PM e as licenças médicas

E num bate papo com um oficial da Policia Militar do Estado de Sergipe, que hoje comanda uma companhia com cerca de 400 homens, deu para perceber um problema grave na corporação: o grande número de licenças médicas, sem mesmo a realização de uma perícia para sua renovação.

Somente na companhia do oficial, que desabafou com o titular deste espaço, cerca de 120 policiais estão de férias, licença prêmio ou licença médica.

O mais engraçado é que, segundo o oficial, tem muita gente que consegue a renovação da licença médica sem passar na perícia, mas continua fazendo bicos ou até mesmo está trabalho com algum político.

O problema está em toda corporação é por isto também que falta "homem". Nota-se que apenas um concurso não vai resolver o problema da corporação. É preciso primeiro arrumar a casa e chamar o feito a ordem. Tem muita policial militar que não sabe mais o que é vestir a farda da corporação.

E o pior: as próprias lideranças das associações não divulgam por conta do corporativismo. Ou seja, é difícil administrar a tropa. Quem é “grande” sabe e fecha os olhos para os colegas.

Santo Amaro: PT define pré-candidatura a prefeito
Em reunião realizada na última semana, a Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Santo Amaro das Brotas fechou questão e consolidou o nome do Engenheiro Bosco como pré-candidato do PT a Prefeito daquela cidade no pleito de 2012. Tal decisão se deu com a desistência do Vereador Prof. Gilvan em concorrer a indicação com o Engenheiro na convenção do Partido no próximo ano.

Bosco destaca unidade e compromisso
"O Partido sai fortalecido com o apoio do Prof. Gilvan ao meu nome em consenso com todas as tendências. Mostra unidade e compromisso dos militantes locais. Agora é trabalhar para fazer o Partido estar apto a comandar uma chapa forte que tenha idéias e comportamento dentro de nosso perfil e que seja apoiada pela maioria da população de Santo Amaro das Brotas. Tem muito chão pela frente até as convenções, mas já é um bom começo!" afirmou Engenheiro Bosco.

Santo Amaro sofre e precisa de uma mudança de verdade
O município de Santo Amaro tem passado por sérios problemas por culpa de uma administração completamente inerte. O atual prefeito passou o atual mandato se defendendo na Justiça Eleitoral e pouco fez pelo município. O engenheiro Bosco é um homem determinado e que ama de verdade Santo Amaro.

Missa de 7º dia – Carlos Rodrigues
Familiares e amigos do radialista Carlos Rodrigues convidam a todos para a Missa de 7º Dia que será realizada na segunda-feira, 21, às 19h, na Catedral Metropolitana. Agradecem a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Viaduto do Detran
Está prevista para a primeira semana de dezembro, a assinatura da ordem de liberação de serviços para a obra da duplicação do viaduto do Detran. Na quinta passada, o governador Marcelo Déda tomou conhecimento, através do o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, do plano de obras da duplicação do viaduto da Avenida Tancredo Neves, próximo ao Detran.

Encontro da Juventude Tucana
O PSDB de Sergipe recebe neste sábado, dia 19, a partir das 10h, o Secretário da Executiva Nacional da Juventude PSDB, Wesley Goggi, em um encontro com os jovens tucanos, na sede do partido. Segundo o vice-presidente do PSDB, o jovem Antônio Neto, o encontro é uma oportunidade para convidar oficialmente a juventude tucana para participar da Conferência Nacional da Juventude PSDB.

Renovação
"Com o debate feito neste evento, vamos reunir ideias para serem inclusas nos projetos do partido para o desenvolvimento do nosso Estado. O PSDB tem buscado seu fortalecimento em Sergipe e, sem dúvida, precisamos que os jovens tucanos, com ideias de renovação, participem ativamente desse processo", frisou Antônio Neto.

Emenda 29
Os senadores Eduardo Amorim (PSC) e Humberto Costa (PT-PE), médicos no Parlamento Federal, são os dois nomes mais cotados para a relatoria da matéria da Emenda Constitucional 29 no Senado. O senador sergipano tem o apreço do presidente do Senado, que já sinalizou positivamente; já o pernambucano é o líder do Governo na Casa.

Percentuais
Para Amorim a União precisa aderir ao princípio da percentualidade. "Os municípios já são obrigados a investir 15% em saúde, os estados 12%. A União também precisa adotar esse caminho, e investir 10%", completou.

Verbas
Já o senador Humberto Costa afirmou que o Palácio do Planalto defende o texto aprovado pela Câmara, mas que concorda com a derrubada do dispositivo que retira as verbas do Fundeb (Fundo de Valorização dos Profissionais de Educação) da base de cálculo do percentual de recursos a serem aplicados pelos estados.

Proposta
Com essa decisão, cerca de R$ 7 bilhões deixarão de ser retirados do orçamento do SUS. Existe a possibilidade dos dois senadores (Amorim e Costa) dividirem a relatoria e apresentarem a melhor proposta para a saúde brasileira.

Empregos I
Sergipe criou 18.598 novos empregos formais de janeiro a outubro deste ano, um crescimento de 7,15% nos últimos dez meses. Somente no mês de outubro, foram abertas 2.239 novas vagas, uma alta de 0,82% em relação ao mês anterior. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira, 18.

Empregos II
Os dados do Caged mostram, ainda, que Estado registrou, nesses últimos dez meses, um percentual de novos empregos maior que a média nacional: em Sergipe o aumento foi de 7,15%, enquanto a média no Brasil foi 6,24%. O secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas, explica que essa evolução vem ocorrendo desde o ano passado e lembra que outubro é o quarto mês consecutivo em que Sergipe registra um crescimento médio superior ao nacional.

Prêmio I
A educação em Nossa Senhora do Socorro se destaca a cadadia.  Na tarde da última sexta-feira,, 18, o prefeito Fábio Henrique e o secretário de Educação de Nossa Senhora do Socorro,Wellington Mangueira, participaram do Prêmio Gestão Escolar no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju. O prêmio envolveu todas as escolas públicas do Estado, asmunicipais, estaduais e federais, das 187 que foram selecionadas a Escola PadrePedro, em Nossa Senhora do Socorro recebeu o prêmio.

Prêmio  II
A escolha é feita depois de avaliações do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado da Educação.Nossa Senhora do Socorro se destacou porque a Escola Municipal Padre Pedro, no conjunto João Alves, ficou em 2º lugar, sendo a única escola da rede municipal de todo o Estado de Sergipe que vai recebeu o prêmio. Ou seja, nenhuma escola de nenhum município foi selecionada.Apenas a Escola Padre Pedro, em Socorro. Foram avaliados os modelos de ensino,escolas com dupla jornada, programas educacionais, conservação, entre outros pontos.

Respeito
"Esse prêmio demonstra o respeito com o qual tratamos a educação em Nossa Senhora do Socorro. E também revela o esforço e o trabalho digno dos nossos servidores, professores, coordenadores, diretores e alunos para a construção da educação municipal", afirmou o prefeito Fábio Henrique.

Academia Sergipana de Ciências Contábeis
A partir do próximo dia 23 de novembro, o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), Adinelson Alves, passará a ocupar a Cátedra nº 29 da Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC), após ser indicado pelo Acadêmico Romualdo Batista de Melo, titular da Cátedra nº 19. A Comissão de Eleição referendou por unanimidade a indicação, sendo aprovada pela Assembleia Geral Extraordinária.

Reconhecimento
Adinelson Alves se diz honrado com a indicação e afirma que o gesto da ASCC é um reconhecimento do trabalho que o Governo de Sergipe vem desenvolvendo, através da CGE, a partir de ações a exemplo da ‘Caravana da Cidadania’, da criação, implementação e manutenção do Portal da Transparência, da celebração de Acordo de Cooperação Técnica com a Rede de Controle da Gestão Pública, da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social em Sergipe (Consocial/SE), dentre outras.

Cerimônia
A cerimônia de posse será realizada no dia 23 de novembro, a partir das 19h30, no Auditório ‘Terra Caída’, localizado no Centro de Convenções de Sergipe (CIC). Na oportunidade, serão celebrados também os 34 anos de fundação da Academia e o Dia da Bandeira, comemorado em 19 de novembro.

Combate à corrupção
De 23 a 25 de novembro, Aracaju recebe a quarta edição do Congresso Brasileiro de Controle Público, que tem como temática principal este ano o “Combate à Corrupção e Novos Paradigmas do Controle”.É um evento de grande porte que acontecerá no Teatro Tobias Barreto e, nestes três dias, receberá a presença de quatro ministros de Estado, professores e diversas autoridades.

Temas
Entre os temas que serão debatidos estão: o  controle sobre os concursos públicos, previdência complementar dos servidores públicos, dano moral e controle público, terceiro setor e seu controle na área de saúde e educação, controle sobre as obras públicas e as PPS`s para a Copa do Mundo e muito mais.

Ordem do dia
“Os temas que serão debatidos no Congresso estão na ordem do dia. É necessário combatermos a corrupção com conhecimento, por isto estaremos tratando de aspectos amplos do combate à corrupção e da luta pela transparência da informação pública, pois a informação é um detergente da democracia”,diz Paulo Modesto, coordenador científico do evento e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Público.

NPD abre inscrições para curso de Continuidade Cinematográfica
Integrando o projeto Orlando Vieira 80 anos e as comemorações de aniversário do NPD, o Centro Audiovisual Norte-Nordeste – CANNE, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura | Secult e Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esportes | Funcaju da Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira | Programa Olhar Brasil, com o apoio do SEBRAE, realiza o curso de Continuidade Cinematográfica, que acontece de 05 a 09 de dezembro no NPD, das 18h30 às 22h30.Leia mais em: http://npdorlandovieira-aju.blogspot.com/

Homenagem a Eloísa Galdino
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), 2011 é o ano internacional dos povos afro-descendetes. Pensando nisso, a Alese realizou na quinta-feira, 17, a primeira edição da Medalha Abdias Nascimento, que visa homenagear 50 personalidades negras atuantes na sociedade.

Reflexo
Por todo seu empenho diante da cultura sergipana, além da militância em causas políticas, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, foi uma das homenageadas. Segundo ela, a condecoração é o reflexo do reconhecimento de seu trabalho nos órgãos públicos pelos quais passou.

Pedrinho Barreto diz que foi castrado no PSDB
"Fui castrado no PSDB, hoje estou filiado ao PR, partido que faz parte de um consórcio de partidos encabeçados pelos irmãos Amorim. Tenho certeza que neste grupo jamais me castrarão". Disse Pedrinho Barreto (PR), quando de sua entrevista ao Sarau Entre Amigos.Clique no link e assista a entrevista:
http://www.youtube.com/watch?v=85-ZwyDjEak

Sol & Mar Eventos
E o Espaço Sol & Mar está agora totalmente climatizado para atender seus clientes. Fundado em 2006 o Salão de Festas Sol e Mar Eventos, está instalado a Rua Delmiro Gouveia, 1528, Bairro Coroa do Meio em Aracaju, na melhor localização da Cidade. Neste endereço, além de um aconchegante Salão de Festas com boate isolada acusticamente, ambos climatizados e área verde. O Sol & Mar Eventos conta também com o Buffet Isadora Saraiva. Confira o site: www.solemareventos.com.br

II Encontro de Gerações do Costa e Silva
No próximo dia 3 de dezembro será realizado o II Encontro de Gerações do tradicional Colégio Estadual Costa e Silva com a participação de ex-alunos e ex-professores. O ingresso será um quilo de alimento não perecível. E uma das atrações será o grupo “Samba da Lapa”. Mais detalhes pelo: www.twitter.com/maxprejuizo

Universitários conhecem o projeto 'Balde Cheio'
Estudantes de medicina veterinária da Faculdade Pio X visitaram o perímetro irrigado Jabiberi, administrado pela Cohidro no município de Tobias Barreto. A visita foi resultado do sucesso que o projeto 'Balde Cheio' vem fazendo no local.

Parceria
O programa de incentivo à pecuária leiteira é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado (através da Cohidro), o Sebrae, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste, e tem mudado o perfil socioeconômico do homem do campo na região. O objetivo é estimular a atividade entre os pequenos produtores rurais por meio de novas tecnologias (pastejo rotacionado, adubação, controle de gastos) que visam aumentar a produção de leite e, conseqüentemente, a lucratividade desses trabalhadores, além de resgatar a auto-estima.

NOTA PÚBLICA

ANPR repudia acusações caluniosas contra procuradores da República em Sergipe       
 

Brasília, 18 de novembro de 2011 – A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) vem a público repudiar as declarações de João Marcelo Santos Silva, que, de forma reiterada e inidônea, vem acusando membros da Procuradoria da República em Sergipe (PR/SE) de prevaricação por, supostamente, recusarem-se a investigar representações feitas por ele.

O indivíduo, não satisfeito em ser réu em cinco processos movidos pelo Ministério Público Federal em Sergipe – dois deles envolvendo desvio de 130 toneladas de carne de merenda escolar e três por sonegação fiscal –, vem se esmerando em propagar às raias do delito de calúnia um equívoco ululante: é óbvio que o MPF/SE não prevarica ao declinar de duas das representações propostas por aquele, uma vez que ambas limitam-se à competência estadual. Assim, devem ser analisadas pelo Ministério Público Estadual, para onde foram correta e diligentemente encaminhadas.

A exemplo invariável do que ocorre nos demais estados da Federação, as ações da PR/SE são pautadas pela idoneidade, correção e integridade, tanto as executadas por seu procurador-chefe Eduardo Pelella quanto aquelas desempenhadas pela procuradora da República Eunice Dantas Carvalho ou por qualquer outro membro da instituição.

A ANPR elucida, ainda, que a declinação de atribuições do MPF sempre pende da anuência da respectiva Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria Geral da República, composta por três subprocuradores-gerais da República, garantindo, assim, uma avaliação imparcial em outra instância.

A Associação defenderá em todas as instâncias o respeito ao Ministério Público, na forma que garantem a Constituição e a lei, evitando qualquer expediente de diminuição da atuação funcional de seus membros na defesa dos princípios da República, da sociedade e do bem comum.

Brasília, 18 de novembro de 2011.
Alexandre Camanho de Assis
Presidente da ANPR

PELO TWITTER

www.twitter.com/Helvinho Enquanto isso no twitter, a troca de acusações entre partidários exibe as entranhas do meio. Sem querer, prestam um serviço a sociedade.

www.twitter.com/Narcizo_Machado Cabe a cada um, reagir e mudar o rumo da sua historia! "@zibiagasparetto: Mesmo que você não aceite, as coisas continuarão a ser como são."

www.twitter.com/marcosaurelio23 65% das pessoas que doam sangue, o fazem por pedido de um amigo, que esteja precisando. Vamos mudar essa realidade. Vamos doar sangue!

www.twitter.com/rlimaneto tente sempre manter: a barriga pra dentro, o peito pra fora e cabeça pra cima ! Não baixe a guarda nunca ! As pancadas veem para fortalecer.

www.twitter.com/frednavarro Tem ministro que é como certas frutas: se não cair na hora certa, apodrece.

Edidelson por Edidelson
E o blog presta uma homenagem hoje ao grande chargista sergipano Edidelson Silva. A charge “Edidelson por Edidelson” mostra o peculiar humor do profissional ao comemorar o aniversário neste sábado, 19. Parabéns Edidelson, muita saúde e paz.

DO LEITOR

Uma mensagem para a “Mãe Deso”
De uma funcionária concursada da Deso, muito insatisfeita: “Essa mensagem é para você, minha mãe. Minha mãe Deso! Por que insiste em tratar com diferença e indiferença os seus filhos caçulas? O que fizemos para sermos tratados diferente dos nossos irmãos mais velhos (mais experientes)? Porque você, como mãe, em vez de promover a união e a paz entre os seus, insiste em alimentar distância e a discórdia? O que nossa família ganha com isso? Nada, minha mãe! Só estamos perdendo! Todos nós tivemos o privilégio de escolher esta família. Os que chegaram primeiro entraram lá em casa de várias formas. Naquele tempo podia ser assim! Por muitos anos eram só vocês: mamãe DesO e seus queridos filhos. Neste tempo eu era sua neta. Fui alimentada, educada, tive saúde, lazer e a companhia insubstituível de um dos seus filhos no turno que ele não estava trabalhando. Cresci desejando ser sua filha também. Um dia finalmente chegou minha grande chance, e agarrei com todas as minhas forças. Lutei muito! Não foi fácil ficar à frente de tantos outros que tinham o mesmo objetivo que eu. Seu coração só tinha vaga para alguns, e eu consegui! Consegui entrar, que alegria! Que orgulho também para quem me criou tendo você como base! (me surpreendi agora com minha  emoção ao relembrar este momento!)… Mas não demorou nada para eu (e os outros irmãos que chegaram juntos) percebermos que algo estava errado na nossa relação familiar. Primeiro fomos recebidos, por alguns dos mais velhos, com uma hostilidade sem tamanho, uma pancada no estômago para muitos que acabaram desistindo ainda no começo. Depois você mesma, mamãe, nos tratava de forma diferenciada: não podíamos entrar no mesmo carro (ônibus), não podíamos ter o mesmo acesso à saúde, não ganhávamos o mesmo presente ao completarmos aniversário na família, e ainda tínhamos que ficar em sua casa quando todos os nossos irmãos mais velhos saiam para estudar, trabalhar em outros lugares ou ficar com a gente pra ganhar alguma coisinha extra, cuidar da saúde, ou simplesmente ficar em casa cuidando da outra família (assim como acontecia quando eu era sua neta). Alguns dos primogênitos justificavam, aos berros, que tinham lutado muito pra conseguir os mimos que você dava, e nós, recém chegados, teríamos que lutar tudo novamente (ainda bem que não era esse o pensamento de todos).Isso sempre me lembrava as aulas de história sobre a escravidão no Brasil, e ficava imaginando se cada "negrozinho" que nascia depois da assinatura da Lei Áurea tinha que lutar pra ter os direitos conferidos por esta maravilhosa lei… Enfim, voltando à nossa relação, que acontece alguns séculos depois da Lei Áurea ter morrido, deixando uma herança válida até hoje para todos os negros que chegarem. Passaram 7 anos desde que nós, os caçulas, começamos a chegar… e seguindo o conselho, caímos na luta, praticamente sozinhos, porque você ,minha mãe, fez nossos interesses parecerem diferentes dos mais velhos. Conseguimos, a duras penas, ter alguns direitos iguais (ou quase): Hoje em dia podemos entrar no mesmo carro, mas só na ida, porque na volta os mais velhos vão sozinhos, e nós encaramos o coletivo; Recebemos o mesmo valor (R$ 350,00) no sagrado cartão do Visa Vale Alimentação, mas enquanto nossos irmãos mais velhos podem usar este valor pra fazer compras no supermercado e fazer sua comidinha em casa (com marido/esposa e filhinhos) muitos de nós apenas temos a opção de comer sozinhos nos dois únicos restaurantes que aceitam esta opção de pagamento, e cujo valor do quilo é R$ 29,90 (Ah! Isso pra quem está na sede); Passamos ainda a ter o direito à saúde, que ótimo, me parece que este é de fato o que temos de forma igual! Precisamos sentir que também somos filhos queridos. Queremos também encher a boca, como fazem os mais velhos, para dizer que "a Deso é uma mãe", mas o que estamos vendo são os nossos irmãozinhos, que praticamente acabaram de chegar, indo embora decepcionados por não se sentirem parte da família. E o nosso psicológico? Estamos todos doentes, mais novos e mais velhos! Quantos já se afastaram para tratar de problemas relacionados ao medo, perseguição e desvalorização do ser? Muitos! Não é justo, você precisa acabar com isso! Mas outro dia fiquei sabendo que você se auto-entitulou de "velha esquizofrênica". Que horror, mamãe! Nos sentimos muito mal com isso. Precisamos de você pra nossa sobrevivência e, principalmente você precisa de nós… Quem está te cuidando há 40 anos, não vai ter a mesma condição por mais 40. Quem está chegando agora não está vendo futuro em ficar com você. E aí, é assim que será seu fim? Ou você olha para os seus filhos de forma igual, ou vai ficar sem eles… Sua estrutura física já não está bem… os mais novos só veem a saída, e os mais velhos não tem saída! Pense nisso! Texto elaborado por uma funcionária concursada que prefere não se identificar para a mamãe não ficar chateada e colocar ela de castigo”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram”. Adam Smith.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais