Partido de presente

A reta final de filiações para quem pretende disputar as eleições em 2014 tem produzido fatos interessantes. Um deles foi a enxurrada de telefonemas de tucanos convidando o ex-governador Albano Franco para retornar ao ninho do PSDB. A todos, ele disse que só se define no último segundo da prorrogação. Também ontem, o deputado estadual Adelson Barreto não escondia a satisfação por ter recebido de presente o PTB. Para ficar no grupo político dos irmãos Amorim, o parlamentar ganhou o direito de presidir o partido em Sergipe. Há quem garanta que o “mimo” não passa de ouro de tolo, pois na prática quem vai continuar mandando na legenda é Edvan Amorim. Disposto a disputar uma cadeira na Câmara Federal, Adelson não pensa assim. Melhor pra ele!

Mega reserva

O governo sergipano promete um grande evento para o dia 23 próximo, quando será anunciada oficialmente a mais recente descoberta de petróleo feita em Sergipe e considerada a maior do mundo este ano. Ontem, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou ao governador Jackson Barreto (PMDB) que estará presente ao ato. A diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, também participará da solenidade.

Vergonha

Do governador Jackson Barreto no facebook: “Eduardo Amorim votou contra o Programa Mais Médicos da presidente Dilma. Que Vergonha! Votou contra trazer mais médicos para os pobres e ainda diz que quer o Hospital do Câncer. E vai se construir um hospital sem ter médicos?”. Hoje, Jackson visita o Hospital do Câncer da cidade paulista de Barretos, conhecido pela excelência no tratamento da doença.

Mais tempo

A Secretaria Estadual da Fazenda prorrogou para o próximo sábado o prazo de pagamento do ICMS de setembro passado. A medida foi tomada em função da greve dos bancários e tem criado dificuldades para o pagamento do imposto. Para as empresas que estão com dívidas de ICMS referentes a até 2012, a Secretaria mantém o Programa Recuperar, que parcela em até 120 meses a quitação do tributo.

Dia do Fico

O ex-deputado federal Jorge Alberto reuniu ontem peemedebistas e amigos para anunciar a permanência no PMDB. Ele considerou o episódio que culminou em sua exoneração da Casa Civil do governo como “uma página virada”. Além de vereadores e prefeitos do interior, também prestigiaram o Dia do Fico o presidente em exercício do PMDB, Augusto Gama, o secretário da Justiça, Benedito Figueiredo, e a deputada estadual petista Conceição Vieira.

TV na web

A primeira estação de TV da internet brasileira está no ar. É a klik TV, que inclui a possibilidade de o internauta assistir, quando quiser, qualquer programa de sua grade, mesmo os já exibidos durante o dia ou que ainda não foram mostrados. Veja a klik TV no endereço http://www.tribunadabahia.com.br/kliktv (a partir da segunda semana de outubro ela poderá ser incorporada por outros sites). A klik TV é muito mais do que vídeo na web.

Sessentona

A Petrobras completa nesta quinta-feira 60 anos acumulando conquistas e desafios. Única empresa do mundo que domina a tecnologia para exploração de petróleo em águas profundas, agora tem o desafio de estabelecer parcerias para a retirada de óleo em águas ultraprofundas – 7 mil metros abaixo do nível do mar –, na camada pré-sal. Parabéns a todos que fazem a Petrobras!

Braços cruzados

Trabalhadores da Petrobras cruzam os braços hoje no Tecarmo, em Aracaju. Organizada pelo Sindipetro, a paralisação faz parte do calendário de mobilizações do Comitê Contra os Leilões do Petróleo, na semana em que a Petrobrás completa 60 anos. Ontem, os petroleiros pararam na Fábrica de Fertilizantes do Nordeste (Fafen). Eles são contra o leilão do campo de Libra (pré-sal), marcado para o próximo dia 21.

Cabaré

Como perguntar não ofende, quando será que o arcebispo de Aracaju, dom José Palmeira Lessa, vai ao cabaré? Calma, estamos falando do Cabaré de 5ª, debate organizado pelo jornalista Chico Freire e que é frequentado por políticos, intelectuais e demais autoridades constituídas.

Dia D

O Tribunal Superior Eleitoral decide hoje se concede registro ao partido Rede Sustentabilidade, fundado pela ex-senadora Marina Silva. Os sete ministros do tribunal vão decidir se, mesmo com parecer contrário do Ministério Público Eleitoral, a legenda está autorizada a disputar as eleições do ano que vem.

Novas regras

O Exame Unificado da OAB terá novas regras a partir da próxima edição. O candidato que for reprovado na segunda fase não precisará fazer a primeira fase na prova seguinte. A alteração foi aprovada por unanimidade pelo Pleno do Conselho Federal da OAB. A medida não vai facilitar o exame, porém assegurar o direito daqueles que mostraram conhecimento na primeira fase de estudarem um pouco mais.

Crise

Prefeitos sergipanos se reúnem hoje à tarde para discutir sobre a grave crise financeira dos municípios. Também vão discutir alternativas para os problemas provocados pela concentração de recursos por parte do governo federal. A reunião está marcada para as 15h, na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe, em Aracaju.

Do baú político

Essa é da lavra do jornalista Luiz Eduardo Costa: “Quando Jânio Quadros foi eleito presidente do Brasil, Seixas Dória, que lhe deu mão forte na campanha, imprimindo um tom nacionalista ao discurso, tornou-se um dos políticos mais prestigiados pelo presidente. Seixas então indicou o engenheiro capelense Carlos Oliveira para dirigir os escritórios de representação da Petrobras em Paris e Londres. Quando Dória elegeu-se governador de Sergipe, foi procurado por duas tias de Carlos Oliveira. Elas chegaram bem cedo ao Palácio. Seixas fazia a refeição matinal com a família, e as convidou para participarem. Elas alegaram que já haviam tomado café e ficaram na sala, ao lado da mesa. Depois de conversarem com o governador, quando retornavam à Capela, uma delas perguntou à outra: Você viu aquele bolo amarelo bonito que estava sobre a mesa?. E a outra rindo muito: ‘Bolo o que, aquilo era cuscuz’. E a primeira: Cuscuz nada, você acha que governador vai comer coisa de pobre?”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais