Primeiro de dezembro: Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

A Pandemia do HIV continua

Exposição mostra depoimentos de pessoas que aderiram ao tratamento antirretroviral

A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe e o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde apresentam, a campanha Indetectável, que é uma série de depoimentos com fotos e vídeos de pessoas de diferentes faixas etárias, onde elas relatam como é viver com o vírus e a conquista que foi para si o fato de terem a carga viral em níveis indetectáveis. As fotos mostram a história de pessoas soropositivas que superaram os desafios do HIV, aderiram e deram continuidade ao tratamento antirretroviral e, com isso, reduziram o vírus a nível indetectável no sangue, o que praticamente impede a transmissão do HIV para outras pessoas.

Na exposição, as pessoas relatam, voluntariamente, sobre o tratamento e a luta contra o estigma, os medos e angústias, as conquistas e motivações, o comportamento antes e depois do diagnóstico.

A exposição será itinerante. O lançamento será nesta terça feira, primeiro de dezembro – Dia Mundial da Luta Contra a Aids, na sede da Secretaria de Estado da Saúde, no Centro Administrativo da Saúde, na Avenida Rio de Janeiro. Posteriormente a exposição será exibida em outros locais estratégicos.

Filme Sobre a História da Aids no Brasil

Fazendo parte da programação do Dezembro Vermelho – Mês de alerta e mobilização sobre a Aids, a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe apresentará no Cine Drive In, no estacionamento do Museu da Gente Sergipana, nesta terça feira, às 20 horas, o documentário Carta para Além dos Muros. É um apanhado de três décadas de história do HIV e da AIDS no Brasil. O filme mostra a cronologia da epidemia de HIV no país por meio de relatos de especialistas e ativistas de diversas gerações e é conduzido por uma narrativa inspirada no trabalho de Caio Fernando de Abreu, que deu nome ao filme.

O filme investiga e expõe o estigma e a discriminação como produtos de uma sociedade que insiste em manter marginalizadas as pessoas que vivem com HIV, mesmo 30 anos depois do início da epidemia.

O longa tem cerca de uma hora e meia de duração e reúne depoimentos de mais de 30 pessoas que fazem parte dessa história, como o médico e escritor Drauzio Varella, a mãe do cantor Cazuza, Lucinha Araújo, os ex-ministros da Saúde José Serra e José Gomes Temporão, além de pessoas que vivem com HIV e trabalham para acabar com o estigma, como Gabriel Estrela e Gabriel Comicholi, e o depoimento da médica que identificou o primeiro caso de AIDS no Brasil, a dermatologista Valéria Petri.

No final da exibição do filme, as pessoas poderão levar para casa um kit do autoteste para fazer seu teste de HIV em casa.

As pessoas interessadas em acompanhar a exibição do documentário no Cine Drive In do Museu da Gente Sergipana devem ligar para o número 99988-9862 / 99982-8641 para fazer a reserva já que o espaço é limitado.

Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) participa da Campanha do Dezembro Vermelho

A Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), preocupada em ajudar a sociedade na Campanha de mobilização sobre a Aids, vai divulgar nas faturas de dezembro, a mensagem “Dezembro Vermelho – Mês de Alerta com relação a Aids. Não fique na dúvida. Faça o Teste”. Esta mensagem visa incentivar as pessoas a procurarem saber sobre a sua sorologia. Quanto mais cedo fizer o diagnóstico, mais cedo iniciará o tratamento. O diagnóstico precoce é de grande importância para a qualidade de vida de quem é soropositivo.

Informações Importantes para a População

1 – USE CAMISINHA

A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas infecções sexualmente transmissíveis, como a AIDS, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada.

2 – FAÇA O TESTE

O teste deve ser feito com regularidade e sempre que você tiver passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha. É muito importante que você saiba se tem HIV, para buscar tratamento no tempo certo, possibilitando que você ganhe muito em qualidade de vida. Procure um profissional de saúde e informe-se sobre o teste.

3 – PRÉ-NATAL

A testagem para o HIV é recomendada no 1º trimestre e 3º trimestre da gestação. Mas, no caso de gestantes que não tiveram acesso ao pré-natal, o diagnóstico pode ocorrer no momento do parto, na própria maternidade, por meio do teste rápido para HIV.

4 – TRATAMENTO

O uso correto e regular dos medicamentos para quem já vive com o HIV é fundamental para aumentar a qualidade de vida e evitar a transmissão do vírus para outras pessoas. O tratamento evita as internações e as infecções por doenças oportunistas.

5 – PEP

A Profilaxia Pós-Exposição é um tratamento com terapia antirretroviral (TARV) por 28 dias para evitar a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo de uma pessoa. Ela é indicada para as pessoas que podem ter tido contato com o vírus e deve ser iniciada em até 72 horas após a situação de risco.

6 – PREP

A Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais