Proibição torcidas SE: decisão contestável

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A FSF deu mais um atestado eloqüente de falta absoluta de autonomia, e, consequentemente, de subordinação ao Estado, ao tomar a iniciativa de suspender o ingresso das torcidas “organizadas” nos estádios de futebol de Sergipe.

Para a adoção dessa medida polêmica, o presidente Carivaldo Souza e seu vice, Milton Dantas, reuniram-se no Quartel Geral da Polícia Militar, com o comandante daquela corporação, Coronel Yunes, numa tentativa de legitimar a decisão que viria a ser tomada. Seria bastante natural a presença do referido comandante, pela natureza do assunto, que envolve a segurança da população nos estádios. Contudo, os dirigentes da FSF bem que poderiam convidar o eminente chefe militar, um homem de cultura e sensibilidade, para participar da mesma reunião que foi realizada, mas que teria como local a própria federação. Aliás, a crônica esportiva tem registrado, frequentemente, que reuniões da Comissão de Arbitragem, dirigida pelo Coronel Marconi, têm sido levadas a efeito no QG da PM, com a presença, também, do presidente da Associação dos Árbitros, Ivanei Alves Lima.

Sem entrar no mérito da suspensão, que, efetivamente, não se pode considerar equivocada, pois razões há para que se apliquem sanções aos “torcedores” useiros e vezeiros na prática de badernas e de atos de violência, é de pasmar que essa decisão, com validade de 30 dias, coincida, exatamente, com a fase final e decisiva do campeonato de 2013.

O Ministério Público vem, há anos, esforçando-se no sentido de punir os verdadeiros vândalos que compõem as chamadas “organizadas”. Nunca, entretanto, a FSF moveu uma palha sequer com idêntico objetivo. Pergunta-se, então, o porquê de tal decisão ter sido tomada logo agora, quando os clubes terão a chance de faturar um pouco mais.

O que não se pode deixar de reconhecer é que, embora haja nessas torcidas elementos que, pelos seus atos, não podem ser chamados de torcedores, uma maioria contribui, de forma insofismável, para animar o espetáculo. O blog sabe que tudo passa pela educação. As realidades são muito diferentes. Mas na Inglaterra as autoridades conseguiram conter os chamados “hooligans”, com medidas implacáveis contra os que infringiam a lei. Dessa atuação resultou que os estádios de futebol da Europa praticamente aboliram os alambrados, as cercas, os fossos que antes separavam a torcida do campo de jogo.

Como se vê, a decisão adotada pela FSF, com base no Estatuto do Torcedor, tendo como alvo específico as torcidas Trovão Azul e Torcida Jovem, do Confiança e a Esquadrão Colorado, do Sergipe, embora não seja desprovida de respaldo jurídico,é absolutamente extemporânea, decretada no momento menos adequado.

Como, enfim, a maioria dos nossos dirigentes não liga nem um pouco para o aspecto arrecadação dos jogos, tanto faz, como tanto fez. Vamos ver como ficarão as coisas quando o prazo de suspensão expirar. Será que os clubes (grandes interessados) foram consultados pela FSF? Ou o respaldo da Polícia Militar dispensa qualquer outra tentativa de envolver mais protagonistas nesse episódio? Com a palavra, os responsáveis pelo nosso decadente futebol

Atenção MPE. Imagem da TV Sergipe mostra PM atirando em torcedor
Ontem, 07, ao comentar sobre o assunto o apresentado do Globo Esporte local perdeu uma oportunidade de cobrar da PM, da FSF providencias para a imagem onde mostrou um PM disparando tiro de borracha nitidamente em direção a um torcedor que já estava no outro lado do alambrado. Só não viu quem não quis, ou fez que não viu. O MPE requisitou as imagens.

Aparte André
Ao falar na “Ordem do Dia” na Câmarados Deputados, como líder do PSC, no ínicio da noite de ontem (18h14), o deputado Andre Moura, de posse de um jornal com a matéria onde um menor estuprou uma mulher no Rio de Janeiro defendeu a proposta dele de redução da maioriade penal. Até aí tudo normal.

André Moura candidato derrotado em Poço Verde como prefeito
Porém, quando acabou o discurso pediu ao presidente para apresentar duas lideranças jovens de Sergipe que estavam

Trecho da nota taquigráfica da Câmara dos Deputados.

ao lado dele (cópia das notas taquigráficas ao lado): o prefeito de Muribeca, Fernandinho Franco e o prefeito de Poço Verde, Igor. O presidente Henrique Alves ainda disse: “Seus eleitores, naturalmente”. André respondeu: “São dois jovens prefeitos, dois eleitores de André Moura que, tenho certeza, farão muitos pelos seus municípios e, consequentemente, por Sergipe e pelo Brasil. Detalhe: Igor foi o candidato derrotado.  O prefeito é Thiago Doria. Assim não vale!

Pirambu pode parar. É preciso bom senso em prol dos moradores
A oposição faz parte da democracia. E no regime republicano é normal que o Executivo precise do Legislativo para governar. Um exemplo concreto foi o caso do Proiveste que depois do diálogo aberto foi aprovado com a união de todas as lideranças de Sergipe.

Remanejamento era de 80% do orçamento e mudaram para 10%
Em Pirambu, o atual prefeito, Élio Martins, tem minoria no Legislativo. Algo normal. Porém, um detalhe chama a atenção. No ano passado, antes da eleição, os vereadores aprovaram um remanejamento para o orçamento de 2013 de 80%, igual a 2012. Quando o então prefeito, José Nilton, perdeu, foi apresentada uma emenda modificativa, que reduziu o remanejamento para apenas 10%.

Engessado. Serviços podem ser paralisados
De um orçamento em torno de 20 milhões, o prefeito só pode remanejar 10%. Ou seja, chegou agora sem poder fazer mais nada, mesmo tendo dinheiro em caixa. Sem bom senso e diálogo, os serviços essenciais como limpeza pública, transporte escolar podem ser paralisados. Pode faltar merenda e remédios.

Justiça já tem jurisprudência em outros municípios
Fazendo uma rápida pesquisa é fácil descobrir que em casos como estes, que após a decisão da eleição, o orçamento foi mudado, a Justiça deu ganho de causa para novos prefeitos. Em alguns casos deixou o prefeito com o remanejamento e o orçamento anterior. Em Pirambu, o  bom senso deve prevalecer, para o bem de todos.

Marcélio Bomfim à disposição do PCB
Depois da homenagem recebida na Assembleia Legislativa, da Medalha do Mérito Parlamentar, que ficará na história pela diversidade de políticos e militantes de diversos partidos presentes ao ato, o ex-vereador Marcélio Bomfim, pode retornar ao seu partido de origem: o PCB. “Posso retornar ao meu berço”, disse Marcélio, afirmando que conversará com os membros da direção em Sergipe colocando seu nome á disposição.

Jackson será candidato
E o vice-governador Jackson Barreto vem aparecendo nas inserções do PMDB local, numa clara demonstração que está disposto a ser candidato ao governo no próximo ano. Um dos videos mostrará toda trajetória dele no PMDB. Detalhe:O revival do clássico jingle do Jackson é da autoria dos músicos Dudu Prudente e Alegria, dois proeminentes talentos da música sergipana.

Articulação
Ao conceder entrevista ontem, 08, no programa de George Magalhães, na Mega FM, a presidente da Al, deputada Angélica Guimarães, falou sobre o Proinveste e lembrou que após a entrada de Silvio Santos na Casa Civil a articulação foi outra. “Se tivesse Silvio Santos no cargo antes o projeto teria sido aprovado em novembro”.

A vitória de Sergipe
"A vitória é de Sergipe". Assim o governador Marcelo Déda conclui o telegrama de agradecimento que encaminhou a 21 deputados estaduais ontem, 8, dia seguinte à aprovação do Proinveste na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A mensagem foi redigida pelo chefe do Executivo estadual direto de São Paulo, onde se submete a tratamento de saúde.

Gratidão
"Aqui de São Paulo, onde realizo tratamento médico, tenho a alegria de registrar a minha gratidão e o aplauso do povo sergipano pelo seu voto a favor do Proinveste", salienta Déda, acrescentando que a "versão aprovada foi fruto da negociação democrática de alto nível entre as forças políticas de apoio ao Governo e àquelas que integram a oposição".

Desempenho de Zé Eduardo à frente da Petrobras continua sendo reconhecido
O ex-senador José Eduardo Dutra assumiu a presidência da Petrobras de 2003 a 2005. Porém, o tempo ainda continua favorável a José Eduardo. No mais recente ranking empresarial da revista Harvard Business Review o desempenho dele aparece em quarto lugar.

Padrão
A revista usa um padrão de excelência verdadeiramente rigoroso computando mais do que o resultado do presidente ao longo do mandato. É preciso saber, também, se o executivo posicionou a empresa para o sucesso quando ele já não estivesse ali. E José Eduardo está entre os dez.  Leia toda matéria: http://www.hbrbr.com.br/materia/os-ceos-de-melhor-desempenho-do-mundo

Deputados apóiam que pessoas condenadas por causa de acidentes paguem despesas
Em Pronunciamento  ontem, 8, O deputado Antonio dos Santos (PSC) usou a tribuna para defender medidas que vem sendo empreendidas pelos Ministérios da Previdência e Saúde, no sentido de que as pessoas condenadas por causarem acidentes de trânsito tenham que ressarcir as despesas médicas e com pagamento dos salários dos servidores afastados do trabalho.

Constatação
Segundo ele, o Ministério da Previdência já vem cobrando o que gasta com o pagamento dos vencimentos dos servidores que precisam se afastar do trabalho. "Enquanto a pessoa está afastada de suas funções, o Ministério vai pagando os vencimentos. O processo pelo acidente vai acontecendo e se no final o causador for condenado, se ficar constatado que houve excesso de velocidade, embriaguez, entre outros, o Ministério da Previdência vai levar para o causador a conta de tudo que pagou", explicou.

Garantia do direito à vida
A deputada Maria Mendonça aparteou o pronunciamento para dizer que o tema tratado pelo colega era de extrema importância e que entende que é preciso que sejam adotadas medidas que possam garantir a cada cidadão o direito à vida. "A gente observa pessoas alcoolizadas dirigindo veículos e causando acidentes, deixando sequelas em pessoas que muitas vezes estão em sua direção correta, fazendo o que diz a lei", afirmou, louvando essas medidas, pois entende que estão fechando o cerco, de forma que possa reduzir os acidentes.

Projeto de Maria
Preocupada com o número de acidentes que vem aumentando a cada dia, a deputada Maria Mendonça em 2011 apresentou um Projeto de Lei de Número 159/2011 que Dispõe sobre o Ressarcimento dos danos causados ao Erário e bens Públicos decorrentes de acidentes de Trânsito provocados por negligência , imprudência ou imperícia , bem como uso de Álcool, substâncias Entorpecentes, Tóxicas ou de efeito análogo no Organismo Humano. O projeto ainda não foi apreciado, e espera-se que seja apreciado e votado.

Apreciação sobre futuro da vaga do TCE é adiada
O desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), Luiz Mendonça, pediu vista dos Agravos Regimentais da Assembleia Legislativa e da deputada Susana Azevedo (PSC) que determinarão os próximos andamentos para o preenchimento da vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). A medida ocorreu na manhã desta quarta-feira, 8, quando o pleno se reuniu para votação.

3 votos favoráveis
A desembargadora Suzana Carvalho votou pelo improvimento dos Agravos Regimentais mantendo os efeitos da liminar MS 331(2012), que suspendia os efeitos da sessão que elegeu a deputada como conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Antes de Luiz Mendonça pedir vistas, os desembargadores Netônio Machado e Cezário Siqueira ainda acompanharam o voto da relatora. (infonet)

CDR vai realizar seminário sobre turismo em Sergipe
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB), presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), apresentou requerimento para a realização do Seminário: Contribuição do Turismo para o Desenvolvimento Regional em Aracaju-SE. O requerimento foi aprovado e a Comissão, com o apoio e a participação do Governo do Estado de Sergipe, vai realizar o evento no dia 9 de agosto.

Fortalecimento
"O seminário tem o objetivo de fortalecer o turismo nos estados nordestinos. Vamos debater desde infraestrutura física até capacitação de pessoal".  Segundo Valadares, o evento movimentará tanto o turismo sergipano quanto o nordestino enriquecendo ainda mais o potencial da região.

Benefício para os consumidores
Inserir o dever de transparência para os fornecedores e assegurar aos consumidores a comparabilidade de produtos e serviços. Este é o objetivo do projeto de lei apresentado pelo deputado federal Rogério Carvalho ao Congresso Nacional.

Concorrência
“Entendemos que promover a concorrência entre as empresas é garantir ao consumidor preços mais baixos, maior variedade e qualidade de produtos, mais inovação e maior poder de escolha. Nessa linha, a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem devem ser apresentados antes da celebração do contrato”, explica o deputado.

Descarte de baterias automotivas e industriais usadas
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), aprovou ontem, 8, o projeto de lei do senador Eduardo Amorim (PSC) que disciplina o recolhimento e a destinação final de baterias automotivas e industriais já gastas, além de outras que tenham chumbo e ácido sulfúrico em sua composição (PLS 537/2011).

Destinação ambiental
A proposta de Amorim obriga os consumidores a devolverem as baterias inservíveis aos varejistas, distribuidores e importadores. “Caberá a esses três segmentos entregar o material coletado aos fabricantes nacionais desses produtos, legalmente encarregados de proceder à destinação ambiental adequada”, defendeu Amorim.

Aumento da passagem de ônibus
O vereador Max Prejuízo (PSB) lamentou a aprovação do PL 102/2013, de autoria do Executivo, que aumenta a tarifa de ônibus da capital para R$ 2,43. A votação aconteceu nesta  terça-feira, 7, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Uma Emenda apresentada e aprovada em Plenário, sugeriu um reajuste ainda maior, de 8,88%, elevando a tarifa para R$ 2,45.

Condições
"Infelizmente, mais uma vez, concordaram com o absurdo de se aumentar a tarifa do transporte público com as péssimas condições que se encontram os ônibus, sem que se faça licitação, e com um percentual ainda maior do que o enviado pelo Executivo. Isso é uma afronta à população que sofre com as péssimas condições dos serviços prestados pelas empresas de transporte. Na semana passada um homem morreu ao cair de um ônibus superlotado. Quantos mais terão que morrer?", questionou o parlamentar mostrando sua indignação.

Projeto isenta despesas com escritura pública
Uma iniciativa inovadora da vereadora Emília Correa (DEM) pode beneficiar mais de 500 famílias de baixa renda, que residem na Capital. O projeto de Lei de sua autoria dispõe sobre o pagamento de despesas com escritura pública de registro de imóveis. A lei beneficia a população cuja renda mensal não ultrapasse três salários mínimos. Além disso, serão contempladas as famílias devidamente cadastradas e que não possuem outro imóvel com fins residenciais.

Sabe como a vereadora Lucimara vai para a Câmara hoje? De bike!
Hoje, às 14 horas, Lucimara sairá de bicicleta de sua casa para a Câmara Municipal de Aracaju, na companhia de seu bike-anjo, o ciclista Luciano Aranha da Ong Associação Ciclo Urbano. A iniciativa é uma maneira de chamar a atenção da população para pensar a mobilidade na cidade de Aracaju em virtude do Dia Mundial "De Bike ao Trabalho" que acontece na sexta, 10.

Mandato
Tendo essa discussão como uma das marcas de seu mandato, Lucimara quer reforçar a ideia de que a bicicleta é a grande protagonista como alternativa de transporte sustentável. Além disso, a intenção é incentivar as pessoas a vestir a  camisa e a sair de casa de bicicleta nessa sexta.É a segunda vez esse ano que Lucimara participa desse tipo de mobilização. A primeira foi durante o Pedal das Divas em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres em março.

STJ confirma direito à desaposentadoria sem devolução de valores
A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou nesta quarta-feira (8), que o aposentado tem o direito de renunciar ao benefício para requerer nova aposentadoria sem devolver o dinheiro que recebeu da Previdência. A presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Jane Berwanger, afirma que a decisão do STJ faz justiça para com os segurados que continuam contribuindo após a aposentadoria.

Pedidos
Os pedidos de desaposentação se tornaram ações comuns contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, em vários recursos julgados o STJ já vinha reconhecendo o direito. Mesmo havendo divergência sobre a restituição dos valores, a jurisprudência manteve que essa devolução não é necessária. "Demonstra que o STJ, conhecido como Tribunal da Cidadania, mostrou-se coerente com as decisões históricas nesse sentido.", declara Jane.

Troca
Em relação aos julgamentos anteriores, a diferença é que a decisão tomada, em julgamento de recurso repetitivo, vai orientar os cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs) do país na solução dos recursos que ficaram sobrestados à espera da posição do STJ.A desaposentação é a troca de uma aposentadoria com menos tempo de contribuição e menos idade, por uma nova aposentadoria com mais idade e mais tempo de contribuição, o que geralmente resulta em valor maior. É requerida por aqueles que continuaram contribuindo após a aposentadoria, que passam a poder utilizar esse período para a obtenção do novo benefício.O Supremo Tribunal Federal também deverá se pronunciar sobre o direito à desaposentação .

Parceria discutida
O diretor da Faculdade Estácio FASE, professor Paulo Rafael Monteiro, visitou o superintendente da SMTT de Aracaju, Nelson Felipe da Silva Filho. Os dois discutiram um convênio de parceria entre as duas instituições, a colocação de faixa de pedestre na Avenida Hermes Fontes, próximo à Estácio, e a liberação de área para estacionamento de veículos em frente à faculdade. Quanto aos dois últimos temas, Nelson Felipe prometeu que
o assunto será estudado pelo núcleo de engenharia de trânsito da SMTT.

Colégio Nacional de Procuradores-Gerais se reúne com ministros do STF
Na última semana, o Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal – CNPGEDF, que tem na presidência a Procuradora-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Lúcia Léa Guimarães Tavares e, na vice-presidência o Procurador-Geral do Estado de Sergipe, Márcio Leite de Rezende participou de audiência no Supremo Tribunal Federal – STF – com os ministros Celso de Melo, Luiz Fux e Rosa Weber.

Pauta
Na pauta, a modulação dos efeitos da decisão nos autos da ADI 4357, que declara a inconstitucionalidade da Emenda Constitucional (EC) nº 62/2009, objetivando atribuir eficácia ex nunc (a partir de agora) à declaração de inconstitucionalidade em referência, mantendo o regime previsto no art. 97 do ADCT para os precatórios já expedidos, reconhecendo válidos todos os atos já praticados desde a edição da EC nº 62/2009.

Importância
Na reunião, os Ministros ressaltaram que o STF tem consciência da importância e da necessidade da modulação proferida na ADI dos precatórios, entendendo que os efeitos devem ser ponderados para evitar tumultos nos acordos honrados e em curso. Além da Presidente e do Vice-Presidente do Colégio participaram das audiências o Procurador-Geral do Estado do Paraná, Julio Zem, e o Procurador-Chefe da PEAJTS, André Meira.

Parceria  Sebrae/Petrobrás: Projeto petróleo e gás entra na segunda fase
Os empresários ligados a cadeia produtiva do petróleo e gás têm o que comemorar. Nessa quinta feira à noite, dia 9 de maio, acontecerá à assinatura do Acordo de Resultados do Projeto de Fortalecimento do APL de Petróleo, Gás e Energia de Sergipe – FASE II, desenvolvido pela Petrobrás, Sebrae e parceiros. O evento será realizado no Hotel Mercure, às 20h.

Promoção e iserção
O principal objetivo é promover a inserção competitiva e sustentável de micro, pequenas empresas, empreendedores individuais e potenciais empreendedores nas cadeias produtivas de petróleo, gás, energia e fertilizantes, visando à adequação da base de fornecedores e estimulando processos locais de desenvolvimento.

Compromisso
Segundo Emanoel Sobral, diretor do Sebrae, as entidades parceiras, suas unidades e representantes signatários deste acordo assumem o compromisso de apoiar as ações e demais iniciativas necessárias à obtenção dos resultados previstos no projeto e de prover os meios para a sua execução. “Trata-se de um trabalho coletivo, a união de forças em prol de um bem comum, que é o desenvolvimento dos pequenos negócios sergipanos ligados à cadeia produtiva do petróleo e gás, com cada instituição colaborando com sua especialidade”, explica Emanoel Sobral.

Resultados
Os resultados finalísticos esperados até dezembro de 2013 são aumentar em 10% tanto o faturamento bruto das MPEs, como os postos de trabalho gerados pelos pequenos negócios. Já os resultados intermediários são reduzir o número de itens de baixa competitividade do cadastro da Petrobras dentre os indicados pela Unidade Operacional de Sergipe e Alagoas UO-SEAL em até 10%, aumentar o número de empresas participantes do projeto cadastradas na Petrobras em 5% e aumentar o número de empresas participantes do projeto cadastradas na ONIP em 10%. O prazo também é dezembro de 2013.

Superintendente da Codevasf apresenta Mais Irrigação em Neópolis
O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Paulo Viana, apresentou no final da tarde  de ontem, 08, detalhes do programa Mais Irrigação no município de Neópolis. A apresentação foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Neópolis como forma de divulgar e discutir os investimentos que serão realizados nos perímetros irrigados Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, no Baixo São Francisco.

Prioridades
Durante o encontro, Paulo Viana mostrou as prioridades na aplicação de recursos, que serão investidos na completa revitalização da infraestrutura de uso comum. O superintendente enfatizou ainda que está à disposição de produtores, gestores e representantes dos Municípios do Baixo São Francisco para dialogar sobre o Mais Irrigação, que destinou R$ 102 milhões aos três perímetros irrigados da Codevasf na região.

Agenda
Neste 9 de maio, os católicos comemoram a ASCENSÃO DO SENHOR, isto é, a subida de Jesus Cristo ao céu, após transcorridos 40 dias depois da Páscoa.

Frase
“Há 60 anos, eu sabia tudo. Hoje, não sei nada. A educação é uma descoberta progressiva de nossa própria ignorância.” – Will Durant, historiador.

Na contramão
Enquanto a contribuição dos funcionários do Banco do Nordeste para sua Caixa de Assistência (CAMED) foi reajustada em 15,47 por cento no que concerne às tabelas dos dependentes do Plano Natural e em 7,93 por cento com relação aos dependentes do Plano Família, a única maternidade que atendia pelo plano, a Clínica Santa Helena, teve suspenso o seu credenciamento. Isso significa que as mulheres funcionárias da referida instituição foram tremendamente prejudicadas com essa decisão. É o caso de perguntar como se justifica um aumento de contribuição concomitantemente com a redução no atendimento aos assistidos.

Forró Danado de Bom
No dia 7 de junho, mais uma edição do Forró Danado de Bom vai acontecer, na AABB Aracaju.

Candeeiro
Já o XX Forró do Candeeiro, tradicional programação do Sindicato dos Bancários, terá lugar no próximo dia 17 de maio.

70 anos da CLT
Foram diversos os atos organizados pelas entidades sindicais durante todo o mês de maio, com o fito de comemorar os 70 anos de criação da Consolidação das Leis Trabalhistas. A implantação deu-se em 1943, na chamada Era Vargas.

Falhas na segurança
Motivaram a aplicação de multas a 18 bancos, cujo montante é de 5 milhões e 579 mil reais. Os primeiros colocados foram: 1. Banco do Brasil; 2. Santander; 3. Itaú Unibanco; 4. Bradesco e 5. Caixa Econômica Federal.

Jogos dos Aposentados do BB
A fase nacional será realizada em Goiânia. Delegação da AABB Aracaju viaja na próxima semana. Equipe máster vai defender o título nacional na modalidade futebol.

Memória – Aconteceu há 55 anos (1958)
NO BRASIL – Junho – O Palácio da Alvorada é inaugurado. Morre Nereu Ramos. Outubro – Brizola é eleito governador do Rio Grande do Sul, nas eleições para governadores e para o Congresso Nacional. É lançada oficialmente a “bossa-nova”, que tem como maior expressão o baiano João Gilberto, nascido em Juazeiro (BA). Curiosidade: O “papa” da BN estudou em Aracaju, no final dos anos 40, no Colégio Jackson de Figueiredo. A USP – Universidade de São Paulo  – instala o primeiro reator nuclear da América Latina. EM SERGIPE – Chegava o momento de uma nova eleição para governador. O deputado federal Luiz Garcia foi lançado candidato numa escolha pessoal de Leandro Maciel, que governou o Estado de 1955 a 1958. A coligação PSD/PR aprovou o nome de José Rollemberg Leite. Era a segunda vez que essas duas personalidades do mundo político iriam enfrentar-se, pois já tinham concorrido ao cargo de governador em 1947, com vitória de José Leite. A coligação PSD/PR, empenhada em retomar o poder, que estava nas mãos da UDN, inaugurara uma emissora, a Rádio Jornal, em 1953. O PCB, embora ainda na ilegalidade, apoiou os udenistas, como já ocorrera em outras oportunidades. Dessa feita, a vitória pertenceu à UDN, que elegia, assim, Luiz Garcia, excelente parlamentar, para governar Sergipe por quatro anos. A posse do novo governador ocorreu em 31 de janeiro de 1959. Prosseguia, assim, em poder da UDN, a hegemonia política em terras sergipanas. No mês de junho, o povo sergipano participava das alegrias pela conquista inédita da Copa do Mundo realizada na Suécia. Surgia o maior craque de todos os tempos, o garoto Pelé, que maravilhou o mundo inteiro com suas jogadas geniais.

Treinamento de segurança no trabalho
Com o objetivo de treinar e atualizar seus colaboradores, a Norcon Rossi promoveu uma palestra sobre a norma NR-35, referente aos trabalhos em altura, na obra do Life Università, no bairro Farolândia. Os palestrantes, Adávio Martins e Daniel Roger, bombeiros civis e técnicos de Segurança do Trabalho, exibiram vídeos que abordaram riscos de acidentes fora e dentro de um canteiro de obras, além de dicas de como usar corretamente os Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s.

Objetivo
Segundo o armador, Valmir Campos Leite, a palestra cumpriu seu objetivo. “Hoje aprendi mais sobre as normas de segurança e esclareci várias dúvidas, como o uso adequado do talabarte, que é um gancho essencial no cinto de segurança”, comentou o colaborador.

Vale a pena conferir a Outlat Day
Nesta quinta-feira, 9, acontece o Outlet Day na AEASE (Clube dos Engenheiros), em frente ao parque da Sementeira, das 10h às 20h30. O evento vai reunir lojistas do comércio elitizado da 13 de julho e bairro Garcia, divididos em dez estandes que oferecerão aos clientes uma grande diversidade de produtos e marcas renomadas. “A entrada é franca e as peças podem chegar a ter até 60% de desconto. É uma oportunidade incrível para quem pretende adquirir roupas e acessórios das melhores grifes do mundo”, afirma Márcio Souza, lojista participante do evento e proprietário da Stomppy, que comercializa produtos para o público masculino como Ellus Second Floor, Evoke e Limits.

Lounge
O Outlet Day terá ainda um lounge assinado pelo designer de interiores Wilton Fonseca com móveis da Novo Tok,  a presença da viajada blogueira de moda Darlei Rochelle, workshop da barista Daniela Gonçalves – Pão & Prosa Delicatessen (às 16h) e aulas de automaquiagem com Juju Mansur com produtos Mary Kay (às 11 e  às18h).

FUTEBOL
COPA DO BRASIL – No Batistão, o Confiança empatou com o Fortaleza por 1 X 1. Wallace para o Confiança e Jailson para o Fortaleza foram os artilheiros da partida. O público pagante foi de 3.920 espectadores, com arrecadação de 51 mil, 850 reais. LIBERTADORES DA AMÉRICA – Em São Januário, o Fluminense derrotou o Emelec, do Equador, por 2 X 0. E no Estádio Independência, em Belo Horizonte, o Atlético goleou o São Paulo por 4 X 1. Com esses resultados, o Galo das Alterosas e o tricolor das Laranjeiras classificaram-se para as quartas-de-final da mais importante competição do futebol sul-americano. /// CRUZAMENTO OLÍMPICO – Vai começar no próximo domingo a etapa semifinal do campeonato sergipano. Em Estância, o Estanciano enfrentará o Sergipe. E no Batistão, o Confiança atuará contra o River Plate. /// Parafraseando o colega Leó Filho, do Jornal do Dia: “Quando a Polícia intervém nas decisões do futebol, a coisa não vai bem.” O ex-secretário de esportes aplicou um cartão vermelho em sua coluna. /// Para confirmar isso, basta lembrar o campeonato de 2000, que não chegou ao final, justamente pela ação da PM, que interditou o estádio Sabino Ribeiro. Quem acompanha o futebol sergipano sabe muito bem o que aconteceu, naquela oportunidade.

Curtas
STF APROVA DESAPOSENTADORIA SEM DEVOLUÇÃO DE VALORES. /// NO RIO GRANDE DO SUL, EMPRESA É INTERDITADA POR VENDER LEITE ADULTERADO COM FORMOL. /// ENEM SERÁ REALIZADO NOS DIAS 26 E 27 DE OUTUBRO. INSCRIÇÕES COMEÇAM NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, 13 DE MAIO. /// ENTIDADES ALERTAM A ANATEL SOBRE INTERFERÊNCIA DO 4G NO SINAL DE TV. /// SENADO REJEITA VOTO DISTRITAL EM CIDADES COM MAIS DE 200 MIL HABITANTES. /// APÓS ULTIMATO DA FIFA, CONSTRUTORA PROMETE ARENA CORINTHIANS CONCLUÍDA NO PRAZO FIXADO. /// ALIMENTOS E REMÉDIOS PRESSIONAM INFLAÇÃO, QUE ACELERA EM ABRIL. /// COLLOR RASGA RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO DNIT. /// PSD DE PERNAMBUCO QUER APOIAR CAMPOS E NÃO DILMA.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AntonioMNeto_   "Acreditar é essencial, mas ter atitude é o que faz a diferença." Um excelente dia meus amigos!!

www.twitter.com/Gilbertotv   Sempre que Deus fecha uma porta, abre uma janela. O problema é que eu não caibo numa janela. Então, como faz comigo?

www.twitter.com/ProfAndreyLemos   Mais um pastor preso e processado por crimes de estupro e tem evangélico dizendo que é a União homoafetiva que ameaça a família.  Como???

www.twitter.com/lidiacastelino  Só é feliz quem não sabe de nada.

www.twitter.com/coriscando  Jamais diga uma mentira que não possa provar.

www.twitter.com/Edson_Bomfim   ENEM 2012: 5,8 milhões de inscritos e 4,3 milhões fizeram a prova, ou seja, 1,5 milhão de candidatos ausentes. É preciso investigar causas.

www.twitter.com/DjCello   Uma das melhores que eu ja postei: "Sabedoria é saber o que fazer; habilidade é saber como fazer; virtude é fazer."

ARTIGO

Acidentes anunciados com motocicletas  por Sydnei Ulisses*

Vi no telejornal (em 07 de maio de 2013) que em Aracaju, foram registrados 2700 acidentes com motocicletas e ciclomotores no primeiro quadrimestre de 2013. 600 acidentes a mais se comparado ao mesmo período de 2012 (2100 acidentes em 2012).

Afirmou o representante do HUSE, na entrevista, que 30% dos acidentados (810 pessoas) vão ficar com alguma sequela e precisarão de longos e caros tratamentos para se restabelecerem, se for possível.

Ouvimos a matéria com surpresa, como se não soubéssemos o que alimenta os números absurdos do trânsito sergipano. Pois bem, no caso específico das motocicletas, vou citar alguns aspectos que na minha opinião precisam ser considerados para mudarmos essa realidade.

Em 2007 uma pesquisa Ibope apontou que 60% dos motociclistas transitam nas ruas sem habilitação e suponho que em Aracaju seja disso para mais, basta observarmos o que acontece nas blitz onde os guinchos saem lotados de motocicletas. E afinal por que o número dos não habilitados é tão grande?

Simples, as pessoas não acreditam que serão punidas: Apostam na baixa probabilidade de serem parados por agentes de trânsito e passeiam livremente pelas ruas sem terem o mínimo de treinamento sobre comportamento adequado e defensivo.

As famílias são cumplices dos infratores: Muitos condutores são adolescentes presenteados por pais irresponsáveis que expõem seus filhos aos riscos de morte e sequelas. Quando perdem os filhos para a violência do trânsito, se apressam em acusar o poder público e jogam para "baixo do tapete" a falta de limites estimulado por pais e mães.

De fato falta ação do poder público: Se a sociedade conhece a motivação de tantos acidentes, resta ao poder público definir estratégias para inibir a presença das motocicletas conduzidas por adolescentes e pessoas não habilitadas. Todos sabem das proibições e não cabe discutir campanhas educativas para infratores contumazes. É apreender e multar ou lamentar e chorar as sequelas e mortos.

Conduzir uma motocicleta pressupõe maturidade e formação. Certamente o ímpeto dos adolescentes, a falta de maturidade e o fato da maioria dos condutores nunca terem recebido treinamento adequado, transitando sem qualquer noção de defesa, é que faz as estatísticas se confirmarem crescentes ano após ano.

Pronto, é agir e mudar ou esperar os números do próximo ano para repetirmos as análises que em nada interferem na vida das pessoas se não forem consideradas.

*é instrutor de trânsito e coordenador do Movimento Gentileza Aracaju – gentilezaaracaju@gmail.com – www.gentilezaaracaju.amawebs.com

DO LEITOR

Omissão da Lei. Remanejamento de servidores
DO leitor Julio Batista: “Há alguns anos atrás Sergipe testemunhou a mobilização para que os PMs cedidos retornassem às suas funções junto ao Quartel Militar para exercerem o seu devido papel institucional.Fazendo a leitura diária (08/05) do Diário Oficial do Estado, observei na página 03, nas ações da SEPLAG, a publicação de Portaria um anexo com vários servidores sendo remanejados, bem como tendo as suas portarias renovadas. E dentre elas estão a de um delegado de polícia 1ª classe e de um Tenente-Coronel sendo renovadas suas portarias para o TRIBUNAL DE JUSTIÇA.Perguntar não ofende, a Segurança Pública do nosso Estado está perfeitamente em ordem?? Todo o efetivo estão nas ruas?? Será que esses Servidores não estão fazendo falta para a SSP, PM??
Remanejamento Servidores =Verificando o mesmo diário oficial citado no e-mail anterior, verifica-se a Publicação de portaria CONJUNTA de PRORROGAÇÃO de Servidores de nº 2103/2013, todos eles profissionais de Saúde para a SSP.A Secretaria de Saúde perdeu sua função institucional para a SSP?? Qual a necessidade da SSP em ter nos quadros funcionais servidores que não detém o conhecimento em Segurança Pública??”

O gato de botas sergipano
Do leitor Romero Santos, estudante de direito e leitor (romerosantos1987@gmail.com ): “Não tão longe do que escreveu Charles Perrault, em seu livro O Gato de Botas, onde registra as memoráveis aventuras de um gato muito esperto, que conquistou um rei e enganou um sábio feiticeiro, o senador Eduardo Amorim age da mesma forma, tentando assumir paternidades que não lhe pertencem e buscando no desespero de muitos. Como na passagem em que o gato manda seu dono pular  no rio para que o rei veja ele se afogando, Eduardo tem buscado isso quando usa politicamente a dor de pessoas, como no caso  do Hospital do Câncer, quando fez um ensaio para ser coordenador da bancada, e agora tentando criar uma intriga com a população do Baixo São Francisco, sempre em busca de moedas.
O gato de botas realizou a proeza por várias vezes consecutivas e sempre em troca ganhava um saco de moedas que o levava entusiasmado para o seu dono. Quem seria esse dono do senador Eduardo? Quais os interesses de seu dono? Bem, no gato de botas esse dono conseguiu um castelo e casar com a filha do rei. Esse dono que está por tras dos olhos melosos do gato chama-se Edvan Amorim, irmão e dono do gato. O castelo que eles querem conquistar a qualquer custo é o Governo do Estado, cheio de terras bonitas e com uma bela riqueza, como no livro de Charles Perrault.
  O senador Eduardo Amorim, age exatamente como o gato. Discreto, com olhar meloso, miado manso, jeito pacato de andar. Mas atrás de sua imagem de gato se esconde um homem astuto, ligeiro e sorrateiro. Como um gato, que não mede esforços para atacar e traçar suas estratégias para chegar ao castelo, e conquistar a mão da filha do rei.
Aos sergipanos cabe agir como em um velho ditado (um olho no peixe e outro no gato), pois esse tipo de interesses do senador Eduardo Amorim querendo ser governador de Sergipe a qualquer preço, deve despertar nos sergipanos cuidado e cautela, para não serem enganados como o rei e o feiticeiro pelo Gato de Botas”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia
“Muitos homens, como as crianças, querem uma coisa, mas não as suas consequências”. José Ortega y Gasset, filósofo espanhol, nasceu me 09 de Maio de 1883 e morreu em 1955.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais