Parquímetros e a piada sem graça

 

 

 

 

Cumbe: prefeita declara apoio a Déda

Quando esteve em Cumbe na semana passada o governador Marcelo Déda foi surpreendido com a declaração de apoio da prefeita Terezinha Moura, do PSC, tradicional aliada alvista. Terezinha explicou que fez uma análise detalhada e viu que o governador não persegue aliados, pelo contrário trata a todos prefeitos de maneira igual e seu município vem recebendo obras e ações importantes. “Sou uma mulher de palavra e o meu povo sabe disso”, avisou.

 

Mais prefeitos

E o estilo republicano do atual governador vem conquistando outros prefeitos. Um importante prefeito, da região metropolitana ainda não anunciou o apoio a Déda por estar esperando um momento oportuno. Este também é tradicional aliado alvista. E com o crescimento de Dilma nas pesquisas eleitorais e a queda de Serra, ninguém duvide em mais adesões.

 

Socorro celebra Padroeira

A população socorrense comemora hoje, 2, o Dia da Padroeira do município, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para homenageá-la, os fiéis católicos participarão de uma programação religiosa que começa com o ofício de Nossa Senhora, celebrado às 4 horas pelo padre Aélio, Reitor do Seminário Maior. As festividades têm inicio às 8 horas, com um cortejo, com a imagem de Iemanjá concentrada no povoado Porto Grande, passando pelas vias da sede do município em direção à Praça Frei Inocêncio.

 

Programação

A partir das 10 horas, tem início o ritual de reverência à padroeira, com a lavagem das escadarias da Igreja Matriz. No turno da noite, a comunidade católica poderá participar da procissão dos Motoristas que acontece às 19 horas, com saída do povoado Taiçoca de Fora. Durante a festa acontece um novenário todas as noites, além de missas e procissões.

 

Calote previdenciário I

Servidores da administração direta e indireta do estado de Sergipe, quando vão cedidos trabalhar nas empresas do estado, elas (as empresas) descontavam nos salários desses servidores para o Ipes Previdência, o percentual de 13% do salário integral. Há casos de mais de vinte anos que utilizavam essa prática. Acontece que desde junho de 2009, passaram a adotar somente em cima do salário do órgão de origem.

 

Calote previdenciário II

E que desde aquele mês tanto as empresas como empregador e os servidores cedidos, estão aguardando a devolução desses valores cobrados indevidamente. Além do mais o instituto disse à época que só devolverá os últimos cinco anos. Com isso, os que contribuíram acima dos cinco anos, estão apenas aguardando as devoluções para ingressarem na justiça. Estes servidores enviaram questionamento ao blog: Será que o governador tem conhecimento disso ou é mais uma maldade do João Andrade da Sefaz?

 

Coerência

Ao ser entrevistado ontem, 01, no programa de Gilmar Carvalho o secretário de Administração, Jorge Alberto voltou a falar sobre sua posição em relação à filiação de Fábio Reis, filho do deputado federal Jerônimo Reis (DEM), ao PMDB.Sem meias palavras, Jorge lembrou que o líder de Fábio é Jerônimo: “eu quero saber se o pai vai apoiar o projeto do filho, de fazer parte do projeto do governador Marcelo Déda”. É coerente, mas e Jackson (que filiou Fábio) será que cobra este apoio ou está preocupado apenas com seu “umbigo”?

 

Não tem jeito

Se bem que se Déda tiver o apoio de todas as lideranças de Lagarto não será um dividendo eleitoral poderá ter uma surpresa desagradável. Ele mesmo sabe que em 2006 só teve o apoio do PT local e foi vencedor. Quem tentou unir todos do mesmo lado sempre perdeu. Em Lagarto não existe espaço para todos no mesmo palanque. E o povo sabe disso.

 

Ciosp é extraordinário”, diz Marcelo Déda

Questionado sobre a falha no atendimento do 190 no dia 25 de janeiro, que culminou na morte de um comerciante no Centro de Aracaju, o governador Marcelo Déda classificou como lamentável o desfecho do caso, mas disse que este fato isolado não deve rebaixar a eficiência do serviço. “A criação do Ciosp [Centro Integrado de Operações em Segurança Pública] foi algo extraordinário”, falou Déda, enfatizando que um único erro não deve manchar o histórico de bons resultados alcançados pelo órgão. “Para se ter uma idéia, foram 400 mil trotes registrados”, citou, na tentativa de justificar a falha. (Infonet)

 

Pelo jeito, o governador insistirá no erro

Pela declaração acima do governador parece que ele não tem conhecimento do que ocorre dentro do CIOSP. Governador o CIOSP é extraordinário, mas da forma que foi montado no início do seu governo, hoje tem diversos atendentes sem cursos e apadrinhados, com parentesco com coronel, delegado e tudo mais. Abra o olho!

 

E-mail funcional na PC

Ontem este espaço publicou uma informação de que na policia civil a ordem é que o e-mail seja utilizado apenas em serviço. O blog recebeu diversos e-mails de leitores lembrando que o  o termo “email funcional” já significa que está vinculado à função exercida, ao serviço, às atividades funcionais. Então não há nada de errado a exclusividade apenas em serviço tendo ainda diversas decisões judiciais sobre o assunto no TRT.

 

PSOL apresenta pré-candidatos

Em reunião ampliada do Diretório Estadual do PSOL de Sergipe, realizada no dia 31 de Janeiro de 2010 na cidade de Aracaju, foram apresentados alguns nomes que poderão compor a chapa de candidatos nas próximas eleições de 2010.Os nomes apresentados foram os seguintes:Majoritário: Odair Ambrósio. Proporcionais: Pelo Diretório Municipal de Lagarto: Marcélio Oliveira e Roque Bomfim;Pelo Diretório Municipal de Estância: Marcio Souza; Pelo Núcleo Aracaju da cidade de Aracaju: Ernandes Freire e Profa. Avilete; Ainda ficaram a definir seus nomes, os Diretórios Municipais de São Cristóvão e Laranjeiras e também os Núcleos Zona Norte e Zona Sul da cidade de Aracaju.

 

Sucesso do Verão Sergipe

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, não esconde a emoção quando se refere às proporções que ganhou o Verão Sergipe, evento promovido pelo Governo do Estado que tem arrastado multidões, nas sucessivas versões, que acontecem há três anos. “Sucesso. Esta palavra resume o esforço do Governo do Estado para a realização desta terceira edição”, comenta a secretária. “O Verão Sergipe deixou de ser um evento do Governo para ser um evento dos sergipanos”, complementa Galdino.

 

Expectativas 2011

“Independentemente do resultado eleitoral, continuar este projeto é uma responsabilidade de qualquer Governo. É um evento que já entrou no repertório dos sergipanos. É um ano eleitoral e ninguém sabe o que poderá acontecer, mas o Verão Sergipe entrou como referência simbólica para os sergipanos. Qualquer um que governe Sergipe – naturalmente queremos que seja este mesmo grupo – vai ter como desafio continuar fazendo o Verão de Sergipe e fazê-lo maior e melhor”, avalia Eloisa Galdino.

 

Toque especial

“Estou apaixonada pela edição de Caueira, mas Laranjeiras me tocou de maneira especial. O Encontro Cultural de Laranjeiras é um evento realizado há muitos anos e, com o selo Verão Sergipe, não perdeu a identidade. Muito pelo contrário, o encontro utilizou a marca do Verão Sergipe para ser ainda maior e dar maior visibilidade a toda riqueza cultural da cidade. Sem dúvida alguma, foi a minha maior satisfação”, disse a secretária na entrevista que concedeu a equipe da Infonet.

 

Ex-presidente da OAB/SE falece no Rio de Janeiro

O corpo do ex-presidente da OAB/SE, Lises Alves Campos, chegará em Aracaju nos primeiros minutos da madrugada de terça (previsto para meia noite e meia) e será velado no Osaf, localizado à Rua Itaporanga D”Ajuda.O sepultamento está previsto para esta terça-feira, 2, em horário a ser definido pela família, no Cemitério Santa Isabel.Lises Alves Campos presidiu a OAB/SE em período que o mandato da diretoria era bienal. Ele foi presidente da entidade no biênio 1970/1971. Lises Campos era irmão do advogado Laurindo Campos e tio da advogada Aida Mascarenhas Campos, que foi conselheira seccional da OAB/SE e presidiu a Comissão de Direitos Humanos da entidade.

 

Novo planejamento estratégico do MCS

Está prevista para a próxima quinta-feira, 4, uma reunião entre membros do Movimento Competitivo Sergipe (MCS) que realizarão o Planejamento Estratégico da instituição para o ano de 2010. O encontro será no auditório da Sociedade Semear, que fica na rua Vila Cristina, 148, bairro São José.

 

Visão de futuro

De acordo com o presidente do Conselho Superior do MCS, Marcel Fortes, a ação consiste em repensar os trabalhos desenvolvidos e reavaliar o que tem sido feito pelo Movimento. “A organização com visão de futuro pensa, planeja e aprende estrategicamente, obtendo resultados sustentáveis e de alto desempenho em suas atividades no presente e no futuro. Já construímos muito, porém desejamos construir muito mais”, lembra.

 

CGE capacita gestores I

A Controladoria-Geral do Estado de Sergipe (CGE) realizará, nos dias 03 e 04 de fevereiro, capacitação sobre o Processo  de Prestação  de  Contas Anual  do  exercício  financeiro  de 2009. Destinado aos titulares das diretorias Administrativas e Financeiras (DAFs), das Assessorias de Planejamento (ASPLANs) e do Patrimônio/Almoxarifado, do governo de Sergipe, o evento tem por objetivo a orientação sobre os procedimentos de prestação de contas de todos os atos e fatos da gestão estadual no exercício de 2009, com enfoque na desburocratização dos processos de prestação de contas anual e na transparência da administração pública, tendo por referência a Instrução Normativa (IN), de nº 007/2009/CONGER.

 

CGE capacita gestores II

A capacitação ocorrerá no auditório do Banese da Avenida Augusto Maynard, das 8h às 13h, e os interessados deverão realizar inscrição até o próximo dia 1º, segunda-feira. Sendo que no dia 03, o evento será dedicado aos servidores diretos da administração, enquanto no dia 04 às entidades da administração indireta.

 

“Matinée Dançante” no Iate Clube

No próximo domingo, 07, a partir das 16hs, acontece mais uma Matinée Dançante no Iate Clube. Desta vez as atrações são Lene Hall e Roberto Alves. Contato: (079) 9977-3304 ou e-mails: lueventos3304@hotmail.com ou                                                              entreamigosnatv@hotmail.com

 

DO LEITOR

 

Em Glória, kiwi tem prazo de validade

Do leitor Anderson: “Não bastou muito tempo para os kiwis de Glória apodrecerem. quero dizer, o grupo do “demo” da cidade de glória, liderados pelo ex-prefeito Sérgio Oliveira, estavam no dia 16 de janeiro de 2010, na festa dos vaqueiros do povoado angico, acompanhados pelo ex-governador João Alves Filho e amigos, e este ao discursar no palanque oficial, agradeceu o convite e fez diversos elogios a administração da prefeita Luana Oliveira e do ex-prefeito Sergio Oliveira (Sérginho). durma com um barulho desse!!! E esse grupo, é de qual lado? Se és do lado de Déda, como andas acompanhando o ex-governador João Alves pelos povoados de Glória? Abra o olho Marcelo Déda, esse cidadão já traiu outros aliados, e que fizeram até sua carreira política, imagine o senhor”.

 

Ciclistas pedem socorro

De um leitor: “Nós ciclistas estamos sofrendo com o transito de Aracaju. As pessoas pensam que por Aracaju possuir ciclovias que os ciclistas só devem andar por elas, sem direito as outras vias. A Avenida Hermes fontes é uma verdadeira aventura, esporte radical pra nenhum ciclista botar defeito. Os carros não respeitam a distancia de 1,5 metros que deve ser mantida dos ciclista”.

 

Reciclagem para motoristas dos alternativos

Do leitor Luiz Brandi: “Aproveitando o comentário de hoje da sua coluna, também afirmo que os motoristas de transportes alternativos precisam de treinamentos para melhorarem as suas condições e responsabilidade no transito.Diariamente venho trabalhar pela Rua S Cristovão entre 7,30 e 8 h, sendo testemunha dos abusos e infrações cometidas pelos mesmos, querendo ultrapassar de qualquer maneira, mudando de faixa a todo instante, como se fossem motoristas de F1, e também seguem pelas BR 235 e 101 com velocidade muito acima da permitida e com muita imprudência. Os órgãos competentes devem exigir uma reciclagem de todos os motoristas com a máxima urgência, dando-lhes inclusive noções de civilidade”.

 

Transferência no Banese

Denúncia de um baneseano: “Funcionários do Banese, com mais de vinte anos de serviços prestados nas agências da capital, tendo toda uma estrutura aqui, como esposas e filhos nas escolas e faculdades, estão sendo transferidos para agências no interior do estado. Dizem que são determinações do diretor administrativo, pupilo de João Andrade. Saumínio faz o papel de Rei da Côrte. Quem manda mesmo são os diretores indicados pelo secretário da Fazenda. O problema maior é que quem não tem votos, ainda prejudica a imagem do governo. Ficam os alertas”.

 

Resposta dos atendentes do CIOSP

Comentário de Jonny: “Olá sou atendente do CIOSP li alguns assuntos da infonet com relação a os fatos que hoje  repercussão nacional gostaria de detectar e possivelmente ajudar, nós obviamente não gostaríamos que tudo que está acontecendo hoje fosse desse jeito entendemos que foi uma falha na qual errar é humano, porem ali nós temos que ter a certeza de que não podemos errar para não causar o que está ocorrendo hoje, sinceramente o que ocorre é o seguinte pessoas que estão entrando nesse local sem capacitação, essa pessoa que provocou os fatos do momento não tinha 4 meses de empresa não teve instruções com policiais capacitados para trabalhar naquele local, entendo que temos que melhorar porem tem muita gente ali que sinceramente não tem capacidade para tal. Para se ter idéia nós tivemos quando foi criado o CIOSP orientações com pessoas da importância de Sérgio Figueiredo que Deus o tenha dentre outros instrutores da PM, CBM, E delegados especialistas.    O que se vê nesse local hoje são pessoas ligadas a coronéis, delegados, PMS em geral que como falamos são “Peixes políticos em ano de eleição”. Pessoas essas que tem condições financeiras boas e que geralmente estão fazendo o seu curso superior e estão pagando com o salário pago pelo povo e prestando uma má atenção para quem paga seus impostos. Por favor dê esse direito de resposta a nós atendentes, que trabalhamos com dignidade no CIOSP, pois nós que precisamos desse emprego somos até vitimas até de preconceito pelos PMS que pensam que a gente tomou o lugar deles ali. Queria informar também que se a gente tem tanta pergunta a fazer para os registros das ocorrências é porque se a gente não perguntar a PM e CBM não vai ao local. E elas são impostas pelos mesmos”.

 

Sobre resposta da secretaria de infraestrutura

Do leitor Romualdo: “o secretário de infraestrutura respondeu o meu questionamento  apenas com ênfase na licitação das estradas. Secretário e as promessas do Sr governador sobre a revitalização da Praça da Pedra da Paciência, o ginásio de esportes e o término da malha asfáltica da cidade nada a declarar? Que as palavras foram ditas pelo governador isso é verídico. Se serão transformadas em realidade, somente as chuvas do próximo inverno dirão, pois as chuvas do ano passado levaram pelos canos das águas pluviais a falação bonita pronunciada em plena praça do Cruzeiro no mês de maio de 2009 na cidade de Itabi. Esperamos chuva abundante, promessas nenhuma, realizações as ditas em praça pública”.

 

Vagas da UFS destinadas para cotistas

Por Aparecido Santana: A Universidade Federal de Sergipe (UFS) divulgou no dia 15 de janeiro de 2010 o resultado do PSS 2010 da instituição que pela primeira vez ofereceu vagas para os alunos declarados negros no ato da inscrição. Alunos de escolas públicas são maioria entre os aprovados. A disponibilização dessas vagas gerou polêmica entre os favoráveis e contra a nova política. Os discursos contrários à nova política de cotas se desenrolam em duas vertentes: a primeira defende a melhoria do ensino público no Brasil, principalmente, do ensino médio, a segunda acredita que o Brasil há diferenciação entre ingressantes em uma universidade e que os que não conseguem sucesso no vestibular estariam pautados na diferença econômica. As discussões parecem apenas mostrar a possível realidade mostrar a possível realidade nos próximos ano na UFS, que antes mesmo da realização do PSS 2010, foi pichada por integrantes de grupos nazistas e racistas, cuja agressão foi a alerta inicial da contrariedade dos grupos contra o sistema de cotas. Será que o sistema de cotas vai reavivar ou combater o preconceito? Segundo o Reitor Josué Passos, a nova política é uma forma de combater, mas que grupos prejudicados estão ressentidos, prejudicados e que, portanto, manifestem alguma intolerância em relação aos sentenciais beneficiados da política”.

 

Decepção com o 190

Do leitor Abreu: “Hoje,31, ao frequentar o Bar do Nelson, na Praia de Aruana, tive conhecimento de que, no último dia do PRÉ-CAJU, ou seja no domingo, aquele estabelecimento foi assaltado, no período da noite, levando grande quantia em dinheiro e o veículo pertencente aquele comerciante. Várias pessoas ligaram para o 190 e foi aquela decepção. Queriam apenas saber a placa e a marca do veículo, talvez para acionar o efetivo policial (único) que estava no corredor da folia, como eles chamam, para ver se o tal veículo fosse apreendido caso por lá passasse. E a perícia e a obtenção de maiores dados, em caráter de urgência, para a prisão dos marginais e a recuperação dos bens como é que fica. Acredito que a falha são dos policiais que estão, ou eram para estar, acompanhando e coordenado os trabalhos dos contratados. Eles nunca ficam a sós. Espero que se altere essa inércia e transferência de culpa a quem menos tem”.

 

Dá-lhe menino

Do leitor Messias Gonçalves: “Estava eu a me perguntar o porquê do desespero de Mendonça Prado, Augusto Bezerra, José Carlos Machado e do próprio João Alves Filho, em suas aparições nos programas palanqueiros matutinos dos rádios sergipanos. A resposta me veio quando fui com a minha esposa assistir ao Projeto Sergipe Verão, edição da Atalaia Nova. Assim que cruzei a ponte iniciada pelo governo anterior e finalizada pelo atual, eis que vejo uma belíssima obra que o governo realizou através do DER/SE. Ai eu acho que eles não engolem. Como pode um menino formado em Direito, que fez a sua carreira somente na política, executar muito melhor as obras de recuperação e asfaltamento nas rodovias estaduais do que o engenheiro de formação, que governou por doze anos, foi prefeito e ministro, não o fizera. Primeiro foi a Rota do Sertão. Agora está realizando a de Simão Dias até a BR-101 em Itaporanga, sem contar as demais como a que liga Porto da Folha até o Povoado Ilha do Ouro. Deve está doendo e muito nos seus egos. Êta menino que surpreende e trabalha. Mesmo sem ser engenheiro. Como será que estão pensando os seus colegas de engenharia do CREA. E do próprio sindicato da categoria”.

 

CIOSP, Samu e companhia

De uma leitora: “Parabéns pelo texto sobre o CIOSP o problema é que os “gestores” acreditam que qualquer um pode fazer essa função “é só atender o telefone e encaminhar o registro” o próximo vai acontecer com o Samu Estadual, não realizaram concurso para substituir os Telefonistas e Radio Operadores  (concursados) que saíram e estão colocando pessoas por indicação política que não sabem nem digitar, não fizeram o curso de Regulação Médica do Ministério da Saúde e auxiliam na regulação médica colocando a vida das pessoas em risco.Sou enfermeira do SAMU e meu ex-namorado que é PM trabalhou no inicio do CIOSP e quando ele foi transferido já alertava para essa questão de colocar atendentes por indicação política e sem treinamento no Ciosp e o Samu está indo pelo mesmo caminho”.

 

Maternidade Zacarias Junior – Lagarto

Comentário de Luiz Santos: “Coisas inusitadas acontecem somente em Lagarto. Senhores leitores, em Lagarto  até uma Maternidade é hoje administrada pelo marido de Goretti Reis, um rapaz chamado Edivanilson. Este organizou um grande chá na Maternidade para autoridades (inclusive o prefeito) e lá só compareceu um vereador e uma assessora da Dep. Goretti, isto para mostrar como está organizada a referida Maternidade. Ainda bem que o prefeito e cia. não compareceu. Olha! Lagarto está numa transformação de personalidade absurda, tudo pelo poder, nem que seja Maternidade.  Dinheiro publico é assim tem gastar, nem que seja, desnecessariamente. Aproveitando. Atenção IBAMA! fiscalizem Lagarto, árvores estão sendo derrubadas na cidade absurdamente. Senhor prefeito, por favor seu projetista urbano é uma negação. Enoque Araújo você perdeu a cadeira da cultura? Agora é o perricha do Governador?  Mudança já! Era”.

 

Acidentes preocupam Comunidade

Da Associação Desportiva, Cultural e Ambiental do Robalo: “A quantidade de acidentes automobilísticos, principalmente atropelamentos, que vêm acontecendo na Rodovia dos Náufragos preocupam bastante os moradores do Povoado Robalo. As características da rodovia, que é plana e reta, juntamente com o comportamento de condutores que dirigem em alta velocidade, trazem sérios prejuízos aos moradores. Várias moradores do Robalo já morreram vitimados pelo trânsito e tantos outros estão mutilados.Como a maioria das atividades da população do Robalo ocorre nas margens da rodovia, a exemplo de escolas, igreja, posto de saúde e o comércio, a preocupação aumenta, principalmente com as crianças.Outra preocupação dos moradores é com a inauguração da ponte Joel Silveira, ligando o Mosqueiro à Caueira, o deve aumentar consideravelmente o tráfego na região.Pensando nisso a ADCAR – Associação Desportiva, Cultural e Ambiental do Robalo, encaminhou à CPRV e ao DER correspondência solicitando providências visando a redução de acidentes naquela via pública.À CPRV a ADCAR solicitou a reativação das chamadas “blitz” nos finais de semana, sobretudo no retorno das praias e das chácaras, quando a ocorrência de acidentes é bem maior.Ao DER a ADCAR solicitou que equipamentos de controle de velocidade fossem instalados ao longo da rodovia antes da inauguração da ponte”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“É tão fácil o prometer, e tão difícil o cumprir, que há bem poucas pessoas que cumpram as suas promessas.” Marquês de Maricá.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais