Por que o papa Francisco fascina tanto os jovens?

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 
(El País 25/07/2013)

Ninguém mais duvida. Francisco agrada aos jovens, católicos ou não. Mais ainda, os eletriza, como se pôde comprovar ontem nas ruas do Rio, onde pudemos ver, com um nó na garganta, o pequeno Fiat do papa materialmente invadido por uma maré de jovens peregrinos que vieram para a Jornada Mundial da Juventude.

A pergunta é por que esse fascínio de jovens que, ao mesmo tempo, como revelam as pesquisas, exigem da Igreja muito mais do que o próprio papa lhes oferece.

Os jovens hoje estão desencantados com quase tudo, preocupados com o futuro. Eles mesmos são vítimas, por exemplo, de uma violência assassina. Entre os 50 mil homicídios com armas de fogo cometidos por ano no Brasil, 80% são de jovens.

Dizem que não creem nos mais velhos. Menos ainda nos políticos. Dizem que são fundamentalmente egoístas e hedonistas. E sobretudo consumistas. Que não têm valores.

E chega Francisco, bem mais velho, quase um avô para eles, um papa exigente que os põe em guarda contra o "fascínio do provisório", quer dizer, a ânsia de consumir e possuir; que lhes diz que são a porta por onde entra o futuro do mundo, mas lhes propõe um futuro no qual "menos é mais". Chama-os a despojar-se do provisório e fugaz em busca do que permanece, da essência.

Há algumas chaves, apresentadas pelos próprios jovens presentes no Rio, que são significativas para entender esse paradoxo. Alguns desses jovens dizem que gostam do papa Francisco porque "não representa um papel. É o que diz". Como sabem disso? Intuem.

Gostam dele porque é diferente dos personagens do poder que eles conhecem e abominam. Dizem que Francisco "simplifica" as coisas, que para ele menos é mais.

Talvez porque os jovens sentem com força o verme do consumismo e do efêmero, sentem-se fascinados pela simplicidade de seus gestos e palavras.

Cansados das hipocrisias e do esbanjamento dos homens no poder, sentem-se atraídos e enlouquecidos vendo Francisco percorrer as ruas do Rio em um carro utilitário, sem blindagem, com a janela aberta. Veem-no sem medo de morrer, algo que excita os jovens.

E apreciam que Francisco seja um papa com "corpo". Não é um espírito nem um anjo. Não tem medo de beijar nem de abraçar. Não rejeita o contato dos corpos.

Intuem que Francisco não é um ator nem um hipócrita, que não exige o que não é capaz de fazer, que é consequente com suas palavras. Veem-no despojado, carinhoso, terno e ao mesmo tempo severo, a começar por si mesmo.

Quando soube que queriam contratar o chefe de cozinha de um luxuoso e mítico hotel do Rio, o Copacabana Palace, informou que preferia que as freiras lhe cozinhassem arroz, feijão e pão de queijo, bem à brasileira.

Gostam desse seu olhar, escreveu ontem um jovem, "que o olha e parece vê-lo por dentro".

Os jovens sabem que Francisco já foi como eles: teve namorada, pensou em se casar antes de decidir seguir sua vocação. Mais ainda, já sacerdote, durante um casamento apaixonou-se perdidamente por uma garota e passou, como ele mesmo contou a seu amigo, o rabino Skorka, uma semana sem poder dormir. Havia até pensado em deixar o hábito. Resistiu e preferiu seguir sua vocação. Isso também agrada aos jovens.

"Parece-nos sincero, não é hipócrita", dizia um jovem espírita que veio de fora do Rio para conhecer Francisco: "Embora eu não seja católico, gosto desse senhor tão simples apesar de ser papa", disse a um repórter do jornal "O Globo".

E, finalmente, os jovens sentem que Francisco acredita neles, no que representam no mundo. Acredita, como ele mesmo disse, nessa "capacidade de surpresa" que os jovens costumam oferecer.

Em tempos de descrença geral, enquanto grupos de adultos fazem ritos aqui na rua para "desbatizar-se" ou exibir seu ateísmo, uma boa surpresa é que centenas de milhares de jovens de tantos países e línguas diferentes se apaixonaram por um papa que lhes pede que se despojem da casca do supérfluo para sentir a vibração do que permanece e vale a pena saborear.

Sobretudo, disse-lhes o papa, vale a pena "fazer algo pelos outros". Parece pouco, mas é esse pouco proposto como mensagem condensada que está conquistando a simpatia e o carinho dessa juventude, sobre a qual ele disse ontem que "devemos abrir espaço" para que possa "crescer e amar em liberdade".

Sobre nomeação de Erasmo Marinho para diretoria do Detran/SE
Na última sexta-feira, 26, o  jovem Erasmo Marinho Filho, através do twitter explicou que sua ligação com o PSC – como o blog tinha informado – acabou e que faz parte hoje do grupo do ex-prefeito Orlandinho Andrade. “Tô onde ele estiver”, escreveu afirmando que já fez o pedido de desfiliação ao PSC e que o acompanhamento que fazia ao deputado André Moura e o senador Eduardo Amorim foi durante a eleição. O problema maior foram as criticas fortes ao governo estadual através de redes sociais num passado recente.

Pelo twitter, Silvio diz que deturparam suas palavras
Através da rede social twitter, o secretário da Casa Civil, Silvio Santos, que concedeu entrevista ao Cabaré da Quinta, disse que questionado sobre alianças em 2014 deixou claro por várias vezes a defesa da união do bloco governista e que desde 2011 o nome de Jackson Barreto foi colocado como pré-candidato ao governo estadual

Alianças
Silvio disse que deturparam suas palavras quando disseram que ele defendeu aliança com o PSC. Ele explicou que questionado sobre alianças disse que com o DEM tem restrições programática e com o PSC não há, já que o partido é aliado do PT no plano nacional. “Só isso. O resto é luta política”, escreveu.

Decisão colegiada, mas ex-prefeito só critica um conselheiro
O ex-prefeito de Capela, conhecido como Carlão, resolveu ir para a Mega FM criticar o conselheiro do TCE, Reinaldo Moura, porque ele foi o relator de um processo que julgou irregulares contas dele. O problema é que o relatório foi aprovado pelo pleno do TCE, ou seja, uma decisão colegiada e ele só criticou o conselheiro, por “motivação política”.

Faltou coragem a “Carlão”, ou é divergência pessoal?
O ex-prefeito deveria criticar todos os conselheiros, mas parece que faltou coragem ou tem divergência pessoal com o conselheiro Reinaldo Moura. Já pensou se agora todos gestores que tiverem contas irregulares resolverem acusar conselheiros? Só para lembrar: um conterrâneo de Carlão, o ex-prefeito Sukita, uma vez acusou o TCE e depois pediu desculpas públicas.

Reinaldo esclarece
Pelo twitter o conselheiro Reinaldo Moura, além de lembrar que foi uma decisão colegiada disse que o ex-gestor teve oportunidade de se justificar, mas as irregularidades permaneceram. “Mesmo com esta decisão, ele poderá apresentar recurso”, escreveu,  afirmando que o fundamento é que houve o fracionamento de despesas (locação de veículos, aquisição de alimentos e medicamentos, sem justificativa) em mais de  R$ 300mil e o limite da Lei de Licitações é de R$ 8 mil, além da retenção das contribuições previdenciárias nos subsídios do prefeito e vice.

Ex-prefeita
Reinaldo Moura rechaçou ainda os posicionamentos da ex-prefeita de Capela, Léa Sobral, esposa do ex-gestor penalizado, que também concedeu entrevista questionando sua conduta como conselheiro do TCE. "Sobre o que diz a ex-prefeita Lea, penso que agiu mais como esposa na defesa do marido. Ninguém melhor do que ela sabe que não sou nada do que ela disse. Se não aceito o embate fora do TCE proposto, é por inteiro respeito às nossas relações no passado e também à sua família", colocou.

Cabeça erguida
Lembrando que está próximo de se aposentar do Tribunal, já que no próximo mês de dezembro completará 70 anos, Reinaldo afirmou que sairá com a cabeça erguida. "Quem me conhece sabe que nunca deixei que o poder modificasse o meu modo de ser", colocou.

Congresso UGT
O Ex-deputado Jorge Araujo, Secretário Geral do PSD/SE e atual Subsecretário de Estado de Articulação com os Municípios, participou ontem do Congresso Extraordinário da União Geral dos Trabalhadores-UGT, realizado em Aracaju, com a presença do Presidente Nacional da UGT Ricardo Patah. O Secretário Geral do PSD foi levar seu abraço ao sindicalista Ricardo Patah, que é uma referência no sindicalismo brasileiro e membro do espaço democrático que foi criado pelo PSD nacional para discussão dos grandes temas de interesse da nação.

Aracaju: mais agentes concursados serão chamados
Excedentes do último concurso de Agentes da Mobilidade Urbana, promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju para compor o quadro de profissionais da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), atual órgão membro da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania, serão convocados às 7h na próxima segunda-feira, 29.

90 novos servidores
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, irá receber 90 novos servidores municipais em solenidade no auditório do Sest/Senat (Avenida Tancredo Neves, s/n, bairro Jabotiana). O objetivo de aumentar o quadro de profissionais do órgão municipal é desenvolver projetos e promover segurança viária da capital sergipana, fortalecendo também o trabalho de educação, orientação e fiscalização do trânsito.

Rivanda pode instalar comando da PM em São Cristóvão
A prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha, recebeu na tarde da sexta-feira, 26, o cel. Jackson, da Polícia Militar sergipana. O objetivo da visita ilustre foi a possível instalação de uma Companhia de Polícia no Centro no município, como tentativa de diminuir os altos índices de violência que tem assolado o município. Atualmente, o comando está na região do conjunto Eduardo Gomes.

Local
A visitação realizada pelas autoridades teve início em um prédio da Prefeitura Municipal – antiga edificação da SMTT, situada na Travessa do Porto. O local é considerado estratégico devido à proximidade do ‘Beco do Açúcar’ – zona considerada perigosa – no Centro da cidade.“Queremos realizar um trabalho de conscientização para com as famílias sancristovenses e isso envolve todo mundo: das crianças aos chefes de família. Aspiramos um futuro tranquilo para nossos moradores. Ninguém suporta mais tanta violência. Por isso, a necessidade de uma sede policial por aqui”, diz Rivanda Batalha.

Sede
O coronel Jackson se mostrou solicito. “Visitaremos alguns locais para possível sede da PM. Enquanto não se é definido local, seguiremos fortalecendo a segurança em São Cristóvão. Nós temos metas e certamente as cumpriremos. Uma delas será o emprego de mais viaturas que rodem 24h na cidade”, afirma o coronel.

Ampliação pista aeroporto Santa Maria
A Infraero publicou quinta-feira, 25, no Diário Oficial da União (DOU), edital para a contratação das obras de reforma e ampliação da pista de pousos e decolagens e do sistema de pátio de aeronaves. O assunto foi tema de matéria do jornal O Estado de São Paulo, na edição de 25 de julho.

Melhorias
Entre as melhorias previstas com as intervenções, estão a ampliação da cabeceira 11 da pista, a construção de uma nova pista de manobras (taxiway) para aumentar a fluidez na movimentação de aeronaves, a revitalização completa do sistema de balizamento da pista e o recapeamento da pista de pousos e decolagens e do sistema de pátios.Segundo a Infraero, a licitação, feita pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), na modalidade eletrônica, tem abertura prevista para 16 de agosto.

Novo terminal. Edital próximo
Também deve lançado nas próximas semanas o edital para construção do Novo terminal de passageiros do aeroporto. O Governo do Estado é responsável pelo projeto básico do terminal de passageiros, que já está em sua fase final. Depois de pronto, o projeto segue para a Infraero que analisa e depois lança a licitação da obra. O projeto da pista de pouso e decolagem também foi elaborado pelo Governo.

Entorno
O Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), já iniciou a implantação da primeira etapa do sistema viário do entorno do aeroporto Santa Maria. A obra irá interligar diversos núcleos urbanos existentes em seu traçado, criando melhores condições de mobilidade à população, além de estabelecer corredores de tráfego que possibilitem a implantação de sistemas de transporte de alta capacidade. Serão aplicados recursos exclusivamente do Governo de Sergipe, num total de R$ 20.735.684,50.

Aterro
"Inicialmente está sendo realizado o trabalho de aterro (67.424 m³), que é a primeira etapa da obra. O aterro está sendo realizado com material do Morro da Piçarreira, localizado no bairro Santa Maria. Posteriormente, será feita a drenagem, a sub-base e a base, formando as etapas da terraplanagem e, logo após, a pavimentação asfáltica (25.322,49 m²) e a colocação do meio fio (16.625 metros). Ao todo, serão implantados 4,7 km de novas rodovias. Será também construído o novo muro do aeroporto”, detalhou o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa.

Cine Vitória exibe “O dia que durou 21 anos”
O cine Vitória na rua do Turista vai exibir o filme "O dia que durou 21 anos" domingo dia 28, as 17h, no dia 30/07 (terça-feira) as 17h e dia 31  (quarta-feira) as 19h.É um documentário  que mostra a influência do governo dos Estados Unidos no golpe de estado no Brasil em 1964. A ação militar que deu início a ditadura contou com a ativa participação de agências como CIA e a própria Casa Branca. Com documentos secretos e gravações originais da época, o filme mostra como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiar o governo do marechal Humberto Castelo Branco.Com duração de 77 minutos, "O Dia que durou 21 anos" foi considerado o melhor documentário estrangeiro no St Tropez International Film Festival – França, e além de outros prêmios de igual importância. Tem a direção e roteiro de Camilo Tavares e produção de Karla Ladeia.
Uma realização e distribuição da Pequi Filmes.

Cirurgia Plástica pós Bariátrica
Na última quarta-feira (24), aconteceu no auditório do Hospital Primavera Cirurgia palestra com o tema: Cirurgia Plástica após a Cirurgia Bariátrica, ministrada pelo o cirugião plástico da Rede, Dr.  Fernando Araújo.De acordo com o especialista a cirurgia plástica é o ultimo estágio no tratamento do paciente após a cirurgia Bariátrica. Para fazê-la, é necessário um período de recuperação clínica e perda ponderal, adequados para a obtenção de resultados satisfatórios.

Motivos
O cirurgião destaca que os motivos principais que levam pacientes a buscarem a cirurgia para a melhora do contorno corporal são a auto-estima baixa, a higiene corporal, dificuldade para deambular e para vestir-se, excesso de pele em varias regiões e a estética.“As grandes perdas ponderais podem causar também o envelhecimento precoce pelas alterações, principalmente na face. A cirurgia Plástica além de proporcionar a melhora na qualidade de vida destes pacientes em termos funcionais e estéticos, também atua como fator positivo na parte psicológica. Os pacientes passam a ter mais facilidade para desenvolver algumas atividades físicas e laborais, e tem uma aceitação maior da sua imagem corporal. Isso acaba por influenciar nos relacionamentos afetivos também”, declarou o cirurgião Fabrício Araújo.

Memória – Aconteceu há 48 anos (1965)
Março – Acontece a primeira eleição após o golpe militar de 64. Outubro – Na eleição para governadores, Negrão de Lima vence na Guanabara e Israel Pinheiro, em Minas, ambos da oposição. Castelo Branco baixa o AI-2, endurecendo o regime, depois de 5 dos 11 governadores eleitos serem da oposição. JK volta do exílio. O AI-2 extingue os partidos políticos. Criado o bipartidarismo no país. Os políticos reagrupam-se, então, na ARENA – Aliança Renovadora Nacional e no MDB – Movimento Democrático Brasileiro, os dois únicos partidos do país. O primeiro, do governo. E o segundo, da oposição. Outra medida imposta pelo AI-2 foi a extinção das eleições diretas para presidente da República e a conseqüente introdução da eleição indireta, pelo Congresso Nacional, por maioria absoluta, do presidente da nação, em sessão pública e votação nominal.

Agenda
27 DE JULHO – Dia da prevenção dos acidentes de trabalho.
28 DE JULHO —  Dia mundial de combate à hepatite e também dia do agricultor.
Neste sábado, transcorre o penúltimo dia da visita do Papa Francisco ao Brasil. Amanhã, Sua Santidade retornará ao Vaticano. Grande São Paulo terá terceiro aeroporto, que será 100 por cento privatizado. Em Recife, praia de Boa Viagem fica deserta, após morte de turista por um tubarão. No México, um prefeito é preso por forjar a própria morte com o objetivo de fugir da Justiça. Faleceu, em São Paulo, a crítica de arte Radha Abramo, vítima de infarto do miocárdio e que também sofria do mal de Alzheimer. Jane Austen, a grande escritora inglesa, ilustra, com sua imagem, a nova nota de 10 libras, lançada em Londres, no Reino Unido. Governo brasileiro volta atrás e já admite rever decisão de ampliar a duração do curso de Medicina.

GBarbosa apóia Corrida do Milhão
A prática de esportes é fundamental para o bem estar, por isso o GBarbosa é um dos apoiadores da XXVIII Corrida do Milhão, que acontece no próximo domingo, 28, em Sergipe. Com um percurso de 9km com largada na rua de São João, perpassando sobre a  Ponte Aracaju – Barra dos Coqueiros e retorno do posto da Policia Rodoviária, o evento contará com a distribuição de lanches aos participantes, além dos brindes para os primeiros colocados, como bicicleta, churrasqueira, aparelho de jantar, entre outros itens.

Curtas
EMPRESÁRIOS LUTAM PARA DERRUBAR NO CONGRESSO VETO DE DILMA SOBRE FGTS. /// SETOR VAI REUNIR-SE COM PARLAMENTARES PARA TRATAR DO FIM DA MULTA DE 10 POR CENTO APLICADA SOBRE SALDO EM CASO DE DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA. /// EIKE BATISTA EXCLUÍDO DA LISTA DE BILIONÁRIOS DA BLOOMBERG. /// TELES SUPERAM BANCOS EM LISTA DE RECLAMAÇÕES. /// MINAS GERAIS TERÁ SHOPPING DE ATACADO DE 280 MILHÕES DE REAIS. /// ONU DIZ SER AFETADA POR AÇÕES DO IRÃ. /// VIA SACRA À BEIRA-MAR GANHA ARES DE SUPERPRODUÇÃO NO RIO DE JANEIRO. ///  CONDUTOR DEVE SER INDICIADO APÓS DESASTRE FERROVIÁRIO NA ESPANHA. /// ATENTADOS EM CAFÉS NA HORA DO JANTAR MATAM 28 PESSOAS NO IRAQUE. /// MULTINACIONAL PLANEJA CENTRO DE PESQUISA NO INTERIOR DE SÃO PAULO. /// EMPRÉSTIMO IMOBILIÁRIO COM RECURSOS DA POUPANÇA É RECORDE. /// PISOS SALARIAIS SOBEM MENOS QUE O SALÁRIO MÍNIMO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Bom Senso
O poderoso Joseph Blatter tem afirmado que, se acontecerem novas manifestações de rua no Brasil, como as que houve nos últimos dias, essa será a prova irrespondível de que a escolha do Brasil para sede da próxima Copa do Mundo foi um erro da FIFA, a entidade “Mater et Magistra” do futebol mundial. Argumento em contrário utilizado pelo jornalista Juca Kfouri, da ESPN e da Folha de SP, liquida o assunto: “Ora, se nem a visita do Papa as evita (as manifestações), o futebol será mais bem sucedido e a responsabilidade pela escolha, antes de ser da FIFA, é do próprio Blatter, fruto de um acordo espúrio com o ex-presidente da CBF para que este não o enfrentasse na última eleição da entidade. A sede da perpetuação no poder não é exclusividade nacional.”

Eleição 2014
Não estamos nos referindo às eleições na área da política nacional, dentre as quais, é óbvio, as que escolherão o novo presidente da República. Voltamos o foco à sucessão de José Maria Marin, na CBF. Já houve mais certeza de que Marco Pólo Del Nero, atual presidente da Federação Paulista, venha a ser o candidato da situação. Ocorre que tem muita gente boa em torno de Marin sugerindo que o candidato em 2014 deve ser ele próprio. Animado com a diminuição da pressão vinda do Planalto, aliviada por força da conquista da Copa das Confederações, o ex-governador de São Paulo, embora ainda em dúvida, já dá sinais de que está propenso a pensar em concorrer ele mesmo a um mandato integral na CBF. Como estamos a 10 meses da eleição, como diria aquele aluno principiante do inglês: “There is so much water to passunder the bridge”. Ou seja, muita água ainda vai passar debaixo da ponte.

Posição da FSF
Sem dúvida, o presidente José Carivaldo de Souza manterá sua coerência. Apoiará, certamente, Del Nero ou Marin. Mas qual seria a opção de Carivaldo se fosse solicitado a fazer uma opção entre os dois?

Nas Federações
Juntamente com o pleito na CBF, inúmeras federações (a maioria delas) também realizarão eleições para escolher novos dirigentes. O que se prevê para o nosso Estado? – Há vários cenários: 1. Carivaldo resolve concorrer a mais um mandato; 2. Carivaldo indica Milton Dantas como seu candidato; 3. Carivaldo indica outro nome para concorrer à sua sucessão; 4. Haverá candidato de oposição; 5. Só uma chapa vai inscrever-se para concorrer. Como nos tópicos anteriores, é bom lembrar aquele estudante da língua inglesa.

Atração na série A-2
O campeonato sergipano de futebol da Série A-2, a outrora chamada “segundona”, terá, este ano, apenas quatro clubes participantes. São eles: Amadense, Canindé do São Francisco, Coritiba e Maruinense. A primeira grande atração do torneio de acesso, valendo duas vagas para a primeira divisão em 2014, é o atleta Canindé, revelado pelo clube que o projetou no futebol brasileiro, e que homônimo do jogador de 32 anos, que teve passagem, além de outras agremiações, pelo São Caetano e pelo Santos, um dos principais clubes do Brasil.

Sergipe X CSA, um jogo importantíssimo
Líder isolado do grupo 4 da Série D, o Sergipe, tendo registrado, até agora, a melhor campanha dentre os 40 participantes da competição, encara, amanhã, em Carmópolis, no Estádio Fernando França, um grande obstáculo. Ocorre que, na lanterninha absoluta, com zero ponto e sem conseguir marcar um gol sequer, o grêmio do Mutange só tem como alternativa VENCER OU VENCER. Vale lembrar que , segundo um velho ditado, “garrancho é que cobra panela”. Ou seja, o Sergipe não pode convencer-se, antecipadamente, de que o jogo diante do CSA é fácil. Givanildo Sales, um especialista em motivação, comandou, ontem à tarde,  treino de conjunto, que serviu para definir a equipe que vai iniciar a partida contra o CSA, neste domingo. Hoje, sábado, o elenco rubro participa de um treino recreativo. Em seguida, começará a concentração, em hotel situado no bairro Siqueira Campos.

Venda antecipada
De ingressos foi acelerada nos dois últimos dias. Espera-se que a torcida rubra lote as dependências do Estádio Fernando França, face à extraordinária importância da partida.

Associações e sindicatos
De acordo com o que dispõe o Código Civil em vigor desde 2002, em seu capítulo II, artigo 53, “constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizam para fins não econômicos.” Já a Constituição Federal estabelece, em seu capítulo I, artigo V, inciso XVIII: “A criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.” Quanto aos sindicatos, sua criação depende de homologação, através da chamada carta sindical, emitida pelo Ministério do Trabalho. Aos sindicatos compete a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas. É vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial. Como se observa, há a exigência de existir categoria econômica ou profissional para a criação de um sindicato. Há outras características que distinguem associação de sindicato. Mas estas são as principais. Atente-se para o fato de que a atividade de árbitro de futebol não é reconhecida como categoria profissional.

Associação dos árbitros
Está confirmada para a próxima terça-feira, com início marcado para as 17 horas e 30 minutos, a eleição para a entidade que congrega os árbitros sergipanos. Dois candidatos vão concorrer. Ivanei, o atual presidente, e Edmo, candidato de oposição. O tecido social da associação dos árbitros ficará, certamente, fortalecido, com a realização desse pleito. Cabe aos seus associados, exercer, livremente, o seu direito, através do voto.

Memória
27 de julho. Em 1979, o Olímpia, do Paraguai, segura o empate de zero a zero, contra o Boca Juniors, em Buenos Aires, e conquista pela primeira vez a Taça Libertadores da América. Em 1984, o Grêmio de Porto Alegre empata sem abertura de contagem com o Independiente, na Argentina. No primeiro jogo, na capital gaúcha, vitória do Independiente por 1 X 0. Foi o sétimo título da Libertadores conquistado pelo clube argentino. Em 2002, Rivaldo rescinde contrato com o Barcelona, e acerta sua transferência para o Milan, da Itália.  Os clubes argentinos lideram no que diz respeito à conquista da Taça Libertadores da América. O Independiente conquistou 7 vezes, sendo que quatro de forma consecutiva (1972, 1973, 1974 e 1975). Ao todo, são 22 títulos dos argentinos. Os brasileiros venceram 17 edições da Libertadores. São Paulo e Santos – 3 vezes; Grêmio, Cruzeiro e Internacional – 2; e finalmente uma do Flamengo, Vasco da Gama, Palmeiras, Corinthians e a mais recente, ocorrida na última quarta-feira, do Atlético Mineiro.

Jogo rápido
Sub-19 do Itabaiana, dirigido pelo ex-craque Lima, fará amistoso, amanhã, no Presidente Médici, contra uma seleção formada por atletas de Frei Paulo. /// Rafael, do Sergipe, está recuperado e deverá enfrentar o CSA. /// Aldo Rebelo justifica viagem a Cuba: foi a trabalho, afirma o ministro do Esporte. /// Presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, quer contratar executivos para gerir o futebol tricolor. /// Atlético Mineiro esforça-se para manter Bernard em seu elenco de profissionais. /// Mesmo rebaixado para série B, o Sport do Recife vai disputar a Copa Sul-Americana. /// Barcelona X Santos, amistoso, 2 de agosto, no Camp Nou. A Globo já comprou os direitos de transmissão.

Confrontos Copa do Brasil
Os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil serão definidos no próximo dia 6 de agosto. A CBF já definiu a data do sorteio da próxima fase do torneio, que terá o ingresso das equipes que disputaram a Copa Libertadores no primeiro semestre – menos o São Paulo, que disputará a Copa Sul-americana e dará lugar ao Vasco.Para a fase de oitavas de final, os times provenientes da Libertadores estarão em um pote diferente das equipes que disputaram o torneio regularmente. O Internacional e o Flamengo, m elhores colocados no Ranking de Clubes da CBF entre os clubes que participaram das primeiras fases da Copa do Brasil, também estarão no pote 1.

Potes
Assim, nenhum clube que disputou a Libertadores poderá se enfrentar nas oitavas do mata-mata nacional.Veja a divisão dos potes que definirão os confrontos. As equipes que estão no pote 1 terão como adversários os times do pote 2.Pote 1: Corinthians/ Palmeiras / Fluminense / Atlético-MG / GrêmioVasco / Internacional /Flamengo.Pote 2: Goiás / Salgueiro-PE / Cruzeiro / Luverdense / Nacional-AM/Botafogo  / Atlético-PR /Santos.

PELO TWITTER

www.twitter.com/betocego  Acorda bem, quem dorme bem e dorme bem quem passa o dia fazendo o bem.

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Bom, é brigar com razão e dinheiro no bolso!

www.twitter.com/Rafael_Salomao  Aracaju não faz frio.. Venta. #povofresco.

www.twitter.com/felizolafilho  Se o Rei espanhol Juan Carlos viesse a SE e conhecesse uma determinada autoridade, diria sua celebre frase: porque não te calas?!

www.twitter.com/capsamuel  A indecisão é capaz de fazer você perder o que você ainda não tem".

www.twitter.com zedutra13  No ano que vem tem eleição pra Presidente e governador . Quem grita FORA é GOLPISTA . A urna é a serventia da casa.

DO LEITOR

30 dias de greve no DNIT
Da Comissão de greve do DNIT/SE: “No último dia 24/07/2013, os servidores do DNIT completaram 30 dias de greve. Hoje, a Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (ANEOR), publicou nota em cinco jornais de grande circulação (VALOR ECONÔMICO, FOLHA DE SÃO PAULO, ZERO HORA, ESTADO DE MINAS E CORREIO BRAZILIENSE) alertando para os risco de paralisação de obras rodoviárias por todo o país, em decorrência da greve dos servidores do DNIT. Sendo assim, a paralisação é fato e não pode ser esquecida pelos dirigentes de tal órgão.Enfim, para maior compreensão, seguem em anexo, documentos publicados pela ANEOR e folder que expõe dados importantes do DNIT.”
 
Concordando com o Oscar Freire: violência
Do leitor Luizinho Santana: “Concordo em parte com o comentário feito nesta data pelo leitor Oscar Freire, nada temos mesmo a comemorar com índice tão alto de violência em nossa cidade, e porque não estender a todo Estado de Sergipe, são grandes os índices de assaltos nas cidades do interior e propriedades rurais, sem contar mortes provocadas por outras formas de violência é uma verdadeira epidemia e o pior de tudo é que não tem governo que consiga controlar esse mal a não ser com tratamento recíproco, o que geraria injustiças, de modo que estamos de mãos atadas. Pergunto ao Oscar Freire, quando podemos considerar conflito armado se só um lado está armado, melhor seria Lobos contra Cordeiros, mesmo assim, foi bom ele fazer referência a esse índice negativo.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frases do Dia
"O que escreverei terá cada vez menos chance de ser compreendido. Mas isso é meu problema. Estou numa lógica de desafio".

“É preciso viver na inteligência com o sistema e em revolta contra as suas conseqüências. ..”

“Se seguimos as vias da política do mal, as vias irônicas da corrupção, então chegamos a uma conclusão reconfortante: a corrupção é o mal que nos preserva do pior.”

Jean Baudrillard, sociólogo e filósofo francês, nasceu em 27 de Julho de 1929 e morreu em Março de 2007.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais