Polícia de luto

A Polícia Militar de Sergipe chora a morte do sargento Jadilson da Cruz Santos, assassinado ontem quando tentava impedir um assalto num supermercado na zona norte de Aracaju. Ao perceber dois bandidos assaltando a casa comercial, a vítima sacou a arma para imobilizá-los, mas terminou sendo atingida por três tiros fatais. O crime mostra que os bandidos não se intimidam mais nem com a presença da Polícia. Releva ainda que os nossos policiais não podem mais esperar a simples rendição de quem nada tem a perder e, portanto, não merece ser tratado com bala de hortelã. Tivesse atirado logo no assaltante, o sargento, um pai de família, cidadão de bem, estava vivo. Não o fez, certamente, para preservar as vidas dos que estavam no supermercado e porque foi treinado para prender e não para matar, contudo os bandidos não seguem regras. Não se defende aqui o olho por olho, dente por dente, porém um assaltante de arma em punho não pode receber o mesmo tratamento de um infrator de trânsito. Diante da ousadia dos marginais, o correto é atirar primeiro para só depois levantar a ficha corrida do dito cujo.

Golpe no fígado
A julgar pela choradeira de ‘ouvintes’ nas rádios, a indicação do vice-governador Belivaldo Chagas (PSB) para a Secretaria da Educação foi um soco no fígado da turma do DEM. Os ‘paus mandados’ não se cansam de condenar o comportamento de Chagas que, segundo eles, deveria ter chutado o pau da barraca ao ser preterido da chapa majoritária. Só não disseram que tanto o vice, quando o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) estavam sendo esperados com tapete vermelho e tudo pelo ex-governador João Alves Filho (DEM).

Fora do baralho
E o senador Almeida Lima (PMDB) também sentiu o golpe. Logo após o governador Marcelo Déda (PT) ter anunciado Belivaldo para a Educação, a assessoria do peemedebista se apressou em redistribuir um release informado que mais de 50 prefeitos assinaram um abaixo assinado apoiando a sua reeleição. O material, contudo, esconde uma verdade: o administradores assinaram uma coisa que não vão cumprir, pois quase todos já decidiram votar em Valadares, Eduardo Amorim (PSC) e Albano Franco (PSDB). Como é inteligente, Almeidinha já percebeu que é carta fora do baralho.

Imposto abusivo
Você sabia que quase a metade de sua conta de luz é puro imposto? Estudo do Instituto Acende Brasil revela que a carga tributária repassada ao consumidor na conta de luz alcança 45,08%. O ICMS foi identificado como o grande vilão da carga tributária na conta de luz. Na média, ele representa em torno de 20% do valor da conta paga. Segundo o estudo, o impacto é maior para a população de baixa renda. Não faz sentido cobrar tantos encargos de um consumidor que tem dificuldade para pagar o valor integral da conta.

Vacine-se
Já se vacinou contra a gripe suína? E vai ficar ai sentado com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar? Pois fique sabendo que a vacinação vai continuar em Sergipe até o fim do estoque das vacinas. Podem receber a dose nos postos de saúde da rede pública, gestantes, portadores de doenças crônicas, crianças e adultos de 30 a 39 anos da idade. Não esqueça que com a chegada do inverno o índice de vítimas da gripe suína tende a aumentar.

Adoção polêmica
Dois meses após o Superior Tribunal de Justiça reconhecer que casais homossexuais têm o direito de adotar, 51% dos brasileiros rejeitam essa possibilidade, enquanto 39% são a favor. Pesquisa Datafolha feita entre 20 e 21 de maio revela que os jovens de 16 a 24 anos (58%) e as mulheres (44%) são mais tolerantes à adoção. Entre os idosos, o apoio cai a apenas 19%. E você o que acha?

Homenagem
A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) vai realizar uma das mais tradicionais festas do seu calendário oficial: a entrega do Prêmio Líderes e Vencedores. O evento está marcado para o Centro de Convenções de Sergipe. A Premiação acontece a cada dois anos e faz referência ao reconhecimento público de empresários, instituições e personalidades que têm serviços prestados de relevância social e comunitária. Esta será a sétima edição do Prêmio, que destaca o papel de sete pessoas na sociedade sergipana.

Comprando mais 
As mulheres já são o maior mercado consumidor. No Brasil, elas representam nada menos que 66% de tudo o que é consumido pelas famílias. Pesquisa revela que
administrando um montante superior à sua massa salarial, as consumidoras não apenas decidem e compram diretamente, como também influenciam e controlam os gastos masculinos. O estudo mostrou ainda que as mulheres têm ganho cada vez mais espaço nos setores antes dominados pelos homens, como a compra de automóveis e a escolha dos serviços financeiros.

Mais procurados
O telefone celular está entre os presentes que tiveram a maior queda de preço para o Dia dos Namorados. É o que mostra pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. Em média, o aparelho ficou 9,01% mais barato nos últimos 12 meses. Segundo a pesquisa, os preços dos celulares apresentaram essas variações devido à evolução tecnológica, que faz com que os preços caiam conforme as tecnologias utilizadas são substituídas.

Lei da cadeirinha
As novas regras para transporte de crianças dentro de veículos, entre elas a exigência de cadeirinhas para menores de sete anos e meio, começa a valer quarta-feira próxima. Porém, a multa para quem descumprir a lei, de R$ 191,54, e os sete pontos na carteira só vão começar a ser aplicados no dia 12.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais