PMDB, Jackson, Aju e Itabaiana

O deputado federal Jackson Barreto, do PMDB, afirma que tem  interesse de disputar uma das vagas para o Senado Federal em 2010 e, no início, foi incompreendido por alguns, mas neste momento eleitoral vem demonstrando que está sintonizado com o projeto político sob o comando de Marcelo Déda. Presidente estadual do PMDB, Jackson Barreto está envolvido em duas campanhas importantes para este projeto político, mesmo indo de encontro ao seu partido: Aracaju e Itabaiana.

 

Em Aracaju, Jackson Barreto vem participando da campanha de Edvaldo Nogueira, do PCdoB, contra o primo dele Almeida Lima, do PMDB. Em Aracaju a disputa é maior, passar por uma posição definitiva da direção nacional sobre o PMDB em Sergipe. Se Almeida Lima ganhar a eleição, certamente tomará o partido como um todo. Se perder, estará enfraquecido e perderá a direção municipal do partido em Aracaju. Jackson sabe que esta disputa em Aracaju é mais do que de Edvaldo, é dele próprio, e representa a sobrevivência do PMDB dentro do projeto político do grupo comandado por Déda para 2010.

 

Em outro município, também de importância eleitoral no contexto político de Sergipe, Jackson Barreto vem sendo cobrado por alguns que suspeitam de certa neutralidade dele na campanha. Trata-se de Itabaiana, onde a atual prefeita, Maria Mendonça é candidata à reeleição pelo PSB e disputa contra o ex-prefeito Luciano Bispo, do PMDB. Jackson, mais uma vez deixa de lado a questão partidária e segue a linha do projeto político para 2010 apoiando à reeleição de Maria Mendonça.

 

Essa “aparente neutralidade” de Jackson Barreto que alguns do lado de Luciano Bispo tentam passar, não existe. Jackson Barreto está orientando seus eleitores em Itabaiana a não só votarem em Maria Mendonça, mas arregaçarem as mangas para à reeleição da atual prefeita. Jackson não é homem de ficar nos bastidores, ou até mesmo em cima do muro, vendo a banda, ou melhor, a eleição passar. Independente das afinidades políticas pessoais, ele já deixou claro que em Aracaju e Itabaiana, independente do PMDB, o projeto de um grupo está acima de todos os interesses…

 

Santa Luzia do Itanhy só tem um candidato a prefeito

O único município de Sergipe onde não tem disputa eleitoral para a Prefeitura é Santa Luzia do Itanhy. Lá Adauto Dantas do Amor Cardoso, do PSB, disputa sozinho o cargo. Em todo país são 145 municípios onde não haverá disputa. Os Estados com maior número de municípios com candidatura única à prefeitura são Rio Grande do Sul, com 31; Paraná, com 23; São Paulo, com 21; e Minas Gerais, com 20. Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Pernambuco, Rondônia e Roraima são os sete Estados onde não aparece nenhum município nessa situação. Na média, os municípios brasileiros devem contar com dois ou três candidatos ao cargo de prefeito, nas eleições de 2008. Até o momento, o sistema do TSE registra 2.774 municípios com disputada polarizada, e 1.616 com três candidaturas.

 

Disputa entre irmãos em Aparecida

No município de Nossa Senhora Aparecida dois irmãos disputam a prefeitura: Antônio Barreto Muniz, o Tonho do PMDB e Paulo Sérgio Muniz, do PDT. A prefeita, Verônica Santos, do PMDB, apóia o candidato Tonho Muniz, que tem como vice o petista Erinaldo da Cruz. Já o candidato Paulo Sérgio (atual vice-prefeito) tem como candidata a vice-prefeita a esposa do deputado Gilmar Carvalho, Maria Anete de Jesus Carvalho, pelo PSB.

 

Família em primeiro lugar: política passa

Este blog tomou conhecimento que o clima está acirrado em Aparecida e a família Muniz está dividida e em “pé de guerra” por conta das candidaturas dos dois irmãos. É preciso lembrar que a disputa deve ficar no campo político, através das propostas, e que a família é eterna. A certeza é que haverá um perdedor. O ganhador deve respeitar o derrotado e não tripudiar. “Paz e harmonia – esta é a verdadeira riqueza de uma família.” Benjamin Franklin.

 

Lista dos “investidores” de Daniel Dantas

Desde que o banqueiro Daniel Dantas, tem uma aposta nos bastidores da política de Sergipe que tem um político renomado que é “investidor” no Opportunity e pode parecer na lista da Polícia Federal. A aposta é que no início desta década o político transferiu muitos recursos através do banqueiro. O problema é saber se estes recursos foram declarados na Receita Federal….

 

Tranqüilizante “Alvorada”

Mais uma de Tonho Pereba: Daniel, nada mais temas:Delegado a gente cassa, / Inda proíbe as algemas / E institui a mordaça./ Cassa ou caça? Eis a questão, / Pois o Genro está irado, / E por ordem do patrão / Atira no delegado.

 

Ampliação da Fafen

Numa audiência de 30 minutos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o governador Marcelo Déda não apenas detalhou as principais reivindicações do Governo do Estado, como obteve o sinal positivo e encaminhamento imediato para a maioria dos projetos. Entre eles, um dos melhores exemplos é a ampliação da fábrica da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras em Sergipe (Fafen). Ainda ontem, 23, em audiência com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, Lula abordará a proposta, a qual considerou “excelente notícia para o Brasil”. Para o governador, a crise atual, com escassez mundial de alimentos e inflação global, “é a grande oportunidade para Sergipe, pois temos indiscutíveis vantagens comparativas” – ajudando, paralelamente, na luta para debelar os dois principais empecilhos para o crescimento mais acelerado da economia brasileira. Por isso, defendeu Déda, com o imediato “entusiasmo” do presidente, “a ampliação da Fafen deve se transformar em prioridade do Governo Federal e da Petrobras”.

 

Inauguração de usinas de etanol

A construção de uma usina de biodiesel, com capacidade para produzir 100 milhões de litros, na avaliação de Déda é “o coroamento das ações do governo federal, da Petrobras e do governo do estado”, que têm incentivado a plantação de oleaginosas, especialmente o girassol, para produção de combustível. O estudo, revelou o governador, “chamou a atenção do presidente, pois beneficiaria agricultores num raio de 200 quilômetros, favorecendo Alagoas, Bahia e Sergipe. O tema também constará da agenda de Lula com Gabrielli. O governador foi, ainda, porta-voz de convite de empresários sergipanos ao presidente Lula para que prestigie a inauguração em setembro de duas usinas de etanol em Sergipe, com capacidade para 112 milhões de litros. Lula informou que verificará sua agenda.

 

Campus em Lagarto

“Saí muito satisfeito com o clima da reunião”, revelou Déda. “O presidente acolheu com muita simpatia os projetos de Sergipe e adotou medidas imediatas objetivando a análise e o detalhamento técnico das propostas. É claro que precisamos esperar as respostas definitivas, mas era visível o entusiasmo do presidente, especialmente com a ampliação da Fafen, Canal da Redenção e o Campus de Lagarto”. Técnicos e ministros serão orientados pelo presidente para que formalizem o mais rápido possível encontro com técnicos e secretários de Sergipe.

 

Do cadeião que não emplacou

Este espaço, muitas vezes é incompreendido (ainda bem que é por poucas pessoas) quando critica algumas ações. Por exemplo, há mais de 15 dias que este jornalista alertou que o Centro de Detenção Provisória – o famoso cadeião – que a SSP e a Sejuc desejavam instalar no antigo prédio do Adauto Botelho ao lado da prisão militar não daria certo, por várias razões. Ontem essas autoridades voltaram atrás. E uma justificativa dada pelo secretário Benedito Figueiredo na TV Sergipe chamou a atenção. Disse que um dos motivos era o custo da obra. Ou seja, anunciaram a obra e nem sabiam quanto custaria. Depois dizem que tem planejamento…

 

Cohidro: o que fazer com tantas máquinas?

Passados um ano e meio do atual governo do Estado o depósito da Cohidro com dezenas de máquinas está na mesma. Nem uma solução foi dada. Muitas destas máquinas têm uma vida útil grande, mas nem reformam, não fazem leilão, nem nada. Até quando? Vão esperar o governo acabar?

 

Abuso dos carros de som em Itabaiana

O Ministério Público de Itabaiana se reuniu ontem com o comando da PM local para acabar com o abuso dos carros de som no município. Os dois candidatos a prefeito estão exagerando na dose e a população não agüenta mais. O comandante local, Enilson Aragão vai jogar duro. Na área da segurança, Enilson está traçando um plano com os responsáveis pelas chamadas “mercedinhas” para acabar com os constantes assaltos aos feirantes.

 

Não entendo mesmo essa política

De um leitor: “A cada dia que passa, entendo menos dessa política confusa e cheia de interesses conflitantes, em que os que mandam lá de Brasília fazem o que querem e os prefeitos e governadores vão sofrendo e carregando nas costas tantas dificuldades (isto é: os que trabalham pela boa administração…). E quando esses mesmos prefeitos e governadores precisam do apoio eleitoral mais forte dos que estão lá em cima, o que acontece? Muitas vezes, o pessoal de Brasília tira o corpo fora e espera o que as urnas vão “falar” depois de abertas. Exemplo: como entender que o presidente Lula e todo o pessoal do PT nacional não venham prestigiar o governador Marcelo Déda e o prefeito Edvaldo Nogueira agora nas eleições? Eles, que  nos tempos mais brabos davam apoio a Lula e ao PT, como é o caso aqui do PC do B.Não entendo. Edvaldo precisa do apoio de todo o PT, isso é ingratidão e descompromisso com os fatos.”

 

Apoio aos arranjos produtivos locais

Foi proveitosa a Oficina de Orientação aos Núcleos Estaduais de Arranjos Produtivos Locais – APL. O evento foi coordenado pelo Núcleo Estadual de APL`s, com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Ciência e Tecnologia. Ao abrir o evento o secretário Jorge Santana enfatizou que o governo essa nova perspectiva foi aberta neste governo. “É política pública do governador Marcelo Déda dá ênfase e uma atenção especial ao pequeno e médio produtor, principalmente no interior do Estado”. O evento contou com a presença de Margarete Maria Gandini, coordenadora geral dos APLs do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), representante do BNDES e de diversos segmentos representativos. O Núcleo conta hoje com 25 parceiros.

 

Linha de crédito para os pequenos produtores locais

Ainda durante o evento de APL`s o Banese lançou nova linha de crédito destinada a apoiar financeiramente os mini, pequenos e médios produtores rurais, além das micro, pequenas e médias empresas dos setores econômicos vinculados ao programa estadual de Arranjos Produtivos Locais (APL-SE) que está sendo estruturado pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnologia (Sedetec). O novo produto do banco, denominado de Credi-APL Banese, foi anunciado pelo presidente da instituição, João Andrade.“O nosso novo produto possui linhas de crédito extremamente interessantes do ponto de vista de taxas, prazos de pagamento e condições operacionais. Nós temos limite de crédito suficiente para apoiar praticamente todos os arranjos produtivos que estejam em desenvolvimento no Estado, cumprindo o nosso papel de banco de desenvolvimento com forte componente social”, disse João Andrade.

 

UFS adota recomendação do MPF/SE sobre concursos

Em atenção à recomendação do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) publicou a portaria n° 617, de 15 de julho de 2008, que dispõe sobre as regras para participação em atividades relacionadas a Concurso Público.Com a nova norma, fica vedada a participação, nas atividades de coordenação, supervisão, fiscalização e execução de concursos, por parte de membros ou servidores da UFS que tenham cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau e que este esteja inscrito no processo seletivo da instituição ou que lecione em curso preparatório específico ou não.Ficou determinado, ainda, que os servidores que atuarem na realização dos processos seletivos deverão assinar termo de compromisso informando a inexistência de impedimento legal ou suspeição à sua participação. (MPF/SE).

 

Turismo estadual

Ex-secretário do Turismo no governo João Alves Filho, o deputado federal Pedrinho Valadares (DEM) condenou ontem, 23, os rumos do turismo no Estado, sobretudo diante dos últimos acontecimentos com o cancelamento de vários vôos da empresa Gol Linhas Aéreas no destino Sergipe. Para o parlamentar, que também concorre ao cargo de vice-prefeito de Aracaju na chapa encabeçada por Mendonça Prado (DEM), as ações no turismo no atual governo “são desencontradas e com falta de planejamento”. “Em menos de dois anos de governo, a Ocean Air zarpou de Sergipe, que chegou ao Estado fruto de uma ação do governo João Alves, e agora a Gol resolve cancelar os vôos de madrugada, trazendo enormes prejuízos a todos os segmentos do turismo sergipano”, disse ele. Pedrinho revelou que outra prova da falta de ação administrativa está relacionada à vinda dos vôos charters a Sergipe, fato que ocorria também no governo passado, “lotando os hotéis e trazendo milhares de turistas para conhecer nossas belezas naturais”.

 

Juiz manda Prefeitura de Pacatuba pagar salários de  56 professores

O juiz da Comarca de Pacatuba, Marcelo Maia Montalvão,  decidiu que a prefeitura tem seis dias para pagar os salários de maio e junho de 56 professores que foram cortados. A decisão saiu após ação judicial do SINTESE. Se em 10 dias o prefeito Luiz Carlos não cumprir a decisão recairá sobre ele multa diária de mil reais. “A Justiça mostrou que a decisão do prefeito em cortar os vencimentos dos professores não condiz com o regime democrático em que vivemos”, disse o vice-presidente do SINTESE, Carlos Sérgio obão.

No despacho o juiz diz que de a Constituição Federal assegura o direito de greve aos servidores públicos “diante disso, não se pode autorizar o desconto dos dias paralisados pela Administração Pública, pois se assim se entendesse, de nada adiantaria assegurar o direito de greve se os participantes estariam sujeitos a penalidades deste jaez. Resta induvidoso que a greve tem por escopo pressionar os empregadores (a aumentar a remuneração, a conceder melhores condições de trabalho etc). Se o desconto dos dias paralisados fosse permitido, o movimento estaria esvaziado”

 

Área para aterro em Riachuelo

Uma solução para a existência de um lixão no município de Riachuelo já está sendo dada pela Prefeitura Municipal. A informação é da assessoria de imprensa da prefeitura, em virtude de uma ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Riachuelo ontem, 23, para implantação de um aterro sanitário. De acordo com o prefeito Antônio Carlos Franco Sobrinho, uma empresa particular já foi contratada, através de licitação, para realizar o estudo do solo e buscar uma melhor área para a implantação do aterro. A previsão é que os estudos estejam prontos até o final de agosto.  Nossa Procuradoria já conversou diversas vezes com o Ministério Público e colocou as dificuldades existentes em Riachuelo para a implantação de um aterro, principalmente em encontrar uma área que possa receber os resíduos sólidos. Trata-se de um município pequeno que, ainda por cima, é cortado por um rio”, argumenta o prefeito.

 

Formatura do campeão de karate

O atleta Yoakan Jócelis, com títulos brasileiros e até internacional, está se formando em educação física. Yoakan é mais um destes lutadores do dia-a-dia, que conseguiu conquistar seu espaço profissional com muito trabalho e dedicação. Há alguns anos ele é patrocinado pela Viação Progresso o que possibilitou que ele focasse mais na preparação para as competições como também o estudo. Como bem citam os formandos em educação física da Unit no convite da formatura, ao lembrarem uma frase de Charles Chaplin: “Que os nossos esforços desafiem as impossibilidades. Lembrai-vos as grandes proezas da história foram conquistas do que parecia impossível”.

 

CD registra potencial de adolescentes

“A sintonia da revolução”. Este é o nome do CD que registra o resultado de um ano de trabalho junto aos adolescentes da Fundação Renascer e que teve seu pré-lançamento na noite de terça-feira, 22. “Tivemos momentos muito difíceis no ano passado, o que dificultava muito o nosso trabalho. A partir de conversas e observação, começamos a trabalhar com os adolescentes através do Hip Hop e os resultados não poderiam ser melhores”, disse Maria José Batista, presidente da Fundação Renascer. “O projeto foi desenvolvido em cima de algo que eles gostam, que já faz parte da realidade deles. Foi deles para eles mesmos, não foi algo imposto, por isso conseguimos uma grande participação e dedicação por parte dos adolescentes”, acrescentou Maria José.

 

Ismael Pereira expõe na Jenner Augusto

Do Neoregionalismo ao Abstracionismo Informal. Assim o artista plástico Ismael Pereira abrirá sua exposição no dia 29 de julho às 19h30, na Galeria Jenner Augusto, no Espaço Cultural Semear Petrobras, localizada na Rua Vila Cristina, 148. A mostra individual do artista será composta dos suportes: telas e cerâmica do mais alto padrão qualitativo, que vale a pena serem vistos pelo público sergipano apreciador das boas obras de arte. Aos 67 anos de idade, o sergipano Ismael Pereira já participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, onde encontram-se inúmeras de suas obras, como na França, Holanda, Espanha, Portugal, Estados Unidos e no México, onde realizou sua mais recente e bem sucedida exposição individual internacional.A exposição fica aberta ao público das 9 às 19 horas. Outras informações pelo 3214-5800.

 

Royalties e crime eleitoral

Comentário de Luizinho: “Fazer esquemas para royalties serem diluídos em despesas fantasmas e sem nenhuma obra que reverta em prol do município detentor, me parece crime catalogado no código penal como de formação de quadrilha, não pode; e, aparecer na mídia, diretor de órgão ou empresa pública com logotipo de governo não pode, também é considerado crime, só que eleitoral e claro que é, independente de quem seja o dono do veículo de comunicação”.

 

Cantinho Cultural dos Correios

Se todas as empresas, públicas e particulares e outras entidades e instituições, dessem alguma contribuição ou fizessem algum esforço pela cultura, a cidade agradeceria. O movimento cultural seria maior e maior o incentivo e o exemplo para os iniciantes.  É o que faz os Correios, que criou um espaço cultural e periodicamente abre para uma exposição ou apresentação artística. Hoje, 24, será aberta mais uma exposição coletiva de artistas plásticos novos, a partir das 16 horas. Com apresentação musical.

                                                                     

Agentes de Trânsito

Os agentes de trânsito estão de folga na SMTT. Pelo menos é o que parece. O centro da cidade é uma verdadeira confusão e quando você procura um agente não encontra. O interessante que alguns são orientados a ficarem em pontos estratégicos…. Sem falar no projeto calçada livre que é um verdadeiro engodo…

 

Dercy, espetáculo até na morte

De um leitor: “gostei da frase do dia de ontem, claro, sem Dercy Gonçalves nossa aldeia nunca será a mesma. Dercy, artista dada a espetáculos e ela mesma espetaculosa por opção, era seu estilo escrachado e até na morte promoveu um espetáculo para sua preconceituosa cidadezinha: bateria dentro do cemitério, uma pirâmide na sepultura (propositalmente de mau-gosto), enterrada com o caixão em pé. Existem mesmo pessoas especiais e diferentes que divertem o povo de uma maneira salutar.Comediantes necessários, ao contrário de outros “comediantes” cínicos e públicos, histriões enganadores do povo.”

 

Seminário discute aspectos legais de contratos e convênios do Estado

 Os aspectos legais dos contratos e convênios do Estado foram debatidos ontem, 23, no “1º Seminário para Capacitação em Gestão Pública”, com palestras de representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O evento ocorre até sexta-feira, 25, no auditório do Banese da Av. Augusto Maynard, das 8h30min às 13h, e conta com participação de cerca de 220 gestores e técnicos de todas as entidades e órgãos estaduais. O controlador-geral do Estado de Sergipe, Adinelson Alves, explica que o seminário tem por objetivo integrar as ações da administração pública estadual. “Essa é uma vontade do Governo de Sergipe, reunir seus servidores para debater as práticas administrativas e apresentar resultados que possam modernizar a gestão estadual e torná-la cada vez mais transparente.” Para a procuradora-geral do Estado em exercício, Conceição Barbosa, a capacitação dos servidores públicos repercute num trabalho de melhor qualidade para a população. “Um servidor capacitado produz um processo mais correto, instruído, o que influi num serviço mais qualificado e veloz. A capacitação é um passo da modernidade”, comenta.

 

Mudança não é sinônimo de melhora I

Do leitor Saullo Resende: “Mudança não é sinônimo de melhora. Com essa pequena frase, é possível entender porque o IPESAUDE é uma das áreas do atual governo que não alavancou melhorias sentidas pela população sergipana, mesmo depois de mais de um ano e meio da nova gestão. Apesar da implantação de um novo sistema de informática, o que se sente é que este ou não se traduz em benefícios para população ou é restrito às melhorias de âmbito interno da instituição. Ora, o que a sociedade quer é agilização de suas demandas, principalmente por que tais demandas referem-se à problemas de saúde. Não é apenas abrir mais um CEAC, descentralizar o atendimento e achar que isto é o suficiente. Apesar de ser ações significativas, a questão não se resume a estas querelas mínimas. O que os segurados querem é eficiência e agilidade nos procedimentos de consultas e exames”.

 

Mudança não é sinônimo de melhora II

Continua Saullo Resende: “É demasiadamente demagógico pregar que se tem como Missão “Promover Prevenção e Assistência à Saúde a seus associados, garantindo o fornecimento de serviços de qualidade, objetivando a sua plena satisfação com ética, eficácia e comprometimento social”, mas obrigar um paciente há esperar 3 meses por uma consulta ao ortopedista, 4 meses para um dermatologista, 5 meses para um oftalmologista, entre outros casos das demais especialidades. Conseguir um atendimento pleno deixou de ser um incômodo suportável (como já foi há algum tempo atrás) e passou a ser um desrespeito corriqueiro, habitual, uma verdadeira odisséia de transtornos e frustrações dos que precisam do IPESAUDE. E a situação tende a se agravar, em face do convênio celebrado no dia 03/07/08, com a Prefeitura Municipal de Aracaju. Parafraseando o texto de um leitor, de alguns dias atrás, “perguntar não ofende (ou ofende?)”, em quanto tempo mais se aumentará o lapso temporal entre o dia da marcação da consulta e o dia da realização, pois os mesmos encontram-se já bastante estendidos? Na situação em que está o IPES, as palavras proferidas em sua “Missão” soam quase que desfocadas (para não dizer abstratas ou inexistentes) da realidade social. Não passam de mais um engodo formativo da verborragia de cunho administrativo-burocrático que permeiam os discursos típicos da política de pão e circo. Os associados/segurados aguardam as mudanças (diga-se melhorias) para o IPESAUDE, talvez não mais por que acreditem nelas, mas porque são obrigados a permanecer nesta condição até que um dia alguém faça alguma mudança realmente eficaz”.

 

Regressão e reencarnação

A palestrante desta quinta-feira, 24, no Centro Espírita Casa da Fraternidade, é a Psiquiatra e Psicanalista Norma Alves de Oliveira(foto). Ela falará a partir das 20 horas, sobre As constatações Reencarnatórias pela Regressão de Vidas”, mostrando de forma prática as interrelações entre o ontem e o hoje, referendando a infinita bondade de deus que não pune, mas permite que cada ser mude moralmente e reconstrua a vida quantas vezes seja necessária. A palestra é aberta, à Rua Porto da folha, 1236, Cirurgia.

 

Frase do Dia

“É mais fácil arrumar um cesto de caranguejo solto, do que este povo do PT”. De um auxiliar do primeiro escalão da Prefeitura de Aracaju. Há testemunhas.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais