Presidenciáveis sem palanque em Sergipe

Enquanto o candidato a presidente Lula da Silva (PT) pode escolher em Sergipe entre os palanques do PT e do PSD, outros presidenciáveis terão que se virar nos trinta para conseguir quem os apresente ao eleitorado sergipano. É o caso, por exemplo, de Sofia Manzano (PCB) e Roberto Jefferson (PTB). O partido do petebista, por sinal, apoia em peso a reeleição de Jair Bolsonaro (PL). Também desperta atenção a ausência no estado da campanha do presidenciável Ciro Gomes (PDT). Embora a legenda dele seja presidida pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, se desconhece qualquer ação do partido em favor do suplicante cearense. Aliás, a grande maioria dos pedetistas candidatos a deputado deve votar no ex-presidente Lula. Talvez seja por isso que Ciro ainda não pisou os pés no estado. Pelo andar da carruagem, é bem capaz d’ele nem aparecer na terrinha, por achar que, com menos de 2% do eleitorado brasileiro, Sergipe representa muito pouco diante dos mais de 156 milhões de eleitores espalhados por esse Brasilzão de meus Deus. Caso realmente Gomes pense assim, alguém precisa lembra-lo que é de grão em grão que a galinha enche o papo. Marminino!

Vice reage

Após o forte zum-zum-zum em torno da possível impugnação de sua candidatura à Câmara Federal, a vice-governadora Eliane Aquino (PT) reagiu: “Tenho a consciência tranquila com relação à forma como lido e sempre lidei com o poder público. Quaisquer questionamentos a respeito da legitimidade das minhas práticas administrativas como vice-governadora, serão devidamente esclarecidas”, revelou Aquino. As línguas ferinas andam espalhando que Eliane pode ter se tornado inelegível porque não renunciou a tempo a presidência de alguns conselhos estaduais, porém há controvérsia. Então, tá!

Político hospitalizado

O quadro de saúde do ex-deputado José Teles de Mendonça, 69 anos, é estável. Esta informação é do gabinete da deputada estadual Maria Mendonça (PDT), irmã do ex-parlamentar. Ele foi internado, às pressas, após sofrer um mal-estar. A suspeita é que o político tenha sido vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Zé Teles estava numa churrascaria de Itabaiana, quarta-feira passada, quando passo mal. A informação é que o político foi sedado porque estava muito agitado. Segundo familiares, os médicos que assistem o ex-deputado pediram 48 horas para fornecer um diagnóstico mais detalhado. Melhoras!

Calmaria natural

Ouve-se aqui e ali que a campanha eleitoral está parada no estado, como se isso fosse uma coisa muito séria. Ao contrário do que pensam os neófitos em política, essa aparente calmaria é natural, pois partidos e coligações estão se ajustando e nesse período os candidatos preferem o boca a boca com as lideranças políticas. Portanto, os apressados devem ir se acostumando, pois essa marcha lenta é normal e deve perdurar até o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Ah, bom!

Figuras e ideias velhas

O eleitor sergipano não terá muita opção para votar este ano. Com raras exceções, os candidatos ao governo e ao Senado são da velha guarda da política. Mesmo os mais jovens em idade foram forjados em legendas conservadoras e alguns já estiveram dos dois lados do balcão. Até os partidos mais à esquerda não apresentaram novidades para as eleições que se avizinham. Portanto, praticamente todos os candidatos majoritários vão ao baile eleitoral com as fantasias das festas anteriores. São figuras recauchutadas tentando emplacar um discurso de novo. Crendeuspai!

High society

Querido por esse Brasil afora, o ex-governador de Sergipe, Albano Franco (PSDB), recebeu a visita iluminada da amiga Luíza Brunet. Ao postar no instagram a foto do animado encontro, a sobrinha do tucano, Grace Franco, brincou: “Tio Albano pediu Luíza Brunet em casamento. Ela aceitou”. A modelo respondeu pela mesma rede social: “Minha amada amiga e família que amo muito. Meu querido amigo Albano Franco da vida também. Adorei visitar todos vocês”. Supimpa!

Candidatura ameaçada

O médico Jorge Alberto (PROS) ainda não sabe se a sua candidatura ao governo de Sergipe sobreviverá. Ele aguarda definições sobre quem ficará com o partido. Além de Jorge, também vivem nesta expectativa nove candidatos a deputado federal e 10 postulantes a estadual. Caso a legenda fique com Marcos Holanda, a candidatura do sergipano estará salva, porém se o TSE mantiver o PROS nas mãos de Eurípedes Júnior, o médico samba, pois a sigla passará a apoiar o presidenciável Lula (PT), de quem Jorge Alberto discorda politicamente. Danôsse!

Golpe novo na praça

O Departamento de Precatórios (Deprec) do Tribunal de Justiça de Sergipe está alertando para um golpe praticado via WhatsApp. Usando um suposto ofício, os bandidos comunicam a credores sobre os valores a serem depositados, desde que a vítima pague uma taxa. O TJ informa que o Departamento não envia mensagens via aplicativos e tampouco cobra taxas para o pagamento do precatório. Para tirar qualquer dúvida, as pessoas devem se dirigir ao Deprec, localizado no 7º andar do Palácio da Justiça, no centro de Aracaju. Portanto, fique ligado. Cruzes!

Há vagas

Depois de exonerar ocupantes de cargos em comissão ligados ao ex-governador Jackson Barreto (MDB), o governo de Sergipe está nomeando novos comissionados, certamente para substituir os que receberam cartão vermelho. A edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, traz cinco novas nomeações para cargos em comissão e titular de conselho deliberativo. Pelo visto, ao tempo em que exonera os protegidos do ex-aliado JB, o governador Belivaldo Chagas (PSD) vai substituindo as lacunas por eleitores governistas. Tá interessando? Pois apresente seu Q.I de quem indica na Secretaria de Governo e entre na fila. Aff Maria!

Barbas de molho

Comenta-se nas esquinas de Sergipe que a folha corrida de muitos candidatos não suporta um rápido olhar jurídico. Dizem as línguas ferinas que basta os processos começarem a ser esmiuçados pelo Tribunal Regional Eleitoral para a casa de muita gente cair. Tem candidato com ficha super encardida acreditando que, pelo fato de o partido já ter registrado seu nome na ata da convenção, escapou da provável impugnação. Ledo engano! Aos sujismundos, aconselha-se colocarem as barbas de molho enquanto esperam a hora de a onça beber água. Home vôte!

Sergipe estagnado

Sergipe foi o estado nordestino onde o número de eleitores cresceu menos (6%). O Nordeste teve o segundo maior aumento no número de votantes entre todas as regiões do país. Tendo crescido 8,1% desde as últimas eleições gerais, a região fica atrás apenas do Norte, onde o eleitorado cresceu 8,9%. Em Sergipe, os votantes passaram de 1.577.058 em 2018, para 1.671.801 este ano. Entre os 75 municípios sergipanos, a Barra dos Coqueiros, com variação de 19,12%, foi o que apresentou maior crescimento no número de eleitores. Carmopólis (-1,09%) foi o único município do estado a reduzir seu eleitorado no período. Vixe!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Imparcial, em 31 de julho de 1918

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais