Pirâmides Financeiras SE. Tudo que vem fácil, vai fácil

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O golpe da pirâmide financeira voltou à moda com força total em Sergipe. Empresas arregimentam centenas de pessoas a cada mês com a promessa de muito dinheiro e pouco ou nenhum trabalho.

Pessoas pobres inclusive estão vendendo bens e tomando empréstimos para "investir" em algo que é matematicamente inviável a longo prazo e que, na melhor das hipóteses, fará muitas outras pessoas e não eles perderem dinheiro mais adiante.

Tais empresas avançam através da fachada de comércio de produtos ou serviços que normalmente são poucos competitivos e cujo negócio não daria para pagar a quantia com a qual eles remuneram seus "investidores"/divulgadores".
O golpe está tomando proporções trágicas, visto que não vai atingir apenas pessoas ignorantes mas também pessoas de consciência flexível que sabem a natureza ilegal do negócio e a aceitam marotamente desde que tirem algum proveito. O mais incrível é o silêncio de imprensa e autoridades sobre isso.

Quando as pessoas envolvidas não são pobres, são pessoas gananciosas que deixam de lado a racionalidade e capacidade de pensar.  A esperança de ganhar dinheiro fácil fala mais alto e faz uma espécie de lavagem cerebral em diversas pessoas.

Ministério da Fazenda: crime contra economia popular –  Em março deste ano o Ministério da Fazenda, através da Secretaria de Acompanhamento do Desenvolvimento Econômico em comunicado, disse que a atividade da TelexFree sugere Pirâmide Financeira. De acordo com o comunicado, a empresa atrai clientes com a promessa de alta lucratividade em troca de propaganda da marca. E isso configura crime contra a economia popular. Matéria completa em: http://www.infomoney.com.br/onde-investir/noticia/2701652/fazenda-diz-que-atividade-telexfree-sugere-piramide-financeira

Casos famosos de pirâmides financeiras – Já existiram muitos casos de pirâmide financeira no mundo, mas, entre eles, três ficaram marcados na história. São eles: Charles Ponzi, Maria Branca dos Santos e Bernard Madoff. Leia matéria sobre o assunto:http://www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-de-investimento/noticia/2702775/entenda-que-piramide-financeira-relembre-casos-famosos

E como bem disse o educador financeiro do Instituto Dsop, Reinaldo Domingos: “Tudo que vem fácil, vai fácil. Cabe ao leitor pensar cinco vezes antes de entrar em algo desse tipo. Todo investimento tem riscos, e quanto maior o risco, maior o retorno. Se aparecer algo com promessa de altíssimo retorno e baixíssimo risco, desconfie na hora”.

Professores e o diálogo
E os professores da rede estadual aceitaram ontem a proposta do governo estadual de um reajuste em setembro (7,79%) e retornam as aulas. O governador em exercício, Jackson Barreto, recebeu os sindicalistas no sábado e o diálogo foi reaberto.  A atuação do governo como um todo neste episódio mostra que com diálogo e bom senso o denominador comum aparece. Só para lembrar: o magistério não aceitou o reajuste concedido para todos os servidores no ano passado.

Oposição já tomou o governo parte II
O artigo de ontem, 12, sobre a nomeação da presidente do PSC de Umbaúba para a direção de uma escola estadual provocou diversos e-mails e telefonemas. O blog descobriu que em vários municípios aliados do atual governo estão fazendo alianças pensando apenas nas eleições proporcionais e indicado lideranças da oposição para cargos no governo. Acorda Déda! Acorda Jackson!

Oposição nomeada em  vários municípios
Em Umbaúba, a presidente do PSC foi nomeada por conta do acordo de um deputado do PSD com outro colega para que o grupo de oposição vote em um candidato a deputado federal. Porém o compromisso é só para proporcional. Ou seja, vão para o governo e não votarão em Jackson Barreto. O mesmo ocorre em Tobias Barreto onde várias lideranças do PSC foram nomeadas para cargo no governo porque uma liderança local vai apoiar um candidato a deputado estadual do PT. Sem compromisso com o majoritário. O mesmo ocorre em Lagarto, no povoado Jenipapo.

PT quer mesmo Jackson como candidato? Cobra, mas não faz a sua parte
O mais interessante é que o próprio PT que recentemente, através de discursos de suas lideranças, tenta impedir que Jackson Barreto amplie a aliança, permite que setores da oposição se beneficiem do governo sem o compromisso formal da reciprocidade com o candidato Jackson Barreto. Só o compromisso individual. Ou seja, cada um pensando em seu umbigo.

Pirambu: vereadores mantém Prefeitura engessada
E a maioria dos vereadores do município de Pirambu resolveu manter engessada a Prefeitura não aprovado o pedido de remanejamento do orçamento em 60%. E olhe que a mesma Câmara tinha aprovado 80% antes da eleição (e nos quatro anos anteriores) e após a derrota do ex-prefeito, aprovou emenda de apenas 10%. E uma prova que a preocupação não é com a população e apenas eleitoral. Ontem, 12, apresentaram emenda para que o remanejamento seja apenas de 30%. É a tese do quanto pior, melhor, mesmo que o prejuízo seja para toda população.

Prefeito tem que pedir ajuda do MPE para acionar Justiça
O prefeito de Pirambu, Elio Martins, já fez tudo que devia: secretariado foi à Câmara mostrando todas despesas e tentou o diálogo. Agora resta pedir o apoio do Ministério Público Estadual para ingressar com uma ação na Justiça. Pelo menos para administrar com o orçamento de 2012. Já existem no país decisões desta natureza. Não seria a primeira.

Novo desembargador
Pelo critério de antiguidade, o juiz Ruy Pinheiro foi promovido ontem,12, a desembargador durante sessão do pleno do Tribunal de Justiça do Estado. Ele vai ocupar a vaga deixada pelo desembargador Netônio Machado, que se aposentou no mês passado. A posse do novo desembargador vai ser na próxima quarta-feira, às cinco horas da tarde, no auditório do tribunal de justiça.

Taxa de ocupação e foro: ação de Machado é destaca na Câmara
Ao discursar ontem, 12, na Câmara de Aracaju, o presidente daquele poder, Vinicius Porto (DEM) fez um relato da luta do vice-prefeito, José Carlos Machado contra a taxa de ocupação e foro, cobrada aos proprietários dos chamados Terrenos de Marinha.  “Quero parabenizar Machado que encampou essa luta desde o início”, ressaltou.

Decisão
O vereador também destacou a decisão do juiz Edmilson Pimenta da 3ª Vara da Justiça Federal, que concedeu liminar favorável a uma Ação Civil Pública pedindo a suspensão do pagamento do imposto relativo ao exercício de 2013, estabelecendo como parâmetro de reajuste o Índice Nacional de Preço ao Consumidor – INPC.

20 mil famílias
A medida judicial abrange a cerca de 20 mil famílias na capital que já haviam sido notificadas de que deviam à União. De acordo com Vinícius Porto, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) reajustou as taxas de foro e ocupação de imóveis localizados em terrenos de marinha em percentuais que chegavam a 400%%. “A atualização teve por base valores de mercado. São percentuais exorbitantes e absurdos que surpreendeu muitos proprietários de imóveis”, ressalta o parlamentar.

Ação conjunta
Vinícius Porto lembra que em 2011 foi realizada uma ação conjunta que anulou uma pretensão da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) de elevar as taxas dos terrenos de Marinha, que naquela época chegavam a até 1.500%. Agora a SPU tenta aplicar reajustes que superam os 100%. “São taxas que fogem a realidade do povo aracajuano. Vale destacar que a luta contra essa taxa abusiva começou em Aracaju e ecoou para outras capitais brasileiras que enfrentam o mesmo problema”, disse.

Lei antiga
Vinícius Porto também destaca que Lei que estabelece o território da Marinha foi estabelecida em 1946 e que, de lá para cá, muita coisa mudou, o que exige uma reorientação das normas vigentes. "São quase 70 anos que essa Lei vigora. o conceito de terreno de marinha é ultrapassado e sem benefícios para a sociedade” reforça.

Nenhum retorno
O presidente da CMA também traz à tona o destino dos recursos adquiridos com a cobrança da taxa pela SPU. “ Qual o retorno dessas taxas em termos de benefícios para a sociedade? Nenhuma. É um órgão que só existe para cobrar laudêmio”, garante Vinícius Porto.

Proposta determina a publicação anual dos valores dos subsídios pagos
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na manhã desta quarta-feira (12) proposta de emenda à Constituição que determina a publicação mensal dos nomes dos servidores públicos e seus respectivos salários, além de todos os benefícios recebidos. A regra de transparência valerá para funcionários e membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e de empresas públicas, sociedades de economia mista, autarquias e fundações públicas. A PEC 3/2012 agora segue para votação no plenário da Casa.

Fórum Empresarial quer o fim da multa de 10% sobre o FGTS
O Fórum Empresarial de Sergipe, instituição que reúne as principais lideranças empresariais do setor produtivo do Estado, acaba de enviar ofício aos deputados federais da bancada de Sergipe solicitando a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 200, de 2012, que põe fim à contribuição social de 10% sobre a multa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), paga em caso de demissão sem justa causa.

Compensação
Criada em 2001 para compensar perdas do fundo à época dos Planos Verão (1989) e Collor I (1990), a taxa perdeu sua finalidade no ano de 2006, época de ajuste do saldo. A proposta, que tem como anexo o Projeto de Lei Complementar nº 46/11, de autoria do deputado federal Laércio Oliveira, será apreciada no próximo dia 3 de julho.

Esporte na Capital
Em audiência ontem, 12, no Ministério do Esporte, o senador Eduardo Amorim foi informado da liberação de recursos para três Centros de Iniciação ao Esporte em Aracaju. A reivindicação dos Centros de Iniciação ao Esporte foi do prefeito, em exercício, José Carlos Machado (PSDB) e do secretário de Esporte e Lazer, Carlos Eloy. “Os bairros Aeroporto, Bugio e Ponto Novo ganharão modernos Centros de Esporte equipados com ginásio poliesportivo, área de apoio, quadra externa, pista de atletismo dentre outros”, informou Amorim.

Esporte solidário para idoso é aprovado em comissão
O Projeto de Lei nº 6.845, de 2010, de autoria do deputado do PSB de Sergipe,Valadares Filho, foi aprovado pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, em sua última reunião. O PL institui o Programa Nacional do Esporte Solidário para o idoso.Para Valadares Filho, garantir o acesso dos idosos à prática desportiva contribui diretamente para melhorar qualidade de vida dessa faixa da população. “A proposta é dar condições para que os brasileiros possam envelhecer, mas com saúde para desfrutar a vida com qualidade”.

Mudança no perfil
Valadares Filho destaca que o Projeto de Lei considera a mudança no perfil demográfico brasileiro para o desenho de políticas públicas e orienta a ação governamental para a implantação de programas de esporte para proteção do direito ao idoso.  “O projeto gera uma economia para o Estado com os gastos com saúde, pois os serviços médicos requeridos pelos idosos são complexos e de alto custo; a prevenção sempre tem um custo mais baixo”, ressalta Valadares Filho.

Piso dos radialista teve parecer aprovado na CTASP
Foi aprovado na manhã de ontem, 12, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) o PL 3982/12, que fixa o piso salarial nacional dos radialistas, de autoria do deputado federal André Moura (PSC). “Falta legislação que fixe o piso nacional dos radialistas faz com que a categoria seja desprivilegiada com as disparidades dos pisos salariais propostos pelo patronato em negociação com os sindicatos de cada estado”, disse Moura.

Primeira batalha
Segundo o deputado André essa é apenas uma batalha vencida, pois, agora o projeto segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJC, e terá que trabalhar para convencer equidade de opiniões em relação ao valor requerido.“A responsabilidade com a divulgação da notícia é a mesma de norte a sul do país, por isso, torna-se inaceitável que os valores sejam totalmente dispersos”, classificou Moura.

Biocombustíveis
a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara aprovou requerimento do deputado federal Márcio Macêdo (PT)  ontem, 12,que ratifica a subcomissão especial destinado a discutir o uso de biocombustíveis no Brasil. O parlamentar justificou a importância da subcomissão a partir do uso crescente de biocombustíveis no país, o etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar, e o biodiesel, que é fabricado a partir de óleos vegetais e de origem animal.

Ameaças
"Diante das ameaças representadas pelo aquecimento global e mudanças climáticas dele decorrentes, o uso de fontes renováveis de energia representa questão estratégica para o Brasil. Além de aspectos econômicos e sociais, a produção de biocombustíveis envolve questões ambientais que devem ser amplamente discutidas", disse.

Presidente do PSD participa de festa em Boquim
O presidente do diretório municipal do PSD de Aracaju, Fábio Mitidieri, participou no último sábado em Boquim, do 12º Forró da rua Antônio Oliveira, organizado todos os anos pelo ex-vice-prefeito da cidade Genivaldo Menezes, contando com a presença de mais de três mil pessoas, que curtiram a festa até o começo da manhã de domingo sem brigas ou desentendimentos.

Sem polícia
“Estava acompanhado do prefeito Jean Nascimento e dos vereadores Sílvio Soares-PMDB e Jackson do Mangue Grande e não vimos a presença de policiais militares na rua Antônio Oliveira, durante a realização do evento”, acrescentou o ex-vereador de Aracaju e pré-candidato a deputado federal.

Participação popular
Fábio Mitidieri declarou na oportunidade que enquanto sua família estiver em Boquim o Forró organizado anualmente no dia oito de junho por Genivaldo Menezes terá seu apoio, por se tratar de uma festa com grande participação do povo, que brinca a noite inteira sem nenhum tipo de problema, servindo de exemplo para outras cidades de Sergipe.

Forró Caju: tudo pronto
Aconteceu na última terça-feira mais uma reunião para os ajustes do Forró Caju 2013, no Centro Administrativo Aloísio Campos. No encontro, os órgãos discutiram os últimos detalhes da festa, como o efetivo de colaboradores e a estrutura.Segundo o diretor de eventos da Secretaria Especial de Cultura (Sec/Funcaju), Emídio Cunha, o saldo da reunião foi positivo. “Com a ajuda de todos os órgãos envolvidos, nós vamos proporcionar um Forró Caju de muita paz e tranquilidade”, destacou.

Segurança
O diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), coronel Enilson Aragão, explicou as novidades nas ações deste ano. “Plataformas e patrulhas potencializarão a segurança da festa. Serão três turnos com os nossos homens dentro da área”, disse.A Polícia Civil trabalhará com um delegado, quatro escrivães e sete agentes por noite no evento. O Posto da Saúde ficará localizado ao lado dos palcos principais e o Conselho Tutelar terá dois postos este ano, devido à grande demanda em edições anteriores da festividade.

Parceria
A coordenadora operacional da capital, Nalile Bispo, falou da parceria com a Secretaria de Justiça. “Teremos a estrutura do Desipe para fazer a custódia temporária de quem for preso. Assim, nenhum membro da equipe se deslocará para levar o preso para delegacia. Todos serão transportados ao final de cada noite”, ressaltou.

OAB comemora os 25 anos da Constituição Brasileira
O presidente Carlos Augusto Monteiro Nascimento,  participou ontem, 12, em Brasília, do seminário em comemoração aos 25 anos da Constituição Brasileira, promovido pelo Conselho Federal com o tema: 25 anos da Constituição brasileira – uma homenagem da advocacia.

Presenças
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski e Luis Roberto Barroso – que toma posse no próximo dia 26 – e os juristas Paulo Bonavides, Celso Antônio Bandeira de Melo e José Afonso da Silva marcaram presença no ato promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e que marca o início das comemorações dos 25 anos da Constituição.

Prêmio de Jornalismo
As inscrições para o Prêmio Estácio de Jornalismo foram prorrogadas até 20 de junho.  Jornalistas de todo o Brasil podem inscrever matérias veiculadas entre os dias 11 de  junho de 2012 e 10 de junho de 2013, cujo tema central seja Ensino Superior. No endereço  eletrônico www.premioestaciodejornalismo.com.br os interessados podem encontrar detalhes sobre o  prêmio, inclusive ficha de inscrição, regulamento, notícias, vídeos e demais informações.

Quatro municípios receberão apoio para desenvolver pecuária leiteira
Produtores rurais que se dedicam à pecuária leiteira em quatro municípios sergipanos passarão a ser  beneficiados pelo projeto Balde Cheio, uma iniciativa desenvolvida pelo Sebrae em Sergipe que busca viabilizar economicamente as pequenas unidades produtoras de leite, incorporando novas tecnologias, reduzindo custos e elevando a produtividade por área e animal.

Parceria
A formalização da parceria com os secretários de Agricultura de Riachão do Dantas, Boquim, Itabaianinha e Lagarto aconteceu durante o XI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), em Parnamirim (RN). Pelo acordo, serão instaladas unidades demonstrativas para aplicação da metodologia do programa em cada uma das cidades. Inicialmente, a iniciativa beneficiará 100 produtores rurais .

1º Congresso Estadual da CTB
Na tarde de ontem, 12, a vereadora Lucimara Passos (PCdob/SE) usou o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para destacar o trabalho da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de Sergipe (CTB/SE). Aproveitando proximidade do evento que será promovido pela instituição na sexta, 14, a vereadora falou da trajetória de quatro anos da CTB em Sergipe e das conquistas alcançadas em âmbito estudual e nacional. O evento  contará com a presença de 200 lideranças do campo e da cidade.

Conquistas
"É importante destacar o trabalho da CTB e das outras centrais nas conquistas desses últimos 10 anos, durante os governos Lula e Dilma. É importante fazer o registro do primeiro congresso que será realizado", afirma. Em Sergipe, de acordo com Lucimara, a CTB tem uma bonita história de franco crescimento com valorização do trabalhador, defesa dos direitos sociais e da democracia em aliança com as forças progressistas da sociedade para levantar a bandeira do trabalho e do socialismo do século 21.

Sem fundamento
O vereador Lucas Aribé (PSB) usou a Tribuna no Pequeno Expediente de ontem, 12, para desconstruir os argumentos do líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Manoel Marcos (DEM), que pediu na sessão da última terça-feira, 11, adiamento da votação do PL 23/2013, que dispõe sobre normas de acessibilidade em Aracaju. Lucas Aribé não aceitou o pedido feito pelo parlamentar do DEM e explicou toda a tramitação do PL na CMA desde o dia em que foi protocolado até o momento em que chegou na primeira votação no plenário da CAM. "O próprio Manoel Marcos, que faz parte da Comissão de Saúde, Direitos Humanos e Assistência Social, teve esse projeto em mãos no dia 2 de maio e assinou o parecer no dia 20 de maio. Ou seja, tempo ele teve. O pedido de adiamento não teve motivo plausível", disse.

Sem fundamento II
Aribé ressaltou que teve apoio da bancada de situação na primeira discussão do chamado PL da Acessibilidade. "Nós tivemos apoio de toda a bancada na primeira discussão, bancada esta que estava sendo liderada pelo vereador Renilson Félix em decorrência da viagem de Manoel Marcos, e agora ele nos pede um adiamento. O PL passou pela Comissão de Saúde, Direitos Humanos e Assistência Social, da qual Manoel Marcos faz parte, sem nenhum tipo de interferência. Não há motivos para o pedido de adiamento", destacou o Aribé.

Sem fundamento III
Aprovado com os votos favoráveis de Anderson de Tuca, Adriano Taxista, Adelson Barreto Filho, Augusto do Japãozinho, Daniela Fortes, Dr. Agnaldo, Dr. Manoel Marcos e Pastor Roberto Morais, com abstenção de Valdir Santos e votos contrários de Dr. Emerson Ferreira, Emmanuel Nascimento, Iran Barbosa, Lucimara Passos e do autor, Lucas Aribé, o adiamento foi aprovado em plenário sendo colocada a votação do PL 23/2013 para a partir do dia 26 de junho. Como o recesso parlamentar deverá ter início no dia 30 de junho, é provável que só seja decidido no segundo semestre. O chamado PL da Acessibilidade mobilizou entidades que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência e pelos idosos, teve participação direta dessas instituições na construção dele e tem sido acompanhado por essas pessoas na sua tramitação na Câmara.

AGENDA
13 de junho. Hoje é o dia do TURISTA. E também de SANTO ANTÔNIO, o grande promotor de matrimônios, o santo de fé das pessoas solteiras, principalmente das mulheres. É a primeira festa do ciclo junino, que ainda compreende o São João, no dia 24 e o São Pedro, em 29 de junho. O ponto alto das comemorações ocorre na cidade de Itabaiana, onde um novenário é desenvolvido, desde o começo do mês. Paralelamente, ocorre a grande Festa do Caminhoneiro, atraindo visitantes de todo o Nordeste e de outras regiões do país. No ciclo junino, muitos TURISTAS visitam Sergipe, que, na canção de Rogério, “é o país do forró”. Nossas homenagens, portanto, a Santo Antônio, à comunidade católica e, também, aos turistas que vêm a Sergipe para cair nos ritmos nordestinos, participar dos festejos e aproveitar a oportunidade para degustar comidas típicas do período, como o milho (cozido e assado), a canjica, o manauê e bolos dos mais variados. As festas juninas são, em verdade, as mais autênticas, com indiscutíveis raízes populares. FRASES: 1. “O casamento é um enigma de que todo mundo finge não saber a resposta.” – Millôr Fernandes, em Literatura Comentada. 2. “Há pessoas que se casam em comunhão de males.” – Marisa Raja Gabaglia, escritora e jornalista. Observação: A palavra turista foi criada por Stendhal (Marie-Henry Boyle) – escritor francês, um dos principais romancistas do século XIX. (1783/1842). Para Afonso Arinos de Melo Franco, porém, o turista de hoje nada tem a ver com aquele que foi o próprio Stendhal, viajante de posses modestas, mas de luxuoso gosto e requintada percepção.

Expansão Shopping Prêmio
E as inaugurações não param de acontecer no Shopping Prêmio, localizado em Nossa Senhora do Socorro. Desta vez, quem chegou ao centro de compras foi a consagrada marca de moda masculina Suprema. Inaugurado há pouco mais de um ano, o centro de compras recebeu apenas este ano três lojas ancoras (Leader, Marisa e C&A), além do Cinesecla, equipado com quarto salas no estilo Stadium e sistema 3D Dolby Digital. E muitas novidades ainda vêm por aí. Sucesso!

Destaque no ranking
A Cosil foi mais uma vez reconhecida nacionalmente por seu bom desempenho. A empresa foi considerada uma das 80 Maiores da Construção Civil, segundo o 9° ranking da ITC (Inteligência Empresarial da Construção). A celebração é uma das mais representativas do setor, já que a ITC acompanha há mais de 34 anos a evolução do mercado de construção no país. "É uma classificação importante, pois acreditamos que reflete a boa qualidade do trabalho que desenvolvemos e a solidez de nossa atuação no mercado", diz Jéssica Silva, diretora Comercial da Cosil.

Memória Aconteceu há 49 anos – (1964)
No Brasil /Abril – Deflagrado, no dia primeiro, o golpe militar que, com o apoio dos Estados Unidos, depôs o presidente João Goulart. Jango parte para Porto Alegre, em seguida se exila no Uruguai; o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, assume interinamente; o AI-1 (Ato Institucional número 1) destitui o presidente constitucional do país e dá início ao processo de cassações; o marechal Castelo Branco toma posse como presidente do Brasil. Junho – É criado o SNI – Serviço Nacional de Informação, que passa a ser comandado pelo general Golbery do Couto e Silva; 40 políticos são cassados, dentre eles Juscelino Kubitschek. Julho – Uma emenda constitucional  prorroga o mandato de Castelo Branco. Outubro – Em visita oficial, o presidente francês Charles de Gaulle teria vaticinado sobre a seriedade do país.  Sem dúvida, a Revolução de 31 de março ou primeiro de abril foi o principal acontecimento verificado em 1964. Além do apoio de parte da sociedade brasileira e da igreja católica, o movimento que instaurou o regime militar no país contou com o respaldo do governo americano, que já conspirava ativamente para a derrubada do presidente João Goulart, através do IBAD, Instituto Brasileiro de Ação Democrática, que apoiara financeiramente vários candidatos na eleição de 1960, quando Jânio Quadros foi eleito presidente. O embaixador americano, Lincoln Gordon, era o grande articulador da operação BROTHER SAM, que consistia na participação de navios de guerra dos Estados Unidos em apoio aos líderes do golpe de Estado. O regime militar implantado em 1964 durou até 1985, sendo que em 1968 foi dado um golpe dentro do golpe. A partir desse ano os anos de chumbo foram marcados pela supremacia da linha dura. O período também concentrou o maior número de desaparecidos e assassinados, cujos nomes foram registrados no dossiê BRASIL NUNCA MAIS, editado pela Arquidiocese de São Paulo, sob a égide de Dom Paulo Evaristo Arns e de outras organizações religiosas e políticas. Em 1985, foi implantada a Nova República. Tancredo Neves foi eleito presidente, pelo Colégio Eleitoral, mas não chegou a tomar posse, por motivos de saúde. Em seu lugar, assumiu o vice-presidente, José Sarney. O grande estadista mineiro Tancredo Neves faleceu no dia 21 de abril, data consagrada ao protomártir da Independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Em Sergipe
Os desdobramentos advindos da implantação do regime militar constituíram os fatos relevantes de 1964 em nosso Estado. Como em todo o país, viveu-se, em Sergipe, um período de cassações, de prisões, de perseguições. O governador Seixas Dória foi deposto, preso, e levado para Salvador, de onde foi transferido para a prisão em Fernando de Noronha. Assumiu o governo estadual o vice, Celso de Carvalho, que cumpriu o restante do mandato de Seixas Dória, isto é, de abril de 1964 até o final de 1966. Foram cassados vários políticos, dentre eles os deputados estaduais Viana de Assis e Cleto Maia. O pronunciamento feito por Viana, naquela oportunidade, da tribuna da Assembleia, entrou para os anais da história do legislativo e do próprio povo de Sergipe. Após a cassação, dedicou-se à advocacia, tornando-se um dos mais requisitados profissionais da área jurídica. Em sua volta à política, ocupou o cargo de prefeito de Aracaju e foi derrotado em eleição para o Senado, na qual perdeu a vaga para Francisco Rollemberg, em 1986. Os dois eleitos para o Senado Federal foram Lourival Batista e Francisco Rollemberg. O deputado Cleto Maia, de Propriá, também cassado, mudou-se para o Rio de Janeiro. Ele era irmão do prefeito dessa cidade, Geraldo Maia. Ambos não se dobraram aos militares, mantendo-se fiéis aos seus compromissos com a democracia.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Subsede – Piada de Mau Gosto
Não dá para entender falar-se, a esta altura do campeonato, em o Batistão, após reformado, vir a ser uma “subsede” da Copa do Mundo de 2014. Quem insiste em manter esta versão deveria pensar duas vezes antes de encher os ouvidos das pessoas de folhas. Basta fazer as contas para ver que tudo não passa de um sonho. Vejamos: a reforma do Lourival Batista, agora iniciada, deverá durar de 15 a 18 meses. Na hipótese mais favorável (15 meses), nossa principal praça de esportes ficaria em condições de receber jogos a partir de 15 de setembro do próximo ano. Vale salientar que a Copa do Mundo vai começar exatamente daqui a um ano. Mas uma seleção poderia, sim, vir para Aracaju. Os seus treinamentos seriam realizados num CT – Centro de Treinamento, que, nos planos iniciais do governo sergipano, seria construído anexo ao Hotel da Ilha. Segundo explicações do Secretário de Turismo, Elber Batalha Filho, esse plano foi prejudicado pelo fato de o referido “resort” ter sido vendido ao grupo CVC. Parece lógico, então, que haja chance de uma nova concorrência ser aberta pela FIFA, para admitir a apresentação de novos projetos nesse sentido. Tudo indica, porém, que será muito mais factível que, em caso de necessidade, ocorra o aproveitamento de uma outra cidade que já tinha participado da concorrência inicial. De qualquer forma, se houver possibilidade de isso tornar-se realidade, será muito bom para o nosso Estado. O que fica, de forma mais concreta, é que, mais uma vez, perdemos o bonde da história.

Eleições da CBF
Já foi dada a largada para as eleições de abril de 2014, antes, portanto, da Copa do Mundo. O patrocínio de uma conhecida montadora de veículos, concedido a um grupo significativo de federações estaduais de futebol, teve a ver com o apoio à candidatura de Marco Pólo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol. O comando do futebol brasileiro, desde o tempo da CBD, sempre esteve nas mãos do eixo Rio/São Paulo. Assim é que o atual presidente, José Maria Marin, que sucedeu Ricardo Teixeira, renunciante, em 2012, já bateu o martelo. Del Nero deverá ser seu sucessor.

Eleições da CBF II
O presidente da Federação Carioca, até então considerado um grande opositor de Marin, fechou acordo para integrar a chapa situacionista, em troca do cargo de secretário-geral da entidade. O candidato de oposição, pelo menos até agora, é o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanches, que teve uma curta passada pela CBF, como diretor de seleções. O bloco de oposição, que é minoritário, tentou realizar um encontro extraordinário, na serra gaúcha, para tratar da sucessão, sem a presença de dirigentes da CBF. O plano redundou num grande fracasso. Marin tomou conhecimento da jogada, e resolveu cancelar os convites formulados às federações estaduais para assistir ao amistoso Brasil X França. Resta, agora, aguardar os novos lances da sucessão. A posse do novo presidente, a ser eleito em abril de 2014, ocorrerá em janeiro de 2015. Importante: a maioria dos atuais presidentes deverá candidatar-se a um novo mandato.

Sede provisória
A FSF está encontrando dificuldades para alugar um imóvel bem localizado e espaçoso para abrigar os diversos setores da mentora que rege os destinos do nosso futebol, enquanto o Batistão estiver fechado para reforma. A CBF voltará a patrocinar o aluguel mensal, além de garantir a “mesada” que se caracteriza como apoio financeiro às federações de menor porte.

Cafuza
A seleção brasileira já está treinando com a bola Cafuza, que vai ser utilizada na Copa.

As favoritas de Pelé
Na opinião de Pelé, as seleções favoritas para ganhar a Copa de 2014 são a Espanha e a Alemanha.
Festa dos melhores

A festa organizada pela FSF/ACDS para premiar os melhores do campeonato de 2013 será realizada no próximo dia 18, terça-feira, no auditório do Sindicato dos Bancários.

Posse de Souza
Por falar em bancários, a posse de José Souza na presidência do SEEB/SE vai acontecer no dia 12 de julho, no salão de festas da AABB Aracaju.

Copa das Confederações
O jogo de abertura, BRASIL X JAPÃO, será disputado no próximo sábado, às 16 horas, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Curtas
TOFFOLI DETERMINA QUEBRA DE SIGILO DE LINDBERGH. /// POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA CAOS EM SÃO PAULO. /// MP PEDIRÁ SUSPENSÃO DO AUMENTO DE TARIFA PARA PÔR FIM AOS PROTESTOS EM SP. /// GOVERNO E INDÍGENAS DO MATO GROSSO DO SUL TÊM REUNIÃO EM CLIMA CONCILIATÓRIO. /// PARLAMENTARES FAZEM ATO PELO FIM DO VOTO SECRETO NO CONGRESSO. /// PROFESSORES DA REDE ESTADUAL ACEITAM PROPOSTA DO GOVERNO E VOLTAM HOJE ÀS AULAS. /// VIOLÊNCIA AUMENTA A CADA DIA. MORTES NO TRÂNSITO E ASSASSINATOS DOMINAM AS ESTATÍSTICAS. /// POPULAÇÃO RECLAMA PROVIDÊNCIAS PARA FREAR A ONDA DE VIOLÊNCIA NA CAPITAL E NO INTERIOR. /// PLANO AGRÍCOLA E PECUÁRIO INJETA 136 BILHÕES DE REAIS NA ECONOMIA BRASILEIRA. /// FERNANDO PIMENTEL LIDERA PESQUISAS EM MG. /// JACKSON BARRETO MARCA PONTO POSITIVO AO NEGOCIAR, COM SUCESSO, O FIM DA GREVE, COM O SINTESE.

PELO TWITTER

www.twitter.com/zalberto  A lamentação de toda pessoa que tem o cabelo cortado por um incompetente: é… depois cresce!

www.twitter.com/FalaSergipe  Fico indignado quando ouço um repórter entrevistar um bandido e perguntar  '' qual mensagem você daria aos jovens''. Não existe mensagem.

www.twitter.com/leleteles  A playboy, revista de indecências veiculadas pelo grupo Abril, sairá de circulação. Continuará circulando a Veja, revista de safadezas.

www.twitter.com/mendoncaprado  tranquilizo os políticos sergipanos que pensam em candidatura majoritária. Eu não estou pensando nisso. Só quero fazer um bom mandato.

www.twitter.com/ThalesBrandao  A desonestidade causa dor e dura tanto quanto a ferida fisica.

www.twitter.com/Jjsantana61 Sabedoria, que vem com a maturidade, é ignorar solenemente os invejosos e sequer dar-se ao trabalho de desejar-lhes algo, exceto o nada.

DO LEITOR

Lei Seca e a falta de uma atuação eficiente da CPTRAN
Do leitor Marcos F. da Silva: “Como faço diariamente li sua coluna de ontem e achei pertinente a sua indagação sobre a não exigência de ao menos fosse feito um exame de sangue no condutor do veículo Pajero, que provocou acidente com mortes fatais na madrugada do domingo na Rodovia José Sarney.O exame seria indispensável para que fosse constatado se o condutor estava ou não dirigindo após ingestão de bebida alcoólica.O relato não me surpreendeu porque acerca de um mês ocorreu um acidente na esquina das ruas Itabaiana com Praça Olimpio Campos, defronte à Câmara Municipal de Aracaju, como no momento da colisão a passageira do veículo siena foi gravemente afetada, um transeunte ligou espontaneamente para o CIOSP, que acionou o SAMU e a CPTRAN.Ao chegar ao local do acidente um dos agentes da CPTRAN, se dirigiu ao condutor de um dos veículos e perguntou: “O senhor ingeriu bebida alcoólica?” O condutor que estava visivelmente embriagado respondeu: “Bebi sim!”.Os populares que estavam torcendo pela chegada do CPTRAN para ver a atitude a ser tomada com o com os condutores aparentemente embriagados, ficaram curiosos para ver a atitude do agente de trânsito.Ficaram decepcionados quando observaram que em razão do estado em que se encontravam os condutores, assessorados por um advogado, convocaram os agentes para informar que haviam entrado em acordo e que por conta do acordo, eles estavam dispensados. A partir daí os dois agentes entraram na viatura e se retiraram do local, sem sequer submetê-los ao teste do bafômetro, mesmo um dos condutores informando que havia bebido”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases  do Dia
O objetivo central dos que lutam contra a sociedade mercantil, a alienação e a intolerância é a emancipação humana. Emir Sader, sociólogo e cientista político brasileiro, nasceu em 13 de Junho de 1943.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais