Por favor, prendam Cláudio Nunes

 

 

Não é possível. No último sábado, 05, o jornalista Cláudio Nunes republicou neste espaço, uma matéria publicada no site Uol (http://noticias.uol.com.br/politica/2011/02/04/tiririca-e-17-deputados-dizem-nao-ter-patrimonio.jhtm),  também republicada do site Congresso em Foco, com o título “Tiririca e 17 deputados dizem não ter patrimônio”. Entre estes deputados apenas um de Sergipe, Mendonça Prado, do DEM.

 

Jornalista irresponsável, esse tal de Cláudio Nunes. Republica uma matéria do site UOL, que ninguém conhece. Não é um grande provedor, e muito menos um grande portal de notícias do país. Só quem deve acessar este site é o próprio Cláudio Nunes e o dono. Ninguém conhece a UOL e muito menos esta tal de “Congresso em Foco”. Vai ver o dono deve ser Cláudio Nunes. Deve estar no nome de algum “laranja”  dele, assim como dizem que Cláudio tem um “laranja” num posto de gasolina de Aracaju. Por isso o deputado Mendonça Prado está correto em processar esse Cláudio Nunes. Tem que dá explicações a Justiça. Certos estão a UOL e o Congresso em Foco, os autores da matéria, que não precisavam ouvir Mendonça.

 

Aliás, esse Cláudio Nunes já deveria ter sido processado por Mendonça Prado durante a campanha eleitoral do ano passado. Três meses antes das eleições, no blog dele (que ninguém lê), Cláudio Nunes apostou com os leitores que Mendonça Prado seria eleito e alcançaria a legenda partidária, quando todo mundo da imprensa e quase todos os políticos, diziam que o DEM e os demais partidos coligados não alcançariam a legenda necessária para eleger um deputado federal. Cláudio Nunes foi tendencioso porque se alguém tinha duvida em votar em Mendonça Prado por conta da legenda, com a aposta dele, e as constantes notas colocando o deputado como reeleito, pode ter angariado votos pára Mendonça. Um absurdo!

 

Então é isso. A culpa não é da UOL e muito menos do Congresso em Foco. A culpa é de Cláudio Nunes que republicou a matéria. Ele é o responsável por tudo. Que a Justiça o condene e se possível o coloque no seu devido lugar: atrás das grades.

 

É uma pena que a Justiça não pode tirar de Cláudio Nunes o seu maior patrimônio: o caráter e a credibilidade perante a uma dúzia de leitores. Aí, só tem um jeito, censurando…

 

Prado no twitter

No sábado após a republicação da matéria do site UOL, pelo twitter, o deputado Mendonça Prado postou: “   O jornalista Cláudio Nunes deveria ter maior responsabilidade ao publicar os seus textos. Me dará explicações na Justiça. Meu patrimônio também foi declarado à Justiça Eleitoral. Portanto, não estou entendendo o motivo das mentiras em relação a mim. Informações de que eu não declarei patrimônio são mentirosas. Declaro anualmente à receita federal e à câmara dos deputados. Tenho certeza que está havendo um equívoco e pedirei à câmara para fazer o devido esclarecimento”

 

Mendonça Prado rebate informação inverídica I

A assessoria de comunicação de Mendonça após postar no twitter dizendo que este jornalista infringiu a lei de imprensa ao reproduzir denúncia se ouvir enviou a seguinte nota que está sendo publicada integra: “O deputado federal Mendonça Prado lamentou a divulgação falsa através de uma nota que informa que ele não declarou possuir patrimônio. Segundo ele, a sua declaração é entregue anualmente à Câmara dos deputados e a Receita Federal, até porque a lei brasileira assim determina. Portanto, não há que se falar nesse tipo de erro, já que ele assumiu mandato de deputado federal pela terceira vez consecutiva, logo, os dados já foram entregues ao parlamento de forma reiterada”.

 

Mendonça Prado rebate informação inverídica II

Outro ponto que ele achou intrigante relativo ao assunto, é que alguns veículos de comunicação tiveram acesso aos dados concernentes ao seu patrimônio no momento em que registrou a candidatura para deputado federal em 2010. Portanto, são informações públicas devidamente aprovadas pela Justiça Eleitoral. “Tenho o meu patrimônio devidamente declarado à Receita Federal e à Câmara dos Deputados, conforme determina a Lei. Não poderia, portanto, omitir, pois estaria cometendo um crime. Assim, lamento as informações inverídicas e a disseminação delas por parte de alguns setores. Lamento que esse equívoco tenha ocorrido e ensejado algumas insinuações maldosas” disse Mendonça Prado.

 

A bem da verdade

Mesmo não sendo responsável pela autoria da matéria republicada neste espaço, por dever de Justiça e a bem da verdade, publica um documento do Tribunal Superior Eleitoral (onde mostra os dados do registro da candidatura de Mendonça Prado no ano passado. Com certeza a UOL e o Congresso em Foco tenham fizeram a pesquisa no site do TSE, nada mais normal. Veja caro leitor, no final, que Mendonça Prado, tem “nenhum bem declarado”:

 

Reprodução do site do TSE.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mendonça sem bens

De uma coluna Plenário do jornalista Diogénes Brayner, no último domingo no Correio de Sergipe: O deputado federal Mendonça Prado (DEM) é o único parlamentar a constar dos dezoito que declaram nenhum bem. Isso foi constatado pela análise das declarações de renda dos novos parlamentares empossados esta semana. Outro que está na relação dos que não tem bens é o deputado Tiririca (PR-SP), considerado o fenômeno eleitoral do pleito passado.

 

Bens

Deu na coluna de Gilvan Manoel, no Jornal do Dia do último sábado, o5: “O deputado federal Mendonça Prado (DEM) declarou não possuir nenhum bem. Nem mesmo um carrinho. Já Almeida Lima (PMDB) está entre os mais ricos da Câmara. Declarou um patrimônio superior a R$ 2 milhões.

 

Agradecimento

O titular de espaço (ainda) agradece ao amigos e leitores que ligaram e enviaram e-mails no sábado sendo solidários ao processo judicial que será movido por conta da republicação da matéria da UOL. Pede a compreensão para não publicar alguns e-mails recebidos que criticam duramente o parlamentar em questão. Quem tem a consciência tranqüila, dorme o sono dos justos, já quem deve…

 

Processo

Quanto ao processo do deputado Mendonça Prado só resta esperar. O blog vai requerer como testemunhas os responsáveis pelas matérias dos sites Congresso em Foco e UOL, como também um membro do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, para comprovar que quando do registro da candidatura “nenhum bem foi declarado”. Do resto, saúde e paz.

 

A quem interessar possa

É ético misturar assessoria com afetividade? Hoje tem gente que cobra ética na imprensa, mas sua imagem se confunde com a cara do seu assessorado. E que cara. Aliás, é fácil confundir a imagem dos dois. E o pior que para garantir o emprego sai disparando contra todo mundo, sem o mínimo de bom senso e vergonha na cara. O bom que em Sergipe todo mundo se conhece. Arrepare! Como diz o amigo Osmário.

 

Missa de 7º Dia – Antônio Sarmento, hoje 07

Maria Aciele Fontes Sarmento da Silva, esposa, Marco Sarmento, filho, Cristina Sarmento, nora e demais familiares convidam a todos para a Missa de 7º Dia de Antônio Sarmento da Silva, servidor público federal aposentado do IBGE, que será realizada hoje, segunda-feira, 07, às 18h30 na Igreja dos Capuchinhos – Paróquia São Judas Tadeu, localizada no bairro América, em Aracaju. Desde já a família agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

 

Futebol sergipano

Resultados da primeira rodada do campeonato estadual de futebol profissional: Sergipe 2 X 2 Confiança – River Plate 2 X 0 Itabaiana – Olímpico 3 X América 0 – Guarani 1 X 0 Estanciano e São Domingos 1 X 1 Socorrense. O clássico Sergipe X Confiança foi bastante movimentado no primeiro tempo, que terminou com um empate em dois gols. No segundo tempo, as equipes caíram muito de produção. O empate foi justo. A arbitragem foi de Rogério Lima da Rocha, com um bom trabalho. A renda somou 69.925,00 reais, com um público pagante de 6.800 pessoas. Detalhe negativo: na reabertura do Batistão, o placar eletrônico não funcionou.

 

Caueira

Sucesso total o Verão Sergipe na Caueira, no sábado, que foi empolgado assistir a Lulu Santos teve uma grata surpresa depois: o Monobloco detonou, literalmente. Fez o público dançar pra valer. De parabéns os organizadores do governo estadual, através da secretária de Cultura, Eloisa Galdino. O prefeito de Itaporanga, César Mandarino também contribuiu para o sucesso do evento. Pelo camarote oficial passaram ainda o secretário Zeca da Silva, o secretário Cauê, o deputado André Moura, o suplente de senador, Lauro Menezes, o deputado capitão Samuel, o suplente de deputado Vitor Mandarino, o ex-prefeito Cabo Zé, o vice-prefeito de Lagarto, Júnior Ribeiro, o vereador Danilo Segundo e a anfitriã, a primeira-dama e secretária de Inclusão Social, Eliane Aquino, além de outras autoridades.

 

Vitor Mandarino

Faz consulta ao STF. Aspira a assumir uma vaga na Assembléia Estadual. Gilmar Carvalho assumiu na última sexta-feira.

 

LRF e TV Alese

A lei de responsabilidade fiscal será aplicada com rigor pela nova presidente da Assembléia Legislativa, Angélica Guimarães. Ela vai gerenciar um orçamento de 150 milhões de reais. E pretende conseguir que a TV Alese também atue com canal aberto, a fim de atingir um público maior.

 

Fábio Reis e Manoel Hora

Já estão definidas duas mudanças no segundo escalão do governo estadual. O suplente de deputado federal pelo PMDB, Fábio Reis deve assumir a Junta Comercial de Sergipe. Já o engenheiro agrônomo Manoel Hora o Pronese.

 

O Sal da Terra – Para o leitor refletir I

Tema do último domingo, nas missas da Igreja Católica, o texto bíblico que se refere ao sal da terra, à luz do mundo. Trazido para os  dias atuais, todos nós necessitam salgar a terra, ou seja, contribuir com o nosso sal, com aquela chama íntima que representa a fé em Deus. Em qualquer ambiente. Em casa, no trabalho, na vida social, enfim, é absolutamente necessário que todos estejam em estado de alerta.

 

O Sal da Terra – Para o leitor refletir II

É obrigação permanente do ser humano contribuir para a difusão dos princípios basilares do Cristianismo. Em primeiro lugar, o amor ao próximo, aliado à defesa da verdade e do bem. Da postura de cada um perante a sociedade muita coisa depende. Não se furte, portanto, de cumprir essa missão que o Senhor outorgou a cada um. Tudo isso, porém, só será possível através de uma transformação interior, em que haja o esforço para eliminar os maus hábitos, nossos pecados.

 

O Sal da Terra – Para o leitor refletir III

É preciso que cada um lembre  que Jesus Cristo valorizou, sempre e incondicionalmente, os mais humildes, os mais fracos, os mais necessitados. E acolheu os pecadores. Porque esses são os que mais precisam de sua ajuda. Se prestar a atenção, caro leitor, uma comida sem sal não tem gosto. No sacramento do batismo, o padre coloca um pouco de sal na boca de quem está sendo batizado. Portanto, o sal há de estar presente, para alimentar o espírito de cada um. Com fé em Deus, acenda a chama da esperança, em busca de muita fé e praticando caridade, não para, em troca, receber uma recompensa.

 

O Sal da Terra – Para o leitor refletir IV

A caridade deve ser praticada espontaneamente e com convicção, sem pensar em vantagens. Afinal, a fé não se compra. A confiança, adquire-se. Pensem os caros leitores deste blog, nesse tempo em que se aproxima a Semana Santa. Um tempo de reflexão profunda sobre a razão da existência de cada um. Uma mudança de rumos é oportuna e nos levará, certamente, à conquista da paz espiritual de que todos necessitam para cumprir a missão que foi confiada.

 

Filhos para o mundo I

E o governador Marcelo Déda deu uma pausa no trabalho para acompanhar até Campinas (SP) no final de semana a filha Luíza, que vai estudar Relações Internacionais na concorrida Unicamp. Para quem já passou por isso é uma sensação bem estranha, misto de orgulho e um vazio no coração. Não tem frase mais certa do que a que diz que “criamos os filhos para o mundo”.

 

Filhos para o mundo II

Há cinco anos, este jornalista passou por isso, levando o filho mais velho que passou na USP de São Carlos, para o curso de engenharia mecatrônica, onde se forma no final deste ano. Mas o rapaz achou pouco e foi mais longe ainda: foi selecionado (bolsa de estudos) para uma das mais disputadas universidades de engenharia da Europa, na França, onde estuda há um ano paralelamente com o curso da USP. No próximo ano também se formará lá. Os pais criam seus filhos para o mundo, mas eles nunca deixam de ser nossas eternas crianças.

 

Dos vivos e dos inertes I

Excelente a matéria do JC do último domingo mostrando que a justiça determinou a retirada de nomes de pessoas vivas dos prédios públicos em Lagarto. São 50 locais ao todo através de processo iniciado pelo Ministério Público Estadual.

 

Dos vivos e dos inertes II

Porém fica uma pergunta: se é um princípio constitucional o que o MPE está esperando para pedir a Justiça que sejam retirados os nomes de pessoas vivas dos prédios municipais dos outros 74 municípios. E mais: e ninguém enxerga que o governo estadual tem dezenas de prédios com nomes de pessoas vivas? O que estão esperando? Enquanto alguns estão bem vivos, outros estão inertes, desfalecendo em seus gabinetes.

 

Do desespero em Itabaiana I

E o prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo (PMDB) parece que cansou de passar boa parte do seu tempo criticando o governo estadual. Depois do recado que recebeu do eleitorado de Itabaiana, onde o irmão, Arnaldo Bispo teve menos voto que Maria Mendonça, resolveu armar a estratégia de se aproximar de Déda de qualquer jeito. E não é uma aproximação administrativa não, ele quer o apoio político do governador.

 

Do desespero em Itabaiana II

Luciano Bispo chega à beira do ridículo em convidar publicamente o vereador do PT, Olivier Chagas para ser o candidato a vice. Na verdade, a intenção dele, é tumultuar a oposição, que se unida, vai derrotá-lo no próximo ano. Como sabe que no lado de Maria Mendonça tem gente de pavio curto ele joga para ver ser alguém cai na armadilha. Mas as táticas de Luciano estão ultrapassadas. Desesperado alguns do grupo dele já dizem que Luciano pode deixar a política e lançar como candidato o padre Jerônimo. A

 

Do desespero em Itabaiana III

Até o próximo ano, Luciano fará de tudo para que a oposição brigue. Só assim ele terá alguma chance. Cabe a oposição maturidade política para perceber isso. Detalhe: o governador Marcelo Déda já percebeu essa estratégia do prefeito e estará no palanque da oposição. Em Itabaiana, as criticas de Luciano Bispo ao governador não foram apenas no campo político, chegaram ao campo pessoal. É só abrir os arquivos implacáveis das entrevistas dos prefeitos na rádio de Machado.

 

Audiência

O prefeito quer transformar uma audiência que terá com o governador, para tratar de assuntos administrativos num ato político. Por isso a notícia veiculada pelo secretário de comunicação de Itabaiana do convite para Olivier ser candidato a vice. Da audiência podem participar alguns vereadores, inclusive Olivier, mas para discutir assuntos exclusivamente administrativos. Luciano sabe que nem o PT, muito menos Déda, quer um “aliado da onça” como ele.

 

Olivier rechaça nota do sec. de comunicação da PMI

O vereador de Itabaiana, Sergipe, Olivier Chagas (PT) reagiu com veemência à nota publicada pelo secretário de comunicação da prefeitura, Marcos Aurélio informando que circula na cidade a noticia de uma possível candidatura sua a vice-prefeito, numa chapa encabeçada pelo atual prefeito Luciano Bispo (PMDB) que disputará a reeleição em outubro de 2012.O vereador disse que a sociedade deve desconsiderar qualquer informação neste sentido por não haver nenhuma tratativa de ordem eleitoral entre ele, o seu partido e o prefeito Luciano Bispo, por quem nutre respeito, mas que o tem como adversário.

 

Projeto majoritários com os aliados

Olivier reafirma que vem discutindo com os seus companheiros de sigla um projeto majoritário que poderá ser encabeçado por ele, mas respeitando a aliança existente no município entre o PT o PSB e outros 12 partidos a pelo menos quatro eleições. Quanto ao hipotético convite do prefeito para acompanhá-lo a uma provável audiência com o governador Marcelo Deda Olivier disse que se o convite for confirmado institucionalmente não ver problema acompanhar o prefeito como membro do poder legislativo onde representa o povo de Itabaiana, mas consultará seu partido sobre a pertinência ou não em acompanhar o prefeito em importante encontro.

 

Lideranças serão ouvidas

O vereador finaliza que qualquer decisão sobre as eleições de 2012 serão tomadas ouvindo as lideranças do governador Marcelo Deda, do presidente nacional do partido Jose Eduardo Dutra, as executivas dos diretórios estadual e municipal e aos deputados, federal, Rogério Carvalho, e estadual Francisco Gualberto, líder do governo na Assembleia Legislativa.

 

Aberto o cadastro para a Semana de Museus 2011

Desde a última sexta-feira, dia 4 de fevereiro, está aberta a inscrição de eventos para a 9ª Semana Nacional de Museus, que acontece entre os dias 16 e 22 de maio. Os Museus interessados em participar devem entrar no site do Ibram (www.museus.gov.br) até o dia 21 de fevereiro e preencher o formulário.A Semana faz parte das comemorações do dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. O tema, sugerido pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, é Museu e Memória.

 

Integração

A Semana Nacional de Museus é uma oportunidade para museus de todo o Brasil promoverem eventos sobre um mesmo tema e se integrarem, intensificando suas relações com a sociedade. “Museu e Memória” permite uma reflexão da importância dos museus para a história dos povos e das sociedades e leva os participantes a descobrirem e redescobrirem a memória individual e coletiva. (Fonte: Ibram)

 

Oposição avalia implantação de aterro sanitário

No último final de semana, o ex-prefeito Wagner Quintela (PSB), juntamente com a bancada de oposição, de Rosário do Catete, visitou o Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) na cidade de Paulínia (SP), gerenciado pela Estre Ambiental. A mesma empresa conseguiu uma licença ambiental em Sergipe para a construção de um (CGR) no mesmo molde da cidade paulista em Rosário, e seu interesse é processar o lixo de 20 municípios da região. Wagner Quintela estava acompanhado dos vereadores Maura Cecília (PDT), Helhinho dos Santos (PV), Genilson Costa (PSB) e do presidente da Câmara, Delson Leão (PSB).

 

Benefícios

Wagner considerou o Centro de Gerenciamento uma solução técnica interessante, principalmente pela estrutura de tratamento que o empreendimento dispõe. “Nós acompanhamos de perto todo o processamento e pudemos observar a preocupação da empresa com a disposição final do lixo que é levado para o Centro”, observou o ex-prefeito de Rosário. Todos chamaram a atenção para alguns benefícios que o empreendimento pode trazer, a exemplo da extinção de um lixão existente hoje no município, cujo chorume (líquido poluente, originado da decomposição de resíduos orgânicos) é jogado no rio Siriri, que serve para o abastecimento do município.

 

Exigências e debate

Segundo Wagner, a oposição apontou algumas exigências que o grupo considera essencial para garantir o funcionamento do empreendimento no município. “Uma delas é que a Estre execute um projeto de recuperação do rio Siriri na parte urbana, com dragagem, reflorestamento e a criação de um horto florestal”, destacou. O ex-prefeito e os vereadores deixaram claro que para a aprovação do funcionamento do Centro em Rosário, que depende da aprovação de uma lei na Câmara, é necessário também que a empresa garanta que toda a mão-de-obra possível seja do próprio município. “Eles também se comprometeram em criar um instituto de educação ambiental para os estudantes, além de uma cooperativa de catadores junto com uma usina de tratamento”, frisou Wagner Quintela.

   

 

Duas ausências

Artur Oscar de Oliveira Déda e Ezequiel Monteiro ausentes das páginas de opinião, aos domingos, do Jornal da Cidade. Quem sai perdendo é o público leitor. Com a palavra, o jornalista Luiz Melo, seu editor. Aliás, o ex-desembargador Artur Déda já retornou, na edição de ontem. Só falta o “estudante de letras”.

 

Justiça suspende posse

Posse dos novos dirigentes do Sergipe foi suspensa pela Justiça. Estava marcada para hoje.

 

Nova data

Fixada nova data. A posse só acontecerá no dia 7 de março. Uma segunda-feira de carnaval.

 

Recurso

A Assessoria Jurídica do Mais Querido recorre hoje da decisão.

 

Motivo

O motivo da decisão: a posse só poderá ocorrer após a prestação de contas dos membros diretivos que comandaram o clube no período de transição.

 

Apagão

O blecaute que atingiu sete estados do nordeste afetou a vida de 40 milhões de pessoas. O número de apagões no país duplicou em apenas dois anos.

 

Repaly

E o governo, mais uma vez, promete que a situação não se repetirá. Já vimos esse filme.

 

Café com a presidenta

A presidenta Dilma Vana Rousseff gravou o primeiro programa da série “Café da Manhã com a presidenta”, transmitido, semanalmente, por uma rede de emissoras de rádio.

 

Obama

O presidente americano Barack Obama pede eleições livres para solucionar a crise no Egito, país que é o maior aliado dos Estados Unidos e de Israel no mundo árabe.

 

Marco Aurélio

Tribunal Superior Eleitoral pede que o STF analise solicitação para suspender decisões do ministro Marco Aurélio de Melo.

 

Bovespa

Fechou a semana passada com a pior queda dos últimos dois meses – 2,1 por cento.

 

Itaquera

O projeto de construção do estádio de Itaquera para a Copa do Mundo é o pior das 12 sedes do mundial. O ministro Orlando Silva afirmou que a responsabilidade é, conjuntamente, da prefeitura e do governo de São Paulo. A FIFA apontou 109 falhas no referido projeto.

 

Fator previdenciário

O Congresso vai discutir, a partir de amanhã, a queda do fator previdenciário, que tanto prejudica os trabalhadores, quando da aposentadoria. A equipe econômica é inteiramente contra.

 

Déficit fiscal

Previsto para este ano é de 1 trilhão e 480 bilhões de dólares. Estimativa feita pelo escritório de orçamento do Congresso dos Estados Unidos.

 

Amistoso da seleção

A seleção brasileira de futebol realizará amistoso, quarta-feira, dia 9, em Paris, contra a França. O jogo será disputado no Stade de France, em Paris.

 

OAB/SE cria Clube da Corrida

A OAB/SE, por meio da Comissão Especial de Eventos Desportivos, criou o Clube da Corrida, que participará de atividades físicas entre às 18h30 e 20h, às segundas e quartas-feiras. As ações do Clube da Corrida serão iniciadas a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de fevereiro, no Mirante da Praia 13 de Julho.A partir de convênio firmado com a Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/SE (CAA/SE), em todos os encontros do Clube da Corrida haverá a prática de exercícios físicos com monitoramento do professor de educação física Madson Rodrigo Silva Bezerra.

 

Atividades do clube começam hoje, 07

O presidente da Comissão Especial de Eventos Desportivos da OAB/SE, Inácio Krauss de Menezes, informa que todos os advogados devem participar destas atividades, que começam a partir do dia 7 de fevereiro.A Comissão de Eventos Desportivos instalará um stand nas proximidades do Mirante da Praia 13 de Julho para facilitar a identificação da equipe organizadora que estará de prontidão para recepcionar os interessados em participar do Clube da Corrida.

 

Homenagem

A Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil, entidade cuja sede é o Rio de Janeiro, prestou significativa homenagem ao Dr. Nestor Jost, ex-presidente do BB, falecido em outubro do ano passado. A solenidade contou com a participação de familiares, amigos e admiradores daquele que foi um dos melhores presidentes do Banco do Brasil em todas as épocas. O presidente Gilberto Santiago presidiu a sessão especial. Nestor Jost morreu aos 93 anos. Ingressou na administração do Banco do Brasil em 1961, a convite de Tancredo Neves, então primeiro-ministro do Brasil. Seu primeiro cargo foi o de diretor da CREAI – (Crédito Agrícola e Industrial).

 

Gazeta

 No primeiro dia de trabalho na Câmara, o ex-craque Romário foi flagrado, às 17 horas, jogando fut-vôlei, numa praia carioca. O jornal EXTRA publicou matéria sobre o assunto. Romário esclareceu que, como não haveria sessão plenária, sua presença não era obrigatória.

 

Fundação José Sarney

Por causa de uma série de irregularidades, está na mira do TCU – Tribunal de Contas da União.

 

Euros na parada

O Barcelona admite pagar 136 milhões de reais pelos garotos santistas Neymar e Lucas.

 

Apagão

Não obstante o apagão da semana passada, o PMDB continua deitando e rolando, no setor elétrico.

 

Impacto

Causou impacto a decisão da justiça comum ao suspender a posse dos novos dirigentes do Sergipe. O motivo foi a falta de prestação de contas dos comandantes do período de  transição.

 

Jornalista atacados

Segundo divulgou a ONG “Sem Fronteiras”, que se dedica a defender os jornalistas de todo o mundo, cerca de 75 profissionais de imprensa de todo o mundo foram atacados, no Egito. O governo local nega.

 

Centrais acusam

A presidenta Dilma Rousseff foi acusada pelas centrais sindicais de não cumprir o trato do mínimo. “Essa postura de arrocho nos incomoda”. – Declarou o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva.

 

Debate – Trânsito

 

Campanhas ou eficiência na emissão da CNH?

Do leitor Gilson Consta Lima: “Tenho lido muita coisa sobre a necessidade de campanhas para educação no trânsito, de conscientização dos motoristas e etc. e etc.Diante de tanta manifestação para que a SMTT promova tais campanhas educativas, fico me perguntando como seria mesmo isso.

 

Será como dizer ao motorista que ele deve respeitar o sinal vermelho? Ou que tal mostrar para todos nós, cidadãos que andam com armas chamadas de carro, que a faixa de pedestre é prioridade e que as vagas destinadas aos idosos e portadores de necessidades especiais, devem ser ocupadas por veículos destinados ao transportes dessas pessoas? Poderá também ser uma campanha dizendo ao motorista que onde ele ver uma placa com o número 60 isso quer dizer que a velocidade máxima ali é de 60 km? Pode ser também informando ao motorista que onde tiver uma placa um  “E” cruzado por uma faixa isso significa que é proibido estacionar. E mais ainda ilustrando que a calçada é para o pedestre.

 

Vamos assim ver, finalmente, uma campanha efetivamente educativa com temas tão caros aos motoristas e também nunca vistos por eles. Ficaremos todos conscientes que o sinal vermelho é para parar o carro, que a faixa de pedestres deve ser respeitada e tudo o mais que esta no Código Brasileiro de Transito mas que nunca tivemos acesso.

 

Então, sabedores de que uma campanha assim será essencial, vamos concluir que nós motoristas nos tornamos habilitados para dirigir, conduzir veículos, sem saber exatamente do que é elementar, que é a preservação da vida, Portanto uma campanha de conscientização, ou como dizem alguns, educativa, dará a todos tudo aquilo que devíamos ter antes mesmo de ter a chamada CNH.

 

Mas antes poderíamos propor outra campanha. Uma que dissesse que as auto escolas precisam ensinar aos futuros motoristas um mínimo de legislação de trânsito. Na mesma campanha uma exigência para que o Detran seja mais exigente quando da concessão da CNH, impedindo que alguém a tenha sem que saiba que o sinal vermelho exige uma parada.

 

Seria bom também perguntar se a posse de uma CNH torna seu portador uma pessoa educada, respeitadora das leis e dos direitos alheios, em especial o dos pedestres. Pelo que estamos vendo serão gastos milhões de reais em campanhas publicitárias, tentando educar ou conscientizar motoristas, quando, bem antes, teríamos que ter formado cidadãos. Só isso. O resto é jogo de palavras, patrocinado por quem tem um carro como arma e por alguns poucos que preferem a morte à vida.

 

E uma última pergunta: será que um bárbaro (huno, godo ou visigodo, etc.) seria capaz de compreender as necessidades dos dias atuais enquanto motorista? Ou seria apenas um bárbaro que em vez de cavalos usasse o carro para vencer distâncias sem atentar para leis?”

 

SMTT de São Cristóvão I

Do leitor Pitágoras Moura de Andrade: “Diferente da SMTT de Aracaju que multam, prendem e espancam os infratores, na cidade histórica de São Cristóvão os agentes são desmoralizados. Por começar com as infrações que ocorrem na Praça São Francisco, motos e carros passeiam na praça como se fossem ruas, apesar de que os agentes da SMTT de São Cristóvão multam esses cidadãos maus educados, os mesmos recorrem aos seus padrinhos políticos que retiram as multas, desta forma os agentes ficam desmoralizados e desmotivados já que não tem poder de autoridade para coibir esses infratores. Lembrando que parte da Praça São Francisco esteja em seu entorno com pequenos bloqueadores ou “cabeças-de-frades” para impedirem veículos subirem na praça, porém faltam concluírem o serviço no lado da Igreja do São Francisco e do Museu de Arte Sacra por onde os infratores sobem com seus veículos por ter um nível igualitário do calçamento com a rua. Qualquer momento terá uma notícia infeliz de atropelamento de um pedestre em plena praça pública. Ou os padrinhos políticos deixam de passar mão na cabeça desses infratores ou teremos sérios danos no calçamento da praça e com agravante de atropelamento”.

 

SMTT de São Cristóvão II

Continua Pitágoras: “Outro ponto de atenção por parte da SMTT de São Cristóvão é no Conjunto Brigadeiro Eduardo Gomes, nas sextas e nos sábados especificamente, o motivo é a interdição da via que dá acesso ao Ceasa por motivo da feira livre. Os veículos são obrigados desviarem para a Rua 62 passando na frente do Colégio Prof° Glorita Portugal, porém os condutores estão dando uma “roubadinha” na rua em paralelo ao Colégio que é proibido, há no local uma placa de sinalização informando ao motorista a proibição de virar à direita, mas os condutores ignoram. Para não ocorrer um grave acidente sugiro a SMTT de São Cristóvão deixem pelo menos um agente de trânsito orientando ou até mesmo multando esses condutores que ignoram a sinalização”.

 

DO LEITOR

Apelo ao prefeito de Aracaju

Da leitora Maria José: “Por favor, Senhor Prefeito, passe na Praça que fica entre o Banese Central, Maria Feliciana e o prédio do Palace Hotel. Exatamente aonde ficam os sapateiros, banca de revista etc. Com certeza o Sr. vai ver a imundície, fedentina e desrespeito aos munícipes que são obrigados a pagar impostos e suportarem tanto descaso.Peço-lhe também que faça uma campanha para educar os cidadãos em relação ao kit higiene quando saírem com seus animais de estimação, tendo em vista que não temos a obrigação de passear em lugares totalmente sujos. Os lixos ao redor dos condomínios, os restos de material de construção , a sujeira dos mercados, a escuridão nas ruas e praças.Será que Aracaju está abandonada?”

 

Questionamentos sobre rodovia Lourival Batista

De um leitor devidamente identificado: “Em outubro de 2009, foi iniciada a obra de duplicação da rodovia Lourival Baptista, no trecho da Colônia Treze, sendo 4 km”s de percurso. Ao mesmo tempo, todo o trecho da rodovia Lourival Baptista teve inicio suas obras.No decorrer do tempo, observava-se que haviam erros de projeto na obra. Os locais por onde passa a rodovia (ficou passando bem próximo a uma escola), qualidade de asfalto (não é estável assim como nos outros trechos da rodovia), dimensões da rodovia (para se ultrapassar um caminhão, os carros ficam no limite da pista, por exemplo), entre outros.A empresa ganhadora da licitação, com prazo de 6 meses para a conclusão, mostrou-se que não tem capacidade técnica e estrutural para realizar essa obra.Passou-se quase um ano, e no período eleitoral, o governador, esteve na localidade por 2 vezes, e prometeu em comícios que essa obra terminaria no seu 1º mandato. Na oportunidade, percebeu-se até que seria possível terminar, pois começaram a instalar postes de iluminação, em todo percurso da rodovia, criando aquela expectativa, que enfim, acabariam os transtornos.No entanto, passaram-se as eleições, e o ritmo da obra foi diminuindo, e no meio do mês de dezembro de 2010, a obra parou.Algumas ações que está faltando, por exemplo:- O calçamento da pista de pedestres do lado direito, em sentido Lagarto;- Colocar os postes de iluminação para funcionar, pois só os colocaram no local, sem fazer ligações.- O trevo de acesso a Boquim ficou inacabado;- Na região do posto da polícia rodoviária, o asfalto sequer foi restaurado;- Não há sinalização horizontal, pouca vertical”.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

 “Aquele que gosta de ser adulado é digno do adulador”. William Shakespeare.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais