Presidente da Câmara é cassado

0

Presidente da Câmara é cassado

Por quatro votos a dois, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o mandato do vereador e presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Sérgio Góes (PT). O petista foi punido por infidelidade partidária já que trocou de partido depois do dia 27 de março. Pelo mesmo motivo, já haviam sido cassados os vereadores aracajuanos Robson Viana (PT) e Pastor Jony (PRB). Estes dois últimos disputaram a eleição passada e conquistaram novos mandatos. Sérgio Góes não disputou a reeleição, mas elegeu a sua irmã Simone Góes (PT). Sérgio deve entrar com um embargo declaratório contra a decisão do TRE, o que lhe permitirá continuar como vereador e presidente até o final de seu mandato.

 

Nas mãos de Déda

Os procuradores Maria Cristina Foz Mendonça, Josenias França do Nascimento e Maria Luiza Vieira Cruz foram eleitos ontem para compor a lista tríplice da qual sairá o novo procurador geral de Justiça de Sergipe. Caberá agora ao governador Marcelo Déda (PT) escolher entre os três quem será o procurador geral. A coluna aposta uma mariola como Déda vai manter no cargo a procuradora geral Maria Cristina Foz Mendonça.

 

Sem recontagem

Não haverá recontagem dos votos proporcionais em Aracaju. A decisão foi tomada ontem, após a Secretaria de Tecnologia e Informação do TRE ter dado uma explicação sobre os mapas de apuração liberados no dia da eleição. Em seguida, o Pleno do Tribunal aprovou a publicação de uma nota pública, que será divulgada hoje ou amanhã, descartando a existência de erros no resultado oficial. A recontagem de votos havia sido solicitada pelo vereador Chico Buchinho (PT), que não conseguiu votos suficientes para se reeleger.

 

Greve continua

A greve nacional dos bancários vai prosseguir. Ontem (20), quando o movimento completou 13 dias, bancários e banqueiros tiveram nova rodada de negociação, porém não chegaram a um acordo. A categoria reivindica 14% de reajuste salarial. Segundo a direção do movimento paredista, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não apresentou nenhuma nova proposta e foi marcada uma nova rodada de negociação para as 18 horas de hoje (21). Em Sergipe, mais de 70% das agências bancárias estão fechadas há 14 dias.

 

Cheques sem fundo

E por falar em bancos, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) informou que o volume de cheques devolvidos no mês passado aumentou 7,62% em comparação com agosto e 4,13% quando comparado a setembro de 2007. O relatório da pesquisa indica que o principal fator para o aumento foi a crise financeira, que onerou os juros dos financiamentos. Com a redução da liquidez no mercado financeiro, os juros cobrados pelos bancos aumentaram significativamente nas últimas semanas. Isso levou a um encarecimento do financiamento e maior comprometimento do orçamento com despesas financeiras.

 

Salário antecipado

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), autorizou ontem (20) a antecipação do pagamento dos salários deste mês, além de transferir para a segunda-feira (27) o ponto facultativo. As medidas beneficiam os servidores que comemoram sua data no próximo dia 28. “Essas são mais duas formas que encontramos de demonstrar a nossa gratidão, pois sem o empenho de todos esses dedicados profissionais, a nossa cidade não seria hoje a capital da qualidade de vida no Brasil”, explica Nogueira.

 

Fila na fábrica I

Caminhoneiros de todo o país aguardam desde a semana passada para carregar seus caminhões na Unidade Laranjeiras (SE) da Votorantim Cimentos, fabricante do Cimento Poty. Eles reclamam da demora que está causando sérios prejuízos. “A gente tem prestação para pagar e o banco não quer explicação, quer receber”, afirma Mário dos Santos, que chegou sábado na fábrica e até o meio dia de ontem não tinha conseguido carregar o caminhão.

 

Fila na fábrica II

Em nota à imprensa, a assessoria da Votorantim informou que a indústria está operando em plena capacidade para atender a forte demanda por cimento que ocorre neste momento em todo o País e, especialmente, na região abastecida pela fábrica de Sergipe. “As expedições diárias de cimento ensacado saltaram de 3 mil toneladas/dia em 2007 para 7 mil toneladas/dia neste mês de outubro de 2008 – um crescimento de 130%”, explica. A empresa garante que está se esforçando para normalizar a situação dos caminhoneiros.


Curso sobre banana

A Emdagro promove hoje (21) e amanhã (22) um curso sobre a cultura da banana. Entre os temas que serão abordados estão as variedades da planta, tipos de solo, tratos culturais e, principalmente, o controle de pragas e doenças. O evento acontece no auditório da Associação dos Concessionários do Distrito de Irrigação do Platô de Neópolis (Ascondir), em Neópolis.


BR é premiada

O presidente da Petrobras Distribuidora, José Eduardo Dutra, recebeu ontem o troféu “A Distribuidora de Combustíveis e Derivados de Petróleo mais Admirada do Brasil”, concedido pela revista CartaCapital. O prêmio se deve ao resultado da 11º edição da pesquisa TNS InterScience, que escolheu a BR como a empresa mais destacada em sua categoria. A cerimônia de entrega do troféu aconteceu em São Paulo e foi muito prestigiada.


Leilão de carros

O Detran realizará no próximo sábado, no Espaço Emes Eventos, mais um leilão de veículos apreendidos pela fiscalização de trânsito. Ao todo, serão leiloados 10 carros e 36 motos. Destes, 28 são considerados aptos e 18 serão vendidos como sucata. Quem arrematar algum lote deverá pagar um sinal de aproximadamente 30% do valor do lance mínimo para o veículo escolhido. O automóvel será liberado assim que o interessado pagar o valor total ao leiloeiro e receber a nota fiscal.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários