Plano Safra reserva 106 milhões para Sergipe

O Banco do Nordeste  investirá R$ 2,5 bilhões na agricultura familiar, no âmbito do Plano Safra 2017/2018, que compreende o período de julho deste ano até junho de 2018. O valor representa acréscimo de  8% em comparação ao Plano Safra 2016/17. Os recursos atenderão a produção de todo o Nordeste e norte dos Estados de Espírito Santo e de Minas Gerais, área de atuação do Banco do Nordeste. Em Sergipe foi reservado investimento total de R$ 106 milhões. O atual Plano Safra mantém o compromisso de apoiar a ampliação da produção de alimentos com financiamento para os agricultores familiares por meioi do Programa |Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), cujos juros permanecem os mais baixos do mercado, variando de 0,5%, 2,5% e 5,5% ao ano, dependendo da destinação do crédito. Para este ano, a novidade do BNB para o Plano Safra é o Agroamigo Sol, estratégia de financiamento no oâmbito do Pronaf, com foco em infestimentos em energia solar. A nova linha  deá oportunidade de acesso à energia solar aos agricultores familiares, como insumo de produção e apresenta redução de custos, quando comparado ao uso de energia elétrica tradicional.

O rádio perde Macedo Filho

O rádio sergipano ainda lamenta a morte do veterano Oscar Macedo Filho, ocorrida na última quinta-feira. A missa de sétimo dia está marcada para quarta-feira, as 17h na Igreja de São José. Integrante da bancada de jornalistas da Assembleia Legislativa, Macedo Filho foi, nos anos 60 um dos mais populares radialistas da cidade. Depois transferiu-se para Salvador, onde pôs programas seus nas listas dos mais ouvidos do IBOPE. Passou uma boa temporada em São Paulo antes de voltar a Aracaju e integrar-se à equipe da Assembleia Legislativa. Vitima de um edema pulmonar, ele deu entrada no Hospital São Lucas a 13 de janeiro e passou 105 dias na UTI. Ocupando um apartamento na São Lucas, ele já se preparava para  ter alta quando o seu estado de saúde piorou, deixando consternado todos os seus amigos. Era figura muito querida na equipe e deixa uma lacuna muito difícil de ser preenchida. O corpo de Macedo Filho foi velado no OSAF da Rua Itaporanga. O Governador Jackson Barreto, o Secretário de Estado Zezinho Sobral e a Conselheira Angélica Guimarães fizeram visita de despedida ao amigo.

Socialista até o cabo

O Presidente Nicolas Maduro é certamente um homemde coragem. Praticamente desafiando toda a Venezuela e a América Latina, de um modo geral, realizou a tal consulta eleitoral para adotar uma nova Carta para o País. Quem lê a nova Constituição da Venezuela fica impressionado com o radicalismo socialista que ele abraçou. Prevê o fim das propriedades e simplesmente isola ao esquecimento todos aqueles venezuelanos que não apoiam o seu governo. Se desgraça pouca é bobagem, é esperar para ver quanto tempo vai ocupar ainda a cadeira de Presidente… Abraçar a ditadura simplesmente nos dias de hoje não deixa de ser um ato corajoso mesmo… Os brasileiros que o apoiaram – Lula e Gleisi Hoffman, presidente do PT à frente – vão ter que muitas explicações aos brasileiros nas próximas eleições…

Desta vez, vai…

Agora vai, o Brasil vai se divorciar da crise eterna que sempre o abate. Olha só o que o líder do Governo Michel Temer postou nas redes sociais ao final da semana que passou: “Líder André discute assuntos econômicos no Ministério da Fazenda”… Vai ver ele deu sugestões até ao Ministro Henrique Meirelles! É esperar para ver se as sugestões vão ser acatadas ou jogadas para debaixo do tapete…

Uma mão na área de turismo

Um estudo elaborado pela Consultoria Urbana Syhstems em 2016 classificou Aracaju como o 78º. destino mais inteligente do país. O estudo levou em consideração aspectos como a existência de espaços turísticos inovadores, tecnologia de ponta, interatividade e oferta de experiência de qualidade aos turistas. Pensando em contribuir para modificar essa realidade, o Sebrae irá desenvolver um projeto para auxiliar os pequenos negócios a se inserir nesse novo modelo de turismo e ajudar a cidade a se consolidar como um destino inteligente. Para estimular a discussão sobre o tema, o Sebrae e a Universidade Federal de Sergipe reuniram-se com representantes da cadeia do turismo local em um seminário no Hotel Confort Inn. O evento foi aberto com uma apresentação do consultor Richard Alves, da Barcelona Media. Ele destacou que, embora o número de viajantes tenha aumentado nos últimos anos, sobretudo nos países emergentes, os destinos turísticos brasileiro têm perdido competitividade em relação aos seus concorrente. Segundo ele, isso ocorre porque muitas cidades não se adequarem às mudanças e comportamento adotadas pelo público.

A sopa agora está proibida…

Seria cômico se não fosse trágico. Geralmente nos finais de semana, entidades que dão assistência aos pacientes com câncer, vão para a porta do Huse, levando sopas para os visitantes. Esta semana, eles foram proibidos de oferecer esta assistência. Nada de sopa, só que não avisaram antes. O que fazer com aqueles três caldeirões d sopa, jogar no lixo?  Eles procuraram outros hospitais da cidade para oferecer a caridade. O importante, agora, é saber por que não se pode oferecer um prato de sopa a quem precisa, a quem está com fome? Disseram por lá que a proibição partiu do novo diretor do HUSE. Nas, será que foi mesmo? Não teria sido do próprio Secretário da Saúde, Almeida Lima, que adora fazer esse tipo de canhalice?

   …e para encerrar

É O LÍDER – O Senador Eduardo Amorim foi esignado líder do Blkoco Social Democrata (PSDB/DEM). O bloco é o segundo maior do Senado, composto por 15 parlamentares. A designação foi assinada pelos Senadores Paulo Bauer e Ronaldo Caiado, respectivamente líderes do PSDB e DEM.

     ***
EXCLUIDOS – “Por direitos e democracia, a luta é todo dia”. Este é o tema escolhido para o próximo Grito dos Excluídos, a se realizar no dia 7 de setembro. O Arcebispo de Aracaju, dom João Costa, é quem está à frente da Comissão organizadora do Grito dos Excluidos. A concentração será a partir das 8h, na Praça Fausto Cardoso onde acontece um ato celebrativo. Depois, os participantes seguirão em caminha até a Avenida Barão de Maroim, onde acontece o desfile cívico-militar de 7 de setembro.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais