PEC Emergencial adiada: Sergipe terá que congelar salários servidores

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

Na última sexta-feira, 11, o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) emergencial, senador Marcio Bittar (MDB-AC), anunciou que desistiu de apresentar o parecer da medida antes do recesso legislativo e que o texto ficou para 2021.

Segundo levantamento publicado pelo Estadão, se a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) emergencial já estivesse hoje em vigor, seis Estados já precisariam cortar despesas de pessoal, congelar salários e suspender novas contratações de servidores para melhorAR a saúde financeira das suas contas. O relatório da proposta, apresentado aos líderes do Senado, determina o acionamento automático dos gatilhos (como são chamadas as medidas de contenção de despesas) para governos regionais quando as   despesas correntes superarem 95% de sua arrecadação.

O texto original enviado pelo governo deixava a aplicação como opcional, ao falar que Estados e municípios “poderiam” acionar os gatilhos nessa situação. O aperto na regra já sofre resistências e pode virar moeda de troca durante as negociações na hora da votação, como ocorreu na reforma da Previdência, que deixou Estados e municípios de fora após a pressão de senadores e deputados, que não queriam assumir o desgaste político para acabar ajudando governadores e prefeitos de legendas adversárias.

Levantamento feito a pedido do Estadão/Broadcast pela pesquisadora Vilma Pinto do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com dados acumulados no ano até outubro (últimos disponíveis), aponta que Rio Grande do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pernambuco e Espírito Santo seriam atingidos pela regra, caso já estivesse em vigor. Considerando dados de 2019, o quadro seria um pouco diferente, com a regra se aplicando a sete Estados: Goiás, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e Distrito Federal.

Vilma prevê situação mais difícil em 2021 para os governos regionais, já que o desempenho do PIB deve ser insuficiente para recuperar o tombo na atividade em 2020. Além disso, não há previsão de reforço nas transferências feitas pela União, como ocorreu este ano. “A receita dos Estados em 2021 tende a ser um pouco mais enxuta”, diz.

 


Turismo Alagoas: ponte Penedo/Neópolis e aeroporto Costa dos Corais (Maragoji), com recursos próprios Enquanto isso, Sergipe, sem técnico na área, brinca de feiras, folders, viagens e diárias para meia dúzia. Até quando? Entidades do setor silenciam por conta de migalhas. São poucos que têm coragem de peitar! Subserviência total!

Atenção Conselho de Oftalmologia. Será que esses profissionais que realizam os “exames” do Detran/SE são todos oftalmologistas? Nos últimos dias, o blog vem recebendo diversas reclamações sobre a forma de realização do exame oftalmológico do Detran/SE, inclusive um leitor ficou de enviar um vídeo que pode ser devastador. O blog está aguardando. Enquanto isso, o leitor leia este relato de um cidadão: “Exame médico travado no freio de mão – Há aproximadamente cinco anos, quando da renovação da minha CNH, fui constrangido em duas ocasiões, por não ler a linha 11 da tabela utilizada pelas clínicas, com a conivência do Detran. Ao entrar na sala, estava eu usando óculos. Por ingenuidade da minha parte, retirei o aparelho. Ao solicitar que eu citasse as letras da linha 11, tive dificuldades. O “profissional” me reprovou. Mandou que eu remarcasse outra consulta. Três dias depois, retornei. Ao entrar novamente, retirei os óculos. O mesmo veredicto. Desta vez com uma ressalva. “Seria aprovado, somente pelo fato de ser condutor particular e não remunerado. Nas duas oportunidades, nenhum dos dois “profissionais”, mandaram que eu colocasse os óculos. Agora quando levei o meu filho para os exames dele, só que em outra clínica, narrei esse lamentável episódio. Segundo os profissionais desta, os primeiros teriam a obrigação de mandar que eu colocasse os óculos. Não o fizeram. E me orientaram que na próxima renovação, que ocorrerá em fevereiro próximo, eu não retire os óculos. Segue o print com a tal tabela, para que os senhores percebam o tamanho das letras na linha 11. E se alguém já testemunhou alguma placa com essas dimensões. Ah, será que nessas clínicas, todos são oftalmologistas mesmos?”

Demora de avaliação pedido de ITBI na Prefeitura de Aracaju. A quem recorrer? Cadê a promotoria de Defesa do Consumidor do MPE/SE? Uma reclamação de um contribuinte devidamente identificado: “Gostaria de reclamar em relação ao setor financeiro da Prefeitura de Aracaju, que já há algum tempo vem demorado até um mês para responder a um simples pedido de ITBI – Impostos de Transmissão de Bens Imóveis. Em muitas capitais do país esta guia de pagamento já sai no mesmo instante em que se faz o pedido, enquanto aqui temos que aguardar este tempo sem fim e sem justificativa plausível. Além disso, esta falta de agilidade só atrapalha as finanças do próprio município, que poderia estar arrecadando ainda mais e de forma mais eficiente. Em tempos de dificuldades de arrecadação, é incompreensível tamanha ineficiência do setor financeiro Municipal.”

Censo Previdenciário: Prazo vai até 31 deste mês Servidores ativos, inativos e pensionistas que continuam pendentes com a atualização cadastral do Censo Previdenciário do Governo do Estado devem se atentar para o prazo final do programa. O recadastramento foi prorrogado até 31 de dezembro, porém, se o servidor preferir atualizar os dados presencialmente, deve se atentar que o agendamento e atendimento precisam ser feitos até o dia 30 deste mês. Mais informações sobre o Censo Previdenciário podem ser obtidas no site www.sergipeprevidencia.se.gov.br e pelos telefones (79) 3142-1880 (ligação), 99876-9473 e 99659-0312 (whatsapp). Para agendar atendimento, acesse https://agendacenso.com.br/sergipe.

Mastologista da Rede Primavera participa de banca examinadora na USP A mastologista da Rede Primavera, Dra. Paula Saab, fez parte da banca examinadora nacional para obtenção do título de especialista em mamografia, do Colégio Brasileiro de Radiologia. Profissionais de várias partes do país estiveram reunidos no Instituto da Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) para prestar a prova. A banca examinadora é composta pelos mais renomados radiologistas de mama do país e avalia médicos que desejam trabalhar com mamografia. “Foi um momento de troca muito especial junto com um time de excelência de radiologistas mamários, participar da avaliação de jovens médicos que querem ter a mamografia como área de atuação”, ressalta Dra. Paula.

Curso Intensivo – Francês para Iniciantes. Um semestre em apenas um mês!  Faça francês no conforto de sua casa, um semestre em um mês! O curso de francês para iniciantes da Aliança Francesa está com Matrículas Abertas, cujas aulas começam a partir de 06 de janeiro, através de uma plataforma interativa, de forma online e ao vivo. Aproveite período promocional de 20% de desconto na inscrição no curso que vai até o dia 23 de dezembro de 2020. Escolha um horário e participe gratuitamente de uma aula experimental virtual de francês. Faça sua inscrição, clique aqui!
Para mais informações, acesse www.afaju.com.br/matriculas/ ou entre em contato conosco através do e-mail secretaria@afaju.com.br ou do Whatsapp 98877 7904 | 98877 7905 | 98877 7906.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                            

Somese sob nova direção E o mais novo número da Revista da Sociedade Médica de Sergipe – Somese, editada pela Remacre Comunicação será lançada amanhã, 15, a partir das 19h, no terraço do Decós Day Hospital para o público da área. Nesta edição a revista foca na posse da nova diretoria da Somese para o triênio 2020/202, cuja diretoria tem como presidente o médico Hesmoney Ramos de Santa Rosa.

 

 



Dia 19/12 Seminário da Skif Brasil em Aracaju E Shotokan Karatê Internacional – Skif, em parceria com a APCEF/SE realizará no próximo dia 19 de dezembro (sábado), um seminário que terá como instrutor chefe um dos mais renomados nomes do karatê no Brasil, o sensei Paulo Roberto Santos, 7º DAN. Um dos organizadores, Yoacan Jocelis explicou que o seminário está tendo grande procura e já tem inscritos da Bahia e Alagoas. “Diante de um ano tão complicado e a abertura para alguns eventos vamos realizar este seminário que está aberto para o Nordeste”, disse reforçando que o evento vai fomentar mais ainda o karatê. Ele destacou a parceria com a APCEF/SE e os participantes irão levar um quilo de alimentos para ajudar instituições carentes. O evento conta com o apoio da Viação Progresso, Paulo Naútica, SESI e o Clube de Karatê União, que é o organizador do evento.



Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wanderr.bastos/ O catador de material reciclável dá uma tragada no cigarro e reflete antes de responder a uma pergunta do fotógrafo… Barra dos Coqueiros, Sergipe…

ESPECIAL 

Poesia completa de Iara Vieira. Livro em pré-venda até 10 de janeiro de 2021. Lançamento oficial dia 30 de janeiro

A Mondrongo, editora baiana que publica literatura brasileira de excelência desde 2011, abriu a pré-venda até 10 de janeiro de 2021 do livro Poesia Completa de Iara Vieira https://www.editoramondrongo.store/produto/206159/poesia-completa-de-iara-vieiraaqui. O lançamento oficial será dia 30 de janeiro e quem adquirir através da pós-venda receberá entre os dias 11 e 20 de janeiro. 

Nélida Piñon, depoimento em Esses tempos ad/versos “Sobre o livro É visível observar como Iara Vieira está tratando de romper as limitações da língua cotidiana em prol da conquista de uma linguagem pessoal que busca traduzir o seu universo de poeta em sensível transformação. Transformações que afetam e ampliam os novos temas tratados e que abandonam a viagem em torno de si própria em defesa de navegações mais atlânticas.”


Taylane Cruz, escritora  “A poesia de Iara Vieira é daquelas capazes de alcançar gerações. Eu, fruto de uma geração recente na literatura sergipana, dou honras pela graça de poder estar sob o arco da poeta que soube como poucos manusear o bisturi poético tão preciso, mordaz, porém delicado no fiar de cada verso. Sua escrita nos convoca a retirar a graxa dos olhos, a ver o contrário das coisas, é um convite a apalpar o universo irônico, simbólico, afiado das palavras. A poesia de Iara concentra uma pulsação rara, puro susto e revelação. Lê-la é como pegar algo vivo entre mãos.” 

Maruze Reis, professora “Há um lugar eterno, em cada um de nós, a palavra o reconhece e estende ao outro, que por sua vez é tocado por ela, eternizando o movimento. Reunir em um livro toda a poesia de Iara Vieira é preservar a construção de uma teia na vastidão do mistério poético. Um ser que se desdobra em camadas e escolhe vozes para dizer de si para tantos outros. Ao leitor, esse buscador sensível, cabe experienciar o mistério na sua mais íntima humanidade.”


Sobre a autora IARA VIEIRA nasceu em Aracaju (SE), no dia 9 de abril de 1949. Dos três aos sete anos morou em Maceió (AL) e dos oito aos 18, em Salvador (BA). Prestou concurso vestibular em Aracaju e se formou em Letras pela Universidade Federal de Sergipe, em 1972. Presença marcante nas premiações de concursos de poesia no Brasil, entre eles: Veia Poética, SP, 1981; II Concurso Mackenzie de Poesia, SP, 1981; II Concurso de Poesia Falada do Norte-Nordeste, 1983; Prêmio Escriba de Poesia, Piracicaba, SP, 1990; II Concurso Internacional de Poesia Mulheres Emergentes, Belo Horizonte, 1999.Ao falecer em 19 de setembro de 2003, aos 54 anos, deixou publicados os seguintes livros: Ruínas (poesia), 1977; Interiores (contos), 1982; Esses Tempos Ad/Versos (poesia), 1984; A Fome do Paraíso (poesia), 1994 e O Coro da Serpente, 2001, culminando com o livro póstumo, A Íntima Humanidade, em 2003.

 

EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK




Sergipe, duzentos anos de autonomia falseada. Por Antônio Samarone, médico sanitarista.

Sergipe não comemorou o bi centenário (1820 – 2020). Claro, a Pandemia foi uma boa desculpa. Para evitar injustiças, a ALESE patrocinou meia dúzia de debates pela internet.

Apesar dos esforços de alguns abnegados, criando a ideia de sergipanidade, a autoestima dos sergipanos ainda é muito baixa.

A Bandeira de Sergipe foi criada pelo industrial José Rodrigues Bastos Coelho para enfeitar os seus barcos. O Coronel Pereira Lobo transformou-a em Bandeira oficial.

O Hino de Sergipe é acusado de plágio e poucos o conhecem.

Comenta-se que um dos magnatas da educação em Sergipe tentou recentemente criar um hino novo. Houve reações e ficou o dito pelo não dito.

Sergipe teve o direito a assento no Senado Federal, desde 1836. Contudo, o primeiro sergipano a tomar posse foi Antonio Diniz de Siqueira e Mello, em 1859.

Estranho, e quem representou Sergipe no Senado Federal nos primeiros 23 anos?

Na verdade, a aristocracia sergipana não viu com simpatia a autônima de Sergipe, em 1820. Os nossos primeiros Senadores foram de fora, gente que nunca pisou os pés em Sergipe.

Representaram Sergipe no Senado (1826 – 1860) os fidalgos José Teixeira da Matta Bacelar e José da Costa Carvalho (Marques de Monte Alegre).

O primeiro Senador por Sergipe (1826 – 1838), José Teixeira da Matta Bacelar, advogado baiano, que escreveu a “Relação abreviada da Cidade de Sergipe d’El Rei”, em 1807. Nunca visitou Sergipe.

O segundo Senador por Sergipe (1839 – 1860), o Marques de Monte Alegre, baiano de Salvador. Bacharel em leis pela Universidade de Coimbra. Um homem letrado, mas que desconhecia profundamente Sergipe.

Em 1924, Sergipe passou por mais um constrangimento. O Presidente Arthur Bernardes exigiu que a vaga de Sergipe no Senado fosse destinada ao Jurista Maranhense Augusto César Lopes Gonçalves.

Houve reação dos políticos locais. Artur Bernardes prometeu construir em troca o Porto de Sergipe.

Numa vergonhosa página política, nas eleições de 17/02/1924, o eleitorado “livre” de Sergipe derrotou o Marechal sergipano José Siqueira de Menezes e elegeu o maranhense Lopes Gonçalves, mesmo sem nunca ter vindo à Sergipe, nem durante o pleito.

A Promessa do Porto não foi cumprida, mas Lopes Gonçalves representou Sergipe até 1930, quando foi cassado pela Revolução.

O Jornal “A Tribuna” criticava o Senador Postiço de Sergipe: “Lopes Gonçalves gastava os seus gordos subsídios nos dancings e cabarés do Rio de Janeiro.”

São muitos os casos. Mas fico por aqui, por enquanto.

Mais textos Samarone: http://blogdesamarone.blogspot.com/


PELO TWITTER

www.twitter.com/aribelucas  #DiadoCego O Dia 13 de Dezembro tem um significado especial na luta contra a discriminação das pessoas com deficiência visual.

 -Use “direita” ou “esquerda” ao orientar sobre uma direção a seguir e nunca use termos como “ali” ou “lá”;

 -Se for ajudar a pessoa a se locomover, não puxe-a e nem empurre-a. Basta deixar que ela segure seu braço.

 Como se relacionar de forma respeitosa com pessoas com deficiência visual?

 -Não chame uma pessoa com deficiência visual de ceguinho;

 -Não fale gritando com uma pessoa cega. O fato de não enxergar não significa que ela não ouve bem;



www.twitter.com/ayres_britto


www.twitter.com/EzequielBitenc9 Mais um negacionista pra conta. Meu vizinho, coronel do exército Bolsomion feroz(tem um mastro atrás da casa dele com a bandeira do Brasil), andava sempre sem máscara. Quando passava de carro, baixava o vidro para todos verem ele sem máscara. Esta em coma por causa da covid 19.

www.twitter.com/J_LIVRES Por Mmocanus #BolsonaroUmVirusLetal #bolsonarogenocida

 

www.twitter.com/frednavarro 300 mil mortes nos EUA. 180 mil no Brasil. Os perversos de lá e de cá precisam prestar contas à justiça por seus crimes de lesa-humanidade. #Covid_19



Siga Blog Cláudio Nunes:                                         

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
A partir de agora o blog publicará durante toda semana apenas frases de um autor, numa forma de homenagem. Começa com o escritor português José Saramago: “Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é só um dia mais.”

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais