Protestos/SE: Jackson precisa dialogar

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Nas últimas semanas o governador em exercício Jackson Barreto abriu o diálogo com algumas lideranças sindicais, a exemplo, do Sintese. Jackson Barreto é uma das poucas lideranças sergipanas que, não apenas surgiu, mas foi moldada, dentro dos movimentos sociais. Porém, está pecando em não providenciar uma audiência com as lideranças dos protestos que vem sendo realizados em Aracaju.

Alguém pode perguntar: não seria mais obvio o prefeito? Não, a principal reivindicação a melhoria do transporte urbano passa por uma solução via a Região Metropolitana e o Plano Diretor de Transportes que encontra-se dormindo em berço esplêndido na Assembleia.

Jackson poderia muito bem realizar uma audiência com as lideranças do movimento com a participação dos prefeitos da região metropolitana, principalmente João Alves Filho.  O que não pode continuar é essa inércia da autoridades políticas de Sergipe, pensando que a “onda” de protestos vai acabar e tudo voltará como antes.

O que está claro é que os manifestantes, na sua maioria jovens, querem mudanças. Querem a garantia de um país melhor  agora, não de um futuro melhor em longo prazo.

O transporte público foi o estopim para os protestos em todo país. E em Sergipe, há muito tempo espera-se por melhorias.

Jackson pode, através de uma audiência, começar o ponta pé inicial para mudar a atual realidade no transporte público. Basta vontade política.

Pós-cirurgia
O governador Marcelo Déda passou bem durante todo o dia de ontem, no primeiro dia após, o processo cirúrgico realizado no sábado para extração do baço. Ele encontra-se no Hospital Sírio-Libânes que no sábado divulgou um boletim médico informando que o procedimento ocorreu bem e que Déda encontra-se em recuperação na UTI.

Pelo twitter, esposa agradece e informa recuperação
Ontem, 30, à tarde a esposa do governador Marcelo Déda, Eliane Aquino usou o twitter (rede social) para informar que “ele está bem e que a recuperação está ocorrendo dentro do previsto. Quero agradecer a Todos os brasileiros, em especial aos sergipanos, que oraram para tudo dar certo. Continuem nas orações, pois tenho certeza da força de Deus”

Mensagem
Para quem não leu a mensagem do gov. Déda gravada antes da cirurgia: lhttp://www.agencia.se.gov.br/noticias/leitura/materia:34010/deda_informa_sobre_cirurgia_e_pede_oracoes_do_povo_sergipano.html

A ética Rede Globo sonega milhões da Copa
A Rede Globo  que sempre se arvora do direito de pautar a economia e a política do país, sobretudo quando é para dar azo a qualquer manifestação contra desafetos, principalmente contra o PT, muitas vezes destruindo reputações e biografias sem nenhum pejo e legitimidade, o que vai apresentar em sua defesa quando ficou provado que ela própria sonegou milhões de reais num esquema criminoso envolvendo a Copa do Mundo de 2002? Leia matéria do portal Último Segundo e tire suas conclusões:http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2013-06-30/globo-paga-multa-de-r-274-milhoes-ao-fisco-pela-copa-de-2002.html

Extorsão flanelinhas. A quem recorrer?
Ultimamente o blog vem recebendo várias reclamações de leitores clamando que ajude na solicitação para as autoridades fiscalizarem os flanelinhas. São várias denúncias com todos tipos de abusos. Cobram para usar o espaço público na maior “cara de pau”. Na última sexta-feira o titular deste espaço foi jantar na churrascaria Sal e Brasa na orla e quando estacionou o veículo próximo da praça de eventos recebeu de uma criança um papel com “Estacionamento R$ 3,00” Não disse nada, mas na volta não pagou nada. Fica correndo o risco de ter o carro riscado na próxima vez.

Ação conjunta
É necessária uma ação conjunta da Guarda Municipal e outros órgãos, inclusive com parceria com a PMSE. Chamar os flanelinhas em cada área e avisar que não pode ameaçar nenhum motorista e muito menos entregar papel com valor do estacionamento. E avisar que qualquer denúncia de motorista vai acabar na prisão.

Lei Antidrogas
O senador Valadares (PSB) foi designado relator da Lei Antidrogas no Senado Federal. "Com o objetivo de instruir o projeto de Lei Antidrogas já aprovado pela Câmara dos Deputados, e, agora em tramitação no Senado, apresentei requerimento para a realização de audiência pública na CCJ, onde fui designado relator da matéria pelo presidente senador Vital do Rego."

Debate
Valadares quer um amplo debate sobre o problema. "A minha sugestão é que devam ser convidados para um debate com os membros da Comissão, além do Relator na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, Givaldo Carimbão, entidades e especialistas no assunto, tais como: Dr. Vitore Maximiano, Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça; Representante do Conselho Federal de Psicologia; Representante Nacional das Comunidades Terapêuticas; Representante da Rede Justiça Criminal; Dr. Dráuzio Varella, médico especialista; Dr. Ronaldo Laranjeiras, professor da Faculdade Paulista de Medicina."

Agenda
Primeiro de julho. Primeiro dia do mês sete. O segundo semestre está começando. Hoje é o dia da Vacina BCG.A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões, causada pela bactéria que é conhecida como ‘bacilo de Koch.’ A tuberculose ficou conhecida, também, como “mal do século”, nos anos 1800, quando matava como a AIDS atualmente. Ela passou a ser controlada com a descoberta e o uso dos antibióticos. Como forma de prevenção, a vacina BCG é eficaz contra as formas graves da doença. Números de 2010, apurados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, em 2010, registraram-se 5,7 milhões de casos em todo o mundo. No Brasil, em 2011, ocorreram 69.245 casos.

Magníficos encerra o Forró Sertão em Canindé
No último sábado, 29, o Povoado Curituba em Canindé,  foi palco do último dia do Forró Sertão, com as Bandas Magníficos, Cintura Fina e a dupla Eduardo e Luciano. A festa começou, às 22h, e só terminou quando o sol já estava mostrando seus primeiros raios. Esta foi uma das características dos festejos juninos deste ano no município.

Povoados
Neste ano, o governo municipal levou os festejos para os povoados de Canindé a exemplos, as festas nos povoados Capim Grosso e Curituba que completaram a programação que durou mais de um mês assim,  movimentando a economia local.

Sucesso
O Prefeito Heleno Silva expressou que a festa foi um sucesso. " Tivemos o nosso povo participando ativamente das atividades festivas. Recebemos turistas. O comércio da cidade arrecadou bastante e tudo ocorreu dentro da mais perfeita ordem social. Temos um povo livre e abençoado, e o Forró Sertão comprovou isto. Todos se divertiram durante vários dias  sem nenhuma ocorrência grave relacionada diretamente ao evento”, concluiu.

Equipe Sebrae unida em prol da Feira do Empreendedor
A Feira do Empreendedor 2013 já tem data, horário e local para ser realizada. Será de 17 a 20 de outubro no Centro de Convenções, das 16h às 22h. O objetivo é fomentar a competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios existentes e promover a abertura de novos empreendimentos.

Foco
O evento é direcionado para empreendedores e potenciais empresários, micro empreendedores individuais, micro empresas, pequenas empresas e produtor rural. A Feira será focada em três núcleos, Atendimento Sebrae, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Núcleos
O Atendimento Sebrae estará disponibilizando orientação e consultoria empresarial, com foco nos eixos temáticos inclusão produtiva, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo. O Oportunidades de Negócio disponibilizará oportunidades em geral, encadeamento produtivo, Sebrae 2014 e negócios rurais. Na Educação Empreendedora os focos são capacitações, oficinas e palestras.

Desafio
Segundo Lauro Vasconcelos, é mais um importante desafio para toda a equipe Sebrae, que sempre busca o melhor para o público. “Trata-se de um evento que é destaque em todo o Brasil e que oferece oportunidades para quem pretende melhorar seus negócios ou abrir um novo empreendimento”, destaca.

Informações
A quinta edição da Feira do Empreendedor terá acesso gratuito, o público esperado é de dez mil pessoas nos quatro dias do evento e a feira terá uma área total de 7,4 mil m². Informação com a equipe de Coordenação da Feira, telefones (79) 2106-7723 e 0800 570 0800.

Balanço da Comissão da Verdade
Ao completar um ano de sua instalação, a Comissão Nacional da Verdade divulgou balanço de suas atividades, no qual destaca a realização de 15 audiências públicas e 268 depoimentos. Suas investigações permitiram levantar um mapa de 36 centros onde eram torturados e mortos os contestadores do regime militar. Para Paulo Sérgio Pinheiro, um dos integrantes do colegiado, “os documentos analisados até agora permitem confirmar que a prática da tortura começou em 1964, e não em 1968, a partir do Ato Institucional número 5.

Prêmio João Saldanha
Com a reportagem “Viva Nelson, o Rodrigues”, a repórter Manuela Franceschini, da Sportv.conquistou o grande prêmio João Saldanha de Jornalismo Esportivo em 2013.

Curtas
19 BOMBEIROS MORREM EM COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL. É A PIOR TRAGÉDIA FLORESTAL DOS ESTADOS UNIDOS NOS ÚLTIMOS 30 ANOS. ///MILHARES COMEMORAM, EM ZAGREB, A ENTRADA OFICIAL DA CROÁCIA NA UNIÃO EUROPEIA. /// EM SÃO PAULO, POLÍCIA APREENDE TERCEIRO ACUSADO POR MORTE DE BOLIVIANO E CONSIDERA O CASO ESCLARECIDO. /// APÓS MANIFESTAÇÕES, APROVAÇÃO DE ALCKMIN E HADDAD CAI, EM SÃO PAULO. /// BANCOS OFERECEM NOVOS PACOTES DE SERVIÇOS BÁSICOS. /// CORINTHIANS E SÃO PAULO INICIAM, NESTA QUARTA-FEIRA, A DISPUTA PELO TÍTULO DA RECOPA SUL-AMERICANA. //// IMPRENSA ESPANHOLA BATIZA DERROCADA DE SUA SELEÇÃO: “MARACANTAZO”. /// FELIPÃO IRRITA-SE COM INGLESES E RECUSA-SE A FALAR SOBRE PROTESTOS. /// GRUPO FURA BLOQUEIO DA PM NO RIO DE JANEIRO E PEDE “FORA CABRAL”. /// MINISTRO ALDO REBELO, DOS ESPORTES, REPRESENTA DILMA NA FESTA DE ENCERRAMENTO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES, NO MARACANÃ. /// GOVERNO TEME MANIFESTAÇÃO GIGANTE LIDERADA PELAS CENTRAIS SINDICAIS, PREVISTA PARA O PRÓXIMO DIA 11 DE JULHO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Touradas em Madri
É verdade que não houve, ontem, no Maracanã, o público cantando “Touradas em Madri”, como na Copa de 1950, para festejar a sonora goleada de 6 X 1, pela Copa do Mundo. Mas o olé que motivou a torcida brasileira naquele longínquo episódio repetiu-se, com a equipe brasileira colocando na roda, mais de uma vez, a poderosa seleção espanhola, tida como a melhor do mundo, na atualidade. O quadro nacional realizou uma exibição impecável, antológica. Marcando firme desde o começo da partida, os comandados de Felipe Scolári marcaram o primeiro gol logo a dois minutos, com Fred assinalando, mesmo caído, confirmando suas reais qualidades de artilheiro implacável. Como tem ocorrido nos últimos jogos, o segundo gol aconteceu aos 43 minutos e meio da primeira fase. O Brasil fazia 2 X 0, através de Neymar. E na fase final, também aos dois minutos, Fred voltaria a marcar, fixando o placar final em 3 X 0. Muito antes do terceiro gol, Sérgio Ramos desperdiçou um penalty, chutando para fora. As coisas complicaram-se ainda mais para a Espanha quando, aos 23 minutos, Piquet foi expulso, por ter cometido falta violenta em Neymar. Só restava à seleção brasileira tocar a bola, deixar o tempo passar e armar contra-ataques, deixando literalmente abatida a seleção espanhola. O goleiro Júlio César, o zagueiro Davi Luís e os atacantes Fred e Neymar foram os grandes nomes da seleção nacional. Neste mesmo espaço, escrevemos, em coluna anterior, que, depois da atuação da Espanha contra a Itália, víamos reduzir-se o propalado favoritismo disparado do time espanhol. E passamos, então, a acreditar em nossa seleção, mesmo considerando um tanto difícil vencermos o jogo final. O que se viu, foi, claramente, uma superioridade incontestável do Brasil, ao mesmo tempo em que os nossos adversários não conseguiram atuar dentro de seu nível de desempenho costumeiro. Plenamente justa a vitória do Brasil, que venceu pela quarta vez a Copa das Confederações. Felipão, tido por muitos críticos como um técnico superado, merece o reconhecimento de seu trabalho. Motivador nato, líder respeitado, Luiz Felipe Scolári conseguiu que o elenco assumisse plenamente o seu plano de jogo. Com esse notável feito, o treinador gaúcho, campeão do mundo em 2002, voltou a escrever mais um capítulo importante da história de nosso futebol.

Neymar, a consagração definitiva
O jovem atleta brasileiro, negociado recentemente, pertencente ao Barcelona, teve, enfim, reconhecida sua capacidade técnica no cenário internacional. Foi escolhido o melhor jogador da partida final, o principal nome de toda a Copa das Confederações e ainda recebeu um troféu como o terceiro artilheiro do torneio.

Júlio César
Uma das peças principais do Brasil. Foi escolhido como o melhor goleiro da competição.

Itália vence o Uruguai
Depois de empate no tempo normal, pelo placar de 2 a 2, e de um empate em branco na prorrogação, a Itália derrotou o Uruguai, nos pênaltis, por 3 X 2, e conquistou o terceiro lugar na Copa das Confederações de 2013.

Classificação final
Primeiro lugar, campeão – Brasil; segundo lugar, vice-campeã – a Espanha; terceiro lugar – Itália e quarto colocado – o Uruguai.

Amistosos
Sem disputar qualquer competição oficial até a próxima Copa do Mundo, o Brasil deverá escolher bem os adversários em seus amistosos, na fase de preparação para a Copa do Mundo de 2014.

Vitória derrota o Sergipe
Em partida amistosa realizada sábado à tarde, em Carmópolis, no Estádio Fernando França, o Sergipe foi derrotado pelo Vitória da Bahia por 2 X 0. Um público bastante diminuto prestigiou a partida interestadual.

Mário Sérgio Bacilon
O árbitro sergipano, natural de Propriá, que atuou durante vários anos no futebol alagoano, recebeu merecida homenagem. Bacilon foi desprezado pela FSF e prosseguiu sua carreira no futebol alagoano. Professor de educação física, está prestes a completar a idade limite para exercer a atividade de árbitro.

Memória
Em primeiro de julho de 1912, nos Jogos Olímpicos de Estocolmo (Suécia), a Alemanha vence a Rússia por 16 a zero. Já em 1923, no dia primeiro de julho, é disputado o primeiro clássico entre Botafogo e Vasco da Gama, com vitória do Vasco, por 3 a 2.

Esclarecimento necessário
Como este espaço registrou, a Rádio Cultura não transmitiu os jogos da Copa das Confederações. A razão, que justifica plenamente o fato, é a seguinte: para transmitir ou retransmitir os jogos da referida competição promovida pela FIFA, a emissora interessada precisa pagar para receber autorização que possa habilitá-la. Como não comprou direitos com esse objetivo, a emissora católica não teve condições de fazê-lo. O esporte da Cultura continua sob a égide da COOPERASE – Cooperativa dos Radialistas de Sergipe.

Memória do Esporte – Encontro prazeroso
Em plenos festejos de São Pedro, no último sábado, eis que encontro, na orla, mais propriamente na Praça de Eventos, uma figura extraordinária, que não via há muito tempo. O seu nome: Jaiminho, ex-atleta de futebol, ótimo meia-esquerda, que começou no Palestra, passou pelo Paulistano e encerrou sua carreira jogando pelo Sergipe, no início dos anos 60. Jaiminho deixou o futebol de repente, sem avisar previamente a ninguém. Mergulhou fundo na atividade de caminhoneiro, na qual permaneceu durante alguns anos. Depois desse período, foi servidor público estadual, exercendo a função de motorista. Baixa estatura física, Jaiminho compensava com seu extraordinário futebol, que tinha como pontos fortes o drible seco e os lançamentos para os atacantes. Dotado de uma memória privilegiada, puxei dele muitos assuntos do futebol sergipano. E ele foi quem se lembrou de um jogo entre seu time e o Propriá, numa quarta-feira à noite, no antigo Estádio Estadual de Aracaju. O árbitro Nenen (Alves Nascimento), marca uma falta a favor do Sergipe, na intemerdiária rubra. Jaiminho atrasa, de longa distância, a bola para o goleiro, que estava desatento. A bola entra no gol. O árbitro Nenen determina cobrança de escanteio, não validando o que seria um gol contra. Eu estava, na Cultura, no fundo de gol de entrada do antigo estádio. E, segundo Jaiminho, disse que o árbitro tinha aplicado corretamente a regra, que não permite que a cobrança de uma falta beneficie DIRETAMENTE o infrator. Silva Lima, no ato, pela Rádio Liberdade, criticou acerbamente o árbitro Alves Nascimento. No dia seguinte, Nenen foi ao programa Parada dos Esportes, conversou educadamente com Silva Lima e lhe entregou um exemplar de um livro chamado “Regras Oficiais do Futebol”, mostrando-lhe, de forma objetiva, que sua decisão apenas fez cumprir o que está nas regras do ludopédio, do esporte bretão, ou, simplesmente, do nosso conhecido futebol. Jaiminho atuou, no Sergipe, no tempo de Nivaldo, Niltinho e Zé Alvino (os irmãos Barros) e ainda de Jorgeval, Tomaz e muitos outros craques. Seu substituto no Mais Querido foi Juanilton, que era funcionário dos Correios e, de igual forma, meia-esquerda e um atleta habilidoso e extremamente técnico. Em tempo: Alves Nascimento, que era militar, dirigiu, posteriormente, o Departamento de Árbitros. Ele era irmão de Enoque, que foi jogador e depois um dos mais competentes treinadores do nosso futebol.

Nova Sede
Felizmente a FSF já conseguiu resolver o problema relacionado à desocupação do local em que funciona, há muitos anos, no Estádio Lourival Batista. Um imóvel já foi alugado. A mudança será feita a partir de hoje, primeiro de julho.

E as outras?
Várias federações amadoristas funcionavam no Batistão. Dentre elas, apenas a FSFS, presidida por Manoel Cruz, já providenciou sua transferência, como registramos neste espaço. Um prazo foi concedido às citadas federações. E parece que o prazo fatal está se esgotando.

SEEL
Quanto à Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, dirigida pelo eminente desportista Maurício Pimentel (PSB), não temos ainda elementos para informar se continuará onde está ou se será transferida para outro local.

Taça 2 de Julho
O River Plate vai participar de mais uma edição da Taça 2 de Julho, que terá a participação de 36 equipes. A competição, promovida pelo governo da Bahia, faz parte das comemorações oficiais pela data magna da Boa Terra, o 2 de julho. No grupo do River Plate estão as equipes de Santo Antônio de Jesus, Salinas de Margarida, Leônico e CRB de Maceió, além da seleção de Itaparica, que é a sede do grupo D. O técnico do River é Guidon. O quadro sergipano estreia hoje, às 15 horas, contra a seleção anfitriã.

PELO TWITTER

www.twitter.com/clovis_silveira  Leve, se não der, releve!

www.twitter.com/Gilbertotv  Para mim a melhor comunicação está no olhar. Os olhos são iguais violinos, nunca conseguem esconder quando estão alegres ou tristes.

www.twitter.com/rodrigoldiniz13  O Brasil foi  campeão, a culpa é do PT.

www.twitter.com/esmeraldoleal  Resposta de Felipão ao jornalista inglês q quis politizar: "antes de falar do meu país, pense no q aconteceu no seu,  antes da Olimpíada"

www.twitter.com/LeonardoBoff  O rigoroso filósofo alemão Martin Heidegger no fim da vida não perdia um jogo de futebol; era fã de Beckenbauer.Via o Ser e os entes em ação.

www.twitter.com/JeffersonJPT  NO FUTEBOL: BRASIL 3 a 0. NO DESEMPREGO: ESPANHA 10 a 0.

ARTIGO

Mendonça “Coerência” Prado  por Júnior Torres* / Leonardo Alves**

Todos conhecem a atuação do Deputado Federal Mendonça Prado (Democratas/SE) em defesa da classe policial brasileira. Durante anos o deputado sergipano presidiu a Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal. Lá encampou a luta dos agentes das polícias judiciárias pela aprovação de um piso nacional para a categoria, materializada através da Proposta de Emenda à Constituição n.º 300 – PEC 300.

Ao votar a favor da Proposta de Emenda à Constituição n.º 37, o deputado Mendonça demonstrou, mais uma vez, aquela que é a sua principal característica, a coerência. O seu voto não foi e jamais poderia ter sido contrário ao Ministério Público, uma instituição séria e que merece todo o reconhecimento da sociedade.

Ocorre que, adversários políticos do parlamentar, utilizando-se da desinformação da massa sobre o tema, tem espalhado, principalmente, por meio das redes sociais o boato de que o seu voto teria sido uma represália ao órgão ministerial. Essa informação, no entanto, não se coaduna com a verdade dos fatos.

Todos que acompanham a trajetória pessoal e política do deputado Mendonça Prado, reconhecem-no como um homem honrado, descente e probo. Advogado de formação, político pela opção do povo, o congressista sergipano não enfrenta e nunca enfrentou, seja na Justiça Estadual ou Federal, nenhum processo, muito menos condenação. Seus adversários, porém, não podem dizer o mesmo.

Por que  então um político ficha limpa iria temer a ação do Ministério Público? Ora senhores, resta evidente que tudo isso que estamos vendo nas redes sociais não passa de um movimento orquestrado para tentar enfraquecer uma futura possível candidatura de Mendonça Prado. Pesquisas internas recentes apontam-no como favorito em uma eventual disputa ao Senado Federal.

Ademais, em Sergipe, nenhum congressista fez mais pelo parquet federal do que o deputado Mendonça Prado. Durante dois anos consecutivos, o parlamentar destinou, em emendas coletivas, r$ 30 mi (trinta milhões de reais) para a construção e aparelhamento da nova sede da Procuradoria da República no estado (MPF/SE). Novamente, resta evidente que a onda de boatos camufla interesses escusos.

Mendonça Prado não defende a corrupção e, muito menos, defende a impunidade. O deputado trabalha para que, dentro dos limites impostos pela Constituição, cada agente – delegado e promotor/procurador – exerça suas atribuições da melhor forma possível. Por isto, ao mesmo tempo em que luta pela aprovação da PEC 300, o parlamentar sergipano envida esforços pelo fortalecimento do Ministério Público.

*Bacharelando em Direito e Presidente da Juventude do Democratas em Sergipe
** Advogado e Vice-presidente da Juventude do Democratas em Sergipe

ARTIGO

Os gastos do Brasil com educação em relação ao mundo por Anselmo Costa*

Um estudo publicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que o Brasil se destaca quando o assunto é investimento em educação, mas só no primário e secundário.

Segundo o estudo, os investimentos no Brasil passaram de 10,5% do total de gastos públicos em 2000 para 16,8% em 2009, segundo o relatório “Olhar sobre a Educação 2012”. Na média dos países da OCDE, esse gasto é de 13% do total da despesa pública.

A maior parte desses investimentos foi para o ensino infantil, fundamental e médio. Os gastos com alunos do ensino primário e secundário, que eram relativamente baixos em 2005, aumentaram 149% até 2009.

Já o ensino superior não tem recebido tanta atenção dos cofres públicos. Em uma lista com 29 países, o Brasil ocupa a 23ª posição em aumento de gastos com alunos universitários. O gasto por estudante, aliás, diminuiu 2%, por não acompanhar o aumento no número de universitários.

Segundo o estudo, o governo brasileiro investe 5,5% do seu PIB em educação – sendo que a média dos outros países da OCDE é de 6,23%. Para os alunos do ensino superior, sobram apenas 0,8% do PIB, o quarto menor investimento entre 36 países.

Diploma universitário

Ter diploma de ensino superior é vantajoso em todos os países que participaram da pesquisa, mas no Brasil é ainda mais relevante.Por aqui, a diferença salarial pode chegar ao triplo da média da diferença nos outros 34 países. A vantagem salarial média nos outros países é de 67% no caso dos homens e 59% no das mulheres.

Segundo o relatório “Olhar sobre a Educação 2012”, a diferença de salários aumentou consideravelmente durante os períodos de recessão econômica mundial. As pessoas com diplomas de curso superior continuaram tendo larga vantagem no mercado de trabalho.

Tramita no Congresso Nacional uma proposta para fazer o volume de recursos para a educação chegar a 10% do PIB nacional. Hoje, o Brasil investe 5,7% – um dos índices mais altos entre os 42 países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a frente de Reino Unido, Canadá e Alemanha, por exemplo.

Apesar do investimento brasileiro ser próximo da média dos países da OCDE, o país se encontra somente em 53º lugar – de um total de 65 – no Pisa, um programa de avaliação da qualidade da educação da mesma organização. Ou seja, maiores investimentos não necessariamente acompanham, na mesma proporção, uma melhora no desempenho dos estudantes.

O Brasil é o 15º que mais investe o PIB na área na lista da OCDE. Os lanternas no ranking foram Indonésia (investimento de 3% do PIB), Índia (investimento de 3,5%), Japão (3,8%), Eslováquia (4,1%) e República Tcheca (4,4%). Fonte: Exame

*Economista

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 
Frases  do Dia
“Quanto menos necessidades, quanto mais felicidade.”

“A ocasião não faz apenas o ladrão, mas também grandes homens.”

Georg Christoph Lichtenberg, filósofo e matemático alemão nasceu em 01 de Julho de 1742 e morreu em 1799.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais