Pressão desagrada

O governador Jackson Barreto (PMDB) está redondamente enganado se pensa que na base da pressão intimida a Assembleia e consegue aprovar o empréstimo de R$ 250 milhões para a saúde. A advertência foi feita pelo líder da oposição, Venâncio Fonseca (PP), logo após Jackson afirmar que alguns deputados estão trabalhando para impedir a votação do projeto. O pepista garante que os colegas não têm medo das ameaças do governador: “Sem diálogo ele não aprova nada no Legislativo”, frisou. Venâncio lembra, inclusive, o falecido ex-governador Marcelo Déda (PT), que só conseguiu aprovar o Proinveste após conversar com a oposição. Estamos, portanto, diante de mais um quebra de braça no Legislativo. Lamentável é que, enquanto governo e oposição não chegarem a um acordo, a saúde pública estadual segue em petição de miséria. Uma lástima!

Absurdo

A Prefeitura de Aracaju ‘ganhou’ generoso espaço agora há pouco no Bom Dia Brasil da Rede Globo por conta da mudança de uniforme dos alunos da rede municipal de ensino. Na reportagem, a Secretaria da Educação confirmou o que disseram as mães: os filhos estão perdendo aulas porque só entram nas escolas com a única farda recebida e que tem as cores da administração João Alves Filho (DEM). O comentarista Alexandre Garcia fez duras críticas à proibição, e o apresentar Chico Pinheiro comparou a administração demista à novela “O Bem Amado”, de Dias Gomes. Que vergonha!

Mudança

O Banese muda de direção tão logo o Banco Central aprove o nome de Fernando Mota para substituir a atual presidente Vera Lúcia de Oliveira. Enquanto isso, a instituição será comandada interinamente pela atual diretora administrativa Avilete Ramalho. Nas mudanças propostas pelo governador Jackson Barreto, Avilete substituirá o diretor de crédito comercial Carlos Alberto Tavares, e para o lugar dela vai José Marcelino Andrade. Os diretores Hércules Daltro e Edson Caetano permanecem nos cargos.

De partida

Os secretários estaduais filiados ao PSB devem entregar os cargos até a próxima segunda-feira. Foi o que informou ontem ao governador Jackson Barreto (PMDB) o deputado federal Valadares Filho. Ele avisou, porém, que a debandada pessebista não significa rompimento com o governo estadual. O partido quer apenas ficar livre para negociar alianças políticas com vistas às eleições deste ano.

Maldade

Espalharam ontem em Sergipe um boato dando conta que o deputado federal Mendonça Prado (DEM) havia morrido num acidente de carro ocorrido no interior sergipano. A fofoca só foi desfeita quando o parlamentar desembarcou no aeroporto de Aracaju procedente de Brasília e ligou o celular para tranquilizar amigos e familiares. Que maldade!

Quem não deve…

O senador Eduardo Amorim (PSC) está seguro que uma CPI é a melhor maneira de se apurar o escândalo envolvendo a compra pela Petrobras de uma refinaria nos Estados Unidos. Ele disse ontem ao Jornal Nacional da rede Globo que “quem não deve não teme”. Claro que o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) pensa totalmente diferente de Amorim.

Violência

Uma comissão de sergipanas será recebida hoje pela secretária especial de Políticas Públicas, Maria Teles. O objetivo é discutir medidas visando reduzir a crescente violência verificada em Sergipe contra as mulheres. Durante a reunião, a secretária apresentará uma proposta sobre as delegacias especializadas no interior. Sergipe é o 17º estado que mais mata mulheres no país. Somente na semana passada, quatro mulheres foram assassinadas no estado em apenas 34 horas.

Machistas

Nada menos do que 58,5% dos homens concordam totalmente ou parcialmente com a frase "Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros". Segundo pesquisa feita pelo Ipea, 42,7% dos entrevistados acham que as mulheres que usam roupas mostrando o corpo merecem ser atacadas. Pior: 63% concordaram que “casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família”.

Pouco tempo

Os eleitores só têm até o dia 7 de maio próximo para providenciarem o alistamento eleitoral, sob pena de não poderem votar nas eleições deste ano. A Justiça Eleitoral informa que o horário de atendimento externo dos cartórios nas zonas eleitorais com sede em Aracaju é de 7h a 13h. No interior o funcionamento é de 8h a 14h. Detalhe: estes horários serão mantidos até o final do prazo para o cadastramento.

Depósitos humanos

Acontece hoje na Assembleia uma audiência pública para discutir as condições dos presídios no Brasil. Organizado pela Comissão de Direitos Humanos do Legislativo, o evento abordará os fatores que contribuem para o inchaço das penitenciárias, o alto índice de reincidência, o crescimento do crime organizado e lentidão do judiciário. Participe!

Tudo apagado

Acontece amanhã a Hora do Planeta (das 20h30 às 21h30). Trata-se de uma iniciativa global para relacionar o consumo de energia às mudanças climáticas e mostrar como as pequenas ações podem fazer uma grande diferença para minimizar os efeitos do aquecimento global. Ao convidar os sergipanos para participarem deste evento, a deputada estadual Maria Mendonça (PSC) disse que as pessoas devem ter clareza sobre a importância de se economizar energia.

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário de Sergipe em 25 de julho de 1962

Resumo dos jornais

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais