Pesquisas, submissão e o mal que Bolsonaro causa ao Brasil

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A pandemia está servindo para consolidar que o presidente do Brasil tem transtornos de personalidades. Além do mal que ele faz diariamente ao Brasil, Bolsonaro volta atrás em declarações que criam polêmicas como na área da saúde. Ficará na história internacional como o presidente incompetente. Não adianta seus asseclas destilarem ódio.

Por falar em Bolsonaro x saúde da população, causa estranheza os resultados improváveis das pesquisas que o DataFolha tem feito para divulgação pela imprensa de estimação do Palácio do Planalto, que responde pelo nome de Rede Globo, Record e SBT.

O assunto “pesquisas” já virou caso de polícia, pois seus resultados só servem para manipular eleições, em prol do vil metal e para manter “o gado brasileiro” sob controle social.

A postura manipuladora da imprensa venal e dos “institutos de pesquisas” se tornaram ervas daninhas que submetem a população à ignorância, para manter a pior burguesia do mundo, a brasileira, sugando a riqueza nacional, em prejuízo das levas de miseráveis que se esparramam, cada dia mais, pelos recônditos e guetos do Brasil.

Até quando a Procuradoria da República ostentará seus palacetes refrigerados, de costa para as mazelas da própria República Federativa do Brasil? Eis a pergunta que requer atitude da PGR!

 

Independente da licitação, a Alese terá gastos de publicidade fiscalizados E uma autoridade que já atuou no caso das subvenções da Assembleia lembrou ontem, 17, que o aumento da verba da publicidade coincide com o fim das subvenções. Ainda bem que os órgãos de controle estão de olho…

 

Artista Edidelson faz críticas a painel pintado por ele abandonado na SMTT e Edvaldo ainda bate palmas Das duas uma: ou Edvaldo Nogueira não lê o que postam no instragram e já vai colocando as palminhas ou a assessoria dele não tem o menor discernimento do que seja uma obra de arte e muito menos uma crítica. Será que é Edvaldo mesmo que cuida do instragram ou algum assessor? O grande artista sergipano Edidelson Silva fez uma crítica ao abandono de um painel que ele pintou na SMTT. Postou o antes e o depois. No print ao lado tem Edvaldo Nogueira e as palminhas… Ele não leu as palavras no desenho. Deus Salve os aracajuanos…

Belivaldo leva o governo para um caminho mais técnico e estanca gargalhos Quem tem força e coerência para criticar tem também para elogiar. Belivaldo vem levando o governo para um rumo técnico: Marco Queiroz na Sefaz é um exemplo concreto com as finanças em ordem e pagando o 13º dentro do ano (algo de direito, mas que nos últimos anos foi postergado e parcelado). E olhe que Belivaldo tentou com Josué Modesto e Ademário Alves de Jesus. Queiroz assumiu em abril em plena pandemia e conseguiu fazer com que o governo respire financeiramente. Na saúde uma gestão técnica tirou a pasta das manchetes negativas. E agora na ação social, a técnica Lucivanda Nunes Rodrigues (não é minha parente, viu!), no lugar de uma indicação política, do PT. Lucivanda é uma técnica que já passou por várias áreas sempre demonstrando alta qualificação. A ação social está travada. Técnicos dizem que vários projetos estão travados por falta de gestão.

PT está deixando o governo? E ontem, 17, após o anúncio da mudança na pasta da ação social o questionamento era se o PT está deixando o governo já que a indicação da pasta era do PT. Muitos duvidam, mas já tem aliados disputando os cargos do segundo escalão em autarquias, principalmente.

Tem gente com apego demais aos cargos…14 anos, já virou dono Um exemplo do apego dos petistas aos cargos está na Emdagro: o diretor presidente está há 14 anos no cargo. É um técnico com indicação política do deputado Gualberto e de quebra o genro do irmão de Jeferson é prefeito de Aquidabã. Nunca a história de Sergipe um dirigente ficou 14 anos no poder. Virou dono e virou um desastre. Lá, ontem, 17, alguns servidores abriram sorrisos quando souberam que o PT está deixando o governo.

Torta encomendada em uma autarquia Já em outra autarquia, cujo diretor presidente também já tem longos anos, servidores chegaram a encomendar uma torta para a próxima semana. Será?

Atenção Emsurb! Caminhão que recolhe lixo no fundo do Palácio de Veraneio (Rua Guarapari, Bairro Farolândia ) resolveu parar no meio da rua para fazer compactação do lixo empatando a circulação por vários minutos A foto é de ontem, 17, às 14h02. O caminhão parado recolhe o lixo de um edifício (fundo) e o motorista liga o compressor por vários minutos para fazer a compactação do lixo. Nada demais se ele não parasse ao lado, mas no meio da rua impedindo a circulação dos moradores. Pela foto, dá para notar mais uma irregularidade: além de parar no meio da rua, o lixo não foi recolhido corretamente deixando a rua emporcalhada.

Itabaiana: homenagem na praça mais famosa do mundo, a Times Square, em Nova York Itabaiana é hoje uma referência nacional por conta da força do seu comércio e poder da sua economia. Nesta semana, os holofotes internacionais foram voltados para a cidade serrana em uma homenagem um tanto diferente das demais: Itabaiana foi homenageada na praça mais famosa do mundo, a Times Square, em Nova York.

Outras cidades Além de Itabaiana, outras 218 cidades brasileiras foram homenageadas no último sábado, 12, e apareceram nos painéis digitais da Nasdaq, sigla da National Association Of Securities Dealers Automated Quotations (Associação Nacional de Corretores de Títulos de Cotações Automáticas). As homenagens fazem parte da campanha “Negócios são motores de sonhos”, da empresa brasileira Stone Pagamentos, criada com o objetivo de incentivar os pequenos e médios donos de negócios.

Importância De acordo com a empresa, foram escolhidas cidades consideradas importantes para o desenvolvimento do país. Para o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, “quanto mais o nosso município se destaca nacional e internacionalmente, mais investimentos são atraídos, mais empregos são criados. É bom ver que Itabaiana cresce pelas mãos dos seus próprios filhos”, destaca Valmir.

Cidades A ação também serve como incentivo para que novaiorquinos e turistas visitem o Brasil, estimulando o interesse e curiosidade das mais de 340 mil pessoas que passam pela Times Square diariamente. “Queremos que o mundo saiba que o Brasil vai muito além das grandes capitais. Essa é uma homenagem da Stone à Itabaiana e aos donos de negócios que ajudam a desenvolver a região”, relata Alessandra Giner, Diretora de Marketing da Stone.

Empreendedores A homenagem foi marcada pela frase “obrigado, empreendedores de Itabaiana, por moverem o Brasil”, reconhecendo, assim, a força do comércio itabaianense. “O nome de Itabaiana é sempre marcado pela capacidade do nosso povo de negociar. Fico feliz que o nosso comércio seja lembrado assim pelo mundo”, finaliza Valmir.

                   
Laranjeiras: nota 9,2 em transparência A Secretaria de Controle Interno informa que a Prefeitura Municipal de Laranjeiras obteve nota 9,2 referente ao resultado da avaliação no portal da Transparência. Parabéns aos gestores e servidores que trabalham para alimentar o Portal da Transparência conforme as determinações legais!



Não percam na RAETV: DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TRANSPLANTES: UMA VISÃO MÉDICO-ESPÍRITA SER SAUDÁVEL com Carlos Alberto Santiago (SE) e Carlos Roberto (PB).1ª Temporada – 3º Episódio.21/12/2020 (segunda-feira), às 20h. Acesse: Youtube da RAETV: https://www.youtube.com/watch?v=GOCWmgOluKw&feature=youtu.be
Apresentação Carlos Alberto Santiago é ginecologista, obstetra com especialidade em medicina de família e comunidade, orador espírita, membro da Associação Médico-Espírita de Sergipe – AME/SE, vice-presidente da Federação Espírita do Estado de Sergipe – FEES, vice-presidente e coordenador do ESDE do Grupo Espírita Trabalhadores do Bem.

Convidado Carlos Roberto de Souza Oliveira – Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Anestesiologia e Pós-graduação em Medicina do Trabalho e Acupuntura. Membro da comissão de Humanismo da Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Membro da comissão de Bioética e segundo secretário da AME-Brasil. Expositor da AME Internacional. Fundador e Presidente da Associação Médico-Espírita de Campina Grande (AME-CG).

O Programa SER SAUDÁVEL é dividido em 3 quadros 1° Quadro: Direto ao Ponto. Neste quadro o programa recebe um médico-espírita que durante 20′ desenvolverá o tema proposto e após o quadro Dicas de Saúde abrirá um painel com o apresentador; 2° Quadro: Dicas de Saúde. Toda semana o telespectador recebe uma dica de saúde relacionada ao tema que será abordado; 3° Quadro: Contas Gotas. Este é um espaço interativo do programa, onde o internauta poderá fazer perguntas ao convidado e ao apresentador.

Ficha técnica Produção: Chico Leite; Gerência de Operação: Matheus Henrique; Direção Técnica: Márcio Monteiro;Direção Geral: José Aparecido dos Santos. Realização e transmissão: RAETV – Rede Amigo Espírita -Divulgando, Instruindo e Unificando.

 

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, através da Comissão de Direitos Humanos e da Regional de Estância, vem a público manifestar profundo pesar pelo assassinato brutal e covarde de Marcos Luis Morais e Fábio Alessandro Pereira Lopes, Agentes de Polícia Civil.

Os dois agentes, que estavam no exercício de suas funções, foram baleados e mortos por disparos de armas de fogo. Mais uma vez a sociedade sergipana é assustada com a afronta ao Estado Democrático de Direito e à segurança pública do nosso estado.

Manifestamos nossa solidariedade à família dos agentes, por tão dolorosa perda, e estendemos votos de conforto aos amigos, aos colegas de trabalho e a todas as instituições de segurança pública enlutadas neste momento de extrema dor.

Infelizmente, mais uma vez as notícias de assassinatos de agentes de segurança pública em Sergipe assustam toda sociedade pela brutalidade e pela afronta ao estado.

Conclamamos mais uma vez às autoridades da segurança pública a adoção de medidas urgentes e essenciais para que tragédias como esta não se tornem uma rotina nas forças de segurança.

A advocacia e a sociedade estão consternadas e lamentam profundamente a perda de vidas em decorrência da horrenda e assustadora violência. Os brutais assassinatos demonstram mais uma vez a presença assustadora da violência no Estado e que atinge até mesmo os profissionais da segurança pública, revestidos de importante missão perante a sociedade.

Deve-se destacar ainda que as políticas armamentistas de flexibilização do porte e posse de armas de fogo para sociedade, levadas a efeito pelo Governo Federal, têm contribuído significativamente com o aumento de circulação de armas de fogo em meio à sociedade civil, contribuindo também no aumento exponencial de homicídios em todo Brasil, sendo que em Sergipe a aquisição de armas de fogo praticamente dobrou em relação ao ano de 2019, o que contribui para uma cultura e um ciclo de violência.

Não se pode incentivar e patrocinar campanhas armamentistas ou políticas que visam derramar armas na sociedade. Já é demonstrado que armas tendem a aumentar o número de crimes violentos.

É neste sentido que a OAB/SE reafirma a urgente necessidade do governo priorizar investimentos para reestruturar a polícia e todo sistema de segurança, otimizando as condições de desempenho profissional, e a implantação de políticas públicas eficientes de prevenção e combate à violência, que são cada vez mais urgentes para a sociedade sergipana.

Inácio José Krauss de Menezes 

Presidente da OAB/SE

José Robson Santos de Barros

Presidente da Comissão de Direitos Humanos 

Marcos Vinicius Mota Santos Silva

Presidente da Comissão Regional de Estância

 



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK



As Bancas de Miudezas… Por Antônio Samarone, médico sanitarista

As bancas de miudezas vendiam todas as quinquilharias da terra: linhas; agulhas; alfinetes; dedais; babados; enfeites; fitas; lembrancinhas; prendedores de cabelo; bobs; massas de moldar; santos de gesso; broches e escapulários.

Na feira de Itabaiana, a banca de miudezas mais famosa era a de Anita de Pedro de Chiquinho Gordo. Sortida de um a tudo.

Quando o comerciante de miudezas melhorava de vida, abria um armarinho. O comércio de Itabaiana era apinhado. Lembro-me dos armarinhos de Antonio de Rosinha, Zequinha Sete Porta, Fefi, Dalula, Lindolfa e Zaíra. Em cada trecho do comércio tinha um grande armarinho.

Antonio Gomes de Vasconcelos (Antonio de Rosinha), dono de Armarinho, foi o primeiro seguidor do Trabalhismo em Itabaiana.

Nas eleições presidenciais de 03 de abril de 1930, Antonio de Rosinha apoiou Getúlio Vargas. O candidato da situação, Júlio Prestes, obteve em Itabaiana 719 votos e Getúlio, apenas 13.

Getúlio Vargas perdeu a eleição em Sergipe, em abril de 1930, com menos de dez por cento dos votos. Não foi votado em vários municípios e em Itabaiana teve 13 votos. Contudo, em outubro de 1930, assumiu o Poder por conta da Revolução.

Itabaiana é uma terra governista. Esses 13 itabaianistas liderados por Antonio de Rosinha, talvez tenham sido os primeiros ceboleiros a votarem contra o Governo. Essa proporção não mudou muito até hoje, apenas o eleitorado cresceu.

Pouco depois, mesmo perdendo a eleição, a Revolução de 1930 colocou Getúlio Vargas no Poder por 15 anos (1930 a 1945). Depois ele voltou em 03 de outubro de 1950, pelo voto, ficando até 1954, com o suicídio.

Getúlio no Poder, Sergipe se desmanchou em mimos e homenagens. É a alma sergipana!

Nas eleições de 03 de outubro de 1950, depois da Ditadura do Estado Novo, Getúlio venceu com facilidade em Sergipe, com 43.435 votos. A oposição democrática, agora era João Mangabeira do (PSB), que obteve 100 votos. Não descobri quantos votos Mangabeira teve em Itabaiana (talvez os treze).

Nessa mesma eleição de 1950, em Sergipe, para efeito de comparação, Arnaldo Garcez foi o Governador eleito, com apenas 36.374 votos. Getúlio Vargas teve 43 mil para Presidente.
Voltando a trinta.

Em 05 de novembro de 1930, um mês depois de Vargas no Poder, o Prefeito de Aracaju nomeou a principal Rua da Capital como João Pessoa (o vice na chapa de Getúlio Vargas). Antes era a Rua do Barão, depois Japaratuba, e ficou até hoje como João Pessoa. Homenagem descabida, só por bajulação política.

Em Itabaiana, ainda em 1930, Antonio de Rosinha recebeu pessoalmente de Getúlio Vargas, uma foto oficial emoldurada, que ele ostentava na parede do seu Armarinho. Como se não bastasse, ele mantinha no balcão, uma estatueta em bronze de Getúlio.

Getúlio Vargas sabia agradar seu eleitorado, cativando Antonio de Rosinha para sempre. Procurei por essa foto e essa estatueta e ninguém soube informar o paradeiro.

A oposição progressista em Itabaiana começou com Antonio de Rosinha, mesmo ele nunca tendo sido um profissional da política. Era uma Getulista!

Já o seu irmão, Carlos Gomes de Vasconcelos (Carlos da Pipoca), era visceralmente contra Getúlio Vargas.

Durante a Revolução de 1930, Carlos da Pipoca era Tenente do Exército no Rio de Janeiro. Carlos era músico (trompetista) e ex-aluno da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição. Por isso, ingressou na Banda de Música do Exército, como oficial.

Com a vitória de Vargas, ele foi desligado do Exército e retornou para Itabaiana. Carlos da Pipoca foi um personagem importante em minha infância. Aos domingos e dias de festas, o seu carrinho de pipoca era uma referência na Praça da Igreja.

Eu era um freguês dos torresmos!

A pipoca era um produto de luxo. Aos meninos que ficavam ximando, sem dinheiro, Seu Carlos distribuía uns saquinhos de torresmos. Eu, por vaidade, ainda me gabava: gosto mais dos torresmos!

No Governo de Castelo Branco, Carlos da Pipoca foi reincorporado e conseguiu aposentar-se como soldado do Exército, perdendo a patente.

Vou perguntar a Vladimir Carvalho quem foram esses trezes que votaram em Getúlio Vargas, em 1930, em Itabaiana. São os “Treze do Forte” da cebola.

Antonio de Doci, Faustinho, Mané Barraca, Juca Cego, Océas, Euclides Alfaiate, Mazze Lucas, Zé Martins, Goisinho, Pulga de Cós, Átalo, Cibalena e mais uma meia dúzia, são os herdeiros políticos dos “Treze do Forte”, em Itabaiana.

Antonio Gomes de Vasconcelos (Antonio de Rosinha) é filho de João Gomes de Vasconcelos (músico da Filarmônica) e Dona Rosinha. Antonio era casado com Dona Nina Vasconcelos e tiveram 9 filhos: Tonico, Getúlio, Maninho, Zé Augusto, Maria José, Ana, Tereza, Leda e Lalá.

Antonio de Rosinha morreu em Salvador, na casa dos filhos.

Do mesmo jeito que Batista Itajay fundou a política tradicional em Itabaiana, Antonio de Rosinha fundou a oposição democrática popular.


Mais textos Samarone: http://blogdesamarone.blogspot.com/

PELO TWITTER

www.twitter.com/ayres_britto Está sobrando holofote e faltando brilho interior.

www.twitter.com/Milton_Junior80 @andretrig e @BlogClaudioNun Nenhum lugar do mundo, com um jornalismo sério, teria deixado o energúmeno mostrar kit gay na bancada do jornal sem afirmar que aquilo era, no mínimo, ridículo. A Globo, deu voz a isso.

www.twitter.com/UltraLafa

www.twitter.com/emirsader Duas derrotas monstruosas pro governo: vacinação obrigatória e autonomia pros estados comprar e aplicar vacinas se a Anvisa não aprovar em 72 horas.



Siga Blog Cláudio Nunes:           

Instragram

 Facebook

 Twitter

 



Frase do Dia
“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.” José Saramago.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-12/papa-francisco-dia-mundial-paz-2021-cultura-cuidado.html


O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais