Pesquisas cegam o eleitor

A Justiça Eleitoral já registrou, somente este ano, 10 pesquisas sobre as eleições de outubro. É bom o cidadão ficar atento, pois muitas destas consultas são feitas visando unicamente cegar o eleitorado. Claro que há exceções! É comum candidatos majoritários divulgarem índices que lhe são favoráveis, causando grande confusão na cabeça da população. Claro que a Justiça Eleitoral proíbe a divulgação de determinadas consultas de opinião visivelmente direcionadas, porém essa providência não é capaz de impedir que empresas descompromissadas com a verdade continuem fazendo pesquisas ao gosto dos clientes. Não se quer aqui condenar a importância desse instrumento científico, porém é preciso avaliá-lo com critério para não “comprar” gato por lebre. Uma consulta de opinião direcionada afronta o eleitor e traz graves prejuízos à sociedade, vez que influencia no processo democrático. Portanto, o sergipano precisa ter muito cuidado com a dança dos números exibida pelos institutos de pesquisa e fazer uma avaliação pessoal de cada pré-candidato antes de se definir em quem vai votar. Fique ligado!

Ministro convocado

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aprovou a convocação do ministro da Justiça, Anderson Torres, para prestar esclarecimentos sobre a morte de Genivaldo de Jesus Santos. Ele foi morto durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no interior de Sergipe. A convocação do diretor da PRF, Silvinei Vasques, também foi aprovada pelo colegiado. Abordado por pilotar uma moto sem capacete na BR-101, Genivaldo acabou sendo espancado e colocado numa câmara de gás improvisada em uma viatura policial, tendo morrido por asfixia. Desconjuro!

Torrou nos cobres

A empresa Eneva assinou o contrato para a compra da Centrais Elétricas de Sergipe Participações S.A (Celsepar) junto à New Fortress Energy e à Ebrasil. O negócio foi fechado pela bagatela de R$ 6 bilhões. Pelo acordo, a companhia adquiriu 100% de participação na Usina Termelétrica Porto de Sergipe, localizada na Barra dos Coqueiros, garantindo acesso à infraestrutura de importação de gás natural liquefeito. A aquisição da Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) representará uma expansão imediata de 66% na capacidade contratada de geração a gás natural da Eneva. Aff Maria!

Fome como adversária

Perde tempo quem tenta analisar as últimas pesquisas eleitorais com o pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT). Para o distinto, está não é a hora para se preocupar com as consultas de opinião pública: “Vivemos uma paralisia limitante, a pobreza está de volta”, afirma o petista, para quem “só a nossa parceria com Lula é que vai mudar a vida dos sergipanos”. Segundo Rogério, o maior adversário do povo agora é a fome. Home vôte!

Covid na Câmara

Após reunião da mesa diretora, a Câmara de Aracaju suspendeu a sessão plenária de ontem e autorizou a testagem dos servidores. As medidas foram tomadas após os vereadores Sávio Neto de Vardo da Lotérica (PSC) e Ângela Melo (PT) terem testado positivo par a covid-19. Os trabalhos parlamentares serão retomados hoje, porém está proibido o acesso do público externo ao prédio da Câmara. Também ontem, foi feita a sanitização dos prédios do Legislativo. Pelas redes sociais, Ângela Melo informou que as três doses da vacina foram fundamentais para que ela esteja com sintomas leves da doença. Melhoras!

Desconto extinto

Os deputados estaduais aprovaram o fim do desconto previdenciário de 14% sobre os vencimentos dos aposentados e pensionistas. São 29.963 pessoas beneficiadas com o fim desta contribuição. O governo estima que a aprovação do Projeto provocará uma renúncia de receita da ordem de R$ 84 milhões até o final deste ano. Agora, os aposentados e pensionistas estão reivindicando que o Executivo devolva todo dinheiro descontado ao longo dos anos para bancar a previdência estadual. Ah, bom!

Novo atacarejo

A inauguração da primeira loja do Grupo Mateus em Sergipe acontece hoje. O empreendimento está localizado na Avenida Chanceler Osvaldo, bairro José Conrado de Araújo, entrada de Aracaju. A loja conta com mais de 16 mil m² de área construída, sendo mais de 6 mil m² de área de vendas, além de padaria, hortifrúti, açougue e peixaria. Com a inauguração do Mix Mateus na capital sergipana, 279 novos colaboradores se unem a um quadro que ultrapassa 45 mil pessoas contratadas pela a maior rede de varejo alimentar do Norte/Nordeste e a quarta do país. Supimpa!

Água pelo ladrão

Estudo do Instituto Trata Brasil mostra que Sergipe está entre os 15 estados brasileiros que desperdiçam acima de 40% de toda a água tratada. A própria diretoria da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) já admitiu que mais de 50% da água produzida deixa de ser faturada devido aos vazamentos e fraudes existentes na rede, a exemplo do grande número de ligações clandestinas existentes, principalmente na periferia da Grande Aracaju. Vez por outra, a estatal, juntamente com a Polícia, realiza operações e flagra furto de água. Só Jesus na causa!

De olho em Brasília

Nesta quinta-feira, Sergipe está de olho no julgamento do recurso de Valmir de Francisquinho (PL) contra a sua condenação por abuso do poder econômico nas eleições de 2018. O político liberal depende da decisão, a ser tomada hoje pelo Tribunal Superior Eleitoral, para tocar a sua pré-candidatura ao governo de Sergipe. O Ministério Público acusa Valmir de ter usado a Prefeitura de Itabaiana em favor da eleição do filho Talysson (PL) para a Assembleia. Há quem acredite que o TSE será favorável a Francisquinho, mas também existem os que pensam o contrário. Aguardemos, portanto, a decisão dos ministros. Marminino!

Mentira deslavada

O PT jura ser mentira cabeluda a informação de que o partido impetrou uma solicitação no Tribunal Superior Eleitoral visando tirar Valmir de Francisquinho da disputa pelo governo de Sergipe. Em nota, o presidente estadual da legenda, deputado federal João Daniel, repudia “as informações veiculadas, pois estas não possuem vínculo algum com o partido, com algum membro do partido e muito menos com a sua assessoria jurídica”. Então, tá!

Posse no TJ

Será na próxima segunda-feira, a posse do juiz Gilson Félix dos Santos como o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe. Ele vai substituir o magistrado Osório de Araújo Ramos Filho, que se aposentou após completar 75 anos de idade. A solenidade está marcada para às 17 horas, no auditório José Rollemberg Leite, no Palácio da Justiça, centro de Aracaju. Titular do 19ª Vara Cível da capital, doutor Gilson Felix foi promovido a desembargador pelo critério de antiguidade. Maravilha!

Pão e circo

É voz corrente em Brasília que o presidente Jair Bolsonaro (PL) cogita trocar o mísero reajuste de 5% para o servidor, por um vale-alimentação maior. Quer dizer: para este governo, os servidores federais trabalham por alguns pratos de comida. Decididamente, não falta mais nada para o “panem et circenses”. Misericórdia!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 18 de março de 1897

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais