Posto fantasma, obra autorizada condicionado licenciamento ambiental

0

                             Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.



Quem é o padrinho político desta imoralidade que pode provocar uma explosão atingindo centenas de famílias em Aracaju?

A instalação do “posto fantasma” da Rua Arauá, no São José, (vizinho ao Wizard), é uma obra irregular que está sendo executada nas caladas da noite e nos finais de semana para fugir do olhar atento da Sema, da Emurb, da Emsurb e do CBM, haja vista se tratar de empreendimento que atenta contra as normas ambientais.

A obra do “posto fantasma” foi autorizada pela Emurb, condicionada à licenciamento ambiental da SEMA. Ora, então bastaria que a SEMA buscasse na Emurb os dados dos donos do “posto fantasma”, para aplicar as sanções de interdição e multa pela instalação de “negócio” poluente e explosivo sem a prévia licença da Sema, simples assim.

A Sema está alegando que só poderia interditar o “posto fantasma” depois da notificação de seus proprietários, para lhes garantir um suposto direito ao contraditório. O blog foi informado que o Ministério Público já orientou a Sema a interditar a obra que é feita à noite e nos fins de semana. Não tem licença. Aliás, é papel do município estabelecer horários, fiscalizar e controlar obras.

Os proprietários do temerário posto correm da fiscalização da Sema, como se fosse o diabo correndo da cruz, certamente por contarem com a conivência de gestores da Prefeitura de Aracaju.

O Blog, no intuito de mitigar os riscos de uma explosão defronte a um prédio residencial, faz um sugestão à Emurb, Emsurb, ao CBM e à Sema para interditarem o local até que os donos do “posto fantasma” apareçam para receberem a Notificação da irregularidade e interdição dessa “aventura macabra”.

Ora, ora! Se os proprietários estão se evadindo da luz do dia, para não serem notificados pela SEMA, o que configura obstrução à atividade de fiscalização ambiental, a SEMA pode, e deve, se utilizar de todos os meios legais possíveis para embargar a obra, inclusive instando blocos de concreto no portão de acesso; tudo isso no exercício de seu legítimo direito de polícia administrativa e ambiental da PMA.

Essas coisas só acontecem porque os órgãos de fiscalização são omissos no cumprimento do seu dever de fiscalização OSTENSIVA das obras e “puxadinhos” esparramados por toda Aracaju.

O resto seria a mais flagrante leniência dos órgãos de fiscalização da PMA, onde um autoriza uma obra, condicionado ao licenciamento de outro que, por sua vez, finge não saber localizar os dados dos proprietários de tal posto, junto à EMURB, à SEMFAZ ou ao CBM.

A luta dos moradores da região – encampada pelo blog – tem sido para evitar tragédia anunciada como a que ocorreu na semana passada, em São Paulo.

Será que a PMA vai apostar numa tragédia, fruto da omissão do Poder Público Municipal?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Veja acima a evidência da irregularidade do “posto fantasma”, cuja licença de instalação fora cancelada pela SEMA, desde abril/21. Porém, o dono do posto insiste em afrontar a revogação da licença ambiental, acreditando que seu padrinho político da PMA vai passar o rolo-compressor sobre a SEMA. Só resta apelar ao MPE e ao CBM!!


Carros (inclusive caminhonetes 4 x4), lotes organizados e segurança armada. Os “sem tetos” de Aracaju que invadiram um terreno à beira mar Tem autoridade em Aracaju? Tem político protegendo os diversos movimentos que hastearam bandeiras no local? Muita gente da classe média e, inclusive, tem policial, conforme informação em grupos de whatsApp. Será que os sem tetos de verdade podem ter um pedacinho de terra no céu, ou melhor, à beira mar? Umas quatrocentas barracas em pleno Cartão Postal de Aracaju. Quem é o dono da área? Ingressou com o restabelecimento da posse?




AJU, conjunto Lourival Batista: moradores denunciam quadra abandonada pela Prefeitura e podem bloquear avenida Moradores do Conjunto Lourival Batista, zona oeste de Aracaju, já não suporta tanto abandono E descaso por parte da Prefeitura Municipal de Aracaju. Como se já não bastassem as ENXURRADAS diante de um mínimo de chuva, a quadra de esporte, que fica na parte interna do conjunto e se constitui no único equipamento de lazer da comunidade, está prestes a desabar. São toneladas de ferro que estão expostas ao tempo e sem nenhuma manutenção. Não só as ferragens, mas o piso da quadra não tem nenhuma condição para a prática de esportes. Mesmo assim, a qualquer hora do dia, crianças brincam colocando em risco suas próprias vidas. Diante do histórico descaso, já há uma movimentação de moradores no sentido de bloquearem a Av. Oswaldo Aranha. QUEM AVISA, AMIGO É!


Cadê os agentes da SMTT nos retornos da Avenida Pedro Valadares? A comunidade, principalmente nos horários de pico, cobra o retorno da presença dos agentes da SMTT nos retornos da Pedro Valadares, em frente à igreja quadrangular (dos famosos pastores), e o próximo ao supermercado Bompreço. Acorda SMTT!

Direito das mulheres: Diná Almeida e Goretti Reis assinam carta em Brasília por mais avanços As deputadas Goretti Reis (PSD) e Diná almeida (Podemos), Procuradora Especial e Procuradora adjunta da Mulher na Alese, participaram do 1º Encontro Nacional das Procuradorias da Mulher, em Brasília, nos últimos dias 30 e 31 de agosto. A programação do evento foi voltada a debates importantes acerca de ações de combate à violência contra a mulher, bem como iniciativas em busca de maior representatividade e visibilidade às mulheres na política. Ao encerrar o evento, as Procuradoras assinaram a Carta do Encontro, através das quais pedem avanços e garantias dos direitos das mulheres. No documento, as parlamentares reforçam a importância do enfrentamento à violência contra a mulher, as garantias dos direitos sexuais e reprodutivos, bem como o aumento da representatividade feminina na política.

Pautas “Levantamos questões de extrema relevância para fortalecer as pautas da bancada feminina. A carta foi uma forma de deixar registradas as nossas reivindicações para que possamos acompanhar e cobrar resultados. O encontro foi, em geral, maravilhoso. Tivemos a oportunidade de conhecer mulheres incríveis, fortes e sensíveis às causas que também abraçamos aqui em Sergipe, bem como pudemos falar de lutas que engajamos em nosso Estado também”, ressaltou a deputada Diná Almeida. As Procuradoras da Mulher da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, das Assembleias Legislativas e das Câmaras Municipais de todo o Brasil, fizeram questão de parabenizar o Tribunal Superior Eleitoral – TSE pela campanha de incentivo à participação feminina na política, bem como todos os envolvidos na realização do evento.


Conscientização em prol do aleitamento materno O Hospital e Maternidade Amparo de Maria (HRAM) em Estância/SE, promoveu, na terça-feira, 31, uma programação especial em alusão à campanha Agosto Dourado, que tem como objetivo a conscientização em prol do aleitamento materno. Com o tema: Amamentação – Amor que vem do peito, foi realizada uma palestra com dicas e orientações na recepção da maternidade sobre a importância da amamentação.

Importância A ação, destinada as pacientes e colaboradoras da unidade, foi realizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), que tem como responsável a enfermeira Gleise Fontes. Ela reforça que a iniciativa é celebrar a campanha do Agosto Dourado conscientizando as pacientes e suas respectivas acompanhantes a cerca da importância do aleitamento materno. “É sempre relevante ver que a nossa maternidade possui profissionais proativos que trabalham em conjunto para levar o melhor atendimento e as melhores experiências aos nossos pacientes.”

Alimento completo Manuelle Menezes, coordenadora de enfermagem da maternidade, ressalta que os profissionais da unidade possuem o papel fundamental de promover, incentivar e orientar todas as mamães sobre a importância da amamentação e os seus benefícios. “O leite materno vale ouro, por isso, a cor escolhida para dedicar ao mês da amamentação é o dourado, porque o leite é um alimento completo para o bebê e possui todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento da criança. Então, conscientizar também é uma forma de demonstrar todo nosso sentimento de acolhimento aquelas que começam a partir daqui viver uma das maiores experiências da vida que é ser mãe”, finalizou a coordenadora.

Incentivo Em tempos de várias desinformações nas redes sociais, a Maternidade Amparo de Maria ressalta que toda mamãe é capaz de amamentar e que nenhum leite materno é fraco, por isso a importância de incentivar a amamentação desde o primeiro dia de vida do bebê. Além de entender todos os benefícios de amamentar, o ato também é uma forma de demonstrar emocionalmente todo amor que vem do peito. Ao final da palestra, foi servido um delicioso café da manhã, acompanhado pela entrega de lembrancinhas para as mamães. O evento, seguiu todas as recomendações de segurança contra a Covid.


Rosário do Catete: César Resende reassumiu cargo de prefeito  Ontem, 1º de setembro, Antônio César Correia Diniz de Resende, 53 anos, reassumiu o cargo de prefeito de Rosário do Catete, após mais de 100 dias afastado para tratamento de saúde. O gestor ficou 73 dias internado em decorrência das complicações provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19), chegando a ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Aracaju. Desde o dia 12 de maio, Rosário do Catete está sendo administrada interinamente pelo vice-prefeito, o empresário Magno Viana Monteiro dos Santos, 28 anos, do Republicanos.

Solenidade César Resende reassumiu o cargo em uma solenidade simples e restrita. Logo cedo, aconteceu uma missa em ação de graças na Capela de Nossa Senhora do Amparo, que foi celebrada pelo pároco de Rosário do Catete, Pe. Diógenes Rodrigo Rodrigues Araújo. Em seguida, o prefeito foi recepcionado pelo Batalhão dos Idosos comandado pelo Chefe João Vieira. O processo de transmissão do cargo iniciou em uma sessão solene no plenário da Câmara de Vereadores, presidida pela vereadora Amélia Resende e finalizada no gabinete do prefeito, na sede da Prefeitura, na Praça Dr. Clodoaldo Passos. Todos os eventos ocorreram em conformidade com os devidos protocolos sanitários para evitar a disseminação da Covid-19.

Instituto de Identificação “PAPILOSCOPISTA WENDEL DA SILVA GONZAGA.” Servidor faleceu por conta da Covid-19  E o governador Belivaldo Chagas assinou decreto denominando o atual Instituto de Identificação do Estado de Sergipe, Instituto de Identificação “PAPILOSCOPISTA WENDEL DA SILVA GONZAGA”. Na justificativa o governador considera a relevante atuação do Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga na Comissão Interventora do Instituto de Identificação do Estado de Sergipe instaurada em 24 de abril de 2018, que contribuiu com sua atividade para a instalação da primeira sede própria do Instituto.

 Trabalho E destacada também a expressiva relevância do trabalho do Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga no Núcleo de Inteligência e Apoio à Atividade Policial do Instituto de Identificação do Estado de Sergipe, criado em agosto de 2018; Considerando que em razão das diligências do Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga, o Serviço Oficial de Papiloscopia e a atividade de Polícia Judiciária do Estado de Sergipe ganharam grande notoriedade no Estado de Sergipe e também nacionalmente.

Trabalho II Considerando que Wendel da Silva Gonzaga, por meio de seu compromisso pessoal com o serviço público, em sua total e irrestrita disponibilidade para o exercício de suas atividades e também em sua disposição de estudar e desenvolver novas técnicas de trabalho, foi um dos grandes responsáveis pela elucidação de crimes de grande repercussão no Estado de Sergipe e considerando que o Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga foi o primeiro servidor civil da Secretaria de Estado da Segurança Pública que, em atividade, veio a falecer em razão de complicações provocadas pela infecção do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, fato ocorrido em 25 de junho de 2020.


No Ministério da Saúde, Zezinho Sobral trata da necessidade da abertura da Maternidade do HU Em ampla agenda em Brasília, o deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) foi até o Ministério da Saúde para dialogar com o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, e o diretor de articulação estratégica, Breno Leite Soares, sobre ações voltadas aos avanços da saúde pública em Sergipe. Na ocasião, Zezinho Sobral tratou da necessidade da abertura da Unidade Materno Infantil e do Centro Obstétrico do Hospital Universitário de Aracaju (HU-UFS), que estão concluídas.

Estrutura “A estrutura está pronta, preparada para atender mulheres e gestantes sergipanas, aguardando, apenas, a instalação de equipamentos, convocação dos aprovados do concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e a contratualização dos serviços. Por ser ligada à UFS, formará profissionais para as áreas de cirurgia pediátrica e oncológica, etc. E, por ser de média e alta complexidade, será vital para mães e bebês que têm complicações e precisam dessa assistência reforçada”, explicou Zezinho Sobral, que esteve acompanhado pelo deputado federal Laércio Oliveira, que se somou à causa e contribuiu na interlocução com o Ministério da Saúde.

Carta Na ocasião, Sobral apresentou uma Carta de Serviços ao Cidadão e explicou que a Maternidade do HU é de vital importância para a rede materna de Sergipe por ter UTIs materna, neonatal e pediátrica, o que ampliará o atendimento pediátrico e viabilizará a realização de cirurgias mais complexas. São mais de 7 mil m², com estrutura de seis pavimentos e 118 leitos. Além das UTIs, o espaço ofertará consultórios médicos, um centro cirúrgico com cinco salas de parto e seis salas cirúrgicas (uma para procedimentos de mastologia, duas para obstetrícia, uma para ginecologia e duas para pediatria).

300 partos mês “A unidade poderá realizar mais de 300 partos por mês, integrará o sistema SUS e desafogará a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, atual referência na assistência às gestantes consideradas de alto risco. A maternidade que está sendo feita em Aracaju, no bairro Santa Maria, é muito bem-vinda e agregará bastante na Rede Materna para a assistência aos casos de baixa complexidade. Já o HU possui uma condição bem diferente porque pode atender casos de média e alta complexidade. Temos equipamentos importantíssimos e necessários que, em funcionamento, comporão a rede materna e pediátrica do estado de Sergipe e cuidarão do público específico de acordo com a complexidade. Defendo o SUS e o fortalecimento da assistência”, complementou Zezinho Sobral.

Jalagipe 2021 A 18ª Jornada de Anestesiologia de Alagoas e Sergipe (Jalagipe 2021), realizada no último sábado (28), contou com diversas discussões científicas na área. Com o tema “Enfrentando Desafios nos Reinventamos”, o evento se encerrou como a primeira Jornada de Anestesiologistas realizada presencialmente no Brasil desde o início da pandemia da covid-19. O evento foi promovido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) e a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Alagoas (Saeal). Para o presidente da Saese, Dr. Áley Newton, o evento encerrou superando as expectativas. “Estamos com o sentimento de realização, porque foi difícil trabalhar um evento tão grande dentro das normas sanitárias e controlar o número de inscritos para limitar a quantidade de pessoas. Mas deu tudo certo, foi uma estrutura de inovação, trouxemos recursos de mídia e de áudio de alta qualidade”, destacou Dr. Áley, acrescentando que a Jalagipe foi o primeiro evento presencial da anestesia brasileira e contou a presença de presidentes de outros estados, como Maranhão, Bahia, Alagoas, além da presença do presidente da SBA, que participou pela primeira vez aqui em Sergipe.

Jalagipe 2021 II Segundo a presidente da Saeal, Humberli Gomes Carvalho, foi um grande desafio realizar a 18ª edição nesse momento de pandemia. “Não só por reunir muitas pessoas, mas também pela grande estrutura desse evento. Estamos tendo todos os cuidados de proteção, seguindo todos os protocolos e foi um verdadeiro desafio”. E presidente da SBA, Augusto Takashima, participou dos dois de evento e parabenizou a Saese e a Saeal pela realização da jornada, mesmo com os desafios do atual momento. “O conteúdo das palestrantes e a qualidade das palestras superou muito as expectativas. Foi um momento de renovar os votos na especialidade da anestesiologia. A Saese e a Saeal estão de parabéns”, informou. A Jalagipe 2021 contou com uma vasta programação. Foram três simpósios, nove conferências e uma miniconferência, além de palestras com temas sobre atuação da anestesiologia em diversas áreas, ministradas por profissionais de Sergipe, Alagoas, São Paulo, Bahia, Maranhão e do Distrito Federal.



PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Do Andersons Blog: Uma simples foto pode causar um reboliço eleitoral? Pode sim! A prova viva é o volume de especulações que surgiram por conta da foto em que Valmir de Francisquinho (PL), ex-prefeito de Itabaiana, e a senadora Maria do Carmo (DEM) aparecem juntos na missa em ação de graça pelo aniversário da cidade serrana. Peeeeeense num barulho danado por causa de uma fotinha! Para entrar nesse debate, emitindo também a sua opinião, clique nos links abaixo e vá direto ao assunto no AndersonsBlog: http://andersonsblog.com.br/valmir-de-francisquinho-e-a-capacidade-de-mudar-o-jogo-eleitoral-de-22/ e https://www.instagram.com/p/CTRt-t2LPz5/?utm_medium=copy_link


18ª Semana do Pescado O evento tem o objetivo de estimular os setores da pesca e dos bares e restaurantes que foram afetados pela pandemia do coronavírus. Este evento é uma ação colaborativa entre Fecomércio, Abrasel, Sebrae e Prefeitura de Aracaju. A principal ação dos 15 dias dedicados à Semana do Pescado foi o incentivo do consumo deste produto em 32 bares e restaurantes associados à Abrasel que estão oferecendo para o público que compareceu uma gastronomia diversificada, com pratos baseados em peixe, camarão, salmão, sururu, entre outros produtos pescados. Confira mais sobre a Semana do Pescado no site da Fecomércio: https://www.fecomercio-se.com.br/destaques/semana-do-pescado-movimenta-economia-sergipana

 

 

 

 



Promoção! Promoção! Se você tomou a primeira dose da vacina tem 10% de desconto e se tomou as duas ou dose única, tem 20% de desconto… E você já pode usar nas trilhas deste final de semana… Confira!

 



EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

 

 

Túmulo faz parte do terceiro EP da trilogia INFLUÊNCIAS e será lançado em dezembro , toda produção é sergipana pilotada por @evaldoevas e @evandroxlima , AGUARDEM
https://www.instagram.com/reel/CTSqv6bJHtn/?utm_medium=share_sheet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO

Martha Hora uma poetisa sergipana Por Francisco Rollemberg



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 






Frase do Dia
“Em tempo de guerra se vive no presente. O ontem já se foi e o amanhã talvez não venha.” William Faulkner.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-09/papa-francisco-entrevista-radio-cope.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais