Prevenção à Sífilis Congênita nas festas juninas

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou mais uma campanha de prevenção durante as festas juninas de Sergipe. As estão sendo focadas especialmente na Sífilis Congênita, devido aos altos índices da doença em Sergipe. Apesar dos esforços das equipes do Programa Estadual de DST/AIDS e Vigilância Epidemiológica em capacitar profissionais de saúde, produzir materiais informativos específicos sobre a sífilis, os casos continuam aumentando, principalmente em alguns municípios Somente em 2013, foram notificados 148 casos da doença.

Vários fatores estão relacionados ao aumento dos casos, indicando falha do pré-natal na atenção básica: gestantes iniciando tardiamente o pré-natal e a não participação do parceiro sexual na realização dos exames, principalmente de sífilis e de HIV. Por isso, foi priorizado, mais uma vez, o tema Sífilis Congênita na campanha junina da capital e do interior.

Com o tema "Na gravidez, só passe para seu filho amor e paixão. Proteja seu bebê da Sífilis Congênita", a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe produziu e está disponibilizando aos municípios folhetos informativos, banners, camisas para os agentes de saúde e porta-camisinha. As principais emissoras de rádio da capital e interior estão divulgando uma mensagem de incentivo ao pré-natal não apenas com relação à gestante como também ao seu parceiro, além do uso da camisinha durante a gravidez.

A campanha de prevenção contra a Sífilis Congênita nos Festejos Juninos está chamando a atenção das pessoas que foram até o Arraial do Povo, promovido pelo Governo do Estado, na Orla de Atalaia, em Aracaju: os visitantes que acessam o estande da prevenção para receber todas as informações sobre Sífilis AIDS e outras DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis entram em uma cabine fotográfica e tiram uma fotografia que é impressa instantaneamente, em 10 segundos, com uma mensagem sobre cuidados com a Sífilis Congênita. Além de divertida, a ideia proporciona levar para casa uma foto que permite recordar o momento junino e ter uma lembrança divertida sobre as informações básica da Sífilis Congênita.  É uma ação inovadora e criativa de passar informações para o público que frequenta o Arraial do Povo na orla de Atalaia. As fotos eternizarão momentos inesquecíveis vividos na bela orla e junto com elas as pessoas vão guardar uma lembrança bem divertida com informação sobre a sífilis.

Após as fotos, as pessoas recebem um porta- camisinha contendo preservativo masculino, feminino, gel lubrificante e material informativo. O stand informativo está funcionando das 19 às 23 horas, diariamente.

O material informativo que está sendo distribuído no Arraial do Povo também está sendo disponibilizado no Ponto da Prevenção do Forró Caju, na Praça dos Mercados, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Saúde de Aracaju.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais