Poupar ou consumir?

Lula deu o passo seguinte da estabilidade econômica com inclusão social, mas fez a alegria da "nova classe média" com crédito, geladeira, fogão e carrinho novo -aspirações legítimas, mas imediatistas- e negligenciando reformas estruturais que garantam desenvolvimento e bem-estar sustentáveis.

Dilma vai adiante. Assegura a estabilidade e a inclusão, mas está conformada com as oscilações dentro da meta de inflação -sem obsessão de atingir o centro- e dá o choque na Selic e nos juros do BB e da CEF, forçando os bancos privados a irem atrás, até por uma questão de mercado.

Além de enfrentar os bancos e relevar a inflação, Dilma teve a coragem que faltou a Lula para aprovar no Congresso o fundo de previdência privada para o funcionalismo e anunciar ontem mudanças na caderneta de poupança -um dogma nacional desde a heresia do confisco da era Collor-Zélia.

A valentia de Dilma, porém, é apenas parte da história. É preciso conhecimento, firmeza na implantação e uma calibragem fina dos efeitos da queda dos juros (que só os bancos rejeitam) e da mudança na poupança (que todo mundo teme).

Um dos maiores problemas do Brasil, segundo os especialistas, é a falta de poupança, com o setor público gastando muito, a novidade do desaquecimento industrial e a população alegremente empenhada num delicioso esporte: o consumismo.

Os imóveis pela hora da morte, as Bolsas fraquejando, o Tesouro Direto e os fundos minguando com a Selic e, agora, a boa e velha poupança perdendo embalo. Onde os poupadores vão meter o seu rico dinheirinho nesses tempos de juros mais baixos dos empréstimos e do cartão de crédito? No consumo? Em produtos chineses? Ou em Miami?

Poupar é preciso e inflação não é mais um bicho-papão, mas ainda morde. E o Congresso vai levar isso em conta ao votar a MP no meio de uma CPI e da eleição municipal. (Eliane Cantanhêde/Artigo publicado na FSP, de hoje, 04/05)

Ciclomotores
O município de Ubá (MG) tem como prefeito Edvaldo Baião, que enviou a Câmara Municipal em 17 de abril deste ano  proposta de projeto de lei que “Dispõe sobre procedimento para a implantação de licenciamento dos ciclomotores no Município de Ubá, estabelece valores para cobrança de taxa de licença, e dá outras providências”. O projeto ainda não foi aprovado lá, mas tem uma semelhança com o de Aracaju: é idêntico, parágrafo por parágrafo, só muda os valores taxas.

Cópia não tem problema. O problema foi “estudar” por 30 dias
O daqui foi apresentado por Jony Marcos que disse que estudou por muito tempo  (30 dias, com gravação p/ comprovar)com os técnicos da assessoria dele. Na verdade Jony fez uma cópia ( o que não é nada demais), porém o problema foi alardear que passou 30 dias estudando com sua assessoria. Então Jony pode colocar todos para fora, porque a proposta não passa de uma cópia do projeto de Ubá. Agora os colegas na Câmara chamam o vereador de “Jony do Baião” e estão apostando se ele foi para o município de Ubá de ciclomotor ou de carroça. Arrepare, amigo Osmário!

Aracajuanos precisam ficar atentos aos vereadores
Ontem, 03, pelo twitter, o radialista Douglas Magalhães escreveu sábias palavras: “Acredito que os vereadores de Aracaju não representam os interesses da sociedade aracajuana e a renovação será inevitável”. Espera-se que elas sejam proféticas.

Comissão de Constituição e Justiça votou corretamente
Só para lembrar aos leitores. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Aracaju rejeitou por unanimidade o projeto de Jony por conta da inconstitucionalidade. Só quem pode criar taxas e o Executivo. De parabéns os vereadores Danilo Segundo, Karla Trindade, Fábio Mitidieri, Nitinho e Rosangêla Santana. Jony recorreu ao plenário – como prevê o Regimento – e teve o projeto aprovado em primeira discussão.

Dados Homicídios em Sergipe referentes aos meses de Jan/Fev/Mar.
(Fonte SSP, através do SETV 2ª Edição, dia 03.05.2012)2008 – 128/ 2009 – 143 (crescimento 2009 em relação a 2008 – 11,71%)/ 2010 – 159 (crescimento 2010 em relação a 2009 – 11,18%)/ 2011 – 179 (crescimento 2011 em relação a 2010 – 12,57%) / 2012 – 190 (crescimento 2012 em relação a 2011 – 06,14%). Crescimento 2012 em em relação a 2008 – 48,43%. A taxa de homicídios em Sergipe é de 33 homicídios por 100 mil habitantes, maior que a média nacional que é de 26 por 100 mil habitantes, e 3 vezes maior que a considerável aceitável pela Organização Mundial de Saúde – OMS, que é de 10 homicídios por 100 mil habitantes.

Pesquisas: Santo de Casa faz Milagres
Cansado de aparecer lá embaixo nas pesquisas de intenção de voto para prefeito de Aracaju, o eterno candidato conhecido nacionalmente pelos apelidos que ganhou da mídia nacional pelo mandato desastroso que teve resolveu criar um instituto de pesquisas e um site para satisfazer seu ego. E esta semana enviou para imprensa tentando conquistar algum espaço. Coisa feia! O blog acabou de lembrar daquela personagem de novela, chamada de Darlene, que só faltou colocar uma melancia no pescoço para aparecer na mídia.

Kaká Andrade receberá troféu em MG
Com presença do Governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, o atual secretário de gestão e meio ambiente, Kaká Andrade será o único sergipano a receber o XXII Troféu MG Turismo, no elegante Hotel Mercure BH Lourdes, na próxima segunda-feira, 7 de maio, sendo uma promoção do Troféu MG Turismo, onde desde 1990 mais de 2.200 personalidades de várias atividades econômicas foram homenageadas. O secretário Kaká Andrade recebe a homenagem pelo reconhecimento do seu trabalho na área de gestão público e meio ambiente desenvolvido ao longo de quase 8 anos em Canindé. Entre os homenageados sergipanos com o Troféu MG Turismo já estiveram a ex-vereadora Tânia Soares; o Prefeito de Canindé de São Francisco, Orlandinho Andrade.

Lançamento do livro de poemas e crônicas inéditas de Cleomar Brandi, "Coiote sutil"
Está marcado para o dia 17 de maio, uma quinta-feira, na Sociedade Semear. Além da noite de autógrafos, com o

Clique em cima para ler o convite.

jornalista Chico Ribeiro Brandi, irmão de Cleomar, teremos música com os vários e eternos amigos de Cleomar, e um recital improvisado. A renda da vendagem será doada à Associação dos Amigos de Crianças com Autismo em Sergipe. Vamos lá colaborar e apreciar mais uma obra literária do nosso saudoso amigo Cleomar Brandi, que nos deixou em julho de 2011.

Tapa buraco na rua Itabaiana em horário de rush foi feito por terceirizada da Deso
O blog informou errado ontem, 03, quando publicou que a Emurb resolveu tapar um buraco na rua Itabaiana às 13h30, na última quarta-feira, provocando um grande engarrafamento. O caos foi provocado por uma empresa terceirizada da Deso. A Prefeitura de Aracaju tentou fazer convênios com todas as empresas que prestam serviço a Deso, mas apenas duas aceitaram. Quando a Emurb vai tapar buracos em uma via com muito trânsito comunica a SMTT para que sejam tomadas as devidas providências.

Ruas esburacadas pela Deso
O prefeito Edvaldo Nogueira é critico ferrenho do trabalho da Deso e as terceirizadas. Ele lembra que a Prefeitura asfaltou no ano passado diversas ruas do bairro Atalaia e agora estão todas esburacadas. E o pior quando o serviço não é feito pela Emurb, que preza pela qualidade, as ruas ficam com depressões e verdadeiras lombadas. Parece que na Deso ninguém fiscaliza a qualidade dos serviços prestados pelas terceirizadas.

Placas maiores na praia da Coroa do Meio
A chamada praia dos artistas em Aracaju, localizada na Coroa do Meio sempre foi perigosa. O problema agora é que os turistas estão frequentando o local e não tem a devida consciência do perigo. É preciso que as placas de sinalização sejam maiores (as atuais são pequenas), que possam realmente chamar a atenção para o perigo. Se é a quarta praia perigosa do país é preciso uma prevenção maior. A dica foi de um leitor ontem, 03, através de um comentário.

Japoatã: Jackson recebe título
Ao receber o título de cidadão japoatanense, na última quarta-feira à noite, na sede da Câmara de Vereadores do município, o vice-governador Jackson Barreto foi surpreendido com um discurso emocionado do procurador-geral do MPE, Orlando Rochadel, homenageando o advogado e procurador falecido recentemente Jugurta Barreto, irmão de Jackson. Ele lembrou que Jugurta foi homenageado ainda em vida com a outorga do mérito Tobias Barreto, a mais alta condecoração do Ministério Publico de Sergipe, que durante a atual gestão da instituição só foi concedida uma vez.

Tese de doutorado
Rochadel também destacou a atuação política de Jackson, e disse que Sergipe tem muito orgulho em ter um político da estirpe do nosso atual vice-governador. "Jackson é daqueles políticos que merece uma tese de doutorado, para analisar a sua brilhante história. Quando cheguei a Aracaju há 30 anos, ouvi falar dele. Só quem mora em Aracaju sabe a força de Jackson, sabe como ele conhece aquela cidade e as pessoas que moram nela", disse o promotor.

Educação
O vice-governador agradeceu as palavras do procurador-geral e elogiou o seu belo discurso. Destacando a profunda formação cristã do chefe do Ministério Público, Jackson disse que tinha muita coisa em comum com ele, a exemplo do compromisso social e do valor dado à Educação, dando como exemplo a construção da escola Vitória do Santa Maria em Aracaju.

Caso Demóstenes. Valadares informa votação de relatório
O senador da República, Valadares (PSB), presidiu mais uma sessão do Conselho de Ética do Senado Federal, na manhã de ontem, 03,quando o senador Humberto Costa (PT/PE), relatordo processo de investigação contra o senador Demóstenes Torres (Sempartido/GO), apresentou o relatório preliminar, declarando a admissibilidade da representação formulada pelo PSOL, que pede investigação por suposta quebra de decoro parlamentar.

Decoro parlamentar e práticas contrárias à ética
Na condição de presidente do Conselho de Ética, o senador Valadares informou que o relatório apresentado por Humberto Costa será submetido à votação no colegiado já na próxima terça-feira (08/05).  "Com a votação, os membros do Conselho de Ética decidirão sobre a abertura ou não de procedimento investigativo contra Demóstenes Torres", esclareceu. No relatório, Humberto Costa declara ter identificado "indícios de quebra de decoro parlamentar e práticas contrárias à ética por parte de Demóstenes Torres".

Edvaldo faz palestras na Bahia
O êxito da gestão municipal e a qualidade de vida de Aracaju resultaram em convites para o prefeito Edvaldo Nogueira realizar duas palestras na Bahia, em Salvador e Itabuna. Convidado pela Fundação Maurício Grabois e entidades do movimento social de Salvador, ontem, 3, no Hotel Portobello, em Ondina, ele foi o palestrante do debate “Crescimento e desenvolvimento sustentável das cidades – Desafios do gestor municipal”.

Destaque
“A capital sergipana foi escolhida como tema do debate por ter se destacado, nos últimos anos, como referência regional, além de ter recebido diversas menções e prêmios em várias áreas de gestão pública”, informou Milton Barbosa, representante da Fundação Maurício Grabois em Salvador. Participaram do debate o secretário extraordinário para Assuntos da Copa, Ney Campello, a deputada federal Alice Portugal, representantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da sociedade civil organizada, como o Movimento Vozes Salvador. Todos destacaram os “indicadores muito bons” de Aracaju.

Avanços
“Os baianos são muito receptivos à gestão de Aracaju e se dizem impressionados como a nossa cidade é bem cuidada”, observou Edvaldo Nogueira, que falou sobre os avanços alcançados nos últimos seis anos nas diversas áreas, como na política habitacional socialmente justa, infraestrutura urbana, educação e na melhor política salarial dos últimos 30 anos.

Itabuna
Nesta sexta-feira, 4, às 19 horas, o prefeito Edvaldo Nogueira profere a palestra “Desenvolvimento de cidades” na Câmara Municipal de Itabuna, a convite do presidente Rui Miscócio Góes Machado, das mãos de quem Aracaju receberá o título de Cidade-Irmã de Itabuna. “É uma honra ser homenageado por uma cidade que foi praticamente colonizada por sergipanos”, disse ele. O prefeito vai virar “papa jaca” denominação carinhosa para quem nasce em Itabuna (o titular deste espaço nasceu lá, terra que teve como pioneiros diversos sergipanos de Estância).

Captação
O ex-deputado federal Pedrinho Valadares está entusiasmado como trabalho que vem desenvolvendo prestando assessoria ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos na área de captação de investimentos externos. Hoje, 04, ele vai para a China na comitiva do governador e entre outras ações, terá a oportunidade de conhecer a maior fábrica de ônibus do mundo.

Eduardo Campos expande liderança
O governador Eduardo Campos vem recebendo visitas de todo o país para conhecer o modelo administrativo adotado em Pernambuco. Na última semana recebeu uma comitiva de deputados do Piauí e de deputados da Bahia. Estes últimos além de conhecer o trabalho desenvolvido foram anunciar que ele foi agraciado com o título de cidadania baiana pelos serviços prestados ao Nordeste.

PSTU participa do 'beijaço' contra a homofobia
Utilizando-se das redes sociais, centenas de pessoas estão convocando um 'beijaço' contra a homofobia, hoje, 04, às 22h, em frente ao bar Capitão Cook, na orla de Aracaju. O protesto foi convocado após um casal homossexual sofrer discriminação pela dona do estabelecimento comercial na última sexta-feira. O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) soma-se ao protesto.

Ampla liberdade sexual
"O PSTU faz a defesa incondicional da mais ampla liberdade de expressão sexual. A luta contra a  homofobia é parte de um combate para construir um mundo onde os preconceitos e as discriminações sejam varridos juntamente com a exploração dos homens e mulheres", afirmou Vera Lúcia, presidente estadual do partido.

TCE: Presidência convoca 10 candidatos
Conforme havia assegurado ao ser empossado na presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Carlos Alberto Sobral anunciou no Pleno de ontem, 03, início do mês de maio, a convocação de 10 dos candidatos aprovados no concurso realizado pelo órgão no dia 13 de novembro. Ao todo, 3.555 candidatos concorreram às 20 vagas de analista e técnico de controle externo no quadro de funcionários do Tribunal. Veja os convocados: http://www.tce.se.gov.br/sgw/upload/cda086bbf81e69bdfee00d6f1d37d01a5a8d4c89.pdf

Esclarecimentos da Sefaz
Em atenção à observação feita por um leitor em sua coluna neste dia 3, sobre um Astra da Secretaria de Estado da Fazenda estacionado no bairro Jardins, informamos que o veículo faz parte da frota de 15 viaturas da Unidade de Fiscalização Móvel, que atua em regime de plantão, em trabalhos em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, CPRV e DEOTAP nas operações em cumprimento ao Planejamento Fiscal. Informamos ainda que em todas as viaturas da fiscalização há a plotagem de identificação da atividade, especialmente as do tipo Astra – conforme foto em anexo –, que também informam o número de contato da Ouvidoria Fazendária na parte traseira do veículo, o que provavelmente pode ter levado o leitor a relacionar o carro a este setor e por conseguinte um suposto uso inadequado. Reiteramos o respeito ao leitor e a sua coluna e disponibilizamos os emails ascom@sefaz.se.gov.br  e ouvidoria@sefaz.se.gov.br  para qualquer eventual dúvida.

Concurso para o CRECI/SE neste domingo, 06
Neste domingo, 06, em Aracaju serão realizadas as provas objetivas do concurso para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe – CRECI/SE. As provas terão duração de 03 (três) horas e serão aplicadas nos dois turnos, manhã e tarde. As provas para o cargo de Fiscal serão executadas no período vespertino, enquanto os demais cargos terão as provas feitas pela manhã.

Orientação
A Amiga Pública solicita aos candidatos que estejam nos locais de prova, com antecedência mínima de 30 minutos do horário fixado para o seu início, munidos de caneta esferográfica de tinta preta ponta grossa fabricada em material transparente, lápis grafite fabricado em madeira, comprovante de inscrição, além de documento de identidade original dentro do prazo de validade e em bom estado. Informações sobre os locais e horários da realização das provas encontram-se disponíveis no site da Amiga Pública pelo endereço eletrônico www.amigapublica.com.br/concursos.

Começa hoje, 05, Campeonato Nacional de Artes Marciais Escolares Educativa em Aracaju
Numa promoção da Federação Sergipana de Karatê Escolar – Feseke, começa hoje, 04 e vai até o próximo domingo, o6, o Campeonato Nacional de Artes Marciais Educativas. O evento será realizado no ginásio Constâncio Vieira em Aracaju com a participação de 330 atletas de vários Estados brasileiros.

Mais de 50 escolas inscritas somente de Sergipe
Sergipe participará com vários atletas de mais de 50 escolas e projetos sociais. O coordenador do evento Yoacan Jócelis disse que todos estão somados para realização do evento. “Todos nós que fazemos a Feseke estão felizes porque o grande número de inscrições mostra a credibilidade da Federação e todos vão mostrar muito profissionalismo e vigor para que o evento seja coroado de êxito”.

Presenças de grandes nomes
Yoacan Jócelis destacou que Sergipe estará bem representando no Campeonato que terá a presença de grandes nomes como o atleta Paulo Franco, campeão Mundial de Artes Marciais; o atleta Denir Gomes, do Estado de Góias. “Nós também temos grandes atletas como Yonara Yasmim, sete vezes campeã brasileira”, reforçou, ao agradecer a todos que ajudaram na realização do evento: Nassal, Progresso, GBarbosa, Sesi, Salesiano, EFmultiplicidade Artísticas, Dppan, Banguelo Sound, Probiótica e o governo do Estado de Sergipe através da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer.

Uso de aparelhos nos Ônibus e transporte escolar
O vereador Robson Viana (PMDB) apresentou projeto de lei disciplinando o uso de qualquer aparelho eletrônico ou aparelho celular que produza música nos ônibus e transporte escolar não sendo permitido o volume em que perturbe a outrem, sendo permitido o fone de ouvido.

Hotel Pálace

Já a vereadora Miriam Ribeiro (PSD) apresentou uma indicação solicitando ao governador marcelo deda que transforme o Hotel Pálace, em um estacionamento vertical, tendo em vista o grande número de veículos que circulam pelo centro da cidade e a precariedade em estacionamentos.

Reforma do quadrilhódromo da rua São João
A vereadora Simone Gois (PT) usou a tribuna da câmara de vereadores para solicitar ao presidente da Emurb, Osvaldo Nascimento que recupere o quadrilhódromo situado na rua São João, bairro Santo Antônio, tendo em vista as precárias condições do palco daquele local e a proximidade dos festejos juninos aproveitou também para solicitar a recuperação da praça situada na Avenida Visconde de Maracaju, atendendo aos apelos dos moradores dos bairros Palestina e 18 do forte.

Sessão em novo horário
Na sessão desta quinta-feira, o plenário da Câmara Municipal de Aracaju decidiu que as sessões plenárias irão mudar de dia e horário. As sessões das segundas-feira passarão a ser nas terças-feira à tarde, a partir das 15h. Já as sessões de quarta-feira e quinta-feira, permanecerão no período vespertino. As reuniões das comissões temáticas, que antes aconteciam nas terças-feiras no horário da manhã passarão a acontecer, a partir de 14 de maio, às segundas-feira, ficando facultativo o horário (manhã ou tarde). A mudança foi para melhor organizar os trabalhos legislativos. Com essas alterações,  haverá mudança também na transmissão pela Rádio Liberdade 930 AM e na TV Alese, que acompanharão o horário da tarde.

Número de formalizações cresce quase 50% em 2012
Em Sergipe, cada vez mais trabalhadores estão deixando a economia informal e conseguindo regularizar o próprio negócio. Nos quatro primeiros meses deste ano, 2.694 cidadãos foram cadastrados como Empreendedores Individuais (EI), número 49% superior ao registrado no mesmo período de 2012. O levantamento foi realizado pelo Sebrae no estado com base nos dados da Receita Federal.

Números mostram bom momento da economia sergipana
O EI é uma modalidade jurídica destinada às pessoas que trabalham por conta própria,faturam até R$ 60 mil ao ano, não possuem participação em outras empresas e empregam no máximo um funcionário recebendo o salário mínimo ou o piso da categoria. De acordo com superintendente do Sebrae, Lauro Vasconcelos,os números são bastante positivos e reforçam o bom momento da economia no estado.

4ª Vara Federal realizará leilão no período de 10 a 24 de maio.
A 4.ª Vara Federal, Privativa de Execuções Fiscais, realizará, nos dias 10 e 24 de maio do corrente ano, a partir das 9h, leilão de bens móveis, imóveis, veículos e diversos equipamentos, penhorados em processos fiscais e de cumprimento de sentença, em trâmite naquele Juízo. O leilão ocorrerá no auditório do prédio sede da Justiça Federal em Aracaju, situado na Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/n, bairro Capucho, Centro Administrativo Augusto Franco.

Informações
Informações detalhadas sobre a relação de bens e condições da arrematação podem ser obtidas nos editais de leilão n.º EDL.0004.000001-0/2012, EDL.0004.000003-0/2012(Execução Fiscal) e EDL.0004.000002-5/2012 (Cumprimento de sentença), em anexo, no site da leiloeira (http://www.nebid.com.br/), ou na própria Vara, no horário de atendimento ao público, das 9h as 18h.

Sarau Musical no Solar Entre Amigos
O Sarau Musical (Talk Show Sergipano) do Solar Entre Amigos para este sábado 05/05 já esgotou, os interessados (aqueles que não reservaram) terão que esperar para o próximo que será dia 19/05. Com o sucesso do evento e a acessibilidade a todos, estamos nos programando para que realizemos semanalmente (todos os sábados). O sucesso de nosso evento atribuímos principalmente ao espaço generoso deste blog que tem divulgado e tem atingido principalmente a uma casta seleta de público vocacionado para este tipo de evento com músicos de qualidade, num ambiente convidativo onde todos bebem, comem e dançam.Caso haja interesse em dirimir dúvidas favor contatar com Ludwig Oliveira: (79) 9977-3304 / (79) 9151-8586.

Unidos Fest 2012. Evento da Quadrilha Junina Unidos em Asa Branca
A Quadrilha Junina Unidos em Asa Branca – Campeã do Concurso de Quadrilhas da Rede Globo Nordeste em 2009 e Vice-Campeã em 2011 – realizará no próximo domingo, 06, a partir das 15h, na praça da Igreja do Conjunto Leite Neto o “Unidos Feste 2012”. Além de um grande bingo, o evento contará com a apresentação dos grupos de Forró " Os Três Moleques, Thal Matos e Forró Fole Moleque e de Dhiogo do Grupo de Samba "Dhisambar". Além é claro, da apresentação da Quadrilha Junina Unidos em Asa Branca.

Reserva Aimoré
Um imóvel, localizado no condomínio de lotes Reserva Aimoré, da Construtora Cosil, foi o local escolhido para receber este ano um dos mais importantes eventos de arquitetura, designer de interiores e paisagismo de Sergipe, a Mostra Aracaju. O espaço será estruturado e servirá de palco, em agosto, da oitava edição do evento, que reunirá este ano cerca de quarenta profissionais.  A expectativa é de que oito mil pessoas conheçam os mais de 35 ambientes assinados por grandes especialistas.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Machu_Veio  Se as coisas não estão do jeito que vc quer, comece a querer as coisas do jeito que elas estão.#segredodafelicidade

www.twitter.com/ManuSanthiago  Ser humano covarde e prepotente que acha que os outros são loucos por ñ concordarem com suas insanidades.

www.twitter.com/Edu_Barreto  "A simplicidade é o último degrau da sabedoria." (Khalil Gibran) // E a Humildade é o primeiro degrau.

www.twitter.com/Gilbertotv  Toda despedida se resolve na hora da volta. O problema é quando ela é até nunca mais.

www.twitter.com/FalaSergipe Jornalismo e literatura são irmãos gêmeos que nasceram muito diferentes e que hoje são mais parecidos do que nunca. Zuenir Ventura.

ESPECIAL

Comitê do governo vai acompanhar atos de violência contra jornalistas

Entidades do setor participarão do órgão, que vai centralizar dados

FSP, de hoje, 04/05: O governo decidiu criar um comitê de acompanhamento dos casos de violência contra jornalistas após reunião realizada ontem entre a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) e entidades que representam empresas e profissionais de comunicação.

Chamado de "observatório", o comitê será coordenado pela secretaria e terá participação das entidades. O objetivo é centralizar as informações e levantar estatísticas sobre os casos de violência.

"Esse problema é extremamente grave, porque envolve não apenas a integridade física dos jornalistas e o direito do exercício da profissão, mas também o direito do conjunto da sociedade, que é a liberdade de expressão e o acesso à informação", afirmou o presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Maurício Azêdo.

Participaram ainda da audiência o diretor-executivo da ANJ (Associação Nacional de Jornais), Ricardo Pedreira; o vice-presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Celso Schroeder; e o presidente da Altercom (Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação), Renato Rovai, que representa blogueiros.

Schroeder disse que o "observatório" organizará as informações sobre a violência contra jornalistas para ter dados mais precisos: "O aumentos desses crimes é consequência da impunidade". A última vítima da violência foi Décio de Sá, blogueiro e repórter do "Estado do Maranhão", morto em 23 de abril.

Rosário disse que "quando um jornalista é atingido, temos também o exercício da livre possibilidade de comunicação atingida. Portanto, estão atingidos os direitos de todas as pessoas".

Ontem a ANJ e outras associações de imprensa da América do Sul divulgaram um alerta sobre a violência a jornalistas, a Declaração de Santiago. O texto destaca que "os 29 jornalistas assassinados" na região em 2011 (dos quais quatro brasileiros) somam "um terço do total mundial". No Brasil, só em 2012 foram mortos quatro jornalistas.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun    

Frases do Dia
“Vamos viver tudo o que há pra viver,vamos nos permitir”. Lulu Santos, músico que  comemora hoje 59 anos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais