Professora agredida por aluno: de vitima a ré

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A Constituição do Brasil garante a defesa para todos os acusados e réus, independente do crime cometido. Porém, a defesa de um réu precisa saber o limite, onde começa o crime cometido pelo seu cliente e o respeito a vitima.

Lamentável as palavras do advogado Minervino Prata, ontem, 19,na imprensa sergipana, especialmente na 103 FM, onde foi entrevistado por George Magalhães.   Ele defende o menor que agrediu com uma caneta o rosto da professora Carla Valéria.

O papel do advogado é defender o réu, mas jamais pode incorporar as atitudes do réu de humilhar e agredir a vitima. Lembre-se

A charge de Edidelson postada no Facebook na noite de ontem publicada no Jornal do Dia.

caro advogado, que a agressão física, neste caso com a caneta, deixa marcas no corpo, mas a agressão psicológica ficará para toda vida. Jamais esta professora esquecerá o crime cometido contra ela. Jamais ela terá condições de retornar a sala de aula, naquele colégio, o Lourival Fontes.

O blog não questiona a saída do menor da custodia, já que o sistema penal do país permite isso. Porém, para defender seu cliente, como ele diz “na defesa técnica”, não deve-se acusar a vitima desta forma.

Conscientização – É preciso que o governo do Estado, através da SEED, da SSP e outras pastas chamem o Sintese, o MPE, a OAB e outras entidades para uma grande campanha numa cruzada para mostrar que o professor é um aliado do aluno e que a escola pública é a extensão do seu lar. Chega de agressões. Chega de depredações ao patrimônio público. E para isso é importante a participação da família também.

As declarações do advogado criaram uma repulsa social enorme. Defender o cliente é legitimo, mas querer transformar a vitima em ré  é um “vale tudo” antiético.

A agressão psicológica ficará para sempre. E pelo jeito, a “defesa técnica” só falta pedir a condenação da professora.

Pleno TJSE é contra projeto dos depósitos judiciais
Em sessão administrativa realizada ontem, 19, o pleno do TJSE por maioria absoluta , posicionou-se contrário ao projeto do Executivo que versa sobre a utilização de 70% dos depósitos judiciais que tramita na ALESE. O presidente do TJSE, Luiz Mendonça, enviou ofício ao presidente da ALESE, Luciano Bispo, informando da posição do pleno.

Depósitos judiciais: governo só poderá usar 70%. Além de beneficiar aposentados e pensionistas ajudará o comércio
Um detalhe importante sobre o projeto de lei relativo aos depósitos judiciais que tramita na ALESE: o governo só poderá usar 70% dos recursos e sempre os possíveis beneficiários terão seus direitos assegurados com os 30%, já que os recursos saem de forma paulatina para pagamento dos processos que duram muitos anos.

Sem risco e ajudando a enfrentar a crise
Além de não colocar em risco o direito dos possíveis beneficiários, neste momento de dificuldades econômicas que passa não só Sergipe, mas todo país, vai amenizar o déficit previdenciário, com o pagamento dos aposentados e pensionistas, no calendário normal, beneficiando também indiretamente as atividades do comércio sergipano.

Salários: servidores do Executivo estão sendo sacrificados. Governo precisa retardar também repasse para poderes. Eles recebem dia 20
Perguntar não ofende: é justo apenas os servidores do Executivo terem seus salários atrasados e parcelados? E se o governo atrasar repasse Para  ALESE, TJ, MP e TCE ? Os servidores recebem dia 20, antes do fim do mês. Já que a crise é uma só e a fonte de recursos é o Executivo, cada um dos poderes tem que fazer a sua parte. Ou não? Além disso o governo assumiu a folha dos aposentados e pensionistas da ALESE, TJ, MP e TCE e tem que completar R$ 7 milhões mensalmente.

Buraco KM 94 BR-101: Ismael Silva, que assumiu DNIT-SE não fugirá à luta
E o novo superintendente do DNIT-SE, o ex-deputado Ismael Silva, concederá entrevista coletiva hoje, 20, às 8h, na sede do órgão em Aracaju (Avenida Maranhão) para falar sobre o desmoronamento ocorrido há mais de um ano no KM 94 da BR-101 em Sergipe.

Sinalização de verdade
O titular deste espaço, por compromisso profissional não estará presente, mas não tem duvida que Ismael Silva vai apresentar alguma solução. E de imediato vai sinalizar de verdade aquela área, para que outros acidentes não ocorram, como o da semana passada, onde dois veículos colidiram.

Débito PMA com a Torre: TCE abriu auditoria para apurar verdadeiro débito
Através do conselheiro Clóvis Barbosa o Tribunal de Contas de Sergipe abriu auditoria para apurar o verdadeiro débito da prefeitura de Aracaju com a empresa Torre, responsável pelo recolhimento do lixo de Aracaju.Técnicos do TCE estão desde ontem, 19, vasculhando as documentações da prefeitura e da empresa. Para Clóvis Barbosa, "é preciso saber a verdade sobre essa crise do lixo que acontece em Aracaju. E a sociedade vai saber de tudo".

Poluição visual em Aracaju: faixas tomam conta de canteiros
Alguém sabe informar por qual motivo a Prefeitura de Aracaju não está mais fiscalizando a colocação de faixas pela cidade? Quem passa nas principais avenidas pode notar que faixas estão espalhadas nas arvores pelos canteiros como nunca. A poluição visual está horrível. Não custa nada fiscalizar.

Depois da produtividade na aposentadoria, querem agora subsídio
O blog agradece aos diversos comentários e e-mails de servidores do governo que elogiaram o artigo sobre os “Classe A” e a necessidade do governador Jackson Barreto fazer justiça a estes servidores que vêm sendo renegados ao longo do tempo. Já outra parte, que não reconhece os ganhos nos últimos anos e têm salários dignos, estão agora pleiteando sabe o quê? Como se não bastasse produtividade para aposentados, cuja lei será arguida no STF, pedem  um “Subsídio”.

Redução maioridade penal aprovada em 2º turno. Matéria segue para o Senado
Foi aprovada, nesta quarta-feira, 19, por 320 votos favoráveis, 152 contrários e uma abstenção, em segundo turno a Redução da Maioridade Penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos (estupro e latrocínio), também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. O texto aprovado foi da Emenda Aglutinativa nº 16 de autoria dos deputados federais André Moura (PSC/SE) e Rogério Rosso (PSD/DF). A matéria segue para votação em dois turnos no Senado Federal.

Licença para matar
Rogério Rosso, co-autor da Emenda Aglutinativa, considerou que a redução da maioridade para 16 anos acabará com a licença para matar. “Esse jovem que hoje tem permissão e licença para matar sabe exatamente o que está fazendo. Ele não pode ser tratado como os demais jovens e adolescentes e muito menos preso junto com os adultos", enfatizou.

Manutenção da ordem
A redução da maioridade penal, visa também, de acordo com o autor André Moura, proteger àqueles que não caem na criminalidade e nao exclui a elaboração de leis mais rígidas para aliciadores de menores. "A proposta busca restabelecer a manutenção da ordem. Protegeremos os jovens que se tornam reféns daqueles que enveredam pelo mundo do crime. E paralelamente endureceremos as leis para quem se utilizar de menores para cometerem crimes devido ao conhecimento da impunidade", explicou.

Programa do PSL com prefeito Chileno, de Santo Amaro
Que horrível a inserção do PSL de Sergipe com o prefeito Chileno, de Santo Amaro. Quem fez a produção só pode ser “mui amigo” dele. Está balançando como um boneco “João bobo” e para completar olha a todo segundo para o lado e para baixo como estivesse lendo. E ainda pede para os outros ingressarem na “família PSL”. Socorro….

Frente Sergipana Brasil Popular promoverá manifestação hoje
Dezenas de entidades sindicais, movimentos sociais e organizações populares irão ocupar as ruas de Aracaju na tarde dessa quinta-feira, dia 20, durante o Ato “Mais Democracia, Mais Direitos e uma Nova Política Econômica”. A manifestação terá concentração na Praça General Valadão, a partir das 14h.

Caminhada
Após a concentração na Praça General Valadão, os manifestantes serão em caminhada pelas ruas do Centro de Aracaju, passando em seguida pelas avenidas Pedro Calazans e Hermes Fontes, encerrando no Terminal do DIA, onde haverão apresentações culturais e artísticas.

Quinta Jurídica da PGM: Novo CPC e sistema recursal em debate
A Procuradoria Geral do Município (PGM) realizará mais uma edição do projeto Quinta Jurídica. Marcado para hoje, 20, às 15h, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, o evento trará como palestrante o Dr. Marcelo Carvalho que discorrerá sobre o tema “O Novo CPC e o sistema recursal".

Público alvo
Promovido pelo Núcleo de Estudos da PGM, a "Quinta Jurídica" tem como público alvo procuradores, assessores, estagiários da área de Direito, advogados da administração indireta do Município de Aracaju e toda a comunidade jurídica aracajuana.

SEED – Uma boa iniciativa
Escolas da DEA (Departamento de Educação de Aracaju) Dom Luciano e Djenal Tavares de Queiroz promovem aulões de revisão para o ENEM sempre aos sábados. De acordo com a diretora da DEA, Maria Lúcia Góis "esses aulões estimulam os alunos a buscarem mais conhecimentos e se prepararem não apenas para o ENEM, mas para a vida". Realmente, é uma boa iniciativa.

União para ajudar Sergipe
Para enfrentar a atual crise econômica e a falta de recursos, o deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) apelou aos três senadores que compõem a bancada de Sergipe (Maria do Carmo Alves, DEM; Eduardo Amorim, PSC, e Antônio Carlos Valadares, PSB) que aproveitem essa busca incessante da presidente Dilma Rousseff (PT), por apoios de modo a garantir a sua governabilidade, para barganhar alguns investimentos para o Estado.

Melhor para Sergipe
“Os nossos três senadores, pelos quais nutro grande respeito, estão na oposição. Entendo que, agora, é a hora de deixarmos as questões políticas de lado e sermos sergipanos, sermos barristas. Não há que se ater a ser oposição ou situação, mas sim, o que é melhor para Sergipe e para os sergipanos”, falou Zezinho.

Exemplos
Zezinho citou como exemplo, a priorização do Canal de Xingó, através da Companhia de Desenvolvimento do São Francisco (Codevasf); a inclusão de investimentos do Pré-Sal para Sergipe, protelados pela Petrobras para 2020 em virtude das dificuldades enfrentadas pela empresa. Outra proposta, de acordo com Guimarães, seria a Vale, através da exploração da Carnalita que, também, por conta da queda de receita, aquietou-se. Para ele, não satisfaz a preocupação, mas atitudes que visam, sobretudo, a busca de soluções.

Canindé receberá na próxima segunda-feira, 24, o Comitê Rio 2016
Na próxima segunda-feira, 24, a cidade de Canindé de São Francisco em Sergipe irá receberá o Comitê Rio 2016. Durante a visita técnica será apresentada o Projeto da Passagem da Tocha Olímpica pela cidade. Onde vão ser tratados todos os pontos em que o município deverá participar.

Marco no turismo de eventos
“A passagem da Tocha Olímpica por Canindé será um marco no turismo de eventos. O município irá organizar um evento compatível com sua história, e mostraremos os atrativos, a cultura e o que estamos realizando no esporte”, disse o prefeito Heleno Silva, que está empenhado pessoalmente no sucesso da passagem da Tocha Olímpica.

Força-tarefa
Em coordenação com o Comitê Olímpico 2016, a cidade de Canindé montará uma Força-Tarefa com o objetivo de planejar a participação do município no revezamento. Os pontos a serem abordados são: Fornecimentos do controle de serviços e controle de tráfego, Marketing, serviços médicos e licenças e autorizações.

Mercado Carlos Firpo
O vereador de Aracaju Anderson de Tuca (PRTB) voltou a cobrar do Executivo Municipal uma posição sobre a situação do Mercado Carlos Firpo, mais conhecido como mercado das feirinhas, no bairro Siqueira Campos, zona oeste da capital. Infelizmente, o local está abandonado e precisando muito de uma intervenção do poder público”, disse.

Caos na saúde
Ainda na Câmara de Aracaju, o vereador Emmanuel Nascimento, PT, lamentou que muitas pessoas por falta de assistência, por falta de compromisso da administração municipal com a saúde. “Nas andanças que tenho realizado, tenho visto muito sofrimento e lamentações. As pessoas estão sempre com os olhares tristes, muitas não queriam falar, mas outras estavam bastante revoltadas”, disse.

São Conrado
Na Câmara de Aracaju,  o vereador Jailton Santana (PSC) destacou a reunião que teve com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, onde tratou sobre o prolongamento da Avenida Augusto Franco, conhecida como Rio de Janeiro, ate à Gasoduto, no Conjunto Orlando Dantas, na zona Sul da Capital. Para dar passagem ao novo corredor de 4 quilômetros, será preciso desapropriar algumas casas no Bairro São Conrado. A situação estava deixando os moradores preocupados.

Receito
“No sábado eu me reuni com alguns moradores que manifestaram receio por conta da obra, já que eles estavam sem nenhuma informação. Procurei o secretário Valmor Barbosa que prontamente nos atendeu e junto com os representantes da comunidade acertamos que um engenheiro da Seinfra irá apresentar detalhes da obra e qual área será diretamente afetada, em setembro”, explicou Jailton.

Segurança em Riachuelo: sistema de câmeras implantado
Um medida importante foi tomada pela Prefeitura de Riachuelo para reduzir a incidência de crimes e atos violentos no município. Com recursos próprios  aprefeitura implantou um sistema moderno de câmeras de segurança em pontos estratégicos.

Monitoramento
Agora, veículos e pedestres que circulam no município são monitorados 24h. A ação tem o objetivo de reduzir a incidência de crimes e atos violentos na cidade."Com a implantação dos sistema de câmeras de segurança, a prefeitura está investindo em mais segurança para a população. Estes equipamentos vão auxiliar a polícia a desvendar esses delitos", destacou o coordenador do sistema, Alexandro Santos, ressaltando que os equipamentos estão interligados com as polícias civil e militar.

Lançamento
Na última terça-feira, 18, o auditório da Sociedade Semear, em Aracaju, foi palco pra o lançamento do livro ‘Bíblia do Coaching’. Cautores da obra que reúne artigos dos mais renomados profissionais do país, a Master Coach Carla Teles e Coach Val Paixão ministraram na ocasião uma palestra com o objetivo de esclarecer o que é Coaching e quais seus  benefícios.

Lançamento II
Ficou interessado? A ‘Bíblia do Coaching’ poderá ser adquirida por meio do email http://contato@inccoaching.com.br  e durante os eventos promovidos pelo Instituto Nordeste de Coaching.

VIII Feijoada Com Amor do GACC. Faça a sua parte
No dia 26 de setembro, estaremos realizando mais uma Feijoada Com Amor do Gacc, na AABB Aracaju.  Nesta edição, vamos

L

 homenagear o nosso estado com o tema Sergipanidade e contaremos com a presença de Pierre Feitosa como apresentador e atrações musicais e artísticas da nossa terra.O evento é realizado através de parcerias com empresas nas categorias Ouro, Prata e Bronze, conforme o apoio prestado.Os ingressos já estão à venda na Casa de Apoio do Gacc, localizada na Av. Desembargador Maynard, 654, Bairro Cirurgia. Para maiores informações, ligue: 3216 3737 ou 3211 5642.Ingressos individuais: R$35,00.Mesa para 4 pessoas: R$140,00;O evento já está sendo divulgado no site:http://www.gacc-se.org.br/

PELO TWITTER

www.twitter.com/Edson_Bomfim  FHC fez mal ao Brasil e faz mal ao PSDB, que não consegue um discurso coerente para Nação. É um defunto vivo, cujo trabalho é assombrar.

www.twitter.com/FalaSergipe  Será que pegaram todos os ladrões que  roubam o Hospital de Urgência  João Alves Filho  ou  ainda  tá faltando alguém?

www.twitter.com/Iran_Barbosa  É preciso defender sempre o direito à livre manifestação nas ruas, conquistado a duras penas; mas golpe, jamais!

www.twitter.com/frednavarro  Resumo da situação política: o vaqueiro não tem força pra derrubar o boi e este não tem força pra derrubar o vaqueiro.

www.twitter.com/emirsader  Caindo o Cunha. o Aécio assume?

Nota de Pesar – senador Eduardo Amorim

É com imenso pesar que a Assessoria de Imprensa do Senador Eduardo Amorim (PSC-SE) comunica o falecimento do servidor do Gabinete, Valdison Menezes Amorim, 28 anos, vítima de acidente motociclístico, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 19, nas imediações do Eixo Monumental em Brasília.

Com os sentimentos de solidariedade, comunicamos que a equipe do senador está de luto pelo servidor que foi um exemplo de lealdade e dedicação ao trabalho e sempre disposto a contribuir para o bom funcionamento das atividades realizadas pelo Gabinete. Na oportunidade, prestamos nossas condolências e solidariedade, rogando a Deus as suas bênçãos e o conforto aos familiares e amigos.

Nota Pública – Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro

Como cidadão, tenho a convicção que os jovens e adolescentes que transgrediram a lei e foram apreendidos devem ser levados a locais adequados, com dignidade para o cumprimento das medidas socioeducativas, possibilitando o retorno para o convívio social.
Como prefeito, legitimamente eleito pelo povo de Nossa Senhora do Socorro, nunca fui procurado oficialmente para tratar da obra da unidade socioeducativa no Marcos Freire II. A obra sequer foi apresentada ao Município para o andamento legal. Dela, eu e o meu secretariado, tomamos conhecimento por meio da imprensa.
Deixo aqui claro a minha insatisfação e discordância, não com a construção do equipamento, que entendo importante, mas pelo local escolhido. A unidade será construída em uma área urbana, bastante habitada, cuja valorização é latente.
O mesmo local é onde o Estado está construindo uma escola profissionalizante, onde conseguimos trazer e está sendo construído o campus do IFS de Socorro, que são unidades extremamente importantes para a educação do nosso povo. Nessa mesma localidade está acontecendo a ampliação do SESC e a Prefeitura está construindo um Ginásio de Esportes anexo a uma escola municipal.
Informo também que determinamos o embargo da obra por não possuir alvará de construção. Além de pendências no projeto. E o mais importante, não fora apresentado o estudo de impacto de vizinhança; sem falar que o projeto de drenagem não está aprovado pelos técnicos do Município.
Entendemos também que a construção de um equipamento desta importância deveria ter sido precedida de audiência pública, informando e consultando a população. O que não aconteceu.
Como Prefeito de Nossa Senhora do Socorro, com o apoio da Deputada Estadual Silvia Fontes, dos vereadores, das lideranças locais e sobretudo do povo, venho solicitar ao nosso Governador Jackson Barreto, conhecedor profundo da cidade e do Marcos Freire II, que repense o local da unidade socioeducativa.
Apelamos à sensibilidade do Governador em exercício Belivaldo Chagas que determine a suspensão da obra para que haja uma ampla discussão com a sociedade socorrense.

Fabio Henrique
Prefeito de Nossa Senhora do Socorro.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
 
Frase do Dia
"Soldados: viver com honra ou morrer com glória! Quem é corajoso para seguir-me! “ Bernardo O'Higgins, líder da independência do Chile, nasceu em 20 de Agosto de 1778 e morreu em 1842.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários