Pascoal Maynard no MAC “Antônio Garcia”

O jornalista Pascoal D’Avila Maynard Júnior está chegando ao Movimento de Apoio Cultural Antônio Garcia Filho – MAC – da Academia Sergipana de Letras, por indicação da acadêmica Marlene Alves Calumby.
Apresenta-se com toda a galhardia e predicados intelectuais que sobejamente o credenciam para atingir esse desiderato. Senão vejamos:  sergipano de Aracaju, é notoriamente conhecido e festejado na cidade e além desta, pelas suas ricas realizações e expressiva contribuição que vem prestando, há muitos anos, para o desenvolvimento da cultura sergipana em todas as suas vertentes, nas artes em geral, na música, popular e erudita,  na dança, no folclore e notadamente, na área jornalística, com a difusão das manifestações artísticas e culturais do Estado, quer seja através do seu notável Programa “Expressão”, levado ao ar semanalmente pela TV Aperipê, ou mesmo pelas iniciativas artísticas e culturais, como curador de notáveis exposições levadas a efeito em Sergipe.
Pascoal Maynard, como é mais conhecido nas rodas intelectuais da terra de Tobias Barreto, faz cultura com garra, determinação e estoicismo. Não é fácil fazer cultura no Brasil, pela falta de compromisso e limitações orçamentárias definidas pelos governantes, mas isso nunca intimidou Pascoal Maynard.
Filho de consagrado jornalista sergipano, Pascoal D’Avila Maynard, que fez escola com maestria na imprensa de Sergipe, Pascoal também é jornalista, graduado em Comunicação Social pela Universidade Tiradentes e exuberante produtor cultural, tendo dirigido com proficiência os Teatros Atheneu e Tobias Barreto, a chefia de Gabinete da Secretaria de Estado da Cultura, coordenando vários projetos culturais da Secretaria de Estado da Cultura e atualmente, com inteira justiça, integra a Academia de Letras de Aracaju – ALA, na Cadeira que tem como Patrono  a escritora Giselda Morais. Importante participação teve também o nosso enfocado, na área de publicidade e propaganda, na agencia LIVE.
Desde 2005 produz e apresenta o programa “Expressão”, veiculado semanalmente, às sextas-feiras a partir das 19:30 horas, na APERIPÊ TV, emissora de televisão aberta, da Rede Pública de Televisão, constituindo-se em um dos mais importantes instrumentos de divulgação da nossa história artístico-cultural, sem nenhuma sombra de dúvida. Em “Expressão”, Pascoalzinho, como também é conhecido o nosso candidato, faz cultura consistente, através de entrevistas e reportagens, abordando as manifestações de forma plural, representadas pelos seus conteúdos e formas, abrangendo todos os segmentos, como a literatura, o teatro, a dança, a música, as artes plásticas, etc, destacando o nosso patrimônio material e imaterial cultural e artístico. Não resta dúvida que o programa “Expressão” é o maior veículo cultural televisivo de Sergipe, mantendo uma regularidade e diversidade excepcionais.
Por outro lado, Pascoal Maynard é ainda responsável pela produção e direção de vários documentários para TV e espetáculos musicais para a televisão e teatro. Não devemos esquecer o seu extraordinário acervo de imagens e vídeos de momentos históricos de Sergipe, obtido com visitas ao Museu Mario de Andrade, em São Paulo, à Cinemateca do Museu de Arte Moderna e a à Biblioteca Nacional,  no Rio de Janeiro. Entre as suas realizações podemos destacar a participação para o resgate da obra do inolvidável fotógrafo sergipano Waldemar Lima, responsável pela fotografia do icônico filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, a recuperação das fotografias alusivas ao Centenário de Aracaju, do grande acervo de Valmir Almeida, a curadoria das obras do notável sergipano Aragonez de Faria, com suas maravilhosas pranchas para o Cine Pathé, que revolucionaram a estética na divulgação dos filmes desse estúdio francês. Ainda na Cinemateca do Museu de Arte Moderna – MAM – Pascoal resgatou várias edições do telejornal Cine Revista da Tela, com narração de Cid Moreira, que era veiculado pelos cinemas de Aracaju final da década de 50, início da década de 60.
Em outubro de 2015, participou como convidado do Brasilianisches Kulturfestival Wien 2015 (Festival do Brasil em Viena 2015) apresentando, na Embaixada do Brasil naquele país, três documentários por ele dirigidos, sobre a Cultura sergipana.
O nosso enfocado vem sendo alvo de diversas distinções no Estado, como aconteceu em 2016, quando foi homenageado com a Medalha do Mérito Monsenhor Silveira, pela Associação Sergipana de Imprensa e recebeu “Moção de Aplauso”, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado de Sergipe. Mas não para por aqui. Prêmio Sanfona de Ouro, de Jornalismo Cultural; Prêmio Educar-se, Programa de Televisão Local, em evento promovido pelo intelectual Jorge Lins de Carvalho, Diploma de Honra ao Mérito “Almério Cavalcante”, da Associação dos Artistas Plásticos de Aracaju; Prêmio “Capital” de Produção e Conteúdos Culturais, uma consistente realização da jornalista e poeta Ilma Fontes; Comenda, simbolizada pela “PLACA HONORÍFICA POETA HERMES FONTES”, da nossa Academia Sergipana de Letras e da Universidade Tiradentes.
Sua trajetória na cultura sergipana tem navegado na produção de diversos gêneros: registros históricos, captação de extraordinários eventos teatrais e musicais, entre outras.
Assíduo frequentador de primeira fila (quando não está diretamente no palco ou na  coxia) dos principais movimentos culturais de Sergipe,  Pascoal Maynard, na sua inquietude de poeta e de rara sensibilidade, busca ampliar seu conhecimento cultural e estreitar laços com as diversas manifestações artísticas da cidade. Atinge a maturidade intelectual e pessoal, na celebração dos seus 70 anos de vida intensamente produtiva, ocorrida na semana que passou.
Pascoal Maynard é maior do que tudo que disse. É luminar da cultura de Sergipe e, por tudo isso, entendemos que a sua chegada ao MAC/ASL  ilustrará sobremodo a instituição.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais