Perguntas frequentes de comportamento à mesa

0

Foto site SIMPLÁS

Existem algumas perguntas frequentes que recebo por e-mail sobre comportamento à mesa em reuniões sociais e em restaurantes. É importante saber comportar-se a mesa para evitar constrangimentos e equívocos e com tranquilidade, desfrutar junto aos amigos, o prazer de alimentar-se e sociabilizar-se.

Há algumas situações que devem ser resolvidas baseadas no bom senso, respeito e educação para não perder o prumo e incomodar as pessoas.

A boa conduta contribui muito para o bom relacionamento social.

Dúvidas frequentes:

F.R.- Num restaurante, entre amigos, qual o momento adequado de começar a comer depois que o garçom serviu o alimento?

Denise – O momento adequado é quando todos estiverem sido servidos, mas quando há um grande número de pessoas numa mesa, o ideal é não esperar, porque os alimentos esfriarão. Melhor é aguardar certo número estar servido para iniciar a se alimentar. Quando existe um anfitrião o convidado só começará a comer depois que o anfitrião for servido, mas como ele sempre será o último que o garçom servirá, então, cabe ao anfitrião pedir para seus convidados iniciarem a refeição.

B.M. – Gosto de conversar comendo, mas noto que às vezes vejo as pessoas se afastarem porque caiu algum alimento nelas.

Denise – Deve-se comer sempre com a boca fechada e não fale com a boca cheia, pois a visão do bolo alimentar na boca não é nada agradável. Além disso, observamos que uma pessoa que fala comendo, pode atingir outra com partículas do alimento. Para beber, esvazie a boca primeiro. Lembre-se que os alimentos são levados à boca e não a boca aos alimentos. Evite debruçar-se sobre o prato. Outro fato importante é quando estiver falando não gesticular com os talheres na mão, levantando e empurrando como se fosse uma arma.

A. S. – O que deve fazer um anfitrião quando numa recepção à mesa o convidado estiver atrasado?

Denise – Deixe o local reservado destinado a ele, cadeira vazia e o prato colocado. Quando ele chegar, o local já estará providenciado e ele começará pelo prato que está sendo servido no momento e não pelo início do serviço.

P. R. – Quando cai um guardanapo no chão o que fazer?

Denise – Você deve comunicar ao garçom e ele pegará no chão e substituirá por um guardanapo limpo. O mesmo serve para talheres caídos.

A. M. – Como comer o pão?

Denise – Utilize o pratinho que tem à sua esquerda para colocar o pão. Pegue o pão e corte os nacos com a mão e não com a faca. Esta será utilizada para passar a manteiga ou patê.

C. A. – Pode pegar o pão para passar no molhinho do prato?

Denise – Formalmente não. Não molhe o pão no molho e nem limpe o prato com ele.

R. L. – Qual o momento de se fazer um brinde?

Denise – O brinde pode ser feito antes ou depois da sobremesa, depois que foram retirados os pratos usados.

T. S. – Posso colocar os cotovelos na mesa para me apoiar?

Denise – Os cotovelos não se apoiam sobre a mesa quando se come ou se bebe. Apoie os braços na altura do punho.

A.G.  – Qual o indicativo dado ao garçom que você acabou de comer?

Denise – Quando acabar de alimentar-se, junte os dois talheres paralelos sobre o prato com os cabos para o lado direito, a faca com o fio para dentro e o garfo com a parte dos dentes para cima. Retire o guardanapo do colo e coloque do lado esquerdo do prato sem dobrar.

E. S. – Como posso provar se o meu café está adoçado de acordo com o meu gosto?

Denise – A colher utilizada para dissolver o açúcar não poderá ser colocada na boca para experimentar a bebida, jamais é levada à boca, por isso coloque–a de volta ao pires e prove o café na xícara.

M. S. – Se a sopa estiver muito quente posso assoprá-la?

Denise – Não. Aguarde um momento e não sopre a sopa para esfriá-la. Ao terminar, não incline o prato para tomar até o fim e coloque a colher no prato de apoio.

G. F – Terminei de me alimentar e noto que não posso sorrir porque tem um bocado de alimento preso nos dentes. Posso dar uma limpadela com a língua ou com palito?

Denise – Pegue o palito e vá ao banheiro limpar os dentes e lavar as mãos. Na mesa não limpe os dentes com a língua, com palitos, com chupadas barulhentas, com as unhas ou guardanapos. Não enxague também a boca com a bebida.

R. V – Quando estou gripada e sento à mesa, sempre uso o guardanapo de papel para assuar meu nariz. Esse é o modo correto?

Denise – O modo correto é assuar o nariz no banheiro e nunca onde há alimentos e pessoas juntas. O que pode ser feito se estiver corisando é enxugar as narinas com o lenço descartável e não assuar. Lembre-se de colocar os lenços usados em compartimento separado da sua bolsa ou bolso e não junto com os guardanapos ao lado do prato.

E. Q – Gosto muito de ir a restaurantes e noto que o meu grupo só se diverte falando alto e gargalhando. É proibido se divertir desse modo?

Denise – Não é proibido se divertir, mas as pessoas que estão próximas também têm o direito de ser divertir e com certeza não vão gostar de ouvir a todo momento gritos e palmas. O melhor seria uma mesa reservada para grupos e não tumultuar o ambiente e nem tirar o sossego das pessoas.

J. T – Posso experimentar a bebida do meu colega?

Denise – É inconveniente “bicar” a bebida dos outros, mesmo entre amigos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais