PM, governo e outros interesses

Antes denunciaram compras na PM como se fosse um escândalo. Camarões e bacalhau serviram de pretexto para colocar o comando da PM na defensiva, perdendo valioso tempo com explicações desnecessárias.

 

Morto o escândalo que não houve, os´”operários” da fofoca produziram, ou melhor tentaram, mais um. Esse nasceu pela manhã e antes do anoitecer já estava enterrado. Foi uma daquelas barrigas que deve envergonhar qualquer meio de comunicação que lhe deu guarida. Ensaiaram um escândalo sobre compras de protetor solar pela PM, com preços superfaturados. Para os denunciantes um protetor solar de 120 ml ao preço de R$ 160,00. O preço foi mesmo R$ 160,00 só que para um protetor solar de dois litros, o que significa 16,6 vezes mais do que os 120 ml. Mas o comando da PM, mais uma vez, foi levado a dar explicações. Tempo pedido!

 

Agora veio a história do PCC e as ameaças a um delegado e um coronel. Mais uma bolha; mais uma tentativa. E chegaram a citar nomes e tais nomes trataram de repercutir a bolha. Fiasco total. A montanha nem mesmo um rato pariu. Aliás, a montanha deve ter achado graça disso tudo, em especial de tanta perda de tempo sobre uma batalha que não houve, como diria o Barão de Itararé.

 

Mas o interessante disso tudo é que o grande porta voz desses falsos escândalos é um político aliado do governador, que grita todos os dias ser amigo dos policiais militares, que fazendo as vezes de radialista amplifica tudo, faz ironias e insinuações contra o comando da PM. No caso das compras de gêneros alimentícios mesmo ele deitou e rolou. Quando vieram as explicações fez de conta, como sempre faz, que não era com ele, que ele nem tocara no assunto.

 

Se esse é um exemplo das práticas de quem diz defender os militares, imagine… A verdade é que a intenção é jogar a corporação contra o atual governo e mais nada…

 

Tudo como antes, no quartel de Abrantes

E continua a colocação à disposição de outros órgãos de policiais militares. No BGO de ontem, 09, foi publicada uma portaria colocando um soldado a disposição da Prefeitura de Japaratuba para atuar na administração. Ou seja, fora das ruas. Para se resguardar o comando da PM transcreveu a portaria do secretário da Administração, Jorge Alberto, colocando o soldado a disposição da prefeitura, com o aval do secretário da SSP e autorização expressa do governador do Estado. Ou seja, passou por muita gente e mesmo assim o soldado foi para a Prefeitura de Japaratuba administrada pelo aliado do peixinho. Os outros também querem…

 

Só a verdade

Do twitter do senador Valadares: “A trama para dividir e separar nem sempre prospera. Aos poucos os fatos afastam os intrigantes, fluindo a realidade. Só a verdade convence’.

 

Cabo Zé com Dutra

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, pré-candidato a deputado federal, visitou no último final de semana o ex-prefeito Cabo Zé, em Lagarto. Zé Eduardo foi recebido pelos Ribeiros que tem hoje o jovem Júnior Ribeiro como vice-prefeito do município de Lagarto.

 

Danilo rebate especulação

O vereador de Aracaju, Danilo Segundo (PSB) rebateu ontem notas publicadas na imprensa de que apoiará Rogério Carvalho, do PT, para deputado federal. A nota enviada pelo parlamentar: “Tem sido objeto de certa especulação, a partir de ilações falaciosas de um pseudojornalista de Sergipe, que declarei apoio ao Deputado Rogério Carvalho nas eleições de 2010 para a Câmara Federal. Primeiramente, devo dizer que o Deputado Rogério Carvalho é um quadro político de primeiríssima linha, em todos os aspectos que se possa considerar. Jovem, inteligente e detentor de profundo conhecimento político e científico, notadamente em Medicina, área que abraçou como profissão, Doutorando-se pela Unicamp em Saúde Pública”.

 

Orientações do PSB

Continua a nota: “Sou membro do PSB e tenho sempre seguido as orientações de nosso partido e, o fato de participar de um churrasco, com diversos amigos, na residência de Rogério Carvalho não pode ser levado a efeito como razão para que se especule sobre meu posicionamento político, que sempre foi claro e assim permanecerá.O que há, de fato, além da amizade pessoal e admiração, é a nossa condição, minha e de Rogério Carvalho, de lutar por Sergipe, no mesmo campo político, em torno de uma grande aliança que visa sustentar e promover o Governo das mudanças, capitaneado pelo Governador Marcelo Déda.De resto, sobra a intriga da oposição e a frustração daqueles que não alcançam um lugar ao sol por incompetência e, por essa razão, passam a especular à torta e a direita acerca de factóides”. O candidato do PSB a deputado federal é Valadares Filho que disputará à reeleição.

 

Cadê o saneamento do canal 4, no Augusto Franco?

Moradores do canal 4, no conjunto Augusto Franco estão apreensivos porque a obra de esgotamento sanitário está chegando ao fim e ainda não passou pelo local. Nem mesmo os funcionários da construtora trabalham mais no conjunto. Um exemplo: em frente a uma das casas, um dos prédios colocou o esgoto sanitário para escoar na canal. Sem falar nas fossas estouradas e tudo mais. Ninguém pode mais atravessar a passarela por conta do fedor. Os moradores apelam para que a Deso resolva logo o problema.

 

SMTT omissa no centro de Aracaju I

O senhor Samarone, responsável pela SMTT, parece que não circula no centro de Aracaju. Se circular, pelo menos um dia verá uma série de irregularidades que podem ser combatidas pela SMTT. Um exemplo: caminhões carregando e descarregando nos horários que a lei municipal proíbe. Outro exemplo: veículos estacionados em cima das calçadas que foram estendidas quando da reforma do centro histórico no governo Gama. Em vários locais diariamente. Por exemplo, em frente ao quartel da PM, tem uma loja onde os clientes estacionam os carros nas calçadas.

 

SMTT omissa no centro de Aracaju II

Quando foi realizada a reforma do centro da cidade e o aumento de um lado das calçadas em várias ruas foi para permitir mais conforto para o trânsito dos pedestres. Mas o que se vê são veículos estacionados nas calçadas diariamente. Quando tem que multar, e multar pra valer, a SMTT é omissa.

 

Emsurb também não faz a sua parte

Ainda as calçadas: comerciantes estão aproveitando a omissão da Emsurb e colocam placas informativas (Xerox, estacionamento, etc) em cima das calçadas prejudicando o trânsito de pedestres. Na esquina da rua de Itabaianinha com Maruim, dois vendedores de água de coco resolveram tomar o espaço de cada lado. Ninguém faz nada.

 

Faixas de pedestres

O motorista em Aracaju que cumpre a lei e respeita a faixa de pedestres na maioria das vezes  tem que ouvir a buzina do motorista que vem atrás. É mais do que uma imprudência é uma falta de educação enorme. Por que as faixas de pedestres não são respeitadas? …

 

Estagiários na mira

Não é que tem um órgão importante que resolveu contratar estagiários no primeiro período, indo de encontro a legislação? E agora, o gestor terá problemas, além acabar com o contrato terá que devolver recursos aos cofres públicos.

 

Clinicas de Saúde I

O governador Marcelo Déda retoma nesta quarta-feira, 10, a agenda de inaugurações de Clínicas de Saúde da Família e bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). Desta vez, os municípios contemplados são Santa Luzia do Itanhy, que às 9h receberá uma nova CSF, e Itabaianinha, onde a partir das 11h serão entregues duas clínicas e uma base do Samu. À tarde, o governador segue para Tobias Barreto, onde será inaugurado o novo sistema de abastecimento de água que beneficiará 3.665 habitantes do município, alcançando os povoados Jabiberi, Agrovila, Campo Pequeno, Gravatá, Tabua, Batatas e Cancelão, além de uma área localizada ao longo da adutora.

 

Clinicas de Saúde II

Com estas três unidades, o Governo do Estado completa 22 Clínicas de Saúde da Família inauguradas em Sergipe. Já foram entregues Clínicas de Saúde da Família em: Laranjeiras, Ilha das Flores, Itabaiana, Japoatã, Cedro de São João, Propriá (02), Boquim, Frei Paulo, São Miguel do Aleixo (02), Porto da Folha, Nossa Senhora do Socorro, São Francisco e General Maynard, Areia Branca, Lagarto (02) e Pirambu. Ao todo, serão 102 clínicas que irão compor a Rede de Atenção à Saúde da Família do Estado, garantindo mais dignidade, humanidade e respeito ao cidadão sergipano.

 

Goleiro do Confiança

O técnico  do Confiança, Gilmar Silva, ao ser entrevistado ao vivo, no início da noite de ontem no programa da ESPN Brasil, ao falar do time e do jogo de hoje contra o Fluminense elogio o goleiro Pantera. “Ele é um exemplo de quem trabalha com dedicação e um exemplo de jogador”, revelou.

 

Aleida Guevara participa de seminário I

Após ter de cancelar sua vinda a Sergipe em agosto do ano passado por motivos de doença, a médica Aleida Guevara March, filha do revolucionário cubano, Ernesto Che Guevara, estará em Umbaúba na próxima sexta-feira, 12, para participar do seminário “O Socialismo frente à crise econômica mundial”. A promoção do encontro é do MST de Sergipe, que conta com o apoio da prefeitura municipal para a sua realização. O seminário terá início às 20h30.

 

Aleida Guevara participa de seminário II

Essa é a primeira vez que a filha de Che estará em Sergipe. Além do seminário, a médica cubana visitará as instalações da Clínica de Saúde da Família Doutor Ernesto Gue Guevara, que foi construída numa parceria entre prefeitura e o governo estadual, e deverá ser inaugurada em breve. Para o prefeito Anderson Fontes Farias, o Professor Anderson (PT), este será um momento impar não só para o município, mas todo o estado.

 

Plenário aprova resolução sobre apuração de crimes eleitorais

Entre os assuntos abordados, a Resolução nº 23.222 do TSE afirma que “a Polícia Federal exercerá, com prioridade sobre suas atribuições regulares, a função de polícia judiciária em matéria eleitoral, limitada às instruções e requisições do Tribunal Superior Eleitoral, dos Tribunais Regionais ou dos Juízes Eleitorais”.

 

Qualquer pessoa deve denunciar crime eleitoral

Quanto à notícia-crime, fica determinado que “qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal eleitoral em que caiba ação pública deverá, verbalmente ou por escrito, comunicá-la ao Juiz Eleitoral local”, que dará o devido encaminhamento.Ao especificar o inquérito policial eleitoral, a resolução esclarece que somente será instaurado mediante requisição do Ministério Público ou da Justiça Eleitoral, salvo a hipótese de prisão em flagrante. O inquérito policial eleitoral será concluído em até 10 dias, em caso de prisão em flagrante ou preventivamente a partir do dia em que se executar a ordem de prisão. E, será concluído em até 30 dias quando o responsável pela infração penal eleitoral estiver solto. (TSE).

 

Ex-integrantes de Conselho denunciados

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) formalizou denúncia criminal contra ex-integrantes da diretoria do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SE). Eles são acusados de vários crimes, entre os quais dispensa indevida de licitação, peculato e ordenação de despesas não autorizadas. As fraudes no Coren/SE foram detectadas por uma auditoria requisitada ao Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Intervenção

Diante da gravidade dos fatos, no início de fevereiro de 2008, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), atendendo a uma recomendação do procurador da República Paulo Gustavo Guedes Fontes, decretou a intervenção na unidade sergipana, afastando a diretoria, então liderada por Marli Francisca dos Santos Palmeira e empossando uma junta interventora. A intervenção foi realizada com o auxílio da Polícia Federal e os integrantes da diretoria e empregados foram proibidos de adentrar nas instalações.

 

Denunciados

O MPF/SE denunciou Hortência Maria Santana Linhares, Zilda Maria da Silva, Marli Francisca dos Santos Palmeira, Mirian Christina dos Santos Carvalho e Louise Maria Holtz, ex-presidentes e tesoureiras do Coren/SE. Também foram acionados os advogados residentes no Rio de Janeiro Alexandre Reinol da Silva, Julio Cesar do Monte, Luciane Mara Correa Gomes e Thays Pereira Julio de Souza. O processo corre na 3ª Vara da Justiça Federal em Sergipe e será julgado pelo juiz Federal Edmilson da Silva Pimenta, que já ordenou a citação dos acusados para apresentarem defesa. Caso sejam condenados, os réus poderão receber penas de até vinte anos de reclusão. (MPF/SE).

 

Congresso Nacional em Aracaju

Aracaju se prepara para receber as maiores autoridades de Direito Constitucional, Administrativo, Eleitoral e Tributário. Nos dias 06 e 07 de maio acontecerá no Hotel Parque dos Coqueiros o Congresso Nacional de Estudos Jurídicos: Direito Público. Realizado pela Primus Cursos e Eventos, sob a coordenação científica da Profa. Dra. Flávia Moreira Guimarães Pessoa, o evento tem como objetivo discutir as grandes questões atuais do Direito Público, analisadas sob os pontos de vista prático e teóricos, ressaltando a sua influência na melhoria da qualidade da gestão pública. A expectativa é que, no congresso, participem mais de 1000 pessoas, entre eles, juízes, membros do Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia Geral da União, servidores públicos, advogados e estudantes de Direito. Visite o portal www.direitopublico2010.com.br e conheça toda a programação! Imperdível!

 

“Casa Nova, Vida Nova” debatido no MP

Atendendo a convite, a Secretária de Planejamento, Lúcia Falcón, esteve na última sexta-feira, 05, no Ministério Público de Sergipe  para apresentar o Programa Estadual de Habitação de Interesse Social “Casa Nova, Vida Nova”.  “A iniciativa de trazer esse tema para o conhecimento dos promotores é importante no sentido de esclarecer pontos do programa. Participam deste encontro  promotores que atuam na capital e em municípios onde  estão sendo desenvolvidos  projetos  do Governo.  São as pessoas certas para travar esse diálogo que vai ser um facilitador para o desenvolvimento desse projeto”, disse Maria Cristina Foz Mendonça, procuradora-geral de justiça do Ministério Público de Sergipe.

 

Vulnerabilidade do cidadão

Lúcia Falcón apresentou os conceitos técnicos além dos requisitos necessários para participar do programa .  “As pessoas que não tem casa, não tem endereço ou estão em moradias precárias,  enfrentam dois problemas: degradação da segurança e exclusão até das oportunidades de  trabalho.  O “Casa Nova, Vida Nova”,  trabalha com vulnerabilidade do cidadão. Do ponto de vista prático o que o governo pretende é erradicar habitações precárias e atender o déficit habitacional  de baixa renda em Sergipe”, explicou.

 

Governo enquadra ministros “twitteiros” I

Deu na FSP, de hoje, 10: O governo decidiu editar uma cartilha sobre como devem se comportar todos os funcionários públicos durante o processo eleitoral neste ano.

Haverá seminários para instruir ministros e assessores de alto escalão. O primeiro será na próxima terça-feira. Entre as recomendações estará a de que os integrantes do governo não devem usar seus computadores e aparelhos de celular funcionais para escrever mensagens em sites de relacionamento social, como Facebook e Twitter.

 

Governo enquadra ministros “twitteiros” II

Vários ministros hoje usam de maneira constante o microblog Twitter. Paulo Bernardo (Planejamento) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) dão opiniões durante o dia, em seus horários de trabalho. A partir de agora, terão de usar telefones particulares, e depois do expediente.A Advocacia Geral da União não sabe responder como funcionarão as exceções. Luis Inácio Lucena Adams, advogado-geral da União, foi quem coordenou a força-tarefa para elaborar a cartilha “Condutas vedadas aos agentes públicos federais em eleições”. A AGU é órgão no governo encarregado de defender os integrantes do Poder Executivo.

 

 

Nota do blog

Conforme informação repassada pela Procuradoria Chefe da União em Sergipe a AGU tem a seguinte atribuição: “Nos termos do art. 131 da Constituição Federal, a Advocacia-Geral da União – AGU é a Instituição responsável pela representação judicial e extrajudicial da União (três Poderes) e pela assessoria jurídica do poder Executivo.Assim, em nossa atuação representamos a União, além do Poder Executivo,  defendemos também os interesses do Poder Judiciário e do Poder Legislativo e do próprio Ministério Público da União”.

 

Sefaz e PGE discutem reivindicações de auditores

O secretário de Estado da Fazenda, João Andrade Vieira da Silva, participou no final da manhã de ontem, dia 9, de uma reunião com a Procuradoria Geral do Estado para tratar das demandas específicas da pauta de reivindicações dos auditores, formuladas através das duas entidades representativas da categoria, o Sindat e do Sindifisco.

 

Tranquilizar a categoria

Durante a reunião, João Andrade contextualizou a discussão sobre o assunto: “Estamos aqui para encontrar a soluções que tranquilizem a categoria, mesmo que as soluções ainda não sejam definitivas. Nossas ressalvas aqui discutidas são no sentido de que é preciso fazer uma reflexão jurídica das alternativas criadas. É preciso examinar com cuidado os reflexos do que ficar acordado com os sindicatos para que não ocorram problemas para as partes mais adiante”, disse.Ele frisou que tem mantido um diálogo permanente com o Sindifisco e o Sindat e que mais uma reunião com as duas entidades está para acontecer nos próximos dias. No entendimento do secretário, a discussão com os sindicatos é fundamental.

 

Procon e a lista de material escolar

Hoje, 10, às 14hs30m, a reunião com o Procon/Se, Órgãos de defesa do consumidor, a Federação dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado de Sergipe e a Associação dos Pais e Alunos das Escolas Particulares para continuidade do assunto relacionado a lista de material escolar. A reunião terá como principal objetivo a Diretiva da Lista de Material Escolar que será confeccionada a partir do ano de 2011, a fim de coibir o abuso na solicitação de material escolar. O Procon também fará a divulgação das reclamações feitas por pais de alunos em relação a abusividade nas listas de material escolar e ainda apresentará relatório das escolas que praticaram abuso na lista do ano letivo de 2010. A reunião acontecerá no Colégio São Paulo situado na Rua Urquiza Leal, 872, bairro Grageru, em Aracaju.

 

Curso para RTs

Nos dias 09, 10, 11, 15 e 16 de março, (das 18h às 22h) o auditório do Hospital Primavera será palco para o I Curso de Capacitação para Enfermeiros Responsáveis Técnicos. Promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SE), a iniciativa tem como objetivo promover a educação continuada para toda a equipe de enfermagem, através do profissional Enfermeiro RT. O curso de capacitação será dividido em módulos e os participantes terão aulas práticas e teóricas.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

DO LEITOR

 

Em Glória, os abutres passeiam sobre as estrelas

E-mail recebido: “Nós sertanejos que votamos em DÉDA em 2006, acreditávamos que estaríamos mudando o jeito de fazer política em Sergipe, ERRAMOS FEIO. Hoje, o atual secretário de administração do município, Sérgio Oliveira da Silva (o Serginho de Glória), que foi processado e condenado pelo Tribunal de Justiça de nosso estado,  por Conforme ementa do acórdão infra citado,  onde recebeu a pena acessória de inabilitação, pelo prazo de 5 (cinco) anos para o exercício de cargo ou função pública (acórdão 20093434, processo 2008307464 – TJ Sergipe), esta aliado com DÉDA!!!!. Em entrevista concedida a uma FM local, que foi utilizada por Serginho como palanque político para eleger o candidato a governador na eleição 2006, Sr. João Alves Filho contra o próprio Marcelo Déda, Serginho afirmou que só apoiará DÉDA se o governador dividir os cargos estatais da região (Hospital, Detran, Deso, DER e DRE-9.) Lembrem-se: Trocar cargos públicos por voto é crime!!!.  DÉDA, aceitar esse tipo de político como aliado, é rasgar seu passado de luta pela moral e ética na vida pública. Sabemos dos valores que o político Marcelo Déda tem e contamos com a ratificação deste posicionamento nas próximas eleições. Aceitar estar ao lado desse passado tão sujo, é no mínimo uma incoerência sem tamanho”;

 

Sobre Socorro

Comentário de Antonio: “Que o prefeito F. Henrique esta trabalhando ninguém pode negar. Mas eu gostaria de uma resposta mais convincente haja vista que já mandei vario Emails informando que  nas ruas 222 e 223 no M. freire 3 existe um pedaço de areal ,de aprox. 15m de comprimento 10m de largura que alguns moradores estão usando como lixeira, eu já peguei gatos(03) e cachorro morto. Eu pediria que fosse feito uma praça da mesma maneira que foi feito em outras ruas no conjunto para diminuir esta fedentina. E como resposta que tenho é que sua informação foi enviada para o setor competente mas até agora ninguém esteve no local. espero que o setor competente desta vez realmente vá observar o que estou falando. Obrigado!”.

 

Frase do Dia

“A piedade, só por si, é triste; a ironia, sem mais nada, é dura; mas as duas juntas dão um produto brando e cordial”. Machado de Assis.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais