Partido dividido

0

A crônica política sergipana tem supervalorizado o PSC, a ponto de enxergá-lo como o fiel da balança na eleição estadual deste ano. Uma análise mais cuidadosa, contudo, mostra que a legenda não é hegemônica, pois a maioria dos seus integrantes possui força política própria. Isso significa dizer que na hora de definir por esse ou aquele candidato majoritário, os filiados do PSC não seguirão fielmente a orientação do empresário Edvan Amorim, que comanda o partido no Estado. Tem sido assim na Assembléia, onde, por mais de uma vez, os deputados da legenda desconheceram a orientação partidária para votar contra o governo. Trocando em miúdos: a decisão de Amorim em apoiar esse ou aquele candidato ao governo não é garantia que os demais líderes do PSC o seguirão. Em partido dividido o que conta é o interesse pessoal de cada um. O resto é conversa fiada, é blefe de quem tenta mostrar uma força que não possui.

Maior celeridade

Uma boa notícia: as mudanças no Código de Processo Penal, ocorridas nos dois últimos anos, facilitaram a abertura de processos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. O grande avanço é que um processo judicial por abuso pode ser instaurado sem a representação da vítima ou de um parente. Até por uma denúncia anônima, o Ministério Público pode abrir uma ação. Antes, dependia de um parente da vítima dar a queixa, mas isto nem sempre acontecia, pois as famílias vivem um conflito e a tendência é culpar a vítima de violência sexual.

Gripe suína

Começa hoje mais uma etapa de vacinação contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. Até o próximo dia 2, gestantes, crianças com idade entre 6 meses e 2 anos e doentes crônicos poderão ser imunizados gratuitamente contra a doença. Entre os doentes crônicos a serem vacinados nessa etapa estão também pessoas com menos de 60 anos com problemas de coração, pulmão, rins, fígado, câncer, diabéticos e obesos. As grávidas podem receber vacina em qualquer mês de gestação. Os cidadãos devem estar munidos de documento de identificação com foto e o cartão de vacinação.

Albano, um otimista

O deputado federal Albano Franco (PSDB) é um otimista quando fala sobre a economia sergipana. Empresário de sucesso, que presidiu por mais de uma década a poderosa Confederação Nacional da Indústria, o tucano garante que Sergipe está no caminho certo do desenvolvimento. Ele adverte os que misturam política rasteira com os projetos do Estado: “Quando estão em jogo os interesses de Sergipe não se pode confundi-los com questiúnculas eleitorais, com coisas menores que podem causar prejuízos ao povo”.

Fartura de gás

Diante do volume de investimentos que a Petrobras anunciou para o Estado terça-feira última, passou desapercebida para muita gente a decisão da companhia de garantir o gás que viabilizará um projeto de US$ 850 milhões da Vale do Rio Doce, em Sergipe. São 700 mil metros cúbicos de gás/dia, que a mineradora começará a usar a partir do último trimestre de 2014. Para se ter uma idéia do que isso significa, toda a carteira de clientes da Sergás consome diariamente 270 mil metros cúbicos/dia, enquanto a Fafen/SE utiliza por dia cerca de 900 mil metros cúbicos de gás.

Gasene pronto

E por falar em gás, o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, informou à coluna que está marcada para a próxima sexta-feira a inauguração do Gasene, gasoduto com 954 quilômetros ligando as regiões Sudeste e Nordeste e passando, naturalmente, por Sergipe. O Gasene proporcionará à região um acréscimo de 20 milhões de metros cúbicos/dia, quase o dobro do consumo atual do Nordeste. Foi a conclusão do gasoduto que permitiu à Petrobras garantir o gás que a Vale precisará a partir de 2014.

Manicures orientadas

As manicures e pedicures serão o alvo de uma cartilha a ser lançada pelo Ministério da Saúde com orientações para a prevenção da hepatite. O uso de instrumentos cortantes, como o alicate, e o contato com sangue fazem com que essas profissionais sejam incluídas nos grupos sujeitos a contrair a doença. A cartilha também objetiva incentivar as clientes a levar o próprio material na hora de fazer as unhas dos pés e das mãos nos salões de beleza. Pesquisa revela que as manicures não têm o hábito de adotar qualquer medida de prevenção, como esterilizar os instrumentos, entre eles, alicates, espátulas ou palitos. O vírus da hepatite B pode ficar dias em uma toalha, por exemplo.

Prepare o bolso

Os celulares pré-pagos podem ficar mais caros. Pelo menos é o que acreditam alguns consultores. A Anatel decidiu na última quinta, que as operadoras serão obrigadas a desbloquear os aparelhos no momento em que o cliente desejar, sem cobrança de multa ou qualquer outro valor. Portanto, dependendo da reação do mercado, se quem comprar o aparelho já desbloquear e mudar de operadora vai perder o incentivo para subsidiar.

Investindo no futuro

A Construtora Celi, mantenedora do Instituto Luciano Barreto Júnior, investiu na modernização dos laboratórios de Informática da instituição. Ao todo, foram 70 novos computadores distribuídos entre os dois de informática básica e o voltado para o curso avançado, que atinge apenas alunos já formados pela instituição. A modernização foi possível graças a uma parecia firmada pela Celi com a Microsoft e a Symantec. As duas empresas norte-americanas doaram todos os softwares ao Instituto.

Alerta necessário

A Anvisa está preparando uma portaria com normas para a inclusão de mensagens de advertência, no caso de alimentos que possam ameaçar a saúde do consumidor. As frases serão incluídas na propaganda veiculada nos meios de comunicação e no material de publicidade. A ideia é alertar os consumidores para o risco do consumo excessivo de alguns alimentos e a associação entre a composição do produto e doenças. Exemplo: bebidas açucaradas e obesidade; gorduras saturadas e diabetes tipo 2; gordura trans e doenças cardiovasculares; gordura de origem animal e câncer; açúcar livre e cárie.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários