Populismo no futebol

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Para reflexão o texto de Fernando Rodrigues neste sábado, 12, na FSP:

Dilma Rousseff quer uma "renovação" do futebol. Seu ministro do Esporte, Aldo Rebelo, falou, depois recuou, sobre "intervenção indireta" na gestão desse esporte. Um site bancado pelo PT afirmou que a CBF é responsável pela "desorganização" do futebol brasileiro.

Os maiores responsáveis pela bagunça do futebol brasileiro são os governantes sucessivos que passam a mão na cabeça de dirigentes de clubes inescrupulosos e incompetentes.

Os cerca de 300 times de futebol no Brasil devem cerca de R$ 4 bilhões. A cifra é de 2012. Pode ser muito maior agora. Um projeto de lei apoiado pelo Planalto pretende dar um desconto e refinanciar esses débitos por um prazo de 25 anos.

A contrapartida seria exigir dos times o pagamento em dia de suas contas, punindo com o rebaixamento os que atrasarem as prestações ou os salários de atletas. Vai funcionar? Difícil. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) teria de aceitar tal procedimento –retirar pontos de um clube no Campeonato Brasileiro quando ocorrer o calote de dívida.

A Fifa, órgão que comanda o futebol mundial, não aceita a intervenção de governos nas regras de campeonatos organizados por entidades associadas, como a CBF. Ou seja, não tem saída dentro dessa proposta populista agora abraçada pelo Palácio do Planalto. A chance de sair só o perdão das dívidas sem nada em troca é enorme.

A solução real é dolorosa: executar judicialmente essa dívida de R$ 4 bilhões. Muitos clubes vão falir. Grandes da Série A do Campeonato Brasileiro podem fechar as portas. O Brasil ficará melhor. Será pedagógico. Quem sobrar terá de pedir ajuda aos seus sócios. Serão cobrados a ter uma gestão mais profissional. Afinal, trata-se de uma atividade privada.

Falar em renovação do futebol em época de Copa do Mundo e sinalizar com um perdão de dívidas bilionárias é populismo. Esse é o caminho com o qual Dilma está flertando.

Padre antecipa missa por conta da aposta na Alemanha. Quem banca? Dom Lessa?
E a comunidade de Macambira continua revoltada com a posição do padre Américo que fez carreata para comemorar a derrota do Brasil e já no próximo domingo antecipou a missa do povoado Barro Preto, para às 15hs, porque voltou a apostar muito na Alemanha e não pode perder o jogo. Pela omissão e negligência quem deve bancar a bolsa de apostas do padre é o padrinho, Dom Lessa.

Demonstração de força
Ontem,  11, o governador e candidato à reeleição Jackson Barreto (PMDB) mostrou força política ao reunir no Hotel Mercure cerca de mil lideranças de todo o Estado. Jackson pediu empenho de todas as lideranças políticas espalhadas por Sergipe para que o ato do próximo dia 18 fique marcado na história e sintetize o pontapé inicial para que a campanha ganhe cor e voz nas ruas.

Empenho
“Vamos mobilizar todas as lideranças para irem às ruas fazer a diferença. Vamos mostrar nosso compromisso com Sergipe. Sabemos da nossa responsabilidade para o bem desse Estado. Conseguimos ter a preferência do povo em todas as pesquisas porque somos filhos do povo e o povo vencerá. Estou na vida pública há 40 anos e meu patrimônio é o povo, é por ele que eu trabalho. Temos muitos desafios, mas estou preparado para a luta. Vamos juntos!”, conclamou.

Caminhada
Ao lado do candidato a vice-governador, Belivaldo Chagas (PSB), e do postulante ao Senado, Rogério Carvalho (PT), Jackson Barreto se emocionou, disse que está confiante para mais uma caminhada e lembrou da importância do saudoso ex-governador Marcelo Déda que, segundo ele, deixou marcas indeléveis na história recente, fazendo de Sergipe um Estado mais justo. Ele quer dar prosseguimento ao projeto iniciado pelo ex-governador de continuar colhendo os sorrisos dos sergipanos com obras estruturantes.

Boas novas para São Cristóvão
Um Arranjo Produtivo Local (APL) coordenado pelas Secretarias de Estado da CUltura (Secult) e do Desenvolvimento Econômico (Sedetec) visa o fortalecimento das festas populares de São Cristóvão, incluindo o retorno do Festival de Arte de São Cristóvão (FASC). O objetivo é impulsionar a cena cultural local, aumentar o fluxo turístico e gerar emprego e renda na cidade a partir das manifestações populares do municipio. Nesta semana a secretária Eloísa Galdino conduziu reunião sobre o tema.

Boas novas para São Cristóvão II
O projeto para São Cristóvão, inclusive, já foi aprovado em edital lançado pelo Governo Federal. O APL é elaborado com a contribuição da sociedade civil representada por ONGs, agentes culturais e comerciantes com atuação em São Cristóvão. Também estão envolvidos no processo o Sebrae, a Superintendência do Iphan em Sergipe, a Universidade Federal de Sergipe, Subpac, Prefeitura de São Cristóvão e Instituto Banese.

Inauguração
Valmir de Francisquinho na manhã da ultima sexta, 11, esteve entregando à população itabaianense o posto Souto Diniz que é o primeiro de uma série de seis que terão o mesmo modelo de equiparação, semelhante a de uma clinica particular, o próximo a ser entregue é o do povoado Rio das Pedras, que também está tendo uma quadra coberta sendo construída e todo calçamento com rede de esgoto.

Inauguração II
Ainda na manhã da ultima sexta, 11, o prefeito de Itabaiana seguiu a pé ao lado do povo e foi à feira livre inaugurar a Praça de Alimentação ‘Maria das Graças Amorim’, um investimento de mais de 200 mil reais que atrairá ainda mais turistas para feira de Itabaiana.

Associação dos Magistrados que ouvir candidatos ao governo
A Amase – Associação dos Magistrados de Sergipe – quer ter uma conversa com todos os candidatos ao Governo do Estado. O presidente da associação, juiz Gustavo Plech explica que a magistratura quer saber quais planos os postulantes ao cargo de governador nas eleições de outubro têm para questões como situação financeira do Estado, incorporações salariais dos servidores, o déficit no Ipesprevidência, dentre outros assuntos.

Temas
“São temas de interesse de toda sociedade e que a magistratura quer saber dos candidatos quais soluções e projetos eles têm”, afirma o presidente da Amase. Gustavo Plech explica que não será debate, apenas uma conversa individual de cada candidato com os associados nas sextas-feiras de agosto e início de setembro.

Parceria
A Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE) recebeu na quinta-feira, 10, a diretoria da Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC) para construir uma parceria, no sentido de assegurar a implantação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), em todos os órgãos e poderes do Estado de Sergipe.

CRC-SE
Na oportunidade, a CGE/SE se colocou à disposição da ASCC para desenvolver uma interlocução com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SE), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), com os poderes Judiciário e Legislativo; com os órgãos da Administração Pública Estadual, para a implantação das NBCASP, até 31 de dezembro de 2014 .

Cordel
Aracaju terá um dia dedicado à Literatura de Cordel e aos cordelistas. O projeto, de iniciativa do vereador Iran Barbosa, do PT, e construído em diálogo com os cordelistas da Capital, foi aprovado na Câmara Municipal de Aracaju e aguarda sanção do prefeito João Alves Filho (DEM).

Literatura
O Projeto de Lei 51/2014, aprovado por unanimidade, institui, no âmbito do município de Aracaju, o 19 de julho como Dia Municipal da Literatura de Cordel e determina outras providências. A data é uma homenagem a um dos grandes ícones do Cordel em Sergipe e no Brasil, João Firmino Cabral. Foi nesse dia em que o sergipano, patrono da primeira Cordelteca do país – que funciona na Biblioteca Pública Clodomir Silva –, tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

História
O itabaianense João Firmino, que morreu em fevereiro de 2013, era bastante conhecido dos sergipanos e dos turistas que visitavam o Mercado Antônio Franco, onde mantinha uma banca de venda de inúmeros folhetos de Cordel e recebia, com muita simpatia, poetas, estudantes, professores, pesquisadores e turistas de todas as partes. Entre as suas obras mais famosas estão “Uma profecia do Padre Cícero” (sua primeira produção), “Antônio Conselheiro, o guerreiro de Canudos”, “Luiz Gonzaga, o Rei do Baião”, “Nascimento, vida e morte do cangaceiro Zé Baiano” e, a principal delas, “Lampião: herói ou bandido”, de 2010, o seu folheto de Cordel mais vendido.

Incentivo
“A aprovação desse projeto foi muito bom para todos nós, que vivemos do Cordel, porque vai incentivar ainda mais a cultura do Cordel. Vai ser muito bom”, avalia Joelson Santana Cabral, 39 anos, filho de João Firmino, que mantém viva a história do pai mantendo a banca que ele deixou.

Denuncie terrenos baldios
Através da assessora de comunicação a Emsurb, Gabriela Barbosa, informa que a população pode reclamar de terrenos baldios, denunciando inclusive proprietários que deixaram de limpar suas propriedades. “É preciso avaliar os riscos que o terreno proporciona à população. Nem todos esses locais estão cadastrados na Prefeitura de Aracaju, o que dificulta medidas corretivas, mas quando identificamos o dono, o mesmo é notificado e dependendo do caso podemos aplicar multa. Quando realizamos a limpeza da área, enviamos ao mesmo o custo do serviço feito”, disse Gabriela. O contato para denunciar espaços abandonados, com acúmulo de água e mato é 0800-2841300.

Agenda
12 de julho, sábado. Dia do engenheiro florestal.
Emprego industrial tem nova queda e a pior em mais de quatro anos: 2,6 por cento. Inflação da baixa renda diminui para 0,35 por cento em junho. O Brasil eleva adoção de medidas de proteção à indústria em 2014. Primeiro-ministro português tenta acalmar os investidores. Ibéria anuncia plano de demissões voluntárias e pretende dispensar mais de 1.500 funcionários.

Curtas
EXPULSÃO DE AGENTE AMERICANO ERA INEVITÁVEL, AFIRMA O GOVERNO ALEMÃO. /// EMBRAER ENTRA NA PRODUÇÃO DO CAÇA GRIPEN PARA A FAB. /// ONU DIZ TER DÚVIDA SOBRE LEGALIDADE DO ATAQUE DE ISRAEL. /// MARADONA ELOGIA O MUNDIAL: “O BRASIL GANHOU COMO PAÍS.” /// POLÍCIA APURA SE ADVOGADO AJUDOU NA FUGA DE WHELAN. /// JOAQUIM BARBOSA CRIA NOVO EMBARAÇO PARA SEU SUCESSOR NO STF. /// PROCURADORA DA OPERAÇÃO ARARATH É AMEAÇADA NO MATO GROSSO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Resumo da Copa
A Copa do Mundo de 2014 vai chegando a seu final. Neste sábado, às 17 horas, o Brasil vai enfrentar a Holanda em partida em que estará em jogo o terceiro lugar. O Estádio Mané Garrincha, em Brasília, será o palco do espetáculo. Para muitos, a FIFA deveria suprimir essa disputa pelo terceiro lugar. Amanhã, domingo, às 16 horas, no Maracanã, Rio de Janeiro, teremos a grande final da Copa. Serão protagonistas as seleções da Alemanha e da Argentina. Jô, Paulinho, Ramires e Willian deverão enfrentar a Holanda, hoje, no DF.

FIFA divulga lista
De uma lista com 10 nomes, já divulgada pela FIFA, sairá o melhor jogador do campeonato mundial. 4 dos indicados são da Alemanha: Hummels, Lahm, Kroos e Muller. Da Argentina: Mascherano, Di Maria e Messi. E mais Neymar do Brasil, Robben, da Holanda e James Rodriguez, da Colômbia.

Árbitro da final
Será o italiano Nicola Rizzoli.

Barcelona contrata
Luiz Suárez, atacante uruguaio, teve sua contratação anunciada pelo Barcelona, que passa a ter um trio atacante infernal: Suárez, Messi e o brasileiro Neymar.

Dilma vai à final
Está confirmada a presença da presidente Dilma no Maracanã. Vai entregar a taça ao capitão da seleção vencedora da Copa.

Marin culpa Felipão
O presidente da CBF, José Maria Marin, responsabilizou o técnico Luiz Felipe Scolári pela fragorosa derrota diante da Alemanha.

Próxima Copa
Será realizada em 2018, na Rússia.

Confiança derrotado em Salvador
Em jogo-treino realizado ontem, no Fazendão, o Confiança foi derrotado pelo Bahia, por 4 a zero. O primeiro tempo terminou sem abertura de contagem. Na etapa final, quando os treinadores promoveram modificações, surgiram os quatro gols do Bahia. O Dragão do Bairro Industrial está se preparando para estrear na série D do campeonato brasileiro, no dia 27, contra o Porto de Caruaru, no Presidente Médici, em Itabaiana.

DO LEITOR

O terror instalado em Itaporanga D`Ajuda
De um leitor devidamente identificado: “Na noite da ultima quinta-feira 10/07, a antes tranquila cidade de Itaporanga d'Ajuda, distante 29 km da capital se tornou um verdadeiro campo de batalha de gangues de traficantes que se instalaram naquela localidade. Foram vários tiros de revolveres, pistolas e ate metralhadoras, com direito ate a desfile de armas em vias publicas pelos traficantes que perderam o medo do poder da policia. A população clama maior presença da policia, bem como que os mesmo que ali destacarem sejam verdadeiros combatedores do trafico pois acreditamos que os policiais que ali trabalham hoje são coniventes com a situação. Muitas pessoas relataram que a policia tem conhecimento de quem são os traficantes mas nada fazem pra prende-los, acredita-se que recebem propina pra fazerem vistas grossas quanto ao caso. Minutos depois do intenso tiroteio a população presenciou a viatura policial passar pelos elementos que estavam ainda armados em via publica e nada fizeram. Esta na hora da secretaria da segurança publica e o governo do Estado agir afim de coibir esse tipo de atitude de certos policiais, pois pagamos altos impostos pra ter o minimo de segurança. Ja dizia a musica de EDSON GOMES: " é tanta violencia na cidade, brother quanta criminalidade, as pessoas se trancam em suas casas, pois não ha segurança nas vias publicas, e nem mesmo a policia pode impedir, as vezes a policia entra no jogo." Infelizmente é isso que estamos vivenciando, falta de compromisso com o povo de bem, povo trabalhador. Sera que vão esperar algum pai de familia ou algum cidadão trabalhador morrer pra tomarem alguma atitude????? Com a palavra a prefeita da cidade, os vereadores, o governo do estado e o secretario de segurança.”

Frei Paulo: escola reformada, mas alunos continuam em sede da EMDAGRO
Do leitor Aislan Cardoso: “Eu, como aluno do Colégio Estadual Professor Gentil Tavares da Mota, Localizado a Rua Alice

Local onde os alunos estão tendo aulas.

 Oliveira, na cidade de Frei Paulo-SE, solicito, encarecidamente, atenção para o seguinte fato:
A partir de Julho do ano de 2013, período que o colégio entrou em reforma (Após muita luta), fomos transferidos a sede da EMDAGRO, local que não tem a devida estrutura para nos recepcionar; Com salas totalmente apertadas e sem boa ventilação para a quantidade alunos, sendo que a única que tem um bom tamanho, fica vizinha a uma humilde residência que tem animais para criação (Galinhas, Cachorro…), desta forma, trazendo cheiros desagradáveis e ocasionando adiamentos de aulas por este motivo. As salas são forradas e quentes, portanto o local não é ameno. Além disso, na transferência, não se tem local para devida organização; Arquivos misturados com alimentos e produtos de limpeza. Quase sem espaço para operar. Abastecimento de alimentos destinados à merenda, é feita pela entrada de caminhão pela lateral do prédio ao qual ocasionou um arreio na fossa. Temos contatos com animais que situam-se no prédio, entre outros fatores. A condição qual passamos nesse período não foi fácil, mas fora melhor que perdemos aula por falta de local. O caso é que a obra está "finalizada" e devido a burocracia retornaremos as aulas naquele lugar totalmente insalubre. Já extrapolou o prazo e nessas condições não dá para ficar. Por isso, estou indignado; peço força e cooperação. Exigimos um posicionamento da SEED para que possamos estudar com dignidade.Obs: O Novo Prédio Está Pronto, aguardando apenas a liberação por parte da SEED!”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia
“As coisas não mudam; nós é que mudamos.”

“Para cada mil homens dedicados a cortar as folhas do mal, há apenas um atacando as raízes.”

Henry David Thoreau, autor, poeta e filósofo norte-americano, nasceu em 12 de Julho de 1817 e morreu em 1862.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais