Pesquisas, campanha e os pés no chão

Logo após a divulgação do resultado da pesquisa do Ibope, o blog conversou com Marcelo Déda por telefone, que estava indo para Tobias Barreto. Ele disse que a pesquisa registra o que está nas ruas e o que está sendo registrado pelas pesquisas internas.

 

Déda lembrou que a pesquisa é um retrato do momento é que vai continuar ampliado o trabalho na capital no interior, com a participação ativa da militância. “A população quer tranqüilidade”, disse afirmando que todos que estão na campanha não podem ter “sapato alto”, e continuar trabalhando mais ainda.

 

E  Déda tem razão. A campanha está muito silenciosa, principalmente em Aracaju. Se a pesquisa estiver correta – este jornalista prefere não analisar pesquisas por vários fatores históricos em SE – é uma sinalização que os números estão favoráveis ao petista, já que a primeira pesquisa registrada, do Instituto Única, deu 9% de diferença a cerca de 10 dias.

 

É certo que Marcelo Déda, nesta campanha, está correto quando não aceita nenhum tipo de barganha, ou como algumas lideranças gostam de chamar “uma folguinha” em troca de apoios. Se ele será vitorioso neste jeito somente as urnas poderão dizer. Mas, por outro lado, Déda está impregnado dos mesmos vícios de outros governadores: quanto mais liderança no meu palanque, melhor. Não importa seu ponto de vista ideológico ou qualquer outra avaliação. A quantidade ficou em primeiro lugar, no lugar da qualidade.

 

E estes números divulgados agora pelo Ibope devem ser confirmados pela pesquisa do Dataform, que será divulgada na segunda-feira. Com isso dará um novo ânimo a militância petista que ainda não foi às ruas como faz tradicionalmente.

 

Uma coisa é certa: falta pouco mais de um mês para a eleição. É muito cedo para comemorar vitória. Até porque, o próprio Déda alertou que pesquisa reflete o momento eleitoral e em campanha todo cuidado é pouco, principalmente tendo como adversário um homem como João Alves Filho, capaz de renascer como Fenix. Calçar sapato alto neste momento é um risco grande demais.

 

Euforia em Tobias Barreto

O governador recebeu o resultado da pesquisa quando se dirigia para o município de Tobias Barreto onde foi realizada uma carreata. Lá, quando chegou foi recebido com euforia pelos moradores e a carreata se transformou numa grande festa pelas ruas da cidade. Um colega de imprensa que trabalha na campanha definiu o ato: “foi o maior da campanha, nunca vi tanta gente nas esquinas e ruas”.

 

IBOPE: Déda 48% x 32% João Alves

A primeira pesquisa IBOPE de intenção de votos para o Governo do Estado mostrou os seguintes números: Marcelo Déda (PT) teve 48% das intenções de votos. Com a margem de erro, o resultado varia entre 45% e 51%. O candidato João Alves Filho (DEM) teve 32% das intenções de voto, com uma variação de 29% a 35% com a margem de erro. Indecisos apenas 11% e brancos e nulos, 7%.

 

Rejeição alta de João e Déda

Vera Lúcia (PSTU) teve apenas 1% das intenções de voto. Brancos e nulos tiveram 7%, e o percentual de indecisos chegou a 11%. O número de rejeição para Déda e João é alto: Déda teve 26% de rejeição, e João Alves Filho, 31%. Os  outros tiveram entre 8% e 12% de rejeição.

 

Para o Senado

Já para o senado aparece em primeiro lugar Valadares com 35%, seguido de Albano, com 34%, Amorim, 25% e Machado 7%. Votos brancos e nulos tiveram 17% e os indecisos chegaram a 54% das intenções de votos. O número é alto porque a pesquisa para dois candidatos soma no total, 200%. Na pesquisa, 20% dos eleitores citaram apenas um candidato a senado.

 

Dilma na frente e Déda com boa gestão

Para presidente Dilma dispara em Sergipe com 55% das intenções e Serra com 24. Questionado sobre a avaliação a respeito da gestão de Déda, 36% dos entrevistados considera boa; 16% ótima; 27% regular; 7% ruim e 8% péssima. Não sabe 4% Somando as notas “boa” e “ótima”, Déda chega a  um índice de avaliação de 52%.

 

Com exclusividade não vale

Com todo respeito a editoria do SN 2ª Edição, mas dar manchete com exclusividade da pesquisa do Ibope, não vale. Ora, se foi a TV Sergipe que contratou e pagou.

 

Agripino é Déda em Areia Branca, mas em Itabaiana é João

Durma com um barulho destes. Em Areia Branca, o prefeito Agripino que tem um grande índice de rejeição apóia Déda. Mas em Itabaiana apóia João Alves e participa de todos os atos com a desculpa de que lá ele vota em Arnaldo Bispo, do DEM, para estadual. E tem mais: em Areia Branca, na sede ele apóia Zé Franco e nos povoados Arnaldo Bispo. É a política de quem ganhar “tá bom demais!”.

 

Futebol: oposição já tem candidato no Sergipe

A data da eleição no Clube Sportivo Sergipe ainda não foi definida, mas alguns conselheiros de oposição a antiga diretoria que era presidida por Motinha, reunidos na quinta-feira à noite já decidiram os candidatos a presidente e a vice. A presidente será o médico Carlos Alberto, presidente da Unimed/SE e a vice o ex-deputado Laonte Gama.

 

Jailton: meu candidato é Déda

O vereador de Aracaju, Jailton Santana (PSC) disse que não procede a informação publicada neste espaço ontem que ele pode aderir a campanha de João Alves. “Meu candidato é Déda”, disse, acrescentando que foi “retirado” da bancada da situação pelo próprio prefeito, que sempre mandou rejeitar seus projetos e chegou a reunir todos os vereadores para dizer que ele não fazia parte da bancada.

 

Qualidade dos projetos

Vem chamando a atenção, sobretudo da juventude, a qualidade dos projetos apresentados pelo deputado Valadares Filho (PSB) candidato à reeleição, nos programas eleitorais gratuitos. Entre as propostas apresentadas por ele a PEC colocando o esporte como direito constitucional e o projeto de incentivo ao jovem aprendiz  através das empresas da área de turismo.

 

 

TV Atalaia lança programa para debater eleições I

Excelente a iniciativa da direção da TV Atalaia, afiliada da Record em Sergipe de lançar um programa especial aos sábados, para discutir as eleições em Sergipe.o programa ‘’voto certo’’ estréia neste sábado, 28 de agosto,  e vai levar até os eleitores sergipanos todas as informações sobre o processo eleitoral.  Em cada programa, 3 temas com  a participação de 3 convidados, entre eles: desembargadores, juízes,procuradores, promotores e sociólogos,que  serão entrevistados por nossos jornalistas.

 

TV Atalaia lança programa para debater eleições II

 o programa ‘’voto certo’’ será levado ao ar, durante 05 sábados até 25 de setembro em horário especial às 16h30. No primeiro programa, os jornalistas Gilvan Fontes, Evenilson Santana e Priscila Andrade conversam com o juiz de direito, Ancelmo Oliveira, ouvidor do TRE, com o procurador federal  eleitoral, Rui Nestor e com Jerônimo da Silva Sérgio, presidente do Conal.

 

Reunião histórica

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana, destacou que, “pela primeira vez na história política de Sergipe, as lideranças empresariais tomam a iniciativa de demonstrar publicamente que apoiam a reeleição de um governador. Os presentes aqui hoje, estão com Marcelo Déda contribuindo para que Sergipe continue seguindo em frente”.

 

Empresários “botam a cara” em campanha

Este jornalista não lembra de ter visto numa campanha para o governo estadual tantos empresários juntos para anunciar o apoio a um candidato a governador, como aconteceu na sexta-feira. A classe empresarial sempre ajuda candidatos, mas prefere não “botar a cara na rua” por conta de possíveis retaliações dos outros candidatos.

 

Ético e sério

Mas os empresários que participaram do ato em defesa da candidatura de Déda tinham um discurso único: um governo ético e sério. Ou melhor, um governo que nunca pediu pedágio para implantar empresas em Sergipe e muito menos aceitou esquemas tão comuns neste pequeno Estado. De parabéns todos que fazem a área da Indústria e Comércio do governo, na pessoa do secretário Jorge Santana, uma das gratas revelações deste governo. Um empresário importante, de uma tradicional família de Sergipe ia colocar sua grande empresa em outro Estado, só instalou em Sergipe, em um município do interior, porque viu que as coisas mudaram: não lhe pediram nada, o famoso pedágio continua vivo apenas na memória de muitos. E é preciso sempre lembrar.

 

Quatro dos nove indiciados pelo incêndio

Era para ser um protesto sobre as condições do transporte do município de Laranjeiras, mas o caso foi parar na delegacia e nove pessoas foram indiciadas sob a acusação de incitação, desobediência e incêndio. O fato foi registrado no dia nove deste mês e teve ampla divulgação no Portal Infonet.  O coordenador da Polícia Civil do Interior (Copci), delegado Fernando Melo, divulgou os nomes dos envolvidos no incêndio crimonoso a três ônibus que faziam o transporte para a cidade. Ele também informou  que no processo foi pedida a prisão dos envolvidos.

 

Os indiciados

De acordo com a polícia, foram indiciados pelo incêndio aos três ônibus: Ruiter Alves da Cruz, Antônio Cleber Santana dos Santos, Ginaldo Alcides dos Santos, José Nelson Santos Madureira, Valdemir Santos Matheus, Ieda oliveira da cruz, Gelman Vagner de Oliveira, Josué Menezes cruz e Maria Rosana dos Santos. (Infonet). Obs: um dos envolvidos, porque teve a foto divulgada neste espaço ameaçou processar este blog. Pelo jeito ela terá que arranjar um advogado urgente para não ser presa. Arrepare! Como diz o amigo Osmário.

 

ACESE recebe candidatos ao governo

No próximo dia 3 de setembro a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe – ACESE – dará início a uma rodada de eventos que terá como convidados os dois candidatos que estão na liderança da disputa para o governo estadual.  Nas duas próximas edições do Café com Negócios os candidatos terão a oportunidade de demonstrar para os empresários seus planos de governo. O primeiro candidato a participar do Café com Negócios será João Alves Filho. O evento acontecerá no Mercure Hotel Aracaju Delmar a partir das 7h30.

 

Jornalista do Portal Infonet é agredida verbalmente

Na manhã da sexta-feira, 27, a repórter Aldaci de Souza foi cumprir pauta na 10ª Vara do Fórum Gumercindo Bessa, – divulgar resultado da audiência entre a médica Ana Flávia  Pinto Silva, acusada de racismo pelo funcionário da Gol, Diego José Gonzaga dos Santos. Ao pegar câmera para fotografar, o marido de Ana Flávia, o policial Rodoviário Federal, Elthon Leite Ribeiro Chaves, foi em sua direção gritando: “Sua mal-educada, quem autorizou você fotografar minha mulher?”O Portal Infonet já acionou a sua assessoria jurídica através do Dr Fausto Leite, para evitar que o Policial Rodoviário Federal, Elthon Leite Ribeiro Chaves, tenha novo contato com a equipe de jornalistas.A direção editorial do Portal Infonet lamenta profundamente o ocorrido. Leia matéria completa:

https://.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=102927&titulo=cidade

 

Solidariedade a jornalista Aldaci de Souza

O blog se soma a solidariedade a jornalista Aldaci de Souza. Uma profissional correta e séria que foi colega de turma da Unit deste jornalista. Se o advogado de Ana Flávia, Cristiano Barreto, não tivesse segurado o senhor Elton poderia ter ocorrido algo pior. Só porque Aldaci estava fotografando a entrada no fórum.

 

Sensatez da mãe da acusada

Mesmo com a agressão verbal, Aldaci deu um “tapa com luva de pelica” no marido da acusada. Não publicou a foto a pedido da mãe de Ana Flávia, a também médica Maria Edilce Pinto que demonstrou uma grande sensatez, coisa que falta, pelo jeito aos outros dois.

 

Erro no programa de Fernando Gois

O candidato a deputado estadual pelo PTdoB, Fernando Gois, foi alvo ontem, 27, no programa eleitoral gratuito da tv, do chamado “fogo amigo”. Enquanto ele pedia para votarem nele, que tem o número 70444, no vídeo aparecia bem grande 70555.

 

Qualidade no atendimento do Arquivo do TJSE I

Mais de 90% das pesquisas realizadas no Arquivo Judiciário de Sergipe são de natureza processual, para comprovação de direitos, enquanto o restante está relacionado à procura de ordem histórica. Este é um dos dados revelados a partir de uma pesquisa realizada junto ao público do Arquivo Judiciário.  “Tais informações serão muito importantes para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela instituição”, avalia a Diretora do Arquivo Judiciário, Profª. M.Sc. Eugênia Andrade Vieira da Silva.

 

Qualidade no atendimento do Arquivo do TJSE II

Por consequência da demanda maior por consultas processuais, a pesquisa também expôs que é maior o número de pessoas que visitam o Arquivo pela primeira vez, 62,5%. No quesito  tempo de espera para atendimento, 60,5% consideraram rápido, o aguardo de até cinco minutos; 32%, regular (entre 5 e 15 minutos); e apenas 5% opinaram demorado, nos casos em que a espera ultrapassou 15 minutos.Já quanto à qualidade, 82% classificaram como ótimo o atendimento; 16%, bom; e os demais não opinaram nesse quesito.

 

AD e a liquidação BB nos Jardins I

A direção do Shopping Jardins tem que tomar providencias com algumas lojas que “mascaram” a chamada liquidação BBB que está sendo realizada desde quinta-feira. Este jornalista foi comprar uma camisa para dar de presente na loja AD (a qual era freguês), que fica ao lado da livraria Escariz. Após escolher o produto ouviu da vendedora que não embalava para presente, por conta da liquidação. Questionada se eram todas as lojas a vendedora informou na maior cara de pau que sim.

 

AD e a liquidação BB nos Jardins II

Pois bem! Ao ir em outra loja a  Zigman, bem próximo, comprou  o produto que foi embalado para presente sem problema algum. O mesmo aconteceu na loja de brinquedos ao lado da AD, a Planeta Brinquedo. Ou seja, a AD está usando a desculpa da liquidação para não atender bem seus clientes. Procon neles! É o que este jornalista vai fazer.

 

 

CAMPANHAS

 

Este espaço está aberto para todos os candidatos majoritários que enviarem releases de suas campanhas através das assessorias.

 

 

PCB inaugura comitê e lança Manifesto

A assessoria da Campanha Sergipe no Século 21 informa que na noite da sexta-feira, 27, foi inaugurado com sucesso o Comitê do PCB na Av. Barão de Maruim. O número de simpatizantes presentes surpreendeu a organização e incomodou o comitê político vizinho. Discursaram na inauguração o candidato ao Governo do Estado Leonardo Dias, seu vice Euton Dantas, e os candidatos ao Senado Prof. Lula e prof. Marques. Além da inauguração do Comitê, foi lançado o “manifesto Sergipe no Século 21”, o twitter e o blog oficial da Campanha que pode ser acessado no seguinte endereço: https://.leonardodias21.blogspot.com/.

 

 

Carreata gigante de João na Grande Aracaju

O município de Nossa Senhora do Socorro escolheu definitivamente o seu candidato ao Governo do Estado e decidiu votar de forma livre e independente no candidato da coligação Em Nome do Povo”, João Alves, contrariando a orientação política do prefeito. A carreata João 25 começou às 7h da noite, no centro histórico, percorreu as ruas da sede do município e foi até Porto Grande. Donas de casa, servidores municipais, trabalhadores autônomos, lideranças comunitárias se somaram ao ato político e declararam abertamente que vão votar no Negão.

 

 

Voto no Negão

O carro de som anunciou a chegada de João Alves e os socorrenses saíram de suas casas para pedir material de campanha e adesivar nas portas de suas residências. O negociante Ângelo de Freitas exibiu com orgulho uma fotografia do Negão num quadro e gritou do alto de sua casa: “Eu e minha família votamos no Negão. É 25 na cabeça”.

 

Carreata emocionante

As crianças acompanharam a carreata cantando a música da campanha Volta Negão volta para cuidar desse povo.  O que mais impressionou o candidato democrata foi a quantidade de casas com bandeiras com o nome e o número 25 coladas nas janelas. “Foi uma carreata emocionante que vai marcar essa campanha eleitoral. O clima foi de muita emoção”, narrou o candidato a governador, apelando para os eleitores enfrentarem o poder econômico e derrotar os caciques políticos de Sergipe.

 

Espontaneamente

“De onde vem tantos carros assim?” perguntou João Alves, imaginando que alguma liderança tinha organizado a concentração dos veículos com placa de Nossa Senhora do Socorro. A resposta do ex-prefeito, Tonho da caixa foi enfática. “Dr. João esse povo veio espontaneamente e quer se aproximar para declarar o voto. Socorro vai saber reconhecer o que o Senhor fez pelo município.A alegria das pessoas acenando para o Negão animou o candidato democrata, que sabia da preferência do eleitorado em Nossa Senhora do Socorro pela sua candidatura, mas ficou conhecendo a dimensão da sua campanha na cidade que ele reconstruiu. A carreata foi uma festa cívica e um servidor da Prefeitura repetiu os candidatos proporcionais que vai votar, no entanto, afirmou que “pra governador voto no Negão e não tem liderança que faça eu mudar. (Da assessoria).

 

Classe empresarial declara apoio à candidatura de Déda

O candidato Marcelo Déda (PT), reuniu-se no início da tarde dessa sexta-feira, 27, com os empresários de diversos segmentos da economia sergipana para um almoço, onde recebeu o apoio do segmento para a sua reeleição ao governo de Sergipe. Acompanharam Déda o candidato ao senado, Eduardo Amorim (PSC) e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

 

Convicções e economia de mercado

Ao iniciar seu discurso, Déda agradeceu aos empresários Tácito Faro, João Augusto Gama e Marcos Franco, além  do Secretário de Desenvolvimento, Jorge Santana, pela iniciativa de promover o encontro com a adesão de quase toda classe empresarial do Estado. Afirmou que tem construído ao longo da vida uma visão de mundo através de suas convicções políticas ligadas aos paradigmas da igualdade, mas que como governador tem a responsabilidade de dirigir um Estado democrático inserido em uma economia de mercado. “Alguns dizem que política é a arte do possível, considero essa máxima muito limitadora. O nosso papel não é nos conformar com os limites do possível. É alargar os limites do possível, essa é a contribuição da política do século XXI, hoje é possível o que ontem parecia impossível. O presidente Lula está conseguindo isso e nós aqui em  Sergipe também”, destacou Déda.

 

Projeto administrativo

“Ao assumirmos o governo de Sergipe, apresentamos a sociedade um projeto de administração que tinha como eixo, a inclusão social através da incorporação do maior contingente possível de sergipanos à nossa economia, fazendo com que desenvolvimento não fosse capitalizado apenas por um setor, mas que fosse instrumento para ampliar o mercado de consumo, lastrear um novo momento para o Estado, com mais justiça social e desenvolvimento”, enfatizou o governador.

 

Transparência

O empresário Luciano Barreto, da construção civil, fez questão de afirmar que o governo de Marcelo Déda vem se destacando pela transparência e democratização do acesso às obras públicas. “O setor da construção civil apoia o governador Marcelo Déda e deseja que ele prossiga no trabalho de fazer com que Sergipe continue seguindo em frente, promovendo, cada vez mais, condições para que o empresariado possa contribuir ainda mais com o desenvolvimento do Estado”, declarou. (Da assessoria).

 

Esmeralda anunciou apoio a Albano I

A prefeita Esmeralda (PT), de Carmópolis anunciou na noite desta quinta-feira, o apoio do seu grupo político a candidatura de Albano ao Senado e a reeleição do deputado estadual Luiz Mitidieri. Foi em reunião que aconteceu na sede da Associação Comunitária Governador Valadares, naquele município, oportunidade que a prefeita fez um balanço dos primeiros 20 meses de sua administração, mostrando as transformações que resultaram na melhoria da qualidade de vida da população. O anuncio foi uma agradável surpresa para os presentes, que manifestaram a satisfação em votar no candidato do PSDB, por tudo que ele representa para o Sergipe e para o Brasil.

 

Esmeralda anunciou apoio a Albano II

A Prefeita que conseguiu o apoio de oito dos nove vereadores de Carmópolis, manteve segredo até antes da reunião sobre quem seria seu segundo candidato ao Senado. Quando Albano chegou, acompanhado do primeiro suplente, Adierson Monteiro, da prefeita Esmeralda, do seu esposo, o ex-deputado Fernando França Cruz e do deputado Luiz Mitidieri, provocou grande alegria. O que era desconfiança de alguns, passou a ser realidade para todos. Agradecendo o apoio e as manifestações da prefeita Esmeralda e das lideranças políticas que integram o seu grupo, Albano disse de sua grande alegria em retornar a Carmópolis, para dessa vez receber o apoio de todos na sua caminhada para o Senado. (Da assessoria)

 

Valadares debate com médicos na Somese I

O Senador Valadares 404 participou na quinta-feira, 26, de um almoço organizado pelos médicos de Aracaju. Na oportunidade foram discutidas algumas propostas dos médicos como a criação de um Plano de Carreira de Estado para os profissionais de Saúde. Os médicos alegam que a função exercida é de fundamental importância para a sociedade, então pedem que os Governos, Federal e Estadual, pensem na criação do plano.

 

Valadares debate com médicos na Somese II

O presidente da Somese, Dr. Paulo Amado, entregou ao senador Valadares o Manifesto dos Médicos à Nação, segundo o presidente, o Manifesto fora entregue a todos os candidatos ao Governo e ao Senado Federal e foi exposto no Encontro Nacional das Entidades Médicas, que aconteceu em Brasília. O Manifesto foi criado pelas entidades de Medicina participantes do evento: Academia de Medicina, Federação dos Médicos, Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina. “A intenção desse manifesto é mostrar as autoridade as necessidades dos médicos brasileiros”, disse o presidente.O senador Valadares 404 falou sobre sua atuação no Senado Federal que é marcada pela defesa dos problemas sociais. Valadares luta nas comissões e apresenta diversas propostas no setor saúde em todo Brasil. (Da assessoria)

 

Profissionais de comunicação no twitter neste período eleitoral:

 

– David Leite: “De @VoltaNegao: Claudio Nunes tbm preocupado com @MarceloDeda + próximo dos neo-aliados q dos companheiros. Clama pela militância URGENTE”.

 

– Critian Goes: “Carlos Britto, atendendo pedido das empresas de comunicação, liberou as piadas contras candidatos. É a oficialização das esculhambação.Britto, também atendendo o pedidos dos empresários, acabou com Lei de Imprensa e diploma de jornalista. Valeu ministro!!!!”

 

Douglas Magalhães – “Tem um vereador que bate muito em Samarone que pode ter sido beneficiado com os remédios. Quem é Samarone ??? Me chega a informação de que também participavam do esquema um candidato a estadual e outro a federal “

 

João Augusto – “Uma passadinha rápida. Boa tarde. Um abraço a todos. Os humoristas podem gozar os políticos já que eles gozam da nossa cara diariamente”.

 

Tiago Hélcias –  Ontem em Rio Branco (Acre) caiu uma chuva por três minutos, foi a primeira em 40 dias q estou aqui. Houve comemoração nas ruas. Muito quente!!

 

DO LEITOR

 

Eleições no Brasil.

Por Ana Maria L. N. Valença:  “É de doer sentar à frente da televisão e ouvir as baboseiras dos partidos políticos do meu País, principalmente pela falta de ética e escrúpulo dos governantes que estão saindo. A briga não é por um Brasil melhor, é simplesmente de “poder pelo poder” porque o”PODER” fascina e não querem largar o osso. Atualmente o Presidente Lula, que já não é chegado ao trabalho, vive, de palanque em palanque, para preservar sua espécie. Por outro lado, as “zelites” que ele tanto fala  e acham graça, cada dia enche mais seus cofres, como os banqueiros, grandes empresários, como o Sr. Eike Batista que é hoje um dos “donos” do Brasil, junto as ambições do PT que confunde  popular com populismo. Aí eu me pergunto: por que sou obrigada a votar nesses caras que estão aí? Por  que votar em candidatos que não têm respeito pelas nossas instituições? Por que todos eles podem tudo e não são punidos? Por que os “sem terra”, quando ganham a terra não a trabalham e preferem destruir empresas de pesquisas de 20 anos, como a Aracruz? Por que o sr. Bruno Maranhão faz quebra-quebra dizendo-se “sem terra” e mora numa mansão? São respostas que os brasileiros sérios deste país não terão nunca. Espero que a Democracia seja respeitada em sua plenitude,senão  seremos uma Venezuela, ou talvez uma Cuba.Atenção petistas não adianta ficar com raiva…”

 

 

IBOPE E CERTEZAS (?)

DO leitor Edson Junior: “Jornalista Cláudio Nunes, a ansiedade do IBOPE deixou muita gente com o copo na mão, como a dizer: vou pra onde? Gente fraca, Cláudio! Gente que não sabe, na verdade, o que está acontecendo. Muita gente aposta em prefeitos mal avaliados e com isso fazer prognósticos negativos para Déda. Não e assim. Esse IBOPE, resolve o fato mais singelo: quem dos candidatos ao governo exerceu o mandato sem levar em consideração cores partidárias? Somente dois, na pesquisa, passaram pelo governo estadual: DÉDA e JOÃO. Déda, do PT, deixou de levar obras para Luciano, prefeito de Itabaiana, homem de ferro de João?  NÃO!  Outros interiores, também não. Nossa Senhora de Lourdes? Barra dos Coqueiros? Japaratuba? São ?cases? políticos. O mapa de obras de Déda, revela u m governante sem mágoas eleitorais, um governante pensando para o povo sergipano. Ivan Leite, do PSDB, sabe o que é isso. Tem outros municípios que Déda agiu como estadista. Se a recíproca é verdadeira, só em 03 de outubro. Apenas para clarear, recentemente, um assessor de Cacho (candidato ao senado pelo DEM de João)  ex-secretário de Justiça de João, declarou que nunca a secretaria de justiça havia, no governo de João,  recebido recursos tão volumosos do governo federal. E João Alves, sempre dizia que era perseguido por Lula. Com a palavra, o cidadão.Déda tem uma enorme vantagem como governante. Mudou a agenda governamental quando elegeu o Planejamento Participativo como norte de governo. Transformou desejos e assembléias com o povo em orçamento e depois em obras. Ele disse isso na campanha de 2006. E cumpriu! Dê-se crédito a secretária Lúcia Falcón, que organizou e conduziu todo o processo de um novo olhar sobre Sergipe. Pelas mãos dessa secretária, vários valores surgiram. Não só no “empoderamento social”, mas na formação de destacados e novos gestores públicos.  As secretarias passaram a compreender o papel remodelador e de construção de uma nova forma de se planejar a vida do estado sergipano. O novo mapeamento territorial decidiu, com o povo, a direção e o eixo do desenvolvimento dos municípios. Quando houve isso, antes de Deda e Lúcia Falcón?  Foram reuniões com todo o povo de Sergipe, em 75 municípios, que resultaram numa matriz que formatou o primeiro orçamento popular do estado de Sergipe. INÉDITO! Orçamento que não foi construído à noite, com “técnicos”, mas à luz do dia, com o povo.A eleição de 2010 diz assim: Queremos olhar pra trás, ou pra frente? O que foi ontem e o que é hoje? O pobre hoje é pobre, ou consumidor? O Estado tem um novo semblante, ou não? Há problemas há ser enfrentados? Quem, nos últimos anos, mostrou disposição para botar o “dedo na ferida”? Apertar o “dente aberto”? Perguntas que permeiam a cabeça do eleitor. O povo é soberano para escolher. Ninguém vai mapear a sua vontade. E viva a liberdade do povo que escolhe quem lhe dá o poder da decisão, não quem diz: é assim que vou fazer, apesar de você!”. Edson Júnior.

 

Policial militar é alvejado na praia da coroa do meio

DO jornalista Alex Nascimento: Na madruga dessa sexta-feira, 28, por volta da meia noite, na orlinha da coroa do meio, o policial militar Alisson Farias Souza, 24 anos, foi alvejado com dois tiros fatais, um no abdômen e outro próximo ao peito. Segundo depoimentos, os tiros foram desferidos por outro militar, apesar de Alisson haver se identificado como policial. A causa não poderia ser mais banal: desentendimento de trânsito. Filho único de uma família de militares – irmão do capitão Márcio e Cesar, cujos sobrenomes não foram identificados pelos policiais civis e militares entrevistados, Alisson Farias, há quatro anos na corporação, estava lotado em Canindé do São Francisco. Na noite de folga deparou-se com a morte. Além dos dois tiros fatais, o policial apresentava um ferimento na cabeça, mas não se pode afirmar, antes da necropsia,  se resultante de um terceiro tiro ou do tombamento. O corpo somente fora retirado do local pelo IML após quase duas horas, durante esse tempo estivera à curiosidade de clientes e boêmios que frequentam ou que estavam de passagem pela orlinha.Não se sabe ao certo quantos tiros foram desferidos contra o policial Farias, mas um outro militar que ia passando pelo local e se aproximou de Alisson fora levou um tiro no abdômen e fora encaminhado a um hospital particular. Ainda segundo depoimentos, o autor dos tiros, que permaneceu no local por quase uma hora após o ocorrido, fora levado ao quartel da polícia militar, não antes de um outro bate-boca entre eles e alguns policiais que se dirigiram para o local – o que reforça os depoimentos de que, de fato, era mesmo, também, policial militar. O caso lamentável que ceifou a vida de Montanha, como Farias era chamado pelos colegas em função de sua baixa estatura, é mais um registro da necessidade do poder público intervir em definitivo naquela área. Esse é o segundo crime que ocorre em menos de cinco meses. Recentemente, um vendedor de balas fora assassinado a tiros após apartar uma briga de bar. Além da violência, do abandono e da poluição – a área foi interditada para banhos – a orlinha também, lamentavelmente, tem-se tornado um espaço propício à prostituição. Não se entende o porquê que uma das mais belas e históricas praias em nossa capital seja tão abandonada. “Recentemente promovemos algumas operações para combater a prostituição infantil que havia aqui. Mas estavámos cobertos pelo Ministério Público. A área é também muito frequentada por burquesinhos com os sons de seus carros ligados. É preciso fazer alguma coisa nessa áreas. Apesar de bons bares, há outros que são verdadeiros risca-facas. Se nada for feito, outros crimes, tão banais quanto esse de hoje irão ocorrer”, afirma um policial militar que pediu para não ser identificado. Enquanto isso a polução e hospedes dos hotéis próximos são obrigados a conviverem com ensurdecedores barulhos de som e estalidos de bala”.

 

 

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frases do Dia

“Antes eu me achava um cara indeciso, mas agora não estou tão certo disso”. Café com Bobagem. Frase apropriada para a influência que as pesquisas eleitorais são capazes de exercer sobre os eleitores indecisos: nenhuma!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais