Propostas p/ se fazer boa Medicina no Brasil

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Mais um texto para debate sobre a polêmica envolvendo a chegada de médicos estrangeiros ao Brasil. O texto é do presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d’Avila. A entidade não é contra a vinda dos médicos desde que os diplomas sejam revalidados no país. Leia o texto:

As entidades médicas reconhecem a importância de estender atendimento de qualidade às populações historicamente esquecidas, que vivem nos pequenos municípios da Amazônia, do Nordeste e do Centro-Oeste, assim como aos moradores das periferias dos grandes centros. Mas como resolver essa pendência?

Para o Governo, a solução foi simplificada à presença de um médico num posto de saúde. Esse entendimento assume proporção ainda grave quando ele propõe importar médicos estrangeiros sem revalidação de títulos para ocupar os espaços vazios nos rincões do país. Ao trilhar esse caminho, o Governo fere as normas legais, desvaloriza os profissionais nacionais e, sobretudo, coloca a vida de milhões de brasileiros em situação de risco.

Argumenta-se de que onde há carência total de profissionais, “alguém” com um mínimo de conhecimento faz a diferença. O problema é que esse alguém – na tentativa de fazer a coisa certa – pode diagnosticar errado, prescrever de forma inadequada, retardar tratamentos, induzir a práticas errôneas e, em última análise, ceifar vidas ou arruinar para sempre a saúde dos seus “pacientes”.

O que se espera é que estes candidatos ao exercício da Medicina em território brasileiro passem por exames de revalidação de títulos para medir com régua criteriosa o seu nível de conhecimento. Já temos instrumento para isso: o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), criado pelo próprio Governo, em 2010.

Reclama-se de que é difícil demais. Contesto tais afirmações. O exame é preparado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao Ministério da Educação, de forma autônoma e idoneidade. Ressalte-se que os Conselhos de Medicina não tomam parte desse processo, apenas o acompanham.

Se o candidato não passa, é porque não está preparado. Se não está preparado, deveria atender entre os mais carentes, com menor poder de critica, ou estudar para outro exame em cursos e nos livros? A que custo e a quem cabe a responsabilidade pelos erros depois de feitos?

Os Conselhos de Medicina não são contra a vinda dos médicos estrangeiros. Que venham seis mil ou mais. No entanto, que todos sejam aprovados em exames justos, como o Revalida, sem concessões. É assim que acontece na Inglaterra, nos Estados Unidos, em Portugal, no Canadá, que encontraram o caminho do desenvolvimento econômico e social.

Certamente, a crise assistencial é urgente e, portanto, exige medidas igualmente urgentes. Inclusive, as entidades estão dispostas a negociar termos para que o trabalho do médico se realize nestes locais, mas tendo como pressuposto a transitoriedade dessas alternativas. Há poucos dias, o Conselho Federal de Medicina (CFM) entregou ao Palácio do Planalto um plano de ação, com o qual podemos vislumbrar soluções para os impasses identificados.

A principal proposta – de efeito imediato – foca na oferta da oportunidade e estímulo aos médicos formados no Brasil para ocupação dos postos de trabalho existentes nas áreas de difícil provimento. Esse seria o âmago do Programa Nacional de Interiorização da Medicina, que supriria a carência, especialmente, dos municípios sem médicos ou com populações de até 50 mil habitantes.

Muito se fala da resistência do médico em se instalar nos vazios assistenciais. Não é verdade. Se houver oportunidades sólidas, com todo o aparato necessário para que o trabalho se realize, milhares se apresentarão. Enquanto vigorar essa alternativa temporária , o Governo teria tempo para construir e implementar carreira federal de Estado para o médico do Sistema Único de Saúde (SUS), esta, sim, uma resposta definitiva para a fixação dos profissionais nas áreas de difícil provimento.

Onde há condições de trabalho existem médicos, onde não há essas condições, não existem médicos. Ressaltamos mais uma vez nossa incompreensão da tese de que a simples alocação do médico em um determinado município tornará a população assistida. Para que este benefício seja oferecido com efetividade e eficácia, é necessário interiorizar o sistema de saúde, no qual o médico é um integrante importante, mas não suficiente para que os resultados ocorram.

Certamente, essa aposta implica em maior investimento em saúde, com alocação de recursos na proporção necessária à demanda para bem assistir a população. No entanto, diante de tamanho desafio, os Conselhos de Medicina querem colaborar com esse processo de forma ativa e estão abertos ao diálogo para dotar o país de médicos competentes, comprometidos, bem preparados e estimulados a cumprir sua missão de levar o bem estar e salvar vidas.

Padre Geraldo será sepultado hoje, 04, na Igreja Matriz de Japaratuba
O prefeito de Japaratuba, Gerard Lothaire Jules Olivier, o padre Geraldo, será sepultado hoje, 04, às 9h, na Igreja Matriz de Japaratuba  no espaço reservado a grandes personalidades do município, onde o corpo está sendo velado desde ontem, A prefeitura decretou luto oficial de três dias.  O governo do Estado, o PT (partido do padre) e todas as lideranças políticas de Sergipe, em notas, lamentaram o falecimento do prefeito.

Vaga do TCE
Depois da nova eleição realizada ontem, 03, pela AL, para a vaga do TCE, onde a bancada da situação deixou o plenário e a deputada Susana Azevedo teve 13 votos  incluindo o voto da presidente. Belivaldo Chagas já anunciou que irá a Justiça novamente. Ou seja, pelo jeito, será mais fácil que o substituto do conselheiro Reinaldo Moura, que se aposentará no final do ano, tome posse no TCE, do que a atual vaga (de Isabel Nabuco) seja preenchida.

Radioterapia
O governador Marcelo Déda continua internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde iniciou ontem, 3, a primeira sessão diária de radioterapia (num total de dez sessões) realizada em complemento ao tratamento quimioterápico que faz contra o câncer.Segundo nota da própria unidade de saúde, Déda também continua com a manutenção das medidas de suplementação nutricional que já vinham sendo realizadas.

Inauguração em Lagarto
Na próxima sexta-feira o governador em exercício, Jackson Barreto, o prefeito de Lagarto, Lila Fraga, o deputado federal Fábio Reis (PMDB) e várias outras lideranças do município participam da solenidade de inauguração do Corpo de Bombeiros de Lagarto. Na ocasião, o governador em exercício dará ordem de serviço para início das obras de acesso à Universidade Federal de Lagarto.

Filhos de Carmópolis
"O encontro de filhos de Carmópolis que ora acontece aqui no Iate Clube é algo indescritível, nunca presenciei um evento prá reunir tantos conterrâneos que não nos encontramos há quase 40 anos, muitos aqui choram, mas choram de contentamento, de alegria, de emoção, esperamos que os organizadores tenham no próximo ano o apoio e reconhecimento da prefeita que tentou de todas as maneiras impedir este evento, chegando a exigir de seus aliados, como deputado estadual, federal e até Senador da Republica a ajudarem e a comparecerem a este evento. Parabéns ao responsável direto o Sr. Ludwig Oliveira pela organização e escolha das atrações musicais, Samba de Moça Só e Auvanildo", disse o carmopolitano Carlos Antônio, residente hoje no Rio Branco capital do Acre.

Recados e sugestões à Emurb
1. Há cerca de dois meses, um veículo sobrou na pista da Beira Mar, no sentido Atalaia/Centro, quase em frente a um posto de gasolina (Petrox) e um pouco antes de chegar no bar Última Sessão, destruiu o meio-fio, quebrou parte da ciclovia, invadiu a pista dos pedestres, bateu numa árvore, derrubou um poste de iluminação e para completar, transformou um banco em míseros resíduos. Até o momento, nada foi feito para consertar o estrago. Uma providência está sendo reclamada. O blog espera que seja adotada.

Recados e sugestões à Emurb II
2. Uma rua muito estreita, que passa pela frente do núcleo pré-escolar do Colégio Arquidiocesano, tornou-se um desafio para os condutores de veículos. A rua praticamente não tem calçadas, dos dois lados. Ela (a rua), exerce um papel importante no escoamento do tráfego, principalmente nos momentos de “pico”, que coincidem com os horários dos alunos, professores e funcionários da UNIT.

Recados e sugestões à Emurb III
3. Já foi aberta a segunda pista de ponte que foi construída pela PMA, ligando o Parque dos Coqueiros aos acessos à Av. Tancredo Neves. A única placa existente não informa o nome da ponte. Na referida placa, está apenas, escrito: PONTE SOBRE O RIO POXIM. As duas pistas não são sinalizadas.

Recados e sugestões à Emurb IV
4. A conclusão da obra parece estar bastante longe, ainda porque o “Mergulhão” ainda deve demorar muito tempo para ser terminado. De qualquer forma, a referida ponte, que parece ter sido batizada com o nome de Gilberto Vilanova, já tem contribuído bastante para desafogar o trágico e caótico trânsito da Beira Mar.

Recados e sugestões à Emurb V

5. Nessa avenida, também chamada de rodovia Paulo Barreto, os transeuntes ficam expostos ao risco iminente de morrerem atropelados, pois: a – Não há passarela destinada aos pedestres; 2 – Não existe faixa de pedestres; 3. Não há sinais de trânsito, principalmente na parte que começa na ponte JK e vai até a pracinha da Atalaia. A propósito, já houve mortes, este ano, no local, por atropelamento.

Recados e sugestões à Emurb VI
6. Por fim, agora é com a SMTT: não há agentes de trânsito para controlar a situação, principalmente nos horários de Pico e de entrada e saída de alunos, professores e funcionários da Universidade Tiradentes. Conclusão final: faltam planejamento e iniciativa para amenizar os problemas, utilizando conhecimentos básicos das leis do trânsito.

Recados e sugestões à Emurb VII
Pelo pronto atendimento dessas solicitações, os que transitam pela Beira Mar nos trechos citados agradecem. Vejam que o Blog evitou falar de outro trecho, que está, ao contrário do que placas advertem, interditado pelo Poder Judiciário, mas tem o início das obras respectivas condicionado à apresentação, pelos seus executores, no caso a Emurb, à Adema, dos necessários estudos técnicos. O mais importante é que cheguem ao consenso e ao bom senso em prol dos aracajuanos.

Contra o PT, Marina Silva, Aécio e Campos ensaiam aproximação
Deu no jornal “O Globo”: Adversários na corrida pelo Planalto em 2014, os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (Rede) e Eduardo Campos (PSB) estão agora, curiosamente, com os destinos entrelaçados. Sabem que só têm chance de vencer a presidente Dilma Rousseff, e o PT, se conseguirem levar a disputa para o segundo turno.Para que isso aconteça, Campos precisa garantir coligação com pelo menos um partido para ter tempo de TV. E Marina precisa criar e garantir tempo em horário nobre para seu partido, o Rede Sustentabilidade.

Ex-PPS está ajudando ao Rede Sustentabilidade
Sem chances de se coligar oficialmente com algum partido da base, Eduardo Campos vê no MD (ex-PPS) a chance mais concreta para viabilizar sua candidatura. A legenda, porém, tem um histórico de aliança com o PSDB.Para o presidente do MD, deputado Roberto Freire, essa articulação já estaria mais ou menos estabelecida com Aécio e o PSDB. Ele diz ainda que seus partidários atuam na linha de frente para permitir a criação do partido de Marina Silva. Lideranças políticas do ex-PPS estão abrindo postos de coleta de assinaturas para o Rede em vários estados. Em Sergipe, Roberto Freire escalou o radialista Marcos Aurélio para ajudar o Rede Sustentabilidade.

OAB protocola Ação Civil Pública motivada por Machado
A Assessoria Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Sergipe (OAB/SE) impetrou no final da tarde de ontem, junto à Justiça Federal, mais uma Ação Civil Pública pedindo a suspensão da cobrança da Taxa de Ocupação e Foro, cobradas aos proprietários dos chamados Terrenos de Marinha.

Aprovação dos conselheiros
Segundo a assessora Jurídica da OAB/SE, Alina Amazonas, a deliberação de impetrar a ação foi adotada após aprovação dos conselheiros da Ordem que estiveram reunidos no último dia 26 do mês passado. Na ação a OAB/SE sugere que as cobranças sejam suspensas inicialmente sobre forma de liminar, e que tal posição seja confirmada definitivamente em sentença após conclusão do processo.

História
Padre Geraldo faleceu na manhã de ontem, 03, no Hospital São Lucas, onde esteve internado desde o último sábado (1°), por conta do tratamento de um câncer.Nascido em 10 de outubro de 1936 em Tournai, na Bélgica, Gerard Lothaire Jules Olivier, mais conhecido como padre Geraldo, é um dos maiores políticos que já existiu na história de Japaratuba.

I Ciclo de Palestras Tobias Barreto
O Tribunal de Justiça de Sergipe promoverá o I Ciclo de Palestras Tobias Barreto, na próxima sexta-feira, dia 7 de junho, às 15 horas, no auditório do Palácio da Justiça, na Praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju. O evento é uma homenagem ao aniversário de nascimento de Tobias Barreto de Menezes, jurista que dá nome ao principal prédio do TJSE. A palestra ‘Tobias Barreto, vida e obra’, aberta a estudantes e pesquisadores, será proferida pelo Ministro Castro Meira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Participação
O deputado estadual Zeca da Silva participou da abertura dos festejos juninos dos municípios de Capela e de Areia Branca. Zeca prestigiou os eventos junto com o senador Eduardo Amorim e com o deputado federal André Moura. "É uma festa linda, democrática e que movimenta vários setores da economia", disse Zeca, que esteve no mesmo dia em Nossa Senhora das Dores.

PL da Acessibilidade
O vereador Lucas Aribé (PSB) entrou com um Projeto de Lei que dispõe sobre normas de acessibilidade na Capital sergipana no final de fevereiro. Nesta terça-feira, 4, o PL 23/2013 deve ser votado na Câmara Municipal de Aracaju. Por duas vezes, o PL foi para a pauta de votação na CMA, entretanto, nas duas ocasiões não houve quórum para que fosse discutido. O intuito de Aribé com este PL é adequar a legislação existente e atualizar essas  normas em Aracaju.  Atualmente, a Capital sergipana dispõe de 43 leis municipais que tratam sobre o tema, sem contar com a legislação estadual e federal, porém, apesar de o número ser bom, há muita coisa em desuso e  que precisa de uma modificação urgente.

PL da Acessibilidade III
Segundo Lucas Aribé, trata-se de um momento especial para todos que esperam uma cidade mais acessível. "Esperamos ansiosos pela chegada do PL para a votação na CMA, afinal, fizemos uma pesquisa extensa, procuramos as legislações federais, estaduais e municipais. Fizemos a adequação do termo que se refere à pessoa com deficiência, excluindo o termo portador de deficiência para dar lugar a pessoa com deficiência. Utilizamos as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – para que os parâmetros fossem determinados de forma correta", explica o parlamentar que está no primeiro mandato.

PL da Acessibilidade III
Lucas Aribé tem como principal luta no parlamento municipal uma cidade mais acessível e o segundo projeto dele como parlamentar de Aracaju foi para dispor sobre normas de acessibilidade na Capital sergipana. Para a construção do PL da Acessibilidade, Aribé realizou reuniões com equipe e com entidades que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência, jovens e idosos, além de se utilizar da experiência pessoal sobre o tema.

Sebrae disponibiliza capacitações para empresários
Durante o mês de junho, o Sebrae em Sergipe oferece uma série de capacitações voltados aos empresários, gerentes e profissionais atuantes nos setores da indústria, comércio e serviços. Estão sendo disponibilizados ao público os cursos ‘Apreender a Empreender’, ‘Empreendedor Cultural’, ‘Relações Interpessoais’, ‘Atendimento ao Cliente’ e ‘Como Vender Mais e Melhor’.

Sebrae disponibiliza capacitações para empresários II
As capacitações duram entre 15h e 24h e são oferecidas no período noturno. Parte do investimento necessário para participar dos eventos é subsidiado pela entidade. No dia 11 de junho, das 19h às 20h30, será promovida gratuitamente a palestra ‘A importância do capital de giro’. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (79) 2106-7765/7766/7767.

Para os saudosistas do bar Saneamente
Nas décadas de 80 e 90 em Aracaju o “Saneamente” localizado na Avenida Saneamento próximo ao viaduto, era um dos bares mais frequentados da cidade. O proprietário do bar, o China, montou um bar com o mesmo nome em um quiosque da praça Jornalista Orlando Dantas, na Avenida Canal 04, no conjunto Augusto Franco. O bar tem televisões onde transmite os jogos do campeonato brasileiro e para os saudosistas os famosos tira-gostos, entre eles, o camarão a milanesa.

Museu da Gente Sergipana é destaque na revista Gol
O Museu da Gente Sergipana e as cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras são matérias de destaque na edição do mês de maio da revista Gol. A reportagem é de Luis Patriane e tem como título ‘Sergipe do passado ao futuro  – As tradicionais cidades de São Cristóvão e Laranjeiras se unem ao moderno e interativo Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, para formar um roteiro cultural que percorre a história do estado’.

Interatividade
O texto fala das instalações interativas do museu, e como o visitante pode conhecer Sergipe através delas. É possível, por exemplo, conhecer as praças ao girar o carrossel, “o irônico brinquedo, um entre tantos que podem ser usados pelos visitantes, para rodar e a imagem de uma importante Praça de Sergipe é projetada na parede, ao lado das respectivas informações”, diz o texto.A página seguinte faz uma interação entre o museu e a cidade de Laranjeiras: “O museu na capital sergipana convida para pular amarelinha multimídia que leva ao pródigo universo folclórico de Laranjeiras”.

Posse na Academia Itabaianense
Realizou-se na última sexta-feira (31.05), às 19 horas, a solenidade de posse do médico e homem público Antônio Samarone, na qualidade de titular da cadeira que tem como patrono ALBERTO CARVALHO na recém-criada ACADEMIA ITABAIANENSE DE LETRAS, cuja diretoria é encabeçada pelo jurista VLADIMIR DE SOUZA CARVALHO. A sessão solene, realizada na sede do Rotary Club de Itabaiana, foi dirigida pelo próprio presidente daquele sodalício, e contou com a presença de várias autoridades, de familiares de Alberto Carvalho e de Antônio Samarone, bem como de figuras representativas da sociedade itabaianense e da população serrana em geral. Em seu discurso de posse, o médico e intelectual ANTÔNIO SAMARONE DE SANTANA apresentou uma minuciosa retrospectiva sobre a vida do patrono ALBERTO CARVALHO, traçando, inclusive, um paralelo entre a Itabaiana atual e a existente à época de seu nascimento.

Posse na Academia Itabaianense II
Samarone destacou a atuação multifacetada de ALBERTO CARVALHO em diversos campos da atividade humana. Economista, funcionário do Banco do Brasil, professor da UFS, escritor, poeta, crítico de artes, abrangendo a literatura, compositor (autor do belo hino da Associação Olímpica de Itabaiana), uma das maiores culturas de Sergipe em todos os tempos, guru de uma geração de talentos, nada escapou da pesquisa feita pelo empossado. Osvaldo Carvalho, aposentado do BB, compareceu, acompanhado de seu filho, IVO Carvalho e demais familiares integrantes dos Carvalho, tradicional família de Itabaiana. De outra parte, também estiveram presentes os familiares de Samarone, grande desportista, torcedor do Itabaiana e do Fluminense, mas detentor de uma carreira brilhante nas áreas profissional, política e intelectual, sendo de ressaltar seu desempenho como professor, médico do trabalho.

Posse na Academia Itabaianense III
Na administração pública exerceu vários cargos, merecendo destaque o de Delegado Regional do Trabalho e o de Superintendente Municipal do Transporte  e Trânsito de Aracaju (SMTT). Na política, foi vereador, por dois mandatos, em Aracaju. Samarone também é membro da Academia Sergipana de Medicina, ocupando a cadeira de número 33, que tem como patrono Dr. Renato Mazze Lucas. Itabaianense de boa cepa, um homem de idéias modernas e cumpridor de suas obrigações, dedicado, há anos, à defesa dos legítimos princípios democráticos, o médico e intelectual SAMARONE é digno das homenagens que recebeu, na última sexta-feira. Na oportunidade, foi distribuído um opúsculo muito bem elaborado, editado pela Gráfica J. Andrade, em que a extraordinária figura de Alberto Carvalho é abordada sob vários aspectos, através de textos assinados por seu filho Ivo Carvalho e também por nomes consagrados da cultura sergipana, como Hunald Alencar e Paulo Fernando Teles Morais. Do livreto, também consta toda a obra literária de Alberto Carvalho. O seu título é “ALBERTO CARVALHO – UM FILÓSOFO PÉ DE SERRA”. E o autor/organizador é Ivo Carvalho, filho de Osvaldo Carvalho.

Apoio
O projeto de criação de academias literárias no interior sergipano tem sido incentivado pelo atual presidente da Academia Sergipana de Letras, o magistrado aposentado José Anderson  do Nascimento. Já foram fundadas, de 2012 para cá, as de Nossa Senhora da Glória, Itabaiana e Lagarto. O blog foi informado de que está em curso a criação de mais uma academia, dessa feita na cidade de Estância, a “cidade-jardim” de Sergipe, na expressão usada por Dom Pedro II, quando de sua visita à terra sergipana.

Diretoria
A diretoria da Academia Itabaianense de Letras é constituída dos seguintes membros: Presidente – Vladimir de Souza Carvalho; Vice-presidente – José Rivadálvio Lima; Secretária-Geral – Josefa Eliana Souza;  Secretário-Adjunto – Roberto César Pereira do Prado e Tesoureiro-Geral – Antonio Francisco de Jesus.

Agenda
04 DEJUNHO – Previsto para hoje eclipse lunar parcial, com instante máximo às 6 horas e 4 minutos. Hoje é o dia INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS VÍTIMAS DE AGRESSÃO.  Várias organizações internacionais dedicam-se à proteção das crianças. Dentre elas, ressalte-se o trabalho executado pela ONU – Organização das Nações Unidas, através do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) – www.unicef.org. FRASE – “Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino dos céus.” – Marcos, capítulo 10, versículo 14.

Festa dos Melhores
Mais um ano passa e a ACDS entrega, praticamente, à FSF, a organização/realização da escolha dos MELHORES DO CAMPEONATO SERGIPANO. O problema maior é que a promoção perde credibilidade a cada ano. Pois a entidade que representa os cronistas esportivos de Sergipe deixa a festa por conta da Federação. Se quem escolhe são os cronistas, se a promoção sempre coube à ACDS, por que motivo a festa não é organizada pela própria ACDS? – O patrocínio concedido pela PETROBRAS seria o mesmo, se fosse concedido à entidade da categoria dos cronistas, a exemplo do que já ocorreu em outras oportunidades. O decréscimo da credibilidade começou há alguns anos, quando o ex-vice-presidente da FSF, Custódio Santana, sagrou-se tricampeão na categoria O DESPORTISTA DO ANO. Admita-se que é demais, embora o Custódio tivesse seus méritos.

Futebol
O Sergipe prepara-se, intensamente, para seu segundo compromisso pela série D. Será no próximo sábado, 08.06, em João Pessoa, na Paraíba, contra o Botafogo local. ///Grande festa em Barcelona para recepcionar o craque Neymar, novo reforço da grande equipe catalã. Messi e Neymar formam uma nova e sensacional dupla do Barcelona, um dos melhores times de futebol do mundo. Pela temporada atual, o maior destaque foi o Bayern Munich, que conquistou a tríplice coroa. /// Seleção brasileira chegou, ontem, na capital de Goiás, onde vai preparar-se para o amistoso de domingo, em Porto Alegre, contra a França, às 16 horas. /// Será o último compromisso antes da Copa das Confederações, cujo início ocorrerá no dia 15, com o jogo Brasil X Japão, em Brasília, no estádio Mané Garrincha. /// Já está confirmado: Aracaju vai sediar, em 2015, o campeonato mundial de vôlei de praia escolar. /// A dupla Carol e Duda, patrocinada pela PMA, através do Bolsa Atleta, conquistou medalha de ouro na competição realizada em Manfredônia, na Itália. ///  O torcedor sergipano terá a oportunidade de assistir a um bom espetáculo, amanhã, no Batistão. Bahia e Botafogo vêm de bons resultados, respectivamente contra o Cruzeiro e o Internacional. Ingressos estão sendo vendidos de forma antecipada, nas bilheterias do estádio Lourival Batista. Preços: 50 reais uma cadeira e 25 arquibancada. /// O craque holandês SEEDORF, considerado o melhor do certame carioca deste ano, é a principal atração. /// Festa dos melhores do campeonato sergipano poderá ser realizada no próximo dia 13. /// O presidente Carivaldo de Souza vai acompanhar o amistoso Brasil X França, a convite da CBF.

Futebol II
Ordem de Serviço para as obras de reforma do Batistão será assinada amanhã. De outra parte, especula-se, nos bastidores, que o fechamento do estádio pertencente ao governo do Estado só ocorrerá após a participação do Sergipe na série D. O presidente Carivaldo de Souza, da FSF, é a favor da medida. /// O Sergipe prossegue contratando reforços locais, numa decisão acertada. Rafael, campeão estadual, preferiu ficar no Mais Querido, que já contratou o atacante Leandro Kivel, que era do River Plate. /// DIOGO é o nome do novo diretor do departamento técnico da FSF, cedido pela Secretaria de Esporte e Lazer do Estado. Substitui Gilson Dória, que deixa o cargo, por razões profissionais, vez que é, agora, delegado oficial do Conselho Nacional de Educação Física. /// Kivel deverá estrear no jogo de sábado, em João Pessoa, contra o Botafogo, da Paraíba.

Curtas
BALANÇA COMERCIAL MELHORA EM MAIO, MAS DÉFICIT NO ANO É RECORDE. /// METROVIÁRIOS ACEITAM PROPOSTA E SUSPENDEM GREVE EM SÃO PAULO. /// PASSAGENS DE ÔNIBUS TERÃO PREÇO REDUZIDO EM TODO O PAÍS. /// NATAL FOI A PRIMEIRA CAPITAL A ADOTAR A MEDIDA, RESULTANTE DE DESONERAÇÃO DO SETOR. /// ÍNDIOS AFIRMAM QUE VÃO RESISTIR A NOVA ORDEM DE REINTEGRAÇÃO. /// IGREJA CATÓLICA PEDE AO GOVERNO QUE NÃO MODIFIQUE LINHA DE AÇÃO DA FUNAI. /// EM DIA DE NEYMAR, BRUNA MARQUEZINE CAUSA SENSAÇÃO NA ESPANHA. /// CERVEJA PODE SER PROIBIDA DE ESTAMPAR A EXPRESSÃO “SEM ÁLCOOL” NOS RÓTULOS. /// SUZANA INDICADA PARA O TCE COM 13 VOTOS A SEU FAVOR. /// BANCADA DO GOVERNO RETIRA-SE DO PLENÁRIO E NÃO PARTICIPA DA VOTAÇÃO. /// BELIVALDO CHAGAS ANUNCIA QUE RECORRERÁ, OUTRA VEZ, AO PODER JUDICIÁRIO. /// FESTA DOS MELHORES DO CAMPEONATO SERÁ NO DIA 13 DE JUNHO, DIA DE SANTO ANTONIO. /// MOVIMENTO NÃO PAGO VAI LUTAR PELA REDUÇÃO DAS TARIFAS DO TRANSPORTE COLETIVO. /// MOVIMENTO AVALAI QUE SE NÃO HOUVER REDUÇÃO, EMPRESAS VÃO SER DUPLAMENTE BENEFICIADAS.

DO LEITOR

Trânsito Aracaju – Atenção SMTT
Do leitor Luiz Brandi: “Na Av. Pedro Valadares, sentido sul x norte, no retorno em frente ao Ed. Triunph, utilizado por pais de alunos do CCPA,  no horário entre 6,30h e 7,00h, quando não tem um agente de trânsito, o que ocorre com frequência atualmente, vira um inferno.Vale registrar que na administração anterior, sempre tinha um agente disciplinando aquele retorno, e atualmente, a exemplo de hoje, não tinha a presença daquele agente.E o estacionamento na Pça Tobias Barreto, em frente à SSP, apesar de 04 placas de “Proibido”, continua sempre ocupado irregularmente por veículos(não seria melhor retirar as placas??)”

Trabalhar ou Roubar?…
Do leitor Dinho Santana: “Está semana que passou li um questionamento sem autor: "Se trabalho fosse bom Deus não teria parado no sétimo dia."  Daí resolvi escrever mais um  vez sobre um assunto por demais redundante e que são uma "revolta" da nossa sociedade, que pagando cinco dos doze meses ao ano de impostos,  lermos diariamente que somos saqueados por quem  deveria aplicar os impostos em educação, saúde e segurança! Quando diz você: "Constrangimento André Moura", constrangidos ficamos nós por sermos financiadores de tantas "Mamatas"! Bem oportuno é invocar o que disse William Shakespeare: "Ser ou não ser: eis a questão." O Fantástico mostrou ontem A 17ª Parada Gay de São Paulo, segundo pesquisa Datafolha feita ontem, o número de participantes do evento caiu de 270 mil registrados no ano passado para 220 mil, uma redução de 18,5%. Temos uma ilustração com o título: "informe Pedagógico – Avanço político e cultural do  nosso Brasil; Passeata do Orgulho Gey: 1 milhão de pessoas. Passeata contra a corrupção: 2.500 pessoas. CONCLUSÃO MAIS DO QUE LÓGICA: Têm mais gente lutando pelo direito de dar o rabo que pelo de não ser enrabado… E aqui transcrevo da Revista Veja,  SOCIEDADE ANÔNIMA; artigo de Rodrigo Rangel e Hugo Marques: "José Dirceu, flagrado no comando do mensalão, deixou o governo, abriu um escrtório de advocacia, arregimentou clientes. Erenice Guerra, pilhada no comando de um esquema familiar, foi demitida, assim como Dirceu, montou um escritório de advocacia, reuniu um carteira de clientes e também lucra oferecendo acesso ao poder." Fico no aguardo de respostas ao perguntado: Trabalhar ou Roubar?… Saúde e paz”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frases  do Dia
"Vaidade e inveja fazem mal ao coração; brasileiro precisa ter mais fé"

Eu nunca discuto problema, tem gente que se perde na discussão do problema. Eu só discuto solução.

Adib Jatene, médico, professor universitário, político e cientista brasileiro, nasceu em 04 de Junho de 1929 em Xapuri (AC).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários