Qualidade de banda larga 3G

As maiores reclamações são a velocidade e a qualidade do sinal. Em muitos locais ainda tem um fraco sinal do 3G, ou seja, prometem que a conexão será com protocolo HSPDA, mas a conexão só consegue ser feita com EDGE. Isto influencia fortemente a velocidade de acesso da web. Outro problema é a alternância entre esses mesmos protocolos. Conecta com o protocolo de maior velocidade, mas poucos minutos depois vai para a menor velocidade. O que acaba prejudicando qualquer download que esteja em execução.

Propaganda enganosa também é uma prática comum das operadoras. Quando o cliente pergunta sobre o plano a ser adquirido, as operadoras falam em acesso ilimitado, mas omitem qualquer referência ao plano que eu chamado de “ilimitado com limite”. O limite é que quando uma quantidade de dados trafegados é atingida, a velocidade é automaticamente limitada para velocidades extremamente baixas, como 128 kb, por exemplo. Quem contrata um plano de 1Mb quer que essa velocidade seja respeitada, ou pelo menos algo bem próximo a isso. Poucas vezes tenho conseguido essa velocidade.

Já falei em outras vezes aqui na coluna que a gente deveria pagar por tráfego, porém em preços acessíveis. Quem usa mais paga mais, simples assim. Neste caso, o problema é que os heavy-users não são ainda tantos assim. Pagar por tráfego forçaria as operadoras a revisarem os valores dos planos e consequentemente tendo que ganhar menos. Coisa que elas não estão dispostas a abrir mão.

A boa notícia é que o ministério público de SP abriu uma consulta para a população fazer suas reclamações sobre a banda larga 3G. É um passo importante já que as operadoras têm clientes demais e se importam muito pouco com eles. O governo realmente precisa intervir para que os nossos direitos respeitados.

 

Desbloqueio de celular

O conselho diretor da Anatel decidiu na semana passada que o desbloqueio de celular é direito de todo cliente e poderá ser feito a qualquer momento, sem cobrança de multa. E não deveria ser assim desde sempre? Bem, decisões a parte, corra para desbloquear o seu!

 

Fui…

O Google fez o que toda a comunidade queria. Retirou a censura prévia aos resultados da pesquisa. É questão de dias até que o gigante buscas seja bloqueado no país e conseqüentemente levando à saída do Google da China. Isso faz com que a reputação do Google de “dont  be evil” seja mantida. Vamos esperar mais alguns dias para saber do resultado final.

 

Buzz da semana

Andrés Menéndez Trânsito caótico dia de sábado na Av Beira Mar. Absurdo!!!

David Sellen Lima dos Santos – fiquei arrastando o azulaão por um bom tempo nesse percurso tambem rsrsrs

Edson Barbosa – E qual foi o motivo? só a quantidade de veículos trafegando?

 David Sellen Lima dos Santos – fecharam a 13 depois da francisco porto… teve alguma zorra la rsrsrs

aYsLa mYcHeLe Dantas Lima – Eventos em comemoração aos 155 anos da cidade. Isso aconteceu em 18 pontos da capital e durará até amanhã às 6hrs da manhã. Essa movimentação é chamada de “I VIRADA CULTURAL DE ARACAJU”.

http://www.overmundo.com.br/agenda/i-virada-cultural-de-aracaju

Andrés Menéndez – Ideia boa, implementação rium

 

Tweets da semana

brenomachado RT @mbottan: Todo mundo já sabe que buzinar não faz o trânsito andar mais rápido e mesmo assim, todo mundo buzina.

olhardigital Quanto vale um político? No game Bovap você pode tanto comprar quanto vender um! Já pensou se a moda pega?!http://ow.ly/1nZ31

rafaeloliveirav iPad é eleito o fiasco do ano. Entre os concorrentes estavam o Google Wave e o PSP Go!http://tinyurl.com/ygv8tvv

tiagomelobr Feriado na Quarta-feira devia acontecer mais vezes 😛

ammenendez O mais chato do twitter são os usuários que te adicionam somente para conseguir mais followers. Tem um monte de gente que não conheço.

 

Não deixe de enviar comentário ou email para andresmenendez@infonet.com.br

 

Até a próxima semana!

 

Em tempo: escrever a coluna tem suas vantagens. Semana passada recebi um email do amigo Eduardo Bernardes. Parece que agora tenho 14 leitores.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais