

Audiência pública sobre o “Dia do Desporto Escolar”
O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) promove no próximo dia 23, na Comissão do Esporte (CESPO) da Câmara, uma audiência pública com a proposta de instituir o “25 de Maio”, como o “Dia Nacional do Desporto Escolar”. O debate está previsto para ser realizado no Anexo II, Plenário 04 da Casa, a partir das 15 horas.

Participações
Por entender a importância do tema, Mitidieri convidou para participar do debate o Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Evandro Garla Pereira da Silva; o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho; além do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral; além, evidentemente, do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman.

Emmanuel diz que as feiras de Aracaju são comandadas pelos donos de bancas
O vereador Emmanuel Nascimento usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para informar que visitou algumas feiras da cidade que ainda não foram revitalizadas e encontrou péssimas condições. O parlamentar disse ainda que é lamentável que as feiras do município sejam comandadas pelos donos de bancas, por isso, cobra da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb) a fiscalização desses espaços.

Donas
“A Emurb precisa fiscalizar ainda mais as feiras, pois existem pessoas que se intitulam donas de barracas e cobram para que os feirantes utilizem o espaço. Conheço um rapaz chamado Roque que hoje ele é dono de barraca. A Emurb precisa fiscalizar isso e ver quem é que se beneficia com as feiras de Aracaju. Eu visitei esses locais, eu vi o que acontece, não estou mentindo”, frisa.

Convite – Café com Vida e Carreira. Dia 29 de Setembro no Emes                                                                     

A CIN Capital Intelectual e Damicos realiza no próximo dia 29 de setembro, no auditório Marcelo Hora, no Emes, em Aracaju, das 8h15 às 10h30, o encontro “Café com Vida e Carreira”, com a palestra “Vida Plena e Sucesso – Mitos e Verdades” e o programa “Gestão de Vida e Carreira”, que será lançado no evento. Palestrante, Fábio Rocha. Mediador, José Roberto Oliveira. É indispensável confirmar presença. Telefone: 3172-8500. Entrada: dois quilos de alimentos não perecíveis ou duas latas de leite, que serão doados para o Lar Meninos de Santo Antônio.

Jorge Amado em Sergipe
Será lançado em outubro, em Aracaju, pela editora Casa de Palavras, o livro “Jorge Amado – Uma cortina que se abre” de autoria do escritor Rui Nascimento. O volume apresenta uma fase pouco conhecida da vida do importante autor baiano de romances consagrados da literatura nacional. A obra apresenta a biografia do escritor entre os anos de 1936 e 1939 quando morou na cidade sergipana de Estância após ser perseguido e preso pela polícia do governo Getúlio Vargas.

Estância
A influência de Estância nas obras de Jorge Amado está presente em livros como: Tereza Batista, Tieta do Agreste e Gabriela. Além das diversas festas do interior reproduzidas em suas obras como concurso de miss, festas juninas, réveillon e tantas outras. É uma importante fase na vida do escritor que jamais foi vista com tamanhos pormenores.

Prefácio de Paloma Amado
Rui Nascimento foi superintendente nacional do SESI por muitos anos e agora incursiona pelo mundo literário.  O livro tem o prefácio de Paloma Amado, filha do escritor que tem um trecho de sua história contada no livro.

Douglas Brose em Aracaju; curso técnico com o Bicampeão Mundial e atual campeão Pan-Americano de karatê
Os praticantes do karatê de todas federações e todos os estilos não podem perder o curso técnico de Shiai Kumite, no dia 10 de outubro, nos dois turnos, com o bicampeão mundial e atual campeão Pan-Americano, Douglas Brose, atualmente o melhor mundialmente. O investimento é de apenas R$ 80,00 (todos cartões), o curso será ministrado no colégio Master. Mais informações pelos telefones: 9979- 0743 e 8809 – 0037. Ou pelo e-mail: http://riccardobrito@uol.com.br

Workshop sobre crescimento pessoal acontece em novembro
Nos dias 07 e 08 de novembro acontece o Workshop Grupo de Crescimento, direcionando a maiores de 18 anos que estejam em busca de autoconhecimento. O Grupo de Crescimento é um trabalho de pesquisa de autoria da Mestre em Antropologia Social e Doutora em Psicologia Clínica e Terapeuta Familiar, Teresa Robles, presidente do Centro Ericksoniano do México. O evento será realizado na Casa Casulo, localizada na Av. Y, nº 90 – Loteamento Aquários, bairro Aruanda.

Temas
Durante o workshop serão abordados temas universais, tais como: força do inconsciente, crescimento saudável, dificuldade de relacionamento com os outros e consigo mesmo, emoções, sexualidade, crenças limitantes, intimidade, confiança em si próprio e na vida. Entre os objetivos do curso está auxiliar às pessoas a se conectarem consigo mesmas e desenvolver nos participantes a capacidade de superar as etapas da vida.

Facilitadora
O Workshop terá como facilitadora a pedagoga, psicóloga e hipnoterapeuta, Regina Nohra. Pós-graduada em Psicoterapia Breve Integrada pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e mestre em técnicas Ericksonianas dentro da Hipnose Natural, no Centro Ericksoniano do México-DF, Nohra defendeu a tese de mestrado sobre Emoções Qualifacadas no Grupo de Crescimento, cujo tema se tornou o título de seu livro. Informações e inscrições através dos telefones: (79) 9145-4123 ou 8837-8860.

Aparecida: Banese reinaugura agência que foi alvo de assaltantes Agência
A agência do Banco do Estado de Sergipe (Banese) na cidade de Nossa Senhora Aparecida, na região do agreste sergipano, foi reinaugurada ontem, 08.após ter sido parcialmente destruída por explosões provocadas por assaltantes no último dia 1º de agosto. A reabertura da unidade do Banese foi bem recebida pela comunidade de Aparecida, que só dispõe daquela agência bancária no município.

Obra antecipada
De acordo com o gerente geral da agência, José Luiz Bomfim de Souza, a reinauguração atendeu aos anseios da comunidade. “O prazo previsto para a reinauguração da agência era de até o fim de setembro, mas o Banese conseguiu, junto à empresa responsável pelo serviço, antecipar a conclusão das obras de recuperação”, informou o gerente.

Judoca do Aracaju Bolsa Atleta é convocado para a Seleção Brasileira
Com apenas 13 anos, o judoca Vinícius Oliveira já mostrou competência de gente grande. O atleta recebeu a convocação para a Seleção Brasileira de Judô Sub-15 após boa participação dos Jogos Brasileiros da Juventude. O garoto é integrante do programa Aracaju Bolsa Atleta, da Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp).

PELO TWITTER

www.twitter.com/oMarioSousa  Hora de lutar. Bom dia!

www.twitter.com/higorfb eu não sou anti-social, sou anti-idiotas.

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Bom dia, Sergipe! Bom dia, Brasil! "Na vida, é necessário duvidar de todas as coisas.” .Descartes.

www.twitter.com/Estadao  Fernanda Montenegro: 'Pedir a volta do regime militar é coisa de doentes mentais'

www.twitter.com/palmeriodoria  As Marchas dos Excluídos dominaram o Sete de Setembro, para desespero de Cristiana Lôbo, que sempre torce pelas Marchas dos Desmiolados.

DO LEITOR

Trânsito caótico na rua Mariano Salmeron. Ninguém fiscaliza
Do leitor Luiz Brandi; “Constantemente os caminhões param nessa rua para descarregar mercadorias, principalmente para as lojas de peças e  de motos, isto em pleno horário comercial, ocorrendo transtornos ao trânsito…….Será que existe um horário pré-determinado para este serviço? Quem fiscaliza esta irregularidade, onde inclusive é proibido estacionar ao longo de toda aquela rua?”

ARTIGO 

Desafios da Cidadania por Eduardo Marcelo Silva Rocha*

Vivemos um momento triste da história do país.

De um lado, as denúncias de corrupção que atingem de forma quase absoluta os nossos Partidos políticos (dos de maior expressão, todos), fato que gerou uma crise política, explorada de forma parcial pela mídia e por setores da oposição. Ao mesmo tempo que reverbera e atrapalha na condução da economia, que enfrenta seu pior momento, não apenas no país, mas no mundo, principalmente após mais um período de retração na economia da China.

Certamente, após esse parágrafo inicial, no qual não defendo impunidade, ainda assim, serei acusado de fazê-lo. Paciência, nas provas de interpretação de texto isto será muito doloroso.

Do outro lado, exatamente (mais) por conta da forma parcial acima citada, vemos diariamente grassar o  ódio e o fascismo nos “corações”. Se a violência “fascina”, o ódio parece que inebria. Certamente cega.

É uma sucessão de ofensas, muitas vezes criminosas, repetidas constantemente  em  protestos “a favor do país”, como é possível querer algo melhor pra coletividade sem sequer conseguir respeitar a pessoa ao lado? Só  Samuel Johnson pra explicar.

Recordando das rotinas nas redes sociais, de imediato, veio a tona a intolerância que permeia boa parte de tais interações: Intolerância, marcada pelo (advinhem), ódio! Ódio esse bem caracterizador do fascismo que citei. Parece exagero?
Não é mesmo, nos anos 30, a ascensão do nazismo deu-se apoiada, inclusive, no cultivo ao ódio político. A não tão famosa SA, era  o braço armado do Partido Nazista/Nacional Socialista de Hitler, que foi encarregada de destruir, literalmente, a sua oposição. Dentre os primeiros enviados aos campos de concentração, estavam presos (opositores) políticos.

Enfim, seja nas redes sociais ou nas manifestações de rua, já tornou-se comum ler frases com ofensas pessoais e/ou ameaças de morte, desejo de morte e tudo mais que for possível, com o maior desrespeito possível ao outro que pensa de modo diverso. Mais grave ainda, é quando se vê isso abertamente contra um chefe de governo, como frequentemente vem ocorrendo por aqui.

No caso, chega a ser engraçado, exatamente pela falta de senso, vir um brasileiro enaltecer os EUA ao mesmo tempo  que xinga a presidente. É “nonsense”, pois se ele arriscar-se a fazer algo semelhante nos EUA que tanto admira, certamente será preso sumariamente e na prisão ficará um bom período. Se somarmos ao fato que esses perfis normalmente são defensores do “bandido bom bandido morto”ai é que a coisa fica ainda mais se nexo.

Afinal, nesse contexto é de imaginar que, havendo coerência entre as idéias contraditórias, no dia em que se revoltar e decidir xingar Obama, o fará  em um dos 36 Estados americanos que possuem pena de morte, sendo o preferencial o Utah, onde há execução da pena é por fuzilamento… (pois no Brasil, em sua maioria, “os bandidos bons”  morrem de “bala”).

Voltando ao bom senso, é triste testemunhar diuturnamente pessoas (que se dizem) de bem ofendendo e desejando o mal ao semelhante. Parece que estamos em um processo de ruptura do chamado pacto civilizatório. Ruptura essa que atinge de morte a democracia.

Ora, se temos um governo eleito pela maioria do voto popular, não é respeitoso à democracia a outra parte querer simplesmente derrubá-lo por não ter sido o seu preferido, como diz  o filósofo Paulo Ghiraldeli, “eu não votei na Dilma, eu não gosto dela, então eu vou bater panela que nem criancinha, ah eu não gosto de você, eu não vou  te escutar, boto as mãos nos ouvidos”. A democracia e  o Estado de Direito exige respeito às regras e a sociedade é o todo da população, não há como dividi-la em quem votou no vencedor e quem não votou, se há insatisfação com o governo, que se vá às ruas cobrar as melhorias necessárias é assim a regra do jogo e que deve ser respeitada. Já a hora da mudança, essa, é na eleição.

É uma pena isso, pois demonstra a ausência de raciocínio elementar: se hoje uma parte reclama e crê ser possível derrubar um governo, será que amanhã a outra parte da sociedade não poderá fazer o mesmo? E isso teria o condão de criar uma instabilidade de consequências imprevisíveis como, por exemplo, uma guerra civil.
É esse o grau de civilização do brasileiro, em pleno 2015?
O Brasil em direção à uma nova idade média?

Se bem observarmos, as condutas descritas, culminantes no total desprezo à democracia em nome do desejo pessoal, obtuso e sem fundamento, é simplesmente a escolha do “Eu” contra  o “Nós”, bem explicado por Fernando Shwarz:

“Uma nova idade média surge quando o modo de funcionamento natural da espécie, o inato, predomina sobre  o lado cultural, elaborado e transmitido ao longo séculos. São períodos em que as sociedades mostram-se incapazes de transmitir e de recriar valores e o saber cultural que fundaram a sua identidade”
Se imaginarmos que todos os animais trazem em si o componente “inato”, mas que somente  o homem é capaz de produzir “cultura”, eis ai quão grave o problema.
Por isso, parece que vivemos um momento triste na história do país.
Pois, ao que nos parece, é mais fácil superar uma crise econômica que uma crise democrática e/ou de cidadania.

PS. A SA, após promover todo  o ódio e destruição que Hitler necessitava, terminando o trabalho,  foi simplesmente eliminada a mando do próprio, na chamada “Noite dos longos punhais”.

*Capitão PM. http://www.omologato.wordpress.com

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase do Dia
“O problema é audiência? Me veste de Chaves que a audiência sobe!” Neto, ex-jogador e comentarista esportivo brasileiro, nasceu em 09 de Setembro de 1966.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais