Prisão da alma

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Texto de Felipe Castro, estudante de direito,  pesquisador e apaixonado pela solução desta  causa:

Os acontecimentos recentes envolvendo o sistema prisional do Maranhão serviram de aperitivo para mostrar como nosso sistema, a nível nacional, encontra-se em colapso. Nos quatro cantos do Brasil observando nossos presídios, enxergamos verdadeiros “circos dos horrores”, onde todos os direitos do ser humano são desprezados e pessoas são tratadas pior que animais, enjaulados, sujos, doentes, fora das vistas da sociedade.

Chamo você que está lendo essas linhas a refletir. Pense em 1943 no auge do período Nazista, pense nos campos de concentração com milhares de prisioneiros empilhados, doentes e desnutridos, entregues à própria sorte sem saber o que esperar do amanhã. Ficou comovido? Agora olhe para dentro do sistema prisional brasileiro, mudou alguma coisa? Ou será que é só o discurso sensacionalista falando mais alto em você?

As primeiras perguntas às quais temos de responder são: qual o motivo da mídia ter incutido na sociedade o sentimento de raiva em relação aos direitos humanos? Será que pelo simples motivo de ter delinquido o indivíduo deve ser torcido pelo sistema até a sua última gota de dignidade.

Para responder gostaria de incita-lo a refletir sozinho sobre dois grandes pensadores de nosso tempo. O primeiro é Louk Hulsman que coloca de forma esplendida em sua obra, “Penas Perdidas”, o problema do sistema penal, levantando uma questão que muito me chamou a atenção. Na segunda parte de sua obra, "Relatividade", ele chama à reflexão sobre o conceito de crime e questiona qual o denominador comum utilizado para definir a situação fática em questão e após isso ele afirma de forma categórica que esse denominador não existe, pois algo que era considerado crime ontem hoje não é mais. Chegando então à conclusão de que quem cria o criminoso é a lei e, portanto, da mesma forma que no regime nazista, a lei pura e simplesmente previa aquela punição ao Judeu pela sua “condição”, hoje acontece o mesmo.

O segundo é um autor Nietzsche, que em sua obra “Além do bem e do mal”, em seu parágrafo 289, afirma ser toda palavra uma máscara. Assim, sempre que nos comunicamos usamos nosso discurso para esconder nossas verdadeiras intenções, portanto nunca questionará um político sobre os motivos de sua candidatura e ouvirá a seguinte resposta: “Quero candidatar-me com o intuito de utilizar a máquina pública para satisfazer interesses pessoais e multiplicar meu patrimônio!” O mesmo ocorre com nosso sistema, mais especificamente a mídia, que com seu discurso enfurecido e sem muitos fundamentos enraizou um verdadeiro sentimento de ódio e raiva em todos nós sobre o tratamento do condenado; esperamos que ele seja condenado e privado de qualquer tratamento digno, queremos que ele seja torturado e massacrado física e psicologicamente, mas quando paramos para pensar o motivo de sentirmos isso, só conseguimos achar argumentos frívolos, vazios e sem lógica.

Freud na obra “O mal-estar na civilização” deixa a entender que o homem é um ser que nasce mal e imperceptivelmente durante sua vida age sempre com o intuito de maximizar seu prazer e diminuir sua dor. O problema é que o sistema capitalista moderno conseguiu erotizar todas as suas ferramentas e transferir o libido humano para o consumo. Assim somos impulsionados a satisfazer nossos desejos e obter prazer pelo consumo. Portanto, quem não consome não existe e é invisível para a sociedade, só se tornando perceptível quando quebra com a lógica do sistema, lógica essa que resume-se a trabalhar e consumir, e toma a força o que o próprio sistema o ensinou a desejar.

Não quero aqui tornar meu discurso libertador para aqueles que delinquem, só quero chamá-lo, com um pouco de sobriedade e menos sensacionalismo, a refletir sobre essa questão complicada que é nosso sistema prisional. Sistema esse que existe há pouco mais de dois séculos e já mostrou-se totalmente ineficaz e altamente discriminatório, que possui seu público alvo.
Cabe pensarmos os motivos de sua existência e se realmente pagando o mal com mal estaremos dando respostas efetivas para problemas tão complexos.

Quero chamar você a ir ainda mais além, responda essa pergunta a você mesmo: “O que é viver em sociedade?”

Creio que quando atravessar as grades invisíveis do sistema capitalista e enxergar o que há lá fora poderá responder a pergunta acima de forma satisfatória e desamarrar-se, libertar-se dessa prisão da alma.(Enviado por Emerson Natal/Pres. do CORE/SE)

Vaga no TCE: decisão do STF beneficia Susana
Infonet: O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, suspendeu a decisão que impedia que a deputada Susana Azevedo (PSC) assumisse a vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

Prazo
De acordo com informações do diretor jurídico da Assembleia Legislativa, o advogado Fabiano Feitosa, a partir de agora, o governador Jackson Barreto tem 20 dias para realizar a nomeação, conforme determinação da Constituição do Estado de Sergpe. Com a nomeação de Susana, Gilmar Carvalho assume a vaga dela na Assembleia Legislativa.

Emenda para Aracaju
Na última sexta-feira, 31, o senador Eduardo Amorim (PSC) e os deputados federais André Moura (PSC) e Laércio Oliveira (PR), se reuniram com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM) para tratar sobre as emendas individuais para a capital sergipana. Os parlamentares aproveitaram a ocasião para alertar o prefeito sobre o prazo para este ano que será curto, até o dia doze de fevereiro.

Disposição
“Nos colocamos à disposição pra ajudar a capital, e como o prazo para este ano é até o dia doze de fevereiro, num domingo, atentamos para que tudo seja agilizado, pois teremos que trabalhar somente até o dia dez”, comunicou Eduardo.

Pleitos
O secretário da fazenda, Luciano Paz e o secretário de planejamento e orçamento, Igor Albuquerque também participaram da reunião. “Sugerimos que o prefeito vá até Brasília e leve seus pleitos para também conversar com os demais membros da bancada sergipana na câmara e no senado”, destacou ainda o senador.

Homenagem
O presidente estadual do PT e deputado federal  Rogério Carvalho foi homenageado pela Universidade Federal de Sergipe, pelo esforço em garantir melhorias para a instituição, sobretudo para o Campus de Lagarto. Rogério foi recebido na cidade de Lagarto na Região Sul, em um café da manhã com o reitor Ângelo Antoniolli, o Diretor do Campus de Lagarto, Mário Adriano,  professores e alunos.

Contribuições
O diretor Mário Adriano, destacou as contribuições de Rogério para o Campus de Lagarto:   Ano passado,  ele trouxe um projeto de 2 Milhões que foi o centro de telemedicina da empresa norte americana Cisco companhy. Rogério tem um olhar especial para a UFS. Que isso sirva de exemplo para outros parlamentares"

Trajetória
Já Rogério Carvalho, relembrou a trajetória enquanto estudante e as lutas em prol dos cursos de medicina: "É uma satisfação para mim como ex aluno da UFS e ex presidente do centro acadêmico de medicina receber essa homenagem. Relembro de várias lutas como a implantação do H.U. Na época, também conseguimos trazer a Hildete Falcão para universidade entre outras tarefas. O tempo passou e agora, mais próximo, ajudamos na formatação do Campus da Saúde em Lagarto. Tenho certeza que com o esforço e dedicação de vocês o Campus de Lagarto será referência no Brasil inteiro,” comentou.

Bom Dia Sergipe
O prefeito de Macambira, Ricardo Souza, ao participar do quadro “Fala Prefeito”, no Bom Dia Sergipe, ressaltou que os municípios de pequeno porte vivem basicamente do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, que vem caindo e por isso necessita de parcerias com os governos federal, estadual e órgãos como a Caixa. Macambira tem o orçamento anual de apenas R$ 16 milhões.

Saúde
Ricardo Souza lembrou que na área de saúde Macambira participa do programa Mais Médicos e tem dois profissionais que desenvolvem as atividades. “Moram e trabalham diariamente em Macambira”, disse, destacando que foi inaugurada uma clinica de saúde em parceria com o governo estadual e estão sendo licitados mais dois postos nos povoados. “Renovamos a frota para melhorar o serviço prestado”, disse.

Prevenção
A cobertura de 72% do município com a rede de esgotamento sanitário foi destacada  pelo prefeito que disse que é uma obra importante para a prevenção de doenças. “Estamos dialogando com a Sedurb para fazer o restante da cobertura”, disse.

Estradas
Outra ação que o prefeito ressaltou foi as máquinas recebidas pela prefeitura, como patrol, caçambas e retroescavadeira, que estão ajudando a melhorar as estradas dos povoados. Ricardo lembrou que o município tem vocação para a agricultura e a pecuária, principalmente na produção de milho e abobora.

Agradecimento a TV Sergipe
Ao finalizar a entrevista o prefeito agradeceu a TV Sergipe por ter mostrado ao vivo, no telejornal a cachoeira de Macambira um atrativo turístico natural que orgulha a cidade. ‘Agradecemos também ao projeto Criança Esperança que ajuda o Clube de Mães de Nossa Senhora da Graça de Macambira”, concluiu.

Japaratuba paga novo piso salarial dos professores
Os professores da rede municipal de ensino de Japaratuba, município localizado no Leste Sergipano, iniciaram o ano letivo com uma boa notícia: a partir de agora, os docentes passam a receber o novo piso nacional da Educação Básica, reajustado no final de 2013 pelo Ministério da Educação. A decisão foi tomada pelo próprio prefeito, Hélio Sobral Leite, em reunião com secretariado.

Salário
Com o acréscimo de 8,32%, o salário da categoria passa para cerca de R$ 1. 697, segundo o secretário Municipal de Administração de Japaratuba, Antonio Carlos Mota. “Assim como no ano passado, assim que o anúncio do aumento do piso salarial foi anunciado, iniciamos os estudos técnicos para ver a possibilidade do pagamento. Apesar das dificuldades financeiras que todos os municípios estão passando, incluindo Japaratuba, conseguimos, mais uma vez, assumir o compromisso”, afirma o secretário.

Tabela funcional
Além do reajuste, Antonio Carlos informa que também foi feita correção da tabela funcional da Educação, com base nos novos valores. “Os professores da rede municipal já receberam no final de janeiro os novos provimentos. Estamos cumprindo com o que determina a lei, sem que tenha havido qualquer problema com o sindicato. A prefeitura está fazendo estes esforços por reconhecer que os educadores merecem”, justifica.

Isenção de taxa. Concurso PMSE
Os candidatos do concurso da PM que pediram a isenção da taxa de inscrição, tiveram o pedido indeferido e entraram com recurso contra o indeferimento já podem acessar o site da FUNCAB e verificar se o recurso foi aceito. O site é http://www.funcab.org.

Fim das inscrições. Concurso PMSE
E para quem ainda não se inscreveu no concurso da Polícia Militar e quer tentar ocupar uma das 600 vagas ofertadas por meio de concurso público, deve se apressar. É que termina nesse domingo o prazo de inscrição. As inscrições só podem ser feitas pela net por meio do http://www.funcab.org.

UFS pode doar área para construir UPA de São Cristóvão
Com mais de R$ 2 milhões empenhados junto ao governo federal, a prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha, deu hoje, 31, um grande passo para implantar a 1ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em seu município. Ela esteve com o reitor da UFS, Angelo Antoniolli, que se prontificou a doar uma área da Universidade para construção da UPA.

Comodato
  A prefeitura deve receber, em regime de comodato, um terreno situado à frente da UFS, na rodovia João Bebe Água, na vizinhança do Rosa Elze, próximo ao posto de Gasolina.  “Ali também pretendemos fazer parceria com o Corpo de Bombeiros e SAMU e agora com São Cristóvão, com a construção de equipamentos para as diversas atuações”, afiançou o reitor da Federal de Sergipe.

Estágios na UPA
Rivanda Batalha saiu do encontro satisfeita não somente porque o local escolhido por sua equipe também atendeu aos anseios da UFS, além de ser uma área de escoamento fácil e de bom acesso à população sancristovense.

Espaço
“E já na terça-feira, dia 04, nossa secretária estará se reunindo com a engenharia da Universidade para ver formas legais e o espaço de área a ser doada. O próximo passo é remeter a planta do projeto a Brasília para se somar à busca dos recursos”, disse.

Começa em Pirambu a festa de Nossa Senhora de Lourdes
Começa no próximo domingo dia 02, no município de Pirambu e se estende até o dia 10 de fevereiro, o novenário em homenagem a festa de Nossa Senhora de Lourdes. As comemorações em homenagem a Santa encerram no dia 11, dia de Nossa Senhora de Lourdes, com uma procissão a partir das 16 horas pelas ruas da cidade. O novenário acontece diariamente na Igreja Matriz a partir das 19:30 horas.

Réplica
A imagem da padroeira receberá um réplica doada pela Prefeitura Municipal e que será erguida na Praça em frente a Igreja. Recentemente a administração municipal também doou ao povoado Aguilhadas a imagem de Nossa Senhora da Conceição e a imagem de São Sebastião ao povoado Alagamar. O evento está sendo realizado pela Comissão Organizadora da Festa: Conselho Pastoral e demais organizadores. Paróquia Nossa Senhora de Lourdes com o apoio da Prefeitura Municipal de Pirambu.

Agenda
Primeiro de fevereiro, sábado. Primeiro dia do segundo mês do ano em curso. Ocorre hoje a abertura da Semana Mundial da Harmonia entre as Religiões, que se estenderá até o dia 7.
“Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos.” – Provérbio chinês.
O piso nacional dos professores, reajustado em 8,32 por cento a partir de primeiro de janeiro, provoca resistência da maioria dos municípios sergipanos para cumpri-lo. Apenas quatro dos 75 existentes no Estado já procederam ao respectivo pagamento. Reunião a ter lugar na próxima terça-feira, em Brasília, poderá motivar um consenso a respeito do caso carnalita. 68 homicídios já foram registrados em Brasília neste ano. PMDB demonstra impaciência com a reforma do Ministério. Deputado norueguês pede indicação de Snowden ao Nobel da Paz. Egípcios processam 20 jornalistas da Al Jazeera. Governo argentino fecha acordo com várias empresas visando a reduzir preços. Ucrânia condiciona anistia a desocupação de prédios públicos. Google vende à Lenovo unidade de celulares da Motorola.
“Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando, chamamos de caráter.” – Oscar Wilde.

Curtas
BOVESPA RECUA 7,5 POR CENTO E TEM TERCEIRA QUEDA MENSAL CONSECUTIVA. /// DILMA BATE O MARTELO: PONTE RIO-NITERÓI VAI TER NOVA LICITAÇÃO. /// MAIS CINCO RODOVIAS FEDERAIS VÃO A LEILÃO. /// HELENA CHAGAS DEIXA A COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO. /// POSSE DOS NOVOS MINISTROS SERÁ MESMO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA. /// FRAUDE NO IPTU EM SÃO PAULO BENEFICIOU 84 GRANDES EMPRESAS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Lista de dispensados
A goleada de 5 a 1 diante do Santos acendeu o sinal vermelho no Corinthians. Já se fala em lista de dispensas integrada por Diego Macedo, Rodriguinho e Alexandre Pato.

Aposentadoria
A nadadora Joana Maranhão, 26 anos, desabafa e anuncia sua aposentadoria.

Defesa
Pelé voltou a criticar os que promovem protestos contra a Copa do Mundo.

Falta apenas um gol
Para Túlio completar 1.000 gols em sua carreira. O veterano atacante acaba de fechar contrato com o Araxá (MG), para jogar 5 partidas.

Rafael Toloi
Foi contratado pela Roma, da Itália.

Copa do Nordeste
A tabela marca para hoje, pelo grupo A: Vitória X Confiança, no Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu) e Sergipe X América de Natal, no Augusto Franco, em Estância.

Última rodada
Na próxima quarta-feira, teremos o clássico sergipano Confiança X Sergipe. A rodada final será complementada com a partida reunindo América de Natal e Vitória da Bahia.

Semifinais
Amanhã, pela Taça Governo de Sergipe, dois jogos: Estanciano X Itabaiana em Estância e Socorrense X Amadense, em Nossa Senhora do Socorro.

Valdson no Itabaiana
O veterano zagueiro já assinou contrato e vai reforçar o tricolor da serra.

FRASES TWITTER

www.twitter.com/clovis_silveira  Algumas pessoas passam por nossas vidas, para nos ensinar a não ser iguais eles!!

www.twitter.com/josivalbezerra  A tristeza é uma forma de egoísmo! Portanto, vamos nos dar alegria! Com Deus no comando, é Vida que segue…

www.twitter.com/AntonioMNeto_  "A vida é uma travessia que devemos usar o passado como ponte, o presente como rota para alcançar as glórias do futuro." Bom dia amigos!

www.twitter.com/braynerr  Somos todos uns idiotas. Brigamos por ídolos de barro e quebramos a cabeça no final da batalha.

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Em "O Príncipe", Nicolau Maquiavel recomenda que o Príncipe deve oferecer ao povo festas e jogos em determinados momentos do ano.

www.twitter.com/palmeriodoria  Um papa que abdica do título de Patriarca do Ocidente e deixa de usar sapatos de pele de lontra da Sibéria vai longe.

NOTA PÚBLICA

PSTU Sergipe emite nota explicando porque não participa e não tem acordo com a política da CUT, a direção do MST, da Consulta Popular e do Levante Popular da Juventude, que buscam convencer aos trabalhadores e à juventude, de que a tarefa mais importante do povo brasileiro nos dias atuais, é realizar o Plebiscito por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político (a proposta que Dilma não conseguiu emplacar).

Leia a nota na íntegra:

FORTALECER AS LUTAS NAS RUAS OU DESVIÁ-LAS PARA UM PLEBISCITO?

PSTU Sergipe

Em junho passado, quando o país fervia com multidões de indignados nas ruas, o governo Dilma (PT em aliança com o PMDB e outros partidos burgueses) apresentou a proposta de realizar um plebiscito por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. O nome pomposo escondia um objetivo, acalmar a revolta e tirar os manifestantes das ruas. Mas o projeto não emplacou.

Não emplacou porque a juventude e o povo que tomaram as ruas do país, em plena Copa das Confederações no país do futebol, foi contra o aumento das passagens e a precarização dos transportes públicos, a repressão policial nas manifestações, o caos na saúde e educação, contra a corrupção e os gastos com a Copa e as Olimpíadas (estádios suntuosos), contrastando com o abandono por parte da presidente Dilma/PT – em consonância com os governos estaduais e municipais – referentes aos serviços públicos, essenciais a população, principalmente aos mais pobres.

O abandono não se expressa em palavras, senão na política. Somente em 2012 o governo Dilma/PT destinou 43,98% do orçamento da união para juros e amortizações da dívida pública enquanto 3,34% foram destinados a educação, 4,17% a saúde, 1% para transportes e 0% para moradia. Pelas necessidades da população brasileira, a cada ano, deve-se entregar cerca de 2 milhões de casas e o governo só oferece cerca de 500 mil por ano, via o Programa Minha Casa Minha Vida. Dilma pagou, em 2012, R$ 753 bilhões de reais em juros e amortização da dívida. Enquanto isso gastou R$ 18 bilhões com o Bolsa Família, que beneficia 13,9 milhões de famílias (cerca de 50 milhões de pessoas). Nos 10 anos de governo do PT a reforma agrária foi trocada pelo incentivo ao agronegócio. Por outro lado, a propaganda da melhoria de vida dos pobres foi sustentada com a facilidade ao crédito. O resultado foi que em abril de 2013 havia 118 milhões de brasileiros endividados.

No entanto, o PT, a CUT, a direção do MST, da Consulta Popular e do Levante Popular da Juventude, seguem buscando convencer aos trabalhadores e à juventude, de que a tarefa mais importante do povo brasileiro nos dias atuais, é realizar o Plebiscito por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político (a proposta que Dilma não conseguiu emplacar).

Para isso estão numa cruzada em todos os estados para formar comitês pelo plebiscito. Chegou a vez de Sergipe, com a presença de um dirigente nacional do MST, estão convocando os movimentos sociais para organizar o plebiscito. Mas, será essa a tarefa a qual devemos nos dedicar, militantes de esquerda e ativistas?

O PSTU acredita que não. Por isso não iremos ao Comitê. Chamamos os trabalhadores, a juventude, e a população que está indignada com as políticas dos governos do PSDB, DEM, etc,  mas também com as políticas do PT-PMDB, a seguir nas ruas lutando por profundas mudanças em nosso país e em nosso estado.

Em Sergipe, os mesmos que estão chamando esse plebiscito são os que apóiam o governo PT-PMDB. Um governo que retira direitos dos servidores públicos, sucateia os serviços públicos. Atualmente a maioria das escolas estaduais não dispõe de professores em todas as disciplinas, prejudicando a educação dos filhos da classe trabalhadora, principalmente dos mais pobres. A saúde tem sido motivo de notícia nacional pelo aprofundamento do caos no atendimento e, com frequência, levado à morte de muitos que dependem do SUS. Os problemas na saúde são muitos e o descaso do governo vem na mesma proporção, levando o Ministério Público Estadual [MPE] a solicitar intervenção federal.

A QUEM INTERESSA DESVIAR AS LUTAS PARA UM PLEBISCITO?

O Brasil mudou. Desde junho o povo não sai das ruas, ora mais ora menos, as mobilizações não cessam. A juventude, a população pobre da periferia, os trabalhadores organizados, os sem-teto, os sem-terra, enfim, todos os setores, em intensidade diferente, têm se colocado em apoio ou diretamente em luta. Se tivéssemos que resumir a situação do país em uma palavra, indiscutivelmente seria: manifestações.

Os diferentes protestos têm uma só origem: a profunda insatisfação da população com as políticas dos governos, principalmente quanto aos serviços básicos como saúde, transporte, educação, moradia. A insatisfação veio junto com desilusão ao ver que o PT em essência não governava diferente dos demais. Primeiro porque se juntou com alguns partidos de direita, e segundo porque a política econômica repetia os governos neoliberais.

Este cenário combinado com os mega eventos para a Copa, aonde o dinheiro público vai para o bolso dos dirigentes da FIFA e as construtoras, fazendo da Copa um evento para os turistas e os ricos, ficando a maioria da população proibida de chegar perto dos estádios para vender churrasquinho, detonou a indignação generalizada. Portanto, as mobilizações se enfrentam aos responsáveis por este cenário, os governos federal e estaduais. Sabendo disso, o PT colocou seu bloco CUT, UNE, CTB, a direção do MST, da Consulta Popular, do Levante Popular da Juventude para tentar desviar as lutas das ruas para um plebiscito. Até porque não está garantido que os governos consigam conter as mobilizações com a repressão.

A REFORMA POLÍTICA NECESSÁRIA SÓ PODERÁ VIR DAS MOBILIZAÇÕES

Nós defendemos uma reforma política profunda no país. Uma reforma que garanta de fato a democracia. Defendemos que não haja limitação para o número de agremiações políticas; que o tempo nos programas gratuitos seja igualitário; que todos os mandatos sejam revogáveis; que o salário do executivo e legislativo seja igual ao salário dos professores; que todos os políticos envolvidos em corrupção, assim como os corruptores sejam punidos exemplarmente, com o cumprimento de pena e devolução que foi roubado aos cofres públicos, com juros. Mas isso não pode substituir nem desviar a atenção para os gritos vindos das ruas. Responder as reivindicações das manifestações é o que é urgente no momento e por isso lutar. E uma reforma política com esse conteúdo só conseguiremos com a continuidade das mobilizações.

CHEGA DE DINHEIRO PARA COPA, A FIFA E AS GRANDES EMPRESAS!

MAIS DINHEIRO PARA A SAÚDE, EDUCAÇÃO, MORADIA E TRANSPORTE PÚBLICO

A insatisfação segue latente. As recentes manifestações questionando a Copa Padrão FIFA e a falta de dinheiro para saúde, educação e transporte estão sendo duramente reprimidas. A brutal repressão desencadeada contra a manifestação de SP (25 de janeiro) que vitimou gravemente um manifestante, Fabrício, que se encontra em coma induzido, e terminou com a prisão de 137 manifestantes, é uma mostra de como o governo do PSDB pretende pôr fim as manifestações. O aumento da repressão também é a receita já demonstrada pelo governo do RJ (PMDB-PT).

Mas, o governo Dilma não é diferente. Não bastasse ter colocado as Forças Armadas no RJ para garantir a entrega do pré-sal às multinacionais, acaba de aprovar uma portaria que regulamenta o uso das FORÇAS ARMADAS nas manifestações. Isso é um absurdo! É um grave ataque aos sindicalistas, estudantes, sem-terra, sem-teto e ao povo pobre. Aqueles que defendem o governo e por isso buscam desviar as mobilizações das ruas para um plebiscito, terminam objetivamente não lutando contra a criminalização dos movimentos sociais, uma vez que não tem como política defender as manifestações. O que é uma decisão mais grave, saem da posição de defensores do governo para defensores da repressão. Se não é assim, é preciso que a CUT, os DCEs dirigidos pelo Levante, o MST, os parlamentares do MST, os parlamentares que se dizem “esquerda do PT” se pronunciem publicamente contrários à portaria do governo que autoriza o uso das Forças Armadas nas manifestações. E para fazê-lo de forma conseqüente devem romper com o governo. Infelizmente não caminham nesse sentido.

O PSTU está nas ruas ao lado daqueles que afirmam NA COPA VAI TER LUTA. Queremos a Copa, mas queremos 10% do PIB para a educação pública já! Queremos transporte público e de qualidade com tarifa social! Abaixo o aumento da tarifa já anunciado no RJ! Não aceitaremos nenhum aumento! Queremos saúde pública de qualidade, o programa “mais médicos” não resolve a demanda da população, 10% do PIB para a saúde já!

Queremos aumento de salários, mais emprego e nenhuma demissão. Queremos o fim da criminalização dos movimentos sociais! E um Brasil sem exploração e sem exploradores, sem oprimidos e sem opressores, um Brasil socialista.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“Você sabe qual é seu problema? Você pensa muito. Às vezes você tem de deixar de pensar, e só ser.” Meg Cabot, escritora estadunidense, nasceu em 01 de Fevereiro de 1967.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais