PTx Edvaldo x PT:Soberba e história se repetem?Ou angústia e tropeço?

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E nos últimos três dias o blog conversou com muita gente dos dois lados do rompimento do PT com Edvaldo e vice-versa. Sinceramente é muito cedo para analisar o quadro da disputa em Aracaju que, com certeza, terá uma penca de candidatos. Porém, no caso do PT e do próprio Edvaldo, o quadro nacional será crucial.

Uma certeza! A grande jogada do marketing de Edvaldo e do PT será o tensionamento da relação. Com essa estratégia os dois vão protagonizar a polarização da campanha em Aracaju. O PT vai polarizar com Edvaldo porque será melhor que polarizar com um candidato vinculado a Bolsonaro. E até porque são “farinhas do mesmo saco.” Com certeza uma estratégia inteligente que se for exitosa leva os dois para o segundo turno.

Só aqui! Duas análises:

PT DEIXA EDVALDO – A história se repete e a soberba prenuncia uma nova queda?

Almejar ocupar os mais importantes espaços de poder a partir da conquista do voto faz parte da atividade política. Porém, narizes empinados, alguns políticos projetam para si chegar a lugares – entenda-se ocupar cargos eletivos – cujas pernas que lhes sustentam em pé não lhes permitem alcançar.

Como resultado dessa ousadia desmedida, o político arriscou apostar todas as fichas que tinha em um passo largo por demais, foi ao chão, perdeu o capital político que um dia tivera e hoje, com a popularidade reduzida à quantidade de ocupantes de uma kombi, amarga o ostracismo.

Se analisados com atenção, os fatos recentes da política local evidenciam que a soberba tente a levar mais um quadro político a tombar no meio do caminho e repetir o enredo triste de um filme com exibição final em 2018, e todos conhecem.

Após ter feito da Saúde estadual trampolim para um mandato de deputado federal, o político avançou, na eleição seguinte, para o cargo de senador. Eleito com boa margem de votos, logo projetou chegar onde as pernas que lhes sustentavam indicavam que não lhe permitiriam ir. Com esse projeto, o político rompeu, dois anos depois (2012), na eleição municipal, com o agrupamento pelo qual chegou subiu ao senado.

O político passou então quatro primeiros anos do mandato senatorial na condição de candidato a governador – julgando-se vencedor com demasiada antecipação -, tendo o ego massageado diariamente pelos aliados, que já o chamavam de “meu governador”.

Com mais quatro anos de mandato assegurados, o político entrou na disputa pelo comando do Estado, aliado a outro grupo político, e o resultado não foi outro senão não a derrota, que sempre chega aos oportunistas. Ainda assim, esse político calculou que, apesar de não ter ‘chegado lá’, a segunda tentativa, (2018), seria infalível, pois imaginava saber como superar os obstáculos que o derrubaram.

Assim, ao invés de tentar a reeleição do mandato que ocupava, o político, guiado pela soberba, pôs-se a caminho de um lugar que sabia por demais difícil de chegar. Passo mal dado, caiu outra vez, e o trauma dessa queda foi ainda mais danoso que da primeira vez que foi ao chão.
Como a ignorar a história política, vemos hoje outro político enveredar por caminho mais que semelhante, conduzido pela soberba, a arrogância que permite antever uma nova queda.

Tendo também comandado a Saúde estadual e chegado à Câmara dos Deputados a partir dessa condição, esse outro político avançou para um mandato senatorial e, seguindo o mesmo rumo que o político que hoje está sem mandato, o senador rompe, na eleição municipal, (2020), com o grupo pelo qual foi eleito senador dois anos antes.

Esse político e a lógica que emprega para chegar ao governo do Estado, assim como o outro que hoje está sem mandato, em nada se diferem.

O político do primeiro caso citado, hoje não tem votos para ser eleito prefeito de sua cidade natal, e mendiga o apoio do atual gestor do município do agreste na tentativa de se levantar do chão a que foi lançado pela soberba.

Situação semelhante tende a ser experimentada pelo prepotente senador que se projeta, desde já, candidato a governador; assim como o que encenou o enredo que ele agora regrava, periga, daqui a oito anos, não ter voto para administrar o município em que veio ao mundo, hoje comandado pela família Ribeiro.

A história se repetirá e a soberba prenuncia uma nova queda?

EDVALDO ESNOBA O PT – Angústia e tropeços de Edvaldo demonstram instabilidade política?

Nem bem o PT oficializava a pré-candidatura própria, na prática um rompimento, Edvaldo Nogueira fez do Centro Administrativo Aloísio de Campos um caminho de roça para lideranças que, até o momento, juram de pés juntos que acompanharão o agora pedetista e ex-comunista stalinista. A romaria de políticas que foram chamada às pressas à sede do Executivo de Aracaju para externar que permanencia com Edvaldo foi intensa.

Teve artigos na imprensa, súplicas a Belivaldo Chagas para que desse mais espaço ao PT no Governo e até petista desgarrado mandando seus companheiros tomarem juízo. Estes sinais foram diagnosticados como sendo uma fraqueza do prefeito que sabe o peso do eleitorado da centro esquerda que irá perder com a saída do PT.

A insistência na tese de que o PT desmantelaria o grupo criado por Marcelo Deda também é uma linha de defesa dos apegas aos cargos que ainda insistem até o momento ficar com Edvaldo. Até Jackson Barreto foi acionado. JB é bem sabido nos altos de seus mais de 70 anos e, como já fez dezenas de outras vezes, se perceber que o barco vai afundar pula antes.

Aliás, ouvir Jackson sugerir que Edvaldo trate os aliados com mais carinho sintetiza este momento instável vivido pelo prefeito aracajuano. Para agravar, não pensem que sua possível ida para o PDT será um consenso. Edvaldo terá que distribuir muito carinho se quiser ser unanimidade entre os brizolistas sergipanos. Os próximos diários que o digam…

 

Inauguração do Centro de Convenções de Salvador No sábado, 26 de janeiro, será inaugurado o novo Centro de Convenções de Salvador pela Prefeitura local com um show da cantora Cláudia Leite. Do ex-deputado João Fontes: “O tempo da construção foi o estabelecido no edital da licitação! Por que em Sergipe é tudo muito difícil e complicado? Quando vai ser inaugurado o nosso Centro de Convenções? Só Jesus na Causa!”

Todo mundo agora é “coach”… Tem uma galera agora que passou um tempo sem fazer nada e puxando saco de autoridades que resolveu virar “coach.” Boa parte preguiçosa ao extremo e sem experiência e capacidade resolve agora dar opiniões que “salvam vidas.” Como diz pelas bandas de Itabaiana, se aparecer por lá esse tal de “coach” será colocado para correr nu no meio da feira para ver se sabe falar a palavra correta: treinador…

Desde 2007 o grupo que está no governo promete a licitação intermunicipal e nada. Coopertalse não é fiscalizada e decide encerrar percurso sem chegar no destino final Na última quarta-feira, um técnico competente foi realizar um trabalho em Aquidabã e saiu de lá às 18h30 quando o horário do ônibus da Coopertalse – Itabi, Aquidabã, Muribeca, Pirunga – era 18h. Chegou em Aracaju às 20h30 e o destino final era a Rodoviária Velha. Como só tinha um passageiro o motorista decidiu que o término da viagem seria na rodoviária José Rolemberg Leite. Ou seja, não cumpriu o roteiro que estava na passagem que foi paga. Isso vem ocorrendo constantemente com os ônibus da Copertalse porque a pasta do Estado que deveria fiscalizar fecha os olhos. Taí o número do carro só para o leitor ter conhecimento porque multar a Copertalse o governo não tem coragem. Arrepare, Osmário!

Morte do Pe. Gilson Garcia E quem faleceu na madrugada de ontem, 16, foi o Pe. Gilson Garcia. Ele foi sepultado na cidade de Rosário do Catete, sua terra natal, na parte da tarde. O Pe. Gilson foi durante anos Pároco da Catedral de Aracaju.

Morte do Pe. Gilson Garcia II Porém, ouviram-se vários murmurinhos pela ausência do Arcebispo de Aracaju, Dom João Costa, no sepultamento. Segundo o site oficial da Arquidiocese, o Arcebispo se encontra em período de férias (https://www.arquidiocesedearacaju.org/post/arquidiocese-de-aracaju-em-luto-pela-morte-do-padre-gilson-garcia-de-melo ). No entanto, o mesmo Arcebispo viajou a cidade do Iguatu, no Ceará, para participar do sepultamento do Bispo emérito daquela diocese em dezembro do ano passado.

Morte do Pe. Gilson Garcia III “Não importa se estava de férias ou não, o Arcebispo deveria se fazer presente. É uma grande desfeita para com um padre que durante anos serviu a Arquidiocese de Aracaju”, expressou uma fiel. “Pelo visto os padres de Aracaju não encontram apoio e solidariedade do seu Arcebispo, nem na morte”, concluiu outra pessoa. Cruz credo!

Carlos Pinna. João Leão (Governador). Anderson Nascimento. Roberto Britto (Presidente da EGBA)

Livro Bernardino O livro ‘Bernardino José de Souza: Vida & Obra’, organizado pelo pesquisador Gilfrancisco Santos, editado pela Edise, foi entregue ao governador em exercício da Bahia, João Leão pelo conselheiro do TCE/SE, Carlos Pinna. O livro dá visibilidade aos textos produzidos por Bernardino, sergipano de Cristinápolis, que foi historiador, professor e ministro do TCU. “O livro traz textos inéditos escritos por ele, e é uma homenagem pela sua contribuição”, ressalta Gilfrancisco.

Dia do Farmacéutico será celebrado Nesta segunda-feira, 20 de janeiro, acontece a comemoração do Dia Nacional do Farmacêutico, com programação especial realizada pelo Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) e apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), no auditório do Museu da Gente Sergipana, a partir das 16h. O evento deste ano vai trazer o debate sobre a aprovação e regulamentação da Cannabis para o uso medicinal no Brasil e contará com a participação da professora ex-conselheira Federal de São Paulo, Margarete Akemi Kishi.

Programação A palestra dará o pontapé inicial ao programa de capacitação promovido pelo CRF/SE para os farmacêuticos, a fim de capacita-los sobre a dispensação dos produtos à base de Cannabis, visto que trata-se de uma categoria diferente de medicamento e estará sujeito a controle especial seguindo as regras da Portaria SVS/MS nº 344, de 1998 e suas atualizações.
Lançamento A programação está revestida de muitas comemorações com o lançamento da Revista Perfil Farmacêutico, que vai revelar 30 histórias de inspiração e valorização, para além dos estigmas daqueles que assumem grande papel de destaque no cuidado da saúde: a classe Farmacêutica.

Novos profissionais Mais de 40 farmacêuticos receberão suas carteiras profissionais das mãos da Diretoria que dará as boas vindas. O evento em comemoração ao Dia do Farmacêutico é aberto ao público, e consiste em uma realização do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), com parceria do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e tem apoio cultural do Museu da Gente Sergipana e do Instituto Banese.

Moradores preocupados com destino do Cemitério dos Náufragos No Povoado Robalo, Zona de Expansão de Aracaju, a principal preocupação dos moradores, nestes últimos dias, tem sido com o Cemitério dos Náufragos, localizado à margem da rodovia estadual José Sarney.
Memorial Informações chegaram à comunidade dando conta de que o Governo de Sergipe irá construir um memorial aos náufragos, vítimas do torpedeamento dos navios na costa sergipana, durante a Segunda Guerra Mundial e que o memorial seria no local onde hoje está localizado o cemitério. Diante de tais informações os moradores se reuniram na noite da última terça-feira, 14, no salão paroquial da igreja Santa Terezinha, para debaterem que posição adotar.A reunião, bastante concorrida e tensa, foi marcada por discursos inflamados e de preocupação.

Caminhos Segundo José Firmo, presidente da Associação Desportiva, Cultural e Ambiental do Robalo (ADCAR), o objetivo da assembleia foi discutir entre os moradores quais caminhos seriam adotados para esclarecer o problema. “A finalidade é socializar o problema e buscar soluções para que o cemitério seja preservado.”

Informações Firmo informou que os presentes à reunião aprovaram a obtenção de mais informações junto aos órgãos competentes, para saber oficialmente o que está previsto para o local e que já tem a previsão de uma reunião com a equipe técnica que elaborou o projeto para que a comunidade conheça maiores detalhes.

Audiências fora da comunidade Ainda na reunião vários moradores lamentaram que o Governo do Estado tenha realizado, anteriormente, audiências públicas fora da comunidade, como no Espaço Gonzagão, na Farolândia, sem envolver diretamente os moradores locais, que só souberam da audiência, depois de realizada. Além disso, ficou aprovado na reunião que os moradores vão solicitar apoios em outros órgãos, como o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal, para o caso de a comunidade não se sentir segura e esclarecida com as informações que vão obter com a equipe técnica autora do projeto.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Gestão caseira em Rosário do Catete De uma servidora municipal: “Caro Cláudio, fale sobre a gestão caseira da Prefeitura de Rosário Recentemente foi nomeada a esposa do prefeito, Dona Nena, secretária de Indústria e Comércio. Já tem um filho secretário de finanças, um irmão do prefeito, secretário de obras e a filha na pasta da comunicação e cultura. Só arte, porque Dona Neta é a super secretária domina todas as pastas. Basta o senhor chegar aqui e conversar com os moradores.”

Inovação e empreendedorismo O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) sediará dia 28 de janeiro, o projeto Teias da Inovação, com o objetivo de promover o empreendedorismo local. O evento tem por objetivo estimular o empreendedorismo na região e terá como tema ‘’ Perspectivas e Futuros para Inovação de Sergipe’’. O projeto, que é apoiado pelo SergipeTec, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico (CNPq) e o Centro de Pesquisa em Telecomunicações (CPQD). As vagas são limitidas e estão disponíveis pelo site http://www.teiasdainovacao.com.br/.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Campanha Nursing Now de fortalecimento da enfermagem

A campanha Nursing Now é uma campanha mundial de fortalecimento da enfermagem, com iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE) que buscam chamar a atenção para a valorização desses profissionais, que são essenciais para as instituições de saúde. O objetivo é fortalecer a educação e o desenvolvimento dos profissionais da área de enfermagem com enfoque em liderança, bem como melhorar suas condições de trabalho e compartilhar práticas, como também as ações que serão desenvolvidas no que diz respeito aos cuidados e inovação para o bem-estar dos pacientes.

A gerente de Apoio e Assistência, do Hospital Primavera, Hilmara Moreira, fala um pouco sobre alguns pontos relevantes da campanha para este ano.

2020 será o ano da Enfermagem como funcionará esse ano?

HM – Neste ano serão comemorados os 200 anos de nascimento da precursora da enfermagem no mundo, Florence Nightingale. A campanha é um grande movimento mundial que promoverá o empoderamento dos profissionais de Enfermagem. Os conselhos de classe com o apoio da OMS estão unindo forças para desenvolver os profissionais da enfermagem em áreas de extrema importância, como é o exemplo da Pesquisa.

Como o enfermeiro pode atuar em áreas que não são da assistência?

HM – O profissional de enfermagem que se capacita, busca o conhecimento e consegue se desenvolver, ele atua em diversas áreas importantes para a Saúde como: Pesquisa, Tecnologia e Liderança. As possibilidades e o campo para crescimento nas áreas que não tem uma ligação direta com a assistência, estão abertos para aqueles que se apropriam dos saberes e conteúdos atuais. Viver a assistência é fundamental, mas apoiar e se desenvolver fora dela faz toda diferença.

Como você guia a sua trajetória profissional?

HM – Sempre busquei conhecer e entender muito a minha profissão e como poderia contribuir para um Sistema de cuidado na Saúde voltado para oferecer o melhor àquele que precisa de nós: o paciente e a família. Pautei toda minha trajetória de 16 anos de enfermagem na Ética, Responsabilidade, além de buscar diariamente me atualizar e desenvolver ações voltadas para o crescimento da profissão. Entendo que o amor e crença naquilo que fazemos que nos impulsiona a busca cada vez mais lugares mais altos, não no sentido apenas hierárquico, mas no poder que temos de mudar e fazer cada vez melhor dentro do nosso propósito do cuidado.

 

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

ASPRA SERGIPE APRESENTA NOTA DE REPÚDIO E INDIGNAÇÃO AO COMENTÁRIO FEITO PELO RADIALISTA EDIVANILDO SANTANA NA RÁDIO PRINCESA DA SERRA AM.

A Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe – ASPRA SERGIPE, vem a público externar Nota de Repúdio ao Radialista Edivanildo Santana pelas colocações absolutamente descontextualizadas sobre a conduta dos policiais militares durante as ações de combate à criminalidade! A PMSE é uma instituição formada por homens e mulheres cumpridores dos preceitos legais constituídos e balizados numa absoluta conduta ética e moral! Lembre-se Sr. Edivanildo que no dia 25 de agosto, O Soldado Genézio tombou em serviço, defendendo a sociedade sergipana, e que a própria instituição policial militar prendeu, esteve com a vida do ceifador do Soldado em sua custódia, e, a PMSE cumpriu com o seu papel constitucional e conduziu o infrator da lei, assassino de um dos nossos irmãos, para ser julgado pela sociedade! Meça suas palavras radialista, não macularás o patrimônio do povo sergipano! Respeite nossa polícia!

Cabo Isaías Silva
Presidente da ASPRA/SE

PELO TWITTER

www.twitter.com/marcoslmsantana O ano de 2019 foi o segundo mais quente já registrado, ficando atrás de 2016, de acordo com a análise consolidada da Organização Meteorológica Mundial (OMM) feita a…

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Ter vontade todos os dias de ser o maior dos homens!”. Baudelaire (1867).

Talentos Sergipanos. Por Antônio Samarone (texto e foto):
Fui à Moita Bonita conhecer a arte de Gilson Tavares.
Um “Michelangelo” sergipano.
O homem talha a madeira divinamente.
Conhece tudo da arte que pratica.
Fui encomendar um cajado bíblico, uma réplica do cajado de Abraão.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais