Polícia nos Estados Unidos e no Brasil

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Artigo do coronel PMSE, Marlon Teza, presidente da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais – FENEME:

Estamos enfrentando dias onde o tema segurança pública, juntamente com o modelo policial e as funções das policias brasileiras, é tema recorrente tanto no meio midiático como no meio político. Nesse contexto, muitos dos que falam, inclusive aqueles que flagrantemente não possuem conhecimento pleno disso, opinam e distribui fórmulas, muitas milagreiras, para a resolução "imediata" do problema.

Com freqüência é possível observar muitos comentarem e mencionarem que nos Estados Unidos da América a polícia funciona, etc, etc. Pois bem, em outras ocasiões já escrevi sobre o tema, mas acredito ser interessante voltar a tratar dele devido a recente viagem profissional que fiz aos EUA.
Na ocasião, participei da Conferência Anual da IACP (Associação internacional de Chefes de Polícia) realizada na Filadélfia, um evento grandioso onde reúne policiais de todo o mundo (este ano contou com mais de 9.000 participantes) contendo conferências e exposições de equipamentos, tudo tendo como tema central a polícia. No evento notou-se que muito embora naquele país existam milhares de polícias autônomas umas das outras, todas convivem pacífica e harmonicamente, justamente pelo motivo de não haverem disputas por competência já que todas realizam, pelo menos, o "ciclo completo de polícia". Na mesma viagem tive oportunidade de ver atentamente em algumas cidades como funciona a polícia e como é sua atuação cotidiana nas ruas.

Sem entrar em detalhes, ficou evidenciado tudo aquilo que já sabíamos a respeito, ou seja, a polícia lá funciona melhor que aqui. Porém, o que foi visto e se nota facilmente conversando com quem é do ramo, é que dois detalhes importantes são levados em consideração pelos administradores públicos em relação as polícias, sejam elas Agencias Policiais Federais, Polícias dos Estados, Polícias dos Condados (sheriff) ou Polícias Locais.

Os "detalhes" são os seguintes: elas têm muitos recursos orçamentários à disposição e possuem a incumbência de realizar o dito "ciclo completo", desde que a infração penal seja da sua competência de atuação.Os fartos recursos orçamentários levam as instituições policiais em todos os níveis a terem o melhor em tudo: nos equipamentos, nas viaturas, no número do efetivo, nos salários, nos treinamentos e na formação, dentre outros. Já o ciclo completo força e dá a essas mesmas instituições policiais condições para realizarem o "serviço completo", ou seja, constatada a infração penal (de sua competência), relata de imediato (relata, não realiza o tal inquérito) ao judiciário juntando provas e tudo mais e daí a justiça se encarrega do restante. Tudo fica muito mais rápido e simples.

Até comentei a respeito em meu twitter (@MARLONTEZA) o seguinte:
1º Twitter – Em New York a polícia metropolitana possui 30.000 policiais p/ policiar praticamente uma ilha, e conta com mais uma dezena de polícias autônomas.
2º Twitter – New York possui ainda as agências policiais federais e do condado além de muitos e modernos equipamentos aí fica mais fácil realizar segurança Pública.
3º Twitter – Se derem as mesmas condições da policia de NY a poíicia brasileira com certeza tudo seria muito mais fácil.
4º Twitter – Em Washington DC, igualmente a NY, existe uma dezena de policias locais além das agências federais com poder de polícia mais equipamentos e Viaturas.
5º Twitter – Todas as polícias dos EUA atuam de maneira concorrente e de ciclo completo. Dêem isso a PM no Brasil que funcionaria. Duvido que não.

A bem da verdade, realizei as considerações acima para chamar atenção daqueles que apaixonadamente defendem, sem atentar para algumas verdades, a UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS e a DESMILITARIZAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR. Dois discursos fáceis, sem, no entanto, observarem os reais e verdadeiros motivos dos problemas que atingem as instituições policiais brasileiras e consequentemente a segurança pública dos cidadãos.

O que dá para sentir é que no Brasil o tema da unificação das Polícias e a desmilitarização da Polícia Militar são uma espécie de panaceia criada por aqueles que não querem incluir no debate o grande problema das polícias brasileiras que é RECURSOS FINANCEIROS e o CICLO COMPLETO. Aliado a isso, ainda pode ser agregada a necessidade ou não de se ter mais polícias tais como: mais Agências Policiais Federais especializadas; Agências Policiais Estaduais; Polícias Locais (não guardas) todas autônomas umas das outras, porém com recursos (muitos recursos) adequados e competências bem definidas.

Esse sim é o debate necessário nesse momento, o restante é como se diz popularmente "chover no molhado" e não sair do lugar. Sem essas definições não haverá saída e cada vez mais se perde tempo em discussões intermináveis que só servem para que cada instituição policial com receio de perder espaço ou até ser extinta se defenda, desviando energia para isso ao tempo que essa energia poderia ser utilizada no cotidiano para a melhoria da segurança pública das pessoas.

Todos temos que refletir sobre isso tudo e dar uma "guinada" muito forte no sentido de mudar o foco das discussões e não se deixar levar pelo discurso fácil daqueles que quase nada entendem do tema e desejam somente "faturar com essa causa" (Colaboração: Silvio César Aragão – Major PM)

Valadares Filho: só tenho amigos no PCdoB, que considero aliados
Questionado sobre as cobranças que vem sendo feitas por parte de lideranças do PCdoB em Aracaju, o deputado federal Valadares Filho (PSB), disse que tem uma relação boa com o PCdoB que está acima de qualquer divergência momentânea.”Só tenho amigos no PCdoB, que considero aliados”, disse.

Unificação
O parlamentar socialista disse ainda que o momento político atual é de unificação do bloco. “Tenho a certeza que o PCdoB irá contribuir com essa unificação assim como contribuiu em outras oportunidades”, lembrou.

George Magalhães retorna na segunda a Atalaia FM
O radialista George Magalhães retorna com o programa A Hora da Verdade na próxima segunda-feira, 11, na rádio Atalaia FM com a produção de Antero Alves e o repórter Faro Fino. George disse que vai estrear também um novo radialista na externa.

Quanto mais, melhor
O blog reforça o que já escreveu: defende a liberdade de expressão e lembra que o livre arbítrio faz com que o leitor e o ouvinte escolha o que deseja ler ou ouvir. Quando mais imprensa, melhor.

Dinâmica de grupo
Deu na coluna Painel da FSP: Logo após a eleição de Lula em 2002, a cúpula da campanha petista viveu dias de expectativa sobre a montagem do novo ministério. Todos os aliados acreditavam que poderiam receber a qualquer momento um telefonema do chefe do cerimonial, Marcos Laguna, que tinha a incumbência de contatar os futuros ministros. –O Laguna já ligou?! –, perguntavam-se a toda hora. A tensão era tão grande que, durante um evento, o então prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, fez uma brincadeira para testar os ânimos e, ao se aproximar de uma roda de petistas, gritou: "Ministro!". Todos se viraram.

Obra do Cacique Chá tem vigilância armada 24 horas
A assessoria da Secretaria de Estado do Turismo informou que não procede a nota divulgada neste espaço que encontra-se sem segurança a obra do antigo Cacique Chá, no centro de Aracaju. Uma empresa faz a vigilância 24 horas e a obra deve ser retomada no próximo mês de dezembro.

Obra deve ser retomada em dezembro
Segundo a assessoria vários problemas ocorreram porque é uma reforma que envolve o patrimônio histórico, com dinheiro do Ministério do Turismo, que tem diversas regras, mas a obra retorna em dezembro e deve ser concluída em março. Entre os problemas solucionados a restauração dos painéis do pintor Jenner Augusto que tiveram que passar por licitação e somente na terceira foi contratada uma empresa. A norma do Ministério do Turismo estabelece que reforma de pinturas antigas não pode ultrapassar R$ 45 mil.

Obras na 13 de Julho começam na próxima segunda
Autorizada no final do mês de outubro, as obras da balaustrada da avenida Beira Mar, no bairro 13 de Julho, serão iniciadas, efetivamente, na próxima segunda-feira, 11. A empresa contratada para a realização da obra, a Construtora Celi, já está mobilizada e deste a tarde desta sexta-feira, 8, começou as primeiras ações.

Prazo
De acordo com Luiz Durval, presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), todos estão a postos para cumprir com o prazo estabelecido. "A Celi está mobilizada para dar andamento e celeridade à obra na localidade. Já nesta sexta, começamos as primeiras movimentações no local", afirmou Durval.

Mobilização
Vista como uma das prioridades do ano, já que a área oferece risco à população caso os reparos não sejam feitos, a obra irá mobilizar cerca de 40 operários diariamente. "Contamos inicialmente com o auxílio das máquinas e com uma equipe competente que tem a exata noção de que o quanto antes terminarmos essa obra, será melhor para a população", assegurou Sérgio Gentil, diretor de obras da Emurb.

Governo de SE: CGE realiza visita institucional à Setrab
Ampliar os trabalhos entre a Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE) e a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab). Este foi o principal objetivo da reunião realizada entre as pastas do Governo de Sergipe. A reunião teve o intuito, também, de tratar das ações desenvolvidas pela Controladoria, a exemplo da construção do primeiro Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) do Estado, perante o TCE/SE. Além de abordar assuntos referentes à Setrab, como o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) e os cursos do Plano Territorial de Qualificação (Planteq), realizado em parceria com o Governo Federal.

Orientação
De acordo com o secretário-chefe da CGE, Adinelson Alves, a visita institucional reforça a orientação do Governo de Sergipe quanto aos trabalhos da Controladoria, para estar presente no dia a dia dos gestores estaduais, mantendo o diálogo constante entre as pastas para acompanhar e proteger os atos e fatos da gestão governamental.

Controle interno
“Estamos à disposição da Secretaria do Trabalho para, em parceria, ampliar os trabalhos de controle interno, oferecendo à equipe do secretário Fábio Mitidieri, a orientação da Controladoria nas atividades dessa Secretaria, com foco na melhoria da qualidade dos serviços públicos que são prestados à população sergipana”, afirma Adinelson.

Curso gratuito de Informática Básica para terceira idade
As inscrições para o curso gratuito de Informática Básica, encontram-se abertas até o dia 10 de novembro, através da internet e, o único pré-requisito é ter idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos de idade. Serão ofertadas 15 vagas, com início das aulas ainda no mês de novembro. Caso o número de inscritos ultrapasse o limite das vagas existentes, haverá sorteio para o preenchimento das mesmas. Mais informações e inscrições: http://ttp://aracaju.ifs.edu.br/index.php/categoria-todas-as-noticias/104-projeto-de-extensao-oferece-curso-de-informatica-basica-para-terceira-idade-no-campus-aracaju

Encontro de Mestres de Obras
Neste sábado, 09, os colaboradores da Norcon participam do Encontro de Mestres de Obras Encarregados e Técnicos, no Ginásio do Sesi do Augusto Franco. Com a realização de palestra motivacional com o profissional de coach Newsson Fonseca, apresentação de máquinas e peça teatral, os presentes receberão brindes especiais e finalização o evento com um almoço especial. O evento que está sendo promovido pelo Sinduscon/SE, contará com a presença de colaboradores de todas as obras da Norcon.

Agenda
09 de novembro – Hoje é o dia do HOTELEIRO.
Em 1275, o mercador Marco Polo, de Veneza, chega à China. Abre caminho a outros viajantes europeus e promove o intercâmbio comercial entre o Ocidente e o Oriente.
No Brasil, no período compreendido entre 1.000 a.C. a 1.500 d.C, os tupis, povos sedentários da América Central, chegam ao atual território brasileiro e se espalham, massacrando ou assimilando os grupos nômades que encontram. São os ancestrais dos índios achados pelos exploradores portugueses em 1500.
FRASE – “Uma pessoa com crença tem poder social igual a 99 que só têm interesses.” John Stuart Mill, filósofo inglês (1806/1873).
Fatos atuais – A família GUINLE vai à Justiça tentando reaver terreno onde hoje está instalado o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP). O cineasta Cacá Diegues acaba de assinar contrato para dirigir um filme, uma minissérie e um documentário sobre Hebe Camargo, morta em 2012. Ela também ganhará exposição e livro. Governo da Colômbia e FARC fecham acordo sobre participação política da guerrilha. Palavras de BERLUSCONI: “Meus filhos se sentem como judeus sob o regime de Adolf Hitler.” Saída de dólares do país é a maior desde 1997. Máfia do ISS em São Paulo: Justiça aperta o cerco. Prefeito HADDAD afasta auditora fiscal que testemunhou contra seu secretário. Observem, agora, frase pronunciada por Dilma Rousseff, em recente entrevista ao grupo RBS (Rede Brasil Sul): “Seria muito bom que eu estivesse fugindo para isso (namorar). Seria um momento de grande relaxamento, mas não é para isso.”

Curtas
HADDAD AFIRMA QUE AUDITORES TAMBÉM SÃO SUSPEITOS DE FRAUDES NO IPTU. /// AÉCIO ENFRENTA REBELIÃO NO DEM, QUE AMEAÇA LANÇAR CANDIDATO EM 2014. /// DÓLAR FECHA A SEMANA EM ALTA, A R$ 2,31, COM 2,71 POR CENTO DE AVANÇO. /// ASSALTO A BANCO CAUSA PÂNICO E UMA MORTE NO INTERIOR DA BAHIA. /// NAS FILIPINAS, TUFÃO COM VENTOS A MAIS DE 300 KM/H PROVOCA ONDAS GIGANTES. /// PESQUISA APONTA: 54 POR CENTO DAS FAMÍLIAS DE SÃO PAULO ESTÃO ENDIVIDADAS. /// PRESIDENTE DA OSX É DEMITIDO. /// MARCELO É CORTADO DA SELEÇÃO E FELIPÃO NÃO CONVOCARÁ SUBSTITUTO. /// ACORDO NUCLEAR COM O IRÃ PODERÁ SAIR HOJE. /// DILMA REBATE TCU E AFIRMA QUE É ABSURDO PARALISAR OBRAS NO PAÍS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Calendário ajustado
Finalmente, teve lugar o Congresso Técnico relativo ao campeonato sergipano da Série A-1, que em 2014 vai ser iniciado no dia 12 de janeiro, como estava previsto inicialmente. Como já amplamente divulgado, o assunto mais importante foi resolvido definitivamente. Embora sob pressão dos dois clubes da capital sergipana, Sergipe e Confiança, eles ficarão mesmo de fora do primeiro turno da competição estadual. Esta coluna vê a exigência da CBF/Liga do Nordeste como o aprofundamento de um processo que, infelizmente, está em curso há algum tempo: a extinção dos campeonatos estaduais. Acentuar a possibilidade de atingir esse objetivo começando pelo Nordeste tem muita lógica. Pois das ligas que foram formadas, há algum tempo atrás, foi justamente a de nossa região que deu certo. A CBF, então, tratou de impedir a continuação do certame. As ligas foram desativadas. E o retorno, apenas do campeonato referente ao Nordeste, aconteceu no ano que passou. É indiscutível que, em qualquer grande cidade brasileira, e não apenas nas capitais, os torcedores têm um grande interesse pelo campeonato local. É nas cidades que se encontra a célula principal de qualquer país. Pela simples razão de que todo mundo, uns mais, outros um pouco menos, têm a tendência de valorizar o que é seu. É nas cidades que as coisas acontecem. Por isso, elas despertam a atenção de quem nelas residem, os chamados “cidadãos”. Esta coluna soma-se àqueles desportistas que defendem a tese da manutenção dos certames estaduais. Cada vez mais, porém, em um futebol que aos poucos vai perdendo a característica original, acaba prevalecendo o aspecto negocial, comercial, empresarial. Aí então nos lembramos do velho Joelmir Beting, grande analista econômico, que começou sua carreira como repórter esportivo que, certa vez, ao comentar um tema ligado à pecuária brasileira, apelou para uma metáfora que dizia o seguinte: “Para acabar com os carrapatos, o fazendeiro mandou matar a vaca.” Ao invés, então, de “matar” o futebol local, nas diversas unidades de nossa FEDERAÇÃO, caberia à CBF criar condições no sentido de modernizá-lo, transmitindo-lhe conhecimentos em áreas como organização, métodos, estatística, pesquisas, comunicação social e marketing, por exemplo. E não apenas limitar-se a comparecer, mensalmente, com um óbolo que se transforma em grilhões.

Principais decisões
Com uma ausência, do Olímpico de Itabaianinha, 9 clubes compareceram à reunião, realizada na última quinta-feira, na nova sede provisória da FSF. Elencamos, a seguir, as principais decisões, umas apenas comunicadas e outras votadas e aprovadas pelos clubes: 1. A fórmula do campeonato será a mesma de 2003. 2. Sergipe e Confiança ficam de fora da Taça Governo de Sergipe (correspondente ao primeiro turno). 3. O campeonato terá 3 fases. 4. O seu início será no dia 12 de janeiro. 5. E o seu término ocorrerá na primeira semana de junho, dias antes da Copa do Mundo. 6. Na decisão das duas fases, a equipe de melhor campanha jogará a segunda partida em casa e terá a vantagem de jogar por dois resultados iguais. 7. A proposta nesse sentido foi apresentada pelos clubes Sergipe e Confiança. 8. O certame de juniores passa de sub-18 para sub-19 e será disputado paralelamente à competição principal. 9. Os cartões serão zerados, de uma fase para outra, até mesmo na final. 10. O primeiro turno (Taça Governo de Sergipe), que dará uma vaga para a Copa do Brasil de 2015, será disputada por 8 equipes (sem Sergipe e Confiança). 11. Os oito clubes foram divididos em dois grupos: A – Itabaiana, Coritiba, Socorrense e Canindé. B – Lagarto, Olímpico, Estanciano e Canindé.

Esporte interativo
Confirmada a parceria com a rede de televisão ESPORTE INTERATIVO. O campeão estadual terá uma premiação de 35 mil reais, enquanto que o vice-campeão receberá 10 mil reais.

Veículo
Conhecida montadora de automóveis oferecerá um veículo ao clube campeão.

Promoção do Sergipe
Digna de aplauso a decisão do comitê gestor do Sergipe ao realizar, amanhã, domingo, a partir das 10 horas, uma campanha para receber contribuições em termos de placas de grama que serão destinadas a um dos gramados que será utilizado nos treinamentos do clube rubro. O torcedor do Mais Querido poderá contribuir a partir de cinco reais e trinta centavos, preço de cada placa. Haverá, também, show musical e, é claro, uma cerveja bem gelada, além dos tradicionais petiscos. A promoção é incomum, mas certamente merecerá o apoio de grande parte da torcida do centenário clube do bairro Siqueira Campos.

Prata da casa
A diretoria do Itabaiana anunciando que o tricolor da serra vai disputar o campeonato de 2014 tendo como corpo principal os atletas que integram sua equipe de base, que vai participar da Taça São Paulo de Futebol Júnior, em São Paulo.

Diego Costa
O atacante sergipano Diego Costa, filho da cidade de Lagarto, consumou sua decisão de preferir defender a seleção da Espanha na Copa do Mundo de 2014. Sua convocação foi feita pelo técnico Vicente Del Bosque, da atual seleção campeã mundial. Diego deverá integrar o quadro espanhol nos amistosos previstos para os dias 16 e 19 deste mês, contra Guiné Equatorial e África do Sul.

Aniversário
Fundada em 10 de novembro de 1926, a FSF completará 87 anos no próximo domingo. A coluna parabeniza o presidente Carivaldo de Souza, os seus funcionários, e todos aqueles que habitam o planeta futebol em Sergipe.

Aniversário
Muda de idade, hoje, o desportista Lailson Melo, presidente do Conselho Deliberativo do Sergipe. Também aniversariando está o ex-atleta Howard, professor. Parabéns a ambos.

Taça São Paulo
Ainda não foi publicada a tabela da competição, que será realizada em janeiro de 2014.

Ponte Preta e São Paulo
A “macaca” e o tricolor do Morumbi estão nas semifinais da Taça Sul-Americana.

Memória esportiva
09 de novembro – Em 1930, o Vasco goleia o Fluminense por 6 X 0. Em 1986, inaugurado o Estádio Manoel Barradas, o Barradão, em Salvador. No jogo de estreia, o Vitória, dono do estádio, empata com o Santos, por 1 a 1. Em 2003, o Grêmio alcança a marca de 1.000 gols em campeonatos brasileiros. Na vitória sobre o Paysandu por 2 X 0, o meia Gilberto faz o gol histórico.

Jogo rápido
A Nigéria sagrou-se, pela quarta vez, campeã mundial de futebol na categoria sub-17, ao derrotar o México, na final, por 3 X 0, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. /// A Suécia  venceu a Argentina, por 4 X 1 e ficou em terceiro lugar. /// No ranking dos títulos, temos: Nigéria – 4 – Brasil – 3 e México -2. /// Messi encerra jejum com 2 gols contra o Milan e classifica o Barcelona para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. /// Nadal sagra-se o melhor tenista do mundo em 2013. ///  O inesquecível Sócrates inspirou Paulo André a criar o Bom Senso Futebol Clube. /// Neymar, o principal jogador brasileiro na atualidade ainda não tomou posição sobre o movimento BOM SENSO.

PELO TWITTER

www.twitter.com/alanbarretoso  Existe uma confusão sobre o que é o "direito de resposta", que não pode ser confundido com liberdade de expressão e liberdade de imprensa.

www.twitter.com/clovis_silveira  Para se vencer na vida, não precisa ferrar com a vida de ninguém, cada um fazendo a sua parte você vai se sentir melhor!

www.twitter.com/aidabrandao22  que Deus coloque no seu coração a certeza de que por mais impossíveis que os sonhos pareçam ser, Ele pode realizá-los.

www.twitter.com/RodrigoPaixaoSE  A maior dor da perda é ter a certeza q não tem como recuperar. Adeus

www.twitter.com/AscomRogerio  Tem médicos brasileiros que são militantes e comprometidos e outros não. E isso é comum a todas as profissões.

ARTIGO

Melhore sua relação com o dinheiro Por Robson Carvalho*

Maturidade para muitos é relacionada à idade e principalmente a sua maior idade após os dezoito anos. Ou seja, quando se atingi a fase adulta. Em finanças esse maturidade se assumiu da mesma forma, correto? Não, errado!
Uma das coisas que caracteriza o ser humano maduro em finanças é a capacidade de perceber as implicações financeiras de seus costumes, atos e formas de lidar com o dinheiro. Independentemente da idade.
E as implicações financeiras são tremendamente importantes, pois para as pessoas em geral, o excesso de dinheiro sem controle ou a falta dele pelo controle, pode se tornar fatores desestimulantes na vida das pessoas.
No mundo em que vivemos, é o dinheiro que nos permite ter liberdade de ir e vir, de fazer o que quisermos, de ter opções, de sonhar, conquistar o que desejamos realizar sonhos e ter prazeres.
Você conhece algum problema que se agrave pelo fato de se ter mais dinheiro? Claro que não! O que acontece nos casos de uma determinada pessoa ter uma ótima renda financeira e ainda sim faltar dinheiro em casa, é simples. Falta planejamento financeiro, falta educação financeira nessa pessoa ou família.
Nunca vi alguém dizer “se eu tivesse menos dinheiro, minha vida seria melhor”.
Uso sempre a tese: “seja economicamente educado, para depois ser financeiramente livre”. – Por: Robson Carvalho
Em estudos e pesquisas que faço, observo que a grande maioria das pessoas possui um alto grau de endividamento, em alguns casos, não é por conta do baixo salário, mas sim pela falta de controle sobre o uso do seu próprio dinheiro. Administrar dinheiro não é uma tarefa fácil, porém não é das mais difíceis.
Um bilionário americano chamado T. Harv Eker tem uma definição muito interessante sobre o assunto.
Segundo T. Havr Eker:
“Ou você controla o seu dinheiro ou ele o controlará”.
A julgar por essa definição, são mesmo muito poucas pessoas que têm pleno domínio sobre seu próprio dinheiro. A maioria das pessoas não sabe exatamente quanto gastam ao mês, e algumas delas, nem quanto realmente ganham.
A esmagadora maioria dos seres humanos, aliás, é muito limitada pelas condições financeiras. Há uma imensa quantidade de dinheiro em circulação pelo mundo, disponível para todos os que quiserem acessá-lo. A questão é você está disposto a acumular dinheiro, a trabalhar duro, a não se limitar e nem poupar esforços para conquistar objetivos.
A verdade é que a maioria no presente momento diz que “SIM” está disposto a tudo para ser economicamente educado e posterior financeiramente livre. Mas quando na prática isso se torna um desafio difícil, demorado, tentador, cansativo e desagradável. Vou explicar por partes:
Difícil por não ser fácil se desapegar dos antigos hábitos e costumes errados. Demorado porque o desafiante terá pela frente que correr contra o tempo atrás de resultados positivos, métodos e meios que o levem ao seu objetivo. Terá que ter paciência e ser persistente. Tentador porque o mercado oferece muitas tentações para o consumo, e nesse estágio você terá que se privar de algumas tentações e extravagancias que costuma fazer. Cansativo, pois parece que as finanças não vão mais se organizar e essa bola de neve de dividas criada parece não ter solução, gerando um notório desgaste. Por ultimo desagradável. Para a grande maioria das pessoas não é nada agradável deixar de ir às compras, fazer viagens, jantares, usar sem limites os cartões de crédito e algumas extravagancias para poupar dinheiro e organizar sua vida financeira.
Qualquer pessoa é capaz de se equilibrar financeiramente, organizar e planejar suas finanças. O medo da perda temporária dos consumos, tentações e prazeres que a vida tem a nos proporcionar no mercado aquecido e cheio de promoções e vantagens de compras. Parar de beliscar esses produtos atraentes, não é tarefa fácil para aqueles que ainda não enxergam a educação financeira como ponto de partida para uma vida de sucesso.
São poucos os que têm maturidade para encarar o desafio da educação financeira para o sucesso. E você, está disposto a abrir mão por um tempo ou ao menos reduzir drasticamente as suas viagens, festinhas, reuniões com amigos e outras coisas supérfluas.
Poucos são, inclusive, os que se preocupam com isso ou têm consciência de que precisam disso.
Se identifiquem com os três pilares para o sucesso financeiro:
• Poupar Dinheiro
• Investir Dinheiro
• Ganhar Dinheiro
O desafio está lançado. Sucesso a todos e até a próxima.

*Prof. Esp.
Sites: http://robsongestor.blogspot.com/
Twitter: gestor_robson
Facebook: Robson Gestor Empresarial

ARTIGO

De onde vem essas dinamites? Essa banana não vende feira por Élcio Conceição de Santana

Sergipe transformou-se nos últimos meses na capital nacional das explosões a caixa eletrônico. Mas porque esse fenômeno instalou-se em nosso Estado?

O ator principal dessa novela mexicana que assistimos todas as noites nos telejornais locais, nacional e lendo nos jornais e blog’s é a “DINAMITE”.

Podemos constatar então que: antes de estourar um caixa eletrônico os bandidos roubaram uma grande quantidade de bananas de dinamite. Estou certo?

Bandido copia bandido. É sempre assim: em filmes, estória de ficção ou na vida real. O marginal é sempre mutante e vai buscando meios de evoluir no mundo do crime. Antes os criminosos usavam maçaricos e furadeiras, agora demoram alguns minutos entre a explosão e a fuga, não precisam necessariamente render ninguém e consegue muito dinheiro de uma vez.

   Essa nova onda de explosões a caixa eletrônico se espalhou por todo o nosso estado porque os bandidos têm cada vez mais dificuldade de ter dinheiro em espécie para financiar o tráfico de drogas e compras de armas, já que os cidadãos estão usando mais cartão.

Sergipe é um Estado propício para que os traficantes pratiquem essa modalidade de crime. Pequeno, pacato, poucos policiais no interior e falta de estrutura. O que eu percebi em todas as matérias lidas e/ou reportagens na TV é que parece que os bandidos não tinham muito conhecimento técnico de como usar a dinamite ou quantas bananas seriam necessárias para consumar o assalto. Devido a grande quantidade de explosivos usados, a explosão eram maiores que o esperado, destruindo completamente o caixa eletrônico e toda a agência, causando algum tipo de dificuldade para os bandidos na hora de recolher o dinheiro.

Os criminosos são dinâmicos e dentro em breve estarão mudando de foco. Nesse sentido, as autoridades de segurança e o Governo do Estado deve se preparar para outras ações como: assalto a posto de gasolina, carro forte, agencia bancaria, restaurantes, lotéricas etc.. O crime não para e está sempre se reinventando e mudando de ciclo.

As autoridades do nosso Estado devem sentar-se a mesa e discutir com profundidade ações que possa inibir esses atos criminosos. Desde já pensar com inteligência qual será o próximo ciclo do crime organizado e combater com eficiência e rigor.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
"A felicidade é como a saúde: se não sentes a falta dela, significa que ela existe."

"A arte de um povo é a sua alma viva, o seu pensamento, a sua língua no significado mais alto da palavra; quando atinge a sua expressão plena, torna-se património de toda a humanidade, quase mais do que a ciência, justamente porque a arte é a alma falante e pensante do homem, e a alma não morre, mas sobrevive à existência física do corpo e do povo." 

Ivan Turgeniev, escritor russo, nasceu em 09 de Novembro de 1818 e morreu em  1883.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais