PT, PSB e MDB reeditam aliança vitoriosa de 2006

Ao trocar o governo pelo palanque petista, Jackson Barreto concretiza a reedição da aliança política de 2006, originalmente composta pelos PT do saudoso Marcelo Déda, o PSB dos Valadares e o PTB de Jackson, além dos MDB, PL e PCdoB. Portanto, as pré-campanhas de Lula da Silva a presidente, e de Rogério Carvalho ao governo estadual, restabeleceram os três pilares fundamentais do grupo que ganhou o governo de Sergipe em 2006. Naquele ano, as demais forças políticas estavam reunidas nos agrupamentos liderados pelos ex-governadores João Alves Filho (DEM) e Albano Franco (PSDB). De fato, no pleito de 2006, além de ter conquistado o governo com Déda, a coligação que está sendo reeditada agora teve 47,26% dos votos para o Senado com Zé Eduardo Dutra (PT), derrotado por Maria do Carmo Alves (DEM). Também fez três deputados federais – entre os quais Jackson Barreto e Valadares Filho – e sete estaduais, sendo quatro do PT e os outros três do PSB, PTB e MDB. Portanto, se os governistas e demais partidos de oposição não abrirem os olhos, o tripé político PT, PSB e MDB pode repetir o sucesso eleitoral de 2006. Marminino!

MDB de Tebet é Lula

Embora o MDB esteja na disputa pela Presidência da República com a senadora Simone Tebet, quase a metade do partido vota no presidenciável Lula da Silva (PT). Ontem, ao festejar o apoio do emedebista Jackson Barreto à sua pré-candidatura ao governo, o petista Rogério Carvalho informou que, com a adesão de Sergipe, já são 13 os estados onde o MDB apoia Lula no 1º turno. Não foi à-toa que lideranças emedebistas tentaram abortar a convenção nacional do partido, marcada para hoje para homologar a candidatura de Simone Tebet. Crendeuspai!

Valmir inelegível

Diferente do que tem dito por aí, Valmir de Francisquinho (PL) está inelegível da Silva Xavier. Na tentativa de estimular os simpatizantes, o político liberal garante que terá a sua candidatura a governador homologada na convenção do partido. Segundo o distinto, só haverá inelegibilidade quando for publicado o acórdão da recente confirmação de sua condenação pelo Tribunal Superior Eleitoral. Não é bem assim: Valmir foi tornado inelegível pelo colegiado do TRE, estando impedido de disputar as eleições enquanto esta decisão não for reformada. Ora, se a inelegibilidade aplicada pelo TRE sergipano não valia, por que ele recorreu ao TSE para anula-la? Misericórdia!

Orai por eles

As homenagens a Senhora Sant’Ana atraíram, ontem, um bom número de políticos à cidade de Boquim. Entre os que foram pedir graças estava o governador Belivaldo Chagas (PSD), devoto da santa, que também é padroeira de Simão Dias, terra natal do pessedista. Entre outros, acompanharam a procissão ao lado de Chagas os pré-candidatos a governador Fábio Mitidieri (PSD), a senador Laércio Oliveira (PP) e a deputado federal Fábio Reis (PSD), além do prefeito de Boquim, Eraldo de Cabeça Dantas (PP), todos com um olho no andor da imagem e o outro nos fieis eleitores. Aff Maria!

Pedindo votos

E quem está pedindo votos pelas redes sociais é a senadora Maria do Carmo Alves (PP). Calma, ela não pretende disputar a reeleição este ano. O desejo da ilustre é ganhar o cobiçado Prêmio Congresso em Foco, que homenageia os melhores do Senado e da Câmara Federal. Em mensagem no instagram, dona Maria alerta os “eleitores” que faltam só cinco dias para os internautas votarem: “Chame os parentes, as vizinhas e deixe seu voto”, apela a senadora. Em 2021, da bancada de Sergipe, apenas os senadores Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira apareceram na premiação, entre os 10 melhores do Senado. Danôsse!

Indefinição republicana

O partido Republicanos ainda não definiu em quem votará para o Senado. Segundo o deputado federal Gustinho Ribeiro, a legenda continua discutindo sobre o assunto internamente: “No momento, qualquer informação diferente disso não procede”, assegura o parlamentar. Ribeiro diz que a sigla já bateu o martelo em favor da pré-candidatura de Fábio Mitidieri (PSD) a governador, devendo apoiar quem este escolher para ser o postulante a vice. Quanto ao Senado, o Republicanos ainda não tem data para anunciar a sua decisão. Ah, bom!

Deputados nos States

Os deputados estaduais João Marcelo (PT) e Goretti Reis (PSD) vão avionar para o Estados Unidos, onde participarão do National Conference Of State Legislatures, agendada para 31 deste mês a 4 de agosto, na cidade de Denver. O evento objetiva promover a cooperação entre as legislaturas estaduais dos EUA e de outros países. Ao receber o convite da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais para participar da conferência, a Assembleia decidiu selecionar uma deputada da situação e outro da oposição. Entre outras atividades, Goretti e Marcelo assistirão palestras e debates sobre temas globais em diversas áreas. Buen viaje!

Sem brigas

Perde tempo quem tenta arrancar de Jackson Barreto (MDB) uma crítica aos governistas, seus ex-aliados. Ontem, durante a entrevista coletiva que confirmou o apoio dele ao pré-candidato Rogério Carvalho (PT), repórteres lhe questionaram sobre o comportamento do governador Belivaldo Chagas (PSD) na definição da chapa majoritária. Experiente, JB fugiu da casca de banana, alegando não ser ético falar de quem estava junto até anteontem: “O meu objetivo não é fazer política com ataques pessoais. Meu foco hoje é eleger Lula e a chapa liderada por Rogério”, afirmou. Então, tá!

Grana na conta

Uma boa notícia para os servidores estaduais: os salários deste mês começam a ser depositados hoje. Nesta quarta-feira, recebem a bufunfa os aposentados e pensionistas. Amanhã será a vez de os servidores ativos das Secretarias de Estado da Saúde, da Educação e das fundações botarem a grana nos bolsos. As demais secretarias, empresas, autarquias e fundações recebem na sexta-feira. Junto à folha, o governo também paga a primeira metade do 13º salário para os aniversariantes de julho. Ressalte-se que, a partir deste mês, não haverá mais o desconto da contribuição previdenciária extraordinária de 14% para aposentados e pensionistas. Supimpa!

Zé Fernandes vive

A praça Monteiro Lobato, localizada no Conjunto Residencial Inácio Barbosa, zona sul de Aracaju, agora é a Praça Artista Plástico José Fernandes, que morreu em julho de 2020. Projeto de Lei neste sentido foi aprovado pela unanimidade da Câmara Municipal. Autor da propositura, o vereador Fabiano Oliveira (PP) disse que o objetivo da troca de nomes é manter viva a história do homenageado. “Zé Fernandes levou o nome de Sergipe além fronteiras, através do seu talento exposto em suas obras”, discursa Fabiano, satisfeito em contribuir para eternizar a história do artista no bairro que ele tinha muita afinidade. Legal D+!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Imparcial, em 8 de março de 1919

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais