Prevaleceu o bom senso

O Supremo Tribunal Federal decidiu liberar as candidaturas de políticos com ficha suja. No entender de nove dos 11 ministros do STF, o exame da vida pregressa e processos em andamento não podem impedir alguém de concorrer. Vale o princípio constitucional de presunção de inocência. A decisão sepulta a campanha de entidades civis e juízes pelo veto à candidatura de quem responde a ações na Justiça, inclusive daqueles com vida pregressa moralmente questionável e que já tiveram negados os registros de candidaturas ou venham a tê-los, até o dia 16, por tribunais regionais eleitorais. Felizmente, prevaleceu o bom senso, pois, como escrevemos ontem, punir antes de condenar é coisa de regime ditatorial.

 

Voto vencido

 

O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, votou favoravelmente a que juízes de primeiro grau possam negar registro de candidaturas a políticos que respondem a processos penais. “Não equiparo suspensão de direitos políticos e condição de inelegibilidade”, avisou Britto, ao iniciar seu voto. Ele também destacou a importância da moralidade na vida pregressa dos postulantes aos cargos eletivos. “Candidatura é pureza, limpeza, depuração ética. Quem pretende ingressar em cargos estatais há de corresponder à exigência de um mínimo ético”, ressaltou o ministro sergipano.

 

Licença maior

 

O Senado aprovou projeto que passa de cinco para 15 dias a licença-paternidade – tempo que o pai tem de folga depois do nascimento do filho. A proposta, que ainda vai à votação na Câmara, também amplia a licença-maternidade de quatro para seis meses. Em Aracaju, a Prefeitura já ampliou de quatro para cinco meses a licença-maternidade para as suas funcionárias. A medida é fruto de um projeto de lei do vereador Magal da Pastoral (PT).

 

Dedo-duro na política

Veja está notícia publicada hoje (07) pelo Jornal do Brasil: Era só o que faltava para tornar ainda mais exótica a política brasileira, Anselmo José dos Santos, o Cabo Anselmo, o ex-marinheiro que traiu a esquerda armada na época da ditadura militar, quer ser candidato à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010 com uma bandeira de extrema direita: “Salvei o Brasil do comunismo em 64 e quero salvá-lo de novo”. Cabo Anselmo, dedo-duro desgraçado, nasceu no município sergipano de Itaporanga D´Ajuda, mas vive fora de Sergipe desde que ingressou na Marinha.

TV paga em alta

 

A base total de assinantes de TV por assinatura cresceu 13% em relação ao mesmo período do ano passado. A revelação é da Brasileira de TV por Assinatura (ABTA). Segundo a entidade, no tocante aos assinantes de internet banda larga, o crescimento foi de 45% maior que a mesma época de 2007. Atualmente, o pacote de TV por assinatura mais barato custa a partir de R$ 49,90 por mês.

 

Novo Citroën na praça

 

A nova geração do Citroën C3 já está nas concessionárias. O modelo recebeu reestilização externa, com pára-choques frontais mais imponentes, além de mudanças sutis no design interior e mais equipamentos de série. Segundo a Citroën do Brasil, o compacto também está mais confortável, graças às melhorias aplicadas ao conjunto de suspensão. Os preços do modelo são os mesmos da linha 2008. A versão de entrada, GLX 1.4i Flex, parte de R$ 39.900.

 

Viciados em celular

Pesquisa
feita pela Ipos revela que 18% dos usuários de celular se dizem viciados no aparelho. As mulheres (21%) e os jovens com idade entre 16 e 24 anos (23%) são os mais viciados. Como se não bastasse, 5% dos respondentes utilizam mais de uma linha regularmente. Na classe AB, este número sobe para 17%. A pesquisa ainda detectou que existem pessoas que não conseguem separar-se de seu celular nem por um segundo. Para a maioria dos entrevistados, um tempo suportável sem o aparelho é de, no máximo, um dia. Danou-se!

Góes homenageado

A construtora Norcon vai lançar no próximo dia 14 o Residencial Desembargador Antônio Góes. Com horário marcado para começar às 20 horas, a festa acontecerá no nº 600 da rua José Carvalho Pinto, bairro Jardins, em Aracaju. A escolha do nome visa homenagear um grande exemplo de homem e profissional renomado. Além de desembargador, Antônio Góes foi, por muitos anos, professor do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe. Uma justa homenagem.

Isenção para sanduíche

Faltam 25 dias para a próxima edição do McDia Feliz. O evento é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald e beneficia instituições que atendem crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Em Sergipe, a entidade beneficiada é a Avosos. Resolução do Conselho Nacional de Política Fazendária autoriza diversos Estados, inclusive Sergipe, a isentar do ICMS a comercialização de sanduíches Big Mac efetuada durante o McDia Feliz. Isso significa que as doações às instituições vão ser de 7% a 18% maiores. Legal!

Terreno de Marinha

O senador Almeida Lima (PMDB), autor de proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue os chamados “terrenos de Marinha” e trata da propriedade desses imóveis, pediu a retirada de pauta da matéria para que seja realizado um acordo com o Executivo. As negociações em torno da proposta deverão ser iniciadas na última semana de agosto. O governo federal já pensa em apresentar um projeto reduzindo os valores cobradores aos donos dos terrenos considerados “de Marinha”.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais