Pré-campanha a todo vapor em SE

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
                                                                                                                
A antecipação do debate e da corrida eleitoral são práticas políticas cada vez mais utilizadas por estrategistas e profissionais do marketing de todos os partidos para impulsionar projetos eleitorais de seus prováveis candidatos. Mesmo quem esteja em posição confortável nas pesquisas de imagem pública e intenção de voto, como é o caso da presidenta Dilma Rousself, não dispensa a utilização desse poderoso recurso de ação política e comunicação de massa.

Dilma  x Reforço  – Não é à toa que o governo federal intensificou nesse período sua propaganda institucional, o PT nacional concentrou seus comerciais em Lula e Dilma, como se a obra de governo fosse uma só desenvolvida em duas fases, precisando agora de uma terceira e mais importante etapa para consolidar o projeto de mudanças no pais.

E não foi por outra razão que a presidenta Dilma aproveitou a cadeia de rádio e tv montada para celebrar o dia do trabalho e fez uma ampla prestação de contas de sua gestão, por longos e bem movimentados 12 minutos.

Eduardo Campos  x visibilidade – Em busca de maior visibilidade pessoal e ainda para difundir melhor o seu ousado projeto político, o presidenciável Eduardo Campos, governador de Pernambuco, faz intensa propaganda institucional em seu estado para que a sua obra de governo continue a ser a mais bem avaliada de todas, servindo naturalmente de referência positiva em todo o país.

O programa e os comerciais nacionais de rádio e tv do PSB foram feitos sob medida para projetar a imagem de um eficiente gestor, uma nova liderança política, foi utilizado também para criticar o governo do PT e vender a ideia de que sempre se pode fazer mais pelos brasileiros no comando do governo federal.

Aécio x  Nova Agenda – O senador Aécio Neves assume nesse fim de semana a presidência nacional do PSDB exatamente para dispor de estratégica ferramenta política, criar nova agenda e poder justificar suas viagens por todo o pais, mas, sobretudo, para obter mais espaço na mídia divulgando suas ideias e projetos.

Além de tentar unir o partido e ampliar alianças, Aécio deve apresentar ao Brasil um relatório do seu bem sucedido governo em Minas Gerais, bem como construir um novo discurso, mais forte e contundente, bem à altura do líder de oposição que deseja representar.

Jackson x Agenda intensiva – Em Sergipe o cenário de antecipação de campanha é bem semelhante. O vice-governador Jackson Barreto mantém uma agenda intensiva de contatos políticos, surfa com desenvoltura nas obras e realizações do governo Deda – atualmente com grande publicidade na mídia – e usa a propaganda partidária do seu PMDB para relembrar sua origem popular e pousar ao lado da presidenta Dilma Rousself  – numa bela foto tirada durante uma inauguração de obra, em Sergipe – como um bravo combatente da ditadura militar.

Ainda assim, a perspectiva de assumir o governo em maio de 2014, com a possível candidatura de Deda ao senado, continua sendo para Jackson a sua arma decisiva para construir uma candidatura competitiva ao governo do estado.

Eduardo Amorim x Peregrinação – Já o senador Eduardo Amorim mantém o ritmo de sua atuação parlamentar em defesa de Sergipe, peregrina por todos os municípios e reaparece muito bem nos comerciais de seu partido, no rádio e televisão. Critica o governo Deda com firmeza, mas, ao seu estilo, o faz com respeito e elegância, assume definitivamente o papel de principal líder da oposição, e propõe renovação política para afastar o risco de retrocesso no estado.

Eduardo convida a população a construção de um novo tempo. Mas, o seu novo tempo não tem nada a ver com idade cronológica de eventuais adversários – como exploram alguns críticos mal intencionados – e sim com nova atitude política, modernidade administrativa, novas ideias, e a montagem de uma gestão participativa e mais eficiente. Pelo menos é essa a ideia que a  propaganda do PSC passa aos sergipanos, pela tv.

Outros possíveis candidatos – Cada um, portanto, de acordo com seus estilos e características, vai usando a pré-campanha para imprimir ou consolidar a sua respectiva marca. Certamente que tudo isso ainda é apenas o começo da caminhada. Outros fatores e circunstâncias vão aumentar ou reduzir as chances dos candidatos em nível local ou nacional.

Em Sergipe, por exemplo, fala-se hoje apenas das performances de Jackson Barreto e Eduardo Amorim, mas, como diria o divertido Barão de Itataré  “há muita coisa no ar além dos aviões de carreira”.

E, caro leitor, alguns desses objetos voadores identificados atendem pelos nomes de João Alves Filho, Antônio Carlos Valadares, Rogério Carvalho, todos eles líderes políticos respeitáveis pela história que construíram e pelo prestígio eleitoral que conquistaram.

Jackson responde a Edivan pelo twitter

O clima eleitoral já começou em Sergipe há muito tempo. Cada um tentando consolidar seu espaço. Na última sexta-feira, 17, o vice-governador Jackson Barreto resolveu responder ao presidente do PTB, Edivan Amorim pelo twitter. Leia as três postagens de Jackson: “Edvan Amorim  disse q sou político ultrapassado. Quero ser ultrapassado, mas não quero ser trapaceiro, com condenação na Justiça como ele.Edvan Amorim possui uma sentença que o condena a sete anos de cadeia, no caso do Banestado, do Paraná. André Moura e Edvan Amorim, ambos condenados pela Justiça. Eduardo Amorim, diga-me com quem andas e te direi quem és”.

Taekwondo: Sergipe recebe R$ 700 mil em equipamentos
O Estado de Sergipe foi um dos poucos escolhidos pelo Ministério dos Esportes e pela Confederação Brasileira de Taekwondo para receber uma série de equipamentos (inclusive importados) para a prática do esporte de alto rendimento, entre eles três tatames de 10 metros cada um, além de coletes eletrônicos, protetores para cabeça e todo material eletrônico para a arbitragem. O governo do Estado, através da Secretaria de Esporte e Lazer, teve papel importante nessa conquista.

Nova Escola de Esportes no bairro Santos Dumont receberá equipamentos
Os equipamentos serão montados na nova Escola de Esportes que está sendo concluída no bairro Santos Dumont, no mesmo modelo da Escola de Esportes do bairro Santa Maria que hoje é referência para o país. Os jovens têm à disposição diversas modalidades de esportes, no turno alternativo ao escolar, além de lanche e acompanhamento social e psicológico. Bem disse o ministro do Esportes Aldo Rebelo: Sergipe é referência nacional na área do esporte.

PT e PSD reafirmam apoio a candidatura de Jackson
O deputado federal e presidente do PT em Sergipe, Rogério Carvalho, participou do encontro do PSD, que aconteceu na  última sexta-feira, na Assembléia Legislativa de Sergipe e reuniu diversas lideranças do partido que recepcionaram o presidente nacional e fundador da Sigla, o ex prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.  O líder do partido tem percorrido diversos estados brasileiros onde realiza esses encontro que entre outros objetivos, são para firmar o apoio a pré candidatura a reeleição da presidente da república Dilma Roussef.

PSD
No evento, o presidente do Diretório Estadual do PSD, Jeferson Andrade, assim como o presidente do Diretório de Aracaju, Fábio Mitidieri e o  Secretário Geral, Jorge Araújo, reafirmaram o apoio a pré candidatura da presidente. Ambos também anunciaram o apoio ao pré candidato ao governo estadual em 2014, Jackson Barreto ( PMDB) também presente a reunião.

Legitimidade
O presidente do PT/SE, Rogério Carvalho também anunciou o apoio do PT a candidatura “ Jackson tem todos os pré requisitos  e legitimidade para ser o próximo governador do Estado. Tem história de luta e militância, compromisso histórico com as transformações sociais e também obras de destaque na Capital.  Nós temos um grande desafio que é dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo governador Marcelo Deda e para vencer esse dasafio o nome é Jackson Barreto”, afirmou.

Aracaju vai lutar para sediar Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de praia
João Alves foi convidado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) para presidir a delegação brasileira que vai à Manfredônia (Itália) participar do Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia. Na ocasião, o prefeito vai defender a capital sergipana como a melhor cidade para receber a próxima edição do evento. Também a convite da Conferedação, irão acompanhando João Alves os secretários municipais Carlos Batalha (Comunicação), Carlos Eloy (Juventude e Esporte) e Walker Carvalho (Indústria, Comércio e Turismo).

Referência
O Brasil já foi escolhido como sede do Campeonato em 2015, falta apenas eleger a cidade.  De acordo com o prefeito, Aracaju fornece todos os recursos necessários para sediar o campeonato, além de ser referência de hospitalidade. "Enquanto era governador, fizemos uma pesquisa com os turistas que nos visitavam, onde apontavam o que mais gostaram em Sergipe. Em disparada ganhou a cordialidade do povo sergipano, principalmente em Aracaju, que sempre é uma agradável surpresa".

Baixo São Francisco
Por orientação do senador da República, Antonio Carlos Valadares (PSB), com a participação do vice-governador Jackson Barreto (PMDB); dos deputados federais Valadares Filho (PSB), Mendonça Prado (DEM) e Marcio Macedo(PT); de vários prefeitos da região, vereadores e lideranças; foi selado um pacto de união entre os parceleiros do Baixo São Francisco e a Superintendência Regional da Codevasf em Sergipe, em torno do projeto de reestruturação dos perímetros irrigados. Também prestigiaram o evento os secretários de estado da Educação, Belivaldo Chagas; e do Turismo, Elber Batalha.

Grupo de apoio
"Gostaria de sugerir a constituição de um grupo de apoio formado pelos três perímetros: Propriá – Betume – Cotiguiba-Xingó. Será uma representação deste grupo de produtores com a participação dos prefeitos municipais envolvidas neste projeto. É importante esta formação de um grupo com a representação política das prefeituras e dos produtores rurais. Caso venha acontecer algum problema, esse grupo poderá levar a sua preocupação à superintendência regional antes que venham os prejuízos para os produtores rurais", lançou Valadares.

Aplicação dos R$ 102 milhões
A reunião de entendimento em torno da aplicação dos R$ 102 milhões, conquistados por Valadares através do programa Mais Irrigação do Ministério da Integração Nacional, aconteceu na manhã da sexta-feira (17) , sob a coordenação de Paulo Viana, no município de Propriá, com a participação cerca de 300 produtores de arroz.  Durante o encontro, o superintendente fez uma explanação detalhada de todo o projeto de reconstrução dos perímetros irrigados. Todos os produtores presentes tiveram direito de inscrição para  expressar suas reivindicações e sugestões.

Conquista
"Agora, será diferente. O senador Valadares, junto com o ministro da Integração, Fernando Bezerra, conseguiu conquistar estes recursos do PAC. O que nós queremos é que os R$ 102 milhões sejam aqui colocados para resolver os problemas dos perímetros. Conseguir consertar e construir novos canais, colocar máquinas e equipamentos novos e bombas novas. É para isto que estamos aqui. Nós somos de partidos diferentes. Não interessa o partido, não enteressa quem foi. O que importa é que vocês tenham conhecimento da aplicação destes R$ 102 milhões que chegaram aqui para a recuperação dos perímetros", afirmou Jackson. 

Compromisso
"Estivemos em Brasília com o presidente nacional da Codevasf, Elmo Vaz, para conseguirmos alocar estes recursos para resolvermos os problemas gravíssimos que atingem o Baixo São Francisco.  Estamos aqui para provar o nosso compromisso, como deputado federal, lá em Brasília, com esta região do Baixo São Francisco, que tanto precisa do poder público. Estamos fazendo esta reunião suprapartidáaria, com todos os parlamentares, com todos os prefeitos da região e com a Codevasf, para que possamos não só ter a oportunidade da explanação dos planos de trabalho da empresa em relação a estes R$ 102 milhões, mas também para tirarmos as dúvidas e ouvirmos as sugestões. Para que vocês também possam opinar sobre a aplicação desses recursos. Esse é o meu compromisso, essa é a minha palavra. Até porque, nos últimos 20 anos, o Baixo São Francisco nunca recebeu tantos recursos", afiançou Valadares Filho.

Mendonça Prado: bem comum
"Aprendi que devemos fazer política pensando no bem comum. Nós não podemos  usar este tema referente aos produtores do Baixo São Francisco para dividir, ou para tirar proveitos políticos partidários. Nós temos que usar este tema para buscar soluções para os senhores e para essa região, que tanto precisa da decisão das autoriades do nosso país e do estado de Sergipe", afirmou Mendonça Prado.

Reconhecimento
"Aqui, represento um grupo político liderado por Luciano de Menininha, por José João, como todos sabem. Estou aqui com autonomia, com independência e com respeito a todos, para falar em nome da população do Baixo São Francisco e sobre a crise que se abate sobre esta região. Mas venho aqui para reconhecer o trabalho exemplar desenvolvido pelo senador Antonio Carlos Valadares em relação à Codevasf, que há muito tempo passa por sérias dificuldades em termos orçamentários. Graças a sua luta, senador, –  nós não somos do mesmo partido, não somos do mesmo grupo político -,  a Codevasf passa a ter agora as condições necessárias para implementar os projetos que são fundamentais para alavancar a economia da região, resolvendo definitivamente os problemas dos parceleiros. É isso que nós esperamos, é isso que nós queremos!", anunciou o democrata.

Pauta
"Agora, em nome dos produtores da região, quero apresentar uma pauta de reivindicações porque nós queremos cooperar, nós queremos colaborar e nós vamos cobrar porque queremos a solução dos problemas. Quero fiscalizar e estar ao lado do senador para buscar os recursos e resolvermos as questões", disse Prado.

Reivindicações
Entre as reivindicações:  aquisição de bombas elétricas com a capacidade compatível; reforma dos canais principais e dos intermediários; captação de água de qualidade para o projeto Propriá; reforma de estradas sem o calçamento; não cercamento dos projetos; abertura do diálogo permanente; aquisição de máquinas e concurso público para operadores.

Não à picuinha
Mendonça condenou o uso político da crise vivenciada pelos parceleiros. "Vamos nos somar, quero me colocar como interlocutor, para ser o elo de ligação, para que possamos fazer o diálogo, para que possamos resolver. Nós não queremos que os parceleiros, produtores, sejam usados para uma picuinha política. Nós queremos soluções para este problemas. Assim, quero me colocar à disposição de vossas senhorias, do senador Antonio Carlos Valadares e dos parceleiros. Antonio Carlos Valadares está de parabéns por estes mais de R$ 100 milhões estão sendo alocados para Codevasf, fruto do seu trabalho. Se fosse de outro senador, eu estaria aqui para dizer: foi outro senador. Não votei em Valadares, não sou do grupo de Valadares. Não me importa o posicionamento político dele. Se ele trouxe para Propriá, se ele trouxe para os parceleiros, merece nossas felicitações e nossas congratulações. Por isso, eu quero me colocar à disposição dos senhores para cooperar, para colaborar e também para fiscalizar em nome do povo de Propriá e dos parceleiros". 

Déda recebe visita do ex-prefeito de São Paulo e presidente do PSD
No início da tarde da última sexta-feira, 17, o governador Marcelo Déda recebeu a visita de cortesia do ex-prefeito de São Paulo e presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab. Ele está em Sergipe para articular o encontro regional do partido que ocorre também nesta sexta-feira.

Encontro
“Esta foi uma visita de cortesia do ex-prefeito de São Paulo e atual presidente do PSD, Gilberto Kassab, que é meu amigo, fomos colegas na Câmara Federal e como prefeitos. Foi também um encontro político, já que o PSD é um dos principais partidos da minha base de sustentação e discutimos justamente sobre a solidez da nossa aliança”, afirmou o governador Marcelo Déda.

Interino
O subsecretário de Desenvolvimento Energético, José de Oliveira Júnior, assumirá de forma interina a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), enquanto o titular da pasta, João Andrade Vieira, se recupera da intervenção cirúrgica denominada polipetomia à qual foi submetido na última quarta, 15, para conter um sangramento no divertículo do cólon.

2006
Para quem não lembra, em 2006, quando Déda renunciou a prefeitura e Nilson Lima deixou a secretaria de Finanças para ser candidato a deputado federal, Oliveira Junior assumiu a pasta durante todo o ano.

Parceria com o DER vem ajudando municípios
O DER/SE vem realizando diversas ações no interior. Não somente nas rodovias estaduais, mas também em parcerias com os municípios de acordo com um cronograma de ação. Nas últimas semanas realizou serviços de recapeamento asfáltico nos municípios de Poço Verde e Lagarto. Em alguns casos, como em Lagarto, o DER/SE, entra com o asfalto e as máquinas e a Prefeitura com a mão de obra.

Convenção PSDB
Antônio Neto, vice-presidente do PSDB, está em Brasília para a Convenção Nacional do PSDB que ocorre neste sábado 18, momento em que o senador Aécio Neves (MG) será elevado presidente do partido. Também provável candidato da legenda para a disputa à Presidência da República, Aécio conta com o reconhecimento das lideranças sergipanas.

Lição
"O partido aprendeu a lição de ser derrotado três vezes e nunca se viu uma unidade nacional tão grande em torno de um único propósito. E o senador Aécio Neves, com sua competência de diminuir as vaidades em cada ala partidária, consegue sobrepor construindo uma unidade indispensável em volta de um projeto único de Brasil", frisou Antônio neto.

Importação de médicos
Projeto polêmico do governo federal, a vinda de médicos do exterior deverá ocorrer. Mas eles não virão somente de Cuba. Portugal e Espanha são fortes candidatos a participar da iniciativa brasileira.

Reunião com o SEBRAE em Brasília
Durante a tarde da última quinta-feira (16) o vice-presidente de comunicação e presidente da ACESE, Alexandre Porto acompanhado do vice-presidente de Micro e Pequena Empresa da CACB Luis Carlos, reuniram-se com o gerente de políticas públicas do Sebrae, Bruno Quick, onde foi entregue uma  pesquisa realizada pela CACB em  15 estados brasileiros a fim de demonstrar o  impacto que a Substituição Tributária causou em cada Estado.

Implantação
Segundo Alexandre Porto, a iniciativa poderá ajudar nos estudos da implantação da Substituição Tributária no País. Os representantes da CACB aproveitaram o encontro e convidaram Bruno Quick para fazer uma apresentação no próximo dia 12/06 para todos os presidentes de Federações, sobre o estudo realizado pelo Sebrae em parceria com o IOB, que mostra o impacto da Substituição Tributaria nos Estados.

Ações de educação ambiental
o Banco do Estado de Sergipe (Banese), através do Instituto Banese e Museu da Gente Sergipana, vem desenvolvendo vários trabalhos estruturantes, na área da educação ambiental. O acervo permanente do Museu da Gente Sergipana, por exemplo, apresenta, em uma de suas instalações interativas, denominada de "Nossos Leitos", os seis ecossistemas do Estado, permitindo ao visitante uma imersão sensorial no universo da fauna e flora de Sergipe.

Pesquisa
Para a realização dessa exposição, segundo o superintendente do Instituto Banese e diretor do Museu, Ézio Déda, foi necessário um vasto trabalho de pesquisa, que envolveu biólogos e curadores. “A exposição revela a diversidade da fauna e flora sergipana, com imagens de paisagens e sons reais, e animais criados através de computação gráfica”, informou Ézio, acrescentando que o museu possui um programa educativo e recebe diariamente grupos de estudantes de escolas das redes pública e privada do Estado.

Ecossistemas
“Os educadores do museu apresentam a importância e características dos ecossistemas sergipanos, inclusive com abordagem sobre os animais em risco de extinção, e esse nosso trabalho é muito significativo porque essa exposição já foi visitada por quase 130 mil pessoas, sendo o maior público formado por sergipanos, principalmente estudantes”, destacou o superintendente do Instituto Banese.Ainda de acordo com Ézio, o Instituto Banese, refletindo a preocupação do Banco do Estado com os temas de responsabilidade ambiental, firmou uma parceria com o Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação (IPTI), e atualmente mais duas exposições temporárias do Museu da Gente abordam o meio-ambiente sergipano: a ‘Arte com Ciência’ e a ‘Arte Naturalista’.

Valorização
De acordo com Ézio Déda, o Banese, através do Instituto Banese e Museu da Gente Sergipana, tem desenvolvido um trabalho educativo estruturante voltado para a valorização da sergipanidade em seus diversos aspectos, perpassando pela arte, cultura e meio ambiente. “Educar é a melhor forma de incluir, conscientizar, e prover um futuro ecologicamente sustentável para Sergipe”, afirma Ézio.

Carmópolis: Secretaria de Saúde abre vaga para médico
A Secretaria Municipal de Saúde de Carmópolis está realizando um processo seletivo para contratação temporária de um médico no Programa de Saúde da Família (PSF). As inscrições devem ser efetuadas mediante envio dos currículos (somente em PDF) para o e-mail saude@carmopolis.se.gov.br , observado o cronograma de atividades em anexo ao edital, até as 12 do dia 29 de maio de 2013.

LBV abre processo de seleção para psicólogo
A Legião da Boa Vontade – LBV abriu novo processo de seleção agora para PSICÓLOGO. O profissional deverá atuar nos programas socioeducacionais desenvolvidos pelo CCAS – Centro Comunitário de Assistência Social de Aracaju-SE, com carga horária de 30h semanais (150h/mensais), distribuídas de segunda a sexta-feira. Os currículos devem ser entregues, até 17h do dia 22/05/2013 – QUARTA-FEIRA, das 8 às 17h30m, pessoalmente no CCAS da LBV, situada à Rua Reis Lima, 181, anexo III do CAIC Industrial, próximo à FANESE.Mais informações: 3241-4614 ou 9162 8784 Falar com Jandyra Prana.

6ª Cavalgada do Carmo acontece neste domingo
Tudo pronto para a realização da 6ª Cavalgada do Carmo, que acontecerá no próximo domingo, dia 19, em Carmópolis. A montagem da estrutura de palco e acessos já foi concluída. A festa começa às 13h na praça principal do povoado Aguada e termina na Praça e Eventos do município, onde se apresentarão as bandas Rojão Diferente, Forró da Pegação e Edu Guerra.

Histórico
Criada 2007 pelo vereador Décio Neto, a Cavalgada do Carmo vem se consolidando a cada ano como uma das mais animadas cavalgadas de Sergipe. A festa conta sempre com boas atrações musicais, segurança reforçada e uma excelente oportunidade de renda extra para os moradores. "A ideia de criar a Cavalgada do Carmo surgiu a partir de uma conversa com alguns amigos. Como o município não tinha um evento desse porte, então nós resolvemos arriscar e criar a festa. Graças a Deus deu certo", explicou Décio.

Programação
A partir das 15h a animação ficará por conta do arrastão com o Forrozão Bafafá. O trio elétrico conduzirá a banda pelas principais ruas de Carmópolis até chegar à Praça de Eventos de Carmópolis. A festa contará com apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Segurança e ambulância
"Serão oito viaturas do Grupamento de Ações Táticas do Interior (GATI), oito policiais da Cavalaria, presença da Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRv), além de 20 seguranças particulares, e o apoio da Guarda Municipal e da SMTT no controle do trânsito", informou Décio Neto. A festa também contará com uma ambulância equipada e com auxiliares de enfermagem para um atendimento de emergência. No sábado começarão a serem demarcadas os 30 vendedores ambulantes. A festa é gratuita e está cercada por uma questão de segurança, a pedido da própria Polícia Militar.

Concorrência desleal
É dessa forma que Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda e um dos analistas econômicos mais respeitados do país define as ações promovidas pela China, Índia, Coreia do Sul e Bangladesh, ao manipular seus custos para ganhar mercado dos produtos brasileiros.

Telecomunicações
O Brasil deve encerrar 2013 com 82 milhões de acessos de banda larga móvel ante 22 milhões de banda fixa.

Coleta Seletiva em Aracaju
Esclarecimentos Emsurb: A operacionalização do serviço de coleta seletiva em Aracaju é mantida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), e consiste no recolhimento, em residências e empresas, de materiais recicláveis que se transformarão novamente em matéria-prima após a separação e venda pela Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) – destino dos resíduos inorgânicos coletados.

Triagem
Ao chegar à cooperativa o material recolhido pelo Programa de Coleta Seletiva passa por uma triagem antes de ser prensado ou triturado – formatos em que é comercializado. Entretanto, do montante coletado pelos caminhões, cerca de 20% do que chega são considerados rejeitos, ou seja, resíduos não recicláveis ou recicláveis que acabam inutilizados por estarem úmidos ou demasiadamente sujos – o que pode ser resolvido com um cuidado maior no momento da separação ainda pelo cidadão. O produto final é vendido para indústrias de dentro e fora do Estado, onde é feito o reaproveitamento dos materiais. Por ser recolhido em pequena quantidade, o metal é vendido a sucateiros.

Sustentabilidade
Além de figurar como uma das soluções para o acúmulo de lixo urbano, a reciclagem proporciona, ainda, economia e sustentabilidade ao ambiente. Com este pensamento, a Emsurb atua em Aracaju desde 2001 com o Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Inorgânicos, quando o bairro Inácio Barbosa foi escolhido para fazer parte do programa piloto de coleta seletiva. No primeiro ano foram coletadas mais de 120 toneladas de material reciclável e nove bairros já faziam parte da ação. Os números sociais também já diziam muito para as 33 famílias de ex-catadores que integravam a Care. Hoje já são 89.

Material reciclado
No ano passado, mais de três mil toneladas de resíduos inorgânicos – que levariam dezenas ou centenas de anos para se decompor – deixaram de ser levadas ao Aterro Controlado Santa Maria. A média mensal é de 220 toneladas de material recolhido pela equipe de 17 trabalhadores – entre motoristas, fiscais e agentes –, e transportado nos cinco caminhões coletores do Programa, sendo quatro veículos da Care e dois da Emsurb. Eles percorrem a cidade em diferentes dias e horários da coleta de lixo comum, seguindo itinerário próprio (disponível para consulta no site da PMA – http://www.aracaju.se.gov.br/servicos_urbanos/?act=fixo&materia=itinerário_da_coleta_seletiva  ). A diferenciação de rota proporciona maior comodidade e segurança à população, que pode realizar o descarte em frente à residência com a certeza de que o material separado com tanta dedicação será realmente aproveitado e reciclado.

Serviço
O serviço não é só oferecido para os bairros, mas também para condomínios, órgãos públicos e empreendimentos comerciais. Os interessados que não estiverem localizados na área de abrangência da Programa da Emsurb podem solicitar a inclusão no itinerário da própria Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju, através do telefone 3243-1581.

Nova cooperativa
Com a recente criação da Cooperativa de Catadores de Material de Reciclagem do Santa Maria – Cores, a Emsurb poderá colocar em prática novas ações a fim de aumentar a abrangência do itinerário de recolhimento e, consequentemente, o volume de material que voltará a ser matéria-prima, poupando a retirada de mais recursos esgotáveis do meio ambiente.

Agentes ambientais
Para o melhor aproveitamento do Programa, antes de serem inseridos no itinerário da coleta seletiva os bairros recebem equipes de agentes ambientais, que por meio de um questionário fazem um diagnóstico da situação local e promovem a entrega de panfletos informativos e cartilhas que instruem sobre o descarte correto do material (orgânico e reciclável).

Bairros
Já participam do itinerário de coleta seletiva: conjunto Bela Vista; bairro Cirurgia; conjuntos Beira Mar I e II; conjunto Médici; Jardim Baiano; bairro Getúlio Vargas; bairro 13 de Julho; conjunto Inácio Barbosa; bairro São José, bairro Jardim Esperança; loteamento Parque dos Coqueiros, Beira Rio; bairro Aeroporto; Aruana; conjunto J. K.; Sol Nascente; Santa Lúcia; bairro Jardins; bairro Grageru; bairro Siqueira Campos, além de órgãos públicos, casas de material de construção, hotéis, escolas e postos de saúde do bairro Santa Maria.

CARE
A Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) foi instituída no âmbito do Projeto Lixo e Cidadania em Sergipe, coordenado pelo Ministério Público de Sergipe, em parceria com o Unicef, Universidade Federal de Sergipe, Prefeitura de Aracaju e algumas empresas. A implantação da cooperativa teve como objetivo principal a inclusão social dos catadores de lixo mediante a construção de uma unidade produtiva para o beneficiamento e comercialização de material reciclável, em condições mais dignas de trabalho e como forma de proporcionar melhoria no nível de renda das famílias que desenvolviam atividades de catação no antigo lixão da Terra Dura, no bairro Santa Maria.

Eletrobras
O balanço do primeiro trimestre da ELETROBRAS apresentou um prejuízo de 36 milhões de reais. Mesmo assim, as ações preferenciais da empresa estatal do setor elétrico fecharam em alta de 12,32 por cento, enquanto que as ordinárias tiveram, no período janeiro/março de 2013 uma valorização de 9,77 por cento.

Imposto de Renda
Os contribuintes que não entregaram a declaração do Imposto de Renda deste ano dentro do prazo normal (até 30.04) poderão fazê-lo, com atraso, por meio de smartphone e tablet, os chamados dispositivos móveis. A multa pelo atraso é de R$ 165,74.

Bill Gates
O fundador da MICROSOFT reassumiu a liderança da lista das pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna de 72 bilhões e 700 milhões de dólares. Agora está em segundo lugar o mexicano Carlos Slim, com 72 bilhões e 100 milhões de dólares.

Internet
Entre 2005 e 2011 o total de brasileiros que acessam a INTERNET aumentou 144 por cento.

BB Seguridade
A oferta de ações da BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A. captou o montante de 11 bilhões e 475 milhões de reais. A oferta foi submetida à análise da CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

Crescimento do Japão
Após ação agressiva de seu banco central, a economia japonesa registrou um crescimento de 0,9 por cento de janeiro a março deste ano. Os bons números dão força ao premiê Shinzo Abe, que desvalorizou o iene e lançou um pacote de estímulo à economia.

MP dos Portos
Principais pontos do texto aprovado pelo Congresso Nacional: 1. Contratos de empresas privadas que operam em portos públicos poderão ser renovados por 25 anos se elas fizerem investimentos. 2. Terminais privados ficam livres para movimentar carga de qualquer empresa. 3. Cresce o número de categorias administradas pelo OGMO, órgão do qual terminais que operam em portos públicos são obrigados a contratar trabalhadores avulsos.

Anulação
Os partidos de oposição DEM, PSDB e PSOL impetraram recurso junto ao STF para solicitar a anulação da aprovação da Medida Provisória dos Portos. A decisão está nas mãos do decano da Corte, ministro Celso de Mello.

Troca de sinais
PSDB – o partido do neoliberalismo fica contra a MP dos portos. PT – partido socialista, garante a aprovação da MP. Em suma, ambos os partidos concordam com a letra de Paulo Coelho para a canção interpretada pelo “maluco beleza” Raul Seixas: “Prefiro ser… esta metamorfose ambulante. Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo…”  Adam Smith e Marx estão revirando-se, em seus túmulos. Afinal, quem é mesmo esquerda ou direita no atual panorama político nacional?

Visto de Trabalho
O governo propõe mudanças que visam a simplificar a concessão de visto de trabalho a estrangeiros. O objetivo é facilitar a contratação de profissionais estrangeiros qualificados e atrair estudantes de pós-graduação.

Agenda
18 de maio. Neste sábado, as datas comemorativas referem-se ao transcurso do dia consagrado aos VIDREIROS; também é o dia de COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Nesta data, transcorre, de igual forma, o dia NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL. Já amanhã, dia 19, na área religiosa, é o dia de PENTECOSTES, festa católica celebrada 50 dias depois da PÁSCOA em  comemoração da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e Nossa Senhora, em Jerusalém. Em 18 de maio de 1973, portanto há 40 anos, ocorre, em Vitória, um dos mais bárbaros, chocantes e hediondos crimes da história de nosso país. Uma menina de oito anos, ARACELI CABRERA CRESPO, foi estuprada e assassinada, em uma festa regada a bebida alcoólica, cocaína e SADISMO. O escritor José Louzeiro lançou o livro ARACELI, MEU AMOR, que foi censurado pela ditadura, em 1976. O livro de Louzeiro, um romance-reportagem, foi relançado este ano. O autor trabalhava, na época desse bárbaro crime, ainda impune, no jornal ÚLTIMA HORA, do Rio de Janeiro. Foi por causa desse triste episódio, protagonizado por jovens ricos da capital capixaba, que o 18 de maio é o dia de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Futebol
SINAL VERDE – Para o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, que está apoiando, de forma enfática, a candidatura da capital sergipana para sediar, em 2015, o campeonato mundial inter-escolar de vôlei de praia. JAF foi convidado para chefiar a delegação sergipana que participará, na Itália, da edição deste ano da referida competição internacional. O presidente da CBDE – Confederação Brasileira de Desporto Escolar – Antônio Hora Filho – considera que é praticamente certa a indicação de Aracaju, o que deverá ocorrer durante a realização do campeonato deste ano. Com participação firme nessa iniciativa louvável, o dedo do jornalista Carlos Batalha, atual secretário de Comunicação Social da PMA. SINAL VERMELHO – Para a tremenda indecisão do presidente Carivaldo de Souza, da FSF, que mudou várias vezes de posição, até chegar a um consenso sobre qual deveria ser o local do primeiro jogo da decisão do campeonato sergipano. Finalmente, com uso de bom senso, chegou-se a um consenso: a partida será mesmo no Batistão, e também a segunda, com arrecadação, em ambas, sendo divididas em partes iguais entre as duas equipes. QUARTETO – A CBF escalou árbitros oriundos de três estados brasileiros para a direção do encontro reunindo Sergipe e River Plate: Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso. Não seria mais lógico que o quarteto viesse de uma só federação estadual? Sinceramente, não dá para entender. Ou a comissão nacional de arbitragem de futebol aproveitou para fazer uma “média”? – ÁRBITRO CENTRAL – Será Ricardo Marques Ribeiro, da federação mineira de futebol. CONFIRMADO – Os dois jogos da fase final e decisiva do campeonato sergipano serão realizados no Batistão. O primeiro será disputado amanhã, 19.05, às 16 horas. E o segundo no dia 26.05, também às 16 horas. QUATRO ELIMINADOS – Na Libertadores, dos seis clubes brasileiros, quatro já foram eliminados: Corinthians, São Paulo e Palmeiras (SP) e o Grêmio de Porto Alegre. Permanecem na disputa o Atlético Mineiro (BH) e o Fluminense (RJ). /// Santos e Corinthians decidirão, amanhã, o campeonato paulista, às 16 horas, na Vila Belmiro, em Santos.

Curtas
NOVO MINISTRO DO STF DEVE SER ESCOLHIDO AINDA ESTE MÊS, DECLARA O MINISTRO DA JUSTIÇA, JOSÉ EDUARDO CARDOSO. /// GILBERTO CARVALHO, SECRETÁRIO-GERAL DA PRESIDÊNCIA, VÊ FASCISMO NA PROPOSTA DE REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL. /// SENADO DEFINIRÁ PRAZO MÍNIMO PARA APRECIAR MPs NA PRÓXIMA SEMANA. /// INVESTIGADOS NA PORTO SEGURO TÊM BENS BLOQUEADOS PELA JUSTIÇA. /// DILMA DEVE VETAR ARTIGOS PARA ADEQUAR MEDIDA PROVISÓRIA DOS PORTOS. /// BARCELONA AFIRMA QUE JÁ CONTRATOU NEYMAR, MAS AGENTE E SANTOS NEGAM. /// LULA, NA ARGENTINA: “FALTA DECISÃO NO MUNDO.” /// MORRE VIDELA, O MAIOR GENOCIDA DA AMÉRICA LATINA.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ClovisCBMelo   Para OAB, atentado contra vida de advogados e jornalistas é crime hediondo. Pergunto: e para o cidadão comum?

www.twitter.com/Gilbertotv   Algumas vitórias devem ser comemoradas em silêncio por respeito aos adversários. A dor da derrota todos nós conhecemos.

www.twitter.com/salesneto1   O que me importa se meu vizinho casar com homem ou com mulher? Cada um que cuide e viva sua vida. Eu hein.

www.twitter.com/valter_jornal   Gente que dá RT nas bobagens que @marcofeliciano fala na minha timeline. #atéquando darão voz para este parlamentar?

www.twitter.com/GLEICEQUEIROZ   Quer dizer q Edvan disse que se reuniu com Heleno. Homi homi kkkk me deixa quieta pra n falar mais o q devo #ficaadica kkkkkkkkkk

www.twitter.com/mendoncaprado   Balaio de gato é um bando de processados por crimes previstos no código penal reunidos para ludibriar o povo.

DO LEITOR

Cascalhos em via Pública – Alô Emurb
E-mail: “Prezado Jornalista, bom dia. Os moradores da Av. João José de Santana no Robalo foram surpreendidos com a colocação de cascalhos provenientes da demolição do Hotel Parque dos Coqueiros esses foram colocados em via pública pedimos sua ajuda na divulgação deste artigo. Precisamos que a EMURB faça uma fiscalização mais efetiva na zona de expansão muitos terrenos estão sendo invadidos, lagoas sendo aterradas e ruas invadidas por construções de casas. Fica o alerta aos proprietários de terrenos do Condomínio Estrada do Sol tem muitos terrenos já invadidos e o pior é que a Energisa e a Deso fazem as ligações dessas invasões. Esses órgãos deveriam exigir a escritura do terreno para realizar o serviço”.

NOTA  – Apoio à diretoria da Associação Desportiva Confiança

Amigos  proletários,

Já se passaram alguns e agora, que a poeira começa a baixar, e nossos neurônios já  em processo de desfragmentação permitem que tenhamos mais condições de analisarmos o grande vexame que sofremos,  com a vergonhosa desclassificação no Sergipão 2013,   é o momento de uma reflexão mais consciente e realista a cerca do Confiança e da sua administração.

Foi muito penoso o fracasso do dragão, porém, devemos pensar no clube que hoje se apresenta como o mais organizado administrativamente do futebol Sergipano e com quase toda a estrutura de um clube profissional e com amplas perspectivas de, a médio e longo   prazo,  se firmar no cenário esportivo nacional como uma equipe de elite do futebol brasileiro.

O Confiança ainda tem muitos desafios a enfrentar e superar e, para isso, o apoio do torcedor é determinante, portanto amigos proletários, peço a todos que mantenham a condição de sócio torcedor e continuem  apoiando e valorizando essa diretoria que tem demonstrado  amplo conhecimento administrativo e fortalecendo o confiança em todas as áreas de atuação, que um clube profissional deve demandar;  a revista, o projeto de marketing, a futura construção da  arena desportiva, grandes patrocínios,  a realidade do futebol de base e por ai vai. E pra manter a esperança dessas conquistas e a sedimentação de outras já existentes, nosso apoio é fundamental, nesse momento, ao presidente Luiz Roberto e conselheiros.  Não  permitamos que eles se afastem do Confiança agora, que seria lamentável e catastrófico para a nossa agremiação azulina, e todo o projeto de desenvolvimento e de crescimento profissional do clube se desmancharia, lamentavelmente.

Nosso apoio é determinante! O presidente Luiz Roberto deve continuar e com o apoio de todos que fazem e torcem pelo clube; ele hoje representa a essência  azulina, aquele que conseguiu com dedicação, competência, sofrimento e amor ao clube, botar o Confiança no mais alto pedestal do futebol nordestino, porque o nosso dragão hoje, no cenário nacional, é reconhecido pela sua competente e ética administração e reconhecido, também, com um clube  grandioso e sério. Se em campo ainda não somos reconhecidos nacionalmente por conquistas, certamente, e com a continuidade da gestão atual, a médio  prazo, seremos inseridos nesse contesto.  Portanto, galera, paciência e parcimônia nos desabafos, que são legítimos de todos nós   torcedores,  porém, o respeito e o reconhecimento a quem comanda o Confiança, é o caminho a ser seguindo por todos nós. Vamos dar ideias, pressionar e criticar naquilo que devemos contribui para as mudanças de melhoria para o nosso querido clube: Associação Desportiva Confiança; honra e glória do nosso  futebol .

– Do sonho para a realidade; do deseja para as conquistas; assim é a administração de Luiz Roberto Dantas.

Um abraço, Anselmo Pereira Bittencourt
Torcedor proletário. (http://anselmobittencourt.blogspot.com/  )

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

  
Frases do Dia
“É a ambição de possuir, mais do que qualquer outra coisa, que impede os homens de viverem de uma maneira livre e nobre”. Bertrand Russell, filósofo e matemático britânico, nasceu em 18 de Maio de 1872 e morreu em 1970.

“Os teus atos, e não os teus conhecimentos, é que determinam o teu valor.” ,Johann Gottlieb Fichte, filósofo alemão, nasceu em 19 de Maio de 1762 e morreu em 1814.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais