Qual será a especulação eleitoral após o feriadão?

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Na semana passada o blog escreveu  sobre a possível ida de André Moura para o PMDB, para ser candidato ao Senado, e que Sergipe vive hoje

um período pré-eleitoral onde muitas composições e combinações políticas podem ser realmente efetivadas.

Se antes a situação e a oposição estavam bem definidas, como nas eleições municipais do ano passado, hoje os cenários possibilitam toda espécie de aliança.

E depende exclusivamente de André Moura, assumir ou não o PMDB, em Sergipe. E detalhe pode assumir e contemplar o grupo de Jackson, já que hoje está intrínseco que André transita com desenvoltura nos governos estadual e municipal de Aracaju.

Apenas dois nomes não estarão juntos em 2018: o governador Jackson e o senador Valadares. Os dois não se “suportam” há muito tempo e, era Marcelo Déda, que conseguia contemporizar os desejos dos dois. E foi em nome de Marcelo Déda, que os dois, em 2014, conseguiram formar a aliança, tendo como Belivaldo Chagas indicado como vice pelo PSB. O resto todo mundo já sabe.

Tirando uma impossível aliança Jackson e Valadares, as outras lideranças se confundem entre oposição e situação. Tudo é possível. O PT mesmo que hoje é situação, dificilmente ficará numa aliança onde André Moura, líder de Temer estiver presente.

Não tem mais concepções, vergonha na cara e muito menos ideologia. Tem interesses pessoais, ódios que se transformam em paixão de uma eleição para outra e o discurso que tudo é feito em benefício do povo.

Sergipe vive um período pré-eleitoral que muda a cada semana. Qual será a especulação após o feriadão? Opine!

Atualização somente dia 11 de setembro Por conta do feriadão de amanhã, 07 de Setembro, o blog aproveitará para uma breve pausa. Retorna normalmente na segunda-feira, 11.

Seguradora Caixa  Na próxima o blog relatará uma situação vivida numa proposta de seguro na Caixa em Sergipe e sua seguradora, que depois da proposta assinada aparece com empecilhos. Os funcionários não têm culpa, mas a Caixa passa hoje pelo período mais negativo de sua existência.

O leite derramado em Estância E em Estância, Ivan Leite, já começou a fazer campanha para a esposa, Adriana Leite. Ele mesmo não tem mais coragem de disputar nada. Vai jogar a mulher as feras. Lá, tem alguns candidatos a deputado estadual com bem mais densidade do que a conhecida apenas como “esposa de Ivan Leite."                                                                                                                                                                

Tabela do Poder360 

Sergipe lidera mais um ranking nacional, é o único estado do país que 100% dos juízes recebem acima do teto constitucional O Poder360 pesquisou nos últimos 10 dias, de maneira independente, as remunerações de juízes em atividade em todos Tribunais de Justiça do país em julho. Teve sucesso na apuração dos dados em 15 TJs (Tribunais de Justiça), nos quais 4.655 (73% dos casos analisados) recebem acima dos R$ 33.763, teto constitucional do funcionalismo público. Leia em: https://www.poder360.com.br/justica/gastos-com-supersalarios-de-4-655-juizes-em-julho-foi-de-r-2296-milhoes/

Insegurança em Japaratuba Enquanto o deputado André Moura consegue recursos para o governo estadual em Brasília a recíproca não é a mesma por parte do governador Jackson Barreto e a cúpula da SSP. Esta semana a esposa de André, Lara Moura, prefeita de Japaratuba teve uma reunião para cobrar mais segurança no município.

Indignação da prefeita  Indignada com o que classifica como “situação insustentável”, em reunião com a delegada da regional de Japaratuba, Annecley França Araújo Figueiredo, a prefeita Lara cobrou mais segurança para Japaratuba, assolada por uma recente onda de violência. Lara lembrou que ela e 11 vereadores, pediram há três meses, ao secretário João Eloy uma companhia da PM para o município.

Dados  Nos últimos 15 dias, foram registrados três assassinatos, um caso de estupro confirmado e diversos assaltos – mais de oito no total, incluindo casas comerciais e até contra um ônibus de estudantes. A prefeita criticou a decisão da SSP de unificar os distritos de Japaratuba e Pirambu, com uma única delegada.                                                                                                                                                                                    

Área que deveria ser uma praça, lei aprovada há 22 anos.

Praça existe apenas no papel há 22 anos no Bairro Atalaia Em 1995, na administração de Almeida Lima em Aracaju, foi criada por lei municipal a Praça Poeta Ascenso Ferreira, no Bairro Atalaia. Passados 22 anos o local continua o mesmo, totalmente abandonado. No mesmo dia que o blog recebeu fotos o vereador Dr. Gonzaga fez um apelo na Câmara pedindo providências para a construção da praça.

Apelo a Emurb  Em ofício ao presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, em 13 de fevereiro deste ano os moradores  das adjacências do terreno abandonado pela PMA, relataram a situação de abandono, do mato, do depósito de lixo e o pior, que a área serve de abrigo para marginais e usuários de drogas, sem contar com o risco a saúde, com ratos e insetos. Espera-se que a Emurb dê uma solução para a praça que já tem 22 anos apenas no papel. 

Câmara reduzirá comissionados O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Josenito Vitale -PSD (Nitinho), informou que vai cumprir em 60 dias a decisão do Ministério Público Estadual (MPE), que determina a redução de 15 % dos cargos em comissão do poder legislativo municipal.

Entrevista Nitinho foi entrevistado ontem, 05, pelo radialista George Magalhães da Fan FM durante o Jornal da Fan primeira edição, e avaliou positivamente o encontro que aconteceu na segunda-feira, 4, na sede do MPE entre promotores e alguns vereadores.

Demanda diferente Segundo Nitinho, desde que assumiu a presidência da CMA vem analisando a questão estrutural do parlamento. “É importante entender que o poder legislativo é um poder diferenciado dos outros, que precisa de diversas assessorias. Tem uma outra demanda”, afirmou.

Concursados Nitinho ainda informou que a redução do efetivo dos comissionados, dá às adequações para receber os novos concursados. A Câmara deve realizar um concurso público para diversos cargos administrativos, em 2018, segundo o presidente.

Duas mil mudas para Aracaju Uma boa medida da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que recebeu duas mil mudas para ajudar na arborização da cidade. A doação das espécies frutíferas, tamarindo, umbuzeiro e cajueiro, e das espécies florestais, craibeiras, aroeira vermelha e algodão da praia, foi realizada pelo Instituto Vida Ativa, localizado no município de Canindé de São Francisco.

Eco pontos para entulhos e reciclagem O blog sugere a Sema que agilize a criação de eco pontos na cidade não só para receber entulhos, mas também lixo reciclado. É preciso conscientizar a população a separar o lixo reciclável já na sua casa, mas para isso é preciso pontos de recebimento.

Enfim, Justiça em bons Números Do Valor: O Poder Judiciário encerrou 2016 com 79,7 milhões de processos em tramitação, com o ingresso de 29,35 milhões de novos casos e 29,42 milhões de ações baixadas. Os dados do Relatório Justiça em Números 2017, divulgados ontem pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apontam que a carga de trabalho do magistrado é alta, assim como a produtividade.

Processos No último ano, cada juiz solucionou 1.749 processos, mais de sete por dia útil. O número de casos sentenciados registrou a mais alta variação da série histórica. Em 2016, o número de sentenças e decisões cresceu 11,4%, enquanto o crescimento acumulado dos seis anos anteriores foi de 16,6%.                                                                                                                                                                                                        

Através de tutela antecipada Justiça garante remédios a paciente em Poço Verde

Poço Verde: Prefeitura não dá remédios e pacientes têm que recorrerem a Justiça  Pacientes do município de Poço Verde estão sendo obrigados a recorrerem a Justiça para garantirem um tratamento de saúde digno, por conta da falta de remédios na administração de Iggor Oliveira. Na sentença ao lado, a Justiça concedeu tutela antecipada para uma paciente obrigando a Prefeitura a disponibilizar os remédios em 30 dias. 

Curso de fotografia A Prefeitura de Maruim, através da Assessoria de Comunicação Social, promove curso de composição fotográfica para viagem. O curso gratuito será realizado no dia 20 de setembro, às 9h, no Centro de Qualificação Maria Izabel Barreto, em Maruim/SE.

Descobertas O objetivo do curso é despertar o interesse para fotografia através de técnicas e dicas, que contribuirão para descobertas de um novo repertório imagético através de uma visão autoral. Com uma carga horária de 2h30, o curso abordará técnicas de composição fotográfica voltada para viagem com o facilitador Daniel Barboza, do Studio D – Escola de Fotografia, de Aracaju.

Como participar Para participar do curso, o candidato deve possuir idade mínima de 10 anos e levar uma câmera ou celular no dia da execução das atividades. As inscrições gratuitas serão exclusivas pela internet, através do link https://goo.gl/forms/UtwQonUFMAimGGk92   de 5 a 15 de setembro de 2017. Ao final do curso, será disponibilizado certificado digital, válido em todo território nacional.

Congresso sobre língua francesa em Aracaju  Acontece entre os dias 11 e 14 de setembro, no hotel Delmar, na Coroa do Meio. O XXI Congresso da Federação Brasileira de Professores de Francês, com o tema "Francês, língua da modernidade: uma via às culturas e aos saberes múltiplos".

Especialistas O evento tratará de políticas linguísticas e educacionais regionais e nacionais no ensino do francês. O congresso reunirá especialistas do Brasil, França, Bélgica, Canadá, entre outros. Para maiores informações acesse o site da organização do evento: http://aracaju2017.fipf.org/  

O texto e o placar foram divulgados ontem pelos grupos de zap.

PELO ZAP 99890 2018

Relembrando Votação fusão fundos Circulou ontempelos grupos de Zap: “Anote os nomes desses deputados estaduais de Sergipe (Coluna Direita), que aprovaram o Projeto de Lei do Governo JB, permitindo a fusão dos dois fundos estaduais de Aposentadoria dos servidores estaduais. Pau neles, nas urnas das próximas eleições.”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Começou! O atendimento aos beneficiários do Ipesaúde no novo Centro Odontológico Maria Viana teve início na última segunda- feira, 4. Agora os usuários do Ipesaúde podem contar com uma estrutura totalmente renovada e com novas tecnologias para oferecer o melhor para o beneficiário! O Centro fica ali, na Praça da Bandeira. Veja o vídeo:

PELO TWITTER

www.twitter.com/riltonmorais   "Quem nós temos no Supremo?"

www.twitter.com/RogerioPT13  Que bom que agora @eduardoamorimse se descobriu de esquerda e simpático ao @ptbrasil. Pena que votou pelo impeachment, retrocedendo o país.

www.twitter.com/Rafael_Salomao   Finalmente, as coisas se encaminhado da forma q devem ser. Sem interferência.  Com paciência.

www.twitter.com/revinhogama   Vou parar de fazer filho, passei agora na porta da maternidade e o Wi-Fi já conectou sozinho…

www.twitter.com/Ro_Luchsinger   Quem rouba a educação está roubando o futuro de um país !

www.twitter.com/anterogreco   Na pedagogia tosca de meus pais, bom dia, dá licença, obrigado, desculpe, senhor, senhora e respeito na linguagem eram princípios sagrados.

ARTIGO

Um governo que falseia a informação  por Marcos Fontes*

O governo aposta no desconhecimento da população sobre determinados assuntos.

Blogs, sites e emissoras que costumam reproduzir o material extra-oficial distribuído pelo “Balcão de Comunicação”, foram acionados para tentar transformar em mentiras as verdades denunciadas pelo senador Antonio Carlos Valadares que em artigo escrito no último final de semana, intitulado “GOVERNO DO ESTADO VAI TORRAR RECURSOS DA PREVIDÊNCIA” ( https://goo.gl/VkDiXi  ), alertando a todos sobre a utilização imediatista que o governo pretende fazer de mais de R$ 600 milhões da previdência, cujas as garantias oferecidas, não passam de obra de ficção, não garantindo provisão de recursos para as antigas aposentadorias e as novas.

O montante retirado da Previdência Estadual, sob o argumento de que será utilizado para efetuar o pagamento de aposentados e pensionistas, foi possível graças a um Projeto de Lei, aprobado por 16 deputados estaduais, cujo conteúdo do referido Projeto, permite também, que o governador possa utilizar tais recursos, para gastos sem qualquer controle ou limitações. Tanto pode pagar remédio, como pode pagar CC’s, tanto pode pagar faturas em atraso de fornecedores como empreiteiras, direcionando os recursos para obras de cunho eleitoreiro.

O senador Valadares, mostra com dados, que a proposta emergencial do governo, cria na verdade um quadro de incertezas para todos os servidores públicos e para a sociedade.

Para transformar em mentiras as verdades denunciadas, vários blogs e sites reproduziram com palavras diferentes. A argumentação do secretário de Planejamento do Governo de Sergipe, que ao invés de desmentir, acaba ratificando as denúncias do senador sergipano.

Para rebater a informação de que 50% dos royalties podem corresponder a no máximo R$ 30 milhões por ano, o secretário do Planejamento Sr. Rosman Pereira, utiliza o cálculo do valor médio de royalties pagos num momento em que a Petrobrás não enfrentava a crise que hoje enfrenta em razão da Operação Lava Jato. O secretário fala em 110 milhões, desconsiderando a informação oficial da ANP, que informa como valor pago no mês de julho/2017, um montante de pouco mais de 5 milhões de reais, o que não havendo queda, corresponderia a 60 milhões por ano, sendo 30 milhões a representação dos 50% como afirmou o senador. Enquanto o senador considerou os dados reais, o secretário preferiu considerar uma tal de expectativa futura, que ele vislumbra para a partir de 2020.

Para rebater a informação de que os créditos tributários inscritos na dívida ativa estadual, que o governador ofereceu como garantia, não oferecem qualquer segurança, visto que o próprio governo não tem conseguido impetrar ou ganhar ações na Justiça, relacionadas a esses créditos.

O secretário tenta desqualificar essa verdade, chega a chamar o senador de mentiroso, sem citar sequer uma ação impetrada pelo Governo de Sergipe, relacionada a tais créditos, na qual o Estado de Sergipe, tenha se sagrado vitorioso. Aposta o secretário regulamentação da securitização da dívida, pra que possa ser vendida por migalhas às instituições financeiras que demonstrem interesse, situação que ninguém hoje tem previsão de quando ocorrerá.

O senador denuncia que o Finanprev, não foi criado para administrar patrimônio e que não tem verba para manter o patrimônio imobiliário. Mesmo objetivando desmentir o senador Valadares, o secretário de planejamento do governo de Sergipe, não consegue desmentir a informação, afirmando que o Finanprev tem a opção de “futuramente” criar um fundo imobiliário, ou seja, ratificando a denúncia de que hoje o Finanprev não tem essa função.

Quanto ao Pré-sal, esse nem se fala. É um verdadeiro cheque sem fundos.

A resposta do secretário foi tão politiqueira, que em momento algum ele rebateu o posicionamento do TCE/SE, e nem do Ministério Público de Sergipe que caminham na mesma direção.

Isto posto, fica evidenciado que o governo opta por falsear informação, apostando no desconhecimento da população sobre determinados assuntos.

*Membro do Diretório Estadual do PSB

ARTIGO

Uns pitacos na Série C e as chances do Dragão no Grupo A Por Joseilton Nery Rocha

Embora a derrota para a AD Confiança, no Batistão, ontem, por 2 a 0, vi muita serenidade nos atletas do Fortaleza. Não deram pontapé, souberam perder. Agora, olhando com calma a tabela, uma simples vitória sobre o Moto Club, garantirá a classificação do Leão do Pici, independentemente dos demais resultados do Grupo A, na última rodada da Primeira Fase da Série C. Relativo conforto para os tricolores da terra de Iracema. Talvez, a tranquilidade do Fortaleza, ontem, na derrota para o Dragão, resida no fato de jogar em casa, com o apoio da sua torcida, e a situação dramática do Moto.

Difícil, porém, ainda creio na classificação da AD Confiança. Para os azulinos sergipanos, destaco que o histórico do Fortaleza, em partidas decisivas, tem sido cruel, mesmo jogando em casa. Aliado a esse fator, a necessidade da vitória do Moto (ou talvez apenas um empate) põe mais lenha na fogueira que será o Castelão, na última rodada da Primeira Fase da Série C.

Em relação ao Remo, terá que vencer o Salgueiro, fora de casa, para não depender dos tropeços de Fortaleza e Confiança, o que torna a chance do Dragão sergipano mais real. Até o empate deixaria o Remo fora, com vitória do Confiança ou Cuiabá.

Então, são duas vagas em disputa entre 5 concorrentes (Fortaleza, Remo, Confiança, Cuiabá e Salgueiro). A situação mais animadora é a do Fortaleza – só depende exclusivamente de uma vitória por 1 a 0. O Remo terá que vencer e ainda torcer que o Confiança não vença com diferença de gols que não o supere. Para o Confiança, uma vitória diante do ASA e esperar que o Remo não vença o Salgueiro no sertão pernambucano, já bastaria.

Por que não acreditar na classificação do Dragão?

ARTIGO

Primeira Campanha contra a Poliomielite em SERGIPE (1962). Por Antônio Samarone*                                                                                         

                                                                                     

Diante de um surto de paralisia infantil no Estado de Sergipe, no final de Março de 1962, compareceu ao Estado o Dr. Getúlio Moura Lima, Diretor do Departamento Nacional da Criança, ligado ao Ministério da Saúde, visando fornecer as condições para que o Estado realizasse sua primeira campanha de massa para vacinação contra a pólio.

Em abril de 1962 foi organizada uma comissão, formada pelas autoridades sanitárias do Estado, para iniciar uma ampla campanha de combate à paralisia infantil. A comissão foi formada pelo Secretário da Educação e Saúde, Dr. Antonio Garcia; pelo Delegado do Departamento Nacional da Criança, Dr. João Cardoso; pelo Diretor do Departamento de Saúde Pública, Dr. Juliano Simões; e pelos Representantes da Saúde do Município, Dr. Adel Nunes; da LBA, Dr. Sílvio Santana; do DNERU, Alexandre Menezes, do Parreiras Horta, Teotonilo Mesquita e do Dr. João Batista, pelo Serviço Cooperativo do Estado.  A previsão era a de aplicar-se 25 mil doses da vacina Sabin num período de vinte dias. As vacinas foram fornecidas pelo Ministério da Saúde.

Foi também criada uma comissão de mobilização formada pelos médicos Paulo Carvalho, José Machado de Souza, Gileno Lima, Walter Cardoso, e dois acadêmicos de medicina. Ficou definido que entre os dias 24 a 29 de abril de 1962, todas a crianças de Sergipe entre quatro meses e seis anos de idade, deveriam ser vacinadas em Aracaju. Houve uma grande mobilização em todo o Estado. A campanha foi coordenada pelo Dr. João Cardoso.

Os locais de vacinação foram descentralizados pelas unidades de Saúde existentes em Aracaju naquele momento. Foram 22 locais escolhidos: Postos de Saúde do Palácio Serygi, Dona Jove (B. Industrial), Dona Sinhazinha (B. Grageru), Carlos Menezes (B. Santo Antonio), Antonio Alves (Atalaia), LBA, Centro Professor Martagão Gesteira (Hospital de Cirurgia), Posto Médico do Mosqueiro. Os demais locais de vacinação foram instalados em Escolas e outros prédios públicos.

Exatamente na data prevista, 24 de abril, as 07 horas da manhã, o Governador Luiz Garcia abriu a campanha, colocando as gotinhas na boca da primeira criança. No primeiro dia foram imanizadas mais de oito mil crianças. Somente de Itabaiana, o Prefeito Euclides Paes Mendonça trouxe mais de mil, em quarenta veículos. Eu estava nessa comitiva. Mesmo com oito anos, e a vacina sendo indicada até os seis anos, minha mãe achava que seria bom eu me proteger, e me empurrou em um dos ônibus. Talvez por isso, no final faltaram vacinas. Das 30 mil doses enviadas pelo Ministério, até penúltimo dia já tinham sido aplicadas 29.854 doses. Na sexta-feira, dia 29 de abril, dois ônibus de Campo do Brito e Itabaiana voltaram sem ter conseguido vacinar as crianças. A vacina acabou.

Essa foi a minha segunda visita a Aracaju. Com um ano de idade, fui trazido as pressas para retirada de um tumor no peito, no Hospital de Cirurgia, e fui salvo pelas mãos do Dr. Airton Teles, filho de Itabaiana. Voltei aos oito anos para me vacinar. Nessa viagem, quando a marinete passava pela Av. Maranhão, perto do antigo aeroporto, alguém gritou: olhe um avião! Eu ouvi a zoada, e como nunca tinha visto um avião, incontinente, botei a cabeça para fora pela janela. Além de não avistar nada, o chapéu novo, de couro, comprado só para a viagem, voou de minha cabeça. Eu nem vi a invenção de Santos Dumont, e ainda por cima perdi o meu chapéu. Fui vacinado na LBA.

*Médico sanitarista. Mais artigos em:http://blogdesamarone.blogspot.com.br/

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Na minha alma trava-se um combate sem vencedor entre a fé sem prova e a razão sem encanto.” Sully Prudhomme, escritor francês, morreu em 06 de Setembro de 1907 (n. 1839).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais