Pesquisa não é garantia de vitória nas urnas

Engana-se quem pensa que o pré-candidato favorito nas pesquisas feitas agora será eleito em outubro. Muita gente que acreditou nisso e foi se refastelar com sombra e água fresca se decepcionou. Há casos em Sergipe de candidatos que figuravam na lanterna das intenções de voto e terminaram sendo eleitos. Embora feitas, na maioria, por institutos sérios, estas consultas não conseguem retratar a realidade das eleições, pois daqui pra lá muita água passará por debaixo da ponte. Tanto isso é verdade que mesmo os políticos bem colocados nas avaliações feitas agora falam pouco ou nada sobre os percentuais de aprovação. Portanto, acreditar nas pesquisas, muitas vezes feitas ao gosto de quem as paga, é tão irracional quanto confiar em profecias de uma falsa cartomante. Depois não diga que a cigana lhe enganou. Misericórdia!

Defesa de primeira

O pré-candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL) contratou para defendê-lo no Tribunal Superior Eleitoral a Rangel Advocacia, uma das mais importantes e caras bancas de advogados do Brasil. Entre os causídicos que integram esse escritório está o ex-ministro do TSE, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. O julgamento do recurso de Valmir contra a sua inelegibilidade está agendando para amanhã e já conta com um voto contrário do ministro-relator Sérgio Banhos. Além de Francisquinho, o filho dele e deputado Talyssom (PL) também está inelegível, sob a acusação de abuso do poder econômico na campanha eleitoral de 2018. Aff Maria!

Fora do palanque

O pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT) não conta com o apoio do Psol. O partido apoia o presidenciável Lula da Silva (PT), mas em Sergipe não sobe no palanque petista. Esta decisão do Psol foi tomada após o PT sergipano ter preterido o pré-candidato a senador psolista Henri Clay Andrade, trocado pelo presidente estadual do PSB Valadares Filho. Aliás, as vaias dadas a Vavazinho no evento realizado em Aracaju pelo PT, sábado passado, tiveram, segundo Henri Clay, “caráter democrático e demonstraram a insatisfação da população”. Danôsse!

Jovens preocupados

Segurança, emprego e saúde são os temas que mais preocupam nossos jovens. Pesquisa divulgada pela Secretaria Nacional da Juventude também mostra que 67% dos entrevistados apontam a corrupção como um dos problemas que mais incomodam a juventude. O estudo revelou, ainda, o otimismo da rapaziada. Do total entrevistado, 91% responderam acreditar que podem “mudar o mundo”. E podem mesmo!

Igreja quer um carro

O arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa, deu com os costados no gabinete do presidente da Assembleia, deputado estadual Luciano Bispo (MDB). O religioso foi pedir ajuda para a Igreja comprar um carro visando a distribuição de cestas básicas e outros suprimentos para os mais pobres. Caso o apelo do líder religioso seja atendido pelo Legislativo, o veículo será utilizado pela Caritas Arquidiocesano, organização vinculada à Igreja Católica que atua junto às pessoas pobres. Ah, bom!

Caramujo é um perigo

O vereador Cícero do Santa Maria (Pode) está preocupado com a infestação de caramujos africanos no Jardim Recreio, localizado na periferia de Aracaju. Para ter uma melhor avaliação do problema, o parlamentar pediu ajuda à bióloga Jucicleide Ramos de Souza, que ficou impressionada com a praga. Segundo ela, esta espécie de caramujo pode transmitir o parasita Angiostrongylus cantonensis, que causa meningite eosinofílica em humanos. Cícero apelou à Prefeitura da capital para providenciar o controle sanitário do bicho, devido a sua rápida reprodução e o risco de doenças à comunidade do Jardim Recreio. Misericórdia!

Candidatura avulsa

O Tribunal Superior Eleitoral definiu que partidos coligados em apoio a um concorrente a governador podem lançar candidaturas próprias ao Senado, desde que a coligação não abranja as duas vagas majoritárias. Apesar de permitir as candidaturas próprias na disputa senatorial, o TSE vetou as chamadas coligações cruzadas. Ou seja, os partidos da mesma aliança podem lançar mais de um candidato ao Senado, mas não podem criar coligações paralelas em torno dessas candidaturas “avulsas”. Então, tá!

Museu reaberto

Um dos maiores símbolos da história política, cultural e arquitetônica de Sergipe foi reaberto ao público. A reabertura do Palácio-Museu Olímpio Campos aconteceu ontem, com muita festa dos funcionários e visitantes, ritmados por atrações culturais e embalados pelo mês junino. Fechado desde 2020, o imponente prédio, que já foi a antiga sede do governo de Sergipe recebeu algumas restaurações em ambientes e objetos. Localizado no centro de Aracaju, o Palácio-Museu funciona num prédio do século XIX, em estilo neoclássico, com influência greco-romana e abriga pinturas de Orestes Gatti e esculturas de Cercelli. Supimpa!

Agressão repercute

E a vereadora aracajuana Emília Corrêa (Patriota) lamentou a agressão física sofrida por Gabriela Samadello Monteiro, procuradora do município paulista de Registro. A moça foi esmurrada pelo colega de trabalho Demétrius Oliveira de Macedo. Emília lamentou que “todo dia é uma monstruosidade diferente contra nós, mulheres. À procuradora Gabriela Monteiro a minha solidariedade. Ao agressor: #MariadaPenha, no mínimo”, frisou. Por fim, a parlamentar disse esperar que à justiça cumpra tudo o que determina a Lei. Certíssimo!

Aniversário da TV Alese

A TV Alese (Canal 5.2) está completando hoje 18 anos de atuação, sendo a imagem do legislativo sergipano. A função da emissora é assegurar a respeito da transparência nos trabalhos da Assembleia. “A TV aberta com um formato voltado para a comunidade surge na gestão do atual presidente, o deputado Luciano Bispo. Hoje a emissora tem uma grande responsabilidade quando se fala sobre informação legislativa e produtos culturais locais, já que se tornou o maior canal com conteúdo nesse aspecto”, afirma Irineu Fontes, diretor de Comunicação da Assembleia. Legal!

Recorte de jornal

Publicado no Jornal do Aracaju, em 12 de março de 1874.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais