Prefeito de Itabaiana diz ter sido ameaçado

A política começa a esquentar em Sergipe. Prova disso é a grave revelação do prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), de que foi ameaçado por alguém do Tribunal de Contas de Sergipe. O gestor disse que depende apenas de “uma prova” para divulgar o nome de seu ameaçador porque, segundo afirma, não tem medo de bravatas. Tomara que o prefeito consiga logo essa prova para Sergipe ficar sabendo quem é o valentão que anda ameaçando pessoas públicas. Ademais, seria interessante que o próprio TCE colaborasse com a “investigação” de Adailton, visando evitar o desgaste de sua já amarrotada imagem. Criado para fiscalizar as ações do Executivo e do Legislativo sergipanos, o Tribunal de Contas funciona mais como um biombo político do que como um órgão técnico auxiliar da Assembleia. Para se ter uma ideia, quase todos os conselheiros têm herdeiros com mandatos parlamentares, enquanto muitos políticos aboletam alí familiares e agregados em bem pagos cargos comissionados. Aqui pra nós e a torcida do Flamengo, o TCE assemelha-se ao conhecido ditado popular: pau que nasce torto, cresce e morre torto. Home vôte!

Vítimas da Covid-19

A vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino (PT), e o presidente estadual do MDB, Jackson Barreto, estão em isolamento por terem testado positivo para a Covid-19. Segundo a petista, o exame indicou uma carga viral muito baixa: “Estou bem, graças às vacinas. Por isso, aproveito para reforçar a importância de que todos se vacinem e tomem as doses de reforço”, frisou. JB também está com sintomas leves da doença “graças às quatro doses da vacina. Estou cumprindo as recomendações médicas, permanecendo em isolamento para proteger todos ao meu redor”. Melhoras!

Abaixo o racismo

A possibilidade de um adolescente negro ser vítima de homicídio é 3,7 vezes maior do que a de um branco. É o que revela estudo sobre racismo no Brasil divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O trabalho mostra que existe racismo institucional no país, expresso principalmente nas ações da polícia. O estudo mostra que a cada ano 60 mil pessoas são assassinadas no Brasil, sendo que a cada três vítimas, duas são negras. Danôsse!

Pratos vazios

A pobreza avançou 12,5% em Sergipe. Está é a maior alta do Brasil, quase o triplo da média nacional que é de 5%. Essa triste informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, com base em um estudo realizado pelo Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social sobre a evolução da pobreza no país. Segundo o levantamento, cerca de 47,3 milhões de brasileiros terminaram o ano passado na pobreza. Levando em conta a renda das famílias, o número equivale a 22,3% do total da população, sendo o maior percentual em 10 anos. Cruz, credo!

Portinho visitado

De passagem por Sergipe, a pré-candidata a presidente da República, senadora Simone Tebet (MDB), visitou o Terminal Portuário Ignácio Barbosa, na Barra dos Coqueiros. Segundo ela, o porto tem papel estratégico para o desenvolvimento de Sergipe, visto que um dos grandes gargalos do país é a questão do transporte e escoamento da produção. Será que disseram à presidenciável que o nosso portinho é raso demais? O calado é de apenas 8,30 metros, que somado à altura da maré no momento pode chegar a 10,20 metros. Aqui pra nós, é quase um atracadouro para canoas à vela. Misericórdia!

Grana para Lagarto

O município de Lagarto vai receber cerca de R$ 262 mil para a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água da Adutora do Piauitinga. A boa notícia foi anunciada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. A obra beneficiada com os recursos federais vai levar água para cerca de 170 mil pessoas de Lagarto, Salgado, Simão Dias e Riachão do Dantas. Segundo o governador Belivaldo Chagas (PSD), este empreendimento já contou com um investimento de cerca de R$ 85 milhões. A previsão é que o abastecimento dos municípios das regiões Sul e Centro-Sul esteja garantido pelos próximos 30 anos. Maravilha!

Defesa dos jovens

E quem esteve em Aracaju foi o influenciador digital Pablo Marçal. Conhece? O dito cujo vem a ser pré-candidato a presidente da República pelo PROS, partido em Sergipe dirigido pelo ex-deputado Jorge Alberto. Na conversa com filiados do partido e alguns simpatizantes, Marçal defendeu que os presidenciáveis Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) se aposentem da política, pois “a nação precisa de governantes jovens. Políticos maduros têm que virar conselheiros”, discursou. Por fim, Marçal afirmou que o Brasil só muda com “governalismo, virtualização e empresarização”. Então, tá!

Maconha em debate

“O uso recreativo da Cannabis não tem nada a ver com o uso terapêutico da planta”. Esta afirmação é de Lysandro Borges, professor pesquisador de farmácia da Universidade Federal de Sergipe. O distinto está organizando o “Simpósio de Cannabis medicinal: da farmacologia à clínica médica”, a ser realizado, às 18h do próximo dia 6, no Campus da UFS em São Cristóvão. O evento visa combater o preconceito e ampliar o conhecimento da sociedade sobre o benefício medicinal da maconha, que contribui para melhorar a saúde de portadores de doenças crônicas e neurológicas. Aff Maria!

Dinheiro novo

A Prefeitura de Aracaju foi visitada por Diego Arcia e Ana Beatriz Esteves, integrantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os dois trataram com o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) sobre os projetos que estão sendo executados na capital graças a um convênio firmado entre a gestão municipal e o banco, no valor de 75 milhões de dólares. Os representantes do BID farão visitas técnicas às áreas a serem contempladas pelas obras custeadas pelo empréstimo. Segundo Nogueira, as intervenções causarão impacto significativo na infraestrutura urbana da cidade, sem deixar de mas preservar o meio ambiente. Ah, bom!

Novo senador

O sergipano Cauã Carvalho de Oliveira, 15 anos, foi empossado, ontem, como jovem senador. Ele é estudante do Centro de Excelência Professora Gonçalo Rollemberg Leite, em Aracaju, e foi o selecionado do estado no concurso Jovem Senador de 2022. Cauã e os outros 26 classificados de todo o país vão vivenciar o processo legislativo. As propostas feitas por eles podem ser transformadas em projetos de lei. O tema da redação deste ano foi “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”. O jovem Cauã teve como orientadora a professora Fernanda Santos Correia Cavalcanti. Supimpa!

Recorte de jornal

Publicado no jornal estanciano A Razão, em 24 de março de 1912

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais